quinta-feira, 28 de abril de 2016

Gestor descarta fim do Corinthians/Americana

Link: aqui

Amistosos Brasil x Cuba em maio

A Seleção Brasileira Adulta Feminina terá um importante desafio antes do 35º Campeonato Sul-Americano da Venezuela, de 20 a 26 de maio. A equipe nacional comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa irá disputar três amistosos contra a Seleção de Cuba. O primeiro está marcado para o dia 12 de maio, às 20h30 de Brasília, no Ginásio do SESC Santo Amaro, em Recife. Os outros dois serão realizados nos dias 14, às 17h, e 15, às 11h, na Arena Concórdia, em Campinas.

“Esses amistosos contra Cuba serão de extrema importância, pois nas últimas competições tivemos uma certa desvantagem contra elas e agora temos a oportunidade de reverter esses resultados. Esse será o nosso primeiro teste com a seleção e temos alguns nomes que não estiveram nas ultimas convocações. O Sul-Americano deixou de ser aquela competição que ganhávamos de maneira tranquila e vem sendo cada vez mais disputado. Nós não perdemos o nosso favoritismo, mas tivemos evoluções como a Argentina, Venezuela e Chile”, explicou Barbosa. 

Para o treinador essa série de amistosos será um grande teste antes da competição que classificará os quatro primeiros colocados para a Copa América / Pré-Mundial de 2017, que irá garantir a vaga de três países para o Campeonato Mundial de 2018. 

“Queremos apresentar um bom trabalho e estamos focados em realizar ótimos jogos. É o nosso teste antes do Sul-Americano. Vamos aproveitar para quebrar essa ansiedade das meninas e buscar a vitória mais do que tudo. Temos que apresentar um bom basquete e isso é essencial”, finalizou.

No Sul-Americano da Venezuela o Brasil está no grupo “A” e terá como adversários na primeira fase o Uruguai (21 de maio), Chile (22), Colômbia (23) e Paraguai (24). Na chave “B” estão Argentina, Equador, Peru e Venezuela.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina tem o apoio do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Jogos Desafio – Brasil x Cuba

Dia 12 de maio – Recife / Pernambuco
Local: Ginásio de Esporte Wilson Campos – SESC Santo Amaro
Horário: 20h30

Dia 14 de maio – Campinas / São Paulo
Local: Arena Concórdia
Horário: 17 horas

Dia 15 de maio – Campinas / São Paulo
Local: Arena Concórdia
Horário: 11 horas

35º Campeonato Sul-Americano Feminino
Data: 20 a 26 de maio
Local: Barquisimeto / Venezuela

Grupos: 
“A”: Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai
“B”: Argentina, Equador, Peru e Venezuela

1ª rodada – Dia 20 de maio
Chile x Colômbia e Uruguai x Brasil

2ª rodada – Dia 21 de maio
Argentina x Equador, Peru x Venezuela, Paraguai x Uruguai e Brasil x Chile, 

3ª rodada – Dia 22 de maio
Argentina x Peru, Equador x Venezuela, Colômbia x Brasil e Chile x Paraguai

4ª rodada – Dia 23 de maio
Equador x Peru, Venezuela x Argentina, Uruguai x Chile e Paraguai x Colômbia

5ª rodada – Dia 24 de maio
Colômbia x Uruguai e Brasil x Paraguai

Dia 25 de maio
Disputa de 5º e 6º lugares: 3º A x 3º B
Fase Semifinal
1º A x 2º B e 1º B x 2º A

Rodada Final – Dia 26 de maio
Disputa de 3º e 4º lugares
Disputa de 1º e 2º lugares

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Basquete feminino dos EUA convoca 12 para o Rio e deixa bicampeã olímpica de fora

Link: aqui!

Com Paula e Hortência como madrinhas, Jogo das Estrelas da LBF será realizado no dia 07 de maio

Contando com presença das duas atletas históricas no comando do Time Magic Paula e Time Rainha Hortência, evento que reúne as estrelas da LBF CAIXA será realizado em Campinas





A sexta edição da LBF CAIXA mal acabou e a Liga de Basquete Feminino tem uma grande novidade para torcedor brasileiro. No sábado (07/05), a partir das 16 horas (de Brasília), direto do Ginásio de Esportes do Taquaral, em Campinas, interior do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA será realizado.

A grande novidade desta edição do evento que recebe as principais estrelas do basquete feminino está no comando de cada uma das equipes. Duas das maiores atletas da história do basquete brasileiro, a ex-armadora Paula e a ex-ala Hortência estarão nos bancos de reservas e serão madrinhas dos times Magic Paula e Rainha Hortência no Jogo das Estrelas.

Juntas na Seleção Brasileira, as duas atletas conquistaram medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana (1991), medalha de ouro no Mundial da Austrália (1994) e também medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996). Além disso, Paula e Hortência são as duas únicas brasileiras que integram o Hall da Fama do basquete feminino.

Todas as 15 atletas que foram convocadas pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, da Seleção Brasileira, e que se preparam para a disputa do Campeonato Sul-Americano participarão do Jogo das Estrelas. São elas: Iziane, Palmira, Isabela Ramona, Karina Jacob e Nádia, do Sampaio Corrêa Basquete, Bárbara, Joice e Gilmara, do Corinthians/Americana, Adrianinha, Tatiane Pachedo e Kelly, do Uninassau/América, Êga e Patty, do Maranhão Basquete, Jaqueline, do Santo André/APABA, e Tainá Paixão, sem clube.

Além das atletas da Seleção Brasileira, estarão presentes no Jogo das Estrelas as alas/armadoras Thaissa (Santo André) e Karla Costa (Corinthians), a armadora Débora (América de Recife), a ala Izabella Sangalli (Corinthians), a ala/pivô Carina Fellipus (Sampaio Corrêa) e as pivôs Fabiana Souza e Bárbara Guedes (Presidente Venceslau). Nos próximos dias o Maranhão escolherá duas atletas para finalizar o elenco do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA.

Após a definição das 24 atletas, será realizado um sorteio, com a presença de Paula e Hortência, para definir quais jogadoras estarão em cada equipe. As comissões técnicas dos times também serão definidas através de sorteio, sendo que Lisdeivi Pompa e Antônio Carlos Vendramini, finalistas da LBF CAIXA, serão os técnicos principais.

Também como parte da programação do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA, será realizado o Torneio de 3 pontos com atletas representantes do Time Magic Paula enfrentando o Time Rainha Hortência. As atletas que se destacaram durante a temporada 2015/2016 da LBF CAIXA receberão seus prêmios individuais durante o evento em Campinas. 



Campeãs mundiais com a Ponte Preta em 93 serão homenageadas

Aproveitando o local do Jogo das Estrelas, a Liga de Basquete Feminino também homenageará as atletas campeãs mundiais com a Ponte Preta em 1993. Na ocasião, o time campineiro, que contava com Paula e Hortência em seu elenco, venceu o Primizie Parma (ITA), por 102 a 86, e se sagrou campeão Mundial de Clubes. 



A lendária técnica Maria Helena Cardoso estará presente na festa e será homenageada, assim como as atletas que fizeram parte do elenco da Ponte Preta naquela conquista e que escreveram seus nomes na história do basquete feminino.

Sabatinas Olímpicas: 'Estamos sem material humano', diz Hortência sobre ...

terça-feira, 26 de abril de 2016

Sampaio Corrêa vence Corinthians e é campeão da temporada 2015/2016

Empurrado por sua fervorosa torcida, a equipe maranhense deslanchou na 2ª etapa, venceu o Corinthians/Americana por 28 pontos e conquistou o título do campeonato nacional



O Sampaio Corrêa Basquete é o novo campeão do principal campeonato de basquete feminino do Brasil. Na noite desta terça-feira (26/04), contando com a forte presença de sua torcida no Ginásio Castelinho, o time maranhense venceu o Jogo 4 da Final contra o Corinthians/Americana, por 78 a 50, fechou a série em 3 a 1 e conquistou o título da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA. 

"Nossa torcida merece esse título. Há anos o povo maranhense acompanha o basquete feminino fervorosamente e eles mereciam ser campeões nacionais. Ao lado deles conseguimos recuperação depois de um jogo muito ruim, tivemos um desempenho nota 10 hoje e saímos de quadra com o título nacional muito merecido", disse a ala Iziane, do Sampaio Corrêa. 

Para sair de quadra com a vitória e consequentemente o título, o Sampaio Corrêa contou com grande desempenho das alas Ramona, com 16 pontos, e Palmira, com 14 tentos, e da pivô Nádia, com duplo-duplo de dez pontos e 12 rebotes. Além do trio, a equipe maranhense contou com 11 pontos e seis rebotes da ala Iziane, que foi eleita a MVP da Final da LBF CAIXA. 



"Mais do que o meu desempenho em quadra, fico muito feliz em propiciar ao torcedor do Sampaio Corrêa o título da LBF CAIXA. Liderei minha equipe seja em pontos seja na questão da experiência, mas o nosso conjunto é o mais importante de tudo e fez a diferença no final", completou Iziane. 

Pelo lado da equipe do interior do Estado de São Paulo, que terminou a temporada 2015/2016 da LBF CAIXA com o vice-campeonato, destaque para a jovem pivô Damiris, que fechou o jogo com 15 pontos e sete rebotes. 



"Não fizemos bons jogos em nossa casa e isso acabou custando caro. Conseguimos vencer o Jogo 3, mas não esse. Resta parabenizar o Sampaio Corrêa e a nossa equipe por duas campanhas maravilhosas. Gostaríamos de dar mais um título a cidade de Americana, mas não conseguimos", comentou o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Corinthians/Americana.

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA: 

- Corinthians/Americana (1º) 1 x 3 Sampaio Corrêa Basquete (2º) 
Jogo 1 - Corinthians/Americana 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 - Corinthians/Americana 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 - Sampaio Corrêa 52 x 60 Corinthians/Americana
Jogo 4 - Sampaio Corrêa 78 x 50 Corinthians/Americana

ABASU divulga a tabela do 35º Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino

A Associação de Basquete Sul-Americana (ABASU) divulgou a tabela do 35º Campeonato Sul-Americano Adulto Feminino, que será realizado de 20 a 26 de maio, na cidade venezuelana de Barquisimeto.

 A equipe nacional feminina comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa está no grupo “A” e terá como adversários na primeira fase o Uruguai (21 de maio), Chile (22), Colômbia (23) e Paraguai (24). Na chave “B” estão Argentina, Equador, Peru e Venezuela.

O Brasil venceu a competição 26 vezes e vai buscar o 16º título consecutivo invicto. O Sul-Americano classifica os quatro primeiros colocados para a Copa América / Pré-Mundial de 2017, que irá garantir a vaga de três países para o Campeonato Mundial de 2018.

domingo, 24 de abril de 2016

Corinthians vence Sampaio e diminuiu desvantagem para 2 a 1 na Final

Mesmo com o Ginásio Castelinho recebendo mais de seis mil torcedores, o Corinthians venceu o Jogo 3 da Final da LBF CAIXA e segue vivo na disputa do título




O Corinthians/Americana segue vivo na disputa pelo título da LBF CAIXA 2015/2016. Mesmo com o Ginásio Castelinho recebendo público recorde da história do campeonato feminino, a equipe do interior do Estado de São Paulo deslanchou no placar durante o último período e diminuiu sua desvantagem na série decisiva para 2 a 1, ao vencer o Sampaio Corrêa Basquete por 60 a 52.

Depois de partida equilibrada durante os três primeiros períodos e placar muito igual, o Corinthians contou com grande atuação de seu ataque no período derradeiro para abrir vantagem no placar e assegurar o resultado positivo no Jogo 3 da Final da LBF CAIXA.

A grande destaque do triunfo do Corinthians foi a jovem pivô Damiris, que saiu de quadra com 20 pontos e nove rebotes. A equipe do interior do Estado de São Paulo também contou com boas atuações da armadora Bárbara, dona de 13 pontos e seis rebotes, e da ala/armadora Karla Costa, com oito ponto, oito rebotes, três assistências e três roubos de bola.

Pelo lado da equipe maranhense a grande destaque foi a pivô Nádia, ao sair de quadra com expressivo duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes. A pivô Karina fechou o jogo com seis pontos e 13 rebotes e também esteve entre as destaques.

Após a partida realizada neste domingo, Sampaio Corrêa e Corinthians/Americana se enfrentam no Jogo 4 da Final da LBF CAIXA na próxima terça-feira, às 19h30 (de Brasília), novamente no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA:

Jogo 1 - Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 - Corinthians 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 - Sampaio Corrêa 52 x 60 Corinthians
Jogo 4* - 26/04 (terça-feira), às 19h30 - Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - ao vivo no SporTV
Jogo 5* - 30/04 (sábado), às 10 horas - Centro Cívico, em Americana (SP)- ao vivo no SporTV

sábado, 23 de abril de 2016

Ao lado de sua torcida, Sampaio Corrêa pode vencer título neste domingo

 Vencendo o Corinthians por 2 a 0 na série Final da LBF CAIXA, a equipe maranhense atuará ao lado de sua torcida no Jogo 3 e pode conquistar o título do campeonato em caso de vitória

Depois de duas partidas realizadas na série melhor de cinco jogos da Final da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA, o principal campeonato de basquete feminino do Brasil pode conhecer seu campeão já neste domingo (24/04). Após vencer os dois primeiros jogos da decisão, ambos fora de casa, o Sampaio Corrêa pode se tornar o novo campeão da LBF CAIXA caso vença o Jogo 3 da Final.

A equipe maranhense e o Corinthians/Americana disputam a terceira partida da grande decisão da sexta edição da LBF CAIXA neste domingo (24/04), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV para todo o Brasil.

"Domingo vamos para a vitória, mas temos que nos controlar, manter os pés no chão. Não podemos perder o equilíbrio emocional. Todo mundo está querendo este título tão sonhado. O Maranhão merece por todo este projeto, mas temos que ter calma, paciência e inteligência, porque o Corinthians é um time experiente e sabe jogar esse tipo de jogo", declarou a cubana Lisdeivi Pompa, técnica do Sampaio Corrêa.

Se do lado do Sampaio Corrêa a estratégia é entrar a todo vapor para já fechar a série Final na primeira oportunidade, do lado do Corinthians o pensamento é apenas um: vencer. Perdendo a série por 2 a 0, a única chance da equipe do interior do Estado de São Paulo de se manter viva na briga pelo título é sair de quadra com resultado positivo.

"A missão é complicada, mas não podemos desistir. Não fizemos bons jogos e vamos ter que ir para lá com uma nova postura, um novo comportamento, só que não podemos perder nossas principais características que nos trouxeram até aqui com a melhor campanha. Não será fácil e vamos para lá acreditando que é possível manter a chama acesa", comentou o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Corinthians.

O palco do Jogo 3 da Final da LBF CAIXA não traz boas recordações para o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini. Na série semifinal dos playoffs, o Corinthians enfrentou o Maranhão Basquete no Ginásio Castelinho e saiu de quadra com derrota pelo placar de 81 a 74, mesmo depois de abrir 20 pontos de vantagem no meio do segundo período.

Falando no Castelinho, o ginásio na capital maranhense foi uma das principais armas do Sampaio Corrêa até a Final da LBF CAIXA. Contando com a presença e o apoio da fanática torcida tricolor desde a fase de classificação, o Sampaio tem o alto aproveitamento de 83% em partidas como mandante, com campanha de dez triunfos em 12 partidas disputadas.

"Nós vamos entrar para ser campeãs no domingo. Fizemos o mais difícil, que era vencer os dois jogos fora e da forma como ganhamos. Agora temos que entrar com determinação e inteligência tática para garantir esse título. Espero o Castelinho lotado, abarrotado de gente para comemorar essa conquista especial , disse a ala Iziane, do Sampaio Corrêa.

A história das duas primeiras partidas da série decisiva da LBF CAIXA foi muito parecida. No Jogo 1, o Sampaio Corrêa abriu vantagem logo na primeira metade do período inicial, não deixou que o Corinthians conseguisse reagir ao lado de seus torcedores, e saiu de quadra com vitória expressiva pelo placar de 81 a 58.

Na partida seguinte, novamente no interior do Estado de São Paulo, o time maranhense anotou os oito primeiros pontos do jogo, contou com atuação mais do que importante da ala Iziane, dona de 32 pontos e sete rebotes, e fechou a partida com mais uma vitória por um placar largo, desta vez por 83 a 66.

"As meninas estão mais confiantes. Elas encontraram seu jogo, a maturidade do time foi alcançada, então elas estão jogando a vontade. O importante é a postura que elas tiveram quando ganharam os dois jogos contra o América aqui na semifinal e daí, com o mesmo ímpeto, enfrentamos o Corinthians fora de casa. A gente sabia que seria difícil, mas mantivemos a postura e conseguimos essas duas vitórias dificílimas", completou Lisdeivi.

Caso o Corinthians saia de quadra com a vitória no Jogo 3, as duas equipes voltam a se enfrentar no Ginásio Castelinho na terça-feira (26/04), às 19h30 (de Brasília), ao vivo nos canais SporTV, para o quarto jogo da decisão da LBF CAIXA.

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA:
Jogo 1 - Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 - Corinthians 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 - 24/04 (domingo), às 14h30 - Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - ao vivo no SporTV
Jogo 4* - 26/04 (terça-feira), às 19h30 - Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - ao vivo no SporTV
Jogo 5* - 30/04 (sábado), às 10 horas - Centro Cívico, em Americana (SP)- ao vivo no SporTV

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sampaio abre 2 a 0 na Final e fica a uma vitória de ser campeão

Com grande vantagem no placar desde os primeiros minutos, o time maranhense novamente bateu o Corinthians por grande diferença e está a um triunfo do sonho de ser campeão


O Sampaio Corrêa Basquete abriu grande vantagem na série Final da LBF CAIXA. Novamente com desempenho soberano dentro de quadra durante toda a partida, o time maranhense voltou a vencer o Corinthians/Americana no Ginásio do Centro Cívico, desta vez por 83 a 66, e abriu 2 a 0 na série melhor de cinco jogos da Final da LBF CAIXA. 

Com nova vitória, o Sampaio Corrêa está a um resultado positivo de levantar o troféu de campeão da sexta edição da LBF CAIXA. Já o Corinthians só tem um pensamento: vencer ou vencer. Para conquistar o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil o time do técnico Antônio Carlos Vendramini precisa vencer três jogos consecutivos. 

Depois de duas partidas realizadas na decisão da LBF CAIXA, Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar no próximo domingo (24/04), às 14h30 (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Os canais SporTV transmitem a partida ao vivo. 

Assim como no jogo que marcou a abertura da série decisiva da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa foi soberano nos primeiros 20 minutos da partida, não deixou que o Corinthians gostasse do duelo em nenhum momento e foi para os vestiários com grande vantagem de 16 pontos. Na segunda etapa, o time maranhense dominou o terceiro período, aumentou sua vantagem e, mesmo com o Corinthians buscando a reação no placar, o Sampaio saiu de quadra com a vitória elástica. 

Líder em quadra e dona de 32 pontos e sete rebotes recuperados, a ala Iziane foi mais uma vez a grande personagem do resultado positivo do Sampaio Corrêa. A equipe maranhense também contou com grande desempenho da ala Palmira, com 17 pontos e cinco rebotes, e da pivô Nádia, dona de duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes. 

"Uma preocupação minha é sempre o desempenho do nosso time no começo de cada período, pois é muito importante você conseguir ditar o ritmo de partida, ainda mais no primeiro e no terceiro quarto, quando estamos um pouco mais frias. Independentemente da partida ou do resultado eu dou o meu melhor em quadra nessas situações", comentou a ala Iziane, do Sampaio Corrêa.

Pelo lado do Corinthians destaque para a jovem pivô Damiris, que saiu de quadra com expressivo duplo-duplo de 28 pontos e 11 rebotes, e para a armadora Bárbara, dona de nove pontos e oito rebotes. 

"Fomos a melhor equipe da primeira fase, tivemos a melhor campanha, melhor ataque, melhor conjunto, mas paramos de contar com isso nessa série. Precisamos voltar ao que fazíamos antes o mais rápido possível, pois se cometermos mais um erro pode ser fatal para nós", disse a armadora Bárbara, do Corinthians. 

Atual tetra, Americana fica ausente do Paulista

Link: aqui!

domingo, 17 de abril de 2016

Sampaio Corrêa domina Corinthians e abre 1 a 0 na Final

Em vantagem no placar desde o primeiro minuto, o time maranhense não deixou que o Corinthians reagisse e saiu de quadra com boa vitória por 23 pontos de diferença


O Sampaio Corrêa Basquete saiu na frente na série Final da LBF CAIXA. Diante de um Ginásio do Centro Cívico lotado, o time maranhense abriu grande vantagem no placar ainda nos primeiros minutos de jogo, não deixou que o Corinthians/Americana reagisse na partida e saiu de quadra com vitória, por 81 a 58.

Com o triunfo conquistado neste domingo, o Sampaio Corrêa saiu na frente na briga pelo título do maior campeonato de basquete feminino do Brasil e vence a série melhor de cinco jogos por 1 a 0.

O grande nome da vitória do Sampaio Corrêa foi a ala Iziane. Comandando a equipe maranhense dentro de quadra, a experiente atleta fechou o jogo com grande atuação de 21 pontos, seis rebotes e quatro assistências. 

O time da Região Nordeste do Brasil também contou com os ótimos números da jovem ala Isabela Ramona, dona de 19 pontos em 24 tentados (79% de aproveitamento), e da armadora norte-americana Wheeler, com 14 pontos e sete rebotes.

"É muito importante começarmos essa série com a vitória, pois jogar contra o Corinthians é muito difícil. A defesa delas é muito forte e elas têm intensidade. Então foi bom começar com a vitória", analisou a armadora Wheeler, do Sampaio Corrêa. 

"Nosso time estava focado, demos o nosso máximo em quadra, como da pra ver no placar. É importante que joguemos do mesmo jeito na terça, porque quando a série for para São Luís teremos nossos fãs torcendo por nós, o que torna as coisas um pouco mais fáceis", completou a atleta. 

Após a partida desde domingo, Corinthians e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (19/04), às 18h30 (de Brasília), novamente no Ginásio do Centro Cívico de Americana, para o Jogo 2 da Final da LBF CAIXA 2015/2016.

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA: 

Jogo 1 - Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 - 19/04 (terça-feira), às 18h30 - Centro Cívico, em Americana (SP) - ao vivo no SporTV
Jogo 3 - 24/04 (domingo), às 14h30 - Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - ao vivo no SporTV
Jogo 4* - 26/04 (terça-feira), às 19h30 - Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - ao vivo no SporTV
Jogo 5* - 30/04 (sábado), às 10 horas - Centro Cívico, em Americana (SP)- ao vivo no SporTV

sábado, 16 de abril de 2016

Mulheres de Ouro: Maria Helena Cardoso

Corinthians e Sampaio disputam Jogo 1 da Final neste domingo

Ao vivo no SporTV, as duas equipes se enfrentam no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), para o início da decisão do campeonato nacional



Depois de toda a fase de classificação e duas séries semifinais, a sexta edição da LBF CAIXA entrou em sua reta final e está chegando a hora de conhecer a grande equipe campeã nacional. Na tarde deste domingo (17/04), às 13 horas (de Brasília), Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa Basquete entram em quadra, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), para o Jogo 1 da decisão. A partida terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Donos das duas melhores campanhas da fase de classificação, a equipe de São Paulo e a maranhense venceram suas respectivas séries semifinais dos playoffs da LBF CAIXA apenas no terceiro e decisivo jogo, e agora disputam o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil em uma série melhor de cinco jogos.

"Acredito que a Final terá ótimos jogos, decididos nos detalhes, pois decisão é sempre mais tenso. Precisamos estar focadas principalmente nas partidas dentro de casa, em que contaremos com apoio dos nossos torcedores, que certamente irão lotar as dependências do Centro Cívico", comentou a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians/Americana.

"Depois da fase de classificação e também da fase final, as duas equipes já se conhecem bastante. Agora é só acertar um detalhe ou outro para a partida que abre a Final da LBF CAIXA", comentou a pivô Nádia, do Sampaio Corrêa.

Dominante na fase de classificação da LBF CAIXA, o Corinthians/Americana foi dono da melhor campanha da primeira fase, com 17 vitórias em 20 partidas disputadas, e encarou o Maranhão Basquete (4º) na semifinal dos playoffs. Depois de ver a equipe maranhense abrir a série com vitória, o Corinthians venceu os dois jogos ao lado de seu torcedor e conquistou a vaga para disputar o título da LBF CAIXA.

Já o Sampaio Corrêa também conquistou grande campanha na fase de classificação e fechou a primeira fase do campeonato nacional com a segunda melhor campanha geral, com 15 vitórias em 20 jogos, e encarou o Uninassau/América nos playoffs. O time da técnica Lisdeivi Pompa perdeu a primeira partida mas conquistou a virada e a vitória na série ao vencer os dois jogos no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

"Sabemos a importância de ganhar jogos fora de casa em playoffs. Sabemos que os dois jogos serão bem acirrados, decididos no detalhe como sempre foi. Mas nosso time está entrando bem concentrado e jogando coletivo, isso será uma das chaves para sair de quadra com a vitória", analisou Nádia.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Corinthians e Sampaio Corrêa se enfrentaram em quatro confrontos diretos na fase de classificação e cada equipe venceu dois jogos. No primeiro turno, em duelos realizados na Região Nordeste do Brasil, o Corinthians venceu o primeiro jogo, por 88 a 87, e o Sampaio Corrêa triunfou na partida seguinte, pelo placar de 90 a 57.

Já no segundo turno, em rodada dupla realizada no interior do Estado de São Paulo, a equipe maranhense ganhou a primeira partida, por 76 a 73, e o time alvinegro conquistou o resultado positivo no jogo seguinte, vitória por 81 a 68.

"Estudamos bastante o Sampaio Corrêa, sabemos os pontos fortes delas e treinamos para diminuir isso. Mesmo assim, o foco é o nosso trabalho, na nossa vontade de iniciar essa Final com uma vitória", comentou a ala/armadora do Corinthians.

Depois de darem a largada da série melhor de cinco jogos da decisão da LBF CAIXA, Corinthians e Sampaio Corrêa disputam o Jogo 2 na próxima terça-feira (19/04), às 18h30 (de Brasília), novamente no Ginásio do Centro Cívico de Americana, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

"Todo mandante saiu de quadra com vitória nestes playoffs, mas não queremos contar com estatísticas. Na semifinal perdemos para o Maranhão depois de 13 jogos seguidos com vitória, então sabemos que se não jogarmos bem as estatísticas ficarão na lembrança", finalizou Karla.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Sem Americana, Campeonato Paulista Feminino será iniciado no dia 04 de maio

O Franca BC/FEAC, do técnico Alexandre Borges, é a grande novidade do estadual feminino


O Campeonato Paulista Feminino – 2016 começa no dia 04 de maio (quarta-feira), com participação de seis equipes: ADC São Bernardo (São Bernardo do Campo), Basketball Santo André/APABA (Santo André), Divino/Jundiaí (Jundiaí), Franca BC/FEAC (Franca), São José Basketball (São José dos Campos) e Top Therm/Unimed/ Grupo Leonardi/Sicredi/Presidente Venceslau (Presidente Venceslau).

“Para o Campeonato Paulista Feminino deste ano tivemos o aumento no número de participantes em relação à temporada passada, o que ainda não é o ideal, mas já é o começo do trabalho que estamos realizando para refortalecer o naipe feminino. Procuramos fazer uma competição em que as equipes pudessem disputar um bom número de jogos e, também, que pudéssemos premiar os participantes de acordo com os seus atuais estágios”, explica Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).

A partida inicial reúne o estreante Franca BC/FEAC, que recebe a visita do Top Therm/Unimed/ Grupo Leonardi/Sicredi/Presidente Venceslau, às 20h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). O restante da tabela pode ser conferido neste link: http://www.fpb.com.br/campeonatos_proximos_jogos.php?exibir=565. 

O regulamento é o seguinte: na fase inicial, as equipes jogam entre sim, em turno e returno, e os dois primeiros colocados se qualificam diretamente ao playoff – semifinal. Os demais – do 3º ao 6º lugares – disputam o playoff – quartas-de-final e os dois vencedores também avançam a semifinal e seguem lutando pelo título. 

Já os dois perdedores da semifinal e mais os dois times que saíram nas quartas-de-final disputam o título da 1ª Divisão, através de um Final Four.


Corinthians e Sampaio Corrêa vencem e se enfrentam na Final



A noite desta quinta-feira foi muito especial para o Corinthians/Americana e para o Sampaio Corrêa Basquete, que venceram seus respectivos jogos, fecharam suas séries semifinais em 2 a 1 e agora disputam o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil. 

No Ginásio do Centro Cívico, no interior do Estado de São Paulo, o Corinthians/Americana abriu 21 pontos no primeiro quarto, segurou a fortíssima reação do Maranhão Basquete nos instantes finais e terminou a partida com vitória pelo placar de 72 a 67.

A pivô Damiris saiu de quadra com 17 pontos e oito rebotes, e foi dona de atuação fundamental para o triunfo alvinegro. Companheira de Damiris no garrafão, Gilmara fechou o jogo com 14 pontos, sete rebotes e quatro assistências, e também esteve entre as principais destaques da vitória do Corinthians.

Maior campeão da história da LBF CAIXA, com três conquistas, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini vai em busca de seu quarto título nacional, o que seria o terceiro de forma consecutiva.

Em casa, Sampaio bate América e avança para Final 



Empurrado por milhares de torcedores no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), a equipe maranhense venceu mais um duelo equilibrado contra o Uninassau/América, desta vez por 58 a 47, e garantiu presença na Final do campeonato nacional. 

Com o resultado, o Sampaio Corrêa conquistou vaga para disputar a Final da sexta edição da LBF CAIXA logo em sua primeira temporada no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Grande ‘isqueiro’ da festa da torcida do Sampaio, a ala Iziane saiu de quadra com 19 pontos e sete rebotes, e foi a protagonista do triunfo histórico da equipe maranhense. A armadora norte-americana Wheeler, com 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências, e a ala Palmira, com dez pontos e sete rebotes, também tiveram atuações cruciais para a vitória do Sampaio.

Confira a programação completa da Final da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA:
Jogo 1 – 17/04 (domingo), às 13 horas – Centro Cívico, em Americana (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 19/04 (terça-feira), às 18h30 – Centro Cívico, em Americana (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV

Amistoso da seleção de basquete feminino no Recife (Folha de Pernambuco)

Link: aqui!

Barbosa convoca seleção para Sul-Americano

 O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Antonio Carlos Barbosa, convocou, nesta quinta-feira (dia 14), as 15 jogadoras que irão realizar a preparação para o 35º Campeonato Sul-Americano, que será realizado de 20 a 26 de maio, em Barsiquimeto, na Venezuela. O Brasil vai em busca do 26º título na competição e o 16º consecutivo invicto. O Sul-Americano classifica os quatro primeiros colocados para a Copa América / Pré-Mundial de 2017, que irá classificar três países para o Campeonato Mundial, em 2018.

“Nessa primeira convocação procuramos chamar as jogadoras que estão em melhores condições para esta competição, mas lembrando que não é definitiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Procuramos fazer uma lista enxuta e não muito ampla, com uma mesclagem de jogadoras jovens, outras que já vinham aparecendo nos ciclos anteriores e as mais experientes. O Sul-Americano não apresenta mais as facilidades das edições anteriores e não é o mesmo campeonato apresentado em outros anos. As equipes do continente evoluíram bastante”, disse o treinador brasileiro.

A Seleção Brasileira se apresenta no dia 2 de maio, às 12h de Brasília, em Campinas (SP), e realizará a preparação em dois períodos até o dia 17 de maio. Barbosa aproveitou para destacar os principais critérios utilizados na convocação para a disputa do Sul-Americano.

“Entre as convocadas teremos o retorno de jogadoras experientes e de minha confiança como as pivôs Kelly Santos e Êga. Elas possuem experiência e ainda estão em condições de jogar em nível internacional, além de serem importantes para o meu sistema tático. A armadora Adrianinha é indispensável para nossa equipe. Ela iniciou na seleção sob meu comando no Sul-Americano Juvenil do Equador (1996) e depois na Seleção Adulta no Sul-Americano do Brasil (1999) e no Pré-Olímpico de Cuba (1999)”, analisou Barbosa.

“De novidade temos as armadoras Joice Rodrigues e a Bárbara Honório, mas que já haviam trabalhado comigo no Sul-Americano Cadete do Equador (2001). Mantive também jogadoras que vinham no processo de renovação como Patrícia Teixeira, Tainá Paixão, Isabela Ramona e Tatiane Nascimento, além de mantermos outras que vinham bem na seleção ou que fizeram um bom Campeonato Nacional caso da Palmira, Jaqueline, Iziane, Nádia e Gilmara”, completou o técnico.

OBS: A Seleção Brasileira Feminina que disputará os Jogos Olímpicos Rio 2016, de 5 a 21 de agosto, será convocada na segunda quinzena de maio.



As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro. Na primeira fase jogam entre si nas suas respectivas chaves. As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para a fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar.



Nome – Posição – Idade – Altura– Clube – UF

Adriana Moisés Pinto Mafra – Armadora – 37 anos – 1,70m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP
Bárbara Generoso Honório – Armadora – 30 anos – 1,80m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Gilmara Justino – Pivô – 35 anos – 1,83m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos - 1,80m – Sampaio Basquete (MA) – BA
Iziane Castro Marques – Ala – 34 anos – 1,82m – Sampaio Basquete (MA) – MA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 30 anos – 1,79m – Basketball Santo André (SP) – SP
Joice Cristina de Souza Rodrigues – Armadora – 29 anos – 1,76m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 30 anos – 1,85m – Sampaio Basquete (MA) – RJ
Kelly Santos Muller – Pivô – 36 anos – 1,93m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 27 anos – 1,95m – Sampaio Basquete (MA) – SP
Palmira Cristina Marçal – Ala –31 anos – 1,78m –Sampaio Basquete (MA) – SP
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 25 anos – 1,76m – Maranhão Basquete (MA) – SP
Soeli Garvão Zakrzeski (Êga) – Pivô – 38 anos – 1,88m – Maranhão Basquete (MA) – PR
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 24 anos – 1,72m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 25 anos – 1,81m – Uninassau / América de Recife (PE) – SP

Média de Idade: 30,2 anos
Média de Altura: 1,81m


Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Coordenadora de Seleções: Adriana dos Santos Lopez
Técnico: Antonio Carlos Barbosa
Assistentes técnicos: Cristiano Cedra e Júlio César Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad 'Vita'
Fisiologista: Rafael Júlio de Freitas Guina Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Perroni, Paula Hensel e Tatiana dos Santos Cardoso
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Joyce Aparecida Tozetto



Apresentação
Data: 2 de maio
Horário: 12h de Brasília
Local: Campinas/SP


Data: 2 a 17 de maio
Local: Campinas/SP


Período: 20 a 26 de maio
Local: Barsiquimeto (Venezuela)

Basquetebol feminino do XV estreia no final de semana no campeonato da Associação Regional



A equipe de basquetebol adulto feminino do XV/Unimep/Amhpla/Selam entra em quadra no próximo domingo, dia 17 de abril para sua estreia pelo Campeonato Livre Feminino que é organizado pela ARB (Associação Regional de Basquetebol de Iracemápolis).
O elenco comandado pelo técnico Ariel Rodrigues enfrenta a equipe da Prefeitura Municipal de Itupeva, a partir das 10h, na casa da adversária.
A equipe piracicabana de basquetebol adulto feminino disputa o Campeonato da ARB formada pelas atletas Ana Thaís e Jady (armadoras), Brenda, Emily, Ana Paula, Bruna e Rafaela (laterais), Larissa, Ellen e Fernanda Lú (pivôs). A comissão técnica é composta pelo técnico Ariel Rodrigues e o assistente técnico Marcus Vinícius Mendes da Silveira.
De acordo com o técnico Ariel Rodrigues, a equipe está praticamente com sua capacidade máxima de competitividade e viaja confiante na busca da vitória. “Depois de um longo período de treinamento chegou a hora de estreia e esperamos conquistar os primeiros pontos na fase de classificação.” – disse Ariel.
Após a estreia no próximo domingo, em Itupeva, a equipe piracicabana joga no dia 30 de abril, às 10h, enfrentando a representação da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, na casa da adversária.
O Campeonato Livre Feminino organizado pela ARB conta ainda com as participações das representações de Caieiras, Itatiba, Araras, Itu, Iracemápolis e Sorocaba.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Sampaio vence Jogo 2 e empata série contra o América

A série semifinal da LBF CAIXA entre Sampaio Corrêa e América de Recife será decidida apenas no terceiro e decisivo jogo. Na noite desta quarta-feira (13/04), atuando em casa, no Ginásio Castelinho, o time maranhense venceu a segunda partida do confronto, por 72 a 65, e deixou tudo igual em 1 a 1.

Com uma vitória para cada lado, a série terá seu ato final nesta quinta-feira (14/04), às 21 horas (de Brasília), novamente no Maranhão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Quem vencer avançará à decisão da temporada 2015/2016 da competição nacional. Antes, às 19 horas, no Estado de São Paulo, também ao vivo no SporTV, Corinthians/Americana e Maranhão Basquete decidirão o outro finalista.

As grandes protagonistas da vitória do Sampaio nesta quarta foram a armadora Wheeler e a ala Iziane. Juntas, as jogadoras anotaram 42 dos 72 pontos marcados pela equipe, sendo 25 da norte-americana e 17 de Iziane.

"Era um jogo de vida ou morte para nós. Por isso tentamos nos manter concentradas durante o tempo todo e corremos muito desde o primeiro minuto. Fizemos um bom jogo, mas ainda temos mais uma batalha pela frente. Queremos muito essa vaga na final", disse a cestinha Wheeler.

Na volta dos vestiários, depois de muito equilíbrio no primeiro tempo, o Sampaio acelerou o ritmo e deslanchou. Com destaque para as ótimas participações de Wheeler e Iziane, a equipe da casa dominou completamente as ações no terceiro quarto, pouco a pouco foi aumentando a vantagem no placar e chegou para o último período com dez pontos de frente (57 a 47), após vencer a parcial por 22 a 15.

Confira a tabela completa da fase semifinal da LBF CAIXA:

- Corinthians/Americana (1º) 1 x 1 Maranhão Basquete (4º)

Jogo 1 - Maranhão 81 x 74 Corinthians
Jogo 2 - Corinthians 80 x 70 Maranhão
Jogo 3 - 14/04 (quinta), às 19 horas, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), - ao vivo no SporTV

- Sampaio Corrêa Basquete (2º) 1 x 1 Uninassau/América (3º)
Jogo 1 América de Recife 45 x 43 Sampaio Corrêa
Jogo 2 - Sampaio Corrêa 72 x 65 América de Recife
Jogo 3 - 14/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) - ao vivo no SporTV

Brasil conhece adversários do Mundial Sub-17

A Seleção Brasileira Sub-17 Feminina conheceu, nesta quarta-feira (dia 13), os seus adversários na primeira fase do Campeonato Mundial da categoria, entre os dias 22 de junho a 2 de julho, em Zaragoza, na Espanha. A definição veio após o sorteio realizado na sede da competição. O Brasil caiu no Grupo “D” e enfrentará na estreia a seleção de Mali (22). Depois enfrenta ainda na fase grupos as equipes de Portugal (24) e Espanha (25). O Grupo “A” é formado por Nigéria, Letônia, Japão e Canadá. No “B” estão Austrália, França, China e México. Enquanto no “C” se enfrentam Estados Unidos, Itália, República Tcheca e Coreia.

"Nosso primeiro objetivo é conquistar a melhor posição possível na primeira fase. Caímos no grupo D, que é forte e pegamos uma boa sequência. Nosso primeiro adversário será Mali, que é o atual campeão da África e sempre um adversário de muito vigor físico. Depois enfrentamos Portugal, que foi o segundo da Europa no Euro Sub-16 de 2015. E fechamos a primeira fase contra a Espanha, que é a equipe da casa. Nossas chances vão depender da nossa preparação. O Mundial é uma competição que sempre tem um alto nível, mas a Seleção Sub-17 do Brasil é um bom grupo e possui boas jogadoras em cada posição. Qualquer vitória será importante para conquistarmos nosso objetivo que é estar na reta final", analisou a técnica brasileira, Anne Freitas Sabatini.

Na segunda fase, no dia 27 de junho, a Seleção Brasileira terá como adversário uma das quatro seleções do grupo “C”: Estados Unidos, Itália, República Tcheca e Coreia. A partir dessa fase, somente os vencedores continuam na disputa por medalhas e pelo título.

Os grupos

“A”: Nigéria, Letônia, Japão e Canadá
“B”: Austrália, França, China e México
“C”: Estados Unidos, Itália, República Tcheca e Coreia
“D”: Espanha, Brasil, Mali e Portugal

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. Todas as seleções se classificam para as oitavas de final, que terá eliminação simples. Nessa fase, as seleções de “A" jogam contra as de "B" e as de "C" com as de "D". Os vencedores disputam as quartas de final (1º a 8º lugares) e os perdedores de 9º a 16º lugares. Nesse formato todas seleções irão disputar sete jogos durante o Mundial.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Corinthians vence Maranhão, empata série em 1 a 1 e força 3º jogo


Está tudo igual na série semifinal entre Corinthians e Maranhão Basquete. No Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), o time alvinegro impôs seu ritmo de jogo e contou com grande atuação de sua dupla de pivôs para vencer a equipe maranhense, por 80 a 70, empatar a série em 1 a 1 e forçar a terceira partida do confronto. 

As principais protagonistas da vitória do Corinthians foram as atletas do garrafão. A experiente pivô Gilmara fechou a partida com 23 pontos e sete rebotes e a jovem pivô Damiris contribuiu com 20 pontos e oito rebotes para o triunfo alvinegro. Pelo lado do Maranhão, destaque para a armadora Casanova, com 22 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e para a pivô Noblet, com 12 tentos anotados e oito sobras recuperadas. 

"A nossa sensação é de alívio, felicidade e de dever comprido. Passamos por momentos difíceis na série mas somos fortes. O Maranhão possui um grupo muito forte, mas conseguimos impor nosso ritmo e vencer. Vamos manter nossos pés no chão, já que quinta tem mais um jogo de vida ou morte para gente", comentou a pivô Gilmara, destaque da vitória do Corinthians. 

Em casa, Sampaio Corrêa busca empatar série e evitar eliminação nesta quarta

Atrás na série semifinal contra o Uninassau/América, o Sampaio Corrêa Basquete entra em quadra nesta quarta-feira, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 19h30 (de Brasília), buscando vitória ao lado de sua torcida para se manter vivo na disputa dos playoffs do principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Na primeira partida da série, o América de Recife fez seu "dever de casa" e abriu 1 a 0 no confronto, após vencer por 45 a 43. Agora, o time maranhense busca usar o fator casa, que foi determinante durante a fase de classificação da LBF CAIXA, para vencer o duelo desta quarta-feira e forçar o 3º jogo da série semifinal. 

sábado, 9 de abril de 2016

Em casa, América de Recife vence Sampaio Corrêa e abre 1 a 0 na série semifinal


O Uninassau/América venceu e saiu na frente na série semifinal dos playoffs da LBF CAIXA. No Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), a equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas fechou a primeira partida do confronto contra o Sampaio Corrêa com vitória por 45 a 43 e abriu 1 a 0 no série.

A ala/pivô norte-americana Lacy saiu de quadra com atuação de 12 pontos e seis rebotes, e foi peça fundamental na vitória do América de Recife. A equipe pernambucana também contou com boa atuação da pivô Érika de Souza, com oito pontos e nove rebotes, e da armadora Tainá Paixão, com oito pontos, seis rebotes e cinco bolas roubadas.

Depois da partida deste sábado, América de Recife e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (13/04), às 19 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Em série melhor de três jogos, a equipe pernambucana tem a chance de garantir presença na decisão da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA caso saia de quadra com resultado positivo na próxima partida.

"Sabíamos que seria muito difícil. Treinamos duro a semana inteira, semifinal é assim mesmo. Mesmo mostrando um nervosismo grande no começo do jogo, conseguimos fazer nosso trabalho e vencer. Agora é descansar bastante para quarta-feira, para fazermos o nosso melhor e tentar nova vitória", comentou a pivô Érika de Souza, do América de Recife.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Maranhão bate Corinthians em jogo histórico e abre 1 a 0 na série semifinal

Em noite inspirada da armadora cubana Casanova, o Maranhão largou na frente nos playoffs e venceu o Corinthians pela primeira vez na história


O Maranhão Basquete foi muito guerreiro dentro de quadra e abriu 1 a 0 na série semifinal dos playoffs da LBF CAIXA. Atuando em casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), a equipe maranhense viu o Corinthians/Americana ditar o ritmo do jogo no começo e logo abrir vantagem de 20 pontos no placar. Porém, com mudança de postura a partir da reta final do 2º período e com grande atuação de Casanova, o Maranhão dominou as atuais bicampeãs e venceu a partida por 81 a 74.
Em quadra durante os 40 minutos de jogo, a armadora Ineides Casanova foi a grande protagonista da vitória heroica do Maranhão, ao fechar a partida com 30 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e três bolas roubadas. Com a atuação espetacular, Casanova alcançou os melhores números de sua trajetória na LBF CAIXA em pontos e arremessos de 2 pontos convertidos (11).

Além de conquistar importante triunfo na série semifinal, o Maranhão também garantiu sua primeira vitória na história do confronto direto contra o Corinthians. Antes da partida a equipe do interior do Estado de São Paulo tinha retrospecto de 13 vitórias em 13 jogos contra a equipe maranhense.

Após a partida desta sexta-feira, a série semifinal da LBF CAIXA seguirá para a cidade de Americana, onde o Corinthians e o Maranhão se enfrentam na terça-feira (12/04), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Como a fase semifinal dos playoffs da LBF CAIXA é disputada em série melhor de três jogos, o Maranhão pode garantir vaga à decisão do campeonato nacional caso vença o próximo jogo contra o Corinthians fora de casa.

América de Recife e Sampaio Corrêa abrem série semifinal neste sábado 

Donos de campanhas praticamente idênticas na fase de classificação da LBF CAIXA, Sampaio Corrêa (2º) e Uninassau/América (3º) abrem a segunda série semifinal dos playoffs do principal campeonato de basquete feminino do Brasil neste sábado (09/04), às 12h, ao vivo no SporTV.

Muito forte ao lado de seu torcedor durante a 1ª fase, com oito vitórias em dez jogos, o América de Recife aposta no fator casa para sair do Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), com vitória e partir para o Maranhão, onde serão realizados o Jogo 2 e possivelmente o Jogo 3 da série, com vantagem. 

domingo, 3 de abril de 2016

Corinthians encerra 1ª fase com nova vitória sobre América de Recife


No encerramento da fase de classificação da LBF CAIXA, o Corinthians/Americana venceu o clássico contra o Uninassau/América e vai com moral alta para os playoffs. Em partida muito equilibrada e com diversas alternâncias no placar, a equipe alvinegra mostrou grande reação após sequência de dez pontos de seu rival no último período e saiu do Ginásio do Centro Cívico, no interior do Estado de São Paulo, com vitória pelo placar de 76 a 73.

"Vitória é sempre vitória, não importa a situação da partida. Para quem tem uma meta de título igual a nossa equipe, uma vitória como essa é muito boa para dar uma grande moral para o início dos playoffs", disse a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians.

Para sair de quadra com a vitória, o Corinthians contou com grande atuação de toda sua equipe, já que as nove atletas que entraram em quadra anotaram pontos, quatro delas com dez ou mais pontos anotados. Pelo lado do América de Recife, destaque para a pivô Érika de Souza, que saiu de quadra com expressivo duplo-duplo de 19 pontos anotados e 12 rebotes recuperados.

"Pra mim o jogo sempre vale muita coisa. Quando entro em quadra é sempre com raça e com o coração. Não conseguimos vencer, mas agora é trabalhar muito durante a semana para enfrentar o Sampaio nos playoffs e conseguir um resultado melhor do que os nossos últimos", comentou a pivô Érika de Souza do América de Recife.

O Corinthians fechou sua participação na fase de classificação da LBF CAIXA na 1ª colocação, com campanha de 17 vitórias em 20 partidas disputadas (85% de aproveitamento), e terá o Maranhão como adversário na fase semifinal dos playoffs.

Já o América de Recife terminou a 1ª fase da LBF CAIXA na 3ª colocação, com campanha de 14 vitórias em 20 partidas (70% de aproveitamento), e enfrentará o Sampaio Corrêa na semifinal dos playoffs do principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Confira os últimos resultados da fase de classificação da LBF CAIXA:

28/03 - Segunda-feira

Presidente Venceslau 50 x 52 Santo André

29/03 - Terça-feira
Presidente Venceslau 71 x 66 Santo André

30/03 - Quarta-feira
Maranhão 85 x 77 Sampaio Corrêa

31/03 - Quinta-feira
Maranhão 73 x 78 Sampaio Corrêa
Corinthians/Americana 80 x 71 América de Recife

02/04 - Sábado
Corinthians/Americana 76 x 73 América de Recife

Após 60 partidas realizadas na fase de classificação da LBF CAIXA, chegou a hora mais esperada do campeonato. As quatro melhores da temporada 2015/2016 disputam, durante todo o mês de abril, os playoffs da sexta edição do principal campeonato de basquete feminino no Brasil, que dá o tão sonhado troféu de campeão nacional.

Atual bicampeão da LBF CAIXA, o Corinthians garantiu a liderança da fase de classificação do campeonato nacional pela segunda vez consecutiva e terá mando de quadra na fase semifinal e também em uma possível decisão. O time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini enfrentará o Maranhão Basquete na fase semifinal, que disputa os playoffs da LBF CAIXA pela quarta vez consecutiva.

Logo na primeira temporada de sua história na LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa Basquete mostrou grande serviço durante toda a fase de classificação e garantiu a segunda melhor campanha da primeira fase. O time maranhense terá o Uninassau/América como adversário na série melhor de três partidas.

Confira a tabela completa da fase semifinal da LBF CAIXA:

– Corinthians/Americana (1º) x Maranhão Basquete (4º)
Jogo 1 – 08/04 (sexta), às 19h30, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 12/04 (terça), às 19 horas, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), – ao vivo no SporTV
Jogo 3* – 14/04 (quinta), às 19 horas, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), – ao vivo no SporTV

– Sampaio Corrêa Basquete (2º) x Uninassau/América (3º)
Jogo 1 – 09/04 (sábado), às 12 horas, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 13/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 3* – 14/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
* Se necessário