sábado, 14 de abril de 2007

Lateral Janeth decide se despedir do basquete no Pan



Os Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho, marcarão a retirada de Janeth das quadras de basquete. 'Não será uma despedida da seleção, será um adeus às quadras', acentuou Janeth, ontem.

A lateral, campeã pan-americana (91), mundial (94) e vice olímpica (96), viu num Pan em casa a chance de se despedir em grande estilo e, se possível, com a medalha de ouro.


'Pensei que era o lugar certo, a hora certa e não posso deixar escapar.' Janeth, aos 38 anos, garantiu que a decisão nada tem a ver com questões financeiras, embora, ficando no Brasil, já tenha fechado contratos de patrocínios, como o da Sansung.


Logo depois do Mundial de São Paulo, em setembro de 2006, Janeth anunciou que seu sonho era encerrar a carreira na WNBA - tem quatro títulos da liga norte-americana de basquete com o Houston Comets (97, 98, 99 e 2000).


Janeth disse que seu contrato com a WNBA seria pelo teto salarial da liga. Na seleção, que conta com recursos para a preparação para o Pan, 'terá uma ajuda de custo pequena, básica'.


'Minha agente estava negociando com o San Antonio, mas eles não queriam me liberar alguns dias para jogar o Pan. Eu tinha de dar uma resposta. Conversei com o Grego (Gerasime Bozikis, presidente da CBB), ele me apresentou o programa da seleção, que vai se apresentar em 10 de junho e fazer amistosos contra Cuba, e resolvi disputar o Pan.' A CBB deve preparar uma festa de despedida para a jogadora.


Apesar de afirmar que o Pan marca sua aposentadoria do basquete, Janeth não descarta a possibilidade de ainda atuar na WNBA em 2008. Acha mais provável, porém, que, após o Pan, passe a se dedicar a seu projeto de formação - hoje, são 450 meninos e meninas, de 7 a 15 anos, em Santo André e Mauá - e a outras atividades.


Janeth acha que o Pan pode ser a chance que o basquete tem para fazer as pazes com o público. 'O basquete brasileiro poderá voltar à mídia da maneira como merece. Nada melhor do que um pódio para apagar a imagem do Mundial (o Brasil foi quarto em São Paulo).'

Fonte: Agencia Estado - Heleni Felippe


Nenhum comentário: