quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Brasileiras na Europa

Resultado de imagem para nadia colhado

No último final de semana o desempenho das brasileiras que jogam na Europa foi o seguinte:

Clarissa foi titular, jogou 29 minutos, marcando 10 pontos e 6 rebotes para ajudar sua equipe a vencer pela Liga Francesa: Bourges 68 x 62 Villeneuve.

Nádia foi titular e também jogou por 29 minutos, convertendo 18 pontos e 10 rebotes na vitória da sua equipe na Liga Espanhola: IDK Gipuzkoa 86 x 54 CREF Hola.

Isabela Ramona também foi titular, jogou por 24 minutos, fez 10 pontos e 2 rebotes na derrota de sua equipe  na Espanha: Man Filter 77 x 64 El Pastor.

Erika foi apresentada na última sexta-feira ao Perfumarias Avenidas e no dia seguinte atuou por apenas 9 minutos, convertendo 2 pontos na vitória da equipe por 85 x 76 contra o Girona.

Bárbara teve grande atuação em sua estreia com vitória na Liga Portuguesa, 20 pontos, 13 rebotes e 30 de eficiência, Galitos 70 x 45 Juvemaia.

Clarissa volta à quadra hoje às 12h00 em partida contra a forte equipe russa do Ekaterinburg pela Euroliga, com transmissão ao vivo pelo canal da FIBA .

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Blumenau contrata seis atletas ex-seleção brasileira para disputar a LBF


Resultado de imagem para "franciele nascimento"  basquete feminino

Nomes fortes e de impacto não faltam, resta saber como elas irão vestir a camisa de Blumenau durante a Liga de Basquete Feminino — a elite da modalidade — que começa no dia 16 de dezembro. O clube anunciou nesta terça-feira um total de sete reforços e, entre eles, estão seis atletas com passagem pela Seleção Brasileira. 

Anna Beatriz Oliveira e Cacá Martins, armadoras, além de Carina Felippus estiveram no começo desse ano no grupo que fez a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A ala Leila e a pivô Fabiana de Souza passaram pela Seleção em 2014, assim como Franciele Nascimento, que chegou a disputar as olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012 com a camisa verde e amarela. Fernanda Bibiano, que é uma das remanescentes do grupo blumenauense, também já representou o Brasil. 

Para o técnico de Blumenau, João Camargo Neto, essa é a oportunidade que as jogadoras têm de aparecer novamente às grandes equipes do cenário nacional:

— São atletas jovens que precisam e vão entender que esse é o espaço para mostrar todo o seu potencial. Aqui elas terão tempo em quadra para mostrar a todos a qualidade que têm.

Parte do grupo se apresenta na próxima segunda-feira (29), e outra parcela chega no começo de dezembro. A estreia de Blumenau será no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, às 20h do dia 16 de dezembro contra o América-PE — um dos favoritos para o título. 

Confira o elenco blumenauense:

Anna Beatriz Oliveira (armadora) 
Carina dos Santos Martins, “Cacá” (armadora) 
Giullia Eccel Kuck (armadora)

Leila Zabani (ala) 
Kawani Silva Dantas Firmino (ala)
Patricia dos Santos Paulo* (ala)

Fabiana Caetano de Souza (pivô)
Fernanda da Costa Bibiano* (pivô)
Carina Felippus de Oliveira* (pivô) 
Franciele Aparecida Nascimento (pivô)
Jaqueline da Silva* (pivô)
* Atletas remanescentes do grupo

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Testes de Basquetebol Feminino no Clube Atlético Juventus

O Clube Atlético Juventus realizará testes com o objetivo da formação de suas equipes competitivas Sub-13 e Sub-15 Femininas para a temporada 2017. As garotas devem comparecer no dia da seletiva munidas do RG, mas antes devem agendar sua participação por e-mail.
Dias: 29 de novembro (terça-feira), 01 e 02 de dezembro (quinta e sexta-feira).
Nascidas em 2002 (Sub-15) e 2004/2005 (Sub-13).
Horário: 16h00
Local: Clube Atlético Juventus 
Rua Comendador Roberto Ugolini, 20 
Parque da Mooca - São Paulo (SP)
As interessadas deverão se inscrever no e-mail: katiabasquete@hotmail.com, fornecendo as seguintes informações: 
- NOME:
- RG:
- DATA DE NASCIMENTO:
- TELEFONE P/ CONTATO: 
- DADOS DO ACOMPANHANTE:
OBSERVAÇÃO: O CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS NÃO DISPONIBILIZA ALOJAMENTO PARA AS ATLETAS QUE FOREM PARTICIPAR DAS EQUIPES COMPETITIVAS EM 2017.

CBB sofrerá intervenção; COB, FIBA e Ministério comandam basquete até 2020 (Bala na Cesta)

Link: aqui!

Para Fiba, CBB precisa reformar estatuto e valorizar feminino (LANCE!)

"Saez também detectou uma grande falha na gestão da CBB em relação ao basquete feminino. Segundo ele, que na Espanha criou projeto chamado "Universo Mujer", que vem trazendo bons resultados em todas as categorias, o Brasil é o único país do mundo com dois ícones fortes no feminino (Hortência e Paula) e precisa saber explorar isso."

Matéria completa: aqui 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Bradesco Esportes realiza “peneira” para equipes de Basquete Femininos



O Programa Bradesco Esportes e Educação realizará em dezembro as chamadas ‘peneiras’, selecionando talentos para suas equipes de basquete feminino, em diversas categorias. A seleção ocorrerá no seu Centro de Desenvolvimento Esportivo, que fica na Rua Thomaz Antônio Gonzaga, 251, Jd. Cipava - Osasco-SP. A inscrição é gratuita e a candidata deverá apresentar atestado médico recente, emitido em 2016, declarando que está apta à prática de atividades físicas, caso contrário, não poderá participar da seletiva.
Além disso, deverá apresentar a carteira de identidade ou certidão de nascimento, estar acompanhada do seu representante legal e devidamente trajada para a prática esportiva (camiseta, shorts e tênis).
As interessadas realizarão a inscrição no próprio local da avaliação chegando com 30 minutos de antecedência.

·         BASQUETE (Para candidatas nascidas entre 1998 e 2003)


1ª FASE: AVALIAÇÃO TÉCNICA E TÁTICA

Data
Dia
Horários
Categorias
Anos de Nascimento
10/12/2016
SÁBADO
9h às 12h

Sub-15 a Sub-19

1998/1999/2000/2001/2002





2ª FASE: AVALIAÇÕES TÉCNICA, TÁTICA, MÉDICA E FISIOTERÁPICA (somente para as candidatas aprovadas na 1fase)

Datas
Dias
Horários
Categorias
Anos de Nascimento
10/12/2016
SÁBADO
12h às 17h
Sub-15 a Sub-19
1998/1999/2000/2001/2002

Para mais informações acesse www.bradescoesportes.com.br ou no telefone (11) 3681-8781.

Bradesco Esportes e Educação

Com 29 anos de existência, o Programa Bradesco Esportes e Educação tem como principal proposta contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo a prática de atividades esportivas nas modalidades de vôlei e basquete femininos, utilizando o esporte como principal estratégia educacional, em um processo contínuo de transmissão de valores, formando não só atletas mas também cidadãs, por meio da combinação ESPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A Tática Passaporte

Na Europa já estão em disputa as classificatórias para o Europeu do próximo ano.

São 33 países envolvidos na disputa, com tchecas (país sede) já garantidas antecipadamente. Na quadra, já conseguiram a classificação: França, Itália, Rússia, Eslovênia, Espanha, Turquia e Ucrânia. Restam oito vagas.

Fui dar uma olhada no andamento da competição, e mais uma vez me surpreendi ao ver como expediente de naturalização de atletas se apoderou do basquete feminino.

A "croata" Shavonte Zellous

As americanas de nascimento são as preferidas. Nas minhas contas, são dez.

A Bielorrússia tem  Lindsey Harding.

Na Bósnia, há Lynetta Kizer.

A Croácia ficou com Shavonte Zellous.

Na Finlândia, Krista Gross.

A Hungria se saiu com Courtney Vandersloot.

Em Israel, Alysha Clark.

Montenegro conta com os serviços de Angelica Robinson.

A Romênia tem Ashley Walker.

Na Turquia, Quanitra Hollingsworth "cobre as férias" de Lara Sanders, que disputou os Jogos do Rio.

Por fim, a Ucrânia tem Dandra Moss.

Em outras duas seleções, a importada não é Made in USA.

Portugal tem uma sérvia: Tamara Milovac.

A Espanha usa no torneio a já conhecida senegalesa Astou Ndour.

Na maioria dos casos, a naturalização é apenas um questão de ego ou de finanças, com identificação zero da jogadora com o país. Um balcão de negócios.

Taí a nova revolução tática do basquete feminino: a do passaporte.




Atraso no salário do esporte de Sto.André chega a R$ 480 mil (Diário do Grande ABC)

Link: aqui!

Basquete de Venceslau é campeão dos Jogos Escolares da Juventude

Link: aqui!

O basquete brasileiro em debate, com Paula, Alexey e Fábio Balassiano (CBN)

Link: aqui!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Venceslau retorna aos treinos sem Bárbara, Carol e Natália

Vídeo aqui.

Magic Paula - 5 Discos

FPB divulga tabela da série final do Paulista Sub-19 Feminino

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou a tabela completa da série melhor-de-três do playoff – final do Campeonato Estadual Sub-19 Feminino – 2016, envolvendo o Divino/Jundiaí e a ADC Bradesco. O primeiro confronto acontece em 23 de novembro (quarta-feira), ás 19h00 (de Brasília), no ginásio do Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco, em Osasco (SP).

O segundo jogo está agendado para 30 de novembro (quarta-feira), ás 18h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Municipal Doutor Nicolino de Lucca (Bolão), na cidade de Jundiaí (SP). Se necessária, a terceira partida ocorre no dia 02 de dezembro (sexta-feira), às 19h00 (de Brasília), também no ginásio Municipal Doutor Nicolino de Lucca (Bolão), em Jundiaí (SP). A tabela completa pode ser conferida neste link: http://www.fpb.com.br/campeonatos_proximos_jogos.php?exibir=561.

De acordo com o regulamento, a equipe que primeiro totalizar duas vitórias garante o título do Campeonato Estadual Sub-19 Feminino – 2016.


ADC Bradesco fica com título do Paulista Feminino Sub-13 da Grande São Paulo



A ADC Bradesco sagrou-se campeã do Campeonato Sub-13 Feminino da Grande São Paulo – 2016 ao derrotar o SESI-SP, na grande decisão da Fase Final, disputada no sábado (12 de novembro), no ginásio do Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco, em Osasco (SP).

O time é comandado pela treinadora Fabianna Manfredi.

Já na definição do terceiro e quarto lugares, que ocorreu na preliminar, a AD Centro Olímpico passou pelo São José Basketball/PAC-Programa Atleta Cidadão, por 49 a 46, e ficou com a medalha de bronze.



Classificação final

1º Lugar: ADC Bradesco

2º Lugar: SESI-SP

3º lugar: AD Centro Olímpico

4º lugar: São José Basketball/PAC-Programa Atleta Cidadão



ADC Bradesco conquista título da Série Ouro do Estadual Feminino Sub-15



A ADC Bradesco sagrou-se campeã da Série Ouro do Campeonato Estadual Sub-15 Feminino – 2016 ao derrotar o Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete, na grande decisão da Fase Final, disputada no dia 09 de novembro (quarta-feira), no ginásio do Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco, em Osasco (SP). Já na definição do terceiro e quarto lugares, que ocorreu na preliminar, o Apagebask – Guarulhos passou pela AE Valinhos, por 51 a 43, e ficou com a medalha de bronze. 

Os demais resultados foram estes: Apagebask – Guarulhos 64 x 66 Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete e ADC Bradesco 48 x 34 AE Valinhos (04 de novembro); Casa Garoto Tupã 51 x 39 AE Valinhos e ADC Bradesco 72 x 46 Apagebask – Guarulhos (06 de novembro).



Classificação final

1º Lugar: ADC Bradesco

2º Lugar: Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete

3º lugar: Apagebask - Guarulhos

4º lugar AE Valinhos


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Tassia Carcavalli é apresentada como reforço da Uninassau Basquete

Na tarde desta quinta-feira (17), às 17h30, a ala-armadora Tassia Carcavalli, ex-Santo André e revelação da Liga de Basquete Feminino 2014/2015, será apresentada no Centro Esportivo Salesiano, como mais novo reforço da Uninassau Basquete. Apesar de ter apenas 24 anos, Tassia já possui uma grande história nas quadras. Antes de atuar em Santo André, equipe pela qual foi campeã Paulista neste ano, a ala-armadora defendeu Americana, sendo campeã em duas temporadas (2011/2012 e 2013/2014). Em 2012, esteve presente na campanha do Brasil nas Olimpíadas de Londres. Na última temporada da LBF, disputou 20 partidas, conquistando médias de 10,1 pontos, 3,7 rebotes, 2,9 assistências, 1,8 bolas roubadas, em 33 minutos em quadra por jogo.

Tassia chega a equipe pernambucana para se juntar ao grupo que já é composto pelas armadoras Débora Costa e Ineidis Casanova, a também ala-armadora Carol Ribeiro, as alas Tati Pacheco, Ariadna Capiró, Raphaella Monteiro e Beatriz Oliveira, a ala-pivô Nicolle Chirinda e as pivôs Kelly Santos, Gilmara Justino, Lorraine Milton e Lorena Silva.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Clarissa segue bem na Euroliga




Clarissa segue muito bem em sua temporada de estréia na Euroliga. Na última rodada, sua equipe (o francês Bourges) perdeu fora de casa para o húngaro Sopron por 77 x 69. A brasileira marcou 19 pontos e 13 rebotes

Érika volta ao Salamanca



Muito querida em Salamanca, cidade na qual foi campeã da EuroLiga, a pivô brasileira Érika teve anunciado  oficialmente hoje o seu retorno à equipe do Avenida.

Junto do anúncio da chegada da Érika, o clube anunciou ainda a rescisão da pivô húngaraTijana Krivacevic.

Ainda no terreno das rescisões na Liga Espanhola Feminina, o Gipuzkoa, da brasileira Nádia, anuncia a da argentina Gisela Vega. O clube vai ficar ainda sem a sua cestinha, a senegalesa Astou Traore, que tem contrato assinado com o Galatasaray,

Uninassau é campeã dos Jogos Universitários Brasileiros


A final do basquete feminino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) não poderia ter sido mais emocionante. A Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), de Pernambuco, enfrentou a Universidade de São Paulo (UNIP), em mais uma das finais já disputadas pelos dois times em edições passadas do JUBs.
E nesta 64ª edição do JUBs, que é realizado em Cuiabá, quem levou a melhor foi a UNINASSAU-PE, que conquistou hoje o título de tetracampeã no basquete feminino. A final aconteceu nas quadras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O time de Pernambuco encerrou o placar em 66x50, com uma partida emocionante desde o início, onde o marcador permaneceu apertado durante a maior parte dos períodos. E quem confirma é a camisa 4 da UNINASSAU, Raphaella Monteiro. É um jogo que a gente já sabia que seria acirrado. Viemos preparadas para a batalha mesmo”. A estudante de Fisioterapia foi a cestinha da partida, e comemorou a vitória aos gritos de “É campeão!”.
Ninguém esperava que a final contra a UNIP fosse fácil, nem mesmo o técnico da equipe pernambucana, Roberto Dornelas. “Começamos a defesa errada, elas conseguiram abrir uma diferença de uns oito pontos. Mas, ainda no primeiro período, conseguimos recuperar. Era um jogo que a gente esperava ser apertado até o final”. Sobre conquistar o tetracampeonato no basquete feminino, o técnico enalteceu as conquistas do time. “Quatro anos seguidos já é para estar mais que satisfeito”. A UNINASSAU retorna para Recife com o sentimento de dever cumprido em mais um ano.
Aplicativo JUBs 2016
 
Acompanhe os resultados de todas as partidas que aconteceram no JUBs 2016. Baixe o aplicativo CBDU 2016, disponível nas plataformas IOS e Android.
 
Mais informações, fotos, tabelas, resultados e curiosidades sobre tudo o que acontece durante o JUBs Cuiabá podem ser encontrados no site da CBDU (www.cbdu.org.br) e nas redes sociais.
 
Jogos Universitários Brasileiros
 
O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reúne em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, são 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
 
Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
 
De 02 e 07 de novembro, o JUBs recebeu os atletas das modalidades individuais, que competiram entre 04 e 06 de novembro. De 07 a 13, foi a vez dos atletas das modalidades coletivas, que competriam entre 08 e 12.
 
O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: CBDU

Tupã Basquete é campeão Estadual Sub-14 Feminino

Notícias
O diretor da FPB, Paulo Tadeu, premia a equipe de Tupã
 
O Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete sagrou-se campeão da Série Ouro do Campeonato Estadual Sub-14 Feminino – 2016 ao derrotar a ADC Bradesco, nesta quarta-feira (09 de novembro), por 55 a 50, no duelo final acirrado, disputado no ginásio do Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco, na cidade de Osasco (SP). Na disputa do terceiro lugar, o São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta passou pelo CA Juventus/AE Arremessando no Futuro, por 45 a 42, e ficou com a medalha de bronze.
Nas rodadas anteriores desta fase decisiva, o time de Tupã, que é comandado pelo técnico Cleiton Luís Alves de Lima, passou pelo São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta (62 a 51) e CA Juventus/AE Arremessando no Futuro (63 a 55).

Classificação final 
1º Lugar: Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete
2º Lugar: ADC Bradesco
3º lugar: São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta
4º lugar - CA Juventus/AE Arremessando no Futuro

Resultados

04 de novembro (sexta-feira) 
Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete 62 x 51 São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta
ADC Bradesco 64 x 39 CA Juventus/AE Arremessando no Futuro

06 de novembro (domingo)
Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete 63 x 55 CA Juventus/AE Arremessando no Futuro
ADC Bradesco 65 x 33 São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta

09 de novembro (quarta-feira)
São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta 45 x 42 CA Juventus/AE Arremessando no Futuro
ADC Bradesco 50 x 55 Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete
 
Fonte: FPB - Assessoria

sábado, 12 de novembro de 2016

Por R$ 1,7 milhão de patrocínio em atraso, Maranhão Basquete vai à Justiça contra a Ambev

Link: aqui!

Na Espanha, Ramona sai vencedora no confronto com Nádia



As brasileiras Nádia e Isabela Ramona se enfrentaram na tarde de hoje na nona rodada da Liga Espanhola.

A vitória acabou com o Quesos El Pastor, de Ramona, ao bater o Gipuzkoa, de Nádia, por 74 a 67.

Ramona iniciou a temporada com atuações sólidas e foi cestinha do time nas primeiras rodadas. Nas últimas partidas, o rendimento caiu e a brasileira perdeu a posição de titular. Hoje jogou 19 minutos, somando 4 pontos, 4 rebotes e 1 recuperação.

Nádia repetiu um duplo-duplo: 16 pontos, 11 rebotes em 30'.

Com o resultado, os dois clubes tem a mesma campanha: três vitórias e seis derrotas.

Seletiva de Basquete Feminino em Santo André


Seletiva de Basquete Feminino em Joinville


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Corinthians e Presidente Venceslau abrem temporada da LBF no dia 15 de dezembro

Temporada 2016/2017 da LBF CAIXA começará com duelo entre duas equipes de São Paulo; confira os primeiros jogos e a forma de disputa do campeonato


Chega de espera, a temporada 2016/2017 da LBF CAIXA já está pronta para começar. Nesta quinta-feira (10/11), em reunião realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo (SP), os dirigentes de todos os clubes que disputam o campeonato nacional feminino definiram os últimos detalhes antes da bola laranja subir.

Assim como na temporada passada, o Corinthians/Pague Menos/Americana abrirá a sétima edição da história da LBF CAIXA, desta vez contra o Presidente Venceslau. A partida de abertura será realizada no dia 15/12 (quinta-feira), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). A tabela completa de jogos da temporada 2016/2017 será disponibilizada pelo departamento técnico da LBF nos próximos dias no site oficial da competição: www.ligadebasquetefeminino.com.br

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Pelo segundo ano consecutivo a LBF CAIXA será formada por seis equipes. A grande novidade desta temporada será a participação do Blumenau, equipe que representará o Estado de Santa Catarina no campeonato nacional pela segunda vez na história. O time blumenauense participou da temporada 2011/2012 e na ocasião disputou os playoffs da LBF CAIXA.

As demais cinco equipes representantes são as mesmas da última edição: Sampaio Corrêa Basquete (MA), Corinthians/Pague Menos/Americana (SP), Presidente Venceslau (SP), Santo André (SP) e Uninassau Basquete (PE), time comandado pelo técnico Roberto Dornelas que está de projeto novo mas que conta com o elenco base do América de Recife da temporada passada.

O formato de disputa do campeonato será o mesmo que foi usado na temporada passada. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.

As quatro melhores equipes da fase de classificação avançam para a fase semifinal dos playoffs, que será disputada em séries melhores de três jogos, com a equipe de pior campanha com mando de quadra no Jogo 1 e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa. Já a grande decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha sediando os jogos 1, 2 e 5* (se necessário) e o time de pior campanha atuando em casa nos jogos 3 e 4* (se necessário).

Confira os primeiros jogos da LBF CAIXA 2016/2017:

- 15/12 (quinta-feira)
20h00 - Corinthians/Pague Menos/Americana x Presidente Venceslau

- 16/12 (sexta-feira)
20h00 - Blumenau x Uninassau Basquete

- 17/12 (sábado)
19h00 - Corinthians/Pague Menos/Americana x Presidente Venceslau

- 18/12 (domingo)
17h00 - Blumenau x Uninassau Basquete

- 19/12 (segunda-feira)
20h00 - Santo André x Sampaio Corrêa Basquete

- 21/12 (quarta-feira)
20h00 - Santo André x Sampaio Corrêa Basquete

Apagebask/Guarulhos é bronze no Paulista Sub-15 Feminino de Basquete



Na última quarta-feira, 09, a equipe de basquete Sub-15 da Apagebask/Guarulhos venceu o time de Valinhos por 51 a 43, no Centro de Desenvolvimento Esportivo – ADC Bradesco, em Osasco, conquistando o terceiro lugar no Campeonato Paulista de Basquete.  

A pivô Maiara Dias, encerrou o jogo como a cestinha da partida, e está até o momento, já que ainda não foram contados os pontos de algumas partidas, ocupando o terceiro lugar na estatística geral do campeonato, e sua irmã, Maisa Dias encontra-se em primeiro lugar.

“Sei que no nosso país é muito difícil reconhecer um trabalho se não for consagrado com um título, só que esse ano, com todas as nossas dificuldades, ficamos entre os três melhores times do Estado. Estamos de parabéns. Comissão técnica e, principalmente, essas guerreiras, que aceitaram e se sacrificaram por um trabalho onde elas sabiam que jogariam em uma categoria acima”, comemora o técnico Dyego Maranini Cavalcanti.    

O calendário de competições das meninas em 2016 ainda não foi encerrado. A equipe feminina sub-17, está disputando o Play Off – Quartas de Final. As guarulhense venceram, no último dia 08, o primeiro jogo que foi contra São José, por 54 a 49, no ginásio da FIG, em Guarulhos, e luta por uma vaga na final do Campeonato Paulista.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A Frase

"Há alguns meses o [clube espanhol] IDK Gipuzkoa me contactou, mas eu estava sob contrato. Agora minha equipe no Brasil estava sem dinheiro, me chamaram novamente e eu vim."

Nádia, em declaração à imprensa espanhola

ADCF Unimed promove seletivas para base feminina

A ADCF Unimed Americana, sob coordenação de Adriana Santos, promoverá seletivas para as categorias de base do basquete feminino. Na próxima semana haverá peneiras para as atletas da região, que morem num raio de 50km, nas categorias Sub-12 a Sub-17, visando o ano de 2017. Para participar, basta comparecer na data abaixo ao ginásio do São Pedro, na Praça de Esporte Marco Antônio Gobbo, Americana (SP), com o RG original.

A ADCF Unimed busca jogadoras nascidas em 2004, 2003, 2002, 2001, 2000 e 1999. Nenhuma taxa será cobrada para fazer a peneira e não haverá exceções de dias e horários fora da programação.

A candidata que comparecer sem o RG não poderá participar das seletivas. As jovens deverão comparecer ao menos meia hora antes da peneira, trajando-se adequadamente para a prática da modalidade. Serão divididas turmas de acordo com o número de candidatas e o tempo do treino terá duração de 2 horas.

Serão avaliadas apenas as atletas que comparecerem nos dias e horários abaixo.

SELETIVAS – BASQUETE ADCF UNIMED – 2016

18/11 (sexta-feira): 15h30 às 17h30

19/11 (sábado): 10h00 às 12h00

LOCAL: ginásio do São Pedro, na Praça de Esporte Marco Antônio Gobbo (rua Francisco Lapierre, 85 – Vila São Pedro), em Americana (SP)



Equipes de Sub-14 e 15 do Tupã Basquete disputam final do Estadual nesta quarta

         
Após realizar quatro partidas muito disputadas e equilibradas no último final de semana, em Osasco, as equipes das categorias Sub-14 e Sub-15 feminino da Casa do Garoto/ Tupã/Basquete/Fecomerciários/Unimed/VSCard, sob comando do técnico Cleiton Luis Alves de Lima e acompanhadas pelo diretor Heyden Paiva, conquistaram quatro expressivas vitórias na fase final do Campeonato Estadual da Federação Paulista de Basquetebol, obtendo a classificação para a grande decisão da competição nas duas categorias.
         Nesta quarta-feira, 09, à noite, as duas equipes do Tupã Basquete enfrentam as meninas do sub 14 e sub- 15 do Bradesco/Osasco, tendo o desafio de vencer as adversárias em sua quadra para conquistar o título da competição.   
Os jogos 
          Em uma partida muito emocionante, o sub-15 feminino do Tupã ganhou da Apagebask de Guarulhos por 66 a 64, enquanto o Sub-14 derrotou São Bernardo do Campo por 62 a 51, ambos os jogos disputados na sexta-feira, 04. 
         No domingo, 06, o Sub-14 do Tupã/Basquete derrotou o C.A. Juventus por 63 a 55 e na sequência, o Sub-15 entrou em quadra para enfrentar a A.E. Valinhos, a quem venceu por 51 a 39, cujas vitórias garantiram a classificação das duas equipes para a grande final do Estadual.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Adrianinha: "Meu compromisso com o basquete continua!"

Radicada no exterior por longos anos, a armadora Adrianinha retornou ao Brasil em 2012, quando se integrou ao projeto do técnico Roberto Dornellas no Recife (inicialmente com as cores do Sport). Para a capital pernambucana, Adriana trouxe a filha Aalyah, hoje (já) com 10 anos e projetos para os últimos anos de carreira.

Sob o sol de Boa Viagem, Adriana continuou servindo a seleção, conquistou títulos, um marido (o ex-jogador Rinaldo Mafra) e até um sotaque pernambucano que soa bastante natural na voz da francana. 

Ao se despedir da seleção nas Olimpíadas do Rio e das atividades como jogadora, seu futuro profissional já parecia desenhado no atual clube de Dornellas (o Uninassau). No entanto, em aguda crise financeira, o mesmo Dornellas que a trouxe em 2012 a demitiu na última semana.

Tentando sobreviver ao furacão e num intervalo entre aulas, ela falou ao blog. Apesar de ver estruturas e sonhos ruindo, Adriana não demonstrava raiva ou rancor e preferia falar de quem ofereceu ajuda nesse momento difícil.




Confira o papo com Adriana Moisés:

Adrianinha, você voltou ao Brasil há 4 anos após mais de uma década no exterior. Desde então você se fixou em Recife e lá formou uma família. Imagino que deva ter sido um choque ver tudo isso abalado com a crise no projeto do técnico Roberto Dornellas. Como tem sido esses últimos dias?

Fiquei muito feliz em poder voltar ao Brasil e desde do inicio me apaixonei pelo Recife, tanto que me casei e fixei aqui como você disse. 
Infelizmente não faço mais parte da equipe, mas sou muito grata a tudo que vivenciei com eles até hoje. Eu e meu marido éramos dos poucos que só tinham ali como trabalho por isso imediatamente tivemos que ir atrás de emprego. 
Mas meu compromisso com o basquete continua! Estou atrás de parcerias para continuar o projeto com as crianças, que foi suspenso. O Náutico me deu oportunidade para para participar das escolinhas, mas por ser pago muitas crianças não puderam continuar. Estou conversando com algumas faculdades e também a Secretaria de Esporte, que está disposta a ajudar, pois quero muito dar continuidade ao projeto.
Resumindo: esses últimos dias foram de muita luta!

Você está recém-aposentada das quadras. Antes da sua demissão, quais papéis e projetos você havia acertado desempenhar dentro do projeto do técnico Roberto Dornelas?
                  
O projeto era o "Cestinhas do Futuro", que é do Dornellas desde da época do Sport. Eu já auxiliava diretamente há quase dois anos. Iria ficar como assistente, e principalmente continuar cuidando do projeto, do qual já fiz alguns festivais. Tinha montado uma equipe sub14 visando um sub15 para o próximo ano. Iria ajudar nos treinos específicos e aprender a rotina de um técnico. 

Estou cursando ainda a faculdade e atuo como estagiária, por isso sempre tenho que estar acompanhada de um profissional. Então melhor estágio que aquele impossível, afinal estava aprendendo e colocando em prática. 

 Até o momento, como você tem se organizado? Saiu uma nota sobre um projeto seu no Náutico. Você pode revelar os planos e tentativas suas para seu futuro profissional.    
                  
O Náutico me deu a oportunidade de continuar o que eu estava fazendo no projeto, que era estar com as crianças. Estou sendo acompanhada pelos técnicos do clube, principalmente Rildo Accioly que foi quem me ajudou a fazer esse contato. Muitas crianças não puderam migrar pois é uma escolinha paga mas já é um começo.  
Tenho procurado outros locais para desenvolver basquete e estou na expectativa que em breve consiga algumas parcerias. A Secretaria de Esportes disponibilizou a utilização de uma quadra para treinarmos e assim as meninas do sub15 continuam juntas. 
Quem está me ajudando também é o técnico Carlos Antonio que  me apresentou para algumas pessoas interessadas no basquete, alem de emprestar a quadra dele e fazer amistosos para que as meninas não fiquem sem treinar. Enfim pessoas que tem a mesma paixão pelo basquete que eu estão tentando ajudar e isso me motiva muito. 
O SESC até tentou me ajudar, mas por questões burocráticas não deu certo. 
Enfim: mais luta!                        

Você está fazendo sua transição de jogadora para técnica num momento onde o basquete feminino enfrenta uma crise terrível, com uma tremenda contração de mercado, que já é muito restrito. Como você enxerga seu futuro profissional nessa situação e quais são suas expectativas de reconstrução da modalidade?

Essa transição pra mim como ex-atleta é tranquila, pois amo estar na quadra ensinando as crianças e estou buscando essa oportunidade, mas já percebi que realmente o incentivo para a base é muito escasso. 
Sabemos que essa seria a saída a longo prazo para a reconstrução da modalidade: aumentar a quantidade de jovens praticando basquete, mas dando uma perspectiva para eles continuarem a crescer. 
Muito simples falar aqui, mas nós que amamos e seguimos principalmente o basquete feminino sabemos que o problema é bem mais complexo.

Blumenau acerta primeiras contratações para Liga Nacional de Basquete

Link: aqui!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Santo André acusa atraso no salário, Arilza diz que não segue como técnica (DGABC)

Link: aqui!

Nádia tem boa estreia na Espanha



A partida era contra o lanterna da Liga Espanhola, o Gran Canaria que não havia vencido nenhuma vez em seus sete jogos.

Nádia era recém-chegada e a pivô titular era a argentina Gisela Vega.

O cenário não era dos mais animadores para a estreia da brasileira no basquete espanhol.

Mas a pivô se saiu muito bem, somando 17 pontos e 12 rebotes na terceira vitória do Gizpukoa na competição (70-57).

Nádia jogou por 27 minutos e reduziu Vega a 13 minutos de participação (a média da argentina até então era de quase 31 minutos/jogo).

Adrianinha é a nova treinadora de basquete do Náutico

Após 20 anos de Seleção Brasileira de Basquete, com participação em cinco olimpíadas, quatro mundiais e passagem por diversos clubes do mundo, Adrianinha deixou a vida de atleta profissional para assumir uma nova missão na carreira: ser treinadora de basquete. Com contrato assinado com o Náutico, Adrianinha vai dar aulas do esporte para meninas de 6 a 12 anos de idade na quadra de basquete do clube.

As aulas vão acontecer três vezes na semana - segunda, terça e quarta, durante o horário da manhã, das 10h30 às 11h30, e da tarde, das 14h30 às 15h30. “Estou super animada. O Náutico é um clube de nome, e é uma grande oportunidade de trabalhar com crianças, que é uma coisa que eu adoro fazer. É uma realização poder passar a paixão que eu tenho pelo basquete para as crianças”, destacou a ex-atleta.

Com 25 anos de experiência como jogadora de basquete, Adrianinha espera agora poder passar tudo o que aprendeu para as alunas. “Além dos fundamentos do esporte, o que eu quero passar para as minhas alunas é o espírito de dedicação e superação, que são as duas grandes lições de um atleta”, pontuou.

De acordo com o vice-presidente de Esportes Olímpicos e Amadores, Sérgio Lopes, a chegada de Adrianinha vai ajudar o basquete alvirrubro a evoluir em Pernambuco. “Ela serve de inspiração para muitas meninas. Acredito que aqui, assim como foi na carreira inteira dela, ela vai conseguir construir uma história de sucesso”, contou.

Os interessados em fazer parte da turma da escolinha de basquete de Adrianinha devem entrar em contato com a Secretaria do Clube, pelo telefone: (81) 3243-7600.

Jaqueline Silvestre enaltece trabalho do grupo na conquista do Santo André


A ala Jaqueline Silvestre foi um dos pilares do Basketball Santo André/APABA na recente conquista do título do Campeonato Paulista Feminino – 2016. O time andreense venceu a difícil série melhor-de-três do playoff – final diante do Top Therm/Unimed/Grupo Leonardi/Sicredi/Presidente Venceslau, com duas vitórias e uma derrota.
“Esta foi uma conquista que me deixou sem palavras, pois estive ausente no início do Campeonato Paulista, já que estava com a Seleção Brasileira, mas quando voltei, vi e senti o time muito determinado, apesar das derrotas que já havíamos sofrido. Traçamos um objetivo, em que nada poderia nos atrapalhar e trabalhamos duro, dia após dia, jogo após jogo”, relata Jaqueline.
“A chegada do Bruno Guidorizzi, como assistente, também fortaleceu muito a equipe. Buscamos a superação e jogamos muito bem taticamente e coletivamente, e tivemos uma sequência muito boa de vitórias; mesmo com a derrota no primeiro jogo da série final, soubemos reverter e conseguir o título, dentro de casa e diante da nossa torcida, que foi linda”, acrescenta a experiente ala.
“Sou muito grata a Deus, aos meus familiares, a meu noivo, as minhas companheiras de time, toda comissão técnica, fisioterapeutas (Ana e Alexandre) e aos funcionários do ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, que certamente fazem parte desta conquista. Mesmo passando por problemas salariais, dois meses sem receber e sem saber ao certo o que aconteceu, pois a Prefeitura Municipal de Santo André não deu qualquer posição sobre isso, fomos guerreiras e conquistamos o título”, complementa Jaqueline Silvestre.
A série melhor-de-três do playoff – final começou em Presidente Venceslau (SP), com vitória do time da casa (69 a 60). Nos compromissos seguintes, no entanto, o Basketrball Santo André/APABA (59 a 54 e 62 a 53) se recuperou e garantiu o lugar mais algo do pódio, jogando em casa e comemorando ao lado de seu torcedor.
O próximo desafio do Basketball Santo André/APABA será a Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2016/2017. A competição nacional está prevista para começar neste mês de novembro.

 
Fonte: FPB - Assessoria

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Crise no Uninassau: Adrianinha e Érika fora, Dornelas pode não ficar para LBF

Link: http://m.jc.ne10.uol.com.br/blogs/cestinhajc/2016/11/03/crise-no-uninassau-adrianinha-e-erika-fora-dornelas-pode-nao-ficar-para-lbf/

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Com duplo duplo Clarissa conquista segunda vitória na EuroLiga



Em mais um jogo emocionante e decidido nos lances finais o Tango Bourges, time de Clarissa dos Santos, venceu a segunda partida na EuroLiga 2016/17, desta quarta-feira, dia 02/11. O time da brasileira venceu o CCC Polkowice, da Polônia, por 65 a 60, na estreia diante da sua torcida. Clarissa, mais uma vez, foi um dos destaques, marcou 15 pontos e registrou 13 rebotes, seu segundo duplo-duplo, em dois jogos, com 27 minutos e 11 segundos de atuação.

- O jogo foi muito importante para entendermos o valor do trabalho defensivo. No último quarto conseguimos vencer por 19 a 3 e isto foi fundamental para a vitória, principalmente porque jogamos em casa.  Sábado jogaremos pela liga francesa e temos que tirar o melhor de cada partida, corrigir os erros, para evoluirmos e atingir os nossos objetivos – comentou Clarissa, que após um choque com a adversária, no início do terceiro quarto, teve que se retirar da partida para atendimento médico. Com dois pontos na cabeça, no final do mesmo período, Clarissa voltou à quadra.

Após estar perdendo por 14 pontos de diferença e atrás no placar desde o primeiro período, o time de Bourges reagiu no ultimo quarto, e empatou a partida (58 a 58), faltando 3 minutos e 33 segundos, com um arremesso de meia distância de Clarissa.

O próximo compromisso na EuroLiga está marcado para o dia 9/11, quarta-feira, contra Uniqa Sopron, da Hungria, com transmissão do canal da FIBA, a partir do meio dia, no horário de Brasília.

Nádia fecha contrato com equipe espanhola

Depois de Isabela Ramona, mais uma jogadora do Sampaio Corrêa, campeão nacional da última edição da LBF, define sua transferência para a Espanha.

A vez é de Nádia Colhado, que era esperada hoje no IDK Guipuzkoa, time que ocupa a décima posição na liga local.

No clube, Nádia jogará ao lado da argentina Gisela Vega e da senegalesa Astou Traore.

O clube está desfalcado de sua principal estrela, a paraguaia Paola Ferrari, que se lesionou no início da temporada e não deve ter mais condições de jogo para o transcorrer da competição.

Corinthians/Pague Menos/Americana apresenta novidades para a LBF




Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira(03/11), no Ginásio do Centro Cívico, a diretoria do Corinthians/Pague Menos/Americana apresentou duas novidades para a disputa da LBF (Liga de Basquete Feminino) 2016/2017.

A primeira delas é a chegada da norte americana Brandie Baker, ala/pivô de 26 anos, com passagens pelo basquete da NCAA entre 2008 e 2013, WNBA (Los Angeles Sparks em 2014), Sport-PE(2014/2015) e Sampaio Corrêa(2015/2016). A segunda delas é a chegada do assistente técnico Carlos Lima, profissional que tem como as principais conquistas, o Campeonato Paulista da Série A2 de 2011, Bicampeão Paulista Sub-19 em 2013, Campeão dos Jogos Abertos em 2014 e 3º lugar da Copa América Sub-18 pela Seleção Brasileira em 2016. Recentemente, atuou como técnico do São José no Campeonato Paulista de 2016 e levou a equipe até as semifinais da competição.

A norte-americana Brandie Baker não escondeu a felicidade de estar defendendo as cores do Corinthians/Pague Menos/Americana. “Recebi o convite através do meu agente após o final da LBF. Estou bastante entusiasmada por estar defendendo as cores do Corinthians. É um clube que eu já tinha a expectativa de defender desde a minha primeira passagem aqui no Brasil e agora estou tendo está oportunidade”, comentou.

Já o assistente técnico Carlos Lima explicou quais serão suas funções a partir de agora. “Minha função será realizar alguns trabalhos de fundamento, analisar partidas da LBF através de vídeos e passar as principais características dos nossos adversários, sempre auxiliando e querendo o melhor para a equipe”, disse.

Na coletiva de imprensa estiveram presentes o secretário de esportes Edilson Bissoli, atletas e comissão técnica da equipe corintiana.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

São José é Campeão Paulista Sub-14 Feminino de Basquete - Série Prata


Nesta quarta-feira (02 de novembro), foi realizada a grande final do Campeonato Paulista Estadual Sub-14 Feminino de Basquete - Série Prata, disputada no Ginásio do Pro Visão, na cidade de São José dos Campos, onde a equipe anfitriã do São José Basketball/PAC-Programa Atleta Cidadão venceu a Associação Desportiva Centro Olímpico, por 47 a 40, sagrando-se campeã. 

Classificação Final

Campeão = São José Basketball/PAC-Programa Atleta Cidadão
Vice = Associação Desportiva Centro Olímpico 

O Quadrangular Final do Campeonato Paulista Estadual Sub-14 Feminino - Série Ouro, começa a ser disputado na sexta-feira (04 de novembro), no Centro de Desenvolvimento Esportivo - ADC Bradesco, em Osasco, com duas partidas: ADC Bradesco X C.A. Juventus/A.E. Arremessando no Futuro e Garoto/F. Comerciarios/VSCard/Unimed/Tupã Basquete X São Bernardo/ADC/AFP/Na Cesta.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Corinthians/Pague Menos/Americana derrota o XV de Piracicaba e apresenta novidades na próxima quinta-feira


Em preparação para a disputa da LBF(Liga de Basquete Feminino), o Corinthians/Pague Menos/Americana fez bonito frente ao seu torcedor e venceu o amistoso diante do XV de Piracicaba por 91 x 57(40 x 27 no primeiro tempo) em duelo realizado no Ginásio do Centro Cívico em Americana.

Na etapa inicial, a falta de ritmo de jogo das americanense ficou visível, afinal a última partida oficial disputada foi na final dos Jogos Abertos do Interior no dia 18 de setembro. Apesar disso, as americanense aos poucos foram encontrando dentro do jogo e fecharam o primeiro tempo vencendo por 40 x 27.

Na etapa final, mas soltas, as comandadas de Vendramini exploraram as deficiências das piracicabanas e conseguiram mostrar o seu melhor basquete, vencendo com facilidade por 91 a 57.

A principal cestinha da partida foi a pivô Damiris Dantas, com 17 pontos. A pivô Ega (16 pontos) e a ala/armadora Joice (16 pontos) também tiveram grande destaque.

“Por ser o primeiro amistoso, obvio que a equipe cometeria algumas oscilações. No primeiro quarto, a equipe estava um pouco travada, mas aos poucos a equipe foi se soltando e acabou tendo um grande desempenho na etapa final. Faremos mais alguns amistosos para a equipe ir se acertando, melhorando o ritmo de jogo e poder chegar 100% prontos para a estreia da LBF”, comentou o técnico Antônio Carlos Vendramini.

Clube apresenta novidades na próxima quinta-feira
Na próxima quinta-feira(03/11) às 11h00, haverá uma coletiva de imprensa para divulgar as novidades do Time de Basquete do Corinthians / Pague Menos / Americana. A coletiva será na quadra do Centro Cívico de Americana, e será aberta ao público, patrocinadores e imprensa.