terça-feira, 13 de abril de 2004

Vânia Teixeira visita projeto em Pederneiras



Umas das maiores estrelas do basquete feminino, Vânia Teixeira gentilmente palestrou para as 98 alunas das categorias mini e mirim do Projeto Basquete Ao Alcance de Todos, do município de Pederneiras, no dia 03 de abril.

Inicialmente, Vânia contou como conheceu o basquete, dizendo que todas as suas amigas da cidade de Bauru participavam de uma escolinha de basquete no Sesi, e que para não ficar sozinha, com 8 ou 9 anos começou a brincar de basquete. Na época o treinador era Antônio Carlos Barbosa, ao qual se referiu com muito carinho, e agradeceu pelos ensinamentos no início da sua carreira. Salientou o momento em que a brincadeira virou coisa séria, onde decidiu que realmente teria o basquete como prioridade na sua vida.

O ponto que realmente nos deixou impressionado foi quando nossa Vânia Teixeira explanou que a condição que sua mãe impôs para que ela treinasse basquete, seria que jamais abandonaria os estudos, como prova disso Vânia tem 2 diplomas de nível superior e pretende continuar suas especializações.

Vânia ressaltou as rotinas dos treinos, técnicos especiais em sua carreira, as equipes que defendeu, merecendo destaque as equipes de Piracicaba, onde jogou por 12 anos, além dos 14 anos dedicados à Seleção Brasileira. Contou também passagens hilárias em vários países que disputou campeonatos internacionais, merecendo destaque o intérprete coreano Kim.

Comparou as seleções atuais com a seleção da época, destacando a dificuldade que a seleção brasileira tinha com equipes muito altas, pois o Brasil não possuía pivôs altas como Alessandra e Tuiú.


Após essa primeira etapa de explanação de sua carreira, Vânia abriu espaço para as alunas do projeto fazerem perguntas, e após tudo isso, Vânia ainda distribuiu autógrafos, tirou fotos... Resumindo: fez a maior festa. Mostrou que realmente não é uma estrela dentro de quadra, mostrou que é uma estrela bem maior fora dela.

O Lions Club de Pederneiras e a A.A.B.B. (Associação Atlética Banco do Brasil), que são parceiros do projeto, organizaram o almoço na sede da A.A.B.B.(que cede a quadra para um dos núcleos de formação) e a Prefeitura Municipal de Pederneiras, que é a mantenedora do projeto, aproveitou a ocasião para distribuir os ovos de Páscoa para as meninas integrantes do projeto. Pederneiras conta com 3 núcleos de formação de atletas, distribuídos na região periférica da cidade, contando com mais de 180 meninas participantes. Neste ano, abrimos espaço também para os meninos que em grande número se matricularam no projeto.

Nós, que diariamente batalhamos para o sucesso de Projeto, não temos palavras para agradecer a gentileza da nossa querida Vânia Teixeira. Que Deus continua abençoando todos nós.

Rafael de Oliveira
Técnico de Basketball
Pederneiras - SP

Nenhum comentário: