E Por Falar em Saudade...
Vânia Hernandez
A ex-pivô Vânia Hernandez conseguiu uma façanha no basquete: deixar saudades em todos os times que defendeu. Baixinha para os padrões do esporte, com 1,74 metro, sobreviveu aos confrontos com jogadoras muito mais altas e fortes, mostrando raça e, sobretudo, amor à camisa. Este diferencial, aliás, é o grande responsável por Vânia freqüentar a mais refinada das galerias do esporte, ao lado de mitos como Hortência, Paula e Janeth.
A passagem de Vânia Hernandez pelo BCN foi vitoriosa. Ela fez parte do primeiro grupo apoiado pelo banco na Unimep, de Piracicaba. A jogadora ajudou o time a conquistar títulos importantes como o do Crystal Palace, em Londres, Campeonatos Paulista e Brasileiro, além dos Jogos Abertos do Interior. As boas atuações da atleta pelo BCN a levaram à seleção brasileira, campeã pan-americana em Havana, em 1991, e à que garantiu vaga para os Jogos de Barcelona no Pré-Olímpico de Vigo, na Espanha, em 1992.
A principal característica de Vânia sempre foi a garra, a luta incrível por rebotes e o espírito guerreiro. Tamanha determinação sempre despertou a admiração em suas companheiras, que sempre preferiam tê-la a seu lado do que no time adversário. Ela jogou no BCN ao lado de Paula, Vânia Teixeira, Nádia, Ruth, Janeth, Karina, Macau (hoje técnica das equipes juvenil e infanto do BCN) e Neusa (assistente do mirim da equipe de Osasco).
Morando em Sorocaba, onde cursa Educação Física, Vânia afirma ser uma aluna aplicada. Além disso, tem uma escolinha de basquete em sociedade com a irmã gêmea Vanira. Vânia dá aula para os meninos, enquanto Vanira ensina as meninas.
Com esse conhecimento pessoal, Vânia elogia a iniciativa do BCN de dar iniciação esportiva para 3.500 crianças em Osasco. Ela lembra que poucos clubes fazem um trabalho tão bom na área social e nas categorias de base, revelando novos atletas para o esporte brasileiro.
Ficha Técnica:
Nome: Vânia Hernandez.
Nascimento: 30 de junho de 1963
Posição: Pivô
Clubes por que passou:
Prudentina, Unimep, BCN/Unimep, Perdigão/Divino, Minercal, Leite Moça, Constecca/Sedox, Sport Recife, Lacta/Santo André, Emas/Mandi, Jomec/Rio Preto, Microcamp, Ulbra/Canoas, Canatiba/Santa Bárbara, Knorr/Campinas, Objetivo/Avaré e Quaker.
Fonte: BCN Esportes
Podcast BNC: o legado de David Stern
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário