BRASIL PERDE PARA ESPANHA NA PRORROGAÇÃO Moscou / Rússia - Na abertura do 2º Campeonato Mundial Sub-21 Feminino de Basquete, que está sendo disputado em Moscou, na Rússia, o Brasil perdeu para a Espanha por 90 a 86 na segunda prorrogação (34 a 26 no primeiro tempo e 66 a 66 no tempo normal). A espanhola Anna Cruz foi a cestinha do jogo com 30 pontos, enquanto a principal pontuadora do Brasil foi a pivô Izabela, com 21 pontos. A seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, volta à quadra neste sábado (13h15 de Brasília) para enfrentar os Estados Unidos que estrearam vencendo a Austrália por 90 a 88.
- Jogamos o tempo todo na frente, faltando apenas quatro segundos tomamos uma bola de três pontos e elas empataram (66 x 66). Na primeira prorrogação, faltando, apenas 35 segundos, estávamos perdendo por quatro pontos (74 x 70) e conseguimos empatar . Na segunda prorrogação, faltando 26 segundos estávamos um ponto atrás. Fizemos duas vezes a falta para obter a posse de bola. Porém elas não erraram os lances livres e nem entregaram a bola na pressão. A equipe se desgastou, pois foi um jogo tenso, mas de muita performance. Neste sábado jogaremos contra os Estados Unidos, que venceram as australianas por apenas dois pontos - comentou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.
SELEÇÃO FEMININA SUB-19 TREINA EM JUNDIAÍ PARA MUNDIALJundiaí / SP - A seleção brasileira Sub-19 feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, está treinando em Jundiaí para o 6º Campeonato Mundial em Bratislava, na Eslováquia, que será realizado de 26 de julho a 6 de agosto. As jogadoras convocadas pelo técnico Norberto da Silva ficarão treinando em tempo integral até o dia 15 de julho nos ginásios Bolão e Romão de Souza. No dia seguinte, a equipe embarca para La Palma, na Espanha, onde disputará um torneio com Espanha, Austrália e Estados Unidos, de 19 a 21 de julho. No Mundial, o Brasil, que está no grupo "D", estréia dia 26 contra as australianas. As brasileiras enfrentarão ainda na primeira fase a Suécia (27) e Mali (28).
- Estou muito satisfeito com o rendimento do grupo até agora. São atletas inteligentes, que têm uma ótima percepção tática. Todas estão muito determinadas em mostrar o seu trabalho e lutar pelas primeiras posições no Mundial. É uma equipe solidária que joga sem individualismos. Nos primeiros dias de treinamento enfatizamos a parte física e agora estamos aprofundando o trabalho tático visando à competição - explicou o técnico Norberto da Silva.
As jogadoras Clarissa dos Santos, Djane Santos e Júlia Santos estão na Rússia disputando o Campeonato Mundial Sub-21.
AS 19 CONVOCADASNOME - POSIÇÃO - IDADE - ALTURA - CLUBE
Danila Fabri - Pivô - 18 anos - 2,04m - Unimed/Americana (SP)
Fabiana de Souza - Pivô - 16 anos - 1,94m - Unimed/Americana (SP)
Nádia Colhado - Ala/Pivô - 18 anos - 1,92m - Divino/COC/Jundiaí (SP)
Dayana Ferreira - Ala - 18 anos - 1,89m - São José dos Campos (SP)
Djane Santos - Ala/Pivô - 1,85m - Unimed/Americana (SP)
Kásila Ferreira - Ala/Pivô - 18 anos - 1,85m - Fluminense (RJ)
Bruna Siqueira - Ala/Pivô - 17 anos - 1,84m - Finasa/Osasco (SP)
Michele Lopes - Pivô - 18 anos - 1,84m - Divino/COC/Jundiaí (SP)
Clarissa dos Santos - Pivô - 19 anos - 1,83m - Fluminense (RJ)
Dominick Rocha - Ala/Pivô - 18 anos - 1,82m - Santo André (SP)
Tayene Correa - Ala - 18 anos - 1,77 - Unimed/Americana (SP)
Júlia Santos - Ala - 19 anos - 1,80m - sem clube
Patrícia Paulo - Ala - 19 anos - 1,76m - Divino/COC/Jundiaí (SP)
Tatiane Nascimento - Ala - 17 anos - 1,75m - Unimed/Americana (SP)
Patrícia Ribeiro - Ala - 16 anos - 1,74m - Unimed/Americana (SP)
Laylla Pinheiro - Armadora - 18 anos - 1,76m - Unimed/Americana (SP)
Ângela Braglin - Armadora - 19 anos - 1,73m - Santo André (SP)
Ariani Silva - Armadora - 18 anos - 1,72m - Unimed/Americana (SP)
Carolina Chaves - Armadora - 19 anos - 1,70m - Mangueira (RJ)
COMISSÃO TÉCNICACoordenador de Seleções: José Alberto do Valle Pereira
Coordenador Técnico: Antonio Carlos Barbosa
Técnico: Norberto José da Silva
Assistente Técnico: Rafaela Lopes
Preparador Físico: Clóvis Hadadd
Médico: Dr. Marcelo Balabuch
Fisioterapeuta: Carolina Montes
SELEÇÃO FEMININA VOLTA AOS TREINOS 2ª FEIRA NO RIO
Rio de Janeiro — A seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, encerrou nesta quinta-feira a primeira fase de preparação para os 15º Jogos Pan-Americanos do Rio. A delegação se reapresenta neste domingo, no Hotel Merlin, em Copacabana, às 18 horas. Na segunda-fera, reiniciam os treinos no ginásio da Associação de Veteranos. A Comissão Técnica está satisfeita com os resultados obtidos nas duas primeiras semanas de trabalho.
— A preparação está correndo dentro do planejado. A equipe já se apresenta mais padronizada fisicamente, que era a principal meta nesta etapa. Agora aumentamos o potencial de força na musculação para melhorar a agilidade e a velocidade. Faltando 21 dias para a nossa estréia no Pan (dia 20 de julho contra a Jamaica), acredito que atingimos 70% do nosso condicionamento ideal — explicou o preparador físico João Nunes.
— Na primeira semana, privilegiamos a parte física e a técnica de cada atleta. Na segunda semana, começamos a parte tática treinando movimentações ofensivas e defensivas com marcação por zona e individual. A próxima etapa é de manutenção física, diminuindo o trabalho de técnica individual, priorizando o sistema tático — comentou o técnico Antonio Carlos Barbosa.
— Essa primeira fase é muito puxada por conta da parte física. Temos que trabalhar em ritmo forte para ficarmos com o condicionamento físico homogêneo. Tecnicamente, o entrosamento da equipe e o conhecimento que temos sobre a filosofia de trabalho do Barbosa facilitam bastante a nossa evolução nos treinos. Estou empolgadíssima com o Pan, pois jogar em casa é uma emoção sem igual. Estamos nos preparando com muita determinação para chegarmos 100% na competição e presentear a torcida com grandes atuações e a medalha de ouro — comentou a pivô Êga.
Nos Jogos Pan-Americanos do Rio, o Brasil, que está no grupo “A”, terá como adversários na primeira fase a Jamaica (20 de julho, às 22h de Brasília), México (dia 21, às 15h30) e Canadá (dia 22, às 22h). No grupo “B” estão Argentina, Colômbia, Cuba e Estados Unidos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os vencedores decidem o título no dia 24 (15h30), enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze (13h15).
PROGRAMAÇÃO
Domingo (dia 1º)
18h - Reapresentação – Hotel Merlim
Segunda-feira (dia 02)
9h às 10h15 – Academia Body Tech
10h45 às 12h – Treino na Associação dos Veteranos
18h às 20h – Treino na Associação dos Veteranos
Terça-feira (dia 03)
9h às 11h– Academia Body Tech
17h às 19h – Treino na Associação dos Veteranos
Quarta-feira (dia 04)
10h às 12h – Treino na Associação de Veteranos
18h às 20h – Treino na Associação dos Veteranos
Quinta-feira (dia 05)
9h às 11h– Academia Body Tech
17h às 19h – Treino na Associação dos Veteranos
Sexta-feira (dia 06)
9h às 10h15 Academia Body Tech
10h45 às 12h – Treino na Associação dos Veteranos
18h às 20h – Treino na Associação dos Veteranos
Sábado (dia 07)
17h às 19h – Treino na Associação dos Veteranos
Endereços:
Academia Body Tech (Shopping Rio Sul / G3 – Botafogo)
Associação de Veteranos do Estado do Rio de Janeiro (Rua Joaquim Palhares, 648A – Praça da Bandeira)