quarta-feira, 16 de abril de 2008

BASSUL CONVOCA SELEÇÃO FEMININA PARA TEMPORADA 2008

Rio de Janeiro — O técnico Paulo Bassul convocou nesta quarta-feira a seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, para a disputa do 31º Campeonato Sul-Americano do Equador (23 a 29 de maio) e do Torneio Pré-Olímpico Mundial da Espanha (9 a 15 de junho). As 17 jogadoras se apresentam no dia 4 de maio, no Rio de Janeiro, e ficarão treinando em tempo integral nos ginásios do Maracanãzinho, do Botafogo e da Associação de Veteranos.

No Sul-Americano, que será realizado na cidade de Loja, o Brasil vai em busca do 22º título e o 12º consecutivo invicto. As brasileiras não perdem uma partida desde o Campeonato de 1986, acumulando 57 vitórias seguidas. Já no Pré-Olímpico Mundial, em Madri, o Brasil está no grupo “C” e terá como adversários na primeira fase as Ilhas Fiji (10 de junho) e a Espanha (11).

A seleção brasileira estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha (1992), quando ficou em sétimo lugar. Em Atlanta, nos Estados Unidos (1996), as meninas do Brasil conquistaram a medalha de prata e, em Sydney, na Austrália (2000), ficaram com o bronze. Em Atenas, na Grécia (2004), as brasileiras terminaram na quarta posição.

ENTREVISTA PAULO BASSUL

CONVOCAÇÃO

Chamamos 17 jogadoras porque a Iziane, a Érika e, provavelmente, a Kelly estarão na WNBA, e se integram ao grupo já em Madri. As três ficarão ausentes dos treinos no Brasil e do Sul-Americano. Para compor a equipe, convocamos jogadoras experientes e que se destacaram em seus clubes. Chamamos também quem correspondeu bem nos amistosos contra Cuba, como Tatiana, Karina e Natália. É uma seleção muito talentosa e consciente da responsabilidade desta temporada.

FASE DE TREINAMENTO

Teremos duas semanas de treinos no Brasil até o Sul-Americano, que fará parte da preparação para o Pré-Olímpico. Do Equador vamos direto para a Madri, quando Érika, Iziane e, possivelmente, Kelly se juntam à equipe. Na Espanha teremos dez dias de treinos específicos e alguns amistosos. Nessa última fase será enfatizado o entrosamento tático. É um período de preparação curto por conta do calendário internacional. São coisas que acontecem independente da nossa vontade e não podemos ficar lamentando. Temos que trabalhar e fazer o melhor, já que algumas jogadoras da seleção estão na WNBA e outras disputando os playoffs dos campeonatos europeus.

SELEÇÃO ÚNICA

Fizemos uma nova avaliação e decidimos que o Sul-Americano vai servir como uma fase de preparação para o Pré-Olímpico. Temos que aproveitar a diferença técnica do Brasil para as outras seleções e dar ritmo de jogo a todas as atletas. Além disso, temos a hegemonia do continente para defender, já que o Brasil saiu vitorioso 21 vezes na competição.

CAMPEONATO SUL-AMERICANO

Não podemos negar que existe um desnível técnico no Sul-Americano. Pela tradição e histórico da competição, tudo leva a crer que o título será decidido entre Brasil e Argentina. Para nós, o campeonato será uma das etapas de treinamento para o Pré-Olímpico. Mesmo assim, não deixaremos de pensar que devemos manter o título sul-americano.

TORNEIO PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL

Será o campeonato da superação. Todas as atletas estão muito motivadas para garantir a vaga para Pequim. Não será fácil, mas confiamos no trabalho e no talento da equipe para carimbar o passaporte para a Olimpíada pela quinta vez consecutiva (Barcelona/1992, Atlanta/1996, Sydney/2000 e Atenas/2004).

OPINIÃO DAS CONVOCADAS

Com uma boa estréia no Torneio Pré-Olímpico das Américas do Chile, em 2007, a ala/pivô Franciele Nascimento, de 20 anos, conquistou a confiança do técnico e foi convocada para mais um desafio com a seleção adulta.

— Estou ainda numa fase de adaptação. Vim para a Espanha e enfrentei algumas dificuldades no começo, como o idioma, por exemplo. No início não entendia muita coisa, mas agora já estou me comunicando melhor. Eu sabia que o Campeonato Espanhol era forte, mas na verdade é muito mais do que imaginava. Nos primeiros jogos não conseguia me soltar em quadra e procurei melhorar a cada partida. Fiquei muito feliz com a convocação. É muito bom ser lembrada pelo Paulo Bassul. Eu faço parte da nova geração que está chegando na categoria adulta e é gratificante saber que acreditam no meu trabalho. Vou dar o máximo para corresponder à confiança do técnico e tentar ficar entre as doze que vão para o Sul-Americano e para o Pré-Olímpico — comentou Franciele.

Líder em assistências e uma das revelações da equipe vice-campeã do último Nacional, Natália Burian foi lembrada mais uma vez pela comissão técnica. Convocada em março para defender o Brasil nos amistosos contra Cuba, a armadora pode ter a chance de representar o país pela primeira vez em uma competição oficial.

— Fiquei surpresa com a convocação, não esperava ser chamada. Fico muito feliz, mas tenho consciência de que tenho que trabalhar bastante para beliscar um lugar no grupo. Na minha posição tem a Claudinha e a Adrianinha, duas armadoras com bastante experiência e que tem lugar certo na equipe. Vou procurar aproveitar o tempo na seleção para aprender e tentar ficar entre as doze — disse Natália.

Com apenas 22 anos, Jaqueline Silvestre pode ser considerada uma veterana em seleções. Já foram duas competições adultas: o Sul-Americano da Colômbia e o Pré-Mundial da República Dominicana, ambas em 2005. Pelas categorias de base, participou do Sul-Americano da Bolívia e o Pré-Mundial Juvenil de Porto Rico, em 2004; do Pré-Mundial Sub-20, em 2006; e do Mundial Sub-21, em 2007.

— Fiquei surpresa com a notícia. Me faltam palavras para descrever como estou emocionada. Não estava esperando ser convocada. Fico feliz em ver que o meu trabalho continua sendo reconhecido. Já tive a oportunidade de treinar com a seleção adulta e foi uma experiência muito proveitosa, aprendi muita coisa. A gente sempre aprende muito com as atletas mais velhas, principalmente as que atuam no exterior e trazem informações do basquete internacional — analisou Jaqueline.

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000) e quarta colocada em Atenas (2004), a pivô Kelly vai em busca de sua terceira participação olímpica. Aos 28 anos, a jogadora é uma das mais experientes do grupo.

— Estou feliz de voltar à seleção brasileira. Temos um grupo muito forte e quero muito ajudar o Brasil a conquistar a vaga para Pequim e a lutar por um pódio nos Jogos Olímpicos. Estou vivendo um momento muito bom na minha carreira e estou muito motivada, bastante confiante de que 2008 será um ano de muitas alegrias para o basquete brasileiro — afirmou Kelly.

AS 17 CONVOCADAS
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE
Érika de Souza – Pivô – 26 anos – 1,97m – Atlanta Dream (WNBA)
Jucimara Dantas (Mamá) – Ala/Pivô – 30 anos – 1,93m – Villeneuve (França)
Kelly Santos – Pivô – 28 anos – 1,92m – Extremadura Dato (Espanha)
Graziane Coelho – Pivô – 24 anos –1,91m – Mizo Pécs (Hungria)
Soeli Zakrzeski (Êga) – Ala/Pivô – 30 anos –1,87m – Mann Filter Zaragoza (Espanha)
Franciele Nascimento – Ala/Pivô – 20 anos – 1,87m – Mann Filter Zaragoza (Espanha)
Karina Jacob – Pivô – 22 anos – 1,87m – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Tatiana Conceição – Ala – 26 anos – 1,85m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Iziane Castro Marques – Ala – 26 anos – 1,82m – Atlanta Dream (WNBA)
Patrícia Ferreira (Chuca) – Ala – 29 anos –1,80m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,80m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Jaqueline Silvestre – Ala/Armadora – 22 anos – 1,78m – Sport/Maurício de Nassau (PE)
Karen Gustavo – Ala/Armadora – 24 anos – 1,77m – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP)
Karla Costa – Ala/Armadora – 29 anos – 1,73m – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Adriana Moisés (Adrianinha) – Armadora – 29 anos – 1,70m – Gospic (Croácia)
Cláudia das Neves (Claudinha) – Armadora – 33 anos – 1,70m – Clermont Ferrand (França)
Natália Burian – Armadora – 23 anos – 1,63m – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Média de idade: 26,5 anos
Média de altura: 1,82m

— COMISSÃO TÉCNICA
Administrador: Edílson França
Técnico: Paulo Bassul
Assistente Técnico: César Guidetti
Preparador físico: João Nunes
Médicos: Drs. Carlos Eduardo Marques e José Carlos Cordeiro
Fisioterapeutas: Flávia Siqueira, Renata Nolasco e Carolina Montes

— PROGRAMAÇÃO
4/5 – apresentação no Hotel Merlin, em Copacabana (18h)
5/5 – Exames médicos e testes físicos no Lab’s Rio, em Copacabana (9h)
5 a 14/05 – treinos no ginásio do Maracanãzinho (10h/12h e 18h/20h)
15 a 17/05 – treinos no ginásio do Botafogo (10h/12h)
15 a 17/05 – treinos no ginásio da Associação de Veteranos (18h/20h)
23 a 29 de maio – 31º Campeonato Sul-Americano do Equador
5 de junho – amistoso contra a China, em Madri (Espanha)
9 a 15 de junho – Torneio Pré-Olímpico Mundial da Espanha

Fonte: CBB

Nenhum comentário: