terça-feira, 1 de março de 2005

Basquete feminino entra no embalo do masculino

Igor Ramos

Na carona da “basquetemania” que tomou conta da cidade com o sucesso da equipe masculina da COC, está surgindo a equipe feminina de Ribeirão Preto. O time montado em parceria com a Secretaria de Esportes e o Clube/Verdade será o representante local na disputa do Campeonato Paulista da Série A1, a partir de março. Com a conquista do acesso no ano passado, a equipe comandada pela técnica Tereza Cristina, a Tininha, se prepara para vôos mais altos.
Ao lado de outras sete equipes, o time feminino de Ribeirão espera não fazer feio na competição e a partir dela montar uma base para futuros investimentos, como acontece com o time masculino. “Nosso objetivo é fomentar o esporte e no primeiro momento disputar o Paulista com vistas a conquista dos Regionais e uma boa colocação nos Abertos”, disse o empresário e jornalista, Wilson Toni. Com ele a SME firmou uma parceria para a manutenção da equipe e a sua participação na Série A1. Neste acordo caberá a Secretaria arcar com as despesas de transporte e pagamentos de taxas da Federação Paulista de Basquete – FPB e arbitragens. Ao empresário, cobrir despesas com os salários, hospedagem e alimentação. O investimento total não chega a R$ 10 mil por mês, e segundo Toni, será garantido com apoio de alguns parceiros de sua empresa.
Para o secretário de esportes Lula Ferreira, a confirmação de mais uma equipe de Ribeirão Preto em uma competição de ponta poderá transformar a cidade em um futuro pólo do basquete e de outros esportes. “Isto é uma outra ponta do processo. De um lado o trabalho com as escolinhas, no outro a competição de alto nível e no meio a presença do esportista que não visa a competição. Para o nosso esporte isto só trará benefícios e vai consolidar ainda mais o basquete”, afirma.
Os investimentos neste primeiro ano serão na forma de apoio. Para 2006 o projeto prevê a busca de um patrocinador. Para se ter uma idéia, o investimento para 2005, em torno de R$ 10 mil, representa 20% do que é aplicado em salários no time masculino.
Equipe - A equipe que está sendo montada será composta por 16 jogadoras. O elenco já conta com 10 atletas, sendo quatro remanescentes do ano passado e outras seis que foram contratadas. As alas/armadoras Natália (ex-Ourinhos), Karen (ex-Americana), Cíntia (ex-BCN-Osasco), Babi (ex-Americana) e as pivôs Mainha (ex-Juiz de Fora) e Karina (ex-Americana). Outros seis reforços serão trazidos até o final desta semana.
A intenção da técnica Tininha é montar um grupo mesclado com jogadoras jovens,formadas na secretaria de esportes, com atletas que saíram dos juvenis e foram promovidas ao time adulto e duas ou três mais experientes.

Cadum será convidado para gerenciar

Além dos reforços dentro de quadra, o time feminino de Ribeirão poderá ganhar a experiência dentro dela com a contratação de Cadum, ex-jogador e hoje auxiliar técnico de Lula Ferreira, como gerente da equipe da SME. O convite será formalizado nesta semana, mas poderá encontrar resistência do COC, pois Cadum comando o time juvenil da instituição e ainda auxilia Lula Ferreira no time adulto. Por enquanto a comissão técnica segue sob a chefia de Tininha e da auxiliar Ana Regina, que no ano passado disputou o Paulista como jogadora.

Paulista começa no dia 19

O Campeonato Paulista Feminino a Série A-1 começa no dia 19 de março, com a participação de oito equipes: Além de Ribeirão, estarão Unimep/Piracicaba, CEO/Ourinhos, AD Santo André, São Bernardo/Metodista, ASMG/Guarulhos, Santa Maria/São Caetano do Sul e Prefeitura/SEL/Marília.
A fórmula de disputa do estadual é a seguinte: na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno e os dois primeiros colocados garantem vaga direta para o playoff – semifinal. As equipes classificadas de terceiro a sexo lugares disputam o playoff quartas-de-final, em melhor-de-três partidas.
O playoff – semifinal reúne os times qualificados na etapa anterior e também será decidido em melhor-de-três partidas. Os vencedores disputam o playoff – final, que será jogado em melhor-de-cinco jogos. A tabela completa da competição será definida e divulgada nos próximos dias pelo departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB).


Fonte: Jornal A Cidade

Nenhum comentário: