sábado, 30 de dezembro de 2006

ANTONIO CHAKMATI FAZ BALANÇO POSITIVO DE 2006

O presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), Antonio Chakmati, fez um balanço positivo de 2006, quando a entidade movimentou as mais diversas regiões do Estado de São Paulo. Como acontece anualmente, o basquete paulista realiza jogos desde a categoria pré-mini até o adulto, nas classes masculinas e femininas, revelando atletas e levando entretenimento a cidades e regiões importantes.

A entidade fez inovações em certames de base e no estadual feminino, fato este que surtiram o efeito esperado. Nos campeonatos de base foram criadas às séries ouro, prata e bronze, que motivaram os meninos e meninas até o último dia de competição. No estadual feminino, houve à junção das séries A-1 e A-2 e o campeonato foi disputado por 13 equipes.

Durante o ano, a entidade maior do basquete paulista realizou 36 campeonatos, entre as classes masculinas e femininas.

BASE
A temporada que passou nos certames de base foi extremamente interessante e chamou bastante atenção dos clubes. A FPB fez, nas fases iniciais dos campeonatos, os times jogando entre si e depois dividiu o pré-mini, mini e mirim masculinos da Grande São Paulo em três diferentes campeonatos – ouro, prata e bronze. "Esta iniciativa gerou mais interesse, pois nivelou as disputas tecnicamente. E, tivemos sucesso nas três séries", felicita Chakmati, lembrando que no infantil masculino, a divisão foi de duas séries – ouro e prata – que também tiveram disputas e acirradas.

No tocante ao Interior, foram realizados campeonatos pré-mini, mini, mirim e infantil masculinos; além dos estaduais nas demais categorias. "Isso dá um total de 19 campeonatos de base", relata Antonio Chakmati.

De março até novembro - com a paralisação no mês de julho durante as férias escolares -, a Federação Paulista de Basketball (FPB) movimentou os seus certames de base, levando a modalidade à diferentes regiões do Estado de São Paulo. "Isso representa quase dois mil jogos até a categoria infantil e ainda existem críticos que dizem que as categorias de base estão abandonadas, pelo simples prazer criticar, sem ao menos saber das atividades da FPB. Convido qualquer critico, antes de se pronunciar ou escrever, para se inteirar de como dirigimos esta entidade", comenta Chakmati.

Já os sucessos das categorias infanto-juvenil, cadete e juvenil, todos no masculino, atestam mais uma vez o acerto da entidade em transformar estas disputas em certames estaduais. "Esta iniciativa fortaleceu as equipes do Interior, visto que estas que praticamente equipararam as forças com as agremiações da Grande São Paulo", comenta o presidente da FPB.

Em 2006, 176 equipes, entre as competições masculinas e femininas, estiveram disputando os certames de base da Federação Paulista de Basketball (FPB). "É daí que sairão os nossos futuros atletas, que integrarão nossas seleções nacionais. Então, não se pode dizer que não fazemos basquete de base", observa Chakmati.

As Ligas do Interior filiadas a Federação Paulista de Basketball (FPB) realizam os campeonatos de pré-mini ao infantil, masculino e feminino. E, isso representa mais 100 equipes, disputando na base do esporte.

A-2 MASCULINA
O Campeonato Paulista Masculino da Série A-2 – 2006 foi disputado por 12 agremiações. No playoff decisivo, XV/Amhpla/Cosan/Selam e RCG/Garça, precisam de cinco jogos para definir o grande campeão, que acabou sendo o representante de Piracicaba. "Este equilíbrio foi visto durante todo o campeonato, marcado por jogos interessantes, e, boa presença de público nos ginásios", comenta Chakmati.

A-1 MASCULINA
O principal campeonato da FPB, o Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2006, é, na opinião de todos, o grande sucesso do momento, pois está extremamente disputado e muito interessante. "Novas equipes estão sobressaindo, os jogos estão parelhos e chamando a atenção do público. Enfim, um campeonato de altíssimo nível técnico e muito interessante", comemora Chakmati.

Este certame está sendo jogado com três árbitros, que é mais uma inovação da Federação Paulista de Basketball (FPB).

FEMININO
O Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2006 apresentou uma nova fórmula, juntando as equipes que já disputavam a elite com aqueles que tiveram o interesse em subir da Série A-2. "Conseguimos formar um campeonato com 13 agremiações, fato este que abriu novos horizontes para alguns times, já que estes nunca haviam jogado a Série A-1 do Campeonato Paulista. Resumindo, inovamos no estadual feminino e conseguimos um bom número de equipes disputado", relata Chakmati.

2007
"Em 2007, iniciaremos o último ano da nossa segunda gestão. Continuaremos trabalhando para melhorar o basquete do estado. Multiplicaremos os cursos de arbitragem, estamos tentando viabilizar clínicas para os técnicos de base e para os treinadores de uma forma geral, contratando palestrantes do exterior. E, esperamos que a nova Lei de Incentivo ao Esporte venha trazer benefícios ao basquete", finaliza Antonio Chakmati.

Nenhum comentário: