quinta-feira, 22 de dezembro de 2005


Invicta, Unimep conhece tabela da Nossa Liga
Time vence Pindense e é líder isolado; elenco entra em recesso e próximo jogo é contra o Vasco/Santos

José Ricardo Ferreira
A Nossa Liga de Basquetebol (NLB) divulgou a tabela de jogos de seu Campeonato Feminino, anteontem, em seu site oficial. Todas as partidas da Unimep/Amhpla/Selam serão às 20h. A equipe ?? que já realizou duas partidas e está invicta ?? volta a jogar no dia 17 de janeiro, dentro de casa, contra o selecionado do Vasco da Gama/Santos. Anteontem o time venceu o Pindense por 100 a 60 (55 a 25), em Pindamonhangaba.
No turno e returno da competição a Unimep ainda jogará contra São Bernardo, dia 26 de janeiro, no ABC. Depois duela contra o Nictheroy, no Rio, dia 31. A equipe piracicabana volta a jogar no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas no dia 7 de fevereiro, contra o Pindense. Dia 16 enfrenta São Bernardo, em Piracicaba, e encerra sua participação na primeira fase dia 21, no Litoral, contra Santos.
A técnica Maria Angélica Gonçalves, a Branca, está satisfeita com a divulgação antecipada da tabela. Dessa forma, entende a treinadora, haverá tempo para o elenco se preparar e também para a divulgação dos jogos com e esperança de a torcida apoiar a equipe nos jogos no municipal.
Enfrentar Santos será o primeiro grande desafio da equipe piracicabana ?? a equipe litorânea é também favorita ao título da NLB. O adversário é velho conhecido da Unimep ?? com confrontos sempre muito disputados na Série A-2.
Outro ponto positivo é que o time ganha mais tempo para treinar e se recuperar após a época de festas. É comum nessas datas, o atleta ganhar um pouco mais de peso. Branca disse ontem que suas jogadoras foram orientadas a ?não abusarem? com a alimentação festiva e tomarem cuidado com o que vão comer. ?A postura precisa ser profissional também fora de quadra?, avisa a treinadora.
Para Branca, a tabela foi bastante ?coerente?. Em sua análise, os dois principais jogos são contra Santos e São Bernardo.
A treinadora disse ontem que o elenco está se adaptando ao formato da Nossa Liga. Ela explicou que diferente do Campeonato Paulista, os jogos da NLB são antecedidos por festas com música e homenagens. Mas salientou a importância de as jogadoras não perderem a concentração. ?O foco sempre é o jogo?.
Outra característica da NLB são as alterações de algumas regras do basquete. Por exemplo, no último quarto de jogo, o atleta pode pedir um tempo técnico de 30 segundos. Outra curiosidade é que depois da quarta rodada pode haver transferência de jogadoras. Para Branca, as mudanças deixam mais flexível o basquete.
A grande expectativa é que em breve os jogos tenham transmissão por alguma emissora de tevê. A Traffic ?? empresa de marketing esportivo parceira da NLB ?? tenta fechar contratos com emissoras. A esperança é que com a pouca atividade esportiva do início do Ano Novo, haja algum espaço na tevê aberta para jogos da Nossa Liga. Isso aumentará as possibilidades de os times receberem cotas em dinheiro das transmissões ao vivo, além do reforço de convencimento para novos patrocínios.Mas a possibilidade de transmissões televisivas patina no número de participantes no Campeonato Feminino: são cinco quando o mínimo exigido por algumas emissoras é de seis.
O JOGO - Com a vitória de anteontem diante do Pindense, a Unimep assumiu isoladamente a liderança do Campeonato Feminino com quatro pontos ganhos e duas vitórias. O segundo colocado é o Nictheroy, com dois.A técnica Branca disse que o time se comportou muito bem e aproveitou a partida para fazer vários revezamentos. Com isso, a pontuação da equipe foi bastante diversificada. As cestinhas foram Fabi (18), Graziele (17) e Angela (14).Branca disse que o clima na NLB é bastante favorável para o campeonato crescer em evidência. Todas as equipes da NLB entram em recesso de Natal, voltando dia 10 de janeiro. O campeonato se estende até o final de abril, com 36 jogos.

Nenhum comentário: