quinta-feira, 10 de março de 2005

Unimep confirma presença na Série A-1

Novela que se arrastou desde o início do ano terminou ontem com final feliz para o time piracicabano; diretoria encontrou apoio de parceiros que preferem sigilo


Depois de semanas de angústia, o time de basquete feminino Unimep/Amhpla/Selam confirmou ontem sua participação no Campeonato Paulista da Série A-1, um dos principais torneios do Brasil. Para viabilizar a participação na disputa, a equipe contou com o apoio de um pool de empresas de Piracicaba e São Paulo, que darão uma contribuição mensal. A competição terá início entre os dias 19 e 20 de março. A tabela deverá ser divulgada nos próximos dias pela FPB (Federação Paulista de Basquete).
Segundo a presidente da AD Unimep (Associação Desportiva da Universidade Metodista de Piracicaba), Ilda Borges, os empresários que vão colaborar com o time pediram para ser mantidos no anonimato. O valor da contribuição também não foi divulgado. "É o suficiente para disputarmos o campeonato com o mínimo de condição", afirmou. A Unimep tinha um orçamento mensal de R$ 15 mil e segundo os dirigentes e a técnica Maria Angélica Gonçalves, a Branca, necessitaria de mais R$ 15 mil para disputar o torneio.
Ilda afirmou que a equipe continuará buscando ajuda para conseguir custear outros tipos de despesas, como transporte e alimentação nos jogos fora da cidade. A técnica Branca tem uma reunião marcada com o prefeito Barjas Negri (PSDB) para tentar resolver o assunto.
Para a técnica Branca, esse período, sem a confirmação da equipe na A-1 gerou muitas expectativas. "Esse momento de espera foi angustiante. Eu entendo que foi respeitado algo histórico. A gente agora tem um caminho a trilhar, nós ainda temos limitações, mas não podemos ter limites e a melhor referência técnica é uma divisão especial", completou Branca.
A Unimep foi a última equipe a confirmar participação da Série A-1. Também estão inscritas na competição outros sete times: Clube Verdade/Ribeirão Preto, CEO/Ourinhos, AD Santo André, São Bernardo/Metodista, ASMG/Guarulhos, Santa Maria/São Caetano do Sul e Prefeitura/SEL/Marília. As seis primeiras colocadas garantem vaga na Liga Nacional de Basquete Feminino.
Segundo Ilda Borges, a equipe começará a disputa com a mesmo grupo que conquistou o vice-campeonato no Estadual da Série A-2, em 2004. "Temos planos de contratar mais duas ou três jogadoras. Mas acho que isso só vai acontecer, quando o campeonato já estiver em andamento", disse. "Vamos enfrentar equipes estruturadas, com bom respaldo financeiro, mas temos a vantagem do conjunto, do bom entrosamento", afirmou.

RETROSPECTO - A luta para confirmar a Unimep/Amhpla/Selam na Primeira Divisão começou na segunda quinzena de 2004, quando a equipe sagrou-se vice-campeã da Série A-2 e garantiu o acesso para a elite do basquete estadual.
Com dificuldade em firmar novos apoios, o time chegou a pensar em disputar novamente a Série A-2. Além da frustração de ter que abrir mão da vaga conquistada em quadra, a equipe teria uma perda importante, a técnica Branca. "Disputar novamente a A-2 seria frustrante, além de ser um retrocesso na minha carreira", disse. "A A-1 é importante para dar reconhecimento para as atletas e também para mim. Lá terei contato com treinadores com mais de 30 anos de experiência no basquete", completou.

REGRAS – Na primeira fase do Estadual, as equipes jogam entre si, em turno e returno e os dois primeiros colocados garantem vaga para a semifinal. As equipes classificadas de terceiro ao sexto lugares disputam as duas vagas restantes em melhor-de-três partidas. A semifinal será decidida em melhor-de-três partidas. Os vencedores disputam a grande final, que será jogada em melhor-de-cinco jogos.


Fonte: Jornal de Piracicaba

Nenhum comentário: