quarta-feira, 3 de setembro de 2003

Danila, a pivô mais alta do Brasil, é a revelação do BCN

Com apenas 15 anos e 2,02 metros, a atleta é uma das esperanças do esporte
Osasco (SP) - Apesar de não ter um time adulto, o BCN Esportes mantém um importante trabalho nas categorias de base do basquete, revelando e aprimorando novos talentos. Com uma das melhores estruturas da modalidade no país, instaladas em vários núcleos de formação em Osasco, o BCN aposta no desenvolvimento de crianças e adolescentes no esporte. Um fruto desse trabalho é uma das maiores promessas da modalidade, a pivô Danila, de 15 anos e 2,02 metros, que defende a equipe infantil no Campeonato Estadual. Ela é a jogadora brasileira mais alta em atividade e vem evoluindo muito tecnicamente.

Danila morava na fazenda dos avós, em Riolândia, norte do Estado de São Paulo, e jogava basquete apenas nas aulas de Educação Física, no colégio em que estudava, em Pontes Gestal, cidade vizinha, e nem pensava em ser atleta. Um árbitro de xadrez esteve trabalhando nos Jogos Abertos do Interior, realizados em 2001, em São José do Rio Preto, que fica na mesma região, e soube de Danila por intermédio de uma professora de Educação Física. "Eles consultaram minha mãe, que também é professora, e pediram autorização para minha indicação para jogar no BCN. Houve um primeiro contato com a técnica Macau, das equipes juvenil e infanto-juvenil, e depois com o Fernando Tessarotto (coordenador da modalidade). Tudo ficou acertado e vim para Osasco no início de 2002 para jogar na equipe mirim", lembrou.

Ela admite que quando chegou ao BCN sabia muito pouco do esporte e, por isso, o ano passado foi de aprendizado. Tessarotto lembra que além dos treinamentos normais, com o restante do elenco, Danila fez um reforço com o preparador físico Leonardo Cursino. O esforço da jogadora é reconhecido pela treinadora Fernanda Ferreira. "Ela é uma garota que se desenvolveu muito desde que chegou aqui, é muito esforçada, aplicada e procura cumprir as determinações da comissão técnica. A Danila ainda é jovem e tem muito potencial. Ela praticamente está começando na modalidade, sua evolução será gradual e temos de ter paciência. Outro aspecto positivo é o seu bom desempenho escolar", comentou a treinadora da equipe infantil do BCN.

Com estatura privilegiada, Danila sabe que só tamanho não é suficiente para ser uma boa jogadora. "É importante ter bom aprimoramento técnico, habilidade e velocidade. Tenho procurado me empenhar nos treinos para conseguir atingir bom nível técnico. Adorei o basquete e quero seguir a carreira e chegar à seleção brasileira", destacou a jogadora, que está no primeiro colegial e pretende estudar Educação Física.

A pivô tem como ídolos Magic Paula, a rainha Hortência e "Mão Santa" Oscar. Ela teve recentemente a oportunidade de ter um contato direto com Paula, durante a solenidade de abertura do XIII Festival de Núcleos de Formação do BCN, em Osasco. Na oportunidade, a atual secretária de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, que jogou durante vários anos no BCN e onde encerrou a carreira, foi homenageada. "Confesso que fiquei emocionada de estar ao lado de uma das maiores estrelas não apenas do basquete mas do esporte", lembrou.

O BCN disputa o Campeonato Estadual e Danila tem começado os jogos como titular. Ela explica que procura seguir à risca as determinações da técnica Fernanda, trabalhando forte na defesa e ajudando o ataque. "Tento desempenhar bem a minha função dentro de quadra e ajudar o time a conquistar as vitórias", acrescentou.




Nenhum comentário: