Com dois campeonatos e um vice conquistados em 2010, equipe aposta em entrosamento e jovens talentos
O Santo André/Semasa, única equipe a disputar as 12 edições da Liga Nacional, prepara-se para participar da recém-criada Liga de Basquete Feminino (LBF). As andreenses devem reeditar na estreia a final do Campeonato Paulista, contra Americana. A partida de abertura deverá contar com transmissão ao vivo do canal SporTV, no dia 16 de outubro.
Em 2010, o Santo André sagrou-se campeão dos Jogos Abertos Brasileiros e dos Jogos Regionais, além de conquistar o vice-campeonato do Paulistão, o que não ocorria desde 2001. “Estamos entre as quatro equipes mais competitivas. As variantes são muitas, e não é possível prever quem vencerá determinada partida. Podemos ter problemas no início da competição por contarmos com algumas atletas em recuperação. Todos se reforçaram. Mantivemos o grupo, contamos com jovens talentos e estamos atrás de algumas atletas. Podemos ter boas surpresas. Mas tudo é especulação”, contou Laís Elena, técnica andreense.
A equipe de Santo André manteve a base do paulista. Os destaques são as alas cubana Ariadna Capiró, cestinha do Nacional 2009 e Tayara Pessenti, com seus precisos arremessos. No garrafão, a força da ala/pivô Simone Lima, maior reboteira da história do Nacional, e a experiência da ala/pivô Soeli Zakrzeski, a Êga, que jogou a última Olimpíada pelo Brasil e ocupa a segunda colocação nas estatísticas dos rebotes, atrás de Simone, são alguns dos diferenciais do time, além da união.
Importante ressaltar também no time andreense o apoio aos talentos da base. Em 2009, a técnica Laís promoveu três atletas do juvenil ao time principal. Neste ano, além da armadora Carina Martins (18) e das alas/pivôs Luana Souza (19) e Jessica Beatriz (18), foram promovidas as infanto-juvenis, de apenas 17 anos, Klaudia Kalinin (armadora) e Yasmin Gonçalves e Veridiany Brandão (alas/armadoras). A pivô juvenil Barbara Sousa (19) também compõe o adulto na Liga. “Temos ótima base. Acompanho o trabalho de todas. A maioria delas já passou por seleções brasileiras menores,“ enalteceu Laís.
Entre as atletas adultas em recuperação no Cisa (Centro Integrado de Saúdo do Atleta), a armadora Paula Pacheco já trabalha com bola. No entanto, Tayara e ala/pivô Vanuzia dos Santos, ambas veem realizando trabalho específico de reabilitação pós-cirúrgico e devem voltar às quadras no fim de setembro.
As 10 equipes que disputaram a LBF, além do Santo André, são Blumenau, Joinville, Mangueira, Botafogo, São Caetano, Americana, Ourinhos, Catanduva e Araçatuba. Para os playoffs finais se classificam as oito melhores equipes, as quais se enfrentam em cruzamento olímpico (1o contra 8o e assim sucessivamente). Existe a proposta para que a final seja disputada em único jogo, com quadra neutra e transmissão em TV aberta, ainda em definição pela LBF.
O basquete feminino de Santo André tem projeto chancelado pelo Ministério do Esporte para usufruir da Lei de Incentivo ao Esporte, intitulado Bola Laranja. A lei proporciona que investidor faça uso de 1% do imposto devido para aplicar em projeto com esse selo. A equipe conquistou o título nacional em 1999 e o vice-campeonato em 2000. O basquete feminino é mantido pela Prefeitura de Santo André e conta com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), autarquia da Prefeitura.
As jogadoras que representarão a equipe na Liga são:
4 - Luana Souza
5 - Ariadna Capiro Felipe
7 - Luciane Moskalesk
9 - Jessica Nogueira
10 - Paula Pacheco
11 - Carina Martins
12 - Vanuzia dos Santos
13 - Ega (Soeli Garvão)
14 - Simone Lima
15 – Barbara Sousa
17 - Tayara Pesenti
26 - Fabiana Guedes
78 - Katia Cavallaro
Não definiram numeração:
Klaudia Kalinin, Yasmin Gonçalves e Veridiany Brandão
4 comentários:
Lilian e TAYARA são muito melhores que Palmirinha e Karen. Ariadna esta bem melhor que Micaela. Ela já jogou pel seleção de Cuba?
Que bom vamos esperar contratações surpresas, embora a equipe de santo André está com boas jogadoras mediante algumas equipes precisa tb contratar!!
valeu ! vamos laís!!!
ariadina é pipoqueira. se acha ainda bem que nao esta em cuba .ainda bem que catanduva está bem...micaela é melhor.vamos para liga catanduvaaaaaaaa..
Quero deixar meus parabénsa a equipe de Santo André pela ótima atuação na liga, e tbm dar meus parabéns a Fabiana Guedes da qual sou fã a muito tempo, parabenizar pelas ótimas atuações que tem feito quando é chamada pela técnica Lais por mais que jogue poucos minutos tem jogado muito entra nos jogos com vontade garra e muita dedicação de sempre Fabi parabéns...
Postar um comentário