terça-feira, 21 de dezembro de 2010

E agora, Hortência? Hortência para onde?

hortenciabarueri Hortência está novamente na crista da onda. Desde que assumiu a diretoria do departamento feminino da CBB, só dá ela. É mais entrevistada que qualquer outra atleta, membro da comissão técnica ou até mesmo o presidente da entidade.

E é alvo de críticas de atletas, ex-atletas, treinadores, psicólogos, jornalistas e (muitos) blogueiros.

Hortência é uma mulher inteligente. Gerenciou sua própria carreira com firmeza incomum. No entanto, Hortência nunca foi articulada na comunicação. Desde os tempos de atleta, suas declarações nem sempre agradavam e muitas vezes criaram polêmicas. Mas naquela época dissesse o que dissesse ou como dissesse, pouco importava. A cada jogo ou campeonato, a Rainha reafirmava a majestade e suas declarações caíam na categoria da ‘excentricidade’.

Hoje é diferente. Hortência ocupa um cargo no qual se deve ter cuidado com o que é dito ou feito. E como a seleção e o basquete feminino daqui andam mal, tem se prestado muita atenção ao que ela diz. E é aí que o “bicho pega”.

Hortência parece ter um raciocínio muito rápido. E fala muito. Em poucos minutos, ela refaz seu raciocínio, desdiz o que acabou de dizer… mas algo mágico acontece e a maioria dos seus interlocutores nem chega a questioná-la.

E isso também não é de hoje. Lembro-me com clareza que Hortência era uma das defensoras ferrenhas de que o Brasil não jogasse com os Estados Unidos antes das Olimpíadas de Atlanta (96). Era uma tentativa de a seleção campeã mundial (94)  surpreender as americanas novamente no torneio. Não deu certo. As americanas entraram tinindo na decisão do ouro olímpico e não deixaram ninguém respirar. Recém-chegada com a medalha de prata, vi Hortência dizendo que deveríamos ter jogado com as americanas para dissipar a fúria de Lisa Leslie & Cia.

Depois que virou diretora, os exemplos são muitos. As declarações passearam entre manter, não manter Bassul, até espinafradas nos técnicos nacionais, anúncios de projetos que parecem eternamente apenas ‘projetados’, o retorno de Iziane, as seleções permanentes e subir ou descer ‘as’ Colinas… Uma festa!

Vítima desse seu estilo, Hortência está agora em situação delicada.

Não há muitas certezas, a ponto de ela assediar Janeth para a posição de técnica da seleção adulta.

O próximo ano é de Pré-Olímpico, já se passaram na sua gestão dois técnicos (Bassul e Colinas) e o tempo urge.

Para piorar, seu primeiro tiro falhou.

Hortência apontou para Zanon e ele recusou. Ao tornar público que lhe fora feita uma oferta de contrato de dez meses, as máscaras caem novamente. Afinal, qual é o projeto que Hortência tem? De testes de treinadores? Cadê aquele famoso ‘ a longo prazo’ que a Rainha tanto fala?

E agora? Fazer o quê?

Com a recusa de Zanon, o que fará a nossa Rainha?

Restam opções pouco confortáveis.

A primeira seria apontar para outro técnico estrangeiro. Mas a verdade é que o que a CBB está disposta a oferecer para um técnico da seleção feminina só atrairá outros técnicos “mais-ou-menos” (palavras de Hortência), como Colinas. Um nome do quilate de Tom Maher parece inatingível. Se fosse para o masculino, quem sabe?

Restaria ainda refazer laços com técnicos afastados pela própria Hortência da CBB, como Bassul ou Borracha. Desconfortável, não?

Ou, por último, restaria correr atrás de técnicos da sua geração, como Vendramini ou Maria Helena, contrariando sua aposta no “novo” e no “basquete moderno”.

Resumindo: Hortência precisará de uma jogada-de-mestre para não sair dessa decisão com a credibilidade ainda mais arranhada.

27 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, muito bom mesmo, mas cá entre nós, já não resta NENHUMA CREDIBILIDADE para a Diretora Hortência e desde que assumiu o seu atual cargo e começou a falar e dizer uma bobagem atrás da outra, ela deixou de ser a "Nossa Rainha".

Fabio Martins disse...

Bert-

Como sempre, uma otima leitura!
Parabens pela analise.
E tristeza ao ver um (a) idolo (a)tao conturbado, como ela a frente deste desafio.

Fabio.

sta.ignorancia® disse...

Não acho a Maria Helena ultrapassada, muito pelo contrário, até pouco tempo atrás ela treinava o modesto time do Hondarribia Irun e dava um show, uma aula para os espanhois...

A Maria Helena seria um sonho, mas acho que a Hortência não curte muito ela.

Eu particularmente acho o Borracha fraco, mas ele sempre faz uma convocação sem as famosas panelas.

Anônimo disse...

Olha, acho que a Hortência está numa situação bem chata mesmo.
Será que o Bassul não seria no momento a pessoa ideal? Alias, não era para ter trocado de técnico... Quando o trabalho dele estava crescendo, melhorando... ela troca... Foi uma troca horrorosa.
Sou a favor de um(a) técnico(a) brasileiro, chega de testes furados. Vamos usar o que temos aqui, chega de menosprezar o trabalho dos técnicos brasileiros.

Fabio Martins disse...

Sta.ignorancia-

Seria bom ver a Dona Vitoria a frente da selecao novamente, mas tambem concordo com voce que entre ela, o Vendramini e o Borracha, acredito que ela fica por ultimo na escolha.
Alem do mais, sera que a Maria Helena toparia?
A Maria Helena e a Heleninha seriam um sonho!
E nao se esquecam: tem sempre o Miguel.....!!
Abracos e boas festas!

Anônimo disse...

Sem dizer que a Hortência prometeu levar a seleção sub 18 para jogar um torneio na espanha nesse final de ano e agora não vai mais...

Anônimo disse...

Bert, texto elegante, passando o recado e chamando a atenção à administração catástrófica que tem sido essa da Hortencia.

Bert disse...

Obrigado a todos pela gentileza dos comentários.

Sta., talvez tenha ficado a impressão que eu considere a Maria Helena ultrapassada, mas não é verdadeira.

Minha intenção foi apenas ressaltar que a escolha dela iria mais uma vez contra a filosofia que Hortência tem propragado e que a fez ir buscar o Colinas.

Swoopes disse...

Maria Helena ou Miguel Angelo acho que são as melhores opções p seleção. Mas em primeiro lugar sempre a Maria Helena! Amo essa mulher!!!!!! Por favor CBB e Hortência, entreguem a seleção nas mãos dela para que tenhamos um pouco da garra, dedicação tática, credibilidade, experiência e conhecimento da Maria Helena!!!!

Anônimo disse...

Maria Helena deveria ser contratada imediatamente para o cargo da Hortência, isso sim!
Tenho certeza de que ela botava "ordem na casa" rapidinho...

Anônimo disse...

Pessoal, a Maria Helena está aposentadíssima. Não há qualquer chance de retorno.

Att,

Anônimo disse...

Miguel Angelo, Paulinho, Borracha, Vendamini? Onde vamos parar com esse basquete??? Técnicos de clube, nào de selecionado nacional. A Maria Helena é uma opção excelente, pode ser em parceria com alguns desses nomes. Por que não?
Bert você foi muito feliz nas suas colocações, me atrevo a acrescentar, que o basquete femininoe está acima de todos esses nomes, da vaidade pessoal da Hortência e de toda e qualquer fofoquinha, picuinha e incompetência existente nesse meio.O basquete feminino precisa de respeito.

Thiago Albuquerque

Anônimo disse...

Aposto que o técnico vai ser o Miguel Angelo. Foi o técnico campeão,tem mantido presença na mídia e está fora de possíveis panelas o que além de demonstrar isenção, mostraria que quem manda é a Hortensia.
É pagar para ver!

Anônimo disse...

Quem vai aceitar ser técnico por 10 meses? Para depois a Hortência dar o cargo para Janeth?

Anônimo disse...

Será que alguém poderia entender melhor o problema, ou melhor, ajudar a Hortência a entendê-lo:

A nossa classificação para as Olimpíadas de Londres está ameaçada!


A questão é:


Que técnico tem competência suficiente para agregar o grupo, imprimir um padrão tático e qualidade técnica à seleção brasileira em pouquíssimo tempo?

Anônimo disse...

Da maneira como a Hortência conduz suas decisões como Diretora das Seleções de Basquete Feminino, parece óbvio que teremos um "técnico mais ou menos", um "vendido" que possa se submeter aos caprichos da ex-rainha.

Alguém que precise muito de um emprego e esteja em dificuldades de conseguí-lo por pura e simples falta de competência.

Esse é o perfil do nosso próximo treiandor e esse é o retrato da gestão da Hortência e nem mesmo a ameaça da não classificação da seleção feminina para os Jogos Olímpicos parece ser capaz de deter a arrogância e prepotência dessa mulher.

Ela deveria parar e rever suas atitudes, pois aguentar as consequências de uma eliminação no Pre-Olimpíco em 2011 vai ser duro, muito duro para todos, principalmente para a própria Hortência.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Vc conseguiu explicar com muita habilidade as mudanças de opiniões da Hortência, que muitas vezes acontecem na mesma conversa, mas que os entrevistadores não contestam - "passe de mãgica". Só descordo de uma coisa: ela pode ser esperta, astuta, mas inteligente ela não é. Nas palavras de Gerson, ela representa a essência do "malandro brasileiro". E ela ser assim a meu ver não é o maior problema, mas sim da cbb que promoveu para o cargo de diretora com carta branca uma pessoa com esse perfil. Por quê será?
Rafael

Anônimo disse...

Enquanto eles la dentro nao pararem de querer jogadoras para os tecnicos,nenhum tecnico daqui do brazil vai querer assumir a seleçao. Pow q palhaçada isso, por isso q nada da certo aqui no brazil,coloca um tecnico la e ele sim tem q escolher as jogadoras pro time dele nao os outros,como vc hortencia. Tantas jogadoras capacitadas por ai e vc ai d dentro da cbb so querem as mesma,vcs nao acha q esta na hora de mudar,de renovar? fica ai a dica, pensa um pouco nisso.

Anônimo disse...

Eu fico até com vergonha de ter que comentar esse tópico, tamanha "cagada" que estão fazendo com o basquete feminino brasileiro. Até o presente momento fui ponderado para não se aspero e não criticar a nossa rainha, mas diante de situações inesperadas ela faz loucura. Como assim ligar pra Janeth e oferecer o cargo? Graças a Deus a Janeth tem juízo. Queria jogar mais uma na fogueira? O atleta que quer virar técnico tem um logo trabalho pela frente... e a Janeth tá no caminho certo, mas ela ainda está crua. Outro absurdo é falar que a Janeth vai ser a técnica em 2016. Vc acha que alguem vai querer fazer um trabalho sabendo que vai ser substituído quando chegar as olimpiadas.. hahahahah só a maluca da Hortencia mesmo...

Anônimo disse...

Melhor dar o braço a torcer e chamar o Bassul de volta.

Anônimo disse...

Parabéns BERT,
A sua analise esta precisa, é uma tristeza ver uma atleta como foi Hortência a frente deste embrólio, querendo empurrar a Janeth como assistente do Zanon e apenas por 10 meses, ta na cara que ele como ótimo técnico que é não iria aceitar e qualquer outro bom técnico também não vai aceitar.
Para resumir o que a Janeth ganhou como técnica de adultos no basquete brasileiro? e ainda é empresária de atleta juvenil como a damiris que joga em jundiaí que também nunca ganhou nada no basquete adulto, tenham paciência, fora Janeth e fora Hortencia pelo bem do nosso basquete feminino.

Anônimo disse...

Tenho uma idéia bem democratica e
que poderia agradar a todos.A
Hortencia coloca o nome de todos os
técnicos brasileiros : Vendramini.
Ferreto.Borracha,Tarallo,Lais.Uruba
Bassul,etc.etc.etc.Apresenta a lista para as jogadoras que serão
convocadas e elas votariam em quem
achassem melhor.Brilhante.Ela sairia da saia justa e passaria a bola para as meninas da seleção.
Claro que a votação teria que ser
secreta.O que voces acham?

Anônimo disse...

Pessoal é simplesmente melancólico ver o que essa LOUCA está fazendo com o basquetebol feminino. Até agora, exatamente tudo que essa mulher fez ou falou, são mentiras ou decisòes erradas. Alguém tem que tirar ela de lá, antes que ela acabe com o pouco que resta do basquetebol feminino.

Anônimo disse...

Absurdo uma oferta de 10 meses para um treinador assumir uma seleção nacional. Qual técnico aceitaria essa propósta? Quem vai assumir, pra depois ser tirado quando o trabalho estiver sendo feito? E outra, a Janeth será sempre um motivo para a hortencia limar o tecnico que assumir a seleção? Que experiencia a Janeth tem como técnica? alguns torneios de base. Isso é suficiente? A propria hortencia tirou da cbb gente que estava fazendo um belo trabalho, na base e adulto. Agora quero ver como ela sai dessa...

Anônimo disse...

Fico muito triste com toda essa situacao do basquete feminino, principalmente com a hortencia, que parece que se esqueceu de onde saiu, sera que ela se lembra quem a PROJETOU se nao se lembra vou refrescar a memoria dela ( EDSON FERRETO),que por sinal ja esteve na selecao, qdo ela jogava e com certeza ele nao deve ter gostado nada do que viu e sentiu principalmente com ela jogando, imagina agora ela tentando MANDAR, aff...

Anônimo disse...

Pelo jeito Hortência terá que correr atrás do técnico de sua geração, pois pela pesquisa realizada aqui no blog Vendramini lidera. Seria uma forma de reconhecer o que Vendramini fez pela carreira vitoriosa da Hortência, foram 15 anos juntos e muitos títulos conquistados. Agora vale lembrar que dentro da proposta oferecida por Zanon dificilmente Vendramini aceitaria.

Anônimo disse...

Pelo amo de Deus..BORRACHA nao !ele nao consegui dirigir nem a equipe dele que dirá uma seleçao adulta que pensa em reforma!