SELEÇÃO FEMININA SUB-21 TREINA EM JUNDIAÍ PARA O MUNDIAL
Jundiaí / SP – A seleção brasileira Sub-21 feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, iniciou nesta segunda-feira a fase final de treinamentos para o 2º Campeonato Mundial em Moscou, na Rússia, que será realizado de 29 de junho a 8 de julho. As jogadoras convocadas pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo ficarão treinando em tempo integral até o dia 16 de junho nos ginásios Bolão e Romão de Souza. Essa semana a seleção fará dois amistosos contras as equipes adultas do Jundiaí (sexta-feira, às 20h de Brasília) e do Unisanta (sábado, às 11h30).
— As atletas seguiram todas as recomendações da comissão técnica e do departamento médico e se reapresentaram em melhor forma física. Isso mostra maturidade e comprometimento de toda a equipe. Todas estão muito animadas e conscientes da importância de disputar um Campeonato Mundial. Nesta fase de treinamento, estamos construindo o nosso sistema tático. Daqui a alguns dias, trabalharemos em cima dos pontos fortes e fracos dos adversários do Mundial — comentou o técnico Luiz Cláudio Tarallo.
A ala/pivô Izabela Andrade, de 20 anos, é uma das atletas mais experientes da equipe. Jogadora do Unimed/Ourinhos, Izabela também foi convocada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa para a seleção adulta, que se prepara para disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio. A atleta está na seleção desde a categoria cadete, quando foi campeã sul-americana em 2001, no Equador. Izabela também é campeã sul-americana juvenil (Bolívia/2004), 4º lugar na Copa América Juvenil (Porto Rico/2004) e vice-campeã da Copa América Sub-20 (México/2006).
— Estamos treinando em ritmo forte para ficar no grupo e representar bem o Brasil no Mundial. O grupo se conhece bem, o clima é de amizade e confiança, o que facilita o trabalho. Pessoalmente, sinto que evolui muito desde a minha estréia na seleção (Sul-Americano Cadete do Equador, em 2001). Estou aprendendo bastante também jogando no Ourinhos, com atletas consagradas. Procuro passar minha experiência para o grupo e ajudar no que for possível.
O Brasil, que está no Grupo “B” do Mundial, estréia contra a Espanha no dia 29 de junho. As brasileiras terão ainda como adversárias na primeira fase os Estados Unidos (30 de junho), Japão (1º de julho), Hungria (3) e Austrália (4). No grupo “A” estão as seleções da Bélgica, Canadá, China, França, Mali e Rússia.
ATLETA – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE
Nádia Colhado – Pivô – 17 anos – 1,92m – Divino/COC/Jundiaí (SP)
Daiane Daleaste – Pivô – 20 anos – 1,92m – São José/Vinac (SP)
Izabela Morais – Ala/Pivô – 21 anos – 1,90m – Unimed/Ourinhos (SP)
Tatiane Balbino – Pivô – 20 anos – 1,90m – Unimed/Ourinhos (SP)
Franciele Nascimento – Pivô – 19 anos – 1,87m – Divino/COC/Jundiaí (SP)
Djane Santos – Ala/Pivô – 19 anos – 1,85m – Unimed/Americana (SP)
Monah Pegorari – Pivô – 21 anos – 1,85m – Estados Unidos
Clarissa dos Santos – Pivô – 19 anos – 1,82m – Fluminense (RJ)
Júlia Pereira Santos – Ala – 19 anos – 1,80m – Finasa/Osasco (SP)
Priscila dos Santos – Ala/Pivô – 20 anos – 1,78m – Catanduva (SP)
Jaqueline Silvestre – Ala – 21 anos – 1,77m – Divino/COC/Jundiaí (SP)
Eliene Honório – Armadora – 20 anos – 1,76m – São Bernardo (SP)
Joice Rodrigues – Ala – 21 anos – 1,75m – Divino/COC/Jundiaí (SP)
Ângela Braglin – Armadora – 18 anos – 1,73 – Santo André (SP)
Roberta Fogaça – Armadora – 21 anos – 1,68m – Divino/COC/Jundiaí (SP)
Ivana da Silva – Armadora – 20 anos – 1,64m – Fluminense (RJ)
Média de Idade: 19,8 anos
Média de Altura: 1,81m
COMISSÃO TÉCNICA
Coordenador de Seleções: Maurício Fregonesi
Supervisor Técnico: Antonio Carlos Barbosa
Técnico: Luiz Cláudio Tarallo
Assistente Técnico: Roberto Dornelas
Preparador Físico: Paulo Martignago
Médico: Dr. Marcelo Balabuch
Fisioterapeuta: Ana Beatriz Noronha