sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

ADRIANINHA E ALESSANDRA COMEMORAM A CLASSIFICAÇÃO PARA OS PLAYOFFS DA EUROCOPA E SEGUEM NA DISPUTA DO CAMPEONATO ITALIANO

Adrianinha, armadora do Penta Faenza, e Alessandra Oliveira, pivô do Reyer Venezia, mal tiveram tempo de comemorar a classificação para os playoffs da Conferência Oeste na Eurocopa FIBA, garantida na última quarta-feira (8 de dezembro). As brasileiras seguem na disputa do Campeonato Italiano de Basquete e se preparam para a décima rodada da competição, que acontece neste fim-de-semana (11 e 12 de dezembro).

O Penta Faenza joga, neste domingo (12 de dezembro), às 14h (horário de Brasília), contra o Ares Ribera. O time de Adrianinha está na liderança da classificação do Campeonato Italiano junto com o Phard Napoli, ambos com 16 pontos (oito vitórias e uma derrota).

Nas estatísticas gerais da competição, Adrianinha é a melhor em aproveitamento nos arremessos de dois, com 65,4% (34 cestas convertidas em 52 tentadas) e está em quinto lugar nas recuperações de bola, com uma média de 3,0 por partida (27 em nove jogos). A capitã do Penta Faenza é a cestinha do seu time, com um total de 155 pontos convertidos em nove jogos.

– Estamos liderando a competição, junto com o Napoli, e não podemos nos descuidar. Esse jogo contra o Ares Ribera pode parecer fácil (o time é o 13º colocado, com sete derrotas e apenas duas vitórias), mas vai depender de nossa atitude. Temos que vencer as próximas partidas para nos mantermos na liderança da tabela. Estamos muito focadas no Campeonato Italiano e isso nos deixa tranqüilas. Também estamos bastante entrosadas. As vitórias na Eurocopa FIBA nos deram muito ritmo de jogo e confiança – comenta Adrianinha.

Alessandra ficou de fora da nona rodada do Campeonato Italiano (5 de dezembro) por causa de uma inflamação no pé. Sem a pivô, o Reyer Venezia perdeu para o Penta Faenza por 71 a 54 e caiu do segundo para o quarto lugar na classificação. A brasileira voltou às quadras na última quarta-feira (8 de dezembro), contra o ESB Villeneuve D’Ascq Lille Metropole, pela Eurocopa FIBA, e deve jogar na partida deste domingo (12 de dezembro), às 14h (horário de Brasília), contra o líder Phard Napoli.

– Fizemos um jogo decisivo na Eurocopa FIBA na última quarta-feira (8 de dezembro), que garantiu a nossa classificação para os playoffs da Conferência Oeste. Fui poupada dos treinos desta semana para me recuperar da inflamação no pé e também de uma gripe. No domingo (12 de dezembro), vamos jogar contra o Napoli, que está liderando o Campeonato Italiano. Eles contam com a experiente Vicky Bullet e com duas das melhores pivôs da Europa: Nicole Antibe e Sara Giauro. Temos que entrar com tudo e jogar com intensidade. Estamos otimistas e confiantes porque estamos numa boa fase – garante Alessandra.

A capitã do Reyer Venezia é a melhor pontuadora do seu time na competição, com 130 pontos em oito jogos, e é destaque nos rebotes. Alessandra está na liderança nos rebotes ofensivos, com média de 4,5 por partida (36 em oito jogos), e em sétimo lugar no total de rebotes, com média de 9,9 por partida (79 em oito jogos).

O Cari Chieti, da pivô Kelly Santos, também disputa a décima rodada do Campeonato Italiano neste fim-de-semana. A equipe enfrenta o Copra Alessandria, neste domingo (12 de dezembro), às 14h (horário de Brasília).

– Jogamos contra o Copra Alessandria, o último colocado da competição, e temos a obrigação de vencer. Precisamos desses pontos para melhorar o nosso rendimento e ficar entre os oito times que vão disputar os playoffs. Não vai ser fácil. O Alessandria tem muitas jogadoras novas e inexperientes, mas que jogam com força. Nosso time também é jovem e ainda estamos nos entrosando. Sabemos que podemos melhorar o nosso jogo. A última partida do ano será contra o Pool Comense, da Kaé, atual campeão italiano. Serão jogos decisivos. É um desafio para o grupo, mas acreditamos que podemos conseguir. Estamos em 14º lugar e vamos ficar de fora da Copa da Itália, competição que reúne as seis melhores equipes na classificação do Campeonato Italiano até o final de dezembro, disputada em janeiro de 2005. Mas vamos nos concentrar em conseguir a vaga para os playoffs – afirma Kelly, cestinha do Cari Chieti, com 153 pontos convertidos em nove jogos.

A pivô do Famila Schio, Cíntia Tuiú, joga, neste sábado (11 de dezembro), às 16h30 (horário de Brasília), contra o Basket Bolzano. Seu time está em terceiro lugar na classificação do Campeonato Italiano, com 14 pontos (sete vitórias e duas derrotas).

– Nosso time é o terceiro colocado e o Basket Bolzano, o 15º. Mesmo com a diferença na classificação, não vai ser um jogo tranqüilo. Na última rodada (5 de dezembro), eles perderam para o Meverin Parma na prorrogação e deram muito trabalho. Se somos os favoritos, temos que mostrar isso em quadra. Não podemos ser surpreendidas, nem podemos deixar cair o nosso rendimento. São apenas mais dois jogos até o final do ano. Queremos garantir a nossa participação na Copa da Itália – conta Cíntia Tuiú.

Neste domingo (12 de dezembro), às 14h (horário de Brasília), o Pool Comense, da ala Micaela Jacintho, encara o Coconuda Maddaloni. Com 12 pontos (seis vitórias e três derrotas), a equipe de Kaé é a sexta colocada na classificação.

– Nosso adversário é perigoso. O Coconuda Maddaloni tem uma jogadora norte-americana que desequilibra, que é a Betty Lennox, MVP da WNBA em 2004. Ela é muito difícil de marcar, muito rápida e forte. Eu terei a função de marcá-la para diminuir a sua pontuação, que é, em média, de 30 pontos por jogo. Essas duas últimas partidas até o fim do ano são decisivas para ganharmos posições e podermos disputar a Copa da Itália – diz Micaela.


Nenhum comentário: