sábado, 30 de janeiro de 2016

Clarissa estreia com derrota na Turquia

Contrariando os prognósticos, Clarissa já estreou hoje na Liga Turca.

A brasileira esteve por 39 minutos na derrota do Orduspor para a Universidade Yakin (86-65) e marcou 10 pontos e 13 rebotes.

Maranhão vence Presidente Venceslau e conquista 1ª vitória da temporada

O Maranhão Basquete se deu melhor no duelo entre as equipes que ainda não haviam conquistado vitórias na temporada 2015/2016 da LBF. Atuando ao lado de seu torcedor, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), a equipe maranhense abriu grande vantagem de 16 pontos no placar, freou a reação do Presidente Venceslau e fechou o duelo com triunfo pelo placar de 62 a 56.

A pivô cubana Clenia Noblet foi a grande protagonista da vitória do Maranhão. Com atuação expressiva no garrafão, a pivô fechou a partida com 17 pontos e nove rebotes recuperados. Também cubana, a armadora cubana Ineidis Casanova anotou 14 pontos, deu quatro assistências, recuperou quatro rebotes e roubou três bolas, logo em sua primeira partida com as cores do Maranhão.

Com a vitória conquistada neste sábado, o Maranhão agora possui campanha de um triunfo em sete partidas na LBF (14,7% de aproveitamento). Já Presidente Venceslau, que contou com grande atuação da ala Karen, com 18 pontos e oito rebotes, também disputou sete partidas, porém segue sem vitórias no campeonato nacional.

Após a partida deste sábado, Maranhão e Presidente Venceslau voltam a se enfrentar amanhã (31/01) novamente no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), desta vez às 17 horas (de Brasília).

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Uma "novidade" em Americana



Desembarcou ontem em São Paulo a pivô cubana Yayma Boulet, de 1,92m e 32 anos.

Boulet foi recepcionada pela sua compatriota, a ala-armadora Gelis, que defende Americana na atual edição da LBF.

A impressão inicial foi a de que Boulet seria a substituta de Clarissa no atual campeão nacional.

Mas parece que a coisa não é tão simples assim.

Ao contrário de Gelis, Boulet está afastada da seleção cubana há bastante tempo. Sua última competição oficial foi no já longínquo ano de 2008, no Pré-Olímpico Mundial em que Cuba perdeu a disputa da última vaga para o Brasil.

Naquela ocasião, a pivô foi a segunda cestinha do grupo, pouco abaixo de Plutín ()outra que encerrou carreira no Brasil.

Pois bem, segundo o que apurei, Boulet não seria a solução instantânea para Americana. Seria uma aposta para a próxima temporada a depender da recuperação da forma física e do desempenho nos treinos.

Outras novidades podem aparecer nas próximas horas...


Brandie Baker volta ao Brasil para substituir Crystal Bradford no Sampaio Côrrea



Terceiro colocado da sexta edição da LBF, o Sampaio Corrêa Basquete se reforçou com um nome já conhecido no principal campeonato de basquete feminino do Brasil. Ex-Sport Recife, a ala norte-americana Brandie Baker atuará com a camisa do Tricolor de São Luís no restante da temporada 2015/2016.

Na temporada passada da LBF, a norte-americana nascida no Estado da Flórida defendeu as cores do Sport Recife e se destacou no campeonato. Contando a fase de classificação e também a disputa dos playoffs, Baker disputou 19 pontos e teve médias de 14,9 pontos e 7,0 rebotes, em pouco menos de 37 minutos em quadra por jogo.

Com tamanho destaque, além de ser um dos principais nomes da equipe do Estado do Pernambuco na temporada, a norte-americana foi selecionada e disputou a 2ª edição do Desafio das Estrelas da LBF, que foi realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP).

Além de voltar a atuar nas quadras do basquete brasileiro, a norte-americana Baker voltará a protagonizar dupla com sua compatriota Erica Wheeler, que vem sendo uma das principais peças do caçula Sampaio Corrêa na LBF 2015/2016. Na temporada passada, as duas atletas terminaram a LBF como cestinhas do Sport e entre as principais do campeonato, Wheeler como dona da quarta melhor média e Baker dona da oitava.

A nova contratação do Sampaio Corrêa chega no Maranhão para substituir a também norte-americana Crystal Bradford, que por conta de problemas pessoais se desligou da equipe maranhense e não continua no basquete brasileiro.

Reforçado, o Sampaio Corrêa se prepara para entrar em quadra no próximo dia 02 de fevereiro. Atual terceiro colocado da tabela de classificação, com campanha de seis vitórias em oito partidas disputadas (75,0% de aproveitamento), a equipe maranhense terá Presidente Venceslau como adversário em seu próximo desafio no campeonato nacional no ano de 2016.

Fonte: LBF 

Clarissa já na Turquia



A pivô Clarissa já se apresentou ao seu novo time, o Orduspor.

A brasileira ainda não terá condições de atuar na rodada do fim de semana, quando o clube enfrenta o Yakin Dogu, time de Tiffany Hayes e que tem campanha idêntica ao Orduspor (quatro vitórias em dezesseis jogos).

Pré-Olímpico de Basquete Feminino - Sorteio dos grupos e forma de disputa



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Um post para Ângela Brandt

Comentava com um amigo na última semana sobre a complicada situação de Americana para encontrar no mercado interno uma pivô para substituir Clarissa.

Logo começamos a listar nomes para a posição de um passado em que as opções eram mais fartas. Passando pelos nomes menos óbvios, me lembrei de Ângela (Regina) Brandt.

Intrigado em não me recordar do paradeiro da pivô, fui pesquisar e descobri que Ângela havia falecido em 2011, aos 36 anos e grávida de sua segunda filha.

Ângela obteve certo destaque em um momento bastante específico do basquete feminino nacional.

Em 1998 quando a CBB lançou o primeiro Nacional, a intenção era que a modalidade fosse praticada em outros centros que não apenas São Paulo. Com o limite para quatro equipes paulistas nessa temporada de estreia, abriu-se um espaço para jogadoras de outros estados. O regulamento inclusive obrigava um número específico de atletas locais.

Além de Ângela, me recordo ainda da pivô Patrícia Maria e da ala Íris de Moraes, que ganharam espaço no mercado com essa iniciativa.

Na temporada de estreia do Nacional, Angela (então com 23 anos) defendeu o lanterna Blumenau/Toledo e foi um dos destaques do time ao lado da experimentada pivô Edna (então aos 33 anos), que vinha de Araçatuba com o base do time do técnico Nelson Luz.

Depois dessa temporada, Angela esteve presente em outras temporadas do Nacional com as camisas do Sport Recife, Florianópolis e Rio das Ostras.

Chocado com o destino trágico da pivô, decidi que deveria escrever algo sobre ela mesmo com dados escassos sobre sua trajetória e sem registros de imagem.

Numa dessas coincidências, acabei salvo pelo Fernando Pratti que colocou em rotação um jogo desse primeiro Nacional em que Ângela aparece defendendo seu time frente ao campeão daquela edição (o Fluminense).

Talvez seja esse o melhor jeito de lembrá-la:



domingo, 24 de janeiro de 2016

Recreativa pede mais prazo à Federação Paulista de Basquete (A Cidade)

Link: aqui!

Clarissa viaja para a Turquia e vai defender o Orduspor Basketbol

Partindo para mais uma experiência internacional, a pivô Clarissa dos Santos, embarca na madrugada desta segunda-feira, dia 25/01, para a cidade de Ordu, na Turquia, onde ira defender o time local, o Orduspor Basketbol. Aos 27 anos, a jogadora carioca já defendeu na temporada de 2015 a equipe do Chicago Sky, em sua estreia na WNBA. Na Turquia, Clarissa disputará uma das ligas mais forte do mundo, que conta com várias jogadoras que atuam também na Liga Norte-Americana de Basquete Feminina.

Em 2014 Clarissa esteve na Turquia, na cidade de Ankara, defendendo a seleção brasileira no 17º Mundial da Fiba. Na ocasião a seleção ficou na 11ª colocação e Clarissa teve média de 10,3 pontos e 11,8 rebotes, por jogo.

- Espero que seja uma temporada proveitosa, que eu consiga evoluir e ser útil ao meu novo grupo. Vai ser uma ótima oportunidade de conhecer e aprender em mais uma escola de basquete. Vai ser uma nova fase da minha carreira e quero trazer boas coisas de lá para a minha vida. Vou sempre me dedicar ao máximo e sei que Deus está cuidando para que o melhor aconteça – comentou Clarissa dos Santos.

Com volta ao Brasil programada para abril de 2016, a brasileira também não perde o foco na seleção brasileira, aguardando a convocação. Ainda irá disputar, pela segunda vez, o training camp da WNBA, no final de abril, com o Chicago Sky.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Clarissa é reforço de equipe turca para o restante da temporada

Depois de ser dispensada por Americana na terça-feira (19), rumores envolvendo o nome da pivô Clarissa em um clube turco já apareciam no dia seguinte na imprensa do país.

Na sexta-feira (22), o acordo da pivô com o Orduspor foi tornado oficial em sites locais e no perfil no twitter do clube.

O novo clube de Clarissa ocupa a parte de baixo da tabela na liga local, com quatro vitórias em quinze jogos. Ainda assim está a frente do Adana, antigo clube de Érika.

O time tem contado com um elenco reduzido nas últimas rodadas, com apenas seis atletas efetivas.

Ao longo da temporada, o time viu três de suas maiores estrelas rumarem para outras equipes turcas: a americana Courtney Vandersloot foi para o Gelistirenler, sua compatriota D'Andra Moss para o Botas e a sérvia Jelena Milovanovic para o Besiktas.

Seu maior destaque tem sido a ala pivô húngara Tijana Krivacevic, que está no clube desde o início da temporada. Mais recentemente chegaram a sueca Elin Eldebrink e a americana Tierra Ruffin (do Mystics).

O time foi eliminado da Eurocopa na última semana no primeiro cruzamento, que classificaria o clube às oitavas.


Maranhão Olímpico: Iziane (Vídeo)

Link: aqui!

Vídeo: Corinthians/Americana vence Venceslau pela Liga de Basquete Feminino

Link: aqui!

Na reportagem, o técnico Vendramini diz que o time terá uma "novidade" na próxima semana.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Museu em Descalvado abriga exposição permante sobre a trajetória das Marias Helenas

Uma estação ferroviária desativada deu lugar ao Museu Público Municipal de Descalvado em 2012, na pequena cidade de mesmo nome no interior de São Paulo, a 242 km da capital.

Uma das salas do museu abriga uma exposição permanente com o acervo pessoal que retrata a trajetória vitoriosa das treinadoras Maria Helena Cardoso (nascida na cidade) e Maria Helena Campos.
























O museu fica na Rua Dom Pedro II, Centro. Descalvado -SP.

Fim do colegiado e luta de clubes em prol do feminino e bom papel em 2016 (Globoesporte.com)

Link: aqui!

Americana e América de Recife vencem e seguem na liderança

Na volta da fase de classificação da LBF, os líderes venceram as duas equipes que ainda não triunfaram no campeonato e o topo da tabela segue dividido


  
Líderes da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Corinthians/Americana e o Uninassau/América entraram em quadra na noite desta quinta-feira, venceram seus respectivos jogos e continuam dividindo a ponta da tabela de classificação do principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Na partida que marcou a volta da temporada 2015/2016, após as festas de final de ano e também do evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Americana fez muito bem sua ‘lição de casa’ ao dominar o duelo contra o Maranhão e fechar a partida com vitória pelo placar de 87 a 51.

As principais destaques da vitória do time alvinegro ficaram por conta das pivôs Gilmara, que terminou o jogo com 18 pontos e sete rebotes, e Damiris, que estreou na temporada 2015/2016 da LBF com 20 pontos.

Com a vitória nesta noite, o Americana possui campanha de seis vitórias em sete partidas disputadas (85,7% de aproveitamento). Já Presidente Venceslau, disputou seu quinto jogo na competição nacional e segue em sentir o gosto da vitória. As duas equipes voltam a se enfrentar amanhã (22/02), novamente no Centro Cívico, em Americana (SP), às 20 horas (de Brasília).


Em outra partida nesta noite, o América de Recife se manteve quente e venceu a quinta partida seguida na LBF 2015/2016. Depois de ir para os vestiários perdendo por dois pontos, o time pernambucano foi avassalador no terceiro período (34 a 8) e fechou a partida com vitória tranquila por 82 a 61.

Para conquistar mais uma vitória na atual temporada da LBF, a equipe pernambucana contou com grande desempenho de seu elenco, já que ao todo 11 atletas fecharam a partida com pelo menos um ponto anotado. Por Maranhão, destaque para a pivô cubana Noblet, dona de 16 pontos e sete rebotes, e para a ala Paty, com 15 pontos.

Com o resultado positivo, a equipe do técnico Roberto Dornelas é dona da campanha de seis vitórias em sete partidas na LBF e o Maranhão disputou cinco jogos e ainda não venceu, Os dois times voltam a se enfrentar nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), novamente no Recife (PE).

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Apresentada, Érika alfineta dirigente e afirma que não abrirá mão da seleção (Cestinha JC)

Link: aqui!

LBF - Com os líderes em quadra, 5ª semana de jogos terá início nesta quinta-feira

Após a pausa para as festas de fim de ano e também para o evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Liga de Basquete Feminino (LBF) está de volta. Com um terço da fase de classificação já realizada, Corinthians/Americana e Uninassau/América dividem a liderança da tabela de classificação do campeonato e entram em quadra nesta semana.

Curiosamente, se o início do ano de 2016 da LBF coloca os líderes do campeonato nacional em quadra, a quinta semana de jogos do campeonato nacional feminino também terá a participação de Presidente Venceslau e Maranhão Basquete, as duas únicas equipes que ainda não conquistaram vitória na atual edição da LBF, ambos com quatro partidas disputadas e zero vitórias.

A equipe da cidade de Americana, que não entra em quadra na LBF desde o dia 14 de dezembro, procura se recuperar na tabela, após ser derrotado pelo Sampaio Corrêa na última partida que realizou, resultado que quebrou sua sequência de cinco vitórias seguidas e também tirou o time do técnico Antônio Carlos Vendramini da liderança isolada da competição.

Em busca de começar o ano com tudo, o Americana voltou aos treinos no dia 03 de janeiro e desde então se prepara para a rodada dupla de jogos contra o Presidente Venceslau, que será realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, ambos às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP).

Sem sentir o gosto da vitória ainda na sexta edição da LBF, Presidente Venceslau aposta em sua forte defesa para encontrar o rumo das vitórias. Nos quatro jogos que disputou em 2015, o time do interior do Estado de São Paulo sofreu apenas 69,5 pontos por jogo, segunda melhor marca da competição nacional.

No outro duelo desta semana da LBF, teremos o encontro entre duas equipes da Região Nordeste do Brasil. Nos dias 21 e 22 de janeiro, América de Recife e Maranhão se enfrentam em dois duelos realizados no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), 

A equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas fechou o ano de 2015 com a moral muito alta. Os atuais vice-campeões do principal campeonato de basquete feminino do Brasil engataram uma sequência de quatro vitórias seguidas na competição e contou com o tropeço de seu rival de São Paulo para alcançar o topo da tabela.

Sem querer diminuir o alto ritmo em que finalizou 2015, o América de Recife disputou dois amistosos preparatórios, nos dias 07 e 08 de janeiro, antes de voltar a disputar a LBF. Além disso, antes de entrar em quadra para os jogos do campeonato nacional, a equipe pernambucana acertou a contratação da pivô Erika de Souza, que estava atuando na Turquia e possui em seu currículo uma conquista da LBF e dois vice-campeonatos. 

Sem vitórias no campeonato, mesmo contando com grandes atuações da ala Paty, cestinha da atual temporada da LBF, com média de 19 pontos por jogo, o Maranhão segue em luta de encontrar o rumo dos resultados positivos, porém mais uma vez não terá vida fácil. Até então, a equipe maranhense enfrentou o Americana e Sampaio Corrêa e agora terá pela frente o América de Recife, três equipes do pelotão de elite da tabela de classificação da LBF. 

Confira a tabela de jogos da 5ª semana de jogos da LBF 2015/2016 

21/01 - Quinta-feira
20h- Corinthians/Americana x Presidente Venceslau
21h- Uninassau/América x Maranhão Basquete 

22/01 - Sexta-feira
20h- Corinthians/Americana x Presidente Venceslau
21h- Uninassau/América x Maranhão Basquete

Dona de casa, mãe rígida, missionária: Leila Sobral e a vida longe das quadras (Globoesporte.com)

Link: aqui!

No basquete feminino, a autofagia de um esporte que morre lentamente (Bala na Cesta)

Link: aqui!

Corinthians/Americana tenta superar polêmicas para seguir líder da LBF (Globoesporte.com)

Link: aqui!

Dornelas responde críticas e América manda ofício para CBB sobre atletas convocadas (Cestinha JC)

Link: aqui!

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Em nota, CBB se isenta da responsabilidade de intimacao das atletas que pediram dispensa

Segue o print da nota de esclarecimento publicada no site da CBB na tarde desta terca-feira.




Apesar de informar que o STJD do basquete e totalmente autonoma, e dificil acreditar que nao houve interferencia da entidade para retaliar os clubes, atraves das atletas.

Depois de furar boicote, Clarissa é dispensada do Corinthians/Americana (globoesporte.com)

Uma das principais jogadoras do país, Clarissa foi dispensada pelo Corinthians/Americana após furar o boicote à seleção brasileira apoiado pelo seu clube.

A pivô, que jogou na temporada passada da WNBA pelo Chicago Sky, não poderá atuar por nenhum outro clube do Brasil até o fim da Liga de Basquete Feminino (LBF).



Leia a materia completa aqui

Matéria sobre Clarissa e o evento teste no Globo Esporte

para assistir clique aqui

STJD intima jogadoras que pediram dispensa da seleção

Mais um capítulo do drama que envolve o basquete feminino do Brasil. Nesta segunda-feira as sete jogadoras que pediram dispensa da seleção alegando problemas pessoais foram intimadas a comparecer ao STJD no Rio de Janeiro no dia 21 do mês corrente para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Nesta mesma data estão previstas partidas da LBF nas quais Corinthians e América estão envolvidos.

Em seu Facebook, Ricardo Molina publicou a intimação, a qual não colocaremos neste blog a fim de preservar os e-mails pessoais das jogadoras.

Estas, por sua vez, estão por pagar a conta de toda esta confusão, pois diante da autoridade maior da justiça desportiva deverão relatar toda a verdade sobre o caso.

Com tudo isso perdem as atletas, perdem os clubes, perdem os patrocinadores, perde o basquete.

Lamentável.

Sentindo-se traido, Molina desabafa com ironia nas redes sociais

Apos o anuncio da contratacao de Erika pelo Uninassau/America, Molina desabafa nas redes sociais nao poupando ninguem. Seguem abaixo alguns trechos, extraidos do blog Cestinha JC, de Diego Toscano.


“Descobri que realmente estou errado. Realmente não conheço basquete nem as pessoas e peço desculpas. Tenho que reconhecer: a CBB ganhou o jogo. Carlos Nunes (presidente), Vanderlei (Mazzuchini, diretor), Barbosa (técnico) e Adriana Santos (coordenadora da seleção feminina): todos estão de parabéns pelo “patriotismo” e pela lição que deram e por tamanho exemplo de comprometimento ao Brasil. Foi lindo de ver”


"Parabéns a Liga de Basquete Feminino, que dos clubes não tem nada. Segue ordem da maior e ponto. Parabéns ao agente Fabio Jardine, por orquestrar tamanha aberração. Muita maestria. Trazendo a desempregada Érika, que já estava empregada antes de ir para a seleção, e a vendendo como a patriota que saiu da Turquia pela nossa bandeira. Muito bom. Por coincidência, mesma agente da Clarissa (atleta de Americana que furou o bloqueio dos clubes). O cara é realmente bom. Parabéns as atletas que estiveram na seleção. Isso que é patriotismo. Baita referência para as novas gerações."





“Parabéns aos clubes por se manterem de pé com tanta dificuldade. Alguns até não medindo preço e ações para ganhar um campeonato. Deixo aqui um abraço antecipado. É uma lista de pessoas que realmente amam o B$SQU$TE feminino. Fico aliviado por tanta gente boa cuidando”


“Quanto a nossa torcida, ainda não sei dizer se teremos jogo nesta quinta (21). Através do STJD, a CBB (aquela que o Vanderlei e o Barbosa disseram que respeitariam as dispensas) intimou as atletas a estarem no Rio se justificando, exatamente no mesmo dia do nosso jogo. Não sei se teremos cinco jogadoras em quadra”



"Estou aliviado. Achei que fui até injusto com todo esse povo. Desculpem. Vocês fazem o melhor pelo basquete feminino. Isso me deixa muito tranquilo para cuidar das minhas jogadoras e comissão técnica, que priorizaram estar em Americana para jogar para nossa torcida e patrocinadores até o fim. Hoje tive a certeza absoluta que, de tanta gente boa, não preciso me preocupar com o basquete feminino, e nem falar mais sobre o assunto."


clique aqui para ler a materia completa

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Barbosa confia em pódio olímpico no basquete: "Não sabe a força que tem" (Globoesporte.com)

Link: aqui!

Entrevista com Magic Paula sobre o momento do basquete feminino (Central3)

Excelente entrevista com Magic Paula realizada no dia de hoje e que contou com a participação do Fábio Balassiano.

Vale a pena ouvir: aqui!

Pivô da seleção de basquete que estava desempregada acerta com clube da LBF

Link aqui

Estatística da final Brasil x Austrália

Encontrei aqui. A página traz também a versão das australianas sobre o jogo.

Um dia após ser um dos destaques da seleção brasileira, Érika é anunciada como reforço do América.

Na tarde desta segunda-feira, o Uninassau América anunciou a contratação da pivô Érika de Souza, que acabou de integrar a seleção brasileira no evento teste do Rio 2016.

Enquanto isso, em Americana, aguarda-se a situação da outra pivô, Clarissa.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Evento teste - jogo # 6 - Brasil 67 x 77 Austrália - (decisão do titulo)



A seleção brasileira iniciou o jogo com Cacá, Palmira, Iziane, Clarissa e Érika.



Austrália começa à frente do placar: 0 x 2.

Érika empata: 2 x 2

A armadora australiana Leilani Mitchell acerta uma bola de três: 2 x 5

Cacá inicia o jogo, porém Palmira tem conduzido a bola.

Seleção brasileira desperdiçando muitas bolas no ataque. As pivôs, como era de se esperar, estão muito bem marcadas, travando o ataque brasileiro.



As australianas acertam mais uma bola de três: 2 x 8.

Clarissa converte dois pontos: 4 x 8.

Clarissa novamente: 6 x 8.

Austrália vai revezando a equipe em quadra, ao contrário da seleção brasileira, que pouco utiliza o banco.

Mais uma bola de três da Austrália: 6 x 11.

Brasil enrolado no ataque, com muitos erros de estouro do tempo de posse de bola.

Austrália está castigando nas bolas de três: 6 x 14.

Suzy Batkovic converte dois lances livres: 6 x 16.

Defesa australiana implacável e seleção brasileira está com sérios problemas na armação das jogadas.

Fim do primeiro tempo: 8 x 18.

Clarissa tem 4 pontos, Érika e Ramona tem 2 pontos.

Começa o segundo quarto com dois pontos de Érika: 10 x 18;

Iziane converte dois lances livres: 12 x 18.

Mais uma bola de três da Austrália: 12 x 21.

Ramona converte dois pontos: 14 x 21.

Austrália converte dois pontos: 14 x 23.

Clarissa bem na defesa.

Clarissa acerta dois pontos e sofre falta: 16 x 25.

Clarissa converte o lance livre: 17 x 25.



Equipes errando muitos passes.

Clarissa converte mais dois pontos: 19 x 25.

Faltando 2min46, Iziane converte 1 lance livre de dois: 20 x 26.

Clarissa mais dois pontos: 22 x 26.



Defesa brasileira melhorou muito, porém Batkovic acerta mais uma bola de três: 25 x 31.

Faltando 17 segundos, o placar é de 27 x 31.

Austrália sofre falta e tem dois lances livres. Palmira carregada com três faltas.

Fim do primeiro tempo: 27 x 32. Seleção brasileira consegue se manter no jogo mesmo com problemas na armação, as bolas de três e a defesa australiana.

Clarissa tem 13 pontos, Érika tem 6 pontos. Iziane e Ramona tem 4 pontos cada.


Começa o segundo tempo com ambas as equipes convertendo seus ataques: 29 x 34.

Faltam 8 minutos e a Austrália segue castigando na bola de três: 30 x 37.

Falta técnica contra o Brasil.

Iziane vai para o banco e a seleção em quadra no momento é Cacá, Palmira, Ramona, Clarissa e Érika.

Faltando 6 minutos, Austrália segue abrindo vantagem com dois pontos de Batkovic: 31 x 41.

Érika converte mais dois pontos com assistência de Iziane: 35 x 41.

Ramona converte dois pontos: 37 x 43.

Seleção brasileira erra dois ataques seguidos.

Faltando 3 minutos do terceiro quarto, o placar é de 37 x 45.

Aos trancos e barrancos, a seleção brasileira vai se mantendo no jogo: 39 x 47.

Iziane converte dois: 41 x 47.

Austrália cometendo muitas faltas de ataque.

Clarissa converte dois pontos: 43 x 47.

Clarissa é o destaque do jogo até então com 17 pontos.

Iziane converte três pontos: 46 x 48.

Mitchel acerta pela Austrália: 46 x 50.

Érika mais dois pontos: 48 x 52.

Iziane mais dois pontos: 50 x 54.

Ramona mais dois pontos: 52 x 54.

Austrália e mais uma bola de três... 52 x 57.

Fim do terceiro quarto: 52 x 57.

Começa o último quarto.

Austrália converte mais dois pontos: 52 x 59.

Seleção brasileira cansada não consegue acompanhar os contra ataques da seleção australiana.

Clarissa comete sua quarta falta e é substituída.

Iziane também comete a quarta falta.

Tempo do Barbosa: 56 x 62.

Infelizmente Cacá não tem conseguido um bom desempenho e acumula erros.

Austrália se aproveita dos erros e abre vantagem: 56 x 67.

Palmira acerta uma bola de três: 59 x 67.

Erin Phillips devolve na mesma moeda: 70 x 59.

Arbitragem confusa.

Falta técnica a favor do Brasil.

As jogadoras brasileiras estão exaustas.

Faltando 5min30, o jogo está 60 x 70.

Mais uma bola de três da Austrália: 60 x 75.

Ramona mais dois pontos: 62 x 75.

A seleção brasileira não consegue aproveitar as oportunidades de encostar no placar devido ao cansaço. As 5 atletas estão exaustas, enquanto a Austrália, que rodou as 12 jogadoras todo o tempo, está bem mais inteira no final do 4o período.

Érika mais dois pontos: 64 x 75.

Arbitragem está confusa e a seleção brasileira sofre falta técnica completamente descabida.

Mais uma cesta da Austrália: 64 x 77.

Faltando 30 segundos, o placar é de 65 x 77.

Com uma cesta no final, a seleção encerra o evento teste perdendo para a Austrália por 67 x 77.

Pelo Brasil, pontuaram: Érika (20), Clarissa (18), Ramona (13), Iziane (11), Palmira (3) e Karina Jacob (2).

Pela Austrália, os destaques foram a armadora Leilani Mitchel (18) e as pivôs Suzy Batkovic (15) e Cayla Francis (12).

Evento teste - jogo # 5 - Argentina 83 X 38 Venezuela (decisão do 3o lugar)


 Na decisão do 3o lugar do evento teste de basquete feminino, a Argentina vai vencendo a Venezuela. Placar do final do 2o período 37 X 25.


Não diferente dos jogos anteriores, nos 3o e 4o períodos as venezuelanas não resistiram a superioridade dos adversários e naufragou em quadra.

Final de jogo 83 X 38 (36 a 25 no primeiro tempo). Célia Fiorotto foi cestinha com 15 pts, seguida de Melissa Gretter com 14.

A Argentina conquista a medalha de bronze do torneio, repetindo sua colocação na Copa América de Edmonton, quando venceu o Brasil por duas oportunidades.




Sem mágoas, Iziane vive fase madura, mas admite: "Nunca fui paz e amor" (Globoesporte.com)

Link: aqui!

Campeãs mundiais viram voluntárias em evento-teste e lamentam boicote (Globoesporte.com)

Link: aqui!

sábado, 16 de janeiro de 2016

Evento teste - Jogo # 4 - BRASIL 66 x 52 ARGENTINA


Brasil: Cacá,  Palmira, Iziane, Clarissa e Erika.
Argentina: Gretter, Boquete, Pavon,  Ornella e Burani. 

Jogo de pivôs do Brasil começa eficaz. Os 6 primeiros pontos foram anotados por Erika e Clarissa (4 de cada).  Com 5 minutos de jogo o placar aponta 11 X 9 para as brasileiras.

Faltando 3min30, o jogo está empatado em 11 x 11, com atuação predominante das nossas pivôs.

Após duas faltas de ataque seguidas, a seleção brasileira está atrás do placar: 11 x 13. A defesa, inicialmente boa, começou a apresentar falhas e as argentinas aproveitaram para marcar pontos de infiltração. Pela Argentina, Andréa Boquete (Venceslau) é a cestinha com 5 pontos.

Faltando 2min47, o Barbosa pede tempo.

Sai Érika e entra Jacob. Faltando 1min25, Cacá acerta um arremesso, mas a Argentina continua na frente: 13 x 17.

Faltando 1min13, o placar é de 13 x 20 para Argentina.

Após erros de arremesso do Brasil, a Argentina aumenta: 13 x 23.

Fim do primeiro tempo com 23 x 13 para Argentina. Érika está no banco com duas faltas.

E o segundo quarto começa com cesta da Argentina: 13 x 25.



A seleção tem errado muito lances livres e a marcação nas pivôs está freando o ataque da seleção.

O jogo está 27 x 19 no segundo quarto, com direito a Palmira armando jogo.

E a Argentina continua castigando na bola de três: 19 x 30 para as hermanas.

Após três boas defesas e três bolas recuperadas, o placar baixou para 23 x 30. Palmira tem dois lances livres.

Palmira converte os lances livres: 25 x 30.

Iziane marca mais dois pontos: 27 x 30. Tempo da Argentina.

Faltando 1min, Iziane tem dois lances livres e pode empatar o jogo: 28 x 30.

Iziane só converte um lance livre: 29 x 30. Os lances livres tem sido o calcanhar de Aquiles da seleção nesse jogo.

Iziane converte bola de três e a seleção passa a frente: 33 x 32.

Faltando 15 segundos, a Argentina comete falta no ataque.

Fim do primeiro tempo: 33 x 32 para o Brasil.

Pontuaram pelo Brasil: Clarissa (9), Iziane (9), Érika (4), Karina Jacob (4), Cacá (3) e Palmira (2).

Pontuaram pela Argentina:  Andréa e Ornela com 8 pontos e Agostina Burani com 7 pontos.

Começa o segundo tempo. Barbosa coloca em quadra Palmira, Iziane, Ramona, Clarissa e Érika.

Érika converte cesta e sofre falta: 37 x 34.

Mais dois pontos de Érika: 39 x 34.

Argentina converte bola de três pontos e Palmira responde na mesma moeda: 42 x 37.

Faltando 3min34 do terceiro quarto, Clarissa começa a aparecer no jogo e o placar é de 46 x 37.

Falta técnica da Argentina.



Faltando 1min20, Iziane converte mais dois pontos e a seleção brasileira, enfim, vai abrindo no placar: 53 x 39.

Fim do terceiro quarto e a seleção brasileira vai vencendo por 53 x 39. Clarissa e Iziane são as cestinhas com 13 pontos.

No último quarto, a seleção argentina faz 5 pontos seguidos e diminui a vantagem para 9 pontos: 55 a 46.

Faltando 5min40 do último quarto, Iziane converte mais 3 pontos e o placar é de 62 x 48.

Argentina diminui a vantagem: 62 x 50.

Faltando 1min43 do último quarto, o placar é de 66 x 50. Iziane tem 20 pontos.

Fim de jogo: 66 x 52.

Pontuaram pelo Brasil: Iziane (20), Clarissa (13), Érika (8), Ramona (8), Palmira (8), Karina Jacob (6) e Cacá (3).

Pela Argentina, as cestinhas foram Ornella e Andrea (ambas de Venceslau) com 10 pontos.




Evento teste - jogo #3 - Austrália x Venezuela

O jogo inicia com prenúncio de novo massacre. 1o período terminou 27 X 8 para as australianas.

No segundo a diferença só fez aumentar, e em ritmo de coletivo o jogo foi para o intervalo com o placar apontando  53 X 11.

A segunda metade seguiu na mesma pisada. O placar final ficou em 104 X 24.


E a CBB segue rejuvenescendo Júlia...


Enterradas de deixar o queixo caído?!


Brasileiras e estrangeiras aprovam o caldeirão do basquete no evento-teste (Globoesporte.com)

Link: aqui!

Barbosa: "As meninas que estão aqui passaram a ter outra oportunidade, enquanto as que ficaram só vão ter uma, na liga."

Link: aqui!

Mais um minuto no Jornal da Globo

Link: aqui!

Um minuto no Jornal Nacional

Link: aqui!

Ivan Dias Marques: a crise no basquete brasileiro é moral (Correio da Bahia)

Link: aqui!

Iziane: "Acredito que 2016 vai ser um ano muito bom."



A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreou com vitória no Aquece Rio Evento-Teste Jogos Rio 2016, que está sendo disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Nesta sexta-feira (dia 15), na abertura da competição, o Brasil ganhou da Venezuela por uma diferença de 71 pontos: 112 a 41 (63 a 24 no primeiro tempo). Na preliminar, a Austrália derrotou a Argentina por 87 a 37 (37 a 17).

Lideradas pela ala Iziane Marques (30 pontos) e pelas pivôs Clarissa Santos (28pts e 19 rebotes) e Érika de Souza (20pts e 14 rebotes), a equipe nacional comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa dominou o jogo desde o início e não teve dificuldades para superar as venezuelanas. 

“Já estamos vivendo o clima da Olimpíada e estou muito feliz por ter feito a primeira cesta do Brasil e de três pontos na nova Arena. É importante também a confiança que o técnico tem em você, poder fazer parte desse ciclo olímpico e quem sabe fechar a minha carreira de forma positiva com um pódio. São vibrações positivas e eu acredito que 2016 vai ser um ano muito bom”, disse Iziane. 

“Nada melhor do que começar bem e com uma vitória. Estou nas nuvens e muito feliz por estar jogando em casa e perto da minha família. Contra a Argentina vamos ter que jogar com mais concentração, errar o menos possível, sempre com os pés no chão e com essa alegria que estamos tendo. Vencemos a primeira partida, mas ainda temos mais duas pela frente”, comentou Érika.

O técnico Antonio Carlos Barbosa ficou satisfeito com o rendimento da seleção e destacou o desempenho e a concentração das jogadoras.

“Nós temos que entender que é um evento teste e essa é nossa 12ª atividade entre treinos e jogos desde a apresentação na semana passada. É muito pouco para você entrosar uma equipe, mas elas assimilaram rapidamente nossa proposta de jogo e apresentaram um bom basquete independente da fragilidade que tornamos o adversário. Com isso, conseguimos fazer a partida ficar fácil diferente do equilíbrio que dominou os últimos confrontos”.

A equipe nacional volta à quadra, neste sábado (16), às 20h30 de Brasília, para enfrentar a Argentina. Na preliminar, às 18h, jogam Austrália x Venezuela. A competição termina no domingo (17) com: Argentina x Venezuela, às 18h, e Brasil x Austrália, às 20h30.

BRASIL (32 + 31 + 16 + 33 = 112) 

Carina Martins (4pts), Palmira Marçal (12), Iziane Marques (30), Clarissa Santos (28 e 19 rebotes) e Érika de Souza (20 e 14 rebotes). Entraram: 
Carina Felippus (2), Anna Beatriz (0), Lays Silva (0), Mariane Carvalho (0), Isabela Ramona (12), Karina Jacob (2) e Júlia Carvalho (2). Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

VENEZUELA (08 + 16 + 10 + 17 = 41) 

Brasil faz 112 a 41 na Venezuela em estreia de evento-teste do basquete


Link aqui

Liderado por Iziane e Clarissa, Brasil massacra Venezuela no evento-teste


Link aqui

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Evento Teste jogo #2 - Brasil X Venezuela

Quinteto inicial do Brasil: Caca, Iziane, Palmira, Clarissa e Erika.



Brasil 14 x 4 Venezuela, com 8 pontos de Érika (usando bem a altura contra as venezuelanas) e 3 de Iziane

21 x 6, com 2 pontos de Palmira

24 x 8, com mais uma bola de 3 de Iziane

Faltando 1:40 para encerrar o quarto, Ramona substitui Palmira.

32 x 8, com bola de três de Ramona

Karina Jacob substitui Érika



Encerrado primeiro período - Clarissa 10 pts, Érika 8, Iziane 8, Ramona 4, Palmira 2

Segundo Quarto

36 x 10, com 4 pontos de Iziane

Faltando 6:30 o placar mostra 43 x 14.

Voltam Érika (Clarissa) e Palmira (Iziane).

48 x 14, faltando quatro minutos.

Carina Felippus substitui Karina Jacob

A Venezuela está sem sua cestinha na Copa América do ano passado, Roselis Silva, que está na Liga Espanhola.


Faltando um minuto para encerrar o segundo quarto (59 x 19), Bia substitui Cacá.

Encerrado o quarto: 63 x 24

Cacá, 4
Palmira, 8
Iziane, 14,
Clarissa, 13
Ramona, 10
Érika, 14

(Link ao vivo no Jornal Nacional, com Marcos Uchôa)

O 3o período houve uma acomodação natural e o placar terminou em 79 X 34.

Final de jogo 112 x 41.

Iziane 30 pts, Clarissa 28 (19 reb), Érika 20 (14 reb). Somente Bia, Mariana e Lais não pontuaram.

Apesar da fragilidade do adversario, foi elogiavel a atuacao brasielira, tanto no ataque quanto na defesa. Ha muito tempo nao tinhamos uma vitoria, sobre quaisquer adversarios, por mais de 110 pontos e 71 de vantagem.

Quem acompanhou de perto os jogos treinos e a partida de hoje percebe nitidamente o bom relacionamento entre os membros da comissao, bem como tranquilidade das jogadoras na quadra. Completamente diferente do que se viu durante todas as partidas de 2015, principalemte no Pan e na Copa America.

Neste sabado, o Brasil enfrenta a Argentina, enquanto na preliminar a Australia entra em quadra contra a Venezuela.