quarta-feira, 11 de outubro de 2006

BARBOSA E DEMÉTRIUS PRESTIGIAM OLIMPÍADAS ESCOLARES EM BRASÍLIA

Brasília / DF - O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Antonio Carlos Barbosa, e o atleta olímpico Demétrius acompanharam nesta terça-feira, no Colégio Planalto, duas partidas das quartas-de-final do torneio feminino de basquete das Olimpíadas Escolares JEBs 2006, que acontecem até domingo, no Distrito Federal. A oportunidade de acompanhar a competição estudantil entre jovens de 15 a 17 anos levou Barbosa a recordar sua iniciação na função de técnico. "Estreei como treinador justamente numa edição dos antigos Jogos Escolares Brasileiros, em 1974, dirigindo a seleção paulista".

Barbosa acrescentou que trabalhou ainda nas edições de 1975, 76 e 78. Numa delas, comandou a futura rainha do basquete, Hortência. "Foi a primeira participação da Hortência numa seleção. Ganhamos a medalha de ouro. Ela, naquela época, já fazia a diferença na quadra".

O treinador da seleção costuma viajar para observar competições femininas da modalidade para a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Barbosa destacou a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte na revitalização dos JEBs iniciada em 2005. "O COB encontrou o caminho. É esse o modelo que temos de seguir. O caminho do esporte é através da valorização da prática esportivas nas nossas escolas", disse.

Na avaliação de Barbosa, eventos como as Olimpíadas Escolares, além de provocar o aparecimento de jovens atletas, motivam o aperfeiçoamento dos técnicos que trabalham com os estudantes nas escolas. "Gosto muito de acompanhar o trabalho dos técnicos. Formar sua equipe na escola e vir para cá competir com instituições de outros estados também motiva os treinadores", afirmou Barbosa, que na segunda-feira deu uma palestra para participantes das Olimpíadas, na qual abordou aspectos da preparação da seleção brasileira para o Campeonato Mundial realizado mês passado, em São Paulo.

Demétrius integrou a série de encontros de atletas olímpicos com os participantes das Olimpíadas Escolares. O jogador, que disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, transmitiu uma mensagem de motivação às atletas e ao público. "O importante é curtir esse evento ao máximo, tanto dentro quanto fora da quadra. É uma grande oportunidade para aprender e se desenvolver como pessoa e esportista".

Demétrius lembrou sua experiência nos JEBs de 1988, na época disputados por seleções estaduais e também realizados no Distrito Federal. "Joguei pela seleção paulista e vencemos a equipe de Brasília na final. Foi muito legal para mim na ocasião. É uma competição que oferece uma base para quem está começando", concluiu o atleta do Rio Claro (SP).

As Olimpíadas Escolares JEBs 2006 são realizadas em parceria entre o COB e o Ministério do Esporte, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

FONTE: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Barueri promove "seletiva de basquete" para ambos os sexos

O Grêmio Barueri, visando a formação de equipes de competição para a temporada de 2007, estará realizando no próximo dia 21/10, no ginásio de esportes Sérgio Honda (Boa Vista), seletiva de Basquete, para ambos os sexos.

Os atletas precisam estar nas seguintes faxas etárias:
Feminino - (nascidas em 95,96,97) - 8 Horas
Masculino - (nascidos em 95,96,97) - 9 horas
Feminino - (nascidas em 91,92,93) - 10 Horas
Masculino - (nascidos em 91,92,93) -11 Horas

Os interessados devem comparecer com documento de identidade original, além de tênis, bermuda e camiseta.

O ginásio Sérgio Honda fica, próximo à saída 26-A da rodovia Castello Branco. Mais informações pelo telefone 4199-1750, com Alessandra.

Fonte: AFI

Infantil Feminino do Vasco fica em 3º no Rio Open



A equipe de Basquete Feminino Infantil do Vasco perdeu para o Santa Mônica por 50x29 no último sábado (07/10) em General Severiano, em partida válida pela semifinal do Rio Open. Com o resultado o time cruzmaltino ficou na terceira colocação geral na competição.

Apesar de não ir à final, a técnica Jacqueline Santos se sentiu satisfeita com o desempenho e melhora das jovens atletas do Vasco:

“Foi uma competição bem lucrativa! Este ano as meninas evoluíram bastante em relação a ano passado quando ficaram em 4º lugar. A nossa jogadora Eliza foi a grande revelação! Ela foi elogiada pelos outros treinadores. No bom sentido, a Eliza é uma ‘abusada’ jogando basquete”, comentou Jacqueline sobre a irmã gêmea dos também gêmeos Tico e Teco do Basquete Mirim do Vasco.

Agora, o Basquete Infantil Feminino do Vasco irá se preparar para as Olimpíadas de Bayer, que serão realizadas a partir do dia 14 de outubro no Sesc Nova Iguaçu.

Fonte: Vasco

Nenhum comentário: