terça-feira, 21 de setembro de 2004

CBB confirma Nacional feminino com times de apenas três Estados

Da Redação
Em São Paulo

A Confederação Brasileira de Basquete confirmou nesta terça-feira que o Campeonato Nacional feminino, que começa na segunda quinzena de outubro, terá oito times. A distribuição por Estados, porém, continua baixa.

Entre os oitos inscritos, cinco são de São Paulo, dois de Minas Gerais e um de Santa Catarina. No ano passado, com o mesmo número de equipes, a divisão era ainda mais desigual. O Nacional também teve a participação de três Estados, mas seis equipes eram de São Paulo.

A grande novidade é a formação de uma equipe em Juiz de Fora, Minas Gerais. O time, patrocinado pelo grupo de ensino Universo, tem um orçamento alto comparado aos adversários, mas teve dificuldades para contratar.

Iziane, revelação da seleção brasileira, "esnobou" uma proposta da equipe vai jogar na Rússia. A armadora Karla, que jogou as Olimpíadas de Atenas, é o nome mais conhecido da equipe.

A prefeitura do Rio de Janeiro, que começou a negociar um time forte para a competição, adiou o projeto para 2005. Foi criado apenas um time masculino, com Oscar como dirigente, que espera por adversários para disputar o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

Americana/Unimed, atual campeão, também não chega tão forte. O time perdeu a ala Micaela, melhor jogadora do último Nacional, para o basquete italiano, a armadora Jacqueline operou o joelho e só volta no ano que vem e a ala Silvinha, revelação do primeiro semestre, passa por uma artroscopia nesta quarta.

Ourinhos/Unimed, campeão paulista, manteve a base do primeiro semestre, formada por jogadoras jovens. O time contratou uma jogadora, a pivô cubana Lisdeivi Pompas, que veio ao Brasil com o Havana para o Mundial e pediu asilo político.

A ausência é a equipe de São Bernardo. No ano passado, o time montado pelo ex-jogador Marcel formou um bom elenco, mas não manteve o investimento e terminou com o feminino. Hoje, o time só sobrevive no masculino, no qual é líder de um dos grupos do Campeonato Paulista.

As principais jogadoras da equipe terminaram em Minas. O Uberaba/Black&Decker contratou Vanessa Gattei, Maria e Juliana e ainda trouxe Roberta e Ana Lúcia, do São Paulo-Guarulhos.

Em Santo André, a técnica Laís Elena continua com problemas para manter a equipe, apenas com a verba que recebe da prefeitura. A ala Vivian, que foi à Atenas, porém, deve defender a equipe no Nacional.

Karla (Juiz de Fora), Vivian, Silvinha (Americana) e Janeth formam o quarteto de jogadoras da seleção no Nacional. A veterana, porém, ainda não sabe qual equipe vai defender. Ela foi campeã paulista por Ourinhos, mas tem propostas também de Americana e de Juiz de Fora.

De acordo com o regulamento do Campeonato Nacional, na primeira fase, as oito equipes jogam entre si em turno e returno. As duas primeiras colocadas se classificam para a semifinal. As outras duas vagas para a semi serão definidas após os confrontos das quartas-de-final, em melhor de três jogos): 3º x 6º e 4º x 5º. Os playoffs semifinal e final serão em melhor-de-cinco.

Confira os oito inscritos:
Americana/Unimed (São Paulo)
Ourinhos/Unimed (São Paulo)
Santo André (São Paulo)
São Caetano (São Paulo)
São Paulo-Guaru (São Paulo)
Juiz de Fora/Universo (Minas Gerais)
Uberaba/Black&Decker (Minas Gerais)
Blumenau/Vasto Verde (Santa Catarina)


Fonte: UOL

Nenhum comentário: