segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

América de Recife vence Sampaio Corrêa fora de casa

Realizado no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), praticamente lotado, o Uninassau/América começou a partida contra o Sampaio Corrêa com total domínio em quadra, abriu grande vantagem no placar na primeira metade do jogo e, mesmo com boa grande reação da equipe mandante no fim, terminou a partida com vitória por 79 a 76.

Com o triunfo, o América de Recife agora possui campanha de 11 resultados positivos em 13 partidas disputadas (84,6% de aproveitamento). Já o Sampaio Corrêa ficou um pouco atrás na tabela de classificação, com campanha de dez vitórias em 13 partidas (76,9% de aproveitamento).

Em tarde inspirada, a ala/pivô norte-americana Lacy fechou o jogo com 22 pontos e seis rebotes, e foi a protagonista da vitória do clube esmeraldino. O América de Recife também contou com grande atuação da pivô Érika de Souza, com duplo-duplo de 17 pontos e dez pontos, e também da armadora Tainá Paixão, com 15 pontos.

No sufoco, Corinthians vence Maranhão

Depois de abrir grande vantagem de 12 pontos na primeira etapa, o Corinthians/Americana viu o Maranhão Basquete dominar a segunda metade do jogo e se recuperar no placar, porém, com boa reação nos instantes finais da partida, realizada no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), o time alvinegro voltou à liderança do placar no final e fechou o duelo com resultado positivo por 66 a 62.

Com a vitória no encerramento da rodada dupla de jogos contra o Maranhão, a equipe alvinegra agora possui campanha de 12 vitórias em 14 partidas disputadas na fase de classificação da LBF (85,7% de aproveitamento). Já a equipe maranhense também disputou 14 partidas na LBF, porém possui apenas cinco resultados positivos (35,7% de eficiência).

Após a partida deste sábado, o Sampaio Corrêa e o América de Recife voltam a se enfrentar na LBF na próxima segunda-feira (29/02), novamente no Ginásio Castelinho, às 20 horas (de Brasília). Na sequência da LBF, o Americana terá o Sampaio Corrêa como adversário nos dias 08 e 09 de março, em duelos no Ginásio do Centro Cívico de Americana, ambos às 20 horas (de Brasília).

Impecável no fim, Corinthians/Americana vence Maranhão

Por 30 minutos foi difícil, mas o Corinthians/Americana tornou a partida fácil e venceu o Maranhão Basquete. Depois de três períodos de muito equilíbrio no duelo realizado no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), a equipe alvinegra foi dominante nos dois lados da quadra durante o período final (23 a 9) e fechou a partida com boa vitória pelo placar de 85 a 67.

Com o resultado positivo desta noite, o Americana agora possui campanha de 11 vitórias em 13 partidas disputadas na LBF (84,6% de aproveitamento). Já Maranhão também disputou 13 jogos, porém possui apenas cinco triunfos no campeonato (38,4% de aproveitamento).

Com 20 pontos, seis rebotes e quatro assistências, a pivô Damiris terminou a partida como a grande protagonista da vitória do Americana. A armadora Joice, do Americana, fechou o duelo contra a equipe maranhense com oito pontos, oito rebotes e nove assistências, e flertou com um triplo-duplo.

Maranhão supera Presidente Venceslau e volta a vencer

O Maranhão Basquete voltou a vencer na LBF. Novamente fora de casa, no Ginásio da UNIESP, no interior do Estado de São Paulo, a equipe maranhense se deu melhor em um duelo equilibrado do primeiro ao último minuto contra Presidente Venceslau e saiu de quadra com importante vitória pelo placar de 58 a 54.

Mais uma vez a equipe maranhense contou com grande trabalho da cubana Clenia Noblet para vencer. A pivô foi dominante dentro do garrafão e terminou o duelo com 20 pontos, seu recorde pessoal na LBF, e seis rebotes. A armadora cubana Ineides Casanova, dona de 11 pontos, oito bolas roubadas, seis rebotes e três assistências, também se destacou no triunfo maranhense.

Com a vitória, agora Maranhão defende campanha de cinco resultados positivos em 12 partidas disputadas na sexta edição da LBF (41,6% de aproveitamento). Já Presidente Venceslau possui apenas um triunfo em 14 partidas no campeonato nacional (7,1% de aproveitamento).

"Hoje a gente veio com outra postura dentro de quadra. Fico muito feliz com meu desempenho e muito mais pela atuação da minha equipe, que jogou bem e conseguiu uma rápida recuperação no campeonato", disse a pivô Iza, do Maranhão.

A equipe maranhense segue no Estado de São Paulo, já que enfrenta nos dias 26 e 27 de fevereiro o Corinthians/Americana, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP). Já Presidente Venceslau volta a atuar na LBF no dia 04/03, em duelo contra o Uninassau/América, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE).

"Eu acho que nossa equipe não conseguiu jogar no erro do time do Maranhão, coisa que elas fizeram com êxito e saíram de quadra com vitória merecida. Agora precisamos ver onde que nós erramos e se concentrar para as próximas partidas", comentou a armadora Natalinha, do Presidente Venceslau.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Em casa, Presidente Venceslau vence a 1ª na temporada

Pela primeira vez na sexta edição da LBF o Presidente Venceslau saiu de quadra com resultado positivo. Depois de doze partidas sem vencer, a equipe do interior do Estado de São Paulo apresentou desempenho dominante no início do duelo, não deu chances de reação ao Maranhão Basquete no decorrer do jogo e terminou a partida com vitória pelo placar 72 a 58.

Após a partida, Presidente Venceslau agora possui campanha de uma vitória em 13 partidas realizadas na LBF. Já Maranhão, que viu sua sequência de quatro triunfos seguidos chegar ao fim, agora possui quatro vitórias em 11 partidas disputadas no campeonato nacional (36,3% de aproveitamento). 

Para vencer, a equipe do interior do Estado de São Paulo contou com grande atuação da ala argentina Andrea, que fechou o jogo com 14 pontos e seis assistências, e também da dupla da ala Karen e da pivô Flávia Luíza, com 13 pontos cada. Na equipe maranhense, destaque para a pivô cubana Clenia Noblet, com 14 pontos e três rebotes.

As duas equipes voltam a se enfrentar na LBF nesta quarta-feira (24/02) novamente no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP), desta vez às 21h30 (de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

América de Recife vence e embola novamente liderança

Em duelo marcado por grande equilíbrio, o Uninassau/América foi melhor no final e conquistou importante vitória na LBF. Nesta segunda-feira, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas enfrentou dura partida contra o Santo André/APABA, porém com bom desempenho nos últimos minutos, venceu por 57 a 52 e embolou o topo da tabela do campeonato novamente.

Com a vitória, o América de Recife, dono de dez triunfos em 12 partidas LBF, agora possui mesma campanha de Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa, e os três times dividem a liderança da tabela da LBF. Já Santo André possui duas vitórias em 14 partidas e segue na quinta colocação da tabela.

Para sair de quadra com a vitória, a equipe pernambucana contou com grande atuação do trio formado pela armadora Adrianinha, com 13 pontos e cinco rebotes, pela ala Ariadna, com 12 pontos e seis rebotes, e pela ala/pivô Lacy, com 11 pontos e nove rebotes.

Na sequência da LBF, o América de Recife terá uma rodada dupla de jogos contra Sampaio Corrêa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), nos dias 27 e 29 de fevereiro. Já Santo André volta a atuar na LBF apenas no dia 1º de março, em duelo contra o Maranhão, que também terá o Ginásio Castelinho como palco.

Donos de sequências opostas, Presidente Venceslau e Maranhão se enfrentam

Ainda sem vencer na atual edição da LBF, o Presidente Venceslau recebe o Maranhão Basquete, que defende sequência de quatro vitórias seguidas, para o início da rodada dupla nesta terça-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da UNIESP, no interior do Estado de São Paulo.

Além do confronto desta terça, as duas equipes voltam a se enfrentar também na quarta-feira (24/02), também no Ginásio da UNIESP, desta vez às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

América de Recife vence e segue em busca dos líderes

Na manhã deste domingo, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), o Uninassau/América abriu grande vantagem ainda no primeiro tempo, se manteve soberano em quadra durante os 20 minutos finais e fechou o duelo contra Santo André/APABA com vitória pelo placar de 86 a 63.

Com o resultado positivo, o América de Recife agora possui campanha de nove vitórias em 11 partidas disputadas na LBF (81,8% de aproveitamento). Já a equipe andreense possui campanha de duas vitórias em 13 partidas disputadas (15,3% de eficiência). 

A experiente armadora Adrianinha terminou a partida com 16 pontos, seis rebotes e três assistências, e foi fundamental para a vitória de seu time. A equipe pernambucana também contou com grande desempenho da ala Ariadna, com 17 pontos, sete bolas roubadas e seis rebotes, e também da pivô Erika de Souza, com duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes.

Depois de partida desde domingo, América de Recife e Santo André voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (22/02), novamente no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), às 20 horas (de Brasília).

Confira os resultados e próximos jogos da LBF 2015/2016:

21/02 - Domingo

América de Recife 86 x 63 Santo André

22/02 - Segunda-feira
20h - América de Recife x Santo André

23/02 - Terça-feira
20h - Presidente Venceslau x Maranhão

24/02 - Quarta-feira
21h30 - Presidente Venceslau x Maranhão - Ao vivo no SporTV

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Magic Paula na Entrevista da Semana do Lance!

Primeira Parte: Vai ser uma ressaca brava após a Olimpíada', diz Magic Paula

Segunda Parte: Magic Paula diz que nunca aceitaria trabalhar na CBB

Sampaio Corrêa vence e volta a deixar liderança da LBF dividida

O Sampaio Corrêa Basquete conquistou sua 10ª vitória e voltou ao topo da tabela da LBF. Atuando mais uma vez longe de casa, a equipe maranhense iniciou a partida contra Presidente Venceslau a todo vapor, administrou a liderança do marcador durante toda a partida e fechou o duelo com vitória pelo placar de 65 a 52.

Com a vitória, o Sampaio Corrêa agora é dono da campanha de dez vitórias em 12 partidas disputadas na LBF (83,3% de aproveitamento), mesma campanha do Corinthians/Americana, porém a equipe maranhense leva vantagem no confronto de desempate. Por sua vez, Presidente Venceslau segue sem vitória em 12 partidas no campeonato nacional. 

Dominante no garrafão, a pivô Nádia Colhada fechou o jogo com 18 pontos e sete rebotes, e foi peça fundamental para a vitória de seu time. O Sampaio Corrêa também contou com atuações importantes da pivô Karina, com oito pontos e 11 rebotes, e da ala Iziane, com 12 pontos.

O time maranhense agora enfrenta o Uninassau/América, no dia 27/02, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 18 horas (de Brasília). Já Presidente Venceslau volta a entrar em quadra na LBF na próxima terça-feira (23/02), em confronto contra o Maranhão, no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP), às 20 horas. 

Em momentos diferentes, América de Recife e Santo André se enfrentam no domingo 

Neste domingo (21/02), às 10 horas (de Brasília), Uninassau/América e Santo André/APABA dão início a rodada dupla de jogos entre dois times que vivem momentos totalmente diferentes no campeonato. 

Embalado por boa vitória sobre o Americana, o time pernambucano busca duas vitórias contra a equipe andreense, que não vence na LBF há oito partidas, para embolar o topo da tabela da LBF e deixar o liderança novamente dividida entre dois times. 

Chuca tem lesão confirmada e fica três meses afastada das quadras (Blog do Americanáticos)

Link: aqui!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sampaio domina Venceslau e segue de olho na liderança



Nesta quarta-feira, o Sampaio Corrêa Basquete confirmou sua incessante busca à liderança da temporada 2015/2016 da LBF. Fora de casa, a equipe maranhense dominou o Presidente Venceslau e saiu do Ginásio da UNIESP com uma bela vitória, pelo placar de 74 a 50.

Com o resultado como visitante, o time da técnica Lisdeivi Pompa chegou ao seu nono triunfo em 11 partidas (81,8% de aproveitamento) e segue firme na vice-liderança da competição nacional, atrás apenas do líder Corinthians/Americana, que tem dez êxitos em 12 partidas (83,3% de aproveitamento).

Para sair de quadra com mais um triunfo na LBF 2015/2016, o Sampaio Basquete contou com grandes atuações da pivô Nádia, responsável por 16 pontos e cinco rebotes, da pivô Karina com 13 e oito rebotes, e da armadora norte-americana Wheeler, que deixou a quadra com sete pontos, nove rebotes, seis assistências, três roubos de bola e 20 de eficiência.

Sem perder tempo, as duas equipes voltarão à quadra já nesta quinta-feira (18/02), às 20 horas (de Brasília), novamente no Ginásio da UNIESP, para o segundo jogo da "série" entre elas.

Corinthians/Americana alcança 10º triunfo ao vencer Santo André

Mais uma vez fora de casa, em jogo realizado no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo (SP), Santo André/APABA e Corinthians/Americana protagonizaram uma partida com duas etapas completamente diferentes: a primeira com muito equilíbrio e a segunda com total domínio de Americana, que conseguiu fechar o clássico com vitória folgada pelo placar de 73 a 49.

Com a vitória, a equipe corintiana agora possui campanha de dez vitórias em 12 partidas (83,3% de aproveitamento) e segue isolada na liderança da LBF, com dois jogos a mais que América de Recife e Sampaio Corrêa. Já Santo André conquistou apenas duas vitórias em 12 partidas pelo campeonato nacional (16,6%).

Para sair de quadra com a vitória, o Americana contou com grande desempenho da pivô Gilmara, dona de duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes. Quem também terminou o jogo com grande destaque na vitória corintiana foi a experiente ala/armadora Karla Costa, que anotou 19 pontos, recuperou seis rebotes e roubou quatro bolas.

Após conquistar mais um resultado positivo na LBF, o líder Americana agora se concentra para enfrentar o embalado Maranhão em rodada dupla nos dias 26 e 27 de fevereiro, ambos no Ginásio do Centro Cívico, em Americana. Já Santo André viaja até o Nordeste do Brasil para enfrentar o Uninassau/América nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE).

Piracicaba também não disputará Paulista

A Diretoria da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 17, o planejamento da entidade e os compromissos da equipe adulta feminina para a temporada 2016.

O elenco adulto feminino do técnico Ariel Rodrigues vai disputar o torneio adulto que é organizado pela ARB (Associação Regional de Basquetebol de Iracemápolis), previsto para começar no mês de abril. A equipe adulta entra em quadra para defender a cidade de Piracicaba nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

O tesoureiro da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, Augusto Cesar Mafia, disse que a entidade vai continuar desenvolvendo seu trabalho baseado na realidade orçamentária disponível. “Nada será feito sem planejamento, tanto para o masculino como feminino. Fechamos 2015 com as contas pagas e vamos continuar honrando o trabalho que está sendo desenvolvido como seriedade e responsabilidade.” – enfatizou Mafia.

Sem recursos, Recra libera as principais jogadoras (A Cidade)

Link: aqui!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Hortência, Paula, Amor e Paixão

É mais uma daquelas entrevistas na Ilha de Caras, mas perguntada pela enésima vez sobre a relação com Paula, Hortência fez um belo resumo:

"Não convivemos muito, porque somos bem diferentes, de temperamento, maneira de viver. Mas tenho um sentimento por ela, não sei nem explicar, de amor, paixão, respeito, admiração."

Clarissa brilha em nova derrota na Turquia



Ainda não foi dessa vez que Clarissa conseguiu comemorar uma vitória em solo turco.

Mas ao menos a brasileira teve uma atuação de gala na partida em que o seu Orduspor (cada vez mais lanterna da liga local) perdeu para o Hatay, o vice-líder, por 84-77.

No jogo, Clarissa jogou 36 minutos e chegou a incríveis 34 pontos e 12 rebotes.

Os números são ainda valorizados pelo garrafão adversário ser composto pela húngara Anna Vajda e pela americana Courtney Paris.

Fora de casa, Corinthians/Americana vence Santo André

Além de sair de quadra com a vitória no clássico, a equipe alvinegra venceu pela 11ª vez na LBF 2015/2016 e assumiu a liderança da tabela, com uma vitória e um jogo a mais que seus rivais


O Corinthians/Americana voltou a ser líder isolado da LBF. Fora de casa, no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo (SP), a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini iniciou o clássico contra o Santo André/APABA a todo vapor, logo abriu grande vantagem no placar e fechou a partida com vitória por 68 a 52.

Com a vitória, agora a equipe alvinegra possui campanha de nove triunfos em 11 partidas disputadas na LBF (81,8% de aproveitamento) e assumiu novamente a liderança da LBF, com uma vitória e uma partida a mais que Sampaio Corrêa e América de Recife. Já Santo André possui campanha de duas vitórias em 11 partidas disputadas no campeonato nacional (18,1% de eficiência).
Mais uma vez a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini contou com grande desempenho da jovem pivô Damiris, que fechou o jogo com duplo-duplo de 24 pontos e 12 rebotes. Pelo lado de Santo André o destaque ficou por conta da ala/armadora Tássia, que saiu de quadra com 14 pontos, seis assistências e cinco rebotes.

Após a partida desta segunda-feira, Santo André e Americana reeditam o clássico do Estado de São Paulo nesta terça-feira, novamente no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região do ABC de São Paulo, às 20 horas (de Brasília).

Em entrevista à jornal de Bauru, Barbosa afirma que Adrianinha, Iziane, Érika, Clarissa, Damiris, Nádia e Kelly tem "em tese" vagas garantidas no time olímpico

A matéria completa está: aqui!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Buemba! Vai ter amistoso Brasil e Cuba!

Nota do blog Cestinha dá uma dimensão de como a preparação da seleção feminina para os Jogos Olímpicos está completa, elaborada, definida e vitaminada como a CBB insiste em repetir.

Pois é, segunda a nota do Diego Toscano, se avalia a possibilidade de um amistoso contra Cuba em Recife.

Animados?




Clarissa tem contrato renovado na WNBA



Hoje o Chicago Sky anunciou oficialmente a renovação do contrato da pivô brasileira Clarissa.

Anteriormente a jogadora vinha declarado que participaria novamente dos "training camps" para confirmar uma participação pela equipe na temporadam 2016 da WNBA.

A confirmação veio acompanhada de novas menções elogiosas da treinadora Pokey Chatman, que classificou a brasileira como uma "jogadora física e inteligente" e afirmou (em tradução livre) que a pivô teve uma transição segura em sua temporada de estreia na liga.

Por enquanto, Clarissa segue na Turquia.

No último domingo, seu time (o Orduspor) teve nova derrota. Dessa vez para o Adana (ex-time de Érika) por 77-89. Eliminada com cinco faltas, Clarissa teve 15 pontos e 10 rebotes em 30'.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Em temporada tensa e de crise, LBF acumula equilíbrio, problemas e perde exposição na Tv

Foi encerrado na última sexta-feira o primeiro turno da quinta edição da LBF, a primeira sob o comando da LNB, mesma entidade que gere o Novo Basquete Brasil (NBB).

Em temporada de crise e tensão intensas, há dois aspectos positivos a se registrar. Houve uma melhora considerável no site da competição e no serviço de estatísticas. E houve um equilíbrio intenso entre os três primeiros colocados, que exibiram campanhas idênticas nessa fase.

Por outro lado, há problemas sérios. A ideia de rodadas duplas para aumentar o movimento dos apenas seis clubes se mostrou enfadonha para o público e cansativa para as atletas. O nível de exposição pela Tv caiu demais. Durante todo o primeiro turno, o Sportv fez apenas uma transmissão da Liga. Até o fim da fase regular estão previstas mais duas partidas. Essa redução de transmissões atingiu também a atual temporada do NBB, num movimento que sugere uma contração do espaço na grade do canal para o basquete nacional em função das transmissões da NBA.

O primeiro lugar (pelos critérios de desempate) do estreante Sampaio Correa reforça a boa impressão sobre o comando de Lisdeivi e a força de Iziane e Nádia no mercado doméstico. Merecem menções ainda a habilidosa Wheeler, uma titubeante Ramona e Palmira sendo Palmira (o suficiente para se colocar na bolsa de apostas para o Rio 2016 depois de uma inesperada participação no evento-teste). Único clube a furar o boicote à seleção, o clube pareceu algo cansado nos seus compromissos nesse ano (o confronto com o lanterna da competição), mas deve ser algo momentâneo. O lado mais frágil do time está no garrafão. Com Nádia contundida, sobe nível de exigência sobre Karina Jacob e Carina Souza (ambas em temporada pouco inspirada) e sobre a pouco utilizada Fernanda Bibiano.



Na segunda posição, o América de Recife não convenceu muito nessa etapa. Se são admiráveis em Roberto Dornellas sua ousadia, sua disposição e seu ímpeto vencedor, por outro lado beiram ao constrangimento sua pouca habilidade dentro de quadra e sua indigência tática. O time sobrevive muito em função da força individual de seu elenco e tem o privilégio de contar com sete jogadoras mais efetivas (Lacy, Kelly, Ariadna, Érika, Adriana, Tainá e Tati) e seis opções num banco que inclui nomes como Débora, Fabiana Caetano e Franciele.  Repetindo o roteiro das demais temporadas, o favorito pode perder para si mesmo.



Na terceira posição, empatado com os dois outros, é surpreendente que Americana ainda esteja de pé depois de estar no olho do furacão. O time começou a temporada com um elenco reduzido, perdeu sua melhor jogadora (Clarissa), ficou com apenas duas pivôs e ainda assim lutou bravamente. Time bastante envelhecido, o clube acusou seu cansaço nas segundas partidas e sofreu duas derrotas acachapantes (por 33 pontos para o Sampaio e por 23 para o América). Para voltar a surpreender como na temporada passada, o caminho dessa vez é ainda mais difícil e o cobertor segue curto. Se Babi e Joice sozinhas foram bastante irregulares no ano passado, a combinação das duas no time titular reforça a má impressão. Embora a argentina Melissa Gretter seja naturalmente mais talentosa que as duas, a opção de Vendramini é que ela comece no banco; repetindo a (estranha) estratégia que usou no ano anterior ao colocar Palmira como titular e Karla como reserva. Se Gilmara e Damiris (que evolução técnica e física!) vinham sendo brilhantes no garrafão e Karla e Chuca se viravam como podiam nas alas, o segundo turno promete mais emoções. Parece provável que o clube efetive Boulet em seu elenco e encoste Gelis, fazendo das laterais (antes fartas) seu novo calcanhar de aquiles. Com o agravante de que Chuca se machucou na última rodada e com a presença (ainda) fraca de Izabella Sangalli, o cenário é bem complicado.



Na quarta colocação, o Maranhão Basquete começou como sempre: desorganizado, elenco incompleto e em más condições técnicas e físicas. Tudo aquilo que foi minando temporada a temporada o que o clube tinha de mais precioso: sua bela e apaixonada torcida. O clube das multidões se tornou um clube sem torcida num exemplo imperdoável de má gestão. Se a torcida ainda não voltou, ao menos a chegada das cubanas Casanova e Noblet deu um novo fôlego ao clube dentro de quadra. O técnico Carlos Lima tem driblado a irregularidade de suas alas apostando no revezamento entre elas. E assim Paty (em especial) e tamém Luana, Joice e Leila vão tocando o barco. São notáveis ainda os esforços da veterana Êga e da novata Letícia (outro talento esquecido jogando Segunda Divisão Paulista). É provável que o time dê mais trabalho nesse segundo turno, mas parece incapaz de invadir o domínio dos três grandes.



Acompanhar a quinta posição do resistente Santo André é uma atividade melancólica. Clube histórico no basquete feminino do país, a equipe paulista já teve patrocinadores, elenco e trabalho de base fortes. Mas temporada a temporada esses ingredientes tem minguado por lá. Se na primeira edição do torneio, a bravura de Lais Elena e Arilza agarrou a taça mesmo nesse cenário, nas temporadas seguintes a química do milagre não se deu. Com um time principal também já envelhecido, o time acusa o desgaste. As duas jogadoras que poderiam romper esse marasmo (Sassá e Tássia) travam uma luta diária em que o enorme talento de ambas é apequenado pelas limitações físicas. Força para se reinventar, Santo André.



Por fim, Venceslau ocupa uma incômoda lanterna. Há pouco a se comentar do time do técnico Flavio Prado. Mas o principal é que o time faz escolhas técnicas bastante equivocadas, que mesmo a chegada das argentinas Ornella e Andrea não tem conseguido abrandar.

Que venha o segundo turno!



sábado, 6 de fevereiro de 2016

América de Recife vence clássico e liderança fica dividia entre três equipes


Na segunda partida da rodada dupla de jogos, o Uninassau/América escreveu história diferente do duelo anterior, ao dominar completamente o jogo contra o Corinthians/Americana e fechar a partida com vitória tranquila pelo placar de 90 a 67. 

Para sair de quadra com a vitória, o América de Recife contou com grande atuação da ala/pivô norte-americana Lacy, com 17 pontos. A ala Ariadna também foi uma das grandes peças da vitória do América de Recife nesta sexta, ao anotar 18 pontos e recuperar nove rebotes.

O América de Recife volta a atuar na LBF apenas no dia 21 de fevereiro para dois duelos contra o Santo André/APABA, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE). Já o Corinthians/Americana voltará a atuar na LBF mais cedo, nos dias 15 e 16 de fevereiro, e terá o mesmo adversário de seu rival, o Santo André.

Vivendo grande fase, Maranhão bate Santo André 

Mais uma vez ao lado de seu torcedor, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), o Maranhão Basquete conseguiu um resultado positivo na LBF. Depois de primeira etapa repleta de erros e aproveitamento baixo nos arremessos, a equipe mandante voltou para o 3º período com outro postura dentro de quadra, dominou a parte final do duelo contra o Santo André/APABA e venceu a partida por 76 a 50.

Para sair de quadra com a vitória, a equipe maranhense contou com grande atuação da ala Patty, que fechou a partida com 18 pontos. Outra atleta do Maranhão que teve atuação crucial para a vitória de hoje foi a armadora cubana Casanova, que flertou com um triplo-duplo, com 13 pontos, oito rebotes e sete assistências.

Após a partida desta noite, o Maranhão agora possui campanha de quatro vitórias em dez jogos realizados na LBF (40,0% de aproveitamento), e o Santo André continua com apenas dois triunfos em dez jogos disputados (20,0%).

Corinthians/Americana vence América de Recife e assume liderança


O atual bicampeão Corinthians/América mostrou a força de seu time e voltou a liderança isolada da LBF. Diante de um Ginásio de Esportes Wilson Campos lotado, a equipe do interior do Estado de São Paulo foi dominante na primeira etapa de partida, segurou a vantagem no segundo tempo e fechou o duelo com vitória por 70 a 64. 

Para sair de quadra com o triunfo, o Americana contou mais uma vez com grande atuação da jovem pivô Damiris, que terminou o duelo com expressivo duplo-duplo de 21 pontos e 16 rebotes recuperados, e também da ala/armadora Karla Costa, com 20 pontos, e a pivô Gilmara, com 17 pontos e oito rebotes. 

Com a vitória, o Corinthians/Americana agora é dono da campanha de oito triunfos em nove partidas na LBF (88,8% de aproveitamento) e voltou a ser líder isolado da tabela de classificação do campeonato. Já o América de Recife, além de perder a liderança da LBF, também perdeu a 2ª colocação para o Sampaio Corrêa e agora é o terceira colocado (77,7% de aproveitamento).

Em casa, Maranhão vence Santo André e assume quarta colocação 

O Maranhão Basquete deu sequência à seu bom momento na LBF e venceu a terceira partida seguida no campeonato. Atuando ao lado de seu torcedor, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), a equipe maranhense dominou completamente o 2º e 3º período do duelo contra Santo André/APABA, não deu chances de reação a seu rival e fechou a partida com vitória pelo placar de 70 a 57. 

A grande protagonista da vitória do Maranhão foi a pivô cubana Noblet, que saiu de quadra próxima de um duplo-duplo, ao anotar 15 pontos e recuperar nove rebotes. Pelo lado de Santo André, destaque para as pivôs Simone, com 16 pontos e sete rebotes, e Tatiana, dona de duplo-dupla de 12 pontos e 11 rebotes.

Com a vitória, Maranhão agora possui campanha de três vitórias em nove partidas disputadas na LBF (33,3% de aproveitamento) e está na quarta colocação. Já Santo André possui dois triunfos em nove partidas (22,2%).

Damiris usa experiência dos EUA para brilhar no Brasil e sonha com Rio 2016 (Globoesporte.com)

Link: aqui!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Érika de Souza renova contrato com Chicago Sky, da WNBA



Érika de Souza, pivô da Seleção Brasileira, renovou oficialmente seu contrato com o Chicago Sky, equipe da WNBA (liga norte-americana de basquete feminino), para a sua décima primeira temporada no torneio. A jogadora mantém o seu vínculo com o elenco comandado pela técnica Pokey Chatman, um dos mais cogitados a levar o título em 2016.

"Renovar esse contrato com o Chicago Sky é motivo de muita alegria e orgulho para mim, pois é uma das principais franquias da WNBA atualmente", afirmou Érika. "Desde o momento que cheguei por lá a técnica falou sobre os seus planos e fui muito bem acolhida por um time que já estava bem entrosado e em alta".

A mudança de Érika de Souza para o Chicago aconteceu na metade da temporada de 2015. Em sua longa trajetória na liga, já havia jogado no Los Angeles Sparks, em 2002 - ano no qual foi campeã, Connecticut Sun, em 2007, e Atlanta Dream, do qual fez parte de 2008 até a transferência para o Sky, e onde alcançou recordes em todos os fundamentos.

Em seu novo time, a brasileira passou a ser companheira de sua compatriota Clarissa dos Santos, além da MVP da temporada de 2015, Elena Delle Donne, Tamera Young, com quem jogou no UNINASSAU/América, pela LBF 2014/2015, Cappie Pondexter, uma das principais alas do basquete feminino mundial e Alex Quigley, a 6th Woman of the Year.

Juntas, a equipe conquistou a melhor campanha da história da WNBA e chegou até a primeira fase dos playoffs, quando foram derrotadas pelo Indiana Fever, atual vice-campeão do torneio. Agora, as expectativas são ainda mais positivas.

"No ano passado o Sky passou por algumas mudanças muito grandes. Tivemos tudo para ganhar o campeonato, mas algumas adaptações precisavam ser feitas. Elas ficaram sem pivô até a metade da temporada, que foi quando eu cheguei. Agora vamos começar definitivamente juntas, desde o dia um, sem nenhuma peça faltando", disse Érika, que em 2015 teve a função de substituir uma das principais pivôs do mundo, Sylvia Fowles.

"Nossa motivação é uma só: sermos campeãs e levarmos um anel para Chicago, que é uma cidade tão tradicional no basquete. Sabemos que temos totais condições de chegar nesse objetivo e não vamos lutar por nada menos do que isso", finaliza a jogadora.

"Desde o ano passado, quando participou da troca que envolveu a Sylvia Fowles, a Érika assumiu um compromisso com o Chicago Sky e foi muito recebida por lá. Ela gostou muito de jogar nesse time, então a renovação foi algo que aconteceu naturalmente. Fico muito feliz pela concretização, afinal, ela é uma das maiores reboteiras da história da WNBA e nada mais justo do que estar em um dos times mais importantes do campeonato", afirma Fabio Jardine, agente da jogadora.

Essa será a décima primeira temporada de Érika de Souza na WNBA. Em toda a sua trajetória, a pivô alcançou marcas históricas para uma estrangeira no campeonato. Atualmente, é a 16ª maior reboteira da história, com média de 7,3 bolas recuperadas por partida. Além de Lauren Jackson (décima posição), a brasileira é a única jogadora de fora dos Estados Unidos a figurar entre as 20 mais relevantes neste fundamento.

O primeiro jogo de Érika de Souza e do Chicago Sky na temporada de 2016 da WNBA será no dia 14 de maio, contra o Connecticut Sun, na Allstate Arena, em Chicago. Logo em seguida o time enfrenta o campeão Minnesota Lynx, em 18 de maio.

WNBA lança calendário, e preparação do Brasil será ‘testada’ (Bala na Cesta)

Link: aqui!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Após 20 anos no Sport, técnico Rildo Accioly é desligado do clube (Cestinha JC)

Link: aqui!

Kátia Denise é reforço de Americana

Além da já divulgada chegada da pivô cubana Boulet e da ala Gabi (que estreou nas partidas contra Venceslau), o time de Americana terá para o restante da temporada também a pivô Kátia Denise, que disputou o Paulista pela equipe de São Bernardo do Campo.

Na sequência da 6ª semana, Sampaio Corrêa vence Presidente Venceslau


O Sampaio Corrêa Basquete não deu chances ao Presidente Venceslau nesta terça-feira. Atuando ao lado de seu fanático torcedor, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), a equipe maranhense conseguiu impor seu ritmo de jogo desde o início, não deixou que seu rival reagisse e fechou a partida com vitória pelo placar de 71 a 55.

Figura sempre presente entre as peças principais do Sampaio Corrêa, a armadora norte-americana Erica Wheeler voltou a ser destaque, ao fechar a partida com 22 pontos, seis rebotes e quatro assistências. O Sampaio Corrêa também contou com boas atuações das alas Iziane, com 15 pontos e cinco rebotes, e Isabela Ramona, com 16 tentos anotados.

Com a vitória, o Sampaio Corrêa se manteve na terceira colocação da fase de classificação da LBF, com campanha de sete vitórias em nove partidas disputadas (77,7% de aproveitamento), mesmo número de vitórias dos líderes Americana e América, porém com uma partida a mais. Já a equipe do interior do Estado de São Paulo entrou em quadra no campeonato nacional pela nona vez e ainda não conquistou nenhum resultado positivo.

Após o duelo desta noite, Sampaio Corrêa e Presidente Venceslau voltam a se enfrentar no Ginásio Castelinho nesta quarta-feira, novamente às 21 horas (de Brasília).