domingo, 31 de maio de 2015

Débora Costa é a nova contratada do Uninassau/América

Debora 300x227 Débora Costa é a nova contratada do Uninassau/América
O Uninassau/América continua se reforçando para a próxima temporada. Após contratar a pivô Fran Nascimento, ex-Brasília/BasqueteVizi e a lateral Raphaella Monteiro, ex-Sport Recife, mais uma atleta acerta com o time pernambucano, vice-campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15. O nome da vez é o da armadora de Débora Costa, ex-São José/Colinas Shopping.
A atleta tem 23 anos, 1m64 e um currículo com várias conquistas. É bicampeã da LBF com a ADCF Unimed/Americana, fazendo parte da campanha do time paulista em 2011 e 2013. Na última temporada, reforçou o São José/Colinas Shopping e terminou em terceiro lugar.
Sobre vestir a camisa do Uninassau/América, a atleta se mostra animada e determinada. “Estou muito feliz por poder fazer parte deste elenco. O América é uma referência para o basquete nacional, com excelentes jogadoras e comissão técnica. Minha expectativa é a melhor possível. Quero, junto ao time, chegar a todas as finais dos campeonatos e nos sagrarmos campeões”, disse.
Além das conquistas com a equipe de Americana, a armadora também tem história nas seleções de base e na Seleção Brasileira Adulta. Ajudou o Brasil na conquista do Campeonato Sul-americano de 2013, na Argentina e em 2014, no Equador. A atleta também esteve presente na campanha no Mundial realizado na Turquia, ano passado.
Brasilia SJose 01 300x199 Débora Costa é a nova contratada do Uninassau/AméricaDébora foi convocada novamente por Luiz Zanon e defenderá o País nos Jogos Pan-americanos e no Pré-olímpico, ambos a serem realizados no Canadá. Por causa disso, só chega ao Recife (PE) em agosto, após a disputa do torneio que dá vaga para as Olimpíadas do Rio ao campeão.
Fonte: LBF

ADCF Unimed/Americana se reabilita na Liga Sul-americana de Clubes ao derrotar a Universidad San Simon

A ADCF Unimed/Americana conseguiu a recuperação na fase inicial da Liga Sul-americana Feminina de Clubes – 2015 ao derrotar a boliviana Universidad San Simon, neste sábado (30 de maio), por 74 a 61 (42 a 22 no primeiro tempo), em duelo realizado no Coliseo Ecuador Martínez, na cidade de Milagro, no Equador, válido pela segunda rodada. Com este resultado, os dois times somam três pontos, em dois jogos realizados (01 vitória e 01 derrota)
O primeiro quarto foi equilibrado, com a equipe brasileira vencendo por três pontos (18 a 15). Já no segundo, a vantagem cresceu, uma vez que o time de Americana cresceu de produção no ataque e marcou muito forte também (24 a 07).
No retorno do intervalo, a agremiação boliviana se recuperou e levou vantagem no terceiro quarto (17 a 22). No período final, o jogo voltou a ficar equilibra, mas ainda assim o time da Bolívia levou ligeira vantagem (15 a 17).
Os principais nomes do jogo foram a cubana Ariadna Felipe (20 pontos e 08 rebotes) e Izabella Sangalli (14 pontos e 07 rebotes), pela equipe de Americana; Ebone Henry (17 pontos, 06 rebotes e 05 bolas recuperadas) e Marian Justiniano (14 pontos e 04 rebotes), em favor do representante boliviano.
“Agora não podemos mais pensar na derrota e temos que olhar para frente, pois temos que vencer e com boas vantagens para buscarmos a classificação”, analisa a lateral Ariadna Felipe, do time brasileiro.
“O nosso time entrou buscando a vitória o tempo todo, até porque não podemos perder e ainda temos que corrigir e acertar a nossa defesa. Vitória importantíssima contra o representante da Bolívia”, acrescenta a ala Patrícia Chuca, da ADCF Unimed/Americana, que anotou cinco pontos, apanhou quatro rebotes, deu três assistências, recuperou uma bola e realizou ainda um bloqueio.
No complemento da segunda rodada, no jogo de fundo deste sábado (30 de maio), o anfitrião Uruguay UNEMI busca a recuperação contra o chileno Leones de Quilpue, que venceu o time de Americana na jornada de estreia.

“Outra partida difícil típica de uma competição sul-americana, adversário contando com jogadoras baixas, mas que correm o tempo todo. Precisamos de tranquilidade e colocar em prática nosso jogo”, comenta a ala/armadora Karla Costa, do time de Americana, que não pontuou, mas apanhou seis rebotes, deu seis assistências e recuperou ainda quatro bolas na vitória pela segunda rodada.
A ADCF Unimed/Americana conclui a sua participação no Grupo B, dentro da primeira fase da Liga Sul-americana Feminina de Clubes – 2015, neste domingo (31 de maio), às 22h30 (de Brasília), enfrentando o equatoriano Uruguay UNEMI. A Rádio Esporte Web(http://www.radioesporteweb.com.br/), com José Alberto Fuminho, fará a transmissão ao vivo de mais este jogo.
Fonte: LBF

sábado, 30 de maio de 2015

ADCF Unimed/Americana é superada pelo Leones na abertura do Grupo B na Liga Sul-americana de Clubes


10465513 655985591201549 5671146459991897680 o 300x199 ADCF Unimed/Americana é superada pelo Loenes na abertura do Grupo B na Liga Sul americana de Clubes
A ADCF Unimed/Americana abriu a sua participação na primeira edição da Liga Sul-americana de Clubes – 2015 com uma derrota para o chileno Leones de Quilpue, ocorrida nesta sexta-feira (29 de maio), por 80 a 72 (44 a 46 no primeiro tempo), em partida realizada no Coliseo Ecuador Martínez, na cidade de Milagro, no Equador. Os dois times integram o Grupo B nesta fase inicial da competição continental.

O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, como já era esperado, e a equipe brasileira levou uma pequena vantagem (24 a 26). No segundo, o jogo teve muitas paralizações por conta de erros no placar e no cronômetro e ficou ainda mais acirrado, só que desta vez com a agremiação chilena aparecendo um pouco melhor (20 a 19).
Na volta do intervalo, o panorama seguiu o mesmo, com o representante do Chile conseguindo pequena vantagem, igualando as ações (17 a 15). No quarto final, a agremiação brasileira sentiu o desgaste e o Leones de Quilpue aproveitou para assumir o comando do marcador e vencer (19 a 11).
Os principais nomes da partida foram a cubana Ariadna Felipe (17 pontos, 09 rebotes e 02 assistências) e Gil Justino (14 pontos e 05 rebotes), pelo time brasileiro; Ziomara Morrison (25 pontos e 11 rebotes – double-double) e Maurita Reid (24 pontos e 07 rebotes), em favor da agremiação chilena.
No Leones de Quilpue, mesmo sem entrar em quadra, destaque também para a jovem armadora Zarate Cuello, de apenas 13 anos, que integra o elenco do Leones de Quilpue nesta competição internacional.
“Não temos tempo para lamentar, é vida que segue, por isso, precisamos conversar e acertar o time, buscando não cometer os mesmos erros. O time chileno esteve melhor e venceu, mas a competição segue e vamos buscar a classificação”, analisa a ala/armadora Karla Costa, da equipe de Americana, que anotou 12 pontos e deu duas assistências.

A ADCF Unimed/Americana buscará a recuperação já neste sábado (30 de maio), novamente às 20h15 (de Brasília), quando irá enfrentar a boliviana Universidad San Simon. A
 Rádio Esporte Web (http://www.radioesporteweb.com.br) fará novamente a transmissão ao vivo, com narração de José Alberto Fuminho.“Tem mais dois jogos pela frente e precisamos manter a cabeça fria e buscar a recuperação e seguir em busca da classificação. É manter o foco, fazer as correções necessárias e jogar da forma que o técnico Vendramini estabelecer”, completa a ala Patrícia Chuca, que marcou quatro pontos, apanhou dois rebotes e deu ainda quatro assistências.
Já o representante chileno, nesta segunda rodada, encara o anfitrião Uruguay UNEMI no jogo de fundo, às 22h30 (de Brasília).
Fonte: LBF

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Clarissa conclui pré temporada da WNBA


No terceiro e último jogo da pré temporada da WNBA a equipe do Chicago Sky venceu a seleção chinesa por 92 a 59, em jogo realizado na Mohegan Sun Arena, em Uncasville, Connecticut. A partida, disputada na noite de quinta-feira, 28/05, contou com a participação da pivô brasileira Clarissa dos Santos, com 11 minutos de atuação, quatro pontos e um rebote defensivo.

- Contra a China o jogo foi muito melhor. A equipe fez uma apresentação mais consistente e diminuiu os erros. Fizemos uma boa partida – comentou a Clarissa.

Com o fim do training camp a equipe volta a Chicago para mais uma semana de treinos, antes dos cortes finais e a estreia da WNBA. No primeiro jogo, Chicago vai enfrentar o time de Indiana, no dia cinco de junho.

- Os objetivos do training camp foram alcançados. A equipe está se entrosando e o caminho é esse, a evolução do grupo. Conseguimos realizar o que a treinadora estava pedindo e tudo está se acertando – finalizou Clarissa.

Na primeira partida da pré-temporada, contra o New York Liberty, Clarissa foi a ‘reboteira’ do jogo, junto com a companheira de equipe, Elena Delle Done, com oito bolas recuperadas por cada uma, ajudando na vitória da equipe, por 83 a 55. Na segunda partida, na derrota para Los Angeles Sparks por 67 a 76, a brasileira marcou um ponto e garantiu mais um rebote defensivo para Chicago.

A Brasileira, de 27 anos, é atual MVP da Liga de Basquete Feminino do Brasil e tricampeã do torneio.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Aos 14 anos e 1,96m, montes-clarense vai jogar basquete em Portugal

Kamilla é uma promessa do basquete (Foto: Divulgação)
O talento e o porte físico de uma jogadora de basquete de Montes Claros, no Norte de Minas, despertaram a atenção no outro lado do oceano Atlântico. Aos 14 anos e 1.96m, kamilla Soares foi convidada para fazer um intercâmbio esportivo na cidade de Torres Novas, em Portugal.
A atleta integra o Programa Montes Claros Olímpica desenvolvido pela prefeitura do município e vai disputar a temporada 2015/2016 no continente europeu. Ela começou a jogar basquete em 2014, na Praça de Esportes (Montes Claros Tênis Clube), e já naquele ano foi convocada para jogar na Seleção Brasileira, categoria sub-15.
O técnico Rogério Santana que acompanha o crescimento físico e técnico de Kamilla aposta em futuro promissor para a joia do basquete montes-clarense;
- Além se ser uma atleta muito boa para os padrões do basquete, a kamilla é muito ágil. Nosso objetivo é que um futuro próximo ela possa integrar a seleção olímpica. É uma oportunidade muito grande para o esporte montes-clarense ter uma atleta se destacando a nível nacional e ser lembrada fora do Brasil. É um orgulho muito grande - disse.
A jovem atleta está feliz e ansiosa pela oportunidade do aprendizado em outro país e sonha alto
- Estou muito feliz. Não esperava que isso fosse acontecer agora. Eu e minha família estamos ansiosas. Meus amigos estão me dando muita força. Vou para Portugal, e se Deus quiser pretendo jogar na WNBA (Liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos) - disse.
Como precisa terminar o ano escolar, Kamilla embarca para Portugal somente no mês de novembro. Ela cursa o 8º ano do ensino fundamental.
Fonte: Globoesporte.com

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como foi a noite das brasileiras na WNBA

Na noite do dia 27 de maio, as quatro brasileiras estiveram em quadra pela pré temporada na WNBA.



Damiris, que iniciou como titular no Minnesota, jogou 17 minutos anotando 7 pontos, pegando 7 rebotes e 3 assistências. Seu time perdeu para o Washington por 89 x 63.

Nos 8 minutos que esteve em quadra, Clarissa contribuiu com o Chicago com 1 ponto, 1 roubada de bola e 1 rebote, na derrota por 76 x 67 para o Los Angeles.

No jogo do Atlanta x New York (85 x 72), Nadia e Erika estiveram em ação. A primeira atuou 16 minutos e converteu 3 pontos e pegou importantes 9 rebotes (6 ofensivos). Já Erika pegou 10 rebotes (também 6 ofensivos) e anotou 12 pontos (double-double) em 20 minutos.

Os proximos compromissos das brasileiras são:

Chicago x Seleção da China (dia 28/5)
New York x Minnesota (01/06)
Atlanta x New York (05/06)

sábado, 23 de maio de 2015

Estados Unidos vão ao Pan com seleção sub 21

Estados Unidos anunciam através de seu portal www.usabasketball.com, as 12 atletas (todas com idade entre 19 e 21 anos) que disputarão os Jogos Panamericanos em Toronto.



Breanna Stewart foi destaque na final da NCAA, onde sagrou-se campeã por Connecticut.



A pivô Alaina Coates é jogadora atleta mais alta, com 1,93 m.




O Brasil estréia nos jogos contra esta seleção, no dia 19 de julho.

Clarissa estreou no Chicago Sky



Na noite desta sexta feira, Clarissa dos Santos fez sua estreia na WNBA pelo Chicago Sky.

Em apenas 9 minutos, a pivô anotou 8 rebotes (melhor em sua equipe), converteu 2 pontos (1/1) e deu 1 assistencia.

Quanta feira 27 de maio, novo jogo da pré-temporada, agora contra o Los Angeles Sparks.


Segue o scoreboard completo do Chicago

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Zanon convoca seleção para o Pan

O treinador Luiz Augusto Zanon convocou, nesta sexta-feira (dia 22), a Seleção Brasileira Adulta Feminina que disputará os 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 16 e 20 de julho. A apresentação está marcada para o dia 4 de junho (quinta-feira), às 12h de Brasília, no Noumi Plaza Hotel (Avenida Júlio de Mesquita, 115 – Cambuí), em Campinas (SP). O grupo realizará os treinamentos até o dia 6 de julho, em tempo integral, no Tênis Clube de Campinas (Rua Coronel Quirino, 1346 – Cambuí).

“Com a ausência das quatro pivôs que foram para a WNBA (Érika de Souza, Nádia Colhado, Damiris Amaral e Clarissa dos Santos), da aposentadoria da armadora Adrianinha Moisés e da cirurgia realizada pela ala Tatiane Pacheco, que ficará afastada por seis meses, tivemos que reformular o grupo que disputou o Mundial da Turquia, em 2014”, explicou Zanon. “Dessa forma, vamos formar uma seleção com a experiência das pivôs Kelly Santos, Gilmara Justino e Karina Jacob, que esteve no grupo que disputou o Sul-Americano do Equador, no ano passado, além da jovem pivô Leticia Viviane, que se destacou na LBF 2014-2015. Também estamos tendo o retorno da armadora Tássia Carcavalli, medalha de bronze do Mundial Sub-19 do Chile, em 2011", completou.

O embarque para Toronto está marcado para o dia 6 de julho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De 7 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos no Canadá. O Brasil está no Grupo "A" e faz sua estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, enfrentam Porto Rico (17) e República Dominicana (18). O Grupo "B" é composto por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela. As Semifinais serão dia 19 e as disputas por medalhas no dia 20. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal.

O basquete é o esporte coletivo com o maior número de medalhas de ouro (8) na história do Pan-Americano e no total (24). A seleção adulta feminina esteve presente em quatorze edições da competição feminina e soma onze medalhas conquistadas. A equipe feminina foi campeã em Winnipeg, no Canadá (1967); em Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas foram quatro vezes medalha de prata e quatro de bronze. No Pan do Rio (2007), O Brasil ficou com a medalha de Prata.



De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Nome - Posição - Idade - Altura - Clube - UF
Carina dos Santos Martins - Armadora - 23 anos - 1,72m - ADC São Bernardo (SP) - SP
Débora Fernandes da Costa - Armadora - 23 anos - 1,64m - São José Desportivo (SP) - SP
Fabiana Caetano de Souza - Pivô - 24 anos - 1,92m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Gilmara Justino - Pivô - 34 anos - 1,83m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - Ala - 21 anos - 1,80m - São José Desportivo (SP) - BA
Jaqueline de Paula Silvestre - Ala - 29 anos - 1,78m - Basketball Santo André (SP) - SP
Joice dos Santos Coelho - Ala - 22 anos - 1,81m - São José Desportivo (SP) - RJ
Karina da Silva Jacob - Pivô - 29 anos - 1,85m - São José Desportivo (SP) - RJ
Kelly Santos Muller - Pivô - 35 anos - 1,93m - Sport Club do Recife (PE) - SP
Leila Zabani - Ala - 24 anos - 1,82m - Basquete Jaraguá (SC) - SP
Letícia Viviane Dias Rodrigues - Pivô - 20 anos - 1,90m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Patrícia Teixeira Ribeiro - Ala - 24 anos - 1,75m - São José Desportivo (SP) - SP
Tainá Mayara da Paixão - Armadora - 23 anos - 1,72m - Uninassau/América Basquete Recife (PE) - SP
Tássia Pereira de Souza Carcavalli - Armadora - 22 anos - 1,80m - Basketball Santo André (SP) - SP

Média de idade: 25,2 anos
Média de idade: 1,80m


Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Fisioterapeuta: Milena Gomes Perroni Challa





Data: 4 de junho (quinta-feira)
Horário: 12h de Brasília
Local: Noumi Plaza Hotel
Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 115 - Cambuí - Campinas/SP


Período: 4 de junho a 6 de julho
Local: Tênis Clube de Campinas
Endereço: Rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí - Campinas/SP

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Três brasileiras da FirstPick participam de training camps da WNBA

Érika de Souza e Nádia Colhado, do Atlanta Dream, e Clarissa dos Santos, com o Chicago Sky, se preparam para início dos jogos
A temporada de 2015 da WNBA começa só no dia 05 de junho, mas as equipes já começaram a trabalhar. Neste ano, a liga norte-americana pode ter quatro brasileiras em suas quadras e três delas estão ligadas à FirstPick Basketball Management, agência de gerenciamento esportivo com foco em basquete feminino.

Érika de Souza, Nadia Colhado e Clarissa dos Santos estão nos Estados Unidos e começaram os treinos com suas respectivas equipes. As duas primeiras se apresentaram ao Atlanta Dream, enquanto a pivô, que é a atual MVP da Liga de Basquete Feminino (LBF), chegou a Chicago para treinar com o Sky.

As três atletas se encontram em diferentes situações na WNBA e cada uma tem um alvo diferente a atingir com os training camps. Enquanto Érika já é nome certo no quinteto titular do time comandado pelo técnico Michael Cooper, Nádia busca se consolidar e ganhar mais confiança no elenco de Atlanta, apesar de ter lugar reservado entre as 12 que jogarão a temporada regular.

Para Érika, que entra em sua décima temporada do campeonato norte-americano, o oitavo com o Dream, o foco no momento é se readaptar ao jogo com suas companheiras, uma vez que seu último compromisso com a equipe foi no dia 26 de agosto de 2014, no terceiro jogo da semifinal de conferência contra o Chicago Sky.

"Estamos trabalhando em nos entrosar novamente. Apesar de eu já estar acostumada a jogar com as minhas companheiras do Dream, esse tempo que ficamos afastadas precisa ser retomado, assim ficaremos bem alinhadas para o nosso único objetivo: sermos campeãs", avalia Érika de Souza.

Para Nadia, um bom rendimento no training camp pode dar à jogadora mais espaço e tempo de quadra. Em 2014, a pivô aturou em 16 jogos e colecionou médias de 7,8 minutos, 2,8 pontos e 1,6 rebote por partida.

"2014 foi um ano de muito aprendizado para mim aqui na WNBA, agora eu quero mostrar que sou uma boa aluna e colocar tudo isso em prática. Meu objetivo é conquistar espaço e ajudar o Atlanta Dream da melhor maneira que eu puder", diz a jogadora.

Já Clarissa tem uma importante empreitada nessas aproximadamente duas semanas de treinos. A jogadora conseguiu uma vaga no training camp do Chicago Sky, espaço encontrando por Fabio Jardine, agente da FirstPick.

"A Clarissa tem um talento único, é versátil, persistente e tem mudado muito o seu jogo ao longo dos últimos dois anos. Ela hoje joga muito bem na posição quatro também, aprimorou muito o seu arremesso e agilidade e esses fatores a trouxeram para a WNBA", afirma Jardine.

Diante dos comandos da técnica Pokey Chatman, Clarissa tem a chance de treinar ao lado de importantes nomes do basquete feminino internacional, como Elena Delle Donne e Cappie Pondexter. A brasileira também aproveita da companhia de Tamera Young, contra quem jogou no Brasil, durante a temporada 2014/2015 da LBF.

"É sempre uma oportunidade. Estou dando o meu melhor para tentar conseguir um lugar nesse time. Tenho essa chance incrível de jogar por aqui e espero aproveitar o máximo possível", afirma Clarissa.

A pré-temporada começa no dia 22 de maio para as jogadoras da FirstPick Basketball Management. A temporada regular terá início no dia 05 de junho.

Sem patrocínio, basquete brasileiro atravessa crise financeira

Assustadora essa matéria publicada no site EBC,

Veja aqui!

São José Basquete dependerá da iniciativa privada

Matéria do site Jogando Juntos: aqui!

Érika de Souza assiste jogo do Atlanta Hawks na Phillips Arena


A jogadora brasileira Érika de Souza já está em Atlanta, nos Estados Unidos, a fim de se preparar para a nova temporada da WNBA (liga norte-americana de basquete feminino) com o Atlanta Dream. Na noite desta quinta-feira (20/05), a pivô aproveitou a folga à noite para ir até a Phillips Arena prestigiar o Atlanta Hawks no primeiro jogo da final da conferência Leste da NBA, contra o Cleveland Cavaliers.

Junto à sua companheira de equipe também brasileira, Nadia Colhado, e de outra atleta do basquete feminino nacional, Joice Coelho, que viajou para os Estados Unidos nas férias, Érika foi caracterizada para torcer pela "franquia-irmã" do seu Atlanta Dream.

No dia 07 de junho, a pivô volta para a Phillips Arena, mas dessa vez não para assistir um jogo e sim entrar em quadra na primeira partida em casa da sua equipe na temporada de 2015 da WNBA.

Antes disso, no dia 05 de junho, o Atlanta Dream joga contra o New York Liberty, no Madison Square Garden, na estreia na nova edição do torneio. Essa será a décima temporada de Érika de Souza na WNBA, a oitava com o Atlanta Dream.

terça-feira, 19 de maio de 2015

As Memórias do Pan de Maria Helena Cardoso



Campeã como jogadora e como técnica, Maria Helena Cardoso deixou seu nome gravado na história da Seleção Brasileira Adulta. Ao lado de grandes nomes do basquete feminino como Norminha e Heleninha, Maria Helena fez parte de uma geração vencedora do esporte nas décadas de 60 e 70. Como jogadora da Seleção Brasileira, a ala-pivô foi fundamental na conquista do bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos de Cali, em 1971, na Colômbia. 

A participação nacional no Pan-Americano de Cali foi marcada pela conquista do lugar mais alto no pódio no basquete masculino e no feminino. 

"Foi uma conquista de muito valor, pois conseguimos um feito inédito com a conquista dupla do basquete feminino e masculino. Havíamos acabado de disputar o Campeonato Mundial de São Paulo (Brasil/1971) e começamos a ser conhecidas pelo mundo. Estávamos entrosadas e bem treinadas, mas quando você sai de uma competição como um Mundial e tem sucesso, é normal relaxar e achar que os próximos jogos serão fáceis. Conseguimos resolver e nos reencontrar depois da derrota para o Canadá (69 a 63). E conquistamos de forma brilhante essa medalha sobre Cuba (66 a 62)", contou Maria Helena.

Em 1971, Maria Helena estava com 31 anos e no auge da carreira, mas a primeira vez que defendeu a categoria adulta tinha apenas 16 anos. No ano seguinte, viria a se tornar professora. 

"Estava no auge da carreira como jogadora em Cali. Esse título marcou minha vida como atleta. Eu tinha apenas 16 anos na primeira vez que defendi a equipe adulta na conquista do bronze no Campeonato Sul-Americano (Equador/1956). Aos 17 anos me formei como professora. Tenho formação em Educação Física e Pedagogia. E me transformar em técnica aconteceu de forma natural para mim. As jogadoras dizem que na época que eu jogava já tinha o jeitão de técnica, mas porque sempre fui uma jogadora que gostava do coletivo", pontuou. "Sou de uma família muito grande, de dez irmãos, e tínhamos que trabalhar em equipe. E como meus pais não tinham muito dinheiro, precisávamos dividir tudo e com isso trabalhar o coletivo. Sempre vivi em um ambiente de equipe dentro de casa. Acho que isso me ajudou como jogadora e depois como técnica", completou a ex-jogadora.

Os Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, também foram de conquistas para o basquete feminino brasileiro. Com nomes que perduram até hoje, como Paula, Hortência e Janeth, o Brasil bateu as donas da casa na final por 97 a 76 e levou o ouro. As jogadoras, inclusive, receberam as medalhas das mãos do presidente Fidel Castro.

"Nunca imaginei que depois de 20 anos voltaria a conquistar uma medalha. Se tivessem me dito em 1971 que isso ia acontecer, não acreditaria. A nossa preparação contou com grupo de jogadoras de muito talento e super preparadas. No primeiro jogo a vontade era tão grande que a ansiedade quase atrapalhou. Acho que elas acreditaram que ganhariam o título no primeiro jogo. Na estreia contra os Estados Unidos perdíamos de 21 a 5. No tempo técnico chamei o grupo na responsabilidade. Conseguimos encontrar o eixo a tempo e virar o jogo ainda no primeiro tempo. Com o time completamente diferente alcançamos a primeira vitória. Depois, passamos por Canadá, Cuba e Argentina na primeira fase. Batemos novamente o Canadá na semifinal e ganhamos de Cuba mais uma vez na decisão. Essa equipe era tão boa que podia inventar as jogadas na hora que elas faziam de forma extraordinária", frisou. 

Na partida semifinal entre Estados Unidos e Cuba, as brasileiras estavam na plateia, quando tocou uma trombeta para anunciar a chegada de Fidel. A partida parou para a entrada do cubano.

"Todo mundo parou para aplaudir. Cuba que vinha perdendo a partida para os Estados Unidos se transformou, virou o jogo e foi para final. Na volta para a concentração vi que as jogadoras ficaram impressionadas com a reação cubana e começaram a se perguntar o que aconteceria se Fidel também fosse assistir a partida delas contra as adversárias. Mas era também o dia da final do beisebol e esse era um esporte muito popular em Cuba. Imaginamos que ele não fosse. Virei para as jogadoras e mandei elas relaxarem. Disse que não adiantava ficar pensando na possibilidade. Na hora do jogo faríamos o que tínhamos ido fazer", relembrou a técnica.

O governante de Cuba ainda tentou conversar com a dupla Paula e Hortência antes do jogo, mas Maria Helena não permitiu que ele se aproximasse. Durante a entrega das medalhas, Fidel brincou com Hortência e Paula. A cena se mantém como um dos momentos marcantes da participação brasileira em Pan-Americanos e também na carreira das jogadoras.

"Não deu outra. Na hora do aquecimento tocou a trombeta e Fidel entrou no ginásio. As brasileiras começaram a se olhar assustadas. Antes de ir para a Tribuna de Honra, Fidel desceu as escadas e ficou na beira da quadra chamando Paula e Hortência para conversar. Mas disse que na hora do aquecimento não poderiam deixar o grupo. Caminhei em direção a ele diante dos olhares curiosos das meninas. Quando cheguei perto de Fidel logo perguntou quem eu era. Me apresentei e escutei um "Sinto muito, mas hoje quem ganha é Cuba". Só respondi que primeiro jogaríamos e que se Cuba ganhasse, estariam de parabéns. Se ele tivesse falado essa frase para as duas, provavelmente, teriam se desesperado. Repeti para elas que tínhamos trabalhado muito e que merecíamos aquela medalha. Tive fé e sabia que ia ganhar quem merecesse mais", destaca. "Depois da partida, Fidel brincou e disse que não queria entregar a medalha para as duas porque eram bruxinhas. Por isso não erravam os alvos, mas acabou reconhecendo e se rendeu ao encanto da dupla. Foi uma vitória muito linda e a repercussão foi grande e é lembrada até hoje, depois de 24 anos".

