quinta-feira, 25 de novembro de 2004

Mamá joga bem, mas seu time perde

Jogando em Napoli, o Mondeville de Mamá, foi derrotado por 83 a 62 pelo time local, na EuroCopa.

Mamá foi um dos destaques de seu time (36 minutos, 13 pontos e 5 rebotes), ao lado da americana Grace Daley (18 pts).

Pelo Phard Napoli, destaques para a italiana Francesca Zara (19); a portuguesa Mery Andrade (18), a francesa Nicole Antibe (16), a americana Vicky Bullet (16).

Finalizada a quarta rodada, o Napoli é o líder do grupo C, seguido do Canarias, ambos com 3 vitórias. O Mondeville (2v e 2d) fica em terceiro.

NACIONAL FEMININO TERÁ TRÊS PARTIDAS NESTA SEXTA-FEIRA

A segunda rodada do returno do 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2004) será disputada nesta sexta-feira com três partidas: Santo André x Santa Maria/São Caetano, em Santo André (19h); Universo/Juiz de Fora x Unimed/Americana, em Juiz de Fora (20h30), com transmissão ao vivo do SPORTV; e São Paulo FC/Guaru x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, em Guarulhos (21h). A equipe de Americana segue na liderança invicta com 16 pontos em oito jogos, seguido Tde Ourinhos (8 partidas) e do Uberaba (9 jogos) ambos com 14.

— Precisamos aproveitar o apoio da torcida e o fato de estarmos mais descansadas essa semana, já que não viajamos. Temos que jogar com segurança e regularidade, evitando erros, pois qualquer deslize é ponto para Americana — comentou a ala/armadora Karla, do Universo/Juiz de Fora.

— Acredito que estamos bem preparadas para mais esse desafio fora de casa. Passamos a semana corrigindo algumas falhas que ainda estamos apresentando, principalmente na defesa e no bloqueio dos rebotes. Fora esses pequenos ajustes, a equipe precisa estar tranqüila para jogar bem durante os quarenta minutos da partida — disse a ala Lílian, do Unimed/Americana.

De acordo com o regulamento do Nacional, na primeira fase, as oito equipes jogam entre si em turno e returno. As duas primeiras colocadas se classificam automaticamente para a fase semifinal. As outras duas vagas para a semifinal serão definidas após os confrontos das quartas-de-final: 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores da semifinal disputam o título. Os playoffs das quartas-de-final, semifinal e final serão jogados em melhor de cinco partidas.

2ª Rodada do Returno – Sexta-feira (dia 26)

19h00 – Santo André x Santa Maria/São Caetano – Ginásio Pedro Dell’Antonia
árbitros: Carlos Henrique Ramos (SP) e Jacob Barreto (SP)
20h30 – Universo/Juiz de Fora x Unimed/Americana – Ginásio do Tupinambás
árbitros: Edemilson Vermelho (SP) e Celso Alves (MG)
21h00 – São Paulo FC/Guaru x FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos
Ginásio João do Pulo
árbitros: Marcos Benito (SP) e Maurício Antunes (SP)


NOTA OFICIAL Nº 182/2004
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2004
ATOS DA PRESIDÊNCIA

I) 7º CAMPEONATO NACIONAL DE BASQUETE FEMININO 2004
DESISTÊNCIA
A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro e o Iate Clube Rio das Ostras, apresentaram ofícios comunicando a desistência de sua equipe no 7º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, por motivo de força maior. O Departamento Técnico da CBB manteve a tabela de jogos, cancelando, apenas aqueles marcados com a equipe de Rio das Ostras.

Fonte: CBB



De olho no futuro

Fernando Natálio

Pensando nos próximos anos, o Sírio/Black&Decker está fortalecendo o trabalho feito nas categorias de base do basquete de Uberaba. Com muito treino e participando cada vez mais de competições, a idéia é fazer as jovens ganharem experiência e maturidade.

Sonhando com a formação de equipes competitivas e a revelação de novos talentos, a prioridade no time uberabense é dar apoio a este trabalho para conquistar títulos a médio prazo, além, é claro, de ter bom desempenho no Nacional que a equipe profissional vem disputando.

Para os dirigentes e comissão técnica, a prova de que estão no caminho certo são os resultados que as meninas vêm alcançando nos Campeonatos Estaduais Infantil, Infanto-juvenil, Petiz e Juvenil.

De todas as categorias, o melhor desempenho foi na Petiz. As meninas de 13 anos foram vice-campeãs do Mineiro disputado neste ano, em Varginha (MG), sob o comando do treinador Leandro Daher Kikuichi. A equipe juvenil, do técnico Marão, também foi bem, contando somente com duas jogadoras na categoria (17 e 18 anos). As outras, bem mais novas, ficou na terceira posição, enquanto os times Infanto-juvenil e Infantil conquistaram o quarto lugar no Estadual.

Com estas marcas, dirigentes e comissão técnica não escondem a satisfação e querem mais disputas para o ano que vem. "Gostamos dos resultados obtidos. No geral foi muito positivo, mas sempre temos que melhorar", avalia o técnico Leandro, que aproveita para projetar o sucesso destas categorias ainda por um bom período. "Teremos um grupo bom pelo menos para os próximos quatro anos".

Para o ano que vem, as expectativas são as melhores possíveis e Leandro Daher espera até mesmo títulos para as divisões inferiores do basquete uberabense. "Pretendemos no mínimo manter os resultados alcançados neste ano, mas queremos crescer mais e até mesmo ganhar campeonatos da base", conclui.

Base do Sírio aposta em cestinhas

Três atletas das categorias de base do Sírio/Black&Decker despontam como revelações do basquete uberabense. Destaques do último Campeonato Estadual Juvenil, Gabriela Madruga, Camila Alves e Duani Leal Leme são as maiores esperanças da comissão técnica e dos dirigentes do time de Uberaba.

Especialista em arremessos da linha de três pontos, a ala Gabriela Madruga ajudou o Sírio a conseguir a terceira colocação no Mineiro deste ano com cestas salvadoras. "Ela realmente é muito boa", garante Leandro Daher Kikuichi, que divide o comando técnico das divisões de base com Marão. A ala conseguiu o título de cestinha do Mineiro Juvenil, com 17,83 pontos por jogo.

A armadora Camila Alves, além de pontuar bastante, tem como característica principal a finta (uma espécie de drible) e as infiltrações no garrafão em velocidade que ajudaram a furar as defesas adversárias na competição estadual. "A penetração no garrafão é a maior qualidade dela", comenta Leandro.

Se não é o maior destaque nos arremessos de três pontos nem nas transições da defesa para o ataque, a ala Duani Leal Leme é forte em todos os fundamentos e por isso pode ser considerada a mais completa do elenco e uma das mais importantes da equipe. "Em quase todos os jogos ela fez pelo menos dez pontos", destaca o treinador. (FN)

Fonte: Jornal da Manhã



Notinhas do Juarez Araújo

Daiane dos Santos, mulher mais influente no esporte brasileiro? Piada! Nada contra a graciosa Daine, longe disso. Afinal, ela realmente levantou, ao lado dos Hipolitos, a ginástica do Brasil. Porém, meu Deus do céu. Como ficam Paula e Hortência, dois dos maiores símbolos do esporte brasileiro? Como fica Maria Éster Bueno, ex-tenista, tricampeã de Wimbledon? Como ficam
também mulheres maravilhosas do esporte como Isabel, Jacqueline, Fernanda Venturini? Que tanta injustiça. Se o prêmio para Daiane for no que ela representou nos anos 2000, parabéns a iniciativa.

*****
Mais uma TV aberta opta pelo vôlei ao basquete. Agora é a RedeTV que há bem pouco tempo anunciou que estaria entrando firme em transmissões do basquete nacional. O feminino está ai, rolando e apenas o Sportv transmite. Mas o que a RedeTV vais mostrar mesmo é o vôleibol, feminino e masculino. Acorde Grego, antes que o ping pong passe o basquete brasileiro.

Fonte: AOL



Notícias da A-2


Vasco/Fupes/LSB garante presença nas semifinais

A equipe feminina de basquete do Vasco da Gama/Fupes/LSB assegurou sua presença nas semifinais do Campeonato Estadual de Basquete da Divisão Especial, Série A-2, ao derrotar duas vezes consecutivas o time do Bauru/Cambe. Na próxima fase do playoff, que será disputada igualmente na série melhor de três partidas, o time santista enfrentará o Cristo Rei/Sel/Marília, com o primeiro jogo devendo ser realizado já nesse final de semana em Santos.

Na primeira partida, realizada em Bauru, a equipe local havia vencido por 70 a 64. No confronto seguinte, o time santista, orientado pela técnica Carmen Lúcia Fernandes, encontrou muita resistência, mas acabou vencendo por 70 a 65.

Na terceira e decisiva partida, apesar de todo o esforço das atletas de Bauru, prevaleceram o melhor condicionamento físico do time santista e as alternativas da técnica Carmen Lúcia Fernandes no banco de reservas. Alterando a equipe nos momentos certos a treinadora santista anulou completamente as alternativas táticas do técnico Dante Rossini. As santistas venceram por 73 a 53.

Fonte: A Tribuna


Branca procura concentrar o time


Unimep faz a primeira partida da semifinal do Campeonato Paulista no sábado, às 17h, em Ribeirão Preto


Além da rotina de treinamentos físicos e com bola nesta fase semifinal do Campeonato Paulista da A-2, a técnica do basquete feminino da Unimep/Amhpla/Selam, Maria Angélica Gonçalves, a Branca, está procurando conversar muito com seu elenco enfatizando a necessidade da concentração. "O trabalho é de mentalização para otimizar a equipe", disse, ontem, a técnica. Branca afirmou a necessidade de o time valorizar seus pontos positivos, mesmo respeitando o adversário.
Pelas semifinais do campeonato, o time enfrenta, sábado às 17h, fora de casa, o SME/Clube Verdade, de Ribeirão Preto, na casa do adversário. A outra semifinal reúne Vasco/LSB/Fupes contra o Cristo Rei/Sel/Marília, às 20h, em Santos. Os confrontos são melhor de três partidas.
Branca entende que o momento é de ansiedade e cobrança. Ela sabe disso porque já foi atleta. "O time está bastante motivado. A mentalização é para sermos campeãs da A-2", disse a técnica. Tanto que a passagem automática para disputar a 1ª Divisão do basquete paulista em 2005 –– obtida sábado passado ao vencer Jaú –– , foi, de uma certa forma, pouco comemorada pela equipe.
"O objetivo maior é o título da A-2. Todo atleta tem que querer mais. A reitoria da Unimep nos parabenizou, mas dos três degraus a subir, ainda temos dois: a semifinal e a final para coroar nosso trabalho", disse Branca.
O time treina em um período hoje no Ginásio Municipal Waldemar Blatskauskas e em dois períodos amanhã. No sábado, dia do jogo, a equipe viaja às 12h para a primeira partida da melhor de três contra Ribeirão. A jogadora Lico ainda está fora do time porque se recupera de uma infecção.

Fonte: Jornal de Piracicaba


BASQUETE FEMININO DA UNIMEP EM BUSCA DE VITÓRIAS


Embora já tenha adquirido o direito de disputar a Divisão Especial A1 do basquete feminino em 2005, a equipe UNIMEP/AMHPLA/SELAM busca ficar entre os primeiros da série A2, ambicionando ser campeã. Por isso a Comissão Técnica, liderada pela Branca, tem exigido muito de suas comandadas, tanto no aspecto técnico, tático e emocional. É com esse espírito e garra, que as Unimepianas vão para Ribeirão Preto disputar o jogo nº 01 da fase semi-final do Campeonato Estadual Divisão Especial A2, no próximo Sábado, dia 27, às 17h00, contra o SME/Clube Verdade.
A campanha da Unimep na fase de classificação foi fantástica, quando teve somente uma derrota no 1º jogo contra Santos. Na fase do play off - quartas de final - eliminou o Aristocrata de Jau por 90 a 48 e 87 a 55. Agora encara Ribeirão Preto pela fase semi final, se vencer na disputa melhor de 3 jogos, enfrentará ou Santos ou Marília, que fazem a outra semi final.
O revezamento de jogadoras durante as partidas e o bom preparo físico da equipe tem sido o diferencial, ao lado da homogeneidade do grupo, pois entre as vinte cestinhas da A2, seis são da Unimep, o que demonstra a força do conjunto.
O jogo 02 será em Piracicaba, dia 04 de dezembro às 19h00 e se necessário a 3ª partida, será dia 05 às 18h00 no "Waldemar Blatkauskas".



O PONTO DE VISTA DE BRUNO LIMA

O FIM DO CONTO DO VIGÁRIO

Esta semana o basquete, em nível estadual e nacional, conseguiu ser mais uma vez manchado pelas trapalhadas dos dirigentes que eu não sei se classifico como incompetentes, ingênuos, coniventes, anti-profissionais ou zombadores daqueles que tanto admiram o esporte. Sinceramente não sei.

Em nível estadual porque o basquete carioca se já estava com pouco crédito na praça, agora então depois dessa lambança ocorrida em Rio das Ostras piorou tudo. Neste caso, a tal Kátia (suposta diretora do time) tem culpa? Lógico que tem. E aqueles que direta ou indiretamente sempre estiveram ao lado dela e aceitaram tudo que ela falava? Esses para mim são os principais culpados. Pasmem senhores que ninguém ---- ouviu falar no nome dessa senhora no meio esportivo. Como pode o técnico do feminino, Alexandre Cato, que tem no currículo até título nacional, aceitar fazer parte de um esquema dando tiro no escuro? E o que falar do experiente Guilherme Kroll? Segundo informações, o técnico do masculino em desespero total chegou a fazer dívidas querendo atenuar a crise. Ou seja: total falta de profissionalismo. As pessoas precisam evoluir – em todos os sentidos.

Se o Superintendente da FBERJ tem culpa no cartório em nível estadual, não hesito em afirmar que o Presidente da CBB também é um dos responsáveis. Sabendo da formação recente da equipe sem nenhuma estrutura, como acreditar na “lábia” de uma estrangeira desconhecida? Desorganização é uma das marcas registradas dos atuais administradores da entidade nacional do esporte. Todavia, eles têm dois pesos e duas medidas. Por quê? Em 2002, Fortaleza tentou, assim como o Minas, pleitear a vaga para o nacional 2003. A CBB não aceitou tais pedidos, no entanto vislumbrou uma condição para que participassem: o famoso pedágio. Minas pagou e teve a vaga. Fortaleza, apesar de ter comprovado garantias e um projeto, não foi aceito pela entidade, que não aceitou porque tais garantias não era “cash”, como a entidade exigia. Agora faço uma pergunta: por que não se utlizou do mesmo artifício para aceitar a equipe feminina de Rio das Ostras no nacional feminino?

Isso tudo é lamentável e um marketing altamente negativo para o esporte. Durante a semana, jornais do Rio de Janeiro, São Paulo e sites especializados estamparam o ocorrido. Gostaria muito que a imprensa cobrisse o basquete, enfatizando o bom espetáculo, jogadores brilhando com a camisa da seleção, e etc... Mas por enquanto é uma grande utopia. Sinto muito!

***********

Excelente artigo sobre o pífio episódio Rio das Ostras subscrito pelo Bert no www.pbg.blogspot.com

Fonte: Databasket

P.s: Digo o mesmo do artigo do Bruno. É muito bom saber que nem todo mundo se contenta com uma visão tão superficial das coisas. E mais ainda ver que ainda há alguém que não se conforma com tanto descaso e nem prefere o silêncio diante de um tema tão espinhoso. ;-)

Nenhum comentário: