sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Elenco do Corinthians/Pague Menos/Americana é liberado para as festividades



Após começar com o pé direito vencendo suas duas partidas na LBF(Liga de Basquete Feminino), as atletas do Corinthians/Pague Menos/Americana realizaram os últimos trabalhos nesta quarta-feira(21) e depois foram liberadas para as festividades do Natal e Ano Novo. O retorno das atividades está marcado para o dia 02 de janeiro com um trabalho na academia.

“Como realizamos muitos treinamentos, resolvemos liberar as atletas hoje para que possam passar esses dias com seus familiares.”, comentou o preparador físico Marcos Strapasson.

Marcos destacou que será passado um cronograma para as atletas seguiram durante esse período festivo. “Mandaremos uma planilha, com trabalho de transição, de estabilização, para que as jogadoras não percam todas as adaptações que elas conseguiram durante a temporada. Nós da preparação física repassamos treinamentos, com trabalho de força, trabalho de cardiorrespiratório para que elas sigam isso durante esse recesso. Nós temos um grupo experiente, muito comprometido, então acredito que não teremos esse problema das atletas voltarem fora do seu peso normal”, encerrou.

Colégio Integrado de Guarulhos vence a disputa de basquete feminino na Copa Nescau



No último dia 10, o Colégio Integrado Guarulhos (CIG), disputou a final, na modalidade basquete feminino da 2ª Copa Nescau, no Centro Olímpico, em São Paulo, e conquistou medalha de ouro ao derrotar o Colégio Gislaine Rosati (zona Oeste) por 24 a 4.


A equipe da CIG, conta com atletas da Apagebask (Associação de Pais e Alunos Guarulhenses de Basketball), nascidos em 2003 a 2005, que tem como coordenadora e fundadora a ex-atleta Vilma Bernardes, que conta com o apoio da FIG/UNIMESP, na Vila Galvão, em Guarulhos, que além de ceder o espaço para a realização de treino das equipes e dos alunos da escola de basquete da Associação, oferece bolsa de estudo aos atletas pela CIG.

 A competição que está na sua segunda edição, é um campeonato escolar, com alunos, de até 12 anos, de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, nas categorias masculino e feminino, dentro de quatro modalidades esportivas, futsal, basquete, handebol e vôlei. Nesse ano a Copa Nescau aconteceu de 22 de outubro a 11 de dezembro nos CEUs (Centro Educacional Unificado) dos quatro cantos da cidade, sendo a final realizada no Centro Olímpico.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Esporte Clube Vitória conquista campeonato baiano de 2016

bas-fem
A equipe feminina de basquete do Vitória conquistou o Campeonato Baiano no último final de semana ao derrotar a equipe do TBJ, por 54 a 50, no último domingo (18), no ginásio do Colégio Salesiano, no bairro de Nazaré, em Salvador.
No jogo final, as Leoas tiveram destaque no rebote defensivo e levaram vantagem por conta da forte marcação individual imposta à equipe adversária.
O time rubro-negro teve performance praticamente perfeita no torneio e perdeu a invencibilidade apenas no segundo turno.
A campanha do Vitória teve a participação das atletas Janaína, Shirley, Ana Carla, Tatiane, Suelen, Stella, Márcia, Eliana, Lili, Adriana, Maiara, Viviani, Vanuzia e Juliana.

Santo André volta a vencer Sampaio Corrêa


Na última partida de 2016 da LBF CAIXA, o Santo André/APABA se manteve quente e venceu novamente. Em partida que começou equilibrada e foi decidida apenas nos segundos finais, a equipe andreense conseguiu superar o atual campeão Sampaio Corrêa Basquete, pelo placar de 59 a 56, e conquistou sua segunda vitória no campeonato. 

Para sair de quadra com a vitória, Santo André contou com grande atuação da pivô Simone. Experiente e muito efetiva dentro da área pintada da quadra, Simone fechou o jogo com um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes. A ala Jaqueline, com 12 pontos - sete deles no último período -, e a jovem ala/armadora Érika, com oito pontos, cinco rebotes, duas assistências e duas bolas roubadas, também se destacaram. 

Após a emocionante vitória conquistada nesta noite, Santo André se juntou ao Corinthians/Pague Menos/Americana como os dois únicos times da LBF CAIXA com duas vitórias em duas partidas disputadas. 

Já o atual campeão Sampaio Corrêa, que contou com destaque da ala Palmira, com 17 pontos e quatro assistências, a armadora Tainá Paixão, com 16 pontos e sete rebotes, e a pivô Letícia Rodrigues, com seis pontos e 13 rebotes recuperados, também disputou duas partidas na fase de classificação do maior campeonato de basquete feminino do Brasil, porém ainda não saiu de quadra com resultado positivo. 

Em 2017, o Santo André terá o Presidente Venceslau como seu primeiro adversário. A partida será realizada no dia 10 de janeiro, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP). Já o Sampaio Corrêa encara o Uninassau Basquete no dia 09 de janeiro, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). 

Laís Elena será Secretária Adjunta de Esportes de Santo André

O prefeito diplomado de Santo André, Paulo Serra (PSDB), divulgou nesta segunda-feira (19/12) o vereador eleito Marcelo Chehade (PSDB) como secretário de Esporte. O anúncio surpreendeu e tem dois objetivos: contemplar a sigla tucana com uma Pasta e subir o primeiro suplente da sigla André Scarpino. A adjunta de Chehade será Laís Elena, ex-técnica de basquete na cidade.

Fonte: ABCD Maior

Para a matéria completa, clique aqui.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Com novo técnico e boa atuação de Sassá, Santo André estreia com vitória sobre o Sampaio na LBF



Com 16 pontos, 6 assistências, 3 rebotes e 3 recuperações de Sassá, o Santo André bateu o Sampaio por 66 a 59 na sua estreia na LBF.

O time andreense teve estreia de novo técnico (Bruno Guidorizzi) e contou ainda com 10 pontos de Silvinha (+10 rebotes) e Érika.

O time do Sampaio atuou com apenas sete atletas e com apenas dois dias de treinos. Destaque para Letícia, com 11 pontos e 9 rebotes. Palmira teve 16. Patty, 11 pontos e 7 assistências.

Os times se reencontram amanhã às 20 horas.

Vídeo: Americana x Venceslau - LBF 2016/2017

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Uma reflexão sobre números arrasadores de Nádia na rodada da Liga Espanhola

Se eu te dissesse que num confronto contra o vice-líder da Liga Espanhola, uma pivô havia registrado no último sábado os seguintes números: 33 pontos (15/23 nos 2 pts e 3/4 nos lances-livres), 19 rebotes, 3 tocos, 1 assistência e 1 recuperação de bola (47 de eficiência), em 40 minutos, provavelmente você me perguntaria quem seria essa estrela?



Pois bem, a estrela foi Nádia, que ganhou matéria muito elogiosa no site da federação espanhola pela melhor atuação do ano na competição, na derrota do seu clube o Gizpuoka para o Girona (85-67).

Espinafrada por essas bandas, Nádia coleciona atuações irretocáveis em sua temporada espanhola - bem superiores aos que registrou no Sampaio na última temporada, e ela não é fenômeno isolado.

Na mesma Espanha e na mesma rodada, Isabela Ramona teve 15 pontos e 7 assistência na vitória do seu time, o El Pastor, sobre o Araski (73-37). Fábio Balassiano escreveu recentemente sobre a moça.

Ainda por lá, Érika retorna com boas atuações tanto na Liga local, como na EuroLiga, após temporadas de descrédito na WNBA.

Sobre a fartura de números de Clarissa na Liga Francesa e na EuroLiga, os comentários ficam para outro momento.

O ponto a que quero chegar é o seguinte: mesmo nesse cenário de terra arrasada, ainda temos jogadoras e produzimos outras que tem potencial para incomodar no atual nível do basquete feminino internacional.

Ligas e seleções que costumam ser endeusadas por aqui (como França, Espanha) -e que dominam o cenário nos últimos anos- não tem um cenário na prática assim tão poético. Também tem poucas jogadoras efetivas, com suas limitações físicas, técnicas e defeitos em fundamentos assim como as de cá.

A diferença é que existe trabalho lá fora, aqui a modalidade está deitada em berço esplêndido.


Blumenau surpreende e bate Uninassau em sua segunda partida na LBF



Em sua última partida em 2016, o Blumenau Basquete garantiu sua primeira vitória na LBF CAIXA. Em casa, no Ginásio Galegão, em Blumenau (SC), a equipe mandante levou a melhor em quadra desde o começo do jogo e fechou o duelo contra o Uninassau Basquete com vitória pelo placar de 63 a 50.

A grande protagonista da primeira vitória do Blumenau na LBF CAIXA foi a armadora Carina Martins, que fechou a partida com duplo-duplo de 15 pontos e dez bolas roubadas, além de cinco rebotes recuperados. Pelo lado do Uninassau, destaque para a armadora Tássia, com 16 pontos, quatro bolas roubadas e três assistências, e a pivô Raphaella Monteiro, com 13 pontos e nove rebotes recuperados. 

Com o triunfo conquistado neste domingo, Blumenau agora tem campanha de uma vitória em duas partidas disputadas na atual edição da LBF CAIXA, mesma campanha do Uninassau na fase de classificação do maior campeonato de basquete feminino do Brasil. 

Após esse confronto, Blumenau e Uninassau só voltam a disputar partidas da LBF CAIXA em 2017, após a pausa do campeonato para as festas de final de ano. Em 2017, Blumenau terá o Corinthians/Pague Menos/Americana como adversário no dia 09 de janeiro, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). 

Já o Uninassau enfrenta o atual campeão Sampaio Corrêa Basquete no dia 09 de janeiro, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

Confira as próximas partidas da LBF CAIXA: 

- 19/12 - Segunda-feira 
20h - Santo André/APABA x Sampaio Corrêa

- 21/12 - Quarta-feira
20h - Santo André/APABA x Sampaio Corrêa

domingo, 18 de dezembro de 2016

Dominante, Corinthians supera Venceslau novamente



O Corinthians/Pague Menos/Americana mostrou todo seu poderio ofensivo neste sábado. Ao lado de sua torcida, no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), o atual vice-campeão da LBF CAIXA não tomou conhecimento do Presidente Venceslau e, com vantagem desde o primeiro minuto de jogo, conquistou vitória pelo placar de 87 a 49. 

Em sua segunda partida com a camisa do Corinthians na LBF CAIXA, a ala/pivô norte-americana Brandie Baker foi novamente destaque, ao fechar a partida com desempenho de 17 pontos, cinco rebotes e cinco bolas recuperadas. A equipe comandada pelo técnico Vendramini também contou com grandes atuações das alas Karla Costa, com 18 pontos e três assistências, e Iza Sangalli, que terminou o jogo com 14 pontos e dois rebotes. 


Com o resultado positivo conquistado nesta noite, o Corinthians agora possui campanha de duas vitórias em duas partidas disputadas na fase de classificação da LBF CAIXA 2016/2017. Já Presidente Venceslau também disputou duas partidas e não venceu. 

Após esta partida, Corinthians e Presidente Venceslau encerraram suas participações na fase de classificação da LBF CAIXA em 2016 e só voltam a disputar o maior campeonato de basquete feminino do Brasil após a pausa para as festas de final de ano. 

A próxima partida do Corinthians na LBF CAIXA será contra o Blumenau Basquete no dia 09 de janeiro, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP). Já Presidente Venceslau encara o Santo André/APABA no dia 10 de janeiro, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP).

sábado, 17 de dezembro de 2016

Uninassau estreia com vitória sobre Blumenau


O Uninassau Basquete estreou com tudo na temporada 2016/2017 da LBF CAIXA. Mesmo fora de casa, no Ginásio Galegão, em Santa Catarina (SC), o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas dominou os dois lados da quadra durante toda a partida e terminou o duelo contra o novato Blumenau Basquete com triunfo pelo placar de 74 a 45. 

Os grandes nomes da vitória do Uninassau foram as pivôs Kelly e Gilmara. Dominante na área pintada, Kelly fechou o jogo com 15 pontos e quatro rebotes recuperados. Já Gilmara fechou a partida com 11 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e duas bolas recuperadas. 

Antes da partida, Blumenau e Uninassau foram até o centro da quadra para prestarem juntos homenagem para a Chapecoense e para as vítimas que faleceram na tragédia na Colômbia.

O time comandado pelo técnico Roberto Dornelas também contou com grande destaque da jovem ala Raphaella Monteiro, com 12 pontos e nove rebotes, da ala Tati Pacheco, com 12 tentos, e a armadora Tássia também com 12 pontos. 

"O jogo foi dentro do que a gente estava esperando. Fico feliz que pudemos sair com grande vitória e que pudemos rodar bastante o time durante a partida, com todas as atletas jogando muito bem. Marcamos muito forte e nossa vitória foi construída por não termos uma só destaque e sim um time inteiro de destaques", analisou Roberto Dornelas, técnico do Uninassau.

Após o resultado positivo conquistado nesta noite, o Uninassau segue no Estado de Santa Catarina, já que as duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo (18/12), às 17 horas (de Brasília), novamente no Ginásio do Galegão, em Blumenau (SC).

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O começo e o fim

A LBF começou ontem com destaque para duas jovens atletas.



Izabella Sangalli (21 anos), por Americana, e Joice (23 anos), por Venceslau, marcaram 21 pontos para cada lado.

É um início animador para ambas, jogadoras pelas quais necessariamente o futuro da seleção passará.

No último Paulista, no entanto, uma série de jovens jogadoras se destacou na fase de classificação (Gabriela, Maira, Kananda, Mônica, Lays, entre outras).

Na hora da decisão, os clubes onde elas se concentravam (Jundiaí e São José) foram derrotados por Santo André e Presidente Venceslau, as equipes com opções mais conservadoras do torneio.

Concluído o torneio, todas seguiram ignoradas pelo mercado para a LBF.

Em um lance imprevisto, Mônica acabou tendo uma chance em Venceslau após a saída de Barbara para Portugal.

E até mesmo Joice que brilhou ontem talvez continuasse desempregada, não fossem os outros desfalques de Venceslau.

Para sobreviver como jogadora de basquete no Brasil, realmente só com muita força do destino...

Em noite inspirada de Iza Sangalli, Corinthians Americana estreia com vitória na LBF7

Iza Sangalli, do Corinthians


A abertura da sétima temporada da LBF CAIXA não poderia ter sido melhor para o Corinthians/Pague Menos/Americana. Ao lado de sua torcida, no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), o time comandado pelo técnico Vendramini dominou o duelo contra Presidente Venceslau do início ao fim e fechou a partida com resultado positivo pelo placar de 87 a 64.

Noite histórica: A grande destaque da noite foi a jovem ala Iza Sangalli, de apenas 21 anos. Mostrando mão calibrada desde o início do jogo, Iza fechou a partida como a cestinha do jogo, com 21 pontos, e estabeleceu seu novo recorde pessoal de pontos na LBF CAIXA. Além da alta pontuação, Iza também recuperou sete rebotes e roubou duas bolas.

Fala aí: “Noite especial. Muito legal sair de quadra com um recorde pessoal, ainda mais com uma vitória dessa em um jogo de abertura. Espero poder continuar ajudando minha equipe da melhor forma possível, seja anotando pontos, defendendo ou de alguma outra forma”, disse Iza Sangalli, do Corinthians.

Também ajudaram: A equipe alvinegra também contou com boas atuações da ala/pivô norte-americana Brandie Baker, com 17 pontos, da ala Karla Costa, com 16 pontos em 19 tentados, e da armadora argentina Melissa Gretter, com 14 pontos e seis assistências.

Equipe do Presidente Venceslau

Bem que tentaram: Pelo lado de Presidente Venceslau, destaque para a ala Joice Coelho de 23 anos, que saiu de quadra com 21 pontos e quatro rebotes, e a pivô Monica Nascimento, com 12 pontos e sete rebotes.

Fala aí (2): “Temos uma equipe com jogadoras muito jovens e um elenco que foi montado pouco tempo antes de entrar em quadra pela LBF CAIXA. Até tivemos um bom desempenho no início do jogo, mas nosso segundo quarto foi um desastre, erramos muito e deixamos que elas (Corinthians) abrissem vantagem”, comentou Flávio Prado, técnico do Presidente Venceslau.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Bem desfalcado: O técnico Vendramini não pôde contar com importantes atletas para a estreia do Corinthians na sétima temporada da LBF CAIXA. Se recuperando de cirurgia de reconstrução de ligamento do joelho, a ala Patrícia Chuca segue fora, e com entorse no tornozelo, Damiris não entrou em quadra.

Corinthians na frente: A temporada 2016/2017 começou pegando fogo. Corinthians e Presidente Venceslau fizeram jogo pegado durante todos os dez minutos do quarto, porém o grande desempenho de Iza Sangalli, com nove pontos no período, e a boa pontaria de Karla Costa e Melissa Gretter na linha dos 3 pontos, fez a diferença e a equipe alvinegra terminou o primeiro período na frente: 19 a 15.

Iluminada e iluminado: Destaque no começo do jogo, Iza Sangalli seguiu brilhando em quadra. Dona de dez pontos em dez tentados no segundo período, Iza comandou a equipe corintiana a conquistar desempenho fulminante em quadra e ir para os vestiários com vitória por 21 pontos de diferença (50 a 29).

Sequência ampliada: Com a vitória conquistada nesta noite, o Corinthians ampliou sua sequência positiva em confrontos diretos contra o Presidente Venceslau. Agora, o time comandado pelo técnico Vendramini possui cinco resultados positivos em cinco partidas disputadas na história da LBF CAIXA.

Avassalador: Mesmo com a grande vantagem construída no primeiro tempo, o Corinthians não descansou no terceiro período. Sem deixar o alto ritmo diminuir, o time alvinegro abriu o terceiro quarto com 13 a 3 no placar e ampliou sua vantagem para 31 pontos. O desempenho forte do Corinthians seguiu até o final do período e o atual vice-campeão da LBF CAIXA entrou no período derradeiro vencendo por 34 pontos (72 a 38).

Tudo definido: Já com grande vantagem e vitória mais do que encaminhada, o Corinthians aproveitou o último período para rodar seu time. Com o desempenho um pouco mais leve, a equipe da casa viu Venceslau vencer o último quarto por 26 a 15, mas mesmo assim seguiu tranquilo na liderança e conquistou sua primeira vitória na LBF CAIXA.

E agora: Após a abertura da LBF CAIXA, Corinthians e Presidente Venceslau voltam a se enfrentar neste sábado (17/12), às 19 horas (de Brasília), novamente no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP).



Fonte: LBF

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Hoje às 20h00 começa a LBF7, com Corinthians x Presidente Venceslau


Corinthians/Americana e Presidente Venceslau abrem nesta quinta-feira (15), às 20h, no Ginásio Centro Cívico, em Americana, a temporada 2016/2017 da Liga de Basquete Feminino (LBF). A equipe americanense, que manteve praticamente a mesma base do ano passado, se apega ao fato de jogar em casa para sair em vantagem nas disputas. As venceslauenses, que têm algumas mudanças no elenco, buscam fazer história em sua terceira participação no torneio nacional e melhorar o rendimento da edição passada, quando terminaram na lanterna.

No Corinthians/Americana, que é o atual vice-campeão do torneio nacional, o clima é de tranquilidade e muita confiança. Tudo isso porque a base da temporada passada foi mantida e o entrosamento é um dos diferenciais da equipe comandada por Antônio Carlos Vendramini. Satisfeito com o desempenho de suas jogadoras durante o período de preparação, o treinador coloca o seu time entre os melhores do torneio nacional e um dos postulantes ao título.

– É um time praticamente igual ao do ano passado, fizemos poucas mudanças. Não tenho dúvidas de que somos um dos candidatos ao título. No basquete, que é uma modalidade coletiva, o entrosamento conta muito, e isso pode fazer a diferença a nosso favor. Temos uma mescla de jogadoras experientes com algumas mais jovens, mas com um nível elevadíssimo. 

Estou bem confiante em fazer um bom jogo de estreia, mesmo tendo do outro lado um adversário muito competitivo e muito bem treinado. Vai ser uma grande partida, disso eu não tenho dúvidas – analisou o técnico do Corinthians/Americana, que tem como um dos pilares a veterana ala Karla Costa. 

Depois de ficar em segundo lugar no Campeonato Paulista deste ano, o Venceslau não parou. O time comandado pelo técnico Flávio Prado continuou a sua preparação com vistas ao torneio nacional. Apesar de perder quatro jogadoras do elenco vice-campeão paulista (armadora Natália Burian, ala/armadora Maila Ciciardi, ala Carol e pivô Bárbara), o clube do interior não cruzou os braços e fez três contratações pontuais. São elas: a ala/armadora Yasmim Gonçalves, a ala Joice Coelho e a pivô Mônica Nascimento. Com isso, o elenco venceslauense está fechado e pronto para o primeiro confronto na LBF. 

– Infelizmente, tive que fazer um trabalho um pouco acelerado, já que as novas jogadoras chegaram há poucos dias e não tiveram muito tempo para treinar, mas acredito muito na qualidade desse nosso grupo. Tentamos ajustar o time taticamente e, ao mesmo tempo, buscamos trabalhar a força ofensiva e defensiva. A intenção foi preparar o time para diversas situações da partida contra o Corinthians/Americana, que é um time muito forte e bem treinado – disse Flávio Prado.

Também disputam a LBF nesta temporada o Santo André (SP), o Blumenau (SC), o América (PE) e o atual campeão Sampaio Basquete (MA). Uma equipe enfrenta a outra por quatro vezes na primeira fase (duas no turno e duas no returno). Com isso, cada time faz 20 jogos na etapa inicial. Os quatro primeiros colocados avançam aos playoffs.

Fonte: Globo Esporte

Transmissão dos jogos: Até o momento não foi divulgado se os jogos da LBF7 serão transmitidos pelos canais Sportv, como aconteceu até a última temporada.

O canal do youtube da Tv Esporte Web promete transmitir as partidas do Corinthians/Americana pela internet.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Temporada da LBF 2016/17 é lançada em SP


A temporada 2016/2017 da LBF CAIXA foi oficialmente lançada. Na manhã desta terça-feira (13/12), no Espaço CAIXA Cultural, em São Paulo (SP), a sétima edição do campeonato nacional foi aberta em coletiva de imprensa que contou com presença de dirigentes, técnicos e atletas da maior competição de basquete feminino do Brasil. 

Na coletiva de imprensa, estiveram presentes o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), João Fernando Rossi, a ala Karla Costa, do Corinthians/Pague Menos/Americana, o Augusto Dias Júnior, gerente de marketing e cultura da CAIXA em São Paulo, e a ex-atleta Magic Paula. 

"Temos um basquete feminino mais forte a cada dia. Embora tenhamos menos equipes este ano, temos uma qualidade maior. A evolução é vista ano a ano. É verdade que temos dificuldades e problemas, mas graças ao amor de muitas pessoas pela modalidade o basquete feminino é sustentado por tanto tempo", comentou Márcio Cattaruzzi. 

"As expectativa são as melhores possíveis para a temporada. Hoje estamos mais estruturados e amparados por uma estrutura mais forte, mais profissional. Estamos nos adaptando também a este novo modelo. Espero que tenhamos grandes jogos e que esta temporada da LBF seja um sucesso", completou o presidente da LBF.

Além dos personagens que participam da LBF CAIXA, ex-atletas e treinadores que escreveram sua história no basquete feminino brasileiro e mundial também estiveram presentes no evento e não deixaram de expressar suas expectativas para a temporada que está para começar. 

"Ver o que está acontecendo com o basquete feminino hoje é muito bacana para nós. Saber que existem empresas que estão de olho em nosso campeonato, que estão nos apoiando e acreditando que o campeonato pode ser forte é muito importante. Espero e torço muito para que a LBF CAIXA seja maior e melhor a cada dia e que o basquete feminino cresça da melhor forma", comentou Helen Luz, vice-presidente da LBF. 

O campeonato terá início na próxima quinta-feira (15/12), com o duelo entre Corinthians/Pague Menos/Americana e Presidente Venceslau, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). Além da abertura, mais cinco partidas movimentarão a LBF CAIXA até o final de 2016. 

"Nós estamos treinando há bastante tempo, eu tenho 38 anos e estou mais ansiosa do que nunca para o campeonato começar e tenho certeza que as minhas companheiras de time e profissão estão assim também. Nós queremos mostrar nosso trabalho e fazer uma liga melhor que foi temporada passada", comentou Karla Costa, do Corinthians.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Magic Paula e Hortência serão embaixadoras da LBF 



A LBF CAIXA terá duas aliadas de peso na busca pelo crescimento. Grandes ícones do basquete nacional, Magic Paula e Rainha Hortência serão embaixadoras da liga feminina e colaborarão no desenvolvimento do projeto da entidade.

A aliança, anunciada durante o evento de lançamento da edição 2016/2017 do principal campeonato nacional do basquete feminino, prevê que as ex-jogadoras estejam mais presentes em eventos durante toda a temporada.

"Como novas embaixadoras estamos muito felizes. Vamos tentar ainda com o nome que deixamos no basquete tentar trazer mais parceiros e fazer com que a LBF CAIXA cresça, tenha mais equipes e que a modalidade volte a ser como antes. É um início, mas estamos todos juntos. É uma honra poder estar com vocês", disse Magic Paula.

As duas estrelas do basquete feminino tiveram uma experiência de sucesso como madrinhas dos times "Magic Paula" e "Rainha Hortência" no Jogo das Estrelas da LBF CAIXA 2016. Agora, voltarão a exercer a função, desta vez como embaixadoras da principal liga do basquete feminino do país.

"Eu e a Hortência estaremos aí para ajudar. Gostamos muito de ser madrinhas do Jogo das Estrelas. Foi muito legal estar dentro de quadra, rever amigos e reviver o que o basquete nos trouxe. Estaremos aqui para participar de eventos e ajudar da maneira que precisar", completou Magic Paula.

Confira os primeiros jogos da LBF CAIXA 16/17:

- 15/12 - Quinta-feira 

20h00 - Corinthians/Pague Menos/Americana x Presidente Venceslau, em Americana (SP)

- 16/12 - Sexta-feira 
20h00 - Blumenau x Uninassau Basquete, em Blumenau (SC)

- 17/12 - Sábado
19h00 - Corinthians/Pague Menos/Americana x Presidente Venceslau, em Americana (SP)

- 18/12 - Domingo 
17h00 - Blumenau x Uninassau Basquete, em Blumenau (SC)

- 19/12 - Segunda-feira 
20h00 - Santo André/APABA x Sampaio Corrêa Basquete, em Santo André (SP)

- 21/12 - Quarta-feira
20h00 - Santo André/APABA x Sampaio Corrêa Basquete, em Santo André (SP)

Ainda mais forte



Parcerias, patrocínios e aliados fortes: LBF CAIXA inicia temporada 2016/2017 com patamar elevado e de extrema valia no basquete feminino brasileiro

A temporada 2016/2017 da LBF já começou forte. Fora das quatro linhas, parceiros e patrocinadores enriquecem a entidade e agregam extremo valor ao campeonato, que teve seu lançamento oficializado nesta terça-feira, no Espaço CAIXA Cultural, em São Paulo (SP).
Patrocinadora máster, a CAIXA seguirá firme com a LBF. Além disso, a Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável por organizar os campeonatos do basquete masculino (NBB CAIXA, Liga Ouro e LDB), também estará apoiando a entidade na parte organizacional e de planejamento.
“Em nome da CAIXA, patrocinadora master da LBF, é um prazer sem tamanho recebe-los aqui. Parabéns para a liga feminina por organizar um evento como esse, a CAIXA tem orgulho de ter firmado esse patrocínio no ano passado e tenho certeza que daqui pra frente seremos cada vez mais parceiros”, comentou Augusto Dias Júnior, gerente de marketing e cultura da CAIXA em São Paulo.
A SKY, que já patrocina o maior campeonato do basquete masculino, é a mais nova patrocinadora da LBF CAIXA para a temporada 2016/2017. Outras entidades que apoiam a liga feminina são o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Basketball.
“A LNB sempre estará de portas abertas para ajudar o basquete como um todo. Somos feitos por clubes, e os clubes fazem o basquete acontecer no Brasil. O momento político econômico do país é complicado, e todos aqui são abnegados. Desejo muita sorte a todos os atletas, clubes e à LBF nesta temporada”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.
Baita expectativa!
Com promessa de muita emoção e mais um campeonato marcado pelo equilíbrio, atletas e técnicos vivem expectativa para início da LBF CAIXA 2016/2017

Falta muito pouco para a bola laranja subir para a sétima edição da história da LBF CAIXA. Após o evento de lançamento da temporada 2016/2017, realizado na CAIXA Cultural, em São Paulo (SP), os técnicos e as atletas vivem a expectativa de entrar em quadra o mais rápido possível.
Pelo segundo ano consecutivo com seis equipes na disputa do título do campeonato nacional, os profissionais que disputam a LBF CAIXA esperam um campeonato tão equilibrado quanto o da temporada passada, que seguiu com indefinições de posição em playoff até a última semana, que teve duas séries indo para o Jogo 3 na semifinal e Final de tirar o fôlego.
Atual campeão da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa Basquete viverá situação diferente da temporada passada. Se a equipe de São Luís na edição passada da LBF CAIXA contou com elenco enxuto de jogadoras, para essa temporada atletas protagonistas como Iziane, Nádia e Ramona, além de outras, não vestem mais a camisa tricolor e o Sampaio Corrêa defenderá seu título com elenco reduzido.
Continuando nas equipes da Região Nordeste do Brasil, o Uninassau Basquete também perdeu peças importantes de seu elenco, como as experientes Adrianinha e Érika de Souza, mas a equipe do técnico Roberto Dornelas mais uma vez foi bem atuante no mercado e se reforçou com a armadora cubana Casanova, destaque no Maranhão na temporada passada, e Tássia, destaque do Santo André, e promete brigar por título nesta temporada.
Vice-campeão da temporada passada, o Corinthians/Pague Menos/Americana não só manteve a base de seu elenco como se reforçou com atletas experientes e jovens, além de reforçar sua comissão técnica com Carlos Lima, ex-técnico do Maranhão agora assistente técnico. A equipe comandada pelo técnico Vendramini promete ir com toda força em busca do título nacional.
“Eu vejo duas equipes com um passo a frente do resto da LBF CAIXA neste começo de temporada: o Corinthians e o Uninassau, pelo simples fato de serem equipes praticamente iguais as que disputaram o campeonato passado. Esses dois times possuem um grupo entrosado, um elenco reforçado e que nesse começo estão melhores”, comentou Vendramini, técnico do Corinthians.
Vindo do título do campeonato paulista, o Santo André/APABA, dono do troféu de campeão da primeira edição da história da LBF CAIXA, ficou de fora dos playoffs da última temporada, mas a equipe da Região ABC busca resultado totalmente diferente para poder voltar a brigar entre os grandes do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.
“Esse ano o nosso time está muito mais entrosado que na temporada passada. Estamos vindo de um título de campeonato paulista que aumentou muito a nossa moral. Acho que isso é crucial para começarmos a LBF CAIXA com toda a nossa força para já no início conquistar resultados que nos ajudarão lá na frente”, comentou a ala Jaqueline, do Santo André.
Grande novidade da sétima edição da LBF CAIXA, Blumenau quer fazer bonito em sua volta ao campeonato nacional. Em sua primeira participação, em 2011/2012, parou na fase quartas de final dos playoffs, agora o time do técnico Camargo foi montado com diversas atletas que já possuem experiência tanto na LBF CAIXA quanto na Seleção Brasileira e que podem dar ao Blumenau a estabilidade necessária nesta temporada.
“Blumenau é uma questão interessante. Eles tiveram que montar um elenco praticamente novo para a disputa da LBF CAIXA, conseguiram um grupo de experientes e excelentes atletas que tem tudo para darem certo, mas precisamos ver quanto tempo vai demorar para eles atingirem o entrosamento adequado”, analisou Vendramini.
Para finalizar, Presidente Venceslau terminou a temporada passa na lanterna da competição depois de ter se classificado para os playoffs na edição 2014/2015 da LBF CAIXA. O time treinado por Flávio Prado sofreu grandes baixas importantes nas últimas semanas mas conseguiu se reforçar a tempo de sua estreia no campeonato.
“Fizemos a final do paulista contra Venceslau, sabemos da força que o time tem jogando em casa. Eu creio que os resultados negativos da temporada passada serão usados a favor neste e eles vão dificultar bastante jogos”, disse Jaqueline.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Corinthians/Pague Menos/Americana realiza Media Day no Centro Cívico



As meninas do Corinthians/Pague Menos/Americana viveram uma manhã diferente nesta segunda-feira no Centro Cívico. Nada de academia e treino com bola, mas sim, sessão de fotos!

Através da LBF(Liga de Basquete Feminino), o clube americanense realizou o Media Day, com o intuito de divulgar e explorar a marca do clube durante a competição, que começa na próxima quinta-feira. É o que explica o Assessor de Comunicação da LBF, Juan Rodrigues. “O Media Day é um dia muito importante para o clube. Essas duas horas de fotos que trabalhamos com fotos, nós vamos trabalhar a imagem das atletas, a imagem do time Corinthians, além de estar utilizando essas fotos para montar artes para os jogos, artes de comemoração. É um trabalho puxado, mas que será fundamental para a divulgação do clube durante a LBF”, disse.

Juan acrescenta que esse trabalho realizado, auxilia na divulgação dos patrocinadores do clube. “Nós temos uma preocupação na hora das fotos, para não esconder nenhuma marca do clube. O patrocinador pode ter certeza que as fotos que forem divulgadas, a marca dele será exposta.”, encerrou.

As fotos foram realizadas pelo fotografo João Pires, que trabalha na Foto Jump, empresa parceira da Liga Nacional de Basquete.

A juventude como arma - Folha de Pernambuco

Link: aqui!

Caos financeiro faz Brasil desistir de torneio escolar e frustra crianças (UOL)

Link: aqui!

Equipe de Presidente Venceslau anuncia mais um reforço para a disputa da LBF



O Presidente Venceslau conta com um novo reforço de "ouro" no elenco. A ala Joice Coelho, campeã pelas categorias de base e seleção brasileira principal, era um sonho antigo da comissão técnica e chega para reforçar a equipe que estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) nesta quinta-feira (15), às 20h, contra o Corinthians, em Americana (SP). A atleta é o terceiro reforço anunciado pelo técnico Flávio Prado para o torneio, após as baixas da armadora Natália Burian, da ala/armadora Maila Ciciardi, da ala Carol e da pivô Bárbara, que deixaram o time depois do vice-campeonato paulista.

A carioca Joice dos Santos Coelho tem 23 anos e 1,81m, e pela seleção brasileira adulta foi campeã sul-americana em 2014, na Argentina, e em 2013, no Equador. Também atuou no Mundial da Turquia (11º lugar) e na Copa América (3º lugar).

Nas categorias de base, a jogadora conquistou o bronze no Chile em 2011 (sub-19) e ficou na sexta posição nos Jogos Olímpicos da Juventude (3x3), em Cingapura, em 2010. Pelo sub-18, Joice conquistou o ouro no Jogos Sul-Americanos em Medellín, na Colômbia, e foi vice-campeã da Copa América, nos Estados Unidos, ambos em 2010. 

A ala, que também teve passagens pelo São José, Barretos, Guarulhos, Ourinhos, Jundiaí e Maranhão Basquete, foi integrada à equipe venceslauense neste domingo (11). Chegada bastante comemorada pelo treinador.

– A Joice era um desejo antigo nosso, e a contratação dela se concretizou agora. Não só ela, mas a chegada dos três reforços acrescenta muito ao time para a disputa de um campeonato difícil como é a Liga – ressaltou o técnico Flávio Prado.

Os outros dois reforços apontados pelo comandante são a ala/armadora Yasmim Gonçalves, que treina com a equipe há cerca de duas semanas, e a pivô Mônica Nascimento, que também chegou a Presidente Venceslau neste domingo.

Fonte: Globo Esporte

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Venceslau busca entrosamento para estreia na Liga de Basquete Feminino

Link: aqui!

ONG de ex-jogadora de basquete Karina tem de devolver R$ 4,2 mi por desvios (UOL)

Link: aqui!

Após cem dias preparação, Corinthians/Pague Menos/Americana está pronto para a estreia na LBF

O Corinthians/Pague/Menos/Americana está pronto para a estreia da LBF (Liga de Basquete Feminino) temporada 2016/2017. Com carga de treinamentos táticos, físicos e técnicos elaborados pela comissão técnica, as atletas vem se preparando a mais de 100 dias para a principal competição do calendário nacional. A equipe estreia na próxima quinta-feira(15) às 20:00, diante de Presidente Venceslau, no Ginásio do Centro Cívico em Americana.

O preparador físico Marcos Vinicius Strapasson destacou a pré-temporada realizada pela equipe americanense. “Esse ano tivemos um bom tempo de preparação. Estamos na a 15ª semana de trabalhos táticos, físicos e técnicos, que foram distribuídos no decorrer dessa pré-temporada. Nessa última semana, começamos os trabalhos voltados para o jogo, diminuindo um pouco a carga de treinamentos e focando nos treinos em quadra. Acreditamos que as meninas farão uma boa estreia diante de Presidente Venceslau.”, disse.

Marcos enfatizou que o acréscimo do pilates contribuiu na rotina de trabalho. “Com a parceria que o clube fechou com a Philos Centro de Treinamento, conseguimos prevenir e diminuir o número de lesões, além de melhorar o bem estar das atletas, haja visto que a carga de treinamentos na pré-temporada é pesada”, concluiu.

Já o técnico Antônio Carlos Vendramini está confiante na equipe para a estreia na competição” A expectativa é a melhor possível. A equipe vem treinado muito bem, as atletas estão focadas e a maioria delas vem realizando treinamentos específicos para evoluir cada vez mais no dia a dia. Eu digo que quanto mais se treina, melhor se joga e esperamos realizar dois bons jogos diante de Venceslau e começar com o pé direito a LBF”, comentou.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Boas atuações das brasileiras nas ligas europeias



No último final de semana todas as brasileiras que jogam nas  ligas europeias foram bem.

Espanha
Isabela Ramona foi titular e cestinha de sua equipe. Em 35 minutos anotou 14 pontos, 7 rebotes e 4 recuperações de bola,  na derrota de sua equipe. Quesos El Pastor 56 x 65 Ferrol

Erika, na primeira partida como titular, jogou  28 minutos e anotou 10 pontos , 6 rebotes e 3 assistências na vitória do Perfumarias Avenidas por 70 x 51  contra o Araski

Nádia permaneceu em quadra os 40 minutos do jogo e ajudou sua equipe a vencer a partida, anotando 15 pontos, 10 rebotes e 22 de eficiência. Gipuzkoa 62 x 57 Biskaia

França
Clarissa bateu o recorde de pontos e eficiência da atual temporada na Liga Francesa: 33 pontos, 12 rebotes e 46 de eficiência na vitória da sua equipe. Bourges 83 x 72 Reze Basket

Portugal
A pivô Barbara Souza contribuiu com 15 pontos, 16 rebotes e 30 de efiência na derrota da sua equipe. Galitos 64 x 67 Guifões

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Basquetebol Feminino do XV de Piracicaba anuncia seletiva

A Associação de Basquetebol XV de Piracicaba marcou para os dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 14h, a Seletiva para a equipe adulta feminina que disputa os compromissos na temporada 2017.

Os testes serão coordenados pelo técnico Ariel Rodrigues e realizados no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Blatkauskas”, localizado a Rua Treze de Maio, 2122, no Bairro Alto, em Piracicaba.

As seletivas estão abertas para meninas com idade a partir dos 18 anos. É preciso apresentar R.G. e estar trajando roupa adequada para a prática esportiva.

A comissão técnica do basquetebol adulto feminino do XV de Piracicaba pede que as candidatas compareçam ao local dos testes com 30 minutos de antecedência.

Seletiva Tupã Basquete


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Você acredita que faltam dez dias para o início da LBF7?



É difícil acreditar que faltam apenas dez dias para o início da sétima temporada da LBF.

Havia uma expectativa de que - mesmo com o cenário complicado do basquete feminino- a aproximação com a LNB (Liga Nacional de Basquete) seria benéfica para a modalidade.

A temporada passada teve apenas seis equipes, nível fraco e jogos finais desinteressantes. 

Ao seu final, o anúncio do patrocínio da Caixa, a bela festa do Jogo das Estrelas (na qual o basquete feminino se reencontrava com sua mãe, Maria Helena Cardoso) e a vitória de um novo projeto (o do Sampaio) permitiram aos otimistas ver o céu desanuviar.

Mas deu ruim.

A liga ainda está mergulhada em amadorismo, com calendário curto e imprevisível, poucas equipes e convites aleatórios para novos participantes.

A temporada que se aproxima deve ser de amargar, coroando o naufrágio olímpico e a falência financeira e moral da Confederação.

Metade das equipes participantes escancaram seus problemas financeiros nos últimos meses.

O até então poderoso time de Recife (agora com o nome Uninassau Basquete) fez uma readequação orçamentária significativa.

No tradicional Santo André, o cenário é tenebroso. Sem salários, as baixas já são três (Tássia, Yasmin e Franciele) num elenco já bem reduzido.

A situação mais dramática parece estar, no entanto, no atual campeão. O maranhense Sampaio ainda não tem elenco conhecido até o momento. Até onde se sabe, nem treina...

Vai dar liga?

domingo, 4 de dezembro de 2016

Divino vence Bradesco e é campeão paulista Sub-19

Matéria aqui.

Venceslau contrata Mônica e Yasmim para a LBF

Venceslau anuncia pivô de 1,90m como segundo reforço para a LBF


Mônica Nascimento, Venceslau, basquete Venceslau, LBF (Foto: Mônica Nascimento / Cedida)Mônica está com 25 anos e passou recentemente pelo São José (Foto: Mônica Nascimento / Cedida)
Após a apresentação da ala/armadora Yasmim Gonçalves, o Presidente Venceslau anunciou mais uma grande novidade, e bota grande nisso! Trata-se da pivô Mônica Nascimento, jogadora de 1,90m com passagens por times do Brasil e de fora e experiência na Liga de Basquete Feminino (LBF). A atleta é o segundo reforço divulgado pela equipe para a disputa do torneio nacional, que começa a menos de duas semanas, e chega para assumir a vaga deixada por Bárbara, que foi jogar em Portugal.
Com passagens pelo São Caetano, Maranhão Basquete, Ourinhos e Basquete Jaraguá, Mônica também tem no currículo a disputa da terceira divisão da Espanha e recentemente defendeu o São José no Campeonato Paulista, torneio em que o Venceslau foi vice-campeão. A atleta chega ao Oeste Paulista no próximo dia 11 e é bastante elogiada pelo técnico Flávio Prado.
– Conheço a Mônica desde a época que eu era técnico das categorias de base. Desde aquele tempo eu já a observava, pois fazíamos muito jogos contra ela. Depois, ela saiu do Estado e jogou por outros clubes do Brasil, até ir para a Espanha e voltar este ano para o São José e disputar o Paulista. Ela é muito alta e bastante forte também. Precisávamos de alguém assim. Espero que ela possa nos ajudar muito nesta competição.
Mesmo com a apresentação programada para as vésperas da estreia do Venceslau na LBF, no próximo dia 15, às 20h, contra o Corinthians, em Americana (SP), o treinador garante que a atleta vai para o jogo e, no que depender dela, está tudo certo.
– Minha expectativa é de fazer o melhor possível. Estou muito feliz pela oportunidade que Venceslau está me oferecendo e espero retribuir à altura. Fui muito bem no Paulista deste ano e vou me esforçar o máximo para jogar ainda melhor na Liga – ressaltou a pivô.
Vem mais por aí?
Desde o vice-campeonato estadual, há cerca de um mês, o Venceslau perdeu quatro jogadoras e contratou duas. Segundo Flávio Prado, a dupla que chegou supre, inicialmente, as quatro posições. Ainda conforme o treinador, novas contratações devem ser realizadas apenas no próximo ano.
– A princípio, dentro daquilo que a gente precisa para esse primeiro jogo, a gente conseguiu. Era o que a gente necessitava para não começar a Liga defasado. Para essa primeira rodada, a Jeanne Morais volta (se recuperou de lesão) e, com a chegada da Mônica, a gente supre a necessidade daquela atleta forte que a gente tinha. Além disso, temos a chegada da Yasmim, que faz a posição 1 e 2 (armadora e ala). Com essas atletas e com a base que ficou do Paulista, a gente acredita que dá para começar bem o campeonato, mas depois, no início do ano que vem, vamos buscar, dentro do possível, trazer mais alguém – explicou o treinador.

Perto da estreia na LBF, Venceslau anuncia reforço; técnico elogia atleta



Yasmim Gonçalves, ala/armadora do Venceslau, Basquete Feminino (Foto: Yasmim Gonçalves / Arquivo Pessoal)
A poucos dias da estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2015/2016, o Presidente Venceslau anunciou o primeiro reforço com vistas à competição nacional. Revelada pelo Santo André, a ala/amardora Yasmim Gonçalves foi apresentada nesta segunda-feira (28) e, logo em seguida, participou das primeiras atividades com o restante do grupo. Aos 23 anos, a jogadora se mostra bastante feliz com a nova "casa". 

– Estou muito empolgada e com uma expectativa única. Fiz a minha base inteira no Santo André e agora tenho a chance de mostrar algo aqui (Venceslau). Garra é uma das minhas principais qualidades dentro de quadra, e tenho certeza que isso não vai faltar. Sou muito determinada e focada nos treinos. Para mim, não existe bola perdida – disse a ala/armadora, que é natural de Santo André e recentemente foi campeã paulista, justamente em cima do Venceslau.
Enquanto a recém-contratada começa a se adaptar ao novo clube, o técnico Flávio Prado festeja a chegada da jogadora. Segundo ele, a atleta pode ter papel fundamental na equipe devido as suas características dentro de quadra.
– Estávamos conversando com ela há algum tempo e estou muito feliz por ter dado certo. É uma jogadora que pode nos ajudar muito, principalmente pelo estilo de marcação e pelo ótimo aproveitamento nos arremessos. É uma menina que tem muito a ver com a nossa equipe e vai se encaixar muito rápido – destacou o treinador.
Sobre novas contratações, Flávio Prado afirma que continua de olho no mercado e que nas próximas horas outras atletas podem chegar. Desde o vice-campeonato estadual, há cerca de um mês, o Venceslau perdeu quatro jogadoras: a ala/armadora Maila, a armadora Natália Burian, a lateral Carol e a pivô Barbara.
– Tem uma menina que está bem encaminhada, mas prefiro não falar nomes ainda. Estamos correndo contra o tempo para tentar trazer mais algumas jogadoras e assim fecharmos o nosso grupo. A intenção é trazer jogadoras pontuais, por isso estamos analisando bem o mercado.
O Venceslau estreia na LBF no próximo dia 15, às 20h, contra o Corinthians, em Americana.
Fonte: Globoesporte.com

São José realiza festival de basquete feminino e atrai mais de 100 crianças

A quadra do ginásio do Próvisão, em São José dos Campos, interior de São Paulo, ficou cheia de crianças na manhã deste sábado, 3. Foram 113 meninas, com idades entre sete e 12 anos, que foram ao local para participar de um festival de basquete feminino. Várias partidas entre elas foram realizadas e um dos objetivos do evento foi estimular prática da modalidade.
Festival de basquete feminino em São José dos Campos (Foto: Divulgação)
As crianças que participaram do festival fazem parte dos núcleos de basquete feminino do programa Atleta Cidadão que existem em algumas escolas municipais de São José dos Campos. Foram formadas sete equipes e cada uma foi auxiliada por atletas das categorias sub-17 e sub-19 do basquete feminino da cidade. Os jogos foram apitados por árbitros da Federação Paulista de Basketball.
Em junho deste ano, um festival semelhante foi realizado na cidade. O coordenador do basquete feminino de São José dos Campos, Lucas Sousa, explica a importância do evento para a modalidade e para as crianças.
– Um dos objetivos foi finalizar os treinamentos das pré equipes. Com a arbitragem oficial, eles puderam vivenciar a real experiência do que passam o ano todo treinando. Em um momento em que o basquete nacional passa por dificuldades, ações como as de hoje só aumentam a esperança de que ainda é possível fazer crescer o interesse pela modalidade – destacou.
– A vivência das meninas com as atletas das categorias sub-17 e sub-19 mostra onde elas podem chegar. Para as mais velhas, é bom para elas verem o quanto são importantes para as mais novas. Portanto, o evento é importante não apenas para as crianças, mas para o projeto todo – acrescentou Lucas Sousa.
A equipe adulta do São José Basketball Feminino, terceira colocada da LBF nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015, não participa do campeonato nacional deste ano por falta de verba. Em 2016, disputou o Campeonato Paulista com um time formado principalmente por pratas da casa e chegou até a semifinal da competição.
Fonte: Globoesporte.com