Relato de um leitor
A seguir, publico relato que recebi de um Ourinhense estupefato com a suposta falta de atualização do Barbosa no que diz respeito à práticas de treinamento de equipes de ponta:
Foi com surpresa que li a reportagem publicada durante o carnaval, no jornal Folha de Sao Paulo, na qual o treinador Barbosa, após voltar do estágio que realizou nos Estados Unidos juntamente com outros membros da comissáo técnica da selecáo brasileira, afirma que ficou surpreso com o rítmo de treinos dos americanos.
Náo imaginava, que um dia o Sr. Barbosa conseguiria observar e reconhecer, que ele náo é adepto de muitos treinos ( coisa que é amplamente conhecida no mundo do basquetebol feminino).
Acompanho o basquete feminino ha algum tempo e principalmente acompanho a equipe do UNIMED - OURINHOS e sempre constatei que esta equipe vive para treinar. Sabemos que esta equipe nunca teve um elenco formado por jogadoras de selecáo ( com algumas excecóes), mas sempre a equipe chegou nas fases finais dos campeonatos que disputou, isto gracas a grande quantidade de treinamento e esforco das atletas e comissáo técnica.
Ë rotina na equipe de Ourinhos, treinar no dia seguinte aos jogos e isto, para o Sr. Barbosa parece ser uma inovacáo dos americanos. Acho que seria mais pláusível, o nosso técnico conhecer antes o nosso basquete e as metodologias que estáo sendo utilizadas há tempo por algumas equipes brasileiras.
Acho que chegou a hora de náo acontecer coisas como presenciei em Varginha - MG, onde a selecáo sub 21 disputou um torneio de preparacáo para a Copa America e este torneio terminou no domingo e a selecáo estrearia na Copa America na próxima sexta feira. No saguáo do hotel, o Sr. Barbosa dispensou as jogadoras e marcou a reapresentacáo para a quarta feira, ou seja, dois dias antes do início da competicáo.
Isto ninguém me contou. Eu estava no hotel e presenciei este fato.
Acho que realmente chegou a hora de haver uma reciclagem nos conceitos do Sr. Barbosa e nos membros da CBB, pois caso contrário, continuaremos a ter bons resultados no basquete feminino, mas gracas ao desempenho e esforco de nossas atletas.
Espero que este discurso do Sr. Barbosa, náo fique somente nas declaracóes para os jornais e a partir de agora, ele coloque em prática o que precisou ir aprender nos Estados Unidos.
J.B.
Ourinhos - SP
Podcast BNC: o legado de David Stern
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário