A Vivo Sabor/Unimed/Folhamatic apresentou ontem à tarde a equipe que disputará o Campeonato Brasileiro de basquete feminino, a partir do dia 14 de novembro. A principal novidade foi a contratação da pivô Cíntia Tuiu, que depois de 11 anos fora do País volta a disputar um Nacional. A diretora técnica de basquete feminino da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), a ex-jogador Hortência, esteve em Americana.
A Unimed estreia em casa, porém ainda aguarda a definição do adversário. O Nacional deste ano terá a participação de oito equipes. Além da Unimed, vão à quadra Catanduva, Ourinhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Blumenau (SC) e Botafogo (RJ).
“Estou feliz por estar aqui. A relação da cidade de Americana com o basquete é muito bacana. A parceria clube e federação é muito importante, já que vamos usar as jogadoras para que tenhamos uma Seleção forte. A Seleção estando bem, vai ter mais gente querendo investir, entrar no basquete. O basquete era o segundo esporte do País e hoje estamos perdendo até para a natação”, comentou Hortência.
O técnico Zanon ressaltou que considera a Unimed uma fábrica de atletas e está entusiasmado com o trabalho. “Estou apaixonado por esse início de trabalho. Vim para ser campeão e o grupo está se dedicando ao máximo. O tempo é curto, mas vamos ter sucesso. O campeonato será dificílimo”, avaliou.
A pivô Cíntia Tuiu, que estava no basquete italiano, acredita que em 15 dias conseguirá readquirir um condicionamento físico razoável. “Em 15 dias dá para ganhar ritmo. Estou fora do País há 11 anos. Nesse período disputei em Campeonato Paulista por Americana, em 2003, e um em Ourinhos, em 2004”, disse.
Ela será companheira na Unimed de Natalinha, Babi, Renatinha, Karla, Adriana Santos, Karina, Flávia, Fabi, Andressa, Leila, Tássia e Amanda. Ontem também foram apresentados os uniformes que a equipe usará.
O presidente do clube da Unimed, Ricardo Molina, aposta em um campeonato muito equilibrado e lembra que há jogadoras de nível de Seleção espalhadas por todos os clubes.
(Luiz Peninha)
Fonte: Todo Dia