sexta-feira, 2 de janeiro de 2004

UBERABA E OURINHOS ABREM A FASE SEMIFINAL DO NACIONAL FEMININO NESTE SÁBADO

Black&Decker/Uberaba (MG) e Pão de Açúcar/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) abrem, neste sábado, às 21 horas de Brasília, em Uberaba, a fase semifinal (melhor de cinco jogos) do 6º Campeonato Nacional de Basquete Feminino. No domingo, às 20:30 horas, tem início o outro playoff semifinal entre São Caetano (SP) e Unimed/Americana (SP), em São Caetano. Na segunda-feira, às 19 horas, Ourinhos e Uberaba voltam a se enfrentar em Ourinhos. Na terça-feira, às 20:30 horas, é a vez de Americana receber o São Caetano. O SPORTV transmite ao vivo todas as partidas. A CBB irá sortear bolas Penalty e camisas da seleção brasileira feminina, patrocinada pela Eletrobrás.

Na fase de classificação, o time de Ourinhos terminou invicto em primeiro lugar, com 28 pontos ganhos, enquanto o Uberaba ficou na quarta colocação, com 22 pontos (8 vitórias e 6 derrotas). Nas quartas-de-final, o clube mineiro ganhou do São Paulo/Guaru por dois a um. Ourinhos e Uberaba se enfrentaram duas vezes na primeira fase com duas vitórias da equipe paulista: 95 a 65 (turno em Uberaba) e 80 a 66 (returno em Ourinhos). Com as 14 vitórias no turno e no returno, o Ourinhos igualou a marca de 14 vitórias do Paraná Basquete no Nacional 2001. O recorde de vitórias consecutivas pertence ao Fluminense (RJ) que ganhou 15 partidas na competição de 1998.

— Sabemos que o Ourinhos é o favorito. O time conta com várias estrelas do basquete brasileiro, mas nós vamos fazer de tudo para dificultar o jogo delas. Nossa equipe está unida e vamos começar essa nova etapa com força total. Quem sabe a gente consegue surpreendê-las e garante uma vaga na final — disse a ala Cíntia Luz, de Uberaba.

— Treinamos esses dias só pensando no time do Uberaba. A equipe cresceu muito ao longo do Campeonato, principalmente no returno. Por isso, o treino foi forte e consciente. No primeiro jogo elas estarão jogando em casa, com o apoio da torcida, mas nós vamos inverter essa vantagem nas próximas partidas. Temos uma equipe muito unida, que foi se entrosando ao longo do Nacional e assim conseguimos fazer uma boa campanha — comentou a ala Janeth, de Ourinhos.

O Unimed/Americana fez a segunda melhor campanha da fase de classificação, com 26 pontos ganhos (12 vitórias e duas derrotas), enquanto o São Caetano ficou na sexta posição, com 19 pontos (5 vitórias e 9 derrotas). Nas quartas-de-final, o São Caetano superou o Santo André, terceiro colocado, por dois a um. Na primeira fase do Nacional, duas vitórias para o time de Americana: 75 a 54 (turno em Americana) e 80 a 51 (returno em São Caetano).

— Chegamos bem até aqui e ganhamos muita autoconfiança com a vitória sobre o Santo André nas quartas-de-final. Para a semifinal treinamos mais forte e a expectativa é a melhor possível para esta nova fase. Estamos muito confiantes na vitória — explicou a pivô Alessandra, de São Caetano.

— A nossa equipe treinou bastante durante esse recesso. A força de vontade e o entrosamento cresce cada dia mais, o que vem tornando o treino sempre melhor. Estamos com o pensamento muito positivo para essa partida e se continuarmos assim, vamos garantir a vitória no domingo. O objetivo é vencer os três jogos, mesmo sem a vantagem de jogar em casa na primeira partida — analisou a ala Micaela, de Americana.

Nas estatísticas do Nacional 2003, a ala Micaela, do Unimed/Americana, segue na liderança do ranking de cestinhas com a média de 23.2 pontos (325 no total). Já a pivô Erika, do Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, é a melhor nos rebotes com 10.3 (144) e nos bloqueios com 2.1 (29). A ala Janeth, do Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, é a número um nas assistências, com 4.1 (57). E a primeira nas recuperações de bolas é a ala Fabianna, do São Caetano, com 3.2 (54). A cestinha do Nacional Feminino, de 1998 a 2003, é a ala Janeth com 2.820 pontos em 93 jogos (média de 30.3 pontos).

Como tem feito em todas as competições, o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, irá assistir os jogos em Uberaba e São Caetano.

CAMPANHAS
PÃO DE AÇÚCAR/UNIMED/OURINHOS (SP)
1º colocado na fase de classificação
28 pontos – 14 vitórias e nenhuma derrota
1.243 pontos pró (média: 88.8).
859 pontos contra (média: 61.4)

BLACK&DECKER/UBERABA (MG)
4º colocado na fase de classificação
27 pontos – 10 vitórias e 7 derrotas (até as quartas-de-final)
1.361 pontos pró (média: 80.1)
1.327 pontos contra (média: 78.1)

UNIMED/AMERICANA (SP)
2º colocado na fase de classificação
26 pontos – 12 vitórias e duas derrotas
1.150 pontos pró (média: 82.1)
879 pontos contra (média: 62.8)

SÃO CAETANO (SP)
6º colocado na fase de classificação
24 pontos – 7 vitórias e 10 derrotas (até as quartas-de-final)
1.153 pontos pró (média: 67.8)
1.211 pontos contra (média: 71.2)

PROGRAMAÇÃO – FASE SEMIFINAL
1º JOGO
Sábado (dia 3)
21:00h – Black&Decker/Uberaba x Unimed/Ourinhos – Ginásio do Jockey Club
(SPORTV – Ao vivo)
árbitros: Joaquins Feitosa (DF) e Wilton Batista (DF)
Domingo (dia 4)
20:30h – São Caetano x Unimed/Americana – Ginásio Joaquim Cambaúba Rabelo
(SPORTV – Ao vivo)
árbitros: José Augusto Piovesan (SP) e Lupércio Cardoso (SP)

2º JOGO
Segunda-feira (dia 5)
19:00h – Unimed/Ourinhos x Black&Decker/Uberaba – Ginásio Monstrinho
(SPORTV – Ao vivo)
árbitros: Cristiano Maranho (PR) e Benedito Moura (SC)
Terça-feira (dia 6)
20:30h – Unimed/Americana x São Caetano – Ginásio Centro Cívico
(SPORTV – Ao vivo)
árbitros: Carlos Renato dos Santos (SP) e Jonas Pereira (SP)

3º JOGO
Quarta-feira (dia 7)
19:00h – Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos x Black&Decker/Uberaba – Ginásio Monstrinho
19:00h – Unimed/Americana x São Caetano – Ginásio Centro Cívico

Nenhum comentário: