terça-feira, 31 de maio de 2005

Sheryl Swoopes é eleita melhor jogadora da primeira semana da WNBA pelo Houston

A ala Sheryl Swoopes, companheira da brasileira Janeth Arcain no Houston Comets, foi premiada nesta terça-feira como a melhor jogadora da primeira semana da temporada da WNBA, por ter comandado o time texano a três vitórias em quatro jogos, melhor início de campeonato desde 2001, quando a equipe defendia seu tetracampeonato da liga feminina americana. Swoopes é a atual cestinha da liga com média de 25 pontos por jogo, é a terceira em roubos de bola com 2,25 de média, a décima em assistências com 3,8, a segunda em número de minutos em quadra com 38,8 por partida e a 16ª em aproveitamento de arremessos de três pontos com 50% de acerto. A melhor atuação da estrela duas vezes eleita como Jogadora Mais Valiosa da WNBA foi no sábado, com 31 pontos, sete rebotes e cinco assistências na vitória por 86 a 78 sobre o Indiana Fever em duas prorrogações.

Swoopes brilhou na estréia do Houston com 26 pontos e quatro assistências na vitória por 78 a 70 sobre o lanterna San Antonio SilverStars e um dia depois marcou 27 pontos e três roubos de bola no triunfo por 79 a 65 sobre o Minnesota Lynx. Ela só foi parada no jogo de sexta-feira com a boa marcação da ala maranhense Iziane Castro Marques, que limitou a cestinha a 16 pontos na derrota por 86 a 78 para o atual campeão Seattle Storm, mas se recuperou com o show contra o Fever, marcando 12 pontos na segunda prorrogação, um recorde na história do Comets.

Outras jogadoras indicadas ao prêmio de melhores da semana foram a ala Sheri Sam (Charlotte Sting), a pivô Taj McWilliams-Franklin (Connecticut Sun), a ala-armadora Deanna Nolan (Detroit Shock), a ala-pivô Tamika Catchings (Indiana Fever), a ala-pivô Chamique Holdsclaw (Los Angeles Sparks), a ala-armadora Anna DeForge (Phoenix Mercury), a pivô Yolanda Griffith (Sacramento Kings), a ala-pivô australiana Lauren Jackson (Seattle Storm) e a ala Charlotte Smith-Taylor (Washington Mystics).

O Houston de Sheryl e Janeth tem praticamente uma semana de folga e só volta a jogar no sábado contra o Phoenix Mercury (1V-3D), mesmo adversário do Seattle de Iziane (2V-1D) na quinta-feira. Os melhores times deste começo de temporada são o Detroit Shock no Leste e o Sacramento Monarchs no Oeste, ambos com três vitórias e nenhuma derrota. As meninas do Comets secam o Sacramento no jogo de quarta-feira contra o Fever (3V-1D) em Indianápolis, na rodada dupla que terá na preliminar Washington Mystics (1V-2D) x New York Liberty (0V-2D).

O segredo do sucesso do líder Monarchs é antigo, deve-se ao entrosamento da pivô-cestinha Yolanda Griffith, ex-companheira de Iziane no Ekaterimburg da Rússia, com a rainha das assistências na WNBA, Ticha Penicheiro. A armadora portuguesa liderou a liga em assistências desde sua temporada de estréia em 1998 até o torneio de 2003, e voltou a sua boa forma na vitória de domingo por 67 a 66 sobre o Minnesota Lynx, dando 10 assistências. Com média de seis passes para cesta por partida, Ticha já é a segunda melhor passadora da competição atrás de Deanna Nolan, do Detroit, e a plasticidade de seus passes pode render a ela mais uma convocação para o Jogo das Estrelas, marcado para o dia 9 de julho em Connecticut.


Fonte: BasketBrasil

Nenhum comentário: