sexta-feira, 3 de março de 2006

Feminino: Base leonina está comprometida

Como não acertou com um patrocinador, time de basquete pode perder as atletas


Depois da excelente campanha da equipe de basquete do Sport no Campeonato Nacional Feminino, quando as pernambucanas terminaram na terceira colocação, a diretoria rubro-negra acreditava que os caminhos para conseguir patrocínio se tornariam mais fáceis. Mas os dirigentes leoninos esbarraram nas mesmas dificuldades de antes e, assim, podem perder a oportunidade de manter a mesma base do time e também de disputar o Campeonato Paulista da modalidade.

Desde que a competição terminou para o Sport, em janeiro passado, a diretoria rubro-negra demonstrou interesse em conseguir um patrocinador para cumprir dois objetivos. O primeiro deles seria manter a mesma base da equipe que defendeu o Leão no Nacional Feminino. Assim, o patrocínio seria importante para renovar o contrato das cinco jogadoras contratadas como reforços (Tayara, Karen, Geisa, Natália e Joseane).

As atletas também confirmaram o interesse em permanecer no Sport, e a diretoria pediu um prazo até o dia 10 de fevereiro para que elas não negociassem com nenhum outro clube. “Infelizmente, tivemos que liberá-las”, falou o vice-presidente de esportes olímpicos, Aloysio Monteiro, que ainda não perdeu as esperanças de trazê-las de volta. “Até ontem (quarta-feira), elas ainda não tinha fechado contrato com ninguém. Mas também se não conseguirmos elas, queremos contratar outros reforços”.

O outro objetivo do Sport seria disputar o Campeonato Paulista de Basquete. Como a equipe rubro-negra recebeu propostas de três prefeituras do interior de São Paulo, só precisaria do dinheiro do patrocínio para manter a equipe que disputaria a competição fora. “Seria ótimo porque jogaríamos durante cinco meses e já chegaríamos no Nacional bem”, ressaltou.

Mas até agora, o Sport não recebeu nenhuma resposta positiva de alguma empresa patrocinadora. “Não consigo entender isso. Fizemos o que fizemos, demos muito retorno e não conseguimos nenhum patrocínio ainda. Todos que procuramos disseram que estão envolvidos com o Carnaval”, falou o dirigente, que acredita conseguir fechar um apoio depois da Folia de Momo.

Folha de Pernambuco


FPB confirma Ribeirão no Paulista feminino

Igor Ramos


A Federação Paulista de Basquete – FPB, divulgou ontem as 14 equipes que estarão disputando o Campeonato Paulista deste ano. Ribeirão foi incluída na lista e está ao lado de Catanduva, Bauru, Tênis Clube São José (São José dos Campos), Suzano, São Caetano, Santo André.
O início da competição está previsto para o dia 25 de março.
Na primeira fase, os 14 times serão divididos em dois grupos, com sete integrantes em cada um deles. Estas equipes jogam entre si, em turno e returno, em suas respectivas chaves, classificando para a etapa seguinte, os quatro melhores de cada grupo. Ribeirão é o atual vice-campeão estadual. No ano passado, a equipe da cidade levava o nome Clube Verdade/SME. Mas após o estadual foi desfeita e não ressurgiu em razão da morte do jornalista Wilson Toni, responsável pelo patrocínio ao time.
A inscrição de Ribeirão na FPF foi feita de forma estratégica para garantir o direito de participação no estadual. A Secretaria Municipal de esportes – SME, trabalha em conjunto com a técnica Tininha em busca de parcerias para a montagem do time. “Recebi uma proposta da Tininha e nos fizemos representar na Federação pois existe a chance de termos o patrocínio”, disse o secretário de esportes, Juninho Fonseca.
De acordo com ele, as chances de a cidade ter novamente o time feminino em quadra são grandes. “Estamos trabalhando com uma proposta de fora. Só que não posso garantir que será concretizada. Mesmo assim vamos lutar para ter time forte no Paulista como nos Regionais”, emendou Fonseca.
Peneiras para revelar
A Secretaria Municipal de Esportes estará promovendo uma “peneira”, para formação da equipe Sub-21 de basquete feminino, que poderá ser a base no Paulista. Poderão participar garotas de Ribeirão Preto e outras cidades, com idade entre 15 e 20 anos. A seletiva acontece no dia 7 de março, às 15h, na quadra principal do poliesportivo da Cava do Bosque.
A técnica Teresa Cristina da Costa Freitas (Tininha), será a responsável pela avaliação. Serão selecionadas nessa “peneira” 20 atletas que integrarão a equipe Sub-21 da SME-RP. Tininha inicia o treinamento do grupo no dia 9 de março, já pensando nas disputas dos Jogos Regionais, Abertos do Interior e dos campeonatos da Liga Regional e Paulista-Série “A2” de Basquete Feminino.


Fonte: Jornal A Cidade

Nenhum comentário: