sexta-feira, 30 de agosto de 2002

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA EMBARCA PARA AUSTRÁLIA E CHINA

Rio de Janeiro – Rumo ao 14º Campeonato Mundial da China, a seleção brasileira feminina de basquete embarca para a Austrália neste sábado, às 16:45 horas, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Lan Chile 0751). De 6 a 10 de setembro, o Brasil irá disputar a Copa das Quatro Nações, em Newcastle e Sydney, contra as seleções da Austrália, vice-campeã olímpica; Estados Unidos, campeão mundial e olímpico; e França, atual campeã européia.

— O torneio na Austrália é uma boa oportunidade para testar o entrosamento do grupo e um bom teste, porque vamos enfrentar seleções que estão entre as favoritas do Mundial (França, Estados Unidos e Austrália). As expectativas para o Mundial são muito boas. Do nosso grupo, a China é o adversário mais difícil e conta com o apoio da torcida. Não conheço a Iugoslávia, mas sei que é uma equipe forte, formada principalmente por jogadoras jovens. Nosso objetivo é ganhar uma medalha na China — afirmou a pivô Cíntia Tuiú.

— Na Austrália faremos jogos de altíssimo nível que servirão como excelentes testes para a nossa equipe já que enfrentaremos seleções que se destacaram nos últimos anos Além dessas quatro equipes, acredito que, no Mundial, Espanha, Rússia, Coréia e China também darão trabalho. A Rússia tem um time maravilhoso, a Coréia mostrou evolução nas Olimpíadas de Sydney e a China tem a força da torcida. Apesar de não conhecer a seleção da Espanha, vi a excelente qualidades das atletas quando joguei no país — declarou a armadora Claudinha.

— O grande objetivo dos jogos na Austrália e adquirir ritmo forte de jogo, trabalhar mais as variações de jogadas e observar melhor possíveis adversários no Mundial. O resultado não é tão importante, até porque nos primeiros dias estaremos nos adaptando ao fuso horário. A equipe se conhece bem e não teremos problemas de entrosamento — disse a pívô Kelly.

No Mundial da China, o Brasil está no grupo "B", com sede em Taicang, e terá como adversários na primeira fase a China (dia 14), o Senegal (15) e a Iugoslávia (16). Confira os outros grupos: “A” – Austrália, Argentina, Espanha e Japão. GRUPO C: Estados Unidos, Lituânia, Rússia e Taipé. GRUPO D: França, Coréia do Sul, Cuba e Tunísia. Os três primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase, quando serão formadas duas chaves de seis equipes: E (com as seleções de A e B) e F (com as seleções de C e D). A ESPN Brasil transmite ao vivo.

SELEÇÃO BRASILEIRA
4. Claudinha – Ala/Armadora – 27 anos – 1,70m – Miami Sol (Estados Unidos)
5. Helen – Ala/Armadora – 29 anos – 1,76m – Unimed/Americana (SP)
6. Adriana Santos – Ala – 31 anos – 1,80m – Lattes Maurin Montpellier (França)
7. Adrianinha – Armadora – 23 anos – 1,68m – Phoenix Mercury (Estados Unidos)
8. Iziane – Ala/Armadora – 20 anos – 1,81m – Miami Sol (Estados Unidos)
9. Janeth – Ala – 33 anos – 1,82m – Houston Comets (Estados Unidos)
10. Micaela – Ala – 23 anos – 1,81m – Vasco da Gama (RJ)
11. Érika Souza – Pivô – 20 anos – 1,95m – Los Angeles Sparks (Estados Unidos)
12. Sílvinha – Ala – 27 anos – 1,74m – Unimed/Americana (SP)
13. Alessandra – Pivô – 28 anos – 2,00m – Wooribank (Coréia do Sul)
14. Cíntia Tuiú – Pivô – 27 anos – 1,94m – Orlando Miracle (Estados Unidos)
15. Kelly – Pivô – 22 anos – 1,91 – Detroit Shock (Estados Unidos)

COMISSÃO TÉCNICA:
Técnico: Antonio Carlos Barbosa
Assistente: Paulo Roberto Bassul
Preparador físico: João Nunes
Médica: Dra. Ana Maria Visconti
Fisioterapeuta: Francine Barreto
Mordomo: Matilde Silveira
Árbitro: Tatiana Steigerwald

Nenhum comentário: