O técnico Paulo Bassul definiu nesta sexta-feira as 12 jogadoras que irão disputar o Torneio Pré-Olímpico Mundial da Espanha, de 9 a 15 de junho, na Telefonica Arena de Madri: Chuca, Claudinha, Êga, Franciele, Graziane, Iziane, Karen, Karla, Kelly, Mamá, Micaela e Natália. A seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, está no grupo “C” e terá como adversários na primeira fase as Ilhas Fiji (10 de junho) e a Espanha (11). Nas quartas-de-final, o Brasil poderá enfrentar uma das três equipes do grupo “D”, Bielorrússia, Cuba ou Taipe.
— As doze jogadoras têm muito potencial e com luta e dedicação podem alcançar os objetivos traçados. Temos que ter paciência, pois a equipe ainda está em formação e buscando espaço no cenário internacional. E nós estamos trabalhando para chegar no topo. O Pré-Olímpico é uma competição difícil, com seleções de bom nível técnico, mas temos condições de voltar com a nossa vaga. Vamos contar com o reforço de três boas atletas. A Kelly e a Graziane vêm assumir uma função que ainda não temos no time, que é a pivô de força. As duas são muito competentes nessa área. A Iziane tem muitos recursos. É uma jogadora agressiva, muito boa nos chutes de longa e meia distância e que entra muito bem na filosofia do grupo de contra-ataque em velocidade. A cada ano que passa, ela vem utilizando as qualidades dela a favor da equipe — analisou Bassul.
Depois da conquista do 22º título sul-americano e o 12º seguido invicto, a delegação brasileira retorna do Equador neste sábado, desembarcando às 5h30 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No sábado de tarde (16h10), acontece o embarque para a Espanha (Ibéria 6826).
BRASIL NA OLIMPÍADAA seleção brasileira estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha (1992), quando ficou em sétimo lugar. Em Atlanta, nos Estados Unidos (1996), as meninas do Brasil conquistaram a medalha de prata e, em Sydney, na Austrália (2000), ficaram com o bronze. Em Atenas, na Grécia (2004), as brasileiras terminaram na quarta posição.
SELEÇÃO BRASILEIRANOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE
4. Natália Burian – Armadora – 23 anos – 1,63m – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
5. Karla Costa – Ala/Armadora – 29 anos – 1,73m – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
6. Karen Gustavo – Ala/Armadora – 24 anos – 1,77m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
7. Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,80m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
8. Iziane Marques – Ala – 26 anos – 1,82m – Atlanta Dream (WNBA / EUA)
9. Cláudia das Neves (Claudinha) – Armadora – 33 anos – 1,70m – Clermont Ferrand (França)
10. Jucimara Dantas (Mamá) – Ala/Pivô – 30 anos – 1,93m – Villeneuve (França)
11. Soeli Zakrzeski (Êga) – Ala/Pivô – 30 anos –1,87m – Mann Filter Zaragoza (Espanha)
12. Patrícia Ferreira (Chuca) – Ala – 29 anos –1,80m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
13. Franciele Nascimento – Ala/Pivô – 20 anos – 1,87m – Mann Filter Zaragoza (Espanha)
14. Graziane Coelho – Pivô – 24 anos – 1,91m – Mizo Pécs (Hungria)
15. Kelly Santos – Pivô – 28 anos – 1,92m – Seattle Storm (WNBA / EUA)
Média de idade: 27,5 anos
Média de altura: 1,81m
— COMISSÃO TÉCNICAChefe da Delegação: Edilson França
Técnico: Paulo Bassul
Assistente Técnico: César Guidetti
Preparador físico: João Nunes
Médico: Dr. Carlos Eduardo Marques
Fisioterapeutas: Flávia Siqueira e Renata Nolasco