quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Unimar/Pão de Açúcar estréia novo ginásio de esportes

A equipe feminina de basquete Unimar/Pão de Açúcar estreou na noite de ontem o novo Ginásio de Esportes da Unimar, que passou por reforma completa para sediar jogos do Campeonato Brasileiro, com início previsto para outubro.

No novo ginásio foi realizado o primeiro treino da nova equipe mariliense, que tem como principais jogadoras Cintia Luz, Ana Flávia e Fernanda, sob o comando da técnica Valéria Cavecci.

Para abrigar jogos do campeonato brasileiro o ginásio, com capacidade para 5.000 pessoas, foi adequado às normas da federação. Recebeu pintura nas paredes e no piso da quadra, instalou bancos para autoridades e construiu sala de imprensa para transmissão dos jogos.

A Unimar também construiu vestiário para árbitros e reformou os vestiários para as equipes, além de trocar o placar eletrônico e instalar marcadores de tempo.

A inauguração oficial do ginásio será na próxima segunda-feira na abertura dos Jogos Universitários. A equipe da Unimar provavelmente jogará contra um selecionado masculino da universidade, ou entre as próprias atletas.

TIME

A equipe conta com duas recém contratadas: Fernanda, vinda do Ourinhos, atual campeão brasileiro; e Cíntia, que disputou temporada na Espanha. Outra novidade é o preparador físico Carlos Morais, que passou temporada na seleção feminina de basquete, antes da Olimpíada.

Entre os destaques estão Fernanda e Ana Flávia, duas jogadoras que atuaram pela seleção brasileira.

Será a primeira vez que a equipe disputará o Brasileiro. Consegui a vaga no ano passado ao ficar em quinto lugar no Paulista. Ao todo serão dez equipes.

Além de Ourinhos e Marília, disputam por São Paulo, o Santo André, São Caetano e Guarulhos. As equipes de Blumenau e Joinvile representam Santa Catarina. Do Rio de Janeiro está o time do Tijuca; de Pernambuco vem o Sport Recife; e de Minas Gerais, a equipe de Juiz de Fora.

Antes de iniciar o campeonato brasileiro, a equipe disputará os Jogos Abertos do Interior em Botucatu, de 10 a 23 de outubro. O time é tido como favorito ao título, já que Ourinhos não estará na competição.

Segundo a técnica Valéria Cavecci, a equipe que durante o Paulista ficou desfalcada com quatro das cinco titulares por contusões, superou os problemas e está bem competitiva.

“A equipe é forte, com jogadoras experientes. Estaremos completos nos Jogos Abertos do Interior com grandes chances de fazer a final”, declarou.

Ela disse ainda que não é possível adiantar o time titular. “A equipe está em fase de treinamento. Os destaques são Cíntia, Fernanda e Ana Flávia, mas ainda é cedo para definir os titulares”, frisou.


Pão de Açúcar/Unimar lança projeto para novos talentos

Enquanto ainda espera por mais recursos para acertar com mais uma pivô experiente para a disputa do Campeonato Nacional de Basquete Feminino, o Pão de Açúcar/Unimar aproveita para iniciar a formação de futuros reforços na própria quadra.

A comissão técnica da equipe anunciou ontem o reinício do “Ferinhas do Basquete”, projeto de autoria da treinadora Valéria Cavecci, a ‘Chuca’, voltado ao trabalho de base. Antes restrito, o trabalho agora ganha abertura a toda comunidade.

“Não é simplesmente uma escolinha, mas um treinamento voltado à formação de novas atletas”, afirmou a auxiliar-técnica e ex-jogador Tininha. “Em 2006, queremos começar a aproveitar as meninas que vierem do projeto para o Paulista de base”, completou.

Os treinos começam a partir da próxima terça-feira – e terão seqüência às quintas-feiras – às 19h15 (para garotas de 10 a 12 anos) e às 20h15 (de 13 a 16 anos), no Colégio Cristo Rei, principal incentivador do projeto. Não haverá cobranças de taxas.

Os treinamentos serão dirigidos pela pivô do Pão de Açúcar/Unimar, Márcia Formagio, 33 anos. Formada em Educação Física, a atleta já começa a preparar a nova atividade profissional que pretende seguir após o encerramento da carreira como atleta.

“Esporte mais Feliz” – Desde março, o principal patrocinador da equipe de basquete feminino de Marília, a rede Pão de Açúcar de supermercados desenvolve o projeto “Esporte Mais Feliz” na Escola Estadual “Nassib Cury”, na Vila Rela, zona sul.

O trabalho também é voltado à iniciação esportiva. Cerca de 115 alunos têm aulas de basquete, futebol e vôlei, todas ministradas pelo monitor Carlão. O “Esporte Mais Feliz” tem as parcerias da Unijovem e prefeitura de Marília através da Secretaria de Esportes e Lazer.


Fonte: Unimar

Nenhum comentário: