quinta-feira, 27 de maio de 2004

Claudinha volta ao basquete nacional depois de três temporadas

Marta Teixeira

São Paulo (SP) - Foram três temporadas jogando exclusivamente na Europa, mas, finalmente, a armadora Claudinha volta a jogar basquete em casa. Ela é um dos reforços contratados pelo Unimed/Americana para a fase final do Campeonato Paulista e para a seletiva do Mundial de Clubes, que começa nesta sexta-feira, em Americana (SP).
Na primeira temporada no exterior, Claudinha defendeu o Salamanca, na Espanha. No ano seguinte, transferiu-se para o Zaragoza, também espanhol. Na última temporada, foi a vez de se aventurar no Montpellier, da França, mesma equipe que já contou com a ex-companheira de seleção Adriana Santos.

Segundo Claudinha, o retorno foi motivado por uma coincidência de calendário e pelas boas perspectivas do novo time na competição. 'Antes o calendário coincidia com o Europeu, esse ano também não tinha prazo (para inscrição) no Paulista. Sei que voltei para uma equipe vitoriosa', garante.

Em Americana, ela vai reencontrar o técnico (Paulo Bassul) com quem atuou na época do mirim, em Piracicaba (SP), e de ex-companheiras de clube como a pivô Érika, outra novidade no grupo e com quem jogava no Vasco da Gama, além de Lilian, com quem foi medalhista nos Jogos de Sydney-2000.

Para a armadora, a readaptação tem sido tranqüila. 'Está sendo fácil porque já conheço a maioria das jogadoras como a Cris e Lilian porque jogamos muito tempo juntas', explica. Mas Claudinha reconhece que, em alguns momentos, a coisa fica meio estranha. 'Tem hora que o Paulinho começa a falar, falar, muito. Eu olho e penso: o que ele está falando? Parece que você está meio por fora', diz rindo. 'Mas pela filosofia nem tanto'.

Mas os três anos no exterior deixaram sua marca no estilo da jogadora, que se considera bem mais madura do que quando saiu do país. 'Lá jogava só como 1 (armadora legítima). O basquete europeu não é aquela lentidão que as pessoas pensam. É mais tático. Me fez ficar um pouco mais calma', brinca.

É com essa maturidade que ela pretende contribuir para o sucesso de Americana no Mundial. Sua equipe estréia sexta-feira, às 20 horas, enfrentando o First Bank, da Nigéria. Na preliminar, o Habana, de Cuba, enfrenta o Velez Sarsfield, da Argentina, a partir das 17 horas.



Érika volta com sede de título


Marta Teixeira

São Paulo (SP) - Nas duas últimas competições das quais participou a pivô Érika não teve muita sorte. No Campeonato Nacional feminino de basquete teve de se contentar com o vice-campeonato defendendo o Unimed/Ourinhos. Depois do torneio, embarcou para a Espanha onde chegou à final de mais um Nacional, desta vez pelo Barcelona e, mais uma vez, ficou em segundo. No início do mês ela retornou ao Brasil para reforçar o Unimed/Americana na disputa da seletiva para o Mundial de Clubes e está determinada a acabar com a seca de títulos.
“Vim com espírito para levar o nome (da equipe) ao local mais alto do pódio”, garante a pivô que foi campeã no Pré-Olímpico do México em 2003 e Nacional na temporada anterior, quando ainda defendia o São Paulo/Guaru. “Chega né, foram duas vezes (segundo lugar). Agora em casa vim para fazer meu papel. Chegou a minha vez”, avisa.

Com o Barcelona, ela perdeu o título justamente para a equipe de sua nova companheira de equipe, a ala Amaya Valdemoro. Apesar de adversárias na Europa, Érika deixa clara a admiração pela espanhola. “Nossa, se conheço”, diz, comentando suas referências sobre a jogadora.

Érika é reforço com tempo certo para colaborar com Americana. A pivô já tem praticamente acertado seu retorno para a Europa, assim que terminar o Mundial. Além do próprio Barcelona, a atleta também foi sondada pelo Valencia para a próxima temporada.

Vice-campeã Mundial com a seleção brasileira sub-21, Érika também já jogou na WNBA, defendendo o Los Angeles Sparks. Na seletiva do Mundial, em Americana (SP), o time da casa estréia nesta sexta-feira, às 20 horas, enfrentando o First Bank, da Nigéria. A programação começa às 17 horas com o duelo entre Habana, de Cuba, e Velez Sarsfield, da Argentina.


Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: