quinta-feira, 19 de maio de 2005

Iziane disputa vaga no time titular do atual campeão da WNBA

Há 3 dias do início da temporada 2005 da WNBA, uma vaga no time titular do Seattle Storm ainda está vaga. O atual campeão da WNBA estréia contra o Los Angeles Sparks. A técnica Anne Donovan afirmou que só decidirá antes do jogo uma das alas titulares do time.

O Storm tinha cinco opções para a posição: as veteranas Adia Barnes e Alicia Thompson, as estrangeiras Iziane Castro Marques e Natalia Vodopyanova e ainda a escolhida no draft Ashley Battle. Acontece que Barnes foi dispensada. Natalia e Battle não parecem estar prontas. Sobraram Thompson e Izzy.

Mas a competição recebeu mais uma concorrente. É a caloura Tanisha Wright, originalmente armadora, que estreou com 13 pontos na pré-temporada, cobrando 15 lances livres. A atuação de Wright chamou a atenção da técnica.

"Tanisha é muito valiosa e queremos tê-la em quadra. Temos um buraco na posição 3. E ela é eficiente na 3. Ela conduz e defende bem. Tentarei achar os minutos dela, seja como armadora ou ala."

Já, Iziane admite as dificuldades que vem encontrando na transição do basquete russo para o norte-americano.

"Tem sido muito duro, porque cheguei tarde e vim de um basquetebol muito diferente. Você tem que se adaptar às coisas, e todos já estão em sua frente. Estou tentando fazer o meu melhor e irei me adaptar pouco a pouco. Espero estar pronta para a estréia."

A atlética brasileira originalmente jogou como uma armadora de força em suas temporadas na WNBA com o Miami e o Phoenix, mas o Storm a quer como lateral. Isso não é problema para Iziane, que já jogou em todas as posições fora da WNBA.

"Fora daqui, jogo na 2 ou 3, e até na 1, quando é necessário. Fazemos de tudo lá fora. Nessa última temporada, vinha jogando quase sempre como 3. Estou chegando adaptada à posição que a técnica precisa."

Do ponto de vista defensivo, Wright leva vantagem. Mas terá que se adaptar às novas regras da WNBA, que não permitem contato usando mãos e/ou antebraço na área pintada.

Já Iziane não se tornou conhecida pelas suas qualidades defensivas ao longo da carreira e está tentando provar à técnica Donovan seu valor.

"Ela conversou muito comigo nessa semana e, na maioria das vezes, sobre defesa. Fora, defesa é mais solta. Aqui, eu tenho que trabalhar nisso e aprender como as jogadoras da WNBA jogam defensivamente."

A técnica Donovan afirma que há uma boa chance de Wright começar como titular no sábado.

Iziane ainda está a procura de mostrar o que ela pode fazer, seja como titular ou reserva.

"Toda jogadora quer ser titular. Mas agora, para mim, o mais importante é ganhar alguns minutos e provar a mim mesma que eu posso jogar e ajudar o time. Assim eu posso até virar titular ou mesmo continuar como reserva. Se eu ajudar ao time, é o que importa."

A técnica Donovan, no entanto, diz que as opções feitas no jogo de estréia não serão fixas. E que a posição de titular pode acabar sendo definida conforme as características de cada adversário.

Nenhum comentário: