terça-feira, 30 de novembro de 2010

Americana faz final do Juvenil contra Jundiaí amanhã, com ‘transmissão’ no twitter

A equipe Juvenil de basquete feminino da Unimed/Americana enfrenta nesta quarta-feira (01), às 19h, no Ginásio Municipal do Jardim São Pedro, a equipe de Jundiaí, pela terceira e decisiva rodada do playoff final do Campeonato Paulista da categoria.

A equipe americanense, comandada pela treinadora Adriana Santos, perdeu o primeiro jogo da série, realizado em Jundiaí (78 a 75), e venceu o segundo, em Americana (90 a 61). Por ter fechado a primeira fase em primeiro lugar na classificação geral, a Unimed/Americana tem a vantagem de decidir o playoff em casa.

Na primeira fase do campeonato, onde as duas equipes se enfrentaram em turno e returno, soma-se uma vitória para cada lado. Uma das ações diferenciadas para esta partida será a realização de comentários e envio de imagens do jogo através do Twitter oficial do basquete feminino de Americana, @ADCF_Unimed.

A Mídia Social já foi utilizada em duas ocasiões, nos jogos da equipe adulta de Americana, pelo campeonato da Liga de Basquete Feminino, e será utilizado também para a “transmissão” da final Juvenil.

O inferno astral de Micaela

193_30.11.2010_6064_ef_20101114 3 pontos – 0 acertos em 4 tentativas

2 pontos – 2 acertos em 16 tentativas

Esse foi o aproveitamento de arremessos da ala Micaela (Santo André) no jogo de ontem contra o Basquete Clube, de Araçatuba. A estatística ainda registra seis erros na partida.

Se em outros fundamentos Kaé ainda mantém a forma (11 rebotes, 8 recuperações e 7 assistências), é de se perguntar aonde foi parar o talento ofensivo da jogadora…

Santo André se recupera com vitória em Araçatuba

Sem sustos, favoritos avançam na 6ª rodada do nacional de basquete feminino

112102_152223_luiz_augusto O Santo André se recuperou da derrota do sábado diante de Catanduva com uma tranqüila vitória sobre o Basquete Clube em Araçatuba no complemento da sexta rodada da Liga de Basquete Feminino. Mesmo apresentando uma atuação abaixo de suas possibilidades, as meninas da equipe comandada por Laís Elena não tiveram dificuldades para fechar o placar em 73 a 56 na noite desta segunda-feira no Ginásio Plácido Rocha.

As duas equipes trocaram a técnica pelo espírito de luta na maior parte do tempo, para irritação dos treinadores, que reclamaram do excesso de erros de passes, conduções de bola e precipitação nos arremessos muito antes do limite de 24 segundos. "Até que fomos bem na defesa, mas o ataque falhou demais. Vinte e três pontos é muito pouco", esbravejou Alvacyr Lazarini Jr. no caminho para os vestiários, depois de assistir à sua equipe sair em desvantagem de 10 no intervalo graças principalmente ao primeiro tempo inspirado de Ega. A pivô de 1m87 anotou 14 dos seus 26 pontos nos 10 minutos iniciais.

A bronca do técnico mexeu com o brio da equipe da casa, que reagiu no começo do terceiro quarto e marcou 11 pontos seguidos, até conseguir passar brevemente à frente no marcador em 34 a 33 com um belo chute de Cléia além da linha de três. Aos poucos, no entanto, Santo André colocou os nervos no lutar, retomou o controle das ações e voltou a abrir vantagem no marcador com a mão calibrada da armadora Paula nos disparos de três pontos.

O time do ABC, contando na maior parte do jogo com a cubana Ariadna, pouco aproveitada diante de Catanduva por causa de uma crise de asma, o grande destaque foi Ega. Além de cestinha da noitada, a experiente jogadora de 33 anos apanhou cinco rebotes na defesa e 11 no ataque. Na equipe do interior paulista, que perdeu a armadora Veneza no primeiro tempo com entorse no tornozelo direito, Gigi foi a mais eficiente com 14 pontos. Com sete rebotes defensivos e cinco ofensivos, Fernanda Bibiano mostrou agilidade dentro do garrafão.

Em Americana, o time da casa manteve a liderança e a invencibilidade ao bater as cariocas da Mangueira, por 86 a 49. Grande atuação teve a pivô Carina, cestinha com 20 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e mais uma vez fundamental no esquema do técnico Luiz Augusto Zanon. A armadora Helen também apareceu bem (cinco assistências, 12 pontos), assim como a ala Karla (quatro roubadas, 17 pontos). Ao contrário do jogo contra Ourinhos, quando chegou a comandar o placar e pressionar o pentacampeão brasileiro, Mangueira não ofereceu resistência. Sandra Leão saiu do banco para dominar a pontuação da Mangueira (13 pontos, sete rebotes).

Urubatan Paccini teve de extrair o máximo das atletas de Ourinhos para superar em casa, por 67 a 54, o quinteto do Joinville, da técnica Rose Alfarth. Após um primeiro quarto inspirado da ala Lisiane (cestinha com 24 pontos, seis rebotes e dois tocos), Joinville acabou na frente o primeiro quarto (17 x 16), mas foi para o intervalo já com cinco pontos atrás (30 x 25). Foi o suficiente para o time da casa embalar e vencer o terceiro período com boa vantagem (51 x 35), com a ala Chuca (19 pontos, quatro roubadas, quatro assistências) atuando bem. No final, Joinville apertou no placar, mas Ourinhos já vinha administrando o resultado e chegou à quarta vitória na LBF.

Trabalho semelhante teve o campeão nacional Catanduva na vitóia contra o São Caetano por 73 a 60. A pivô Clarissa começou arrasadora com oito pontos e quatro rebotes logo no primeiro quarto, vencido por 16 a 14. No segundo, o jovem time do São Caetano, do treinador Norberto Borracha, seguiu jogando bem, com a pivô Eliane atuando forte no garrafão. Ela marcou um duplo-duplo (16 pontos, 13 rebotes) e contribuiu para que as visitantes fechassem a primeira metade apenas três pontos atrás (33 x 30).

Na segunda metade do jogo Catanduva voltou mais aguerrida, construiu aos poucos a vantagem e administrou até o final. O terceiro quarto foi vencido por onze pontos de vantagem e o último, por três. O técnico Edson Ferretto também contou com a estreia da armadora cubana Yulianne Cruz. Ela usou a camiseta número 21, ficou pouco mais de 25 minutos na quadra e já começou com um duplo-duplo (10 pontos, 10 rebotes). Também atingiram os dois dígitos na pontuação a armadora Natália (12) e as alas Palmira (10) e Sil (11). Clarissa terminou com 16 pontos. Dessa forma, Catanduva vai se preparando entrar bem no segundo turno da competição, como espera o treinador.

A Liga de Basquete Feminino voltará com a sétima e última rodada do turno no dia 11 de dezembro, com o duelo entre duas das equipes favoritas ao título. Ourinhos receberá o líder Americana no Ginásio José Maria Paschoalick, o Monstrinho. Catanduva recepconará o Basquete Clube, de Araçatuba, enquanto as catarinenses do Joinville voltarão a atuar diante da sua torcida, desta vez contra Mangueira. Fechará a rodada o duelo entre os times do ABC, Santo André e São Caetano.

O jogo adiado da quarta rodada, entre Catanduva e Ourinhos, foi transferido para dia 13.

Classificação da Liga de Basquete Feminino após seis rodadas:
1º) Americana - 100% (seis vitórias, 12 pontos)
2º) Catanduva e Ourinhos - 80% (quatro vitórias e uma derrota, 9 pontos)
4º) Santos André - 66.7% (quatro vitórias e duas derrotas, 10 pontos)
5º) Mangueira - 33.3% (duas vitórias e quatro derrotas, 8 pontos)
6º) São Caetano, Basquete Clube e Joinville - 16.7% (uma vitória e cinco derrotas, 7 pontos)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A hora de Franciele

franbommomento Depois de três anos de difícil adaptação ao basquete espanhol, com atuações irregulares e transferências para a II Divisão, a temporada atual parece ser a da afirmação da brasileira Franciele.

Aos 23 anos, a ala-pivô se converteu na maior referência ofensiva do tradicional Cadí na Liga Espanhola, mesmo com a concorrência de nomes experientes, como a cubana Licet Castillo e a senegalesa Astou Traore.

Nas dez primeiras rodadas da competição, Fran somou 133 pontos, a décima terceira melhor marca da competição e acima do registro de Érika (125), uma referência de (bastante) respeito.

Seu aproveitamento nos dois pontos é o décimo primeiro da competição: 57%, novamente acima do da carioca (51%).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota: Estou preferindo retratar a temporada das brasileiras no exterior com posts como esse e o de Adrianinha na semana passada. Eles serão publicados quando eu acreditar que algo precisa ser registrado. Estou cansado daquele estilo de cobertura que fiz durante anos - “fulana fez x pontos, pegou y rebotes” e com paciência zero para cobrir certas atletas.

Cíntia Tuiú volta ao basquete, na Espanha

1103 A pivô Cíntia Tuiú, 35 anos, acaba de assinar contrato com a equipe de Obenasa, que ocupa a lanterna da Liga Espanhola.

Sem clube desde a saída de Catanduva, Cíntia vinha mantendo a forma em treinos com uma equipe masculina de Milão, onde mora.

A brasileira substitui a sérvia Milena Vukicevic, que deixou o clube.

Basquete Clube é bronze no torneio Interligas Infanto

bc_2 A equipe infanto-juvenil feminina do Basquete Clube (BC), de Araçatuba, se destacou no torneio Interligas - fase Interior, realizado em Catanduva neste final de semana. O time comandado pelo técnico Fabiano de Souza e pela auxiliar Mingre de Almeida conquistou a medalha de bronze ao vencer São Sebastião pelo placar de 64 x 58, neste domingo (28). Potirendaba e Catanduva ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.

As meninas do BC foram credenciadas a participar da fase Interior depois de terem sido campeãs, em Franca, da fase regional, realizada em outubro. Segundo a secretária municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Cláudia Crepaldi, o resultado foi fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido durante o ano. “Nossas garotas se dedicaram e buscaram a todo o momento alcançar os objetivos. O resultado nos deixou muito felizes”, diz.

A secretária enfatiza ainda o envolvimento de jogadoras do feminino adulto, que disputam a Liga de Basquete Feminino. “Temos que agradecer as jogadoras do BC adulto, pois mesmo com suas atividades diárias participaram e incentivaram os treinos da equipe infanto”. Entre os destaques do time que conquistou o bronze está a pivô Jéssica, de 16 anos e 1,79 m, que também integra a equipe adulta. Além dela, o BC contou com as seguintes jogadoras no Interligas: Thainá, Daniela, Juliana, Mariana, Luana, Carla, Tamires, Ananda, Nathália, Bianca e Carol.

Izabella Sangalli no Bala na Cesta

Confira: Muito prazer, Izabella Sangalli

domingo, 28 de novembro de 2010

Nacional feminino de basquete tem quatro jogos nesta 2ª-feira

111952_152002_santo_andre_x_americana_04___micaela Basquete Clube e Santo André devem fazer o encontro mais equilibrado da 6ª rodada

A temporada 2010/11 da Liga de Basquete Feminino (LBF) prossegue nesta segunda-feira com as partidas da sexta e penúltima rodada do turno. Em Americana, líderes e invictas, as meninas da casa receberão o guerreiro time da Mangueira no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico e têm tudo para manter a rotina de vitórias. Mas as cariocas deram trabalho sábado para Ourinhos, lideraram boa parte do jogo, mas no final acabaram sem forças para superar o experiente clube comandado por Urubatan Paccini.

E após suar para vencer Mangueira, Ourinhos volta a atuar em seus domínios contra o promissor Joinville, da técnica Rose Alfath. Apesar da derrota para Americana no final de semana, Rose acredita que esses dois primeiros jogos fora de casa poderão contribuir demais para a evolução. "Nossas jogadoras poderão atuar mais soltas, sem o peso de jogar na cidade. Como temos uma estrutura ainda bem modesta, comparada aos nossos adversários, precisamos cuidar da organização quando estamos no nosso ginásio. Dessa vez, poderemos pensar só no jogo, e isso deve ajudar a gente", explicou Rose, que acumula a função de diretora técnica.

Catanduva, assim como Ourinhos, ocupa a vice-liderança da classificação e terá pela frente outro jovem elenco que perdeu na rodada passada. O atual campeão brasileiro, sob o comando de Edson Ferretto, terá de encarar São Caetano, que vem de derrota na prorrogação para o Basquete Clube, de Araçatuba. Ontem, Catanduva passou sem problemas por Santo André, um dos fortes times da LBF, e agora tentará manter o embalo em casa, mas na quadra do Colégio Jesus Adolescente (Anglo), já que o ginásio do Conjunto Esportivo Anuar Pacha ainda não reúne condições ideais para sediar a partida.

Depois de conquistar a primeira vitória após quatro derrotas fora de casa, o Basquete Clube continuará em Araçatuba, onde conta com a força da torcida para recepcionar o Santo André. O quinteto do técnico Alvacyr Lazarini Jr. terá pela frente uma equipe mordida pela má apresentação diante de Catanduva. Laís Elena, treinadora do clube do ABC, espera por um intenso jogo coletivo, que vinha dando certo desde a segunda rodada da LBF. A partida entre Basquete Clube e Santo André começará às 21h e complementará a rodada. O SporTv transmitirá ao vivo.

SEXTA RODADA - LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF):
Americana x Mangueira/Petrobras
Local: Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico
(Rua Sergipe, 230 - Jardim Colina - Americana-SP)
Horário: 20 horas
Poty/Açúcar Cometa Unimed Catanduva Basket Clube x São Caetano/Unip
Local: Colégio Jesus Adolescente - Anglo
(R. Augusto Canozo, 255 - Catanduva-SP)
Horário: 20 horas
Ourinhos Basquete x ABF Joinville
Local: Ginásio José Maria Paschoalick - Monstrinho
(Rua Expedicionário, 1549 - Ourinhos-SP)
Horário: 20 horas
Basquete Clube (Araçatuba) x Santo André/Semasa
Local: Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha
(Rua Coelho Neto, s/n - Araçatuba-SP)
Horário: 21 horas, com transmissão do canal SporTV

Oitenta e três jogos de invencibilidade

maya Enquanto estava viajando, vi pela TV os momentos finais do jogo da NCAA que a ESPN transmitia.

Quadra lotada (mais de doze mil torcedores, incluindo Sue Bird) no confronto entre as universidades de Connecticut e Baylor, que lideravam o torneio.

Por Connecticut, Maya Moore (30 pontos).

Por Baylor, a gigante Brittney Grinner (19 pontos).

No comando de Connecticut, Geno Auriemma, técnico da seleção americana.

Ao final, deu Connecticut por 65-64.

Além da liderança, a vitória significou alcançar a marca de oitenta jogos consecutivos sem perder.

Connecticut não perde desde as semifinais do torneio de 2008.

Hoje, doze dias depois, fui checar como andam as coisas por lá e vejo que a série já conta agora com 83 vitórias.

O time está a cinco jogos de alcançar a maior marca invicta na NCAA – a da UCLA, no masculino.

E Maya precisa de apenas mais 48 pontos para dividir com Tina Charles a posição de maior pontuadora da história da universidade.

Sobre a atleta, Geno crava o elogio: “Treinar é fácil quando você tem uma jogadora que ninguém mais tem.”

Momentos finais da vitória de Araçatuba sobre São Caetano (LBF)

Fonte:  Caderno do Anderson

Americana vence Joinville e amplia invencibilidade

Time do interior paulista é o único 100% do nacional feminino

mamacestinha Com 45 pontos de vantagem (96 a 51), Americana bateu hoje em seu ginásio as catarinenses do Joinville e ampliou para cinco partidas a invencibilidade na primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). A pivô Mamá saiu novamente do banco para ser a cestinha do jogo com 20 pontos e sete rebotes. Outra jogadora que vem mantendo uma boa regularidade no time do técnico Luiz Augusto Zanon é a ala Karla (14 pontos e quatro recuperações de bola).

Demonstrando ainda certa irregularidade característica de uma equipe muito jovem, Joinville fez frente apenas no início, mas depois sucumbiu ao jogo coletivo do time da casa (foram 49 pontos das jogadoras que iniciaram na reserva). Apareceram bem nas estatísticas do quinteto de Santa Catarina as alas Laís Tobias (13 pontos e cinco rebotes) e Patrícia Paulo (11 pontos, três rebotes e duas recuperações). A técnica Rose Alfarth não conseguiu fazer com que suas atletas jogassem bem no garrafão. Foram 37 rebotes apenas contra 51 de Americana.

Entre os clubes mais fortes da LBF, Ourinhos foi quem mais teve dificuldade na rodada para vencer. O time jogou pela segunda vez na 'capital do basquete feminino' e bateu a jovem e aguerrida equipe da Mangueira por 83 a 66. Apesar da diferença de 17 pontos, Urubatan Paccini usou da experiência para fazer a vitória na hora certa e matar as ambições das cariocas, desta vez comandadas por Betinho, auxiliar do treinador Guilherme Vos, que está no Peru com o time das categorias de base para o Sul-Americano Estudantil.

A ala Bruna Duarte (19 pontos) foi a cestinha, auxiliada pela armadora Ivana, 16 pontos, cinco assistências e duas recuperações para a equipe da Mangueira. Entre as vencedoras do Ourinhos, quem apareceu melhor nos números foi a experiente Tatiana (pivô, 29 anos, 1,85 metro), com oito rebotes, 15 pontos, quatro assistências e duas recuperações. Também atingiram os dois dígitos na pontuação pelo time da casa a ala Jennifer (16 pontos), a ala/armadora Joice (15) e a ala/pivô Djane (12).bibiano2

Na prorrogação

Em Araçatuba, o Basquete Clube sentiu o sabor da sua primeira vitória na LBF ao passar por São Caetano. Após o empate no tempo normal (68 x 68), o jogo foi decidido na prorrogação em 77 a 72. São Caetano fechou o primeiro quarto com cinco pontos de vantagem (16 x 21). O Basquete Clube, empurrado pela torcida, reagiu, foi para os vestiários com o empate (33 x 33), e na volta manteve o ritmo para fechar na frente por 55 a 51 o terceiro período. No derradeiro, as visitantes chegaram ao empate duas vezes (em 59 e 68 pontos), mas pararam por aí.

Na prorrogação, o time do técnico Norberto Borracha somou apenas mais quatro pontos e não resistiu ao melhor jogo do Basquete Clube no momento decisivo. A pivô Fernanda Bibiano agarrou 15 rebotes e foi a cestinha de Araçatuba com 22 pontos. Outra reboteira forte foi a pivô Isis (8). No São Caetano, a cestinha foi de novo a ala Jaqueline, com 24 pontos, além de quatro recuperações e três assistências.

A próxima rodada será nesta segunda-feira e terá os seguintes jogos: Americana x Mangueira, Ourinhos x Joinville, Catanduva x São Caetano, Basquete Clube (Araçatuba) x Santo André.

Classificação da Liga de Basquete Feminino

1º) Americana - 100% (cinco vitórias, 10 pontos)
2º) Catanduva e Ourinhos - 75% (três vitórias e uma derrota, 7 pontos)
4º) Santos André - 60% (três vitórias e duas derrotas, 8 pontos)
5º) Mangueira - 40% (duas vitórias e três derrotas, 7 pontos)
6º) São Caetano, Basquete Clube e Joinville - 20% (uma vitória e quatro derrotas, 6 pontos)

sábado, 27 de novembro de 2010

A boa ideia da @ADCF_Unimed

199512847 199522492  199530392

A equipe de Americana aproveitou a partida em casa hoje contra Joinville para fazer uma “transmissão” do jogo pelo seu canal no twitter (@ADCF_Unimed), com fotos de lances de quadra e também da homenagem às pratas-da-casa Izabella e Monique, que conquistaram o Sul-Americano com a seleção sub-15.

Parabéns pela iniciativa!

A incrível transmissão do jogo de dois minutos

200399857-001 Nossos amigos do SPORTV têm um extenso currículo de furadas com o basquete.

Hoje a emissora parece ter se superado no quesito.

O canal havia programado a transmissão de Catanduva x Santo André pela LBF às 14:15.

Como o jogo de tênis que antecedia a partida foi atrasando, atrasando e atrasando, o canal ignorou o compromisso com o basquete.

Quando Rafael Nadal venceu o jogo, o atraso já havia batido a casa de uma hora.

Após os comerciais, o SPORTV abriu enfim a transmissão do basquete, que foi iniciada com uma vinheta da Liga Sul-Americana (!).

Nessa altura do campeonato, faltavam dois minutos para encerrar a partida.

E assim foi: um comentário de Byra Bello, uma entrevista com Silvinha Luz, outra com Clarissa e Laís Elena para encerrar os trabalhos dignos do Guinness. (Um minuto e trinta e oito segundos disponíveis aqui!)

É ou não é o canal campeão?

Kananda Ribeiro: da base de Ourinhos para a seleção (Jornal Diário de Ourinhos)

Imagem 036

Catanduva atropela Santo André e vira vice-líder da LBF

193_27.16.2010_6190_ef_20101120 Com 20 pontos e 17 rebotes, pivô Clarissa comanda equipe na vitória por 83 a 64

Catanduva atuou muito melhor e venceu o Santo André por 83 a 64 neste sábado em partida que abriu a quinta rodada da Liga de Basquete Feminino. De quebra, a equipe comandada pelo experiente Edson Ferretto assumiu a vice-liderança do campeonato com três vitórias e uma derrota (75% de aproveitamento). O destaque do jogo foi a pivô Clarissa, cestinha e dona de um duplo-duplo com 20 pontos e impressionantes 17 rebotes (12 deles defensivos). "Isso é resultado da vontade para fazer as coisas e treinamento, né? O que a gente faz no treino tem de colocar em prática no jogo também", contou a atleta de 22 anos e 1,87m e que foi bem-coadjuvada pela ala Palmira e seus 17 pontos. O Santo André caiu do segundo para o quarto posto, com três vitórias e duas derrotas (60% de aproveitamento).

A primeira metade da partida foi completamente dominada pelas jogadoras da casa. Logo de cara, Catanduva abriu vantagem no placar e fechou a parcial na frente com 21 a 6 pontos. Após o rápido intervalo, o Santo André melhorou a postura, mas foi insuficiente para tirar o domínio das mãos de Catanduva. As jogadoras da casa foram para os vestiários com uma vantagem de 31 pontos (45 x 14) e uma atuação exemplar da armadora Natália (17 pontos no final) e da pivô Clarissa, que até então já havia garantido um duplo-duplo com 12 rebotes e 10 pontos.

No terceiro quarto, Santo André voltou melhor organizada e equilibrou o jogo vencendo por dez pontos (17 x 27). "Nosso time relaxou um pouco, uma coisa normal, mas que não pode acontecer", explicou depois do jogo a ala/armadora Silvia Luz. Ela anotou seis pontos e deu seis assistências nos 32 minutos que permaneceu em quadra. No último quarto, Santo André manteve o bom rendimento, sobretudo com a ala/armadora Paula, dona de 17 pontos e seis assistências ao final do confronto. Mesmo assim, Catanduva administrou bem para ganhar em casa.

A técnica do time do ABC deu o seu diagnóstico sobre a atuação de sua equipe. "Jogamos muito mal mesmo, é preciso reconhecer isso. Deixamos Catanduva jogar solto e as nossas finalizações fáceis não caíram", disse a treinadora. "Nossas falhas foram mais no quesito técnico, perdemos muitas bandejas embaixo do aro, e são bolas que temos de acertar cerca de 80 por cento. Hoje, acho que não concluímos nem 30", analisou a treinadora de Santo André.

A Liga de Basquete Feminino ainda terá neste sábado três outros jogos, válidos pela quinta rodada, todos com início marcado para as 18 horas. Americana, líder da competição com quatro vitórias, vai receber as catarinenses do Joinville. Em sua quadra, em Araçatuba, o Basquete Clube enfrentará São Caetano em duelo em que ambas as equipes buscam a reabilitação da derrota na rodada anterior. Ourinhos e Mangueira se enfrentam no primeiro jogo do time carioca fora do Rio de Janeiro. As paulistas orientadas por Urubatan Paccini poderão dividir a vice-liderança com Catanduva em caso de vitória.

O site rosa-choque

imagemrc

Por enquanto, há pouco a dizer da LBF.

Ao menos em um item, no entanto, já se pode dizer que houve evolução: no site do torneio.

O design do site da LBF é moderno e agradável, mesmo em seu rosa-choque.

A área dos times ficou interessante, embora não ache muito prática a forma de ver os elencos.

Algumas jogadoras ainda não aparecem nos quadros, como Laís Tobias (Joinville) e Leão (Mangueira).

As informações sobre as atletas foram herdadas do site da CBB e são bastante irregulares.

Há perfis bem completos, como o de Débora (Americana), alguns vazios como o de Danila (Joinville) e alguns confusos como o de Graziane, em que as informações biográficas são imprecisas, a começar pelo peso da pivô (11 kgs, segundo o site).

O serviço de estatísticas funciona bem e os releases são bons.

Ou seja: no total, bastante superior ao usual.

Ficam como sugestões que:

1) a LBF também ataque em outras redes, como blogs, twitter, facebook, etc.

2) um canal de vídeos seja inserido no site, com jogadas de destaque, entrevistas, etc.

3) a atualização do site não se resuma às vésperas das rodadas, para que haja conteúdo novo mesmo fora do sábado e da segunda.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Catanduva e Santo André vale a vice-liderança da LBF

Principal jogo da rodada do basquete feminino terá transmissão ao vivo do SporTv

111841_151666_176_26.37.2010_6168_ef_20101116

Catanduva e Santo André fazem neste sábado o principal jogo da quinta rodada da temporada 2010/11 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Segundo o técnico Edson Ferretto, a partida - com início marcado para as 14h15 e transmissão ao vivo pelo SporTv - será importante para reaproximar a torcida catanduvense da equipe. "Faz tanto tempo que a gente não joga em casa que o pessoal está ansioso para vir à quadra. Tudo indica que teremos um bom público amanhã", disse o treinador do atual campeão brasileiro, que não se apresentava em casa desde o Campeonato Paulista.

Ferretto passou a última semana tentando regularizar a situação das jogadoras estrangeiras, a pivô sueca Anna Barthold e armadora cubana Yulianne Cruz. "A gente finalizou tudo e já fizemos a inscrição na CBB. Espero poder contar com elas para a partida, que será muito dura contra um adversário bastante difícil, competente e que já demonstrou a sua força nas rodadas anteriores."

Na equipe do ABC, que ocupa a segunda colocação na tabela e logo à frente das adversárias do interior paulista, a treinadora Laís Elena ficou satisfeita com a vitória sobre Joinville na quarta rodada. O entrosamento evoluiu, e ela espera que as jogadoras mantenham o ritmo. "A gente não começou bem a Liga porque tivemos algumas contusões, a Tayara e a Vanúzia vinham de cirurgia, a Ariadna se machucou durante os Jogos Abertos... Mas já melhoramos e prefiro que o time vá ganhando consistência e evoluindo durante a competição."

Sobre como fará para segurar o ímpeto catanduvense, Laís tem uma receita. "Sempre foi muito complicado enfrentar times como Catanduva, Americana, Ourinhos, são sempre jogos muito duros. Temos de ter uma volta boa para a defesa, justamente porque não podemos deixar o time delas jogar à vontade. A defesa tem de ser compacta para inibir o jogo delas, que é de contra-ataque e transição", revela a treinadora que comanda o Santo André desde 1986.

Na primeira apresentação diante da sua fanática torcida, Ourinhos vai receber o jovem time da Mangueira. Apesar de saber da falta de rodagem das jogadoras do time carioca, o treinador Urubatan Paccini diz que não se pode facilitar na competição, principalmente em casa. "Traçamos como objetivo do primeiro turno todas em nossa quadra. Vamos jogar na mesma intensidade contra qualquer um", falou o treinador, que ainda não poderá contar com a pivô Milene, a ala Fernanda Belling e a pivô cubana Yaquelín Plutí, recém-contratada para jogar na 'capital do basquete feminino'.

Quem também vai jogar pela primeira vez em seus domínios é o Basquete Clube, de Araçatuba. A equipe comandada pelo técnico Alvacyr Lazarini Jr. vai encarar o São Caetano e buscará a primeira vitória na LBF. A expectativa da equipe da pivô Fernanda Bibiano e das experientes alas Cléia e Gislaine é reencontrar a vibração e consistência demonstradas no Campeonato Paulista. O São Caetano, por sua vez, vai tentar se reabilitar da derrota sofrida no Rio de Janeiro diante da Mangueira, quando dominou o jogo, mas acabou cedendo a vitória nos últimos minutos do quarto final.

Em casa, Americana tentará estender a série invicta na Liga contra o Joinville, da técnica Rose Alfarth. Atuando pela primeira vez longe de casa, o quintento catarinense espera manter a linha demonstrada até agora: jogar com determinação e vontade, independente do resultado. "Temos plena consciência das nossas limitações, mas entramos em quadra também para mostrar que aqui em Santa Catarina existe um basquete feminino e que aos poucos vamos buscando o nosso espaço", explicou a treinadora. "Foi assim que começou no masculino e podemos seguir o mesmo caminho."

Classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF)
1º) Americana - 100% (quatro vitórias, 8 pontos)
2º) Santos André - 75% (três vitórias e uma derrota, 7 pontos)
3º) Catanduva e Ourinhos - 66,7% (duas vitórias e uma derrota, 5 pontos)
5º) Mangueira - 50% (duas vitórias e duas derrotas, 6 pontos)
6º) São Caetano e Joinville - 25% (uma vitória e três derrotas, 5 pontos)
8º) Basquete Clube - 0% (quatro derrotas, 4 pontos)
5ª RODADA - LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF)
Poty/Açúcar Cometa Unimed Catanduva Basket Clube x Santo André/Semasa
local: Colégio Jesus Adolescente - Anglo
(R. Augusto Canozo, 255 - Catanduva-SP)
horário: 14h15, com transmissão ao vivo no canal SporTV
Americana x ABF Joinville
local: Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico
(rua Sergipe, 230 - Jardim Colina - Americana-SP)
horário: 18 horas
Basquete Clube (Araçatuba) x São Caetano/Unip
local: Ginásio Municipal Dr. Plácido Rocha
(rua Coelho Neto, s/n - Araçatuba-SP)
horário: 18 horas
Ourinhos Basquete x Mangueira/Petrobras
local: Ginásio José Maria Paschoalick - Monstrinho
(rua Expedicionário, 1549 - Ourinhos-SP)
horário: 18 horas

Violência no Rio prejudica basquete da Mangueira na LBF

Equipe carioca só conseguiu treinar duas vezes na semana para o duelo contra Ourinhos

193_26.43.2010_6139_ef_20101116 A violência no Rio de Janeiro, onde forças de segurança e bandidos vêm entrando em choque desde o final da semana passada, está afetando não apenas a rotina do cidadão carioca como também do esporte na cidade. Após a emocionante vitória na quarta rodada contra o São Caetano, o técnico Guilherme Vos teve pouco tempo para preparar a equipe de Mangueira para o encontro fora de casa amanhã contra Ourinhos, a partir das 18h, válido pela quinta rodada da Liga de Basquete Feminino.

"Não foi preciso trabalhar o lado psicológico, aquela coisa de segurar a empolgação das meninas, porque infelizmente estamos enfrentando esse problema de segurança aqui no Rio. A gente só conseguiu treinar duas vezes essa semana, justamente porque várias atletas não tiveram condições de comparecer. Ontem foi bem complicado", explicou Guilherme Vos. Por causa de um compromisso no Peru, ele não ficará no banco de reservas. "O Betinho, que é meu auxiliar, já treinou o adulto masculino do Tijuca e vai dirigir o time. Mas é praticamente a mesma coisa."

Apesar do momento difícil vivido pelo Rio de Janeiro, o treinador disse que a equipe está bem focada. Além disso, não sofre com problemas físicos. "O único problema é que algumas jogadoras jovens do time vão disputar um torneio na categoria infanto, como é o caso da Isabela Ramona", explicou. "A gente sabe que serão dois jogos muito difíceis contras dois times de tradição no basquete feminino. Vamos atuar na base da disposição, tentar fazer boas partidas e seguir caminhando bem na competição.", lembrou Vos, que terá a poderosa e líder Americana pela frente na segunda-feira.

Mangueira até agora tem 50% de aproveitamento na primeira edição da LBF. Na estreia, perdeu para Catanduva (96 x 55), depois venceu o Basquete Clube, de Araçatuba, por 67 a 64, e foi derrotada na terceira rodada para Santo André (78 x 57). Na última segunda-feira, ganhou uma partida emocionante contra o São Caetano. Após ter passado praticamente todo o jogo atrás no placar, conseguiu se recuperar com uma forte defesa nos momentos finais e virar para 61 a 55.

Mirim Feminino do Sesi/Araraquara, da técnica Roseli, conquista Interligas Interior

sesi campeão

A equipe Mirim do SESI-Fundesport sagrou-se campeã do Interligas Interior, em Ribeirão Preto, realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro.

Foi a primeira vez que uma equipe de basquete feminino de Araraquara consegue essa conquista.

A maioria das atletas vieram do “Projeto Social Roseli de Basquete”, as atletas Mariane e Gabriela foram escolhidas para Seleção de Ouro e Mariane foi eleita Melhor Jogadora da competição.

Resultados:

SESI-Fundesport 47 X 40 Aspa-Franca

SESI-Fundesport 59 X 30 Catanduva

SESI-Fundesport 51 X 42 Recreativa (Ribeirão Preto)

Atletas:

Mariane, Gabriela, Vitória, Carla, Mariana Picoli, Mariana, Mayara, Tainá, Caroline e Juliana.

Comissão Técnica:

Técnica: Roseli Gustavo

Assistente Técnico: Gilberto Paganini Marin

Preparador Físico: André Luiz Carrascoza

Seletiva de Basquete Feminino APABAF/São Bernardo

SELETIVA BASQUETE FEMININO APABAF/SÃO BERNARDO

DATA: 04/12 SÁBADO


LOCAL: CREC Baetinha - Rua Bauru, 20 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo

HORÁRIOS:

9h00 - Pré-mini/mini  nascidas em 2000, 1999, 1998


10h30 - Infanto  nascidas em 1994, 1995

Teremos vagas em alojamento para jogadoras de fora da Grande SP.

Maiores informações, falar com:

Bruno - 9260-0091

Sônia - 9123-1486

Basquete Clube estreia em casa neste sábado

LBF 32

Depois de quatro rodadas atuando fora de casa pelo campeonato nacional, o Basquete Clube (BC) estreia diante da sua torcida neste sábado (27), a partir das 18h, no Ginásio Municipal Plácido Rocha. Tendo como adversário o time de São Caetano do Sul, a equipe araçatubense vai brigar para obter a primeira vitória na Liga de Basquete Feminino. Nos intervalos da partida - que tem entrada gratuita - meninas do projeto Agir (Araçatuba Ginástica Rítmica) farão apresentações.

Na rodada passada, o BC fez boa atuação diante da líder Americana. Levou a melhor no segundo tempo (38 a 33), mas perdeu a partida por 75 a 62. Um dos destaques do jogo foi a lateral Gigi, que anotou 18 pontos para o time araçatubense. A diferença de apenas 13 pontos para a melhor equipe do campeonato motivou as meninas do BC. Com isso, a expectativa da secretária municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Cláudia Crepaldi, é de que a equipe faça uma boa partida em casa.

“O time está em evolução e a gente espera que as meninas façam um bom jogo. Que sejam aguerridas, que atuem com vontade e com garra de vencer”, disse Cláudia.

O BC deverá começar o jogo com Gigi (lateral), Veneza ou Fernanda de Brito (armadoras), Fernanda Bibiano (pivô), Cléia Crepaldi (lateral) e Ísis Nascimento (pivô). O técnico Alvacyr Lazarini Júnior terá como opções, no banco: Flávia (lateral), Carla (lateral), Vanessa (lateral), Renata (armadora), Jéssica (pivô), Viviane (pivô), Ariane (lateral) e Janie Rayback (pivô).

O último treino do Basquete Clube (BC) antes de estrear em casa na Liga de Basquete Feminino será nesta sexta-feira (26), a partir das 15h30, no Vavá. O BC enfrenta São Caetano amanhã, a partir das 18h, no Plácido Rocha.

Torcida

A secretária Cláudia Crepaldi convida a torcida araçatubense a torcer pelo BC, que disputa pela primeira vez a 1ª Divisão do campeonato nacional. “Termos o basquete feminino no principal campeonato do país significa o fortalecimento do esporte local. Então, a gente espera que o torcedor prestigie o time e o nosso projeto, que valoriza as pratas-da-casa”, disse.

Sexta rodada

A sexta rodada da Liga será na segunda-feira (29) e a equipe araçatubense vai enfrentar outro time do ABC, Santo André, também no Ginásio Plácido Rocha. Com apresentação de meninas do Agir nos intervalos, a partida terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV, a partir das 21h.

O jogo de muitos significados

Mangueira x Basquete Clube 07

Estive viajando nas últimas semanas e o confronto entre Mangueira x São Caetano foi o primeiro jogo que assisti da “LBF”.

Tecnicamente o jogo foi muito ruim, mas extremamente rico em uma série de significados, alguns deles já abordados com maestria pelo Fábio (A paixão que move essa gente) e pelo Rodrigo (Ramona, Leão e a novela da vida real).

Foi certamente uma boa oportunidade de observar nomes novos e com potencial, como as meninas mangueirenses Isabela Ramona (16 anos) e Milena Santos (18 anos), ambas com passagens pelas seleções de base.

E foi interessante notar que do outro lado da quadra, representando São Caetano, havia um bom número de atletas que em um passado recente eram apontadas como “promessas” e frequentavam as seleções de base, mas foram abandonadas à própria sorte e tem enfrentado uma transição duríssima para a categoria adulta.

Se o basquete continuar de braços cruzados esperando que Ramona, Milena & Cia estejam prontas, como em um passe de mágica, o tiro ceramente sairá pela culatra.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Americana vence o segundo jogo da final do Juvenil

DSC06019
Pela segunda partida da série melhor de três jogos do playoff – final do Campeonato Paulista Juvenil Feminino – 2010, a equipe da Unimed/Americana venceu a equipe de Jundiaí pelo placar de 90 a 61 (55 a 35 no primeiro tempo), e forçou a realização do terceiro e decisivo jogo na briga pelo título da competição.

Com jogadas bem encaixadas e um ataque preciso, as comandadas da treinadora Adriana Santos permaneceram o jogo todo à frente do marcador anulando com eficiência o ataque adversário, vencendo os três primeiros quartos com boa vantagem (27 a 16; 28 a 19 e 19 a 07).

Por ter fechado a primeira fase da competição na primeira colocação, a UnimedAmericana tem a vantagem de jogar o terceiro jogo também em na cidade de Americana, que será realizado na próxima quarta-feira (01 de dezembro), às 19h00, no ginásio municipal do Jardim São Pedro.

A força que a seleção seca

C.A.Faenza-Schio.003jpg

Eleita melhor jogadora da semana na Liga Italiana, Adrianinha carrega médias explosivas na temporada.

É a sexta entre as cestinhas (14,6 ppj), a segunda nas assistências (4,4 por jogo) e ainda alcança 3,6 recuperações por partida.

Tudo isso depois de uma atuação decepcionante (inclusive para a própria) no Mundial, que levou a armadora a cogitar sua saída da seleção brasileira…

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Federação Paulista divulga as datas do Campeonato Estadual Mini

Dias 03, 04 e 05 de Dezembro
Sede: aguardando solicitação da(s) equipe(s) interessada(s)

Equipes classificadas:
A.E. Mocoquense - Campeão do Interior
Divino / COC / Jundiaí - Vice-Campeão do Interior
APAB Barretos - Campeão da G.S.P.
ADC Bradesco / Osasco - Vice-Campeão da G.S.P.

Marília abre inscrições para time Sub 21

Sel/Cristo Rei/Marília abre inscrições para meninas nascidas em 1990 e 1991.

As interessadas deverão preencher o cadastro abaixo e enviar à basquetecristorei@hotmail.com:

Nome completo:
Data de nascimento:
Posição:
Altura:
Telefone:
Equipes Anteriores:
Faz ou tem interesse em um curso superior? Qual?:

Unimed/Americana recebe Jundiaí pela segunda partida da final do Juvenil

201010012312630396 Pela segunda partida da série melhor de três jogos dos playoffs finais do Campeonato Paulista de basquete feminino Juvenil, a equipe da Unimed/Americana enfrenta nesta quarta-feira (24), às 19h, a equipe de Jundiaí, no ginásio municipal do Jardim São Pedro, em Americana.

No primeiro confronto, realizado no dia 17, em Jundiaí, a equipe comandada pela treinadora Adriana Santos foi derrotada por três pontos (78 a 75), e agora vem com a missão de vencer este segundo jogo e forçar a decisão do título para a terceira partida, que se acontecer, será disputada também em Americana, no dia 01 de dezembro (quarta-feira), às 19h.

Peneira do Basquete Femino - BRADESCO ESPORTES E EDUCAÇÃO (Osasco/SP)

DATA: 12/12/2010 (domingo)

LOCAL: Centro de Desenvolvimento Esportivo Bradesco Esportes e Educação

ENDEREÇO: Rua Thomaz Antonio Gonzaga, 251 – Jardim Cipava – Osasco, SP

Telefone 3681-8781

EXIGÊNCIAS:

· Toda candidata deve estar de posse da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento e acompanhada com o seu representante legal.

O processo de avaliação das candidatas ocorrerá em 2 fases:

1ª FASEAVALIAÇÃO TÉCNICA, TÁTICA e ANTROPOMÉTRICA

HORÁRIOS

CATEGORIAS

NASCIMENTO

14h às 15h30min.

Iniciante e Mini-Mirim

2000/1999/1998

15h às 16h30min.

Mirim

1997/1996

16h às 18h

Infanto e Juvenil

1995/1994/1993

2ª FASE – AVALIAÇÃO TÉCNICA, TÁTICA, FÍSICA, NUTRICIONAL, PSICOLÓGICA e MÉDICA

( período de 13 a 15/12/2010 - somente para as candidatas aprovadas na

1a fase)

IMPORTANTE:

Os resultados serão divulgados imediatamente após conclusão dos trabalhos de cada fase e somente aos presentes.

Candidatas de outros estados e cidades (exceto da Grande São Paulo) devem estar prevenidas com roupas e objetos de uso pessoal, para a realização de mais 03 dias de testes, caso passem pela 1a fase. Exclusivamente para estas candidatas, ao serem chamadas para a 2a fase, a ADC Bradesco Esportes arcará com os custos de estadia e alimentação, inclusive do acompanhante.

Para todas as candidatas, indistintamente, as despesas de transportes, ida e volta

das residências ao local das avaliações, correrão por conta de cada uma.

A importância de ser patética

asco Assisti a um trecho da entrevista de Hortência ontem ao programa Linha de Chegada, no SPORTV.

Questionada sobre Colinas, ela disse que as pessoas não sabem como ele tem sido importante para o basquete brasileiro, para os treinadores brasileiros e para Janeth.

Alguém merece?

Com todo o respeito que tenho pela senhora que me ensinou a gostar de basquete, mas está impossível suportar as declarações cada vez mais patéticas dela.

O asco é ainda maior porque  - como vem mostrando o Fábio Balassiano nos últimos dias – Hortência tem misturado seus interesses no comando do departamento feminino da confederação, ao indicar um produto seu (um DVD para um projeto de escolinhas) como solução para os problemas do basquete.

_ Para quem tem estômago, fica a dica do Paulinho na caixa de comentários: http://terratv.terra.com.br/videos/Especiais/Homem/Esportes-Show/4566-331136/Hortencia-se-espelha-no-volei-para-corrigir-vicios-do-basquete.htm.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Peneira no Divino/Jundiai

LOCAL - COLÉGIO DIVINO SALVADOR
RUA GENERAL CARNEIRO 105 - VILA ARENS
AO LADO DA MATRIZ DE VILA ARENS
TEL. PARA CONTATO 011- 45881365 OU 011- 4588 1387
EMAIL - esportes@divino.com.br
TRAZER ROUPA APROPRIADA PARA PRÁTICA

DIA 11/12
9H AS 12H

PRÉ - MINI
nascidas em 2002 - 9 anos
nascidas em 2001 - 10 anos
nascidas em 2000 - 11 anos

MINI
nascidas em 1998 - 13 anos
nascidas em 1999 - 12 anos

DIA 11/12

13H3OMIN
MIRIM
nascidas em 1996 -15 anos
nascidas em 1997 - 14 anos

15H
INFANTO
nascidas em 1995 - 16 anos
nascidas em 1994 - 17 anos

16H30MIN
JUVENIL
nascidas em 1993 - 18 anos
nascidas em 1992 - 19 anos

Seleções brasileiras garantidas nas competições do próximo ano

O ano de 2011 será bastante movimentado para as seleções brasileiras. O Brasil garantiu vaga em todas as competições oficiais do ano que vem. Serão dois campeonatos adultos (Jogos Pan-Americanos e Torneio Pré-Olímpico das Américas) e quatro nas categorias de base (Sul-Americanos Sub-15 e Sub-17, Copa América / Pré-Mundial Sub-16 e Mundial Sub-19). Ao todo, o Brasil vai disputar 12 títulos em 2011.
 
— Este ano, nossas seleções se classificaram para todos os campeonatos de 2011. As equipes adultas ganharam as vagas para os Jogos Pan-Americanos e Torneios Pré-Olímpicos; as equipes sub-18 garantiram participação nos Mundiais Sub-19; e a sub-15 vai disputar as Copas Américas / Pré-Mundiais Feminino e Masculino, que classifica para o Mundial Sub-17 de 2012. Ainda teremos mais quatro sul-americanos. A categoria sub-17 dará início a um novo ciclo, pois garante vaga na Copa América Sub-18 de 2012, que vai classificar para o Mundial Sub-19 de 2013. E a competição sub-15 dará experiência aos atletas de 14 e 15 anos para as futuras competições, uma vez que não é classificatória — explicou o diretor técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), André Alves.
 
Para garantir a participação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México), e no Pré-Olímpico das Américas de Mar del Plata (Argentina), a seleção brasileira adulta masculina derrotou a Venezuela por 79 a 67 na semifinal do Campeonato Sul-Americano. Na disputa pelo título da competição, o Brasil venceu a Argentina por 87 a 77. A equipe principal feminina se classificou para o Pan-Americano e para o Pré-Olímpico do Chile ao derrotar o Paraguai por 114 a 61 na semifinal do Sul-Americano. Na final, o Brasil derrotou a Argentina por 94 a 68 e conquistou o 23º título sul-americano, o 13º consecutivo.
 
A seleção sub-18 masculina conseguiu a vaga para o Campeonato Mundial ao vencer o Uruguai na segunda rodada da Copa América de San Antonio (EUA) por 71 a 64. Mas os meninos não pararam por aí. A equipe verde-amarela derrotou o Canadá (83 a 78) na terceira rodada e superou a Argentina na semifinal (70 a 56). Apenas três pontos separaram o Brasil do título das Américas. A única derrota brasileira veio na final contra os Estados Unidos (81 a 78). O Campeonato Mundial Sub-19 será realizado de 30 de junho a 10 de julho, na Letônia.
 
A equipe feminina também disputou a Copa América nos Estados Unidos. A equipe comandada por Luiz Claudio Tarallo esteve em Colorado Springs para garantir uma das três vagas para o Mundial Sub-19 do Chile. A classificação veio com a vitória sobre a Argentina por 64 a 61 na terceira rodada da competição. E o time foi mais adiante e chegou à final do torneio ao derrotar o Canadá por 50 a 49 na semifinal. Na disputa pelo título, as americanas levaram a melhor.
 
E as novas gerações do basquete brasileiro começaram bem no cenário internacional. Comandado por Janeth Arcain, o grupo brasileiro derrotou o Chile na semifinal do Sul-Americano por 54 a 42, garantido a vaga para o Pré-Mundial de 2011. Na final, o Brasil ganhou das argentinas por 51 a 45 e conquistou o bicampeonato invicto. A seleção masculina foi vice-campeã na Colômbia, mas a classificação para a Copa América Sub-16 veio na semifinal contra o Equador. O Brasil não deu chance ao adversário e venceu por 90 a 49.
 
 
 
 
COMPETIÇÕES DE 2011

— Campeonato Sul-Americano Sub-15 Masculino
9 a 14 de maio – Assunção / Paraguai
 
— Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino
24 de junho a 1º de julho – local a definir
 
— Campeonato Mundial Sub-19 Masculino
1º a 10 de julho – Riga / Letônia
 
— Copa América / Pré-Mundial Sub-16 Feminino
12 a 16 de julho – local a definir
 
— Campeonato Sul-Americano Sub-17 Masculino
16 a 23 de julho – Cucuta / Colômbia
 
— Copa América / Pré-Mundial Sub-16 Masculino
19 a 23 de julho – local a definir
 
— Campeonato Mundial Sub-19 Feminino
21 a 31 de julho – Puerto Montt / Chile
 
— Torneio Pré-Olímpico das Américas Masculino
23 de agosto a 4 de setembro – Mar del Plata / Argentina
 
— Torneio Pré-Olímpico das Américas Feminino
24 de setembro a 1º de outubro – Neiva / Colômbia
 
— Jogos Pan-Americanos – Feminino e Masculino
14 a 30 de outubro – Guadalajara / México

Americana faz nova vítima e mantém 100% na LBF

111377_151066_176_22.51.2010_6215_ef_20101122 Santo André bate Joinville e assume a vice-liderança; no Rio, Mangueira supera São Caetano

O Basquete Clube foi mais uma vítima do poderio das meninas de Americana. As comandadas do técnico Luiz Augusto Zanon mantiveram 100% de aproveitamento no primeiro turno da Liga de Basquete Feminino ao bater o quinteto de Araçatuba por 75 a 62. A partida, válida pela quarta rodada, foi disputada na noite desta segunda-feira no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, em Americana.
Em busca de sua primeira vitória na competição, o time orientado por Alvacyr Lazarini Júnior entrou em quadra com personalidade e disposto a criar problemas para as favoritas. E até chegou a equilibrar as ações no início do primeiro quarto, graças principalmente às infiltrações da ala Gislaine. Mas, aos poucos, Americana foi encontrando espaços dentro do garrafão ofensivo e começou a abrir vantagem, tanto pelas mãos de Carina quanto pelos arremessos com precisão cirúrgica desferidos pela experiente e talentosa Karla, cestinha da noitada com 19 pontos.
Antes de o primeiro tempo ser encerrado com a parcial de 42 a 24 para as donas da casa, Zanon já havia decidido poupar as titulares e recorrer ao banco de reservas de reconhecida qualidade. Apesar das mudanças e de algumas oscilações ao longo da segunda etapa, principalmente no terceiro quarto, a nova formação manteve o ritmo e foi capaz de administrar a diferença. Ao Basquete Clube, que no último quarto ficou a apenas cinco pontos do empate, restou o mérito de lutar até o último instante, vender caro a quarta derrota e usar a partida como mais um proveitoso ensaio num campeonato longo que está apenas começando.
Carina, que marcou 18 pontos e ficou atrás apenas de Karla como principal opção ofrensiva de Americana, reconheceu que o Basquete Clube foi um adversário difícil. "Não tinha essa de favorito, porque cada jogo é um jogo. Elas estão de parabéns, mas poderíamos ter atuado um pouco melhor, especialmente no sistema defensivo. E nosso time rodou muitas jogadoras, o que sempre altera a dinâmica", explicou.
Destaque pelo lado do time de Araçatuba, Gislaine anotou 18 pontos e disse que, ao priorizar a defesa, a equipe cresceu. "Chegamos aqui sabendo que teria de ser assim para o ataque funcionar. Além disso, nosso jogo sempre encaixou bem contra Americana, como havia acontecido no Paulista. Vínhamos de três derrotas feias, que não esperávamos, mas esta atuação de hoje servirá de estímulo para nossa primeira partida dentro de casa, onde esperamos conquistar a primeira vitória contra São Caetano."
Em Santa Catarina, o quinteto do Joinville sofreu a terceira derrota seguida jogando em casa. Desta vez, o algoz foi o Santo André, que fechou o placar com a vitória por 78 a 57. Grande atuação teve a ala cubana Ariadna Capiró, cestinha do jogo com 21 pontos, sete rebotes e quatro recuperações de bola. A treinadora Laís Elena jogou forte também com ala Micaela (16 pontos e seis rebotes) e contou com uma noite inspirada da pivô Êga, que fez 15 pontos e pegou nove rebotes em pouco mais de 33 minutos que esteve na quadra.
O time catarinense da técnica Rose Alfarth começou bem, jogou de igual para igual desde o primeiro quarto. No terceiro, teve chance de encostar no placar, mas abusou dos erros e permitiu que o time paulista ditasse o ritmo até o final. Apesar da derrota, a pivô Ana Lúcia (1,98 m) pegou 13 rebotes 12 pontos. As alas Gilmara (17 pontos) e Laís (16) também se esforçaram. Quem ficou devendo por conta das boas atuações nas rodadas anteriores foi a Lisiane, com apenas um ponto, enquanto a pivô Luciana Angeloni fez cinco.
No Ginádio do Tijuca Tênis Clube, no Rio, Mangueira e São Caetano fizeram a partida mais equilibrada da quarta rodada da LBF. A disputa entre os clubes com a menor média de idade foi melhor para o técnico Guilherme Vos, que se recuperou do revés da rodada passada e bateu o time paulista por 61 a 55. Mesmo atrás praticamente desde o início, uma forte postura defensiva no quarto decisivo colocou de novo o clube carioca com chances de vitória.
Faltando dois minutos para o final, Mangueira passou à frente no placar por 54 a 53. Depois disso, foi um festival de lances livres errados para os dois lados, mas a Mangueira abriu dois pontos (55 x 53). Em seguida, com 50 segundos para acabar, a armadora Camila converteu dois tiros livres e o placar ficou em 57 a 53. Jaqueline então pegou a bola, anotou dois pontos para São Caetano, mas perdeu o lance de bonificação. Na tentativa de ficar com o rebote, cometeu falta. Desta vez, o time da casa não desperdiçou os arremessos e garantiu o segundo triunfo na LBF.
"Tudo para a gente é com muita dificuldade, e por isso a comemoração tem de ser assim diferenciada", justificou o treinador Guilherme Vos. As jogadoras mangueirenses festejaram a vitória como um título. "Foi uma conquista da disposição das atletas." A armadora Ivana Silva (nove pontos e sete rebotes) disse que a torcida também ajudou. "Nada melhor do que vencer, ainda mais empurrada por essa torcida. A vontade, o coração e a determinação fizeram a gente ganhar hoje aqui em casa. Estava todo mundo da minha família na arquibancada", disse.
A quinta rodada da Liga de Basquete Feminino está programada para sábado com quatro jogos: Ourinhos x Mangueira; Americana x Joinville; Catanduva x Santo André; Araçatuba x São Caetano.
Classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF)
1º) Americana - 100% (quatro vitórias, 8 pontos)
2º) Santos André - 75% (três vitórias e uma derrota, 7 pontos)
3º) Catanduva e Ourinhos - 66,7% (duas vitórias e uma derrota, 5 pontos)
5º) Mangueira - 50% (duas vitórias e duas derrotas, 6 pontos)
6º) São Caetano e Joinville - 25% (uma vitória e três derrotas, 5 pontos)
8º) Basquete Clube - 0% (quatro derrotas, 0 ponto)

domingo, 21 de novembro de 2010

Líder, Americana busca invencibilidade na LBF

Na quarta rodada, rival será o Basquete Clube (Araçatuba); Joinville recebe Santo André, e São Caetano joga no Rio

111240_150821_176_21.22.2010_6207_ef_20101120 Campeã paulista e do Jogos Abertos do Interior, Americana começou com tudo a primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). Após três rodadas, é o único time invicto e a meta amanhã contra o Basquete Clube (Araçatuba), a partir das 20h, é manter a pegada e ganhar de novo em casa. "O campeonato está apenas começando, mas não podemos bobear. É preciso vencer sempre com a maior diferença de pontos possíveis para aproveitarmos os critérios de desempate", disse a pivô Mamá, peça importante na vitória de sábado contra Catanduva, atual campeã nacional.
Outra jogadora importante no triunfo da rodada passada foi a ala Karen Gustavo. Ela anotou uma bola de três pontos quando a partida estava complicada para Americana. Catanduva quase virou. Ela concorda com a companheira e já tem a receita para entrar bem na fase dos playoffs. "Todo mundo no time sabia que nesse início a gente enfrentaria partidas intensas. Contra Catanduva não foi nada fácil, mas agora vamos buscar terminar essa primeira fase sem derrotas. Não perder agora pode pesar muito lá na frente, na hora das definições", explicou Karen.
A partir das 20h, Joinville atuará de novo diante de sua torcida, mas dessa vez será contra o embalado Santo André, que após o revés na estreia diante de Americana se recuperou e bateu o vice-campeão nacional Ourinhos e Mangueira. A vitória contra as cariocas deixou a técnica Laís Elena um pouco mais tranqüila, já que contou com uma atuação bem consistente do seu quinteto. Com duas vitórias e uma derrota na LBF, o time paulista divide a vice-liderança com Catanduva e Ourinhos.
A quarta rodada do LBF vai prosseguir com a disputa entre Mangueira e São Caetano, a partir das 21h, com transmissão ao vivo no canal SporTV. Os dois times são jovens e lutam em condições semelhantes para entrar nos playoffs ao término do segundo turno, no final de janeiro. Apesar de jogar em casa, desta vez no ginásio do Tijuca Tênis Clube, a equipe do técnico Guilherme Vos terá de segurar o ímpeto do jovem e agressivo time de São Caetano. Apesar de ter vencido pela primeira vez na rodada passada, as jogadoras do comandante Norberto Borracha querem outro triunfo para recuperarem a confiança esquecerem o início ruim na LBF.
Catanduva e Ourinhos, jogo anteriormente previsto para amanhã, foi transferido para o dia 13 de dezembro e marcará o final do primeiro turno da temporada 2010/11 da Liga de Basquete Feminino.


4ª RODADA - LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF)

ABF Joinville x Santo André/Semasa
local: Ginásio Municipal Ivan Rodrigues
(rua Max Colin, 1640 - bairro América - Joinville-SC)
horário: 20 horas
Americana x Basquete Clube (Araçatuba)
local: Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico
(rua Sergipe, 230 - Jardim Colina - Americana-SP)
horário: 20 horas
Mangueira/Petrobras x São Caetano/Unip
local: Ginásio do Tijuca Tênis Clube
(rua Desembargador Isidoro, 74 - Tijuca - Rio de Janeiro-RJ)
horário: 21 horas

Chegada de Yaquelín Plutín é aguardada em Ourinhos

JORNAL DIÁRIO DE OURINHOS - 20-11-2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Diário de Ourinhos

Giro Internacional

Espanha - 1ª e 2ª divisão

Avenida 76 x 65 Ros Casares
Érika teve 13 pontos e 6 rebotes em 29 minutos

Cadí 68 x 83 Girona
Franciele teve 14 pontos e 6 rebotes em 30 minutos

Extrugasa 66 x 54 Celta
Cris teve 9 pontos e 3 rebotes em 24 minutos

Ensino 66 x 39 Valladolid
Gilmara teve 15 pontos e 17 rebotes em 29 minutos
Renatinha não jogou

Segle 55 x 64 Unicanarias
Geisa teve 17 pontos e 9 rebotes em 32 minutos


Itália


Venezia 68 x 70 Faenza
Adrianinha teve 17 pontos, 10 rebotes, 8 recuperações e 4 assistências em 37 minutos


Schio 81 x 55 Taranto
Zaine teve 3 pontos e 2 rebotes em 19 minutos


Turquia


Alanya 62 x 72 Besiktas
Kelly 15 pontos e 8 rebotes em 33 minutos
Iziane teve 28 pontos (8/11 nos 2 pts, 3/6 nos 3 pts) e 8 rebotes em 34 minutos














Galatasaray 75 x 68 Botas
Alessandra teve 2 pontos e 7 rebotes em 18 minutos

Portugal

Barcelos 60 x 95 Vagos
Lilian teve 19 pontos, 3 rebotes e 4 assistências em 30 minutos

Euroliga - 17/11

Avenida 86 x 59 Galatasaray
Érika teve 12 pontos e 7 rebotes em 17 minutos

Eurocopa - 17/11

Saarlouis (ALE) 76 x 73 Vagos
Lilian teve 10 pontos e 2 assistências em 33 minutos

sábado, 20 de novembro de 2010

Brasil é bicampeão sul americano Sub 15

Mais uma vez o Brasil foi superior a Argentina e ficou com o título sul-americano sub-15 feminino. Na final da 17ª edição do Campeonato, a seleção brasileira derrotou o time argentino por 51 a 45 (18 a 18 no primeiro tempo) no sábado à noite, em Trinidad, no Uruguai. A cestinha da partida foi a brasileira Vitória Marcelino com 16 pontos. Outros destaques da equipe verde-amarela foram Izabella Sangalli com cinco pontos e 14 rebotes, Camila da Silva com 10 pontos e nove rebotes e Daphner Porto com nove pontos e oito rebotes. A principal pontuadora argentina foi Julieta Belen com dez pontos.

A Venezuela ganhou do Chile por 83 a 72 na prorrogação e ficou com a medalha de bronze. Brasileiras, argentinas e venezuelanas estão classificadas para a Copa América / Pré-Mundial Sub-16 de 2011.

A técnica Janeth Arcain e a ala Izabella Sangalli são bicampeãs sul-americanas. As duas faziam parte da equipe que derrotou a Argentina por 56 a 54 na última rodada da competição realizada em 2009, no Equador.

Fonte: CBB
_____________________________________
Parabéns meninas!

Americana supera Catanduva e lidera o nacional

Americana sofreu pressão no final, mas conseguiu bater Catanduva por 74 a 69 jogando e sua quadra no Complexo Esportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico. Com a terceira vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF), a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon assumiu a liderança com 100% de aproveitamento. De quebra, Helen Luz e Karen Gustavo venceram o duelo particular com suas irmãs Silvia e Sil, respectivamente. "Elas têm um time muito bom e a gente bobeou no final", confirmou a pivô Mamá, que saiu do banco de reservas para anotar 14 pontos e fazer sete recuperações de bola. "Nossa defesa não teve a mesma postura no quarto período. Nos três primeiros jogamos com consistência e por isso conseguimos abrir mais de dez pontos", completou.

No último quarto, Catanduva encostou no placar e ficou apenas três pontos do empate (70 x 67), mas Karen Gustavo matou uma bola de três pontos que praticamente definiu a vitória. "A gente sabia que seria um jogo bem duro mesmo jogando em casa. Mas acho que relaxamos um pouco no fim, não defendemos forte como no início", concordou a ala que teve a responsabilidade de marcar a irmã Silvia. "É sempre legal poder jogar contra ela, e mais gostoso ainda conversar depois do jogo. Durante a gente não fala nada", conta Karen.

Na partida na qual a meta das duas equipes era a reabilitação, São Caetano foi melhor e venceu em Santa Catarina o quinteto do Joinville por 71 a 52. Foi o primeiro triunfo do técnico Norbreto Borracha nesta primeira edição da LBF. Com 21 pontos e oito rebotes, Jaqueline foi a cestinha. "O começo foi mais amarrado, o nosso jogo de contra ataque não encaixou, mas aos poucos nos soltamos e conseguimos vencer pela primeira vez. Isso nos dá mais confiança para as próximas rodadas", disse a ala de 24 anos.

Joinville tentou colocar pressão no início e conseguiu fechar o primeiro quarto na frente (15 x 12). Mas no meio do segundo período São Caetano já havia assumido a liderança e fechou o primeiro tempo na frente (56 x 41). Depois, o clube paulista chegou a abrir mais de 20 pontos de vantagem, mas fechou com 19 à frente. Na equipe catarinense dirigida por Rose Alfarth, Ana Lúcia se destacou com 13 pontos (oito rebotes), enquanto Luciana fez 11.

Após a reabilitação conquistada na rodada passada, o Santo André foi até o Rio jogar contra Mangueira e conseguiu facilmente superar o jovem time carioca por 88 a 59. Micaela mais uma vez foi um nome importante do time de São Paulo e anotou 17 pontos. Mas a cestinha do jogo ficou dividida entre as alas Bruna Duarte (Mangueira) e Tayara Pesenti (Santo André), ambas com 18. Em casa, o quinteto carioca só conseguiu passar à frente do placar no início (7 x 5), mas ao segundo quarto as visitantes já haviam alcançado mais de 20 pontos na dianteira. Nos dois últimos quartos, a técnica Laís Elena aproveitou para fazer um rodízio e poupar suas jogadoras para a próxima rodada.

No Ginásio Monstrinho, em Ourinhos, o time da casa também não teve problema para superar o Basquete Clube (Araçatuba) por 86 a 50, com excelente atuação da ala Patrícia, a Chuca. Ela foi a melhor jogadora em quadra com 29 pontos, a maior pontuação individual até agora na Liga de Basquete Feminino. "Nosso time vem treinando forte e o resultado tem a ver com a nossa concentração, atitude e disciplina", garante. "Sentimos a falta de algumas jogadoras porque são experientes, mas as jovens que entraram deram conta do recado e quem ganha com esse rodízio é o nosso time", completou Chuca.

Na quarta rodada, marcada para segunda-feira, Joinville receberá Santo André. No Rio, será a vez do São Caetano tentar a vitória contra Mangueira. A rodada terminará com o jogo entre Americana e Basquete Clube (Araçatuba).


Fonte: Liga Basquete Feminino

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brasil está na final do Sub 15

O Brasil garantiu uma das três vagas para Copa América / Pré-Mundial Sub-16 de 2011. A seleção brasileira sub-15 feminina venceu o Chile por 54 a 42 (23 a 18 no primeiro tempo) na semifinal do 17º Campeonato Sul-Americano. A cestinha da partida foi a brasileira Izabella Sangalli com 16 pontos, nove rebotes e sete recuperações. Kananda Benedito também foi destaque da equipe verde-amarela com 12 pontos e oito rebotes. A principal pontuadora chilena foi Macarena Saez com 12 pontos.

A equipe comandada por Janeth Arcain vai enfrentar o vencedor do confronto entre Venezuela e Argentina na briga pelo título sul-americano. A final será realizada neste sábado, às 21 horas de Brasília.

Todos os jogos terão estatística ao vivo no site www.fibaamericas.com

BRASIL (08 + 15 + 08 + 23 = 54)

Carla (2pts), Izabella (16, 9 rebotes e 7 recuperações), Vitória (9 e 5 rebotes), Kawanni (0) e Monique (6 e 8 rebotes). Depois: Raphaela (1), Kananda (12 e 8 rebotes), Camila (4 e 7 rebotes), Daphner (4 e 5 rebotes) e Letícia (0). Técnica: Janeth Arcain.

CHILE (11 + 07 + 16 + 08 = 42)

Inostroza (0), Fuentes (4), Saez (12), Abuyeres (9) e Cousiño (4). Depois: Basaez (0), Manzur (2), Kaljanin (0), Campan (2), Padilla (9), Grandon (0) e Diaz (0).
Fonte: CBB

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jundiaí vence Americana na primeira partida da final do Paulista Juvenil

Pelo placar de 78 a 75 a equipe juvenil de Basquete Feminino da Unimed/Americana, comandada pela treinadora Adriana Santos, foi derrotada pela equipe de Jundiaí, na noite desta quarta-feira (17 de novembro), pela primeira partida da série melhor de três jogos do playoff final do Campeonato Paulista da categoria.

Após iniciar mal a partida, a equipe americanense conseguiu recuperar-se, porém não conseguiu evitar o resultado negativo “Sabíamos que seria uma partida difícil, por jogarmos fora de casa contra um adversário muito forte” declarou Adriana Santos “Agora vamos nos concentrar e focar em fazer o resultado positivo no próximo jogo, em Americana” finalizou.

A segunda partida da série acontecerá no dia 24 (quarta-feira) às 19h00, no Ginásio Municipal do Jardim São Pedro, em Americana. O terceiro jogo, se necessário, será realizado também em Americana, no dia 01 de dezembro (quarta-feira), às 19h00.

Fonte: Databasket

Mangueira conquista tri-campeonato juvenil carioca

mangueira Nesta terça feira dia 16, a Mangueira venceu o Botafogo no segundo jogo da final do estadual de basquete juvenil feminino por 76 a 48, em General Severiano, fechando o playoff com 2 x 0 e sagrando-se Tri-campeã Carioca. A Mangueira contou com excelente desempenho de suas atletas, com destaque para Lo Milton 17 pts cestinha do jogo, Nayara 16 pts e 17 rebotes, Isabela Cintra 14 pts e 10 rebotes e Fatima 11 pts. Pelo Botafogo se destacaram Natalia Lobato 10 pts, Paula 8 pts, Erika 7 pts.

Para Guilherme Vos, o jogo no garrafão com as pivôs deu resultado. Contando com jogadoras altas, três delas foram cestinhas da partida e lideraram os rebotes. "A equipe jogou um basquete vibrante e comprometido. Com uma defesa forte, recuperamos muitas bolas e fizemos um jogo bom de transição”, analisou o técnico tri-campeão que também dirige a equipe adulta, representante do Rio de Janeiro na I Liga de Basquete Feminino, lembrando que “o fato da maioria das atletas estarem treinando com as adultas, também ajudou bastante a dar um ritmo mais forte a essa equipe juvenil”

Coordenador do basquete da Mangueira, esse título veio ratificar o trabalho consistente de Guilherme Vos na formação de atletas para o basquete feminino. Somando experiência dirigiu a seleção brasileira nos I Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em agosto de 2010. Atual campeão dos JEB´S, Jogos Estudantis Brasileiros 2010, pelo Santa Monica CE, irá representar o Brasil no Campeonato Sul-americano, no Peru, de 28 de novembro a 4 de dezembro.