terça-feira, 31 de maio de 2011

Seleção Sub 19 faz amistoso contra os Estados Unidos

A seleção brasileira sub-19 feminina embarca nesta quarta-feira (1° de junho) para Orlando, nos Estados Unidos, onde fará amistoso contra a seleção americana sub-19. Sob o comando do técnico, Luis Claudio Tarallo, a equipe nacional enfrenta as americanas no domingo (dia 5), às 13h30 (horário de Brasília), no ESPN Wide World, que é um enorme no complexo esportivo da Disney, em Orlando, na Flórida (EUA). A partida poderá ser acompanhada ao vivo no site da ESPN.

“A equipe está bastante ansiosa para esta viagem. Sabemos que os Estados Unidos é uma potência mundial na modalidade, além de serem meninas que possuem muita força física e um jogo forte. vamos jogar de igual pra igual, atrás de um bom resultado, mas, principalmente, de um bom desempenho. Vamos aproveitar essa disputa para testarmos nossa defesa e analisar o que necessita ser aprimorado”, disse o técnico.

Completando hoje (31 de maio) 19 anos, a armadora Tássia Pereira de Souza Carcavalli, falou sobre a expectativa dos amistosos e o que deseja ganhar de presente de aniversário.

“Estou bastante confiante para este amistoso. Já conhecemos as meninas e sabemos como jogam. Será um jogo de extrema importância nesta nossa etapa final de preparação. Elas são favoritas para o Mundial, e tenho certeza que será uma ótima avaliação para o grupo. Um belo presente de aniversário seria a vitória neste amistoso (risos)”, disse a armadora.

Seleção adulta se apresenta amanhã

A seleção brasileira adulta Feminina se apresenta nesta quarta-feira (1º de junho) para o início da preparação e disputa dos torneios amistosos na China. Sob o comando do técnico Enio Angelo Vecchi, a equipe nacional realizará os treinamentos até o dia 13 de junho, em dois períodos.

A preparação na parte da manhã (9h às 12h) será no ginásio Joana Motta (Rua Espírito Santo, 1330) e na parte da tarde (17h30 às 20h30), no ginásio do SEMEF, em São Caetano (SP).

O primeiro compromisso do grupo será em Xiangyuan, entre os dias 18 e 20 de junho. Depois a equipe segue para Shanxi, onde jogam entre os dias 23 e 25 de junho. O Brasil enfrenta Austrália, China e Nova Zelândia, respectivamente, na China.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Piracicaba pode contratar armadora americana para a disputa da A2

A equipe feminina de basquete do XV/Unimep/Amhpla/Selam deve anunciar oficialmente nos próximos dias a contratação da armadora americana Christie O’Daniels. A jogadora vem treinando desde o início da semana com a equipe comandada pela técnica Ana Christofoletti e pode reforçar o clube para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2. O Nhô Quim entra em quadra nesta noite pela quinta rodada do Estadual. O adversário é o time de Pindamonhangaba, em confronto marcado para as 20h no Waldemar Blatkauskas.

Antes de chegar ao Brasil há duas semanas, Christie jogava pela Bethany University. A armadora de 21 anos chegou a Piracicaba nesta segunda-feira. A atleta estava em Santa Bárbara d’Oeste quando recebeu o convite para fazer testes no Alvinegro. O desempenho mostrado em três dias de trabalho agradou a treinadora da equipe piracicabana.

"Ela tem qualidades e se dedica muito nos treinamentos. Estamos observando o rendimento dela e ainda nesta semana podemos acertar a sua permanência", disse Ana Christofoletti. Caso concretize sua vinda para o Nhô Quim, Christie poderia estrear pelo clube dentro de 15 dias.

Natural da Califórnia, a americana disse que está encantada com tudo o que viu até agora no Brasil e concedeu entrevista ao JP em inglês, mas mostrou que já sabe algumas palavras em português. "Eu estou gostando muito do país. Não conheço muito sobre o basquete brasileiro, mas notei que estou em uma equipe bastante tradicional. Além disso, as regras daqui são semelhantes ao regulamento aplicado nos EUA. Basquete é basquete em qualquer lugar do mundo", declarou.

Christie sabe que os holofotes estarão voltados para ela quando entrar em quadra com a camisa do XV, mas não acredita que a pressão possa prejudicar sua maneira de jogar.

Fonte: Jornal de Piracicaba

Amistoso Internacional: Espanha 66 x 59 Canadá

Seleção Sub 19 vence o Chile mais uma vez

A seleção brasileira sub-19 feminina venceu o segundo amistoso contra a equipe chilena sub-19 por 63 a 48 (25 a 20 no primeiro tempo), realizado no ginásio Romão, nesta segunda (30). O comandante da equipe, Luis Claudio Tarallo, avaliou os amistosos.

“No primeiro amistoso ontem (domingo), fomos bem melhores em quadra. A nossa equipe foi mais forte do início ao fim da partida. Além de mais fortes, comandamos o ritmo do jogo. Hoje (segunda) fomos bem, mas cometemos alguns erros. Dei preferência neste segundo amistoso em rodar o banco, com as meninas que atuam menos. É bom para testá-las e dar ritmo de jogo. Estamos muito próximas de fechar o grupo então essa oportunidade foi valiosa. Fiquei muito contente em ver a garra das meninas em quadra. Temos um pontos para acertar e afinar na defesa, mas estou confiante no grupo”, analisou Tarallo.

Fonte: CBB

domingo, 29 de maio de 2011

Seleção Sub19 vence Chile no primeiro amistoso

A seleção brasileira sub-19 feminina venceu o primeiro amistoso contra a equipe chilena sub-19 por 86 a 34 (35 a 16 no primeiro tempo), realizado no ginásio Bolão, neste domingo (29). As brasileiras e chilenas se enfrentam novamente nesta segunda (30), às 17h, no ginásio Romão de Souza (Rua Luis Benachio, s/n° – Colônia), em Jundiaí (SP).

“Estamos nos preparando há bastante tempo para a competição. Esse resultado foi fruto de muito esforço e treino. Eu e as meninas entramos em quadra focadas e muito entrosadas. Viemos com sede de vitória. Amanhã enfrentaremos novamente as chilenas, mas vamos com a mesma determinação de hoje. Sabemos que no Mundial teremos que matar um leão por dia. Então é bom que já vamos nos acostumando, para assim chegarmos com ritmo de jogo no Mundial”, analisou Damiris do Amaral.

Presidente Venceslau vence a primeira na A2

A UNIESP/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011, nesta sábado (28 de maio), ao superar a Recreativa/Ribeirão Preto, por 61 a 41, mesmo atuando no ginásio Ignácio Luiz Pinto, na cidade de Ribeirão Preto (SP).

Com este resultado, os dois times dividem a sétima colocação na classificação geral, somando seis pontos, em cinco partidas disputadas (01 vitória e 04 derrotas).

A competição tem sequencia no dia 03 de junho (sexta-feira), às 20h00, com a partida isolada entre Divino/COC/Jundiaí e São José/SEL/Fadenp, na cidade de Jacareí (SP). No dia 04 de junho (sábado), mais duas partidas: Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba x São Caetano/UNIP, às 18h00, em Pindamonhangaba (SP); e UNIESP/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau x São Bernardo/ASA, às 19h00, em Presidente Venceslau (SP).

sábado, 28 de maio de 2011

Natália Santos é convocada para o lugar de Simone Lima

A pivô brasileira Natália Santos, que atua pela Universidade do Arkansas Tech, nos Estados Unidos, foi convocada para integrar a seleção brasileira adulta feminina, neste sábado (dia 28). Natália ocupará o lugar da pivô Simone Lima, que se recupera de uma lesão e não poderá representar o Brasil.

“Foi uma surpresa quando me ligaram avisando para a convocação, já estava até retornando para os Estados Unidos. Fiquei muito contente. Já conversei com meu técnico e fui liberada para fazer a preparação e se tudo der certo disputar o Pré-Olímpico. Essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de defender a seleção brasileira e vou me dedicar bastante”, comentou Natália.

Sob o comando do técnico Enio Angelo Vecchi, a seleção brasileira adulta feminina se apresenta dia 1° de junho (quarta-feira), e realiza os treinamentos até o dia 13 de junho, em São Caetano (SP).

O Brasil está no grupo “B” do 10º Torneio Pré-Olímpico Feminino, e estreia contra o Paraguai no dia 24 de setembro. Depois, as brasileiras jogam contra o Canadá (25); Jamaica (26); e México (27). No grupo “A” estão Chile, Cuba, Argentina, Porto Rico e Colômbia.

JOGADORAS CONVOCADAS:

NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL

Barbara Queiroz – Armadora – 25 anos – 1,80m – Unimed/Americana (SP) – SP

Bethânia Vasconcelos – Armadora – 30 anos – 1,80m – Ourinhos Basquete (SP) – MG

Carina Felippus – Pivô – 32 anos – 1,84m – Unimed/Americana (SP) – SC

Clarissa dos Santos – Pivô – 23 anos – 1,87m – Unimed/Americana (SP) – RJ

Fernanda Beling – Ala – 28 anos – 1,83m – Unimed/Americana (SP) – MG

Franciele Nascimento – Pivô – 23 anos – 1,92m – Cadi Laseu (Espanha) – PR

Gilmara Justino – Pivô – 30 anos – 1,85m – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – SP

Isis Nascimento – Pivô – 27 anos – 2,02m – Basquete Araçatuba (SP) – GO

Ivana da Silva – Armadora – 23 anos – 1,69m - Mangueira/Petrobras (RJ) – RJ

Jaqueline Silvestre – Ala – 25 anos – 1,78m – Santo André/ Semasa (SP) – SP

Micaela Jacintho – Ala – 31 anos – 1,80m – Santo André/ Semasa (SP) – RJ

Nádia Colhado – Pivô – 22 anos – 1,94m – Santo André/ Semasa (SP) – SP

Palmira Marçal – Ala – 26 anos – 1,75m - – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP)

Silvia Gustavo Rocha – Ala – 28 anos – 1,86m – Ourinhos Basquete (SP) – SP

Natália Santos – Pivô – 24 anos – 1,84m – Arkansas Tech (Estados Unidos) – SP

Tatiana Nascimento – Ala – 20 anos – 1,81m Divino/COC/Jundiaí (SP) – SP

Média de Idade = 26 anos

Média de Altura = 1,84m



COMISSÃO TÉCNICA:

Diretora: Hortência Marcari

Administradores: Bruno Valentin e Paulo Henrique Mardegan

Técnico: Enio Angelo Vecchi

Assistente Técnico: Urubatan Paccini

Preparador Físico: Clóvis Haddad

Médico: Rodrigo de Aquino

Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel

Nutricionista: Mirtes Stancanelli

Amistoso Internacional: Espanha 61 x 50 Cuba

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Brasil faz amistosos contra o Chile

A seleção brasileira sub-19 feminina fará dois amistosos contra a equipe chilena sub-19. O grupo comandado por Luis Cláudio Tarallo, que disputará o Mundial da categoria no Chile, fará os jogos em Jundiaí (SP). A primeira disputa será neste domingo (29), às 15h30, no ginásio Bolão (Rua Rodrigo Soares de Oliveira, s/n° - Anhangabaú), e a segunda no ginásio Romão de Souza (Rua Luis Benachio, s/n° – Colônia), na segunda-feira (30), às 17h. O Brasil está no grupo “D” do Campeonato Mundial Sub-19 com Espanha, Eslovênia e Taipé. A competição será disputada de 21 a 31 de julho, nas cidades chilenas de Puerto Varas e Puerto Montt.

“Temos procurado fazer jogos amistosos para sempre estarmos com ritmo de jogo. O Chile é uma equipe forte e que poderemos enfrentar no Mundial. Já conhecemos o grupo de outras competições e temos mais uma oportunidade de avaliarmos a equipe do Brasil”, analisou Luiz Claudio Tarallo.

Depois, a seleção chilena segue para Santos onde faz dois jogos com as seleções sub-16 e sub-17 femininas, comandadas por Janeth Arcain, na Arena Santos (Rua Rangel Pestana, nº184 – Vila Mathias), na cidade paulista de Santos. O primeiro encontro será com a equipe sub-16, na quinta-feira (2), às 16h. Depois, é a vez da sub-17, na sexta-feira (3), também às 16h.

Nessa sexta-feira (27), a seleção sub-19 deixa de lado o clima de competição para celebrar o aniversário do técnico Luiz Cláudio Tarallo, que está completando 45 anos.

“Estou bastante contente de passar mais um aniversário durante fase de treinamento de seleção. Além disso, comemorar essa data tão importante com as meninas e a comissão técnica é um grande presente e muita emoção”, finalizou o técnico.


Fonte: CBB

Morre Margo Dydek aos 37 anos

Ex-jogadora da WNBA, Margo Dydek morreu nesta sexta-feira. Após sofrer um ataque cardíaco na semana passada, ela foi internada em um hospital de Brisbane, na Austrália. Em coma, a polonesa não conseguiu se recuperar. Com 37 anos, Margo tinha 2m18 e teve passagem de destaque pela liga de basquete profissional dos Estados Unidos.

Margo Dydek foi a jogadora mais alta da WNBA e jogou por equipes como Utah Starzz, San Antonio Silver Stars, Connecticut Sun e Los Angeles Sparks antes de se aposentar. Atualmente, ela treinava o time Northside Wizards, na Austrália.

A ex-jogadora sentiu-se mal em sua casa em Brisbane e foi levada de ambulância para um hospital no dia 19 de maio. A polonesa estava grávida de seu terceiro filho.

Dirigente do Northside Wizards, Cathy Roberts confirmou a morte de Margo Dydek. Ele disse esperar por um comunicado da família da ex-atleta para conhecer mais detalhes sobre a morte.

Fonte: UOL

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Seleção chilena Sub 19 fará amistosos no Brasil

A seleção sub 19 do Chile chegará em São Paulo no próximo sábado para uma série de amistosos contras as seleções brasileiras sub 19, sub 17 e sub 16, além de mais uma equipe adulta a ser confirmada.

Assim como o Brasil, as chilenas estão treinando permanentemente para fazer bonito no mundial que será jogado em casa.

Amistoso Internacional: Espanha 74 x 54 Japão

São José vence e lidera a série A2

O São José/SEL/Fadenp derrotou o São Caetano/UNIP, na noite desta quinta-feira (26 de maio), por 77 a 49 (41 a 32 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio do Tênis Clube, na cidade de São José dos Campos (SP), válido pelo turno da fase inicial do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011, e assumiu a liderança isolada. As cestinhas da partida foram Patrícia Ribeiro, 26 pontos, pelo time da casa; e Juliana Lopes, 17 pontos, em favor do visitante.

O São Bernardo/ASA conseguiu a reabilitação ao superar, o até então invicto, Divino/COC/Jundiaí, por 62 a 60 (25 a 30 no primeiro tempo), em partida acirrada, disputada no ginásio Municipal Paulo Cheidde (Baetão), na cidade de São Bernardo do Campo (SP). As atletas mais efetivas foram Júlia Santos, 20 pontos, e Glauce Pena, 19 pontos, pelo time do Grande ABC; Tatiane Pacheco, 14 pontos, e Tainá da Paixão, 18 pontos, em favor da equipe jundiaiense.

E, complementando a rodada, o XV/Unimep/Amhpla/Selam bateu o Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba, por 53 a 44 (25 a 24 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP). As maiores pontuadoras do encontro foram Andressa Ferreira, pelo time da casa, e Julia Torres, em favor do visitante, ambas com 15 pontos.

Com estes resultados, a classificação de momento é a seguinte:

1º) São José/SEL/Fadenp - 10 pontos (05 vitórias)
2º) Divino/COC/Jundiaí
XV/Unimep/Amhpla/Selam - 09 pontos (04 vitórias e 01 derrota)
4º) Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba
São Bernardo/ASA - 07 pontos (02 vitórias e 03 derrotas)
6º) São Caetano/UNIP - 06 pontos (01 vitória e 04 derrotas)
7º) Recreativa/Ribeirão Preto - 05 pontos (01 vitória e 03 derrotas)
8º) UNIESP/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau - 04 pontos (04 derrotas)

A competição prossegue no sábado (28 de maio), com o duelo isolado entre Recreativa/Ribeirão Preto e UNIESP/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau, às 18h00, no ginásio Inácio Luiz Pinto, na cidade de Ribeirão Preto.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sub 16 enfrenta Estados Unidos na abertura da Copa América

O Brasil está no grupo “A” da Copa América / Pré-Mundial Sub-16 Feminina, que será realizada em Mérida (MEX). A estreia será contra Estados Unidos, no dia 13 de junho. Depois, as brasileiras jogam contra a Venezuela (14) e Argentina (15). No grupo “B” estão Guatemala, Canadá, México e Porto Rico.

Sob o comando da técnica Janeth Arcain, a seleção brasileira sub-16 feminina segue a preparação rumo a Copa América da categoria, onde brigará por uma das três vagas no Campeonato Mundial Sub-17 de 2012. Os treinos da seleção brasileira estão sendo realizados na Arena Santos (Rua Rangel Pestana, nº184 – Vila Mathias), na cidade paulista de Santos.

“Todos os jogos são muito importantes em uma competição deste nível. Com exceção dos EUA, já conhecemos os outros da chave de campeonatos sul-americanos. Além disso, vamos tentar fazer um jogo-treino contra as americanas antes do inicio da competição. Também acredito que é melhor encontrar os adversários mais fortes na primeira fase do que na semifinal. Seguimos agora, focadas no dia 18 de junho, que é o nosso objetivo” analisou Janeth Arcain.

Blumenau monta equipe para a temporada

O basquete feminino da FMD/Uniasselvi/Vasto Verde se prepara para os principais campeonatos regionais e nacionais da modalidade de 2011. Com cinco novas integrantes, o elenco será apresentado nesta quarta-feira, dia 25, às 15h, no Complexo Esportivo do campus da Uniasselvi. A equipe passou por uma reformulação para 2011, com algumas boas surpresas. Foram contratados atletas com experiência na modalidade, como a ala Juliana Fernandes, 30 anos.

Para o técnico João de Almeida Camargo Neto, a expectativa com a chegada das novas integrantes, é a melhor possível. Segundo ele, apesar do grupo ter feito apenas treinos na atual temporada, as jogadoras já estão voltadas nas participações nos jogos Abertos de Santa Catarina, no Estadual e na Liga Nacional.

O primeiro desafio do novo grupo será nesta semana, em Poços de Caldas (MG), durante os Jogos Abertos Brasileiros. “A principal prioridade do grupo é tentar realizar o mesmo trabalho do ano passado. Com isso chegar às finais dos campeonatos”, comenta o treinador.

Elenco

Gabriela Vieira - Armadora

Roberta Fogaça - Armadora

Cíntia Luz - Ala

Laís Souza - Ala

Juliana Fernandes - Ala

Bárbara Schwlemenn - Ala

Patrícia Silva - Pivô

Luciana de Angeloni - Pivô

Fabiana Rado - Pivô

Yuliane Cruz - Pivô

Bruna Rodrigues - Ala/armadora

Santo André é campeão Paulista 2011

O Santo André/Semasa garantiu a conquista do título do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 ao derrotar o Americana, na noite desta quarta-feira (25 de maio), por 71 a 65 (30 a 30 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Santo André (SP). Com a vitória, o time comandado pela técnica Laís Elena fechou a disputa decisiva com três vitórias e uma derrota, garantindo o caneco 16 anos depois da última conquista.

O jogo foi bastante disputado no primeiro tempo, com as duas equipes errando bastante e se alternando no comando do marcador, mas a igualdade prevaleceu nos primeiros 20 minutos. O terceiro quarto acabou sendo o decisivo, momento em que o time andreense conseguiu um melhor rendimento, especialmente com Kátia nos arremessos de longa distancia, e garantindo uma vantagem de 12 pontos no marcador.

Nos últimos dez minutos, Americana tentou a recuperação, mas as comandadas de Laís Elena conseguiram conter e garantiram a terceira vitória na série.

Os principais nomes da partida foram Babi (14 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), Sílvia Luz (14 pontos e 03 assistências) e Clarissa dos Santos (12 pontos e 06 rebotes), pelo time do Interior; a cubana Ariadna Felipe (22 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), Kátia (19 pontos) e Micaela Jacintho (14 pontos, 09 rebotes e 04 assistências), em favor do representante do Grande ABC.

- O time teve uma superação muito grande neste campeonato, pois sofremos bastante com contusões e conseguimos superar tudo isso, chegando ao título. No ano passado, perdemos o título para Americana em casa e agora conseguimos dar o troco, pois estávamos com isso engasgado - comenta Ariadna Felipe, cestinha da partida final.

- São muitas emoções, como diz o rei Roberto Carlos. Superação é a palavra que define esta equipe, pois passamos por muitas situações complicadas, com contusões, o susto da Nádia e outras coisas. Dedicamos esta conquista a nossa torcida de Santo André - relata Êga Garvão, pivô do Santo André/Semasa.

Os outros resultados da série final foram estes: 61 a 51 e 72 a 65, ambos em favor do Santo André/Semasa; e 75 a 47, em favor do Americana.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Rivais das Américas recusam, e Hortência reclama: 'Não querem jogar'

Diretora da CBB diz que Canadá e Argentina negaram convites de amistosos no caminho até o Pré-Olímpico. Cuba aceita, mas custos ficam com Brasil


Por João Gabriel Rodrigues
São Caetano do Sul, SP

“Ninguém quer jogar com a gente”, reclama Hortência. Diretora da Confederação Brasileira de Basquete, a ex-jogadora garante que não faltaram convites para que seleções das Américas disputassem amistosos com o Brasil. No entanto, ouviu apenas negativas. Assim, os primeiros testes para a disputa do Pré-Olímpico feminino, em setembro, na Colômbia, serão feitos na China, contra a equipe local, Austrália e Nova Zelândia.

Hortência reconhece que não é o ideal. Em sua cabeça, a seleção deveria enfrentar rivais pela vaga nos Jogos de Londres, no ano que vem.

- Ninguém aceitou, não querem jogar. O que interessa para nós é o Pré-Olímpico daqui. Queremos conhecer nossos adversários, saber contra quem vamos jogar. Mas estamos tendo dificuldades – explica a diretora.

Hortência diz que, hoje, o Canadá é o principal rival da seleção brasileira. “Sei todos os passos deles”, afirma. A diretora garante que também tentou marcar partidas contra a Argentina, mas também não teve sucesso.

- A única seleção que aceita jogar é Cuba, mas temos de pagar todos os custos.

Ainda assim, serão mesmo as cubanas as primeiras rivais dentro das Américas no caminho até o Pré-Olímpico. Nos dias 9 e 10 de setembro, as brasileiras encaram as caribenhas, ainda sem o local definido.

O técnico Ênio Vecchi convocou a seleção brasileira para os primeiros treinamentos e os torneios amistosos na China nesta segunda-feira. O grupo se apresenta em São Caetano, no dia 1º de junho.

Fonte: globoesporte.com

Tatiane é convocada para a seleção (Jornal de Jundiaí)

201105232022209375O técnico Enio Vecchi divulgou ontem a sua primeira convocação à frente da seleção feminina de basquete, para um período de treinamento e a disputa de dois torneios amistosos na China. Uma das novidades da lista renovada do treinador é ala Tatiane Pacheco Nascimento, atleta do Divino/Coc.
Aos 20 anos, ela foi chamada pela primeira vez para a seleção adulta e é a mais nova da lista. "Disputei o Mundial Sub-19 na Tailândia no ano passado, mas é minha primeira vez na seleção adulta. É um misto de emoções. Estou feliz, nervosa e ansiosa", disse a simpática Tatiane.
Ela acredita que com esta convocação, a pressão vai aumentar. "Por mais que vinha sendo convocada pelas divisões de base, agora a pressão aumenta. É a seleção adulta. Espero dar meu melhor e ajudar o treinador." Segundo a atleta, ela já desconfiava que seria chamada. "A gente realizou um  amistoso contra a seleção sub-19 na semana passada e vieram me dar os parabéns. Mas esperei sair de forma oficial."
Tatiane está há quatro anos no Divino. "Jogava em Americana e o Nestor (Mostério - coordenador) me convidou para conhecer o projeto em Jundiaí. Vim e adorei." O ´culpado´ por ela ter começado no esporte foi o primo Maurício. "Ele jogava em um clube de São Paulo e era conhecido como Perê. Eu ia acompanhar os jogos e acabei gostando. Jogo até na mesma posição que ele. É meu espelho". A primeira convocação para a seleção faz a garota pensar grande. "Penso em fazer carreira na seleção e ajudar o Divino o máximo que eu puder. Todo mundo sonha isso e comigo não é diferente. Almejo também jogar fora do país", completou.

Jogadora do Basquete Clube de Araçatuba é convocada para a Seleção Brasileira

isis 3Ísis de Melo Nascimento, pivô do Basquete Clube (BC) de Araçatuba, vai vestir novamente a camisa amarelinha. Nesta segunda-feira (23), o técnico Enio Vecchi anunciou o nome das 16 jogadoras que vão compor a Seleção Brasileira feminina adulta de basquete para um período de treinos e disputa de dois torneios amistosos na China, em junho. A lista definitiva para o Pré-Olímpico e o Pan de Guadalajara será divulgada no dia 17 de julho.

Não foi a primeira vez que Ísis foi convocada para a Seleção. Ela integrou o grupo que conquistou a medalha de prata nos Jogos Panamericanos de 2007 e teve sua última convocação em 2008. Entre as escolhidas de Vecchi, Ísis é a jogadora mais alta, com 2,02 metros. A segunda atleta mais alta é a também pivô Nádia Colhado, de Santo André. Ela tem 1,94 m.

Contratada pelo time de Araçatuba no segundo semestre do ano passado, Ísis se destacou no Campeonato Paulista de 2011 e na Liga de Basquete Feminino (LBF 2010/2011). Nesta última, foi a terceira melhor reboteira, com média de 10,5 por partida, e a melhor bloqueadora, com média de 2,7 tocos por partida. No Paulista, foi a segunda melhor reboteira, com média de 8,63. A pivô do BC soube da notícia da convocação pela Internet, no site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Expectativa

“Eu sabia da possibilidade e estava na expectativa”, afirma. “Me sinto muito feliz em poder participar desse ciclo novo que está se iniciando. Apesar de eu já ter sido convocada, esta é uma experiência completamente diferente, porque as pessoas mudaram, é uma outra realidade”. Esta foi a primeira convocação de Vecchi, contratado no final ano passado.

Potencial

Para a secretária municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Cláudia Crepaldi, é um orgulho para Araçatuba ter uma de suas jogadoras na seleção principal. “Nós sempre acreditamos no potencial da Ísis e nos sentimos orgulhosos em ver o nome dela nesta lista”, afirma. “No ano passado, a cidade voltou a ter basquete profissional adulto feminino e a Ísis veio para nos ajudar nesse projeto”.

Já o prefeito Cido Sério disse que a jogadora já era um exemplo para as crianças que treinam nos núcleos do BC espalhados pela cidade, e que agora terá ainda mais visibilidade. “É muito significativa esta convocação. É claro que é uma conquista individual da atleta, mas encanta a todos nós e motiva principalmente as crianças e adolescentes da nossa cidade a sonharem também com uma trajetória como a da Ísis, a se espelharem nela”, destaca.

Trajetória

Ísis nasceu em Goiânia. Antes de vir para Araçatuba, atuava pelo time de Catanduva, onde venceu o Campeonato Brasileiro de 2009. No seu currículo, acumula quatro títulos nacionais, quatro paulistas e cinco vezes foi campeã dos Jogos Abertos. Além de ter jogado em Catanduva, atuou na equipe de Ourinhos e na Liga Espanhola pelo CB Valls.

Entre as curiosidades na sua trajetória, Ísis ficou conhecida por ter sido a única atleta brasileira de basquete a executar a enterrada, fundamento que é bastante comum no masculino, e também, no início de sua carreira, ela foi jogadora de vôlei, chegando a ser treinada por Bernardinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Araçatuba

Poderosa Isis retorna

Robson Macedo

No Pan, Isis foi chamada de Xuxa por causa dos cabelos pintados de louro e curtos. Agora, aos 27 anos e com o cabelo castanho e um pouco mais longos, a pivô diz que a principal mudança que todos vão ver é a experiência. "Técnica e taticamente evolui muito nesses últimos anos. Estou mais madura para voltar à seleção", disse a goiana, que defende o Araçatuba (SP).
Com 2,02 metro de altura, Isis disse que a mudança de clube - jogava até 2010 no Catanduva (SP) - foi benéfica porque emagreceu ao começar fazer musculação. A melhora na alimentação contribuiu no processo. "Emagreci 4 quilos. Hoje estou com 90 quilos", contou a pivô. Ela assegura que nesses anos a única coisa que não mudou foi o seu bom humor. "A alegria é de família. Meu pai (Jóia, ex-jogador de basquete) tem 60 anos e continua fazendo as suas brincadeiras", lembrou.
Com Enio Vecchi no comando da seleção, Isis acredita que terá mais chances de mostrar a sua evolução. A proposta do treinador é de renovação no grupo que disputará o Torneio Pré-Olímpico, em setembro, quando haverá nova convocação.

As jogadoras se apresentam dia 1º de junho, em São Caetano do Sul (SP), para o início dos treinos. "Estou contando as minutos para começar a treinar. Estou muito ansiosa", confessou a goiana, por telefone, após finalizar o dia de trabalho em Araçatuba.

Fonte: O Popular

Santo André vira base da Seleção (Diário do Grande ABC)

5887835Provavelmente não há ninguém mais feliz em Santo André do que Simone, Micaela, Jaqueline e Nadia. As quadro jogadoras - cada uma com motivo especial - celebraram a convocação para a Seleção Brasileira de Basquete feita ontem pelo técnico Enio Vecchi. Foram chamadas 16 atletas, que se apresentam dia 1º para treinamentos em São Caetano e depois partem para dois torneios amistosos,de 17 a 24 de junho, na China.

Entre as convocadas, apenas Simone sente pela primeira vez o gostinho de estar entre as principais jogadoras do Brasil. Curiosamente, a convocação vem justo quando a pivô se recupera de lesão no tornozelo esquerdo sofrida há 40 dias.

"Nossa, não dá para falar a felicidade que estou sentindo. É muito forte. Ao mesmo tempo estou preocupada com minha condição física. O prazo dos médicos é para que eu volte em uma semana e farei o que for preciso para isso", garante a jogadora, revelada em Santo André e que há 14 anos esperava uma chance. "Agora é colocar nas mãos de Deus e orar ", completa a pivô de 30 anos.

A mais experiente do grupo é Micaela (31 anos). A ala participou da preparação para o Mundial de 2010, mas acabou cortada na reta final pelo então técnico espanhol Carlos Colinas. Agora, ela sonha com vida nova na Seleção. "Estou com vontade de chegar lá e mostrar do que sou capaz. Só isso que posso dizer. Ainda tenho muito fôlego e não vou desperdiçar essa chance", promete.

Jaqueline (25 anos) também estava eufórica. Não esperava ser lembrada e soube da novidade pela companheira de equipe Luciane. "Foi surpresa mesmo. Sei que estou fazendo um grande Campeonato Paulista, mas ir para a Seleção parecia sonho distante. Recebi um telefonema há alguns dias pedindo documentos, mas custei a acreditar. Estou muito feliz", constata.

Considerada pela técnica Laís Elena revelação do basquete brasileiro, a pivô Nadia Colhado (22 anos ) também quer aproveitar a chance. "Sei que das 16 chamadas ficarão apenas 12 para o pré-olímpico (em setembro). E vou fazer de tudo para estar na Seleção."

O time chamado por Enio Vecchi tem média de idade de 26,5 anos e 1,84 m de altura. Adversária de Santo André na final Estadual, Americana também teve quatro atletas convocadas (Babi, Carina, Clarissa e Fernanda). Os demais nomes são: Bethânia, Franciele, Gil, Isis, Ivana, Palmira, Silvia Gustavo e Tatiana.

Novidades enchem time de moral para decisão do Paulista

Não deu tempo de lamentar. Um dia após perder para Americana e prolongar a disputa do título Paulista, Santo André amanheceu eufórico pela inclusão de quatro jogadoras na lista do técnico da Seleção, Enio Vecchi. A notícia mudou o clima da equipe, que promete outra postura para o quarto jogo da série melhor de cinco, amanhã, às 18h30, em Americana.

Como vence por 2 a 1, as andreenses serão campeãs com mais uma vitória. A derrota significa forçar o quinto duelo, novamente em Americana, na quinta-feira.

A ala Micaela, terceira melhor cestinha da competição com média de 14,38 pontos por jogo, mostra confiança. "Os times são os mesmos. O que precisa mudar é a postura. Temos de entrar focadas, pois sabemos que temos condição de ganhar. Só depende de nós", comenta.

Nem mesmo a torcida desfavorável diminui a confiança. "Consigo esquecer essa pressão. Tiro de letra. Quanto mais gritam, melhor para mim", garante Micaela.

Jaqueline concorda com a companheira e promete empenho. "Vencemos elas fora de casa e isso nos enche de confiança. Bobeamos no terceiro jogo, mas não vai se repetir. Essa convocação para a Seleção dá ainda mais vontade de jogar", confessa a ala, incluída na relação.

Anderson Fattori

Seleção Brasileira de Basquete escolhe S.Caetano para treinos

A cidade de São Caetano será sede dos treinos da seleção brasileira adulta feminina de basquete entre os dias 1º e 13 de junho. A equipe irá intercalar suas atividades entre as quadras poliesportivas da Segunda Escola Municipal de Ensino Fundamental (Rua José Benedetti, 550, Bairro Cerâmica) e da Escola Estadual Professora Joana Mota (Rua Espírito Santo, 1330, Bairro Cerâmica).

Gilberto Costa, secretário de Esportes e Turismo da Prefeitura, destaca que os treinamentos serão abertos ao público e informa que as jogadoras da seleção participarão da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de São Caetano, marcada para o próximo dia 3, a partir das 18 horas, no Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico).

Fonte: Diário do Grande ABC

Americana entra em quadra às 18h30 para empatar a série

A equipe de basquete feminino de Americana entra em quadra nesta quarta-feira (24) pelo quarto jogo da série melhor de cinco do playoff final do Campeonato Paulista 2011, contra a equipe de Santo André, em confronto realizado na quadra do complexo poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

O confronto, inicialmente marcado para as 17h30, teve seu horário alterado pela Federação Paulista de Basketball (FPB) para as 18h30.

Americana está atrás na série, com uma vitória contra duas vitórias de Santo André, e caso vença o próximo confronto, forçará o quinto e decisivo jogo a ser realizado na quinta-feira (26) as 20h, também no Centro Cívico.

“Será uma partida decisiva e complicada. Sabemos da força do adversário e que precisaremos estar concentradas o jogo todo, porém sabemos também que nossa equipe também é forte, com jogadoras que fazem a diferença e temos total condição de levar a decisão do campeonato para o quinto jogo” comentou a armadora americanense Babi, que nesta segunda-feira recebeu a noticia de sua primeira convocação a Seleção Brasileira principal.

Assim como aconteceu no primeiro jogo da série, a equipe de Americana promoverá a arrecadação de leite junto a seus torcedores, como forma de promover a responsabilidade e conscientização social. Os torcedores que participarem receberão um número a cada litro de leite doado para concorrer a uma camisa oficial de jogo da equipe de Americana. Toda a arrecadação será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Americana.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Enio comenta convocação no site da CBB

Na manhã desta segunda-feira (23), o técnico da seleção adulta feminina, Enio Angelo Vecchi, convocou 16 jogadoras para primeira fase de treinamentos. As atletas convocadas se apresentam à seleção no dia 1º de junho, para o início dos treinamentos. Depois, seguem para a China para dois torneios amistosos, entre 17 e 24 de junho.
 
“Esse grupo foi chamado para um período de observação e de testes. Poderemos testar essas atletas em uma competição internacional. Algumas ainda não tinham passado pela seleção. Disputaremos dois torneios amistosos na China, contra a seleção da casa, Austrália e Nova Zelândia, em junho. A lista teve como base a Liga de Basquete Feminino, encerrada em fevereiro deste ano, e o Campeonato Paulista, que está na fase final”, disse Enio.
 
Sobre a seleção que disputará o Torneio Pré-Olímpico Feminino em setembro, o técnico avisa que haverá uma nova convocação.
 
“A convocação definitiva para o Pré-Olímpico, em setembro, na Colômbia, e o Pan-Americano de Guadalajara, em outubro, no México, será divulgada no dia 17 de julho. Érika e Iziane também queremos nesta seleção, mas estamos verificando a questão contratual delas com o Atlanta Dream, time que elas atuam na WNBA. Outras jogadoras, como Adrianinha, que acabou de disputar o Campeonato Italiano, também estão nos planos.” comentou Enio.
 
Além das atletas que atuam no exterior, o comandante do time brasileiro afirma que irá observar a seleção sub-19, que disputará o Mundial da categoria no Chile, de 21 a 31 de julho.
 
“Estou acompanhando a seleção sub-19 de perto. Viajei para Las Vegas para acompanhá-las na fase de treinamento que foi realizado lá e tenho ido para Jundiaí, também para assistir alguns treinos. Temos na equipe sub-19 grandes promessas do basquete feminino. Além disso, irei ao Chile vê-las atuando no Mundial”, analisou.
 
O Brasil está no grupo “B” do 10º Torneio Pré-Olímpico Feminino, e estreia contra o Paraguai no dia 24 de setembro. Depois, as brasileiras jogam contra o Canadá (25); Jamaica (26); e México (27). No grupo “A” estão Chile, Cuba, Argentina, Porto Rico e Colômbia.

Entrevista com Enio Vecchi no blog Brasil em Londres 2012

http://brasilemlondres2012.blogspot.com/2011/05/basquete-feminino.html

Vecchi confirma presença de Érika e Iziane até Pré-olímpico

Victor Lombardi

enioc

O técnico da seleção feminina de basquete, Ênio Vecchi, convocou nesta segunda-feira a lista das atletas convocadas para uma série de treinamentos e a disputa de dois torneios amistoso, realizados na China, sem contar com a dupla Érika e Iziane, que atua no Atlanta Dream. De acordo com o treinador, este não é o momento certo para convocar as atletas.

"Iremos convocá-las, mas não agora. Em algum momento iremos chamá-las, até porque a Federação Internacional de Basquete, (Fiba), estabelece um prazo para as equipes liberarem suas atletas", explicou Vecchi. "Inicialmente, Érika e Iziane estão fora por terem que disputar a WNBA", completou.

Para o treinador, que realizou sua primeira convocação na seleção feminina, a lista poderá sofrer alterações significativas. "Estamos avaliando as atletas. Como o Pré-olímpico será realizado em setembro, temos que nos preparar. Fizemos um trabalho de observação dos campeonatos nacionais e do Paulista, que está muito forte". Das 16 jogadoras selecionadas, 14 fazem parte de times da liga paulista.

"Ainda analisamos os campeonatos internacionais, como o Mundial sub-19. Estaremos observando as jogadoras, buscando engrossar e encorpar nossa seleção, o que é fundamental", continuou o técnico do Brasil.

Ex-técnico da equipe masculina do Vitória, Vecchi comemorou a sua primeira oportunidade de trabalhar com uma seleção composta por mulheres. "O ambiente do basquete feminino é muito favorável. A receptividade é muito grande e todas as informações que eu preciso, assim como o apoio técnico necessário, eu tenho tido", encerrou o treinador.

Ênio Vecchi busca contribuir na formação de Janeth como treinadora

Vecchi não acredita em concorrência com Janeth pelo posto de técnico da seleção

Novo técnico da seleção brasileira feminina de basquete, o paulista Ênio Vecchi deu seu primeiro passo como comandante do time, ao anunciar, nesta segunda-feira, sua primeira convocação. Ciente do projeto encabeçado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), de promover a ex-jogadora Janeth Arcain para o posto, após o término de seu contrato, negou qualquer preocupação e espera assumir um papel importante no processo de renovação do time.

"Acho muito saudável a transparência e a forma como a Confederação tem tido em relação a este assunto. O plano é muito bom e espero contribuir em algo, além dessa troca de experiência entre nós ser muito boa, já que ela foi uma jogadora excepcional, enquanto eu conto com minha experiência como técnico", explicou Vecchi àGE.net.

Ênio levará a seleção para a disputa do Pré-olímpico, disputado em setembro na Colômbia, focado na luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Paralelo a este trabalho, o treinador espera realizar um bom trabalho nos bastidores da equipe.

"Quero contribuir para que ela, em um futuro próximo, se torne técnica da seleção. Este também é o meu trabalho, que é formar novos técnicos. Sendo assim, ficarei feliz de saber que ajudei a Janeth a chegar neste posto. Não vejo problema algum nisso. É apenas um processo natural", disse o treinador. "Um assistente técnico que não pensa em ser técnico, não deve nem ser assistente", brincou.

Fonte: Gazeta Esportiva

Americana comemora convocação de quatro atletas para a seleção


Americana (SP) -
O técnico Enio Vecchi convocou nessa segunda-feira (dia 23) a Seleção Brasileira feminina adulta de basquete para um período de treinos e a disputa de dois torneios amistosos na China. O grupo se apresenta dia 1° de junho (quarta-feira), em São Caetano (SP), e realiza os treinamentos na própria cidade até o dia 13 de junho. Logo em seguida a Seleção embarca para a China para a disputa de dois torneios, entre os dias 17 e 24 de junho, contra Austrália, Nova Zelândia e a própria China.

 

A equipe de Americana estará representada por quatro jogadoras que compõe a equipe principal que disputa as finais do campeonato Paulista. As pivôs Clarissa e Carina Filippus, a lateral Fernanda Beling e a armadora Babi.

 

"Ficamos muito felizes com a convocação de todas as jogadoras. A Clarissa e a Fernanda chegaram a pouco tempo em nossa equipe, já são de casa e estão fazendo um ótimo campeonato. A Carina trabalhou muito para chegar a essa convocação. Batalhou, lutou,  foi persistente e sempre muito regular nas partidas. A Babi é mais uma afirmação que nosso projeto é completo. Começou no projeto social em 1995, passou por todas as categorias de base aqui em Americana, é nascida na cidade e fez por merecer a convocação. Estamos orgulhosos por elas e temos certeza que irão representar muito bem o nosso projeto e a nossa cidade", comentou o presidente da ADCF Ricardo Molina Dias.

 

Além das jogadoras, a equipe de Americana estará representada na comissão técnica pelo coordenador  do projeto Unimed Vita Haddad que será o preparador físico da seleção Brasileira nos torneios amistosos e também no pré-olímpico e jogos Pan Americanos.  

 

Convocada pela primeira vez para estar na seleção principal a pivô Carina demonstrou sua felicidade "Fiquei muito feliz em saber que meu nome estava na lista. Sempre trabalhei pra que isso acontecesse, e agora, pela primeira vez, terei esta oportunidade". Já a armadora Babi, nascida em Americana e convocada também pela primeira vez comentou sobre a convocação "É algo muito bom, é o reconhecimento de um trabalho. Tenho a expectativa de corresponder bem a essa convocação, e aproveitar a oportunidade de estar na seleção".

 

O técnico da equipe de Americana, Luiz Augusto Zanon comentou a convocação das atletas "São grandes jogadoras, e com certeza podem contribuir muito com a seleção. A Babi é uma armadora formada em Americana, vinda do projeto social da Unimed, e vem evoluindo muito. É uma atleta muito inteligente com uma ótima visão de jogo. A Carina também é uma atleta muito versátil, com muito fundamento e tem tudo para dar certo na seleção. A Clarissa vem provando também que é uma jogadora fantástica, voluntariosa, que vai crescer muito ainda e com certeza merece a convocação. A Fernanda também é uma jogadora muito interessante, que tem versatilidade de jogar em várias posições. Fico muito feliz com a convocação de nossas atletas".

 

   



A primeira convocação de Ênio Vechhi

O técnico Enio Vecchi convocou nessa segunda-feira (dia 23) a Seleção Brasileira feminina adulta de basquete para um período de treinos e a disputa de dois torneios amistosos na China. O grupo se apresenta dia 1° de junho (quarta-feira), em São Caetano (SP), e realiza os treinamentos na própria cidade até o dia 13 de junho.
 
“Essa convocação é o início de nossa preparação visando o Pré-Olímpico de basquete na Colômbia. Na fase de treinamentos vamos dar grande ênfase ao trabalho tático, uma vez que quase todas as atletas convocadas acabaram de vir do Campeonato Paulista e estão em boas condições físicas”, avalia o treinador.
 
Logo em seguida a Seleção embarca para a China para a disputa de dois torneios, entre os dias 17 e 24 de junho, contra Austrália, Nova Zelândia e a própria China.
 
“Essas duas competições serão muito importante para dar bagagem internacional para essas atletas, já que algumas delas foram convocadas pela primeira vez. Com certeza nos ajudará muito em toda a nossa preparação”, destaca Enio.
 
 
JOGADORAS CONVOCADAS:
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Barbara Queiroz – Armadora – 25 anos – 1,80m – Unimed/Americana (SP) – SP
Bethânia Vasconcelos – Armadora – 30 anos – 1,80m – Ourinhos Basquete (SP) – MG
Carina Felippus – Pivô – 32 anos – 1,84m – Unimed/Americana (SP) – SC
Clarissa dos Santos – Pivô – 23 anos – 1,87m – Unimed/Americana (SP) – RJ
Fernanda Beling – Ala – 28 anos – 1,83m – Unimed/Americana (SP) – MG
Franciele Nascimento – Pivô – 23 anos – 1,92m – Cadi Laseu (Espanha) – PR
Gilmara Justino – Pivô – 30 anos – 1,85m – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – SP
Isis Nascimento – Pivô – 27 anos – 2,02m – Basquete Araçatuba (SP) – GO
Ivana da Silva – Armadora – 23 anos – 1,69m - Mangueira/Petrobras (RJ) – RJ
Jaqueline Silvestre – Ala – 25 anos – 1,78m – Santo André/ Semasa (SP) – SP
Micaela Jacintho – Ala – 31 anos – 1,80m – Santo André/ Semasa (SP) – RJ
Nádia Colhado – Pivô – 22 anos – 1,94m – Santo André/ Semasa (SP) – SP
Palmira Marçal – Ala – 26 anos – 1,75m - – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Silvia Gustavo Rocha – Ala – 28 anos – 1,86m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
Simone de Lima – Pivô – 31 anos – 1,83m – Santo André/ Semasa (SP) – SP
Tatiana Nascimento – Ala – 20 anos – 1,81m Divino/COC/Jundiaí (SP) – SP
Média de Idade = 26,5
Média de Altura = 1,84m
 
COMISSÃO TÉCNICA:
Diretora: Hortência Marcari
Administradores: Bruno Valentin e Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Enio Angelo Vecchi
Assistente Técnico: Urubatan Paccini
Preparador Físico: Clóvis Haddad
Médico: Rodrigo de Aquino
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Nutricionista: Mirtes Stancanelli

48 horas

Super... Se quiser ter a pivô Érika dedicando-se integralmente à seleção brasileira na preparação para o Pré-Olímpico, a Confederação Brasileira de Basquete terá de desembolsar pelo menos US$ 100 mil para o Atlanta Dream, da WNBA, com quem a jogadora tem contrato.
...valorizadas Assim, a jogadora e sua parceira de Atlanta Iziane não serão convocadas hoje pelo técnico Enio Vecchi. Elas só se juntarão ao time 48 horas antes da estreia no Pré-Olímpico, na Colômbia. Em setembro.

Fonte: Painel FC, Folha de São Paulo

domingo, 22 de maio de 2011

Americana vence e segue vivo na final

O Americana se manteve vivo na série melhor-de-cinco do playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 ao derrotar o Santo André/Semasa, na noite deste domingo (22 de maio), por 75 a 47 (33 a 24 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP), pela terceira rodada. Agora, a vantagem do time andreense é de dois a um.

Os principais nomes da partida foram Micaela Jacintho (18 pontos, 05 rebotes e 01 assistência), Êga Garvão (10 pontos e 06 rebotes) e a cubana Ariadna Felipe (07 pontos, 04 rebotes e 01 assistência), pelo time do Grande ABC; Clarissa Santos (23 pontos, 15 rebotes e 02 assistências - double-double), Karla Costa (15 pontos e 06 rebotes) e Sílvia Luz (14 pontos e 02 assistências), em favor do representante do Interior.

- Conseguimos atuar de maneira mais solta e sem aquela pressão, dentro do que havíamos feito na primeira fase. A nossa situação ainda é complicada, mas sigo acreditando e, por isso, temos que manter o mesmo foco e a determinação para o jogo quatro - comenta o técnico Luis Zanon, do Americana.

O duelo de número quatro, que pode ser o decisivo, acontece na quarta-feira (25 de maio), ás 17h30, na cidade de Americana (SP), com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil.

Os outros resultados desta série final, favoráveis ao Santo André/Semasa, foram estes: 61 a 51, em Americana (SP); e 72 a 65, em Santo André (SP).

Jundiaí mantém a invencibilidade na A2

O Divino/COC/Jundiaí manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011 ao derrotar a UNIESP/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau neste sábado (21 de maio), por 78 a 45 (35 a 23 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio do Colégio Escoteco-Ideal, na cidade de Presidente Venceslau (SP), dando sequencia ao turno da fase inicial. As maiores pontuadoras da partida foram Natália, 16 pontos, e Elizabeth, 14 pontos, pelo time da casa; Tainá, 17 pontos, e Josiane, 21 pontos, em favor do visitante.

Com a vitória, o time jundiaiense chegou aos oito pontos, decorrentes de quatro resultados positivos, se unindo ao São José/SEL/Fadenp na liderança da competição. Já o representante de Presidente Venceslau segue na oitava colocação, agora com quatro pontos, ainda se vencer.

O Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011 prossegue na quinta-feira (26 de maio), com mais três jogos, todos às 20h00: São José/SEL/Fadenp x São Caetano/UNIP, em São José dos Campos (SP); São Bernardo/ASA x Divino/COC/Jundiaí, em São Bernardo do Campo (SP); e XV/Unimep/Amhpla/Selam x Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba, em Piracicaba (SP).

ABASU cancela Sulamericano de Clubes 2011

No dia 18 de maio de 2011 a ABASU comunicou aos presidentes dos clubes que a Confederação Equatoriana desistiu da competição por motivos financeiros.

Agora a ABASU aguarda pelo interesse de algum clube que queira sediar a competição

O Ourinhos Basquete se apresenta nesta segunda-feira (dia 23/05) para retomar os treinos, juntamente com a nova integrante a pivô Kelly Santos.


Adrianinha e Alessandra aproveitam as férias e batem bola no Pedrocão

Nascida em Franca, armadora torce pelo time da casa na final do NBB e vive expectativa de voltar à seleção; pivô retorna ao Brasil após 14 anos na Europa

Por Rodrigo Alves
Direto de Franca, SP




A hora do almoço já se aproximava, e os jogadores de Franca desciam para o vestiário do ginásio Pedrocão após o último treino antes do jogo 2, neste sábado. No canto da quadra, discretas, duas medalhistas olímpicas levantavam a meia, amarravam o cadarço do tênis, ajeitavam o short. Não tem jeito: nem nas férias a pivô Alessandra e a armadora Adrianinha, da seleção feminina, conseguem ficar longe da bola. Mesmo com a primeira convocação do técnico Ênio Vecchi marcada para segunda-feira, as duas chegaram a Franca com apenas uma missão: torcer pelo time da casa nas finais do NBB.

- Sou francana e tenho essa paixão pelo time. Então vim assistir aos jogos da final. Quando eu fico parada, é bom para descansar, mas dá saudade, né. E é raro ter a oportunidade de bater bola aqui no Pedrocão, essa quadra tem muita história – explicou Adrianinha, bronze em Sydney-2000, ao lado da filha Aaliyah.

Aos 32 anos, a armadora acaba de trocar o Faenza pelo Parma, na Itália. Alessandra, aos 37, jogou a última temporada na Turquia, mas decidiu encerrar um ciclo de 14 anos na Europa e voltar ao Brasil para jogar os dois últimos anos da carreira.

- Estou voltando de mala e cuia, quero terminar minha carreira aqui. Ainda está difícil me separar da bola, viu. Quero dar uma força e ajudar o basquete feminino a crescer – explica a pivô, que ainda não sabe qual clube vai contar com sua experiência de campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica.

Na seleção, Alessandra garante que se aposentou, mas Adrianinha ainda está disposta a vestir a camisa do país e vai ficar de olho na convocação de segunda-feira. Por enquanto, nenhuma pista.

- Eu mantenho contato com a Hortência, mas não sei qual é o planejamento da seleção. Estou de férias, curtindo minha família, não tenho nenhuma informação. Mas quero continuar jogando. No ano passado a seleção foi muito mal, infelizmente. Foi erro de todo mundo, planejamento, técnico e jogadoras. Se fosse só uma ou outra, né, Alê?

Alessandra concorda e lamenta a campanha no Mundial da República Tcheca, quando o Brasil terminou em nono lugar. A cabeça da pivô agora está voltada para o Brasil. Olhando para as arquibancadas vazias do Pedrocão, ela até brinca com a amiga francana sobre a criação de um time feminino na cidade.

- Pivô e armadora já tem, né? O resto, vamos ver...

Fonte: Globo Esporte

sábado, 21 de maio de 2011

Santo André vence mais uma e se aproxima do título

O Santo André/Semasa abriu dois a zero na série melhor-de-cinco do playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 ao derrotar o Americana, neste sábado (21 de maio), por 72 a 65 (36 a 31 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP).

O jogo foi bastante movimentado, com momentos diferentes durante os 40 minutos. Americana esteve muito bem no início, mas permitiu a reação do time da casa ainda no quarto inicial. Na sequencia, o Santo André cresceu de produção e passou a comandar o marcador com vantagem, mas Americana não se deu por vencido e buscou a recuperação no início do último quarto, chegando a encostar, mas sem conseguir assumir o comando do marcador.

Os principais nomes da partida foram Jacqueline (21 pontos, 04 rebotes e 02 assistências), Nádia Colhado (17 pontos, 05 rebotes e 01 assistência) e a cubana Ariadna Felipe (16 pontos, 09 rebotes e 04 assistências), pelo time do Grande ABC; Carina Felippus (16 pontos, 06 rebotes e 02 assistências), Clarissa (16 pontos, 09 rebotes e 02 assistências) e Karla (16 pontos), em favor do representante do Interior.

- Temos que estar preparados para este momento de entrar em quadra e ajuda do time nesta série final. A nossa equipe está de parabéns, mas não vencemos nada e temos que manter esta mesma concentração e o foco para o terceiro confronto - comenta a ala Jacqueline, do time andreense, cestinha da partida.

Já o técnico Luiz Zanon, do Americana, vai buscar a virada na série, tentando repetir o que fez no ano passado. - Vamos nos apegar ao que aconteceu no campeonato passado, quando perdíamos por dois a zero e conseguirmos reverter, ficando com o título. Para isso ocorrer, o nosso time precisa jogar com mais alegria e mais solto, assim como fizemos na fase anterior do campeonato - analisa.

O terceiro confronto da série melhor-de-cinco do playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 acontece neste domingo (22 de maio), ás 18h30, novamente em Santo André (SP), com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil.

Fracasso assumido

Com apenas cinco clubes participantes e menos de dois meses de duração, o Campeonato Paulista feminino de basquete entra em sua fase final, deixando um sabor melancólico na boca do presidente da Federação Paulista, Toni Chakmati

Marta Teixeira
Agência BOM DIA

O Campeonato Paulista feminino de basquete já foi o principal torneio interno da modalidade no mundo. Não é mais. Depois de apenas 46 dias de seu início, a edição 2011 do evento abriu nesta quarta-feira (18) sua fase final. Unimed/Americana e Santo André/Semasa decidem o título de uma competição que durará, no máximo, 55 dias (caso a final precise dos cinco jogos). Como se isso não bastasse, neste ano, apenas cinco times disputaram o torneio.

“Foi um fracasso”, reconhece o presidente da Federação Paulista de Basquete (FPB), Toni Chakmati, ao comentar o número de participantes. “Já tivemos épocas melhores. É melancólico”, diz o dirigente.

Segundo ele, dois fatores pesaram para uma versão tão enxuta do estadual: o número limitado de equipes e a programação da seleção brasileira, que começa a treinar dia 28 e tem compromissos até outubro – Pré-Olímpico e Jogos Pan-Americanos. “Vamos ver o sucesso disso. A minha opinião é um pouco contrária a isso”, diz Chakmati.

Quanto ao quórum do torneio, a Federação até convidou os times da A-2 para jogar a A-1, mas ninguém quis. “O A-2 é mais duradouro, mantém a equipe ocupada e é muito competitivo”, argumenta Nestor José Mostério, diretor do Divino/Jundiaí, que participou da A-1 no ano passado. “É um investimento grande para um torneio curto. Mas acredito que teremos dias melhores.”

Sacrifício necessário/ Para o presidente do Ourinhos, Julio Henrique Moraes Barbin, um estadual desta maneira não é atrativo, mas foi um mal necessário, considerando os benefícios que o sucesso da seleção podem trazer. “A exposição (no Paulista) é muito pequena para os patrocinadores, mas é um sacrifício que vale a pena. Se a seleção consegue bons resultados, ajuda a modalidade porque o feminino vive uma situação complicada. No caso do nacional (Liga de Basquete Feminino) é um pouco melhor. Mas o estado de São Paulo, o mais rico, viver uma situação dessas é preocupante”, diz Barbin.
A solução para todos os problemas, respondem os dirigentes, é a mesma de sempre: mais patrocínios. E para que eles aumentem, bons campeonatos e melhores resultados internacionais são fundamentais.

Hortência, diretora do depto. feminino da CBB

‘Não temos problema com os calendários’


Fizemos a programação em cima do calendário das Federações. Depois da LBF, as jogadoras tiveram férias e começou o Paulista. Não temos problema com os calendários. Nossa primeira convocação será da seleção de novas. A primeira convocação será para a seleção de novos. A seleção adulta só será convocada dia 17 de julho. Este formato é para este ano, para o ano que vem temos de ver o que vai acontecer no Pré-Olímpico (em setembro). A seleção precisa dos clubes e os clubes, da seleção. Temos de formar novos talentos e ídolos, ganhar competições e estar à frente. É uma cadeia: os clubes precisam se fortalecer e a seleção necessita crescer para a modalidade ficar bem e atrair mais patrocinadores. Uma coisa chama a outra.

Fonte: Rede Bom Dia

Malgorzata Dydek


A ex-jogadora de basquete, Malgorzata Didek de 37 anos, sofreu um ataque cardíaco e está em coma induzido num hospital em Brisbane.

Didek, que está grávida do seu terceiro filho, trabalhava como treinadora da equipe dos Wizards, na zona norte de Queensland, na Austrália.

Nascida na Polônia, a pivô jogou com destaque em quatro equipes da WNBA: Utah Starz, San Antonio Silver Stars, Connecticut Sun e Los Angeles Sparks.

Na Olimpíada da Austrália, em 2000, Didek foi a segunda cestinha da competição (atrás da brasileira Janete) com média de 20.4 pontos por jogo, além de principal reboteira, 12.1 por partida.

Com 2,13 m, ela já foi a jogadora de basquete mais alta em atividade no mundo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Santo André e Americana fazem o segundo jogo da final

O Santo André/Semasa e o Americana jogam a segunda partida da série melhor-de-cinco do playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011, neste sábado (21 de maio), ás 18h00, no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP). O duelo terá transmissão ao vivo pela ESPN Brasil.

O time do Grande ABC está em vantagem na série, já que venceu o duelo inicial, mesmo atuando fora de seus domínios, por 61 a 51. Mas, a experiente treinadora Laís Elena já alertou as jogadoras contra o relaxamento, que não pode existir nesta série tão equilibrada e importante.

- Conseguimos uma pequena vantagem vencendo fora de casa, mas isso não nos garante nada, já que a série é marcada pelo equilíbrio e Americana pode vencer jogando em Santo André. Espero que o nosso time não se acomode, pois essa uma preocupação que tenho, uma vez que o jogo tende a ser equilibrado e decidido no final - analisa.

- A defesa será, mais uma vez, determinante e quem estiver melhor neste setor tem a chance maior de vencer este segundo confronto. O primeiro jogo não foi bom tecnicamente, com muitos erros, mas muito disso em função da boa presença das duas defesas - acrescenta Laís.

Pelos lados do representante do Interior, o pensamento é de recuperação. - Trata-se de um jogo extremamente importante, pois tudo o que fizemos e tivemos de vantagem na primeira fase, acabamos perdendo com a derrota em casa na abertura desta série decisiva e temos que lutar para vencer fora e trazer a definição para Americana. Para isso, temos que fazer um jogo mais solto, sem tanta pressão e com equilíbrio emocional, além de contar com um aproveitamento ofensivo maior - analisa Luiz Zanon, técnico do Americana, que deverá contar com a pivô Clarissa dos Santos, que se recupera de uma entorse no joelho esquerdo.

- Graças ao trabalho incansável e de qualidade feito pela nossa fisioterapeuta, Andreia Formigoni, a Clarissa já fez uma movimentação com o restante do elenco e passará por um treinamento. E, se nada sentir vai para o jogo e nos ajudará bastante - complementa Zanon.

Os outros confortos estão agendados para estas datas:

3º jogo: 22 de maio, às 18h30, em Santo André (SP) - ESPN Brasil
4º jogo: 25 de maio, às 17h30, em Americana (SP) - ESPN Brasil (se necessário)
5º jogo: 26 de maio, às 20h00, em Americana (SP) - ESPN Brasil (se necessário)

Pindamonhangaba vence Ribeirão Preto pela A2

O Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba derrotou a Recreativa/Ribeirão Preto, na noite desta sexta-feira (20 de maio), por 53 a 51 (25 a 22 no primeiro tempo), em duelo acirrado e emocionante, realizado no ginásio Municipal João do Pulo, na cidade de Pindamonhangaba (SP), válido pelo returno da fase inicial do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011. As atletas mais efetivas da partida foram Carina Jackson, 27 pontos, e Mônica Nascimento, 15 pontos, pelo time do Vale do Paraíba; Isadora Serpa, 15 pontos, e Amanda Ribeiro, 12 pontos, em favor do representante do Interior.

Com a vitória, o time comandado pela técnica Sueli Salomão chegou aos seis pontos, em quatro jogos disputados (02 vitórias e 02 derrotas), aparecendo na quarta colocação na classificação geral. Já o time de Ribeirão Preto ocupa o sexto lugar, com cinco pontos, quatro partidas realizadas (01 vitória e 03 derrotas).

Na noite de quinta-feira (19 de maio), o XV/Unimep/Amhpla/Selam passou pelo São Caetano/UNIP, mesmo atuando no ginásio Municipal Armando Lima e Silva Courujeira, na cidade de São Caetano do Sul (SP), por 56 a 36, e assumiu a primeira colocação na classificação geral. O time comandado pela treinadora Ana Christofoletti chegou aos nove pontos, em cinco partidas disputadas (04 vitórias e 01 derrota).

A competição prossegue neste sábado (21 de maio), com o duelo isolado entre UNIESP/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau e Divino/COC/Jundiaí, ás 18h00, no ginásio do Colégio Escoteco-Ideal, na cidade de Presidente Venceslau (SP). Na última vez que esteve em quadra, o time da casa perdeu para o Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba; enquanto o visitante bateu o XV/Unimep/Amhpla/Selam.

Na classificação, o representante de Presidente Venceslau ocupa a oitava colocação, com três pontos, decorrentes de três resultados negativos; enquanto a agremiação de Jundiaí ocupa o terceiro lugar, com seis pontos, mantendo o 100% de aproveitamento.

Ênio Vecchi convoca seleção adulta na segunda

O técnico Ênio Vecchi convocará a seleção brasileira feminina de basquete, nesta segunda feira, dia 23 de maio, para fase de treinamento.

A lista de convocadas estará à disposição de todos a partir das 10h no site da CBB (www.cbb.com.br). O técnico Ênio Vecchi atenderá a imprensa de 11h às 14h, no Hotel Mercure, Rua Alegre, 440 – São Caetano do Sul (SP).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Santo André vence primeiro jogo da final

O Santo André/Semasa abriu a série melhor-de-cinco do playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 com uma vitória sobre o Americana, por 61 a 51 (36 a 22 no primeiro tempo), na noite desta quarta-feira (18 de maio), mesmo atuando no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP).

Os destaques da partida foram Silvia Luz (12 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Fernanda Beling (10 pontos e 11 rebotes - double-double), pelo time do Interior; a cubana Ariadna Felipe (17 pontos) e Êga Garvão (15 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), em favor do representante do Grande ABC.

- Iniciamos a partida em um ritmo muito bom, o que nos possibilitou abrir vantagem no marcador e fechar o primeiro tempo com 14 pontos de diferença. Em seguida, nos dois quartos finais, conseguimos conter a tentativa de reação do Americana e iniciamos a série com uma importante vitória fora de casa - analisa a pivô Nádia Colhado, do representante do Grande ABC, que registrou um double-double, com 10 pontos, 22 rebotes e mais duas assistências.

O segundo jogo da série decisiva acontece no sábado (21 de maio), às 18h00, no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP).

Ênio Vecchi visita seleções de base

As seleções brasileiras sub-16 e sub-17 femininas receberam na manhã desta quarta-feira (18), a visita do técnico da seleção adulta feminina, Ênio Vecchi. Os treinos das equipes estão sendo realizados na Arena Santos (Rua Rangel Pestana, nº184 – Vila Mathias), na cidade paulista de Santos. A seleção brasileira sub-16 está concentrada para a última etapa de preparação rumo a Copa América / Pré-Mundial da categoria, que será realizada de 14 a 18 de junho, em Mérida (MEX). E a seleção sub-17 disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria, de 24 de junho a 1º de julho, na cidade de Pasto, na Colômbia.

“Acho muito importante este acompanhamento das categorias de base. Conversei com as meninas sobre orgulho de representar o Brasil e o significado de vestir a camisa nacional. Também conversei com a comissão técnica, e acompanharei de perto todo esse final de preparação. Além disso, estou à disposição para ajudar na parte técnica e fazermos o trabalho de desenvolvimento e observação das seleções femininas”, disse Ênio

A ala Raphaella Monteiro e a pivô Ana Carolina Borges, de 16 e 17 anos, respectivamente, falaram da emoção do encontro com Ênio Vecchi. As jogadoras, também analisaram a fase de preparação.

“Achei muito legal o técnico da equipe adulta vir até aqui, para nos conhecer e nos observar. Ele falou sobre a importância de representar a seleção e de como temos que focar na preparação. Os treinos aqui em Santos estão bastante fortes e estou ansiosa para chegar logo o dia da competição. Espero ter a oportunidade de defender meu país”, comentou Raphaella.

“A maioria de nós não conhecia o técnico da seleção adulta pessoalmente. Quando o vimos no treino, ficamos muito felizes e emocionadas. É muito bom saber que ele está nos observando e avaliando, juntamente com a comissão. Os treinos estão bastante pegados e estamos firme no propósito da preparação. Além disso, hoje somos um grupo bem mais maduro do que quando fomos campeãs sub-15, em 2009. Tenho certeza, que faremos uma ótima competição”, afirmou Ana Carolina.

Sob o comando da técnica Janeth Arcain, as equipes brasileiras Sub-16 e Sub-17 enfrentarão os times Sub-14 e Sub-15 masculinos, respectivamente, do Círculo Militar. O jogo amistoso será realizado no próximo sábado (21).

“Estamos focados nessa semana com treinos bem fortes na parte defensiva, já trabalhamos os fundamentos ofensivos. Vamos ter no sábado, amistosos importantes para observarmos como as meninas estão colocando em prática tudo treinado até agora. Elas enfrentarão equipes masculinas, que estão em categorias que equivalem as delas. Quero ver como será a parte cognitiva das jogadoras na disputa, além do trabalho técnico e tático. Será uma boa oportunidade para avaliarmos as atletas”, analisou Janeth.

São José vence São Bernardo pela A2

O São José/SEL/Fadenp se isolou na liderança do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011 ao derrotar o São Bernardo/ASA, na noite desta terça-feira (17 de maio), por 66 a 53 (38 a 24 no primeiro tempo), em partida válida pelo turno da fase inicial, mesmo atuando no ginásio Paulo Cheidde (Baetão), na cidade de São Bernardo do Campo (SP).

As cestinhas da partida foram Júlia Santos, 15 pontos, pelo time do Grande ABC; Patrícia Ribeiro, 30 pontos, em favor do representante do Vale do Paraíba.

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Carlos Lima, o Carlinhos, chegou aos oito pontos, decorrentes de quatro resultados positivos. Já o representante do Grande ABC segue na quarta colocação, com cinco pontos, em quatro partidas disputadas (01 vitória e 03 derrotas).

A competição prossegue na quinta-feira (19 de maio), às 20h00, com o duelo isolado entre São Caetano/UNIP e XV/Unimep/Amhpla/Selam, no ginásio Municipal Armando Lima e Silva Corujeira, na cidade de São Caetano do Sul (SP).

terça-feira, 17 de maio de 2011

Americana inicia série pelo título

A equipe de basquete feminino de Americana inicia nesta quarta-feira (18), às 20h, contra a equipe de Santo André, a série melhor de 05 jogos do playoff final do Campeonato Paulista 2011, em confronto a ser realizado na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

 

O segundo e terceiro jogo da série acontecerão na cidade de Santo André, no sábado (21) às 18h e domingo (22) às 18h30. A quarta e quinta partida, caso necessárias acontecerão em Americana no dia 25 (quarta-feira) às 17h30 e 26 (quinta-feira) às 20h.

 

Para os jogos que acontecerão em Santo André, a Secretaria de Esportes de Americana estará disponibilizando ônibus aos torcedores que desejarem acompanhar a equipe, com saída marcada para as 14h no sábado e no domingo. Os torcedores interessados deverão procurar a Secretaria de Esportes, no Centro Cívico até a próxima sexta-feira (20) para reserva dos lugares.

 

Sempre presente em bom número durante as partidas de Americana em casa, a expectativa é que a torcida mais uma vez lote as arquibancadas do Centro Cívico apoiando as jogadoras em quadra "A torcida é sempre um fator muito importante, principalmente em uma partida decisiva. Sabemos que será um jogo bastante difícil e complicado, que vai exigir bastante de nossa equipe. A vibração e festa que vem das arquibancadas com certeza faz um diferencial nos jogos" comentou o treinador Luiz Augusto Zanon.

 

Este será o segundo ano consecutivo que Americana e Santo André decidem o título do Campeonato Paulista. Em 2010, Americana sagrou-se campeã após estar perdendo a série por 2 a 0, e virar em 3 a 2.

 

Com objetivo de incentivar a pratica da responsabilidade social, a equipe americanense promoverá a arrecadação de leite nas partidas desta final que acontecerem em Americana. Os torcedores que participarem da campanha de arrecadação concorrerão a camiseta de jogo oficial da equipe. Cada litro de leite doado será equivalente a um cupom para participar dos sorteios, que acontecerão durante o intervalo das partidas. Todas as doações arrecadadas serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Americana "É uma forma de retribuirmos a cidade de Americana pelo carinho e torcida a nossa equipe. Foram todos os jogos com ginásio lotado. Com a doação, esperamos fazer ainda muito mais gente feliz" comentou Ricardo Molina, presidente da ADCF Unimed.

 

A equipe de basquete feminino de Americana conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Americana; Unimed Santa Bárbara d'Oeste, Americana e Nova Odessa; Vivo Sabor; Folhamatic; e Frigorífico Cataby.




domingo, 15 de maio de 2011

Americana vence e está na final

DSC08716
A ala Karla após partida O Americana é o segundo finalista do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011. O time comandado pelo técnico Luiz Zanon garantiu classificação ao derrotar o Ourinhos Basquete, na noite desta sábado (14 de maio), por 75 a 54 (37 a 32 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), pela terceira rodada da série melhor-de-três do playoff - semifinal.

Os principais nomes da partida foram Carina Felippus (18 pontos e 06 assistências), Fabi (14 pontos), Sílvia Luz (13 pontos e 03 assistências) e Fernanda Beling (13 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), pelo time da casa; a cubana Plutin Tizon (16 pontos, 05 rebotes e 01 assistência), Joice (13 pontos e 02 assistências), Bethânia Vasconcelos (08 pontos e 04 rebotes) e patrícia Chuca (08 pontos, 09 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.

Com a vitória, o Americana fez 2 a 1 na semifinal e vai encarar o Santo André/Semasa na série melhor-de-cinco do playoff - final. O primeiro da série decisiva acontece no dia 18 de maio (quarta-feira), às 20h00, na cidade de Santo André (SP).
 
 

Seletiva Para os Jogos Regionais em São Paulo (SP)

regionaisPinda2011 Visando a disputa dos 55º Jogos Regionais do Interior, será realizada Seletiva para a modalidade Basquete Feminino, na categoria Sub 21. As selecionadas irão disputar os Jogos Regionais pela 2ª Região Esportiva, que esse ano será em Pindamonhangaba.
A Seletiva tem como objetivo integrar novas atletas e fortalecer a equipe, tornando-a mais competitiva.
Esta será realizada conforme abaixo:
Data: 22/05/2011
Horário: 16h
Local*: Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto - R. Pedro de Toledo 844, Vila Clementino - São Paulo - SP
Traje: Camiseta, shorts, meia e tênis
As interessadas devem enviar seus dados (nome, endereço, idade, posição, altura, peso, ano e nome das últimas equipes em que atuou), até 20/05, para o e-mail basquete@accec.com.br, com o assunto "Seletiva - Jogos Regionais".
Mais informações poderão ser obtidas através de contato via e-mail.
*o local situa-se a 10 minutos da Estação Santa Cruz do Metrô

sábado, 14 de maio de 2011

Seleção Sub 19 vence Araçatuba em amistoso

A seleção brasileira feminina de desenvolvimento saiu vitoriosa do confronto com a equipe adulta de Araçatuba Basquete Clube (SP), realizado na última quarta-feira (dia 11), no ginásio Bolão, em Jundiaí (SP). O Brasil venceu por 79 a 57.

“Os amistosos são importantes para a equipe, principalmente nesta fase de treinamento. Enfrentamos o Araçatuba que conta com boas jogadoras e um excelente trabalho da comissão técnica. Gostamos muito da oportunidade, pois possibilita que possamos analisar a necessidade de correções, assim como ver a evolução do grupo. A cada treino que passa as meninas evoluem bastante e se mostram mais a vontade dentro de quadra, além de mais bem desenvolvidas fisicamente e taticamente”, disse o técnico Luiz Claudio Tarallo.

Santo André é o primeiro finalista do Paulista

O Santo André/Semasa garantiu classificação ao playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 - 2011 ao derrotar o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, na tarde deste sábado (14 de maio), por 78 a 59 (39 a 25 no primeiro tempo), em duelo válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff - semifinal, disputado no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonnia, na cidade de Santo André (SP). Com a vitória, o time comandado pela técnica Laís Elena fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

Os principais nomes da partida foram à cubana Ariadna Felipe (25 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), Micaela Jacintho (19 pontos e 05 rebotes) e Êga Garvão (11 pontos, 12 rebotes e 02 assistências - double-double), pelo time do Grande ABC; Mariana Camargo (16 pontos), Kátia da Silva (13 pontos e 08 rebotes) e Vanessa Gattei (08 pontos e 02 assistências), em favor do representante do Interior.

- Estou muito contente com essa classificação a final do Campeonato Paulista, pois enfrentamos dificuldades com algumas contusões e conseguimos superar. Agora vamos aguardar quem será o nosso adversário na decisão - comenta a treinadora Laís Elena, do Santo André/Semasa.

- Iniciamos esta série de forma bastante consciente e conseguimos vencer em Catanduva, o que foi muito importante, e confirmamos a classificação com um novo resultado favorável em casa. Atingimos à primeira meta que era estar na decisão e agora vamos lutar pelo título - explica Ariadna, ala do time andreense.

Na decisão, o Santo André/Semasa vai encarar o vencedor do outro confronto semifinal, entre Americana e Ourinhos Basquete, que está empatado, com uma vitória para cada lado.

Distrito Federal é campeão da 2ª divisão - 2010

A seleção do Distrito Federal ficou com a medalha de ouro ao vencer o Rio Grande do Norte por 80 a 51 (44 a 30 no primeiro tempo), no Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 2ª Divisão (2010), que está sendo realizado no ginásio Clube Social (EQS 108/109 – Vizinhança).

A cestinha da disputa foi Karine Teixeira, do Distrito Federal, que anotou um duplo-duplo (23 pontos e 10 rebotes). Isadora Mesquita (DF) marcou 16 pontos, três rebotes, quatro assistências, e quatro recuperações de bola. Bianca Baiao marcou um duplo-duplo(12 pontos e 21 rebotes), e foi um importante destaque no time campeão. Brenda Freitas e Ana Rute da Silva, do Rio Grande do Norte, anotaram 12 pontos.

CEARÁ FICOU COM A MEDALHA DE BRONZE

A seleção do Ceará ficou com a medalha de bronze ao derrotar a equipe paraense por 41 a 31 (26 a 19). Com duplo-duplo, 10 pontos e 12 rebotes, a cearense Daniela Mota foi a cestinha do jogo. Luely Veras, do Pará, anotou nove pontos.

DISPUTA DE 5º E 6º

O time capixaba derrotou as mineiras por 50 a 34 (24 a 24 no primeiro tempo). Com o resultado, Espírito Santo é o quinto colocado, enquanto Minas Gerais é o sexto lugar na classificação final. A cestinha do jogo foi a capixaba Fernanda Lima, com 18 pontos. Mirella Figueira, com 13 pontos e Ana Carla Barboza, com um duplo-duplo, 14 pontos, 11 rebotes, sete assistências e três recuperações de bola, foram importantes na vitória do Espírito Santo. Ana Lara Rocha e Isabela Santos, ambas marcaram duplo-duplo, foram as principais jogadoras do time de Minas Gerais. Ana Lara anotou 16 pontos e 13 rebotes. Isabela fez 11pontos e 10 rebotes.

DISPUTA DE 7º E 8º

A seleção roraimense derrotou a rondoniense por 54 a 31 (21 a 18), e ficou com a sétima colocação. A cestinha foi Ketlen Figueira, pela equipe de Roraima, com 16 pontos. Outro destaque roraimense foi Taynara de Sousa, que marcou um duplo-duplo (15 pontos e 16 rebotes). Taynara teve ainda sete assistências e nove recuperações de bola. A rondoniense, Ingrid Maia, foi a principal pontuadora do seu time, com oito pontos. A seleção de Rondônia ficou em oitavo lugar na classificação final.

REGULAMENTO

As oito equipes foram divididas em dois grupos de quatro. As seleções jogam entre si nas suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo jogaram pela semifinal (1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB), enquanto os que ficaram na terceira e quarta posições disputaram de 5º a 8º lugares (4ºA x 3ºB e 3ºA x 4ºB). Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Ceará sobem para a primeira divisão, enquanto Roraima, Rondônia e Minas Gerais disputam a terceira divisão do Brasileiro, em 2011.

Jundiaí e São José vencem pela A2

O Divino/COC/Jundiaí e o São José/SEL/Fadenp venceram seus jogos na noite de sexta-feira (13 de maio), válidos pelo returno da fase inicial do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011, e estão liderando a competição, mantendo o 100% de aproveitamento. Os dois times somam seis pontos, decorrentes de três resultados favoráveis.

O time jundiaiense passou pelo XV/Unimep/Amhpla/Selam, quebrando a invencibilidade do rival, vencendo por 62 a 55, em partida disputada na cidade de Jundiaí (SP). Já a equipe joseense passou pela Recreativa/Ribeirão Preto, mesmo atuando nos domínios do rival, por 80 a 49.

O Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2011 prossegue na terça-feira (17 de maio) com a partida isolada entre São Bernardo/ASA e São José/SEL/Fadenp, às 20h00, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Na quinta-feira (19 de maio), jogam São Caetano/UNIP e XV/Unimep/Amhpla/Selam, às 20h00, em São Caetano do Sul (SP).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rio Grande do Norte e Distrito Federal estão na final do Brasileiro Sub 17 (2ª divisão - 2010)

A seleção do Rio Grande do Norte venceu a equipe cearense por 44 a 40 (18 a 22 no primeiro tempo), pela primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 2ª Divisão (2010), e disputa a final neste sábado (14), às 14h. Os jogos estão sendo realizados no ginásio Clube Social (EQS 108/109 – Vizinhança).

A cestinha da partida foi a cearense Manoela Rodrigues com 24 pontos. Com um duplo-duplo (10 pontos e 28 rebotes), Daniela Mota também foi destaque da equipe do Ceará. Ana Rute da Silva, com 17 pontos foi a maior pontuadora da seleção norteriograndense. Com oito pontos e 15 rebotes, Camille de Souza, foi importante na vitória do Rio Grande do Norte.

Na outra partida semifinal, o Distrito federal foi o melhor em quadra e derrotou o Pará por 71 a 44 (33 a 20) e esá na final. Karine Gomes com 19 pontos e sete rebotes foi a cestinha do jogo. Com um duplo-duplo (15 pontos e 13 rebotes), Bianca Baiao foi outro destaque do time da capital federal. A paraenses Taynara Domingues e Ariane Mendes fizeram 10 pontos.

DISPUTA DE 5º AO 8º

A seleção de Minas Gerais venceu o time rondoniense por 70 a 38 (29 a 17). Com 29 pontos, a mineira Ana Lara Rocha foi a principal jogadora da partida. Pela equipe de Rondônia, Bruna Lira anotou 12 pontos.

Na outra partida, na busca da quinta colocação, as capixabas levaram a melhor sobre as roraimenses e venceram o jogo por 57 a 25 (36 a 5). Com 12 pontos, pelo Espírito Santo, Ana Carla Barboza e Rayane Miguel foram as cestinhas da partida. Keyla de Melo, de Roraima, fez seis pontos.


REGULAMENTO

As oito equipes foram divididas em dois grupos de quatro. As seleções jogam entre si nas suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo jogaram pela semifinal (1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB), enquanto os que ficaram na terceira e quarta posições disputaram de 5º a 8º lugares (4ºA x 3ºB e 3ºA x 4ºB). Os três primeiros colocados sobem para a primeira divisão, enquanto os três últimos colocados disputam a terceira divisão do Brasileiro, em 2011.