sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Confirmadas as datas para as quartas-de-final da Euroliga feminina

As primeiras partidas da série melhor de três estão marcadas para os dias 11 e 13 de março. O primeiro jogo na casa do time de melhor campanha e o segundo na casa do time de campanha inferior. Caso haja uma vitória para cada lado, uma terceira partida será jogada na casa do dono da melhor campanha, no dia 18 de março.

Nota: Estarei off-line durante o feriado de Carnaval. Mas gostaria de reiterar que, se alguém tiver notícias e novidades, podem mandar para o meu e-mail: rodrigoafonso@ig.com.br. Prometo ler todas as mensagens e publicar as novidades assim que voltar para São Paulo, no dia 5. Assim, manteremos a comunidade bem informada.
Eis a partida em que Érika anotou seus 36 pontos!

MÁV NTE–MiZo 52 - 109 Pecs

Até as brasileiras serem contratadas para essa liga, aposto que poucos sabiam quão forte é o basquete Húngaro em se tratando de clubes. Ao lado de Érika, no Pecs, jogam algumas figurinhas carimbadas do basquete do leste europeu, incluindo a búlgara Albena Branzova, que jogou por Santo André durante uma temporada. Alessandra, no Gysev Sopron, também conta com companheiras que são presenças constantes em seleções européias, incluindo a russa Zakaluzsnaja e Tully Bevilaqua. O mais curioso, no entanto, é que nenhuma dessas equipes ocupa a primeira colocação na liga húngara. O Sopron está na segunda colocação e o Pecs na terceira. O primeiro é o Soproni Postás, que tem apenas uma derrota no torneio.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Alguém sabe falar húngaro? Não tenho idéia do que falam nas reportagens do link abaixo, mas deu para perceber que Érika está sendo bem elogiada:
http://pvsk.dravanet.hu/pvsk/0102/bj2/home.htm
Bourges perde e Ros Casares Valência fica com a última vaga no grupo B da Euroliga

O Bourges (FRA), equipe das brasileiras Kelly Santos e Jacqueline Godoy, perdeu do Ros Casares Valência (ESP) por 54 a 52. A equipe francesa manteve a segunda colocação. A espanhola, por sua vez, garantiu a quarta e última vaga do Grupo B da Euroliga.
Kelly anotou 10 pontos na partida, enquanto Jacquie marcou 2. Os destaques foram Boba Tuvic (12 pontos pelo Bourges) e Marta Fernandez (17 pelo Ros Casares).

As quartas de final da Euroliga serão:
Vallencienes (França) x Ros Casares (Espanha)
Brno (República Tcheca) x Sopron (Hungria)
Bourges (França) x Pecs (Hungria)
Ekaterinburg (Rússia) x Gdynia (Polônia)

Disputando as vagas para o Final 4 da Euroliga, estarão Alessandra (Sopron), Kelly (Bourges), Jacqueline Godoy (Bourges) e Érika de Souza (Pecs).

Érika, por sinal, foi o grande destaque do Pecs na vitória sobre o Tarbes por 80 a 74, com 17 pontos e aproveitamento de 80% nos tiros de 2. Logo na primeira partida que disputa da Euroliga, Érika foi a cestinha do time.
Novíssima equipe de basquete feminino

Finalmente, boas notícias. Vendramini foi confirmado como técnico da nova equipe de basquete feminino de São Bernardo do Campo, formada em parceria com o Databasket, propriedade do ex-jogador Marcel. Marcel também é técnico da equipe masculina, fruto da mesma parceria. Leiam notícia publicada ontem, no portal Databasket.com:

VENDRAMINI É O NOVO TÉCNICO DO DATABASKET/SÃO BERNARDO

O experiente Antônio Carlos Vendramini (foto) é novo técnico do Databasket/São Bernardo e vai comandar a equipe adulta no Campeonato Paulista Feminino da Série A-1. O anuncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (26 de fevereiro), na Secretaria Municipal de Esportes de São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

“Vislumbrei uma grande possibilidade neste novo desafio. A cidade de São Bernardo do Campo possui uma bela estrutura, os dirigentes estão dispostos a colaborar e nossa expectativa é realizar um bom trabalho”, comenta Vendramini.

O recém contratado treinador marcou a apresentação oficial das atletas para à tarde do dia 05 de março (quarta-feira). “Até lá, vamos cuidar da formação do time. Temos a intenção de contratar quatro jogadoras, mais experientes, que estarão se juntando as atletas que já haviam acertado a sua permanecia”, explica.

O Databasket/São Bernardo também disputará os certames femininos nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Para Marcel de Souza, proprietário do Databasket, este é mais um fator que fortalece a parceria com São Bernardo do Campo. “A nossa intenção é fazer uma parceria extensa e duradoura com a cidade de São Bernardo”, explica.

Frederico Batalha
Databasket.com


Agora, cada cidade do ABC tem sua equipe feminina de basquete, fortalecendo ainda mais a saudável rivalidade regional.
Estou devendo vários resultados, mas aos poucos vamos sanando as falhas. De vez em quando, atraso um pouquinho.
Bert, volte logo!!

Espanha - 2º Divisão

A iluminada Cíntia fez mais uma grande partida pelo Rivas Futura, equipe que tem grandes chances de subir para a divisão principal. Na vitória de sua equipe sobre o CD canal por 86 a 66, a ala-armadora anotou 20 pontos, sendo a cestinha de sua equipe. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o líder Cáceres (de Roseli), para alcançar a 1º colocação.

E por falar em Cáceres, a equipe só manteve a liderança após vencer um duro jogo em casa contra La Cistérniga Ponce: 66 a 63. A brasileira Roseli Gustavo auxiliou com 13 pontos, 6 rebotes e três assistências.

O duelo entre Cíntia e Roseli, que vai ratificar uma das duas equipes na posição de líder do Grupo A, acontece neste sábado.

Outros resultados:
Universitario de Ferrol 71 x 77 Motiva Real Canoe
Pelo Real Canoe, Maristela anotou 12 pontos e pegou 4 rebotes. A equipe encontra-se na 11º colocação do grupo A.

Pelo grupo B, Ollis Sollér 57 x 54 Irlandesas
Pati Perandini, do Ollis Sollér, marcou 6 pontos, pegou 2 rebotes e roubou 5 bolas.

Torneios Europeus

O Aix, de Iziane, permanece invicto na Eurocopa: ontem, venceu o búlgaro Slavia por 65 a 62, com 21 pontos de Luciénne Berthieu, 15 de Lara Mandic e 8 pontos de Iziane. Com a vitória, a equipe garantiu a primeira colocação do grupo C da Eurocopa e a classificação para a próxima fase.

Pela Euroliga, o Sopron, que venceu o Bourges na última semana, voltou da Itália com mais uma vitória: 74 a 72 em cima do Schio, na casa do adversário. Com 8 pontos e 15 rebotes, a superpivô Alessandra foi a reboteira da partida. Gordana Bogojevic, do Sopron, foi a cestinha da partida, com 27 pontos. Com a vitória, a equipe garantiu a 3º colocação do grupo B e a penúltima vaga pertencente a este grupo. A última vaga está em disputa hoje: o espanhol Ros Casares precisa de uma vitória sobre o Bourges ou, em caso de derrota, torcer para que o eslovaco Ruzomberok também perca seu compromisso contra o iugoslavo Vilnius. Se Ros Casares perder e Ruzomberok vencer, a equipe eslovaca fica com a quarta vaga.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Liga italiana - rodada 20

Fiquei devendo os resultados do final de semana da liga Italiana.
O Penta Faenza, de Adrianinha, venceu o Vicenza por 70 a 59 e continua na 9º colocação da liga, empatado em pontos com o Chieti, 8º colocado que leva vantagem no confronto direto. Adrianinha foi a cestinha da partida, com 16 pontos, 5 rebotes e 3 assistências. Nina Bjedov, companheira da brasileira, foi considerada a MVP da partida, com 15 pontos e 8 rebotes.

Zaine atuou 34 minutos pelo Chieti sendo um dos maiores destaques na vitória de sua equipe contra o Vicenza: 16 pontos. A sólida Cíntia Tuiú anotou 10 pontos e pegou 8 rebotes em 38 minutos de partida. Placar final: 70 a 63. A equipe está na sexta colocação, dentro da zona de classifiação para os play-offs.

domingo, 23 de fevereiro de 2003

Liga da Espanha

No confronto entre as irmãs Luz, Helen levou a melhor: sua equipe, a Filtros Mann, vence o Puig Den Valls, de Silvinha, por 99 a 90, na casa do adversário. Helen não saiu de quadra durante os 40 minutos da partida, marcando 18 pontos com o auxílio de 5 cestas de 3 pontos, 2 assistências e 3 recuperações de bola. Katião, companheira de Helen, auxiliou com 10 pontos e 6 rebotes. Silvinha anotou apenas 2 pontos, mas compensou a pouca pontuação com 5 assistências.

O Breogán, de Flávia, perdeu para o Cadi por 64 a 61, com 6 pontos e 5 rebotes da brasileira.

Para registrar: A liga francesa não tem rodada nesse final de semana.
Liga Húngara

Ainda não consegui checar a notícia de Érika, mas no meio da busca, me deparei com o resultado da partida de ontem entre Bajai Bácska e Gysev Sopron, da brasileira Alessandra. Na vitória de sua equipe por 97 a 58, a superpivô anotou 26 pontos e pegou 12 rebotes, sendo cestinha e reboteira da partida. Nada mal, se levarmos em consideração que a equipe é uma das 8 melhores de toda a Europa.

sábado, 22 de fevereiro de 2003

Thirty-six

Acabam de me contar que Érika estreou na Hungria fazendo 36 pontos.
Bassul dirige seleção sub-21 no Mundial


Americana (SP) - O técnico Paulo Bassul, do Americana, dirigirá a seleção brasileira no 1º Campeonato Mundial de basquete feminino Sub-21, de 25 de julho a 3 de agosto, na cidade de Sibenik, na Croácia.
O Brasil está no Grupo A e na primeira fase jogará contra a Croácia, França, Estados Unidos, Coréia do Sul e República Tcheca.

Os quatro primeiros colocados do grupo se classificam à próxima fase. O Grupo B do Mundial é composto pelas seleções da Argentina, Austrália, China, Letonia, Rússia e Tunísia.

Desde a última terça-feira, Bassul está en Denver, nos Estados Unidos, participando de estágio no Denver Nugetts, time da NBA, a liga profissional norte-americana. Ele é auxiliar do técnico Antônio Carlos Barbosa na seleção adulta.
Help

Tenho uma atleta de 19 anos e estou procurando clubes para que ela faça testes, por favor vocês saberiam me indicar algum pois, moramos no interior do Rio Grande do Sul e aqui infelizmente o esporte, principalmente o basquete e feminino, não tem nenhum apoio ou incentivo.
Agradeço desde já qualquer informação e ajuda que possam me dar e desejo-lhes muitas saúde para continuar o trabalho que estão fazendo.

Muito obrigada

Maria Philomena Frassá Blanco
Sant'Ana do Livramento - RS
DUELO ENTRE AS IRMÃS LUZ AGITA BASQUETE ESPANHOL


O duelo entre as irmãs Luz será a grande atração da 20ª rodada do Liga Feminina de Basquete na Espanha. O Filtros Mann, da armadora Helen Luz irá a Ibiza enfrentar o Puig D’en Valls Santa Eulália, de Silvinha, neste sábado, às 15h30m (de Brasília). O time de Helen está na quarta colocação da tabela com 34 pontos (15 vitórias e quatro derrotas).

Depois de atuarem na mesma equipe, no Campeonato Nacional Feminino de Basquete 2002/03, vestindo a camiseta do Unimed/Americana, onde conquistaram o vice-campeonato brasileiro, Helen está ansiosa para enfrentar a irmã caçula.

"Apesar de estarmos no mesmo país será a primeira vez que vamos nos encontrar. Nossas cidades ficam distantes uma da outra e com grande número de treinos e de jogos não conseguimos nos ver. Será um desafio a mais jogar contra ela. Sem dúvida, a Silvinha é uma grande jogadora e merece toda atenção. Ela é o tipo de jogadora que não pode atuar livremente. A marcação do nosso time precisa estar atenta", afirmou Helen.

Vale lembrar que no partida do turno, em Zaragoza, o Filtros Mann derrotou o Santa Eulália por 75 a 52.

Ourinhos

A Aide e a Eliane já chegaram em Ourinhos, e nesta segunda dia 3, começam a treinar junto a equipe.Os dirigentes estão a busca de mais reforços, o elenco conta com a Gattei, Cris, Roberta, Ligia, Millene, Bethania, e Ana Flavia.
Mail

Estou por via deste informar que Keite Cristina Vieira
ex-jogadora de americana e Campos -Rj já operou o joelho
direito,lesaõ que veio a sofrer no dia 22 de novembro no
jogo contra São Caetano pelo nacional Feminino, por
motivos já conhecidos por todos ,o time acabou e keite
teve que esperar até agora dia 10 de fevereiro para
reconstituicão do ligamento cruzado anterior , ficara em
campos até sua total recuperação que deve durar em torno
de 5 a 6 meses ...
Keite operou em SP com DR: Moisés Cheid , muito
conhecido por todos..
Vanira & Vânia

Olá amigo.
O C.F.A VÂNIA&VANIRA juntamente com a Escola Mundo Novo/Colégio Absoluto e
Academia AZZURRA estarão promovendo durante o primeiro semestre de 2003,
várias Palestras com profissionais graduados da área de Educação Física,
Odontologia, Ortopedia, Fonoaudiologia e Cromoterapia.
As Palestras agendadas para o primeiro semestre são:

Dia 15/03/03 - NUTRIÇÃO com Dr. Marina Fonseca de Lima
Conteúdo: Importância da alimentação saudável, Carboidratos, Proteínas,
Gorduras, Vitaminas e sais minerais e a Importãncia da alimentação saúdavel
nos esportes

Dia 22/03/03 - Educação Postural com a Profª Érica Verderi/Graduada em
Educação Física, Graduada em Pedagogia, Pós-Graduação "Latu Sensu" em
Educação do Exepcional e Mestre em Educação Motora.
Conteúdo: A importância da boa postura, As curvas da coluna vertebral,
Hipercifose, hiperlordose e escoliose. Alongamento e fortalecimento da
musculatura e Importância da atividade física no equilibrio postural

Dia 12/04/03 - A importância do Alongamento antes e depois da atividade
física e competição com a Profª Andréa Cristina Ruivo/Profª Educação Física,
Pedagogia - Administração Escolar, Administração Esportiva e Arbitra de
Handebol da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Handebol.

Dia 10/05/03 - "Porque Perdemos Nossa Auto-estima" e Luz Violeta em nossas
vidas com a Profª Sonia Regina Gusmão - Cromoterapeuta

Dia 07/06/03 - Funções reflexo-vegetativos: Respiração, sucção, mastigação e
deglutição vistas através da Fonoaulogia e Reorganização Neurológica
Neurofuncional com a Drª. Heloisa Alves da Silva Ferreira Fonoaudióloga
formada pela PUC em 1983, Edpecialização: Reoganização Neurológica,
Plasticidade Neural, Técnicas Ortopédicas Funcionais dos Maxilares, As
interrelações entre a Fonoaudiologia e a Ortopedia, Disfonia, Congressos
Internacionais dos Profissionais da Fonoaudiologia e Congressos,
Brasileiros e Internacionais de Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Conteúdo: Desenvolvimento da fala e linguagem, Pré requisitos necessários
para um bom desenvolvimento escolar, Desenvolvimento da coordenação motora
grossa e refinada, causas e consequências de: respirar pela boca, má
postura, gagueira, adenóides, letra feia, dificuldades na leitura e escrita,
falta de atenção, falta de organização, chupar
dedo/chupeta/mamadeira/roupa/etc, roer unha, ranger dentes, morder lápis e
caneta, alterações da arcada dentária, fala alterada e ou infantilizada,
hiperatividade, hipoatividade, tiques nervosos etc..

Todas as Palestras serão de Sábado a partir das 9:30hs na Escola Mundo
Novo/Colégio Absoluto na cidade de Sorocaba na Rua Barão de Cotegipe,
430/Mangal - Fone: 15-2222356
O valor da inscrição é de: R$10.00(para cada palestra) O valor arrecadado
será revertido para o C.F.A VÂnia&Vanira como fundo social.
Os interessados podem fazer a inscrição por telefone(15)2241439 ou 97857273
mediante a deposito em conta bancaria/poupança em nome de Dagmar de Cássia
Hernandes de Souza - Agência 0553 - Conta 30770-3/500 -Banco Itaú ou no
proprio local da palestra na Escola Mundo Novo.
As pessoas que fizerem sua inscrição por telefone devem apresentar o
comprovante de deposito na entrada da Escola.

Será entregue aos participantes o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO no final de
cada palestra.

Para o segundo semestre, as palestras programadas são:
Ortopedia Desportiva e Odontologia Desportiva.
A programação, datas e horários será enviado ao blog so basketball no
segundo semestre.

Agradecemos ao blog pelo espaço.

C.F.A Vânia&Vanira.
Corrigindo algumas informações sobre a Euroliga, o Bourges já está com a 2º colocação garantida pois só pode ser igualada em número de pontos pelo Sopron, time contra o qual a equipe francesa já leva vantagem no confronto direto. Cada um venceu uma partida, mas o saldo de pontos do Bourges nos confrontos é superior.
De cada grupo (A e B), sairão 4 classificados. O Sopron dificilmente ficará de fora do grupo B, o que quer dizer que provavelmente teresmos duas brasileiras nas quartas-de-final da Euroliga. Se o Ros Casares se classificar e a Érika for confirmada como jogadora da equipe, poderesmos ter até três brasileiras nessas finais.
Eurocopa

Pela 3º rodada Eurocopa, o Aix en Provence de Iziane permanece invicto, com 74 a 59 em cima do Dynamo Moscou. Iziane marcou 17 pontos, atrás apenas de sua companheira Lara Mandic, com 20 pontos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

...e deu Sopron

Sopron 72 x 60 Bourges

Sopron: Alessandra - 12 pontos, Bevilaqua 11, Balogh 15, Bogojevic 12, Seres 3, Zakalyuzhnaya 17

Bourges: Kelly - 11 pontos, Jacqueline Godoy - 2 pontos, Souvre 6, Melain 17, Korstine 5
Duelo brasileiro na Euroliga

Hoje, duas das principais pivôs brasileiras se enfrentam na Euroliga Feminina. Kelly e Alessandra vão representar, respectivamente, o francês Bourges e o Húngaro Sopron, na 13º e penúltima rodada da fase de classificação da Euroliga. O Bourges, 2º colocado, precisa vencer para garantir ao menos a 2º colocação na tabela e um time teoricamente mais fraco no Final 4. Além do Sopron, Valência (Ros Casares) e Ruzomberok são as equipes com chance de chegar em 2º. O primeiro colocado é o polonês Gdynia, de Margo Dydek e Gordana Grubin.

Completando a rodada da semana do grupo B:

Parma (ITA) - Ros Casares Valence (ESP)
Lotos VBW Clima Gdynia (POL) - Lietuvos Telekomas Vilnius (LIT)
SCP Ruzomberok (ESL) - Schio (ITA)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003

Falha minha

Conforme alertou o amigo Júnior nos comments, esqueci de adicionar um pequeno detalhe: no último jogo do Bourges, a brasileira Jacqueline Godoy fez a grande marca de 8 assistências, além dos seus 12 pontos e 3 rebotes. A brasileira parece estar disposta a fazer os franceses esquecerem a australiana Alicia Poto, já que foi contratada às pressas para entrar no lugar da jogadora da oceania.
Italiano

Eu já havia postado a rodada do final de semana do italiano, mas o blogger sumiu com tudo, misteriosamente. Aqui vão os resultados, resumidamente:

Chieti 85, Rovereto 78

Brasileiras do Chieti:
Cintia Tuiú: 18 pontos, 6 rebotes
Zaine: 14 pontos, 2 rebotes

Termini Imerese 70, Faenza 80
Adrianinha: 18 pontos, 8 rebotes pelo Faenza
Transações iniciadas na WNBA

Na primeira grande negociação da WNBA, o Houston despachou Rebecca Lobo para o recém formado Connecticut Suns em troca da escolha que esta última teria na 2º rodada do draft. Até que saiu barato, para uma jogadora que já esteve entre as três principais estrelas da liga.
Rodada do final de semana do campeonato espanhol

1º divisão

O Filtros Mann, de Helen Luz e Katião, conseguiu uma importante vitória diante do Perfumerías avenida por 77 a 55. Helen, com seus 19 pontos e 2 assistências, consolidou-se ainda mais na equipe. Elena Tornikidou, companheira de Helen, fez 20 pontos. Katião fez 6 pontos e pegou 5 rebotes.

A equipe de Silvinha, Puig d´en Valls, também venceu: 104 a 66 em cima do Andalucía. Silvinha colaborou com 25 pontos. A cestinha da partida foi Silvia Morales, com 29.

O Yaia Maria Breógan, de Flávia, perdeu pelo placar de 55 a 67 para o Celta, de Renata Oliveira. Flávia teve um excelente desempenho: 20 pontos e 11 rebotes em 39 minutos. Renata marcou 8 pontos e pegou 3 rebotes. Tomara que Flávia apresente-se com essa forma à seleção sub-21.

2º Divisão, Grupo A

Rivas Futura 87 x 73 Universidad de Oviedo
Cíntia Luz: 11 pontos pelo Rivas

Motiva Real Canoe NC 68 x 76 C.B.F. Don Frio Cáceres
Maristela: domínio no garrafão, com 11 pontos e 18 rebotes pelo Canoe.
Roseli: 8 pontos e 6 rebotes pelo Cáceres

No grupo A, o Cáceres está em 1º, Rivas em 3º e Real Canoe em 12º

2º Divisão, Grupo B

PC Mendibil 53 a 65 Olis Sóller
Pati Perandini: 14 pontos e 2 rebotes pelo Ollis Sóller

Ollis Sóller encontra-se na 4º posição do grupo.
Rodada do final de semana do campeonato francês

O Montpellier, de Claudinha e Adriana, venceu o Aix en Provence, de Iziane, por 74 a 65, confirmando a tendência de ascensão apresentada na liga. Iziane foi a cestinha do jogo, com 22 pontos, mas não foi suficiente diante dos 15 pontos da Claudinha (mais regular do que nunca) e dos 14 pontos de Adriana Santos.

Pelo Nice, a brasileira Mamá, recuperada da contusão, voltou às quadras. Jogando 17 minutos, marcou 6 pontos da derrota de sua equipe para o Toulouse por 93 a 89. Mamá ainda pegou 3 rebotes e deu duas assistências.

O Bourges, de Kelly Santos e Jacqueline Godoy, segue com sua rotina de vitórias. Venceu o Bordeaux por humilhantes 110 a 72. Kelly anotou 14 pontos e pegou 5 rebotes. Jacqueline também teve um grande desempenho, com 12 pontos e 3 rebotes. A cestinha da partida foi Llona Korstine, do Bourges, com 25 pontos.

O Bourges está na 2º colocação, o Nice na 6º, Montpellier na 9º e o Aix manteve a 3º, apesar da derrota.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

Euroliga

O francês Bourges, de Kelly Santos e Jacqueline Godoy, venceu o Ruzomberok, da Eslováquia, por 82 a 75. Pelo Bourges, os destaques foram Korstine, com 23 pontos, Tuvic, com 16 pontos, a brasileira Kely com 13 e Cathy Melain com 12 pontos. Jacqueline zerou em cestas, mas foi elogiada na transmissão ao vivo do jogo pela internet por alguns belos passes. A brasileira fez 4 assistências.

Pela equipe eslovaca, Michaela Pavlickova anotou 29 pontos.

Com a vitória, a equipe mantém-se na primeira posição do grupo B da Euroliga.

O Sopron, no retorno da pivô Alessandra, também venceu seu confronto. A equipe húngara passou pelo Parma por 83 a 70. Recém recuperada de uma contusão, Alessandra anotou 4 pontos. As estatísticas detalhadas da partida ainda não saíram, mas Alessandra deve ter atuado pouco, já que chutou apenas duas bolas, acertando ambas. O Sopron beneficiou-se da derrota do Ruzomberok e agora divide a 3º posição do grupo B com a equipe eslovaca, seguindo na luta pela classificação.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Sobre o post anterior, creio que o Lance tenha se precipitado. De acordo com o site Basketv, principal portal sobre as ligas espanholas de basquete, Érika ainda fará testes e, se aprovada, integrará a equipe de Valencia no restante da temporada européia. Além do campeonato espanhol, o Ros Casares ainda tem compromissos na Euroliga.
O leitor Renato Braz Cunha nos alertou sobre a reportagem do diário lance, sobre a pivô Érika:

Érika defende o Valencia até abril

Pivô da seleção e atual campeã nacional pelo São Paulo, Érika embarcara amanhã (09/02) para a Espanha onde defenderá o Valencia, até abril, nas finais da Liga Espanhola. Durante este período, ela aguardará a posição da CBB sobre o repatriamento das atletas que atuam na WNBA. Caso isso não aconteça, ela voltará a atuar no Los Angeles Sparks. A intenção da pivô, porém, é ficar no Brasil para jogar o Mundial Sub-21, na Croácia".

A equipe valenciana é mais conhecida pelo nome de seu patrocinador, Ros Casares, e é líder do campeonato espanhol. O time já tem em seu plantel jogadoras como Amaya Valdemoro, Ruth Riley e Trisha Fallon.
Itália

Rodada do final de semana do italiano:

O Penta Faenza, da brasileira Adrianinha, venceu o Italsoft Venezia por 87 a 74. A armadora da seleção colaborou com 17 pontos, 8 rebotes, 4 roubadas de bola e uma assistência. A cestinha foi a norte-americana Marte Alexander, com 19 pontos.

O Chieti vence a equipe Acer Priolo por 74 a 65. Pelo time vencedor, Cintia Tuiu anotou 4 pontos e 7 rebotes, enquanto Zaine marcou 12 pontos e 6 rebotes. A cestinha da partida foi Bridget Pettis, com 21 pontos.

domingo, 9 de fevereiro de 2003

Paulista...indefinido

INSCRIÇÕES NOS CAMPEONATOS 2003

A F.P.B. estipulou o prazo de até o dia 15 de fevereiro como limite para as inscrições nos Campeonatos das Categorias de base Masculinas e Femininas.
A reunião para as Categorias Pré-Mini, Mini, Mirim e Infantil Masculinas da Grande São Paulo realizar-se-á dia 19 de fevereiro às 17:00 horas.
A reunião para as Categorias Infanto Juvenil, Cadete e Juvenil Masculinas realizar-se-á dia 24 de fevereiro às 17:00 horas.
A reunião para as Categorias Mini e Mirim Femininas da Grande São Paulo, e Infantil, Infanto Juvenil e Juvenil Femininas realizar-se-á dia 25 de fevereiro às 17:00 horas.
A reunião para a Categoria Divisão Especial A-1 Feminina realizar-se-á dia 11 de março às 17:00 horas.
O Campeonato "Novo Milênio" versão 2003 tem prazo de inscrição até dia 10 de março, quando será realizada a reunião dos participantes às 16:00 horas.


No site da FPB
Iziane



Iziane mantém campanhas de brilho na Liga Francesa e na Eurocopa.

Nesta última, fez 26 pontos na vitória sobre o Slavia por 102 a 64.
Roseli na Espanha

Roseli teve uma boa estréia no Espanhol da II Divisão.

E 24 minutos, fez 8 pontos e pegou 5 rebotes, que ajudaram na vitória do seu Cáceres sobre o Ferrol por 84 a 77.

Seu time é o lider isolado do grupo A, com uma vitória a mais que o Rivas de Cíntia Luz.

Claudinha!!!



A mudança pra França parece ter feito bem à Claudinha. Ela fez 19 pontos e 6 assistências na vitória do Montpellier sobre o Reims (96-80). Adriana fez 15 pontos.

Nos outros jogos, Iziane fez 21 na vitória do Aix sobre o Tolousse (78-63).

Kelly mandou 13 e Jacqueline 2, na vitória do Bourges sobre o Tarbes (91-73).
No site Basquete Ourinhense:

04/02/2003 22h15 - Aide e Eliane se apresentaram e já treinaram no Monstrinho.



A pivô Eliane (ex-Dom Bosco/MT ) e a Ala/Armadora Aide (ex-Santo André) se apresentaram hoje ao técnico ourinhense Ferreto. Na parte da manhã, junto com as outras jogadoras, elas fizeram treinos físicos e academia. Na parte da tarde, já no Ginásio do Monstrinho, houve um treino tático.

Muitos torcedores compareceram ao treino da tarde para acompanhar a chegada das novas jogadoras, que apesar de estarem chegando hoje mostraram que não vão ter dificuldades para se entrosarem com as outras meninas.

No fim do treino o que se via era a empolgação do torcedor com o time praticamente formado. E a satisfação da comissão técnica e das jogadoras com as novas companheiras de grupo.

Vem mais gente aí ? - Para completar a lista pedida pelo técnico Ferreto precisamos de mais um pivô. Apesar de alguns diretores afirmarem que não virão mais nenhuma jogadora, até Segunda Feira podemos ter mais novidades. É só esperar pra ver.....


Felicidade

Que sensação maravilhosa visitar meu, digo, nosso, próprio blog e ver que alguns queridos amigos estão cuidando dele com o carinho de sempre.

Assim vocês nem sentiram minha falta!

Estou bem, trabalhando muito e a única lembrança do basquete, além dos amigos que ganhei, tem sido um calendário do Bourges que enfeita minha nova casa.

Um grande abraço a todos.

sábado, 8 de fevereiro de 2003

Espanha - 2º Divisão

Grupo A:

O Rivas, de Cíntia Luz, só joga amanhã.

Cantos Blancos Guadalajara 70 x 74 CB Arxil Comervia
Veneza (Guadalajara): 32 minutos, 2 pontos, 7 rebotes, 7 assistências e uma roubada de bola.

CD Canal 76 x 66 Canoe
Maristela (Canoe): 4 pontos, 9 rebotes e 3 roubadas de bola.

Pelo Grupo B, o Olis Sollér, de Pati, só joga amanhã.
Campeonato Espanhol

Cadi 77 x 79 Filtros Mann

As brasileiras do Filtros Mann tiveram bom desempenho. Helen jogou 32 minutos, anotando 10 pontos. A armadora ainda fez 1 assistência e pegou 3 rebotes. Pelo tempo de jogo, parece que ela assumiu o posto de cérebro da equipe. Katião jogou apenas 14 minutos, o suficiente para anotar 8 pontos.

Puig d'en Valls (Ibiza) 69 x 63 Ciudad de Burgos

Mais uma brasileira é cestinha na Europa. Para ajudar o time de Ibiza vencer essa importante partida, Silvinha anotou 23 pontos deu 3 assisências e roubou 4 bolas. Não satisfeita, nossa ala ainda pegou 8 rebotes. O que mais impressionou, no entanto, foi seu aproveitamento nos tiros para 2 pontos. 100%. Ela encestou todos seus 10 arremessos. Nos 3 pontos, ela acertou uma em seis tentativas. Como se não bastasse tudo isso, ela foi disparada a jogadora mais valiosa da partida, com 32 no indice que soma números positivos e subtrai negativos. A segunda melhor jogadora teve apenas 17.
João Cláudio de Lima Júnior me escreveu, hoje, alguns detalhes da repercussão que as brasileiras estão provocando no exterior.

"Claudinha chegou derretendo os corações dos franceses
que já estavam sentindo tudo meio morno e levantando um pouco o ânimo do
Montpelier, que já havia deixado o estado de morno há algum tempo para a
"congelante situação siberiana". Claudinha não só fez uma grande estréia,
ela substituiu uma outra armadora sem grandes recursos ofensivos, liberou a
Drica(Adriana Santos) para a sua posição "2" original e ainda se
reestabeleceu de uma temporada que vinha sendo meia-bomba na Espanha para
ela, que lhe estava comprometendo no plano internacional.
Clau fez 21 pontos 2-5 em tiros de três pontos(40%), 1-2 em
lances-livres(50%) e uma impresionante marca de 7-9 para tiros de 2
pontos(77%). Ela jogou 31 minutos e ainda pegou 3 rebotes, roubou 4 bolas,
deu 2 assistências e perdeu apenas 1 bola, sendo sem nenhuma dúvida a melhor
jogadora em quadra.
A pesar de Adriana, como o disse algumas linhas atrás, haver sido liberada
para jogar na sua posição, já que essa fazia a função de armadora até uma
semana antes da chegada de Claudinha, Drica não correspondeu, teve a pífia
soma, digo a pífia unidade em pontos, pelo que eu me nego a comentar o resto
das suas estatísticas, já que a jogadora teve a avaliação de -1. Só para
lembrar, esta avaliação se baseia na soma de pontos, rebotes, assistências,
recuperações e bloqueios, subtraída dos erros de arremesso e turnovers(bolas
perdidas), assim já vocês podem chegar a conclusão de que foi uma atuação,
não só não comentável, assim como não criticável, por esta razão espero que
isto não seja um reflexo da fase da jogadora, senão que um mal dia ou alguma
contusão leve, já que a mesma foi mantida em quadra durante 27 minutos,
espero então que defendendo ela esteja.
Iziane vem mantendo o posto de uma das maiores pontuadoras da liga, a
segunda no momento. Com mais um jogo explosivo, como costumam dizer os
franceses, Iziê fez 23 pontos 4-5 para chutes de dois pontos(80%) e 2-7 para
chutes de três (28%) e 9-10 em lances-livres(90%). Além disso pegou 4
rebotes, passou 1 bola decisiva(assitência)
e perdeu 3 bolas.
Iziane havia sido "poupada" de alguns minutos por uns jogos devido a uma
suposta contusão leve, sendo muito bem substituída pela Jeksabone, quando
recuperou a vaga cativa de titular na equipe e os minutos voltaram a
crescer, senti, e comento somente pelos números que acompanhei, que fizeram
um pequeno boicote no jogo da super explosiva, pois ela arremessava menos,
passava mais, procurando ser uma jogadora mais aos padrões europeos, sem
deixar o seu sangue caliente de brasileira arretada e maranhense movimentar
a situação da provincia de Aix, porém parece que o boicote foi eliminado e
voltamos a sentir a fluência de um jogo mais característicamente
irresponsável, porém de alto nível!
Kelly parece que já fixou também a sua situação no Bourges. Kelly que já
vinha sendo elogiada mesmo sem grandes aportes estatísticos começa a dizer a
francesada as injustiças, na minha opinião do destino, que foram cometidas
contra o Brasil no Mundial da China, já que as nossas jogadoras vêm
mostrando um alto padrão de jogo tanto na França como em outros lugares do
mundo! Kelly fez no jogo contra o Valenciannes, onde fomentam uma grande
rivalidade entre ela e a pivô da seleção francesa, Nicole Antibé, 15 pontos
7-14(50%) em tiros de 2 e 1-2(50%) lances-livres, além disso pegou 7
rebotes, bloqueou uma bola, deu duas assitências e perdeu 2 bolas.

Esperamos dar as notícias de Mamá em breve, já que a jogadora
está lesionada, torceremos então para o seu regresso o mais rápido possível!"


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2003

Gazeta Esportiva

Vânia e Vanira Hernandes: garra para formar cidadãos

Por Marta Teixeira


Vânia e Vanira reativaram centro de formação de atletas de basquetebol, na cidade de Sorocaba
Sem patrocinadores, mas com muita garra e determinação. As gêmeas Vânia e Vanira Hernandes de Souza repetem no trabalho com adolescentes as mesmas características que possuíam quando defendiam a seleção brasileira e suas equipes nas competições de basquete. Há dois anos, elas reativaram o Centro de Formação de Atletas de Basquetebol Vânia e Vanira, na cidade de Sorocaba (SP) e abriram uma nova oportunidade para meninos e meninas de 6 a 13 anos.

Mas sua história de trabalho comunitário não começa nem pára por aí. A iniciativa de criar o Centro partiu de Vanira, em 95, quando parou de jogar. Dois anos depois o projeto foi interrompido porque a pivô resolveu voltar à ativa. "A Hortência me chamou para sua equipe, dizendo que eu estava nova para parar. Eu fui". Somente em 2000 o trabalho foi reiniciado, já em parceria com a irmã Vânia, que treina os meninos, as meninas ficam sob a supervisão de Vanira.

No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho das irmãs limita-se apenas aos fundamentos do esporte dentro da quadra. "Não tentamos formar apenas jogadores de basquete. Preparamos esta meninada para o esporte", explicam. Mas é quando os adolescentes ultrapassam os limites da quadra, que a linha de trabalho das irmãs Hernandes mostra seus diferenciais.

Os jovens que integram o projeto - atualmente em número de 150 com bolsistas e alunos que podem pagar - recebem passe, têm aulas de inglês e espanhol, tratamento dentário, cesta básica (se necessário), uniforme de treino e tênis. Tudo bancado pelo Centro e conseguido com a colaboração de amigos, como ressaltam as ex-jogadoras. Segundo elas, o custo de cada bolsista é de R$ 25,00/mês.

Assim como exigem empenho no jogo, as irmãs Hernandes também não amolecem nas cobranças educacionais. Aluno do Centro tem que ter boas notas - apresentando o boletim - e responsabilidade, quem falta três aulas seguidas sem motivo é desligado do projeto.

O empenho e a exigência têm dado resultado. Em Sorocaba elas afirmam contar com três promessas para a modalidade. "Tem uma menina de 13 anos e 1,89m que vai dar o que falar e um menino (com a mesma idade) e 1,90m", conta Vanira. Ela ressalta ainda um outro ex-integrante do projeto, hoje com 16 anos, que está nos Estados Unidos, jogando e estudando.

Quando fala do progresso das crianças, a ex-jogadora não esconde a emoção. "A gente já chorou de ir no jogo e vê-los jogando. Quando chegaram aqui não conseguiam nem segurar a bola", lembra. Esta mesma emoção levou Vânia a acrescentar mais um projeto social a suas atividades.

Há um ano, ela assumiu o programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de Araçariguama, que reúne cerca de 200 jovens. "É um trabalho no qual me sinto muito recompensada. Quando vejo aquela garotada se esforçando dentro do galpão fervendo", afirma. "Trabalho com jovens de 7 a 14 anos. Muitos nem me conheceram como jogadora, eles gostam e acreditam em mim como Vânia", emociona-se.

Para ela, esta é sua contribuição como educadora. "Estou super gratificada e tento passar o que vivi para aprenderem", diz. A principal preocupação de Vânia e Vanira é proporcionar aos jovens sob seus cuidados aquilo que não tivera.

"Estudo é primordial", emenda Vânia imediatamente. "O que vamos proporcionar para eles, foi o que não tivemos", diz Vanira. "Nosso objetivo é formar outro de tipo de jogadora, com outro nível cultural", explica sua irmã, lembrando que em sua época poucas eram as atletas que tinham estudo suficiente para abrir outra porta depois da aposentadoria.

Por isso, hoje elas não querem saber de perder tempo. Além dos projetos sociais também voltaram às carteiras escolares. Vânia faz o curso de Educação Física, enquanto Vanira deu uma guinada radical e é aluna de Design de Interiores. Haja fôlego.


Novidades quentes enviadas por apaixonados por basquete

Essa é sobre Morena, que joga no basquete universitário norte-americano, enviada por um leitor que não se identificou:

Hoops Carnival, este era o título da materia no qual falava sobre o "great" desempenho de Fernanda Santos (morena). Fernanda é a jogadora top da conferência, com médias de 22.3 pontos, 8 rebotes, 4assistências e 3 roubadas de bola por jogo. Fernanda (Morena) também foi eleita pela segunda vez a jogadora da semana, sendo este o primeiro caso desta temporada. Se dá o titulo Hoops Carnival pelo entusiasmante jogo no qual Morena anotou 36 pontos e 11 rebotes na vitoria sobre Temple college, ajudando a sua equipe a conquistar a segunda colocacao na conferencia North Texas. Fernanda (Morena) é um dos nomes indicados para o All-American.

Essas são notícias diretamente da Itália, enviadas por Joao Claudio de Lima Junior:

Pela LegaBasket, a liga Italiana, onde atuam, Cintia Dos Santos (Tuiú), Ilizaine David (Zaine) e Adrianinha, a situação das suas equipes não mudaram depois desta 5º rodada do returno. O Carichieti e o Faeza seguem com derrotas e com atuações não tão brilhantes das brasileras que já hão vivido dias melhores na liga infestada de americanas. Contra o Mevrin Parma o CariChieti de Tuiú e Zaine perdeu com um placar quase humilhante de 72 a 49. Tuiú salvou a pátria e foi a cestinha da sua equipe com 15 pontos, a parte disso pegou 5 rebotes, teve um 50% de aproveitamento nos tiros de 2 pontos (4-8) e ainda marcou os 7 lances-livres
que cobrou. Tuiú haveria sido magnânima se não houvesse perdido 7 bolas, tudo isso em 36 minutos de jogo. Tuiú é, ao lado da americana Bridget Pettis, a jogadora que mais permanece em quadra pela equipe. Nelas, são depositadas as esperanças para uma melhor colocação no campeonato.

Zaine não teve grande destaque em pontos. Fez 4, porém jogou por 34 minutos, números que ela vem tendo regularmente. A pivô brasileira, de 1,92m de altura, pegou 5 rebotes, marcou os dois lances livres que tentou e só perdeu 2 bolas durante o tempo que esteve em quadra.

O penta Faenza de Adrianinha não se deu por vencido até o fim do jogo contra o Priolo, quando o jogo terminou com o placar de 74 a 77. Venceu o duelo a companheira de Adrianinha no Phoenix Mercury, Susana Bonfiglio. A italianinha foi o grande destaque do jogo, marcando 28 pontos em 35 minutos. Adrianinha não saiu um só minuto da partida. Junto com as Italianas Alexander (21 pontos), Modica (19 pontos) e a Iuguslava Bjedov, que foi a cestinha da equipe com 22 (pontos), formou o compacto time titular que parece que não se cansou.

Adrianinha não fez feio. O cérebro do time marcou 12 pontos, pegou 6 rebotes, deu 7 assistências e recuperou 5 bolas, porém teve 7 bolas perdidas. Com o resultado, Adrianinha cai para a décima cuarta posição entre as maiores pontuadoras da liga, com a interessante média de 18,5 pontos, inusual para uma armadora. Até a rodada passada Adrianinha ocupava 12º posição em tiros de 2
pontos, 8º colocação em tiros de 3 pontos, 13º colocação em tiros livres, além de estar em 3º lugar na avaliação média da liga e a 8º colocação na avalição total. Isso porque a nossa querida Adrianinha tem jogos a menos.

Cintia Tuiú, por sua vez, é a 9º em rebotes totais e a 6º em rebotes defensivos. Em arremessos livres, Cintia tem a 10º colocação com 79,2 % dos lances convertidos e ainda é a 24º entre as 25 melhores jogadoras avaliadas pela liga. Zaine, apesar de não ser destaque nas estatísticas, tem papel fundamental na sua equipe, sendo titular da mesma. O ponto fraco de Zaine, na minha opinião, e pelo que venho observado e acompanhado pela teve Italiana que há aquí no país onde vivo (República Dominicana), é a irregularidade ofensiva e falta de agressividade tanto na defesa quanto no ataque.

Porém os resultados e atuações mostram a eficiência das nossas meninas que estão na Itália e o respeito que elas adquiriram dentro da liga Italiana que é uma das mais fortes do mundo exatamente pela presença de estrangeiras como elas.
Será que vão receber?

O Vasco, ao que tudo indica vai continuar. A Maria Helena ainda está lá, e começaram a chegar jogadoras Bruna(ex-Ourinhos), Anna, Karina, Dodô (todas ex-BCN).
Time jovem

São Caetano contnua se reforçando de meninas novas. Chegaram: Fabi (ex-Campos e BCN) Tina (ex-Uberaba e Jundiai) Fernanda Neves(ex-Uberaba e Jundiai) Fernanda Perandini(ex-Uberaba e Jundiai) e Flávia, pivo que estava em Portugal.

Bourges vence na Euroliga e Kelly é cestinha

BERETTA SCHIO 62 x 67 BOURGES

Pelo Bourges, a brasileira Kelly anotou 22 pontos e tornou-se cestinha do jogo. Jackeline Godoy entrou em quadra pela primeira vez, mas não pontuou.

Pelo Schio, a russa Svetlana Abrossimova foi o destaque, com 19 pontos.

Quem tiver informações e quiser me mandar, faça-o pelo e-mail rodrigoafonso@ig.com.br.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2003

Itália - 5º rodada do returno

O time de Adrianinha não vai muito bem. Na penúltima partida (4º rodada do returno), o Penta Faenza perdeu para o Popolare Rovereto de Marriana Ballegi e Tamecka Dixon por 90 a 70 . Adrianinha marcou 21 pontos.

Na última partida disputada pelo Penta Faenza, derrota para o Acer Priolo, de Bonfiglio, por 77 a 74, com 12 pontos da brasileira. A equipe encontra-se na 11º colocação.

Pelo Chieti, Cintia marcou 15 pontos e pegou 7 rebotes e Zaine marcou 4 pontos, mas a equipe perdeu para o Parma por 72 a 49. A equipe é a sexta colocada do torneio.
Como o Bert está temporariamente ausente, vamos passar os resultados da última rodada do campeonato Francês:

No confronto das melhores equipes francesas, o Valenciennes, de Ann Wauters, venceu o Bourges, da pivô brasileira Kelly, por 69 a 53. Wauters foi a cestinha da partida, com 20 pontos e 10 rebotes. Kelly Santos teve um ótimo desempenho: cestinha do Bourges, marcou 15 pontos e pegou 7 rebotes. Jacqueline Godoy não estreou.

Quem estreou com o pé-direito foi Claudinha, que já chegou na equipe do Montpellier marcando 21 pontos contra o Clermont, enquanto sua mais nova colega de quadra, Adriana, marcou apenas 1 ponto. Claudinha saiu de quadra como a jogadora mais valiosa da partida. O Montpellier venceu por 72 a 57.

Na derrota do Aix en Provence para o Reims (78 a 82), Iziane continua sua rotina de cestinha jogando pelo Aix. Marcou 23 pontos e foi a maior pontuadora do confronto. Jogar ao lado de Harrower e Berthieu e suplantar as duas estrelas em número de pontos não é tarefa das mais fáceis!

sábado, 1 de fevereiro de 2003

Ai que friooooooooo!



Hoje nevou em Madri, depois de 18 anos.

Apesar do frio, Silvinha Luz foi prestigiar a irmã Cíntia, que marcou 21 pontos na vitória do Rivas sobre o Mercaleón (67-57), na Liga A-2 Espanhola.

Amanhã, o trio deve se reunir: Helen e Cíntia assistem a partida de Silvinha.
Mais Uma

A ala Roseli Gustavo, campeã mundial em 94, ex-Unimed/Americana está na Espanha, onde reforça o Cáceres, líder do Grupo A da Segunda Divisão Espanhola.
Espanha 17

Helen estreou com vitória na Espanha. O seu Zaragoza bateu o Breogán por 83 a 70. Helen não começou como titular, mas acabou tendo uma boa estréia: 24 minutos, 9 pontos, 4 assistências, 5 rebotes e 2 roubos. Sua colega Kátia teve 11 pontos e 2 rebotes, em 18 minutos. Do lado adversário, Flávia Luísa brilhou mais uma vez: cestinha com 16 pontos e 8 rebotes.

O Celta, de Renata Oliveira, perdeu para o Ros Casares: 62-74, com 2 pontos da brasileira em 15 minutos.

O jogo de Silvinha é amanhã.
A nova novela das 8

WNBA e Seleção em conflito

Janeth é a estrela do Houston

Lancepress!

A WNBA, liga profissional de basquete feminino dos EUA, pode ser um grande obstáculo para a Seleção feminina conquistar uma vaga na Olimpíada de 2004. Se uma atleta brasileira chegar à final, só poderá se apresentar à Seleção uma semana antes do Pré-Olímpico, que começa no dia 24 de setembro.

A temporada regular da liga americana ganhou duas semanas em relação a 2002 e só vai terminar em 25 de agosto. A primeira partida da decisão só acontecerá em 12 de setembro.

A CBB deve fazer uma proposta na próxima sexta-feira para repatriar as brasileiras que jogam na WNBA, como a armadora Janeth, do Houston Comets, e a Érika, do Los Angeles Sparks.


Fonte: Lancenet


Basquete Feminino em São Bernardo do Campo

São Bernardo começa a montar a equipe adulta

A equipe de São Bernardo já definiu que segue o trabalho na equipe adulta e começa a montar a mesma para os Campeonatos de 2003, já que em 2002 venceu o Torneio Ubaldo Lago, foi Campeã dos Jogos Abertos na categoria livre, conquistou o 2° lugar na Copa Uberaba e chegou em 3° no Paulista A-2.
A definição é para disputar a série A-2, surgindo ainda uma pequena possibilidade para a A-1, que estará sendo definido em poucos dias.
A equipe está sendo reformulada, mas para melhor, já que está com pretensões maiores para esta ano, algumas atletas da equipe atual continuam.
Mas está dando também uma oportunidade para atletas que saíram da categoria juvenil e que não tem muitas oportunidades nas poucas equipes adultas existentes.
É sempre importante de se jogar e não apenas compor um banco de uma grande equipe.
Se existir interesse de alguém, entrar em contato por e-mail com o Sr. Mauro Roberto Bassoli, supervisor da Equipe.
Mandar todos os dados, como nome completo, posição, altura, peso e data de nascimento, a equipe em que atuou em 2002 e se possível uma foto que não precisa ser 3x4, apenas para ter uma identificação melhor.
Também mandar um breve currículo, e se atuou em alguma seleção estadual.

E-mail: maurobassoli@ajato.com.br
Jacq em Bourges

Fotos da armadora Jacqueline Godoy, recém-chegada a Bourges, na França, onde reforça o time local.

Material publicado pelo site basquetebol.org:





Ao lado da armadora australiana Alicia Poto e da ala croata Vedrana Grgin-Fonseca, ambas contundidas e suas colegas no Bourges Basket



Ao lado de Vedrana, sua amiga e colega no campeão nacional Fluminense (1998)


A estréia de Helen Luz na Espanha

HELEN ESTRÉIA NA LIGA ESPANHOLA DE BASQUETE

A ala/armadora Helen inicia neste sábado (01/02) mais um desafio em sua vitoriosa carreira. Depois de brilhar no basquete brasileiro e na WNBA, vestindo a camisa do Washington Mystics, a jogadora, titular absoluta da Seleção Brasileira, estréia na Liga Espanhola de Basquete Feminino. Na Espanha, Helen fará sua estréia no Filtros Mann Zaragoza contra o Yaya Maria de Lugo, às 17h30 (de Brasília) no ginásio Príncipe Felipe de Zaragoza, em partida válida pela 17ª rodada.

O time da brasileira está em boa situação na tabela de classificação ocupando a quarta posição, com 28 pontos (12 vitórias e quatro derrotas).

Ansiosa com seu primeiro jogo com a nova camiseta, Helen disse que foi recebida com muito carinho pelas novas companheiras de equipe e pelo restante da comissão técnica.

"Apesar de toda a ansiedade envolvendo a estréia, estou bastante tranqüila e confiante para dar minha colaboração ao Filtros Mann durante o restante desta temporada. Temos uma equipe forte e que vem fazendo uma bela campanha na Liga. As meninas me acolheram muito bem e o técnico (Pedro Conde) disse estar muito satisfeito com a minha contratação", contou Helen, que teve a oportunidade de reencontrar algumas jogadoras com que já atuou e jogou contra no Brasil.

"Estou me sentindo em casa. A cidade é muito legal e o clima entre as jogadoras é bom. Pude rever algumas jogadoras que já conhecia. Como as pivôs Kátia (brasileira) e Marina (espanhola) que são minhas velhas conhecidas. Além da ala russa Elena, que apesar de não termos jogado juntas no Brasil, se tornou uma grande amiga."

O adversário deste sábado, o Yaya Maria, não vem fazendo uma boa campanha na competição. Ocupa a 11ª colocação na tabela, somando 21 pontos em 16 jogos ( cinco vitórias e 11 derrotas).