Sentindo-se em casa, a atleta chega mostrando disposição e falando em finais
Em seu primeiro treino no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, nesta quarta-feira (29), a ala Micaela Jacintho, recém contratada da equipe feminina do Santo André/Semasa – que irá disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF) em outubro – conheceu suas novas companheiras de time e recebeu orientações específicas da técnica Laís Elena.
Kaé, como é conhecida em quadra, a jogadora tem 1,80 m de altura, 31 anos e utilizará a camisa 8 na temporada. Em breve preleção, Micaela foi apresentada às jogadoras. A porta voz, Laís Elena, falou de sua importância. “A Micaela é uma atleta de muito talento e experiente. Ela teve uma temporada abaixo do que pode render, mas vai apresentar seu melhor basquete aqui em Santo André, com o meu apoio e de todas as jogadoras,” explicou a técnica andreense. “Passei duas movimentações e ela pegou rápido. Já havia pensado em jogadas para que ela pudesse decidir”, completou ao final do treino.
Após a apresentação e algumas orientações de Laís, Micaela e as demais atletas foram para quadra e mostrando grande disposição e movimentação, a ala parecia sentir-se em casa. “O time é muito bom. De fora, isso já era claro para mim. Estou motivada e satisfeita aqui. Vamos longe, tenho certeza, buscando uma nova final”, previu Kaé e relembrou o vice-campeonato paulista. Além da segunda colocação no estadual em 2010, o Santo André ainda conquistou os títulos dos Jogos Regionais e Jogos Abertos Brasileiros.
Sobre uma possível disputa de posição, a ala falou com naturalidade sobre a concorrência. “A Ariadna é uma jogadora magnífica e a Tayara precisa nos fundamentos. Há espaço para todo mundo, a disputa é sempre saudável e tem que existir, já joguei com a maioria das meninas e existe muito respeito,” avaliou Micaela. A atleta ainda reviu antigas amizades. ”Joguei com a Paulinha (armadora) no Vasco. A Simone (ala/pivô) esteve comigo na seleção de base, a Êga é quase da família. Tirando as meninas de base e a Vanuzia, conheço todo mundo”, completou.
LBF
Em reunião realizada nesta terça-feira (28), entre os responsáveis e representantes da Liga, ficou definido que a abertura do LBF acontecerá no dia 30 de outubro, alterando a primeira data anunciada. A estreia das andreenses será em casa e marcará o inicio da competição e reedição da final do último Campeonato Paulista, contra Americana.
“O Santo André é o único time a disputar todas as edições da Liga Nacional e somos as primeiras no ranking da CBB (Confederação Brasileira de Basketball). Acho que merecemos ter uma grande festa em casa para essa nova Liga e já estamos preparando uma grande abertura. Esperamos a casa cheia, como foi na final do paulista”, comentou Laís.
Mundial
Sobre a seleção e o Mundial da República Tcheca, as jogadoras procuraram não se manifestar. No entanto, a técnica andreense opinou. ”Poderia falar sobre a seleção durante dias, mas numa análise resumida, a convocação foi errada. Deixamos jogadoras melhores aqui e esperaram demais por recuperações de boas jogadoras, que precisariam ser substituídas. Qualquer técnico no Brasil seria melhor que o Carlos Colinas, a transição que sempre foi nosso forte, não existiu. A movimentação foi pobre, foi uma passagem do nosso basquete que se deve esquecer,” analisou Laís.
Em junho, após saber da lista de convocados, a técnica havia discordado da convocação e a ausência de algumas jogadoras. Na época comentou que em disputa de mundiais não se faz testes e lembrou que jogadoras como Êga e Chuca seriam preponderantes na competição.