segunda-feira, 14 de junho de 2004

HELEN LUZ COMEMORA OS DEZ ANOS DA CONQUISTA DO MUNDIAL DA AUSTRÁLIA

Há dez anos, na Austrália, o basquete feminino do Brasil conquistava a sua primeira e única medalha de ouro em Campeonatos Mundiais. A armadora Helen Luz integrava a seleção brasileira nesse momento importante para o esporte brasileiro. Para ela, participar da conquista inédita do título de campeã mundial foi uma grande emoção.

– Ganhar uma medalha de ouro na minha primeira participação em um Campeonato Mundial foi inesquecível. Esse título representou um grande momento na minha carreira e também me fez sentir a importância de vestir a camisa da seleção brasileira. As pessoas passam a reconhecer o seu trabalho e a depositar em você muito respeito e confiança – afirma a jogadora.

Helen se lembra bem dos desafios que enfrentou durante a competição, como a partida contra a Espanha nas quartas-de-final e a vitória sobre os Estados Unidos na semifinal por apenas três pontos, no último minuto.

– Para mim, o jogo mais difícil da competição foi contra as espanholas. Não conseguimos atuar bem na defesa, mas acabamos vencendo por 92 a 87. A partida da semifinal contra a seleção norte-americana foi a mais emocionante do Mundial. Ninguém esperava que a “humilde” equipe do Brasil pudesse derrotar um grupo que contava com jogadoras como Lisa Leslie e Sheryl Swoopes. Na final contra a China, no dia 12 de junho de 1994, já estávamos muito confiantes na vitória. Depois de passar por adversários fortes como os Estados Unidos e a Espanha, tínhamos certeza de que o título era nosso – conta a atleta.

Nesta terça-feira (15/06), Helen vai estar no almoço em homenagem às jogadoras e à comissão técnica do Mundial da Austrália promovido pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em São Paulo.

Nenhum comentário: