terça-feira, 7 de junho de 2005

Vem Aí o Sul-Americano Adulto...

Mais um Brasil X Argentina!


Em menos de 1 mês, mais exatamente no dia 06 de julho, a seleção brasileira de basquete volta às quadras depois do quarto lugar em Atenas.

O compromisso é a trigésima edição do Sul-Americano Adulto Feminino, que acontecerá na cidade colombiana de Villavicencio, até o dia 10.

O torneio vale algumas vagas para a Copa América, que por vez, dá vagas ao Mundial de 2006.

Como a sede do Mundial é o Brasil, nossa vaga (ufa!) está garantida e esse Sul-Americano e a Copa valem nada para a seleção do Barbosildo.

Isso mesmo: Barbosildo vai pedir licença novamente da sua agenda atribulada como Secretário de Esportes de Bauru e vai treinar (?) nossa seleção-canarinho.

Mais uma vez.

Dessa vez, no entanto, não sabemos quem serão os assistentes do Barbosildo.

Laís Elena e Bassul entregaram os pontos. Cada um a seu modo, esses apaixonados pelo basquete, se afastaram da seleção por divergências inconciliáveis com o treinador principal.

Mas a verdadeira incógnita é uma só: quem Barbosa, ops, Barbosildo vai chamar pra esse torneio sem valor?

De um lado, seria uma boa oportunidade para Barbosildo chamar nomes novos, fazer experiências.

O problema é que Barbosildo há anos não tem se mostrado animado a mudanças, nem muito menos a experiências. Por falar nisso, será que ele acompanhou o Paulista? Considerando ainda que a convocação ainda não saiu, o técnico deve dispor de mais ou menos 10 dias para treinar (?) a seleção. Somando tudo isso, e o medo de tomar mais um chocolate e perder sua hegemonia no continente; é provável que venha por aí mais uma daquelas convocações conservadoras e insípidas.

Assim, a oportunidade para o técnico rever atletas recuperadas de contusões (como Micaela), jovens promessas jogando no exterior (Flávia, Graziane), destaques nacionais (Gilmara, Fabianna, Ana Flávia, Palmira, Tayara, etc) e reafirmar aquelas que já tiveram oportunidades passageiras (Silvinha Gustavo, por exemplo) deve acabar sendo desperdiçada em nome da segurança da mesmice.

Leve quem levar, Barbosildo deve tomar cuidado, pois as chicas argentinas não estão para brincadeira e já provaram isso na semana passada ao Velho Lobo.

De concreto até agora, temos as equipes participantes nos Grupo A (Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai) e B (Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela).

De imaginário, tenho as declarações de Barbosildo: "Realmente, o nível do basquete no continente está muito equilibrado, como pudemos perceber no Sul-Americano Juvenil. Mas vamos para a Colômbia pensando no ouro e na manutenção da hegemonia no continente. O Chile tem uma equipe aguerrida, temos que ter cuidado. As colombianas merecem muita atenção, principalmente por contarem com o apoio da torcida. O Paraguai tem um time perigoso, que poderemos vencer se estivermos concentrados. Estamos confiantes em conseguirmos bons resultados para sairmos em primeiro do grupo e fugirmos das argentinas nas semifinais."

De qualquer maneira, se mais uma tragédia ocorrer e tomarmos uma sova na final, eu, do alto de toda a minha generosidade e benevolência vou dar uma ajudinha ao Barbosildo, para que ele não fique sem palavras no dia; "obrigando" a assessoria da CBB a soltar uma mísera notinha. É só dizer assim, sem medo e em alto e bom som: "A culpa foi da altitude!".

É isso.

Como diria o ex-presidente: "Duela a quien duela!"

Nenhum comentário: