Em uma partida épica, o basquete feminino do Santo André/Semasa passa por Catanduva e faz final no próximo domingo (27), em São José dos Campos
O Santo André/Semasa conquistou ontem uma das vagas à decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF), em uma partida memorável. Com intensa participação da torcida andreense, além de suor e lágrimas das jogadoras, a protagonista da partida foi a ala Micaela (Kaé), que anotou 28 pontos. A vitória por 62 a 59 fechou a série melhor de cinco jogos em três a dois, contagiando os espectadores presentes no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André. O vencedor do LBF 2011 será conhecido em jogo único, em São José dos Campos, no próximo domingo (27), às 10h, em dia de Oscar do basquete feminino brasileiro.
A partida contou com verdadeiros ingredientes de um clássico filme de cinema. Não faltou emoção, suspense e uma grande protagonista. “O time de Catanduva é uma grande equipe e conhecia nossas virtudes. Marcaram demais a Ariadna, mas não conseguiram marcar a Kaé, que esteve fantástica e chamou a responsabilidade do jogo”, analisou a técnica Laís Elena.
Desde o início do combate, as equipes sabiam da importância da partida, já que o resultado iria definir um dos finalistas da recém-criada liga. Com um primeiro tempo muito equilibrado (32 x 32), o time andreense, que imprimiu forte marcação ao adversário, teve dificuldades para manter suas principais jogadoras em quadra por acúmulo de faltas. Na segunda metade da partida, a técnica Laís promoveu as entradas da ala/pivô reserva Fabiana e pela também coadjuvante, a ala juvenil Carina Martins (Cacá).
O jogo então começou a ganhar ares de suspense, angustiando os cerca de mil espectadores, que tomaram o ginásio local. Sem poder contar com sua cestinha, a ala cubana Ariadna e a experiente ala/pivô Êga, ambas com quatro faltas, a grande estrela da noite, Kaé, definia quase todas as jogadas do Santo André.
Na partida, Micaela teve aproveitamento impressionante. Em arremessos de três pontos 100% (3/3), de dois pontos 71% (10/14) e lances livres 83% (5/6). A ala ainda recuperou cinco bolas e pegou quatro rebotes, somando 32 pontos de eficiência.
Enquanto isso, as coadjuvantes Cacá, que apesar da pouca idade (19 anos), contribuiu com ótima marcação, Fabiana Guedes, com a raça habitual e pontos importantes, além da armadora Kátia com seus arremessos providenciais de três pontos, as andreenses dirigidas pela apaixonante Laís Elena, confirmaram presença na grande festa do basquete feminino em 2011.
Em dia de Oscar, a final da LBF será definida entre Santo André/Semasa e Ourinhos, em apenas uma partida e quadra neutra. A equipe interiorana, em outra grande história dessa primeira Liga de Basquete Feminino, fez 66 a 63 contra Americana e também definiu a série em cinco jogos.
Em Los Angeles, neste domingo, serão escolhidos os maiores do cinema com Nicole Kidman, Natalie Portman e Annette Bening, contando com A Rede Social eO Discurso do Rei. Mas nessa grande festa do basquete feminino brasileiro, haverá apenas O Vencedor.
Para os torcedores do time do ABC, que, ao final deste primeiro episódio, terminaram a partida ao coro de “Sou andreense, com muito orgulho e muito amor,” já não importa o melhor roteiro, a melhor atriz ou a melhor direção. O sentimento comum de Santo André é que este elenco inclua o nome da cidade na galeria dos primeiros campeões da LBF, entrando mais uma vez para a história do basquete nacional.
História
O basquete feminino de Santo André tem longa tradição, desde meados da década de 50. No entanto, em disputas nacionais a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) passou a promover a partir de 1998, o Campeonato Nacional de Basquete Feminino.
Neste modelo, 35 clubes participaram da disputa, mas somente o Santo André participou de todas as edições. A equipe conquistou o título de 1999 e o vice-campeonato de 2000. No mesmo ano da conquista, as andreenses sagraram-se ainda campeãs sul-americanas.
Deste time campeão no final da década de 90, alguns nomes eram Helen Luz, Patrícia de Oliveira (Xuca), Janeth Arcain, Jucimara Dantas (Mamá) e Vanessa Gattei, que, à exceção de Janeth, todas disputaram essa primeira edição da LBF. A ala/pivô Simone Lima, então com 21 anos, fazia parte da equipe campeã e é atualmente um dos destaques do Santo André/Semasa.
“Aquele time de 99 era um pouco melhor. Mas também temos jogadoras diferenciadas. A Kaé cresceu muito aqui em Santo André. A Ariadna, inspirada, tem muita semelhança ao basquete da Janeth, que era nosso maior destaque. Temos a Êga, a melhor 4 (posição) no Brasil. A Simone é muito forte defensivamente. Enfim, temos um ótimo grupo,” conta Laís.
Torcida
A Prefeitura de Santo André irá disponibilizar transporte gratuito para o torcedor andreense acompanhar a partida final. Nesta quarta-feira (23), após as 13h, o torcedor terá informações para obter seu ingresso e transporte, pelo telefone 4433-0757, no Departamento de Esporte, ou no site www.santoandre.sp.gov.br. As confirmações devem ser feitas até quinta-feira (24).
A Liga de Basquete Feminino disponibilizará os ingressos antecipadamente às equipes finalistas para repassar aos seus torcedores. A Prefeitura quer garantir que todos os andreenses, que confirmarem sua participação de forma antecipada, tenham ingresso para acompanhar a grande decisão.
O ginásio de São José dos Campos tem capacidade para cerca de 3 mil pessoas. A prefeitura local, por meio de seu site, informou que a torcida joseense irá prestigiar o evento com seus os alunos das escolinhas de iniciação esportiva da cidade e atletas das categorias de base da modalidade.
Fonte: Prefeitura de Santo André