A conquista nacional desta geração de 1991 foi o resultado de uma trajetória do basquete feminino que começou em 1979, no Pan de San Juan, quando a equipe brasileira conquistou o quarto lugar. Depois, em Caracas (1983), na conquista do bronze e em Indianápolis (1987), a prata. 

JOGOS PAN-AMERICANOS DE CALI (COLÔMBIA) 
Data: 2 a 12 de agosto de 1971 

Delegação do Brasil 
Benedita Anália de Castro (9pts / 2 jogos), Delcy Ellender Marques (74pts / 6j), Elza Arnellas Pacheco (40pts / 6j), Jacy Boemer Guedes de Azevedo (12pts / 4j), Laís Elena Aranha da Silva (28pts / 6j), Maria Helena Campos "Heleninha" (8pts / 5j), Maria Helena Cardoso (40pts / 6j), Marlene José Bento (42pts / 5j), Nadir Lea Bazzani (18pts / 2j), Nilza Monte Garcia (95pts / 6j), Norma Pinto de Oliveira "Norminha" (67pts / 6j) e Odila Fernandes de Camargo (15pts / 5j). Técnico: Waldir Pagan Peres. 

Campanha do Brasil 
Brasil 98 x 45 Colômbia 
Brasil 63 x 69 Canadá 
Brasil 65 x 61 México 
Brasil 64 x 60 Estados Unidos 
Brasil 86 x 52 Equador 
Brasil 66 x 62 Cuba 

Classificação final 
1º- Brasil; 2º- Estados Unidos; 3º- Cuba; 4º- México; 5º- Canadá; 6º- Equador; 7º- Colômbia. 

JOGOS PAN-AMERICANOS DE HAVANA (CUBA)
Data: 03 a 18 de agosto de 1991 

Delegação do Brasil 
Adriana Aparecida dos Santos (12), Ana Lúcia Mota (7), Hortência de Fátima Marcari (133), Janeth dos Santos Arcain (87), Joycenara Baptista (7), Maria Paula Gonçalves da Silva (110), Marta de Souza Sobral (92), Nádia Bento Lima (24), Roseli do Carmo Gustavo (5), Ruth Roberta de Souza (23), Simone Pontello (9) e Vânia Hernandes de Souza (9). Técnica: Maria Helena Cardoso.

Campanha do Brasil 
Brasil 87 x 84 Estados Unidos 
Brasil 74 x 66 Canadá 
Brasil 90 x 87 Cuba 
Brasil 83 x 56 Argentina 
Brasil 87 x 78 Canadá 
Brasil 97 x 76 Cuba 

Classificação final 
1º- Brasil; 2º- Cuba; 3º- Estados Unidos; 4º- Canadá; 5º- Argentina.

Fonte: CBB

Mais uma preparação-relâmpago: Seleção Sub-16 se apresenta dia 09/06 e viaja dia 20/06 para a Copa América! Vergonha, CBB!


A técnica Anne Amália Sabatini convocou, nesta segunda-feira (dia 18), a Seleção Brasileira Sub-16 Feminina que vai defender o Brasil na Copa América / Pré-Mundial da categoria, que será disputada em Puebla, no México, entre os dias 24 e 28 de junho. A Copa América classifica os quatro primeiros colocados para o Campeonato Mundial Sub-17 de 2016.

"Procuramos, eu e minha comissão técnica, assistir ao maior número de jogos possível, além de conversar com muitos técnicos. Optamos por manter a base da Seleção Brasileira que conquistou o título invicto do Sul-Americano no ano passado (Venezuela/2014). A nossa expectativa para os treinos é de que as meninas voltem mais maduras ainda e determinadas na busca da vaga para o Mundial", destacou a treinadora.

Além das doze jogadoras, a treinadora convidou mais quatro atletas para participar dos treinos. O objetivo é ajudar no desenvolvimento dessas futuras jogadoras.

"Definimos o grupo de doze meninas para a competição, mas gostaríamos que mais algumas meninas aproveitassem a oportunidade de vivenciar uma preparação de seleção. Acreditamos que elas agregam para o grupo e que a oportunidade será positiva", explicou Anne.

A apresentação da equipe nacional está marcada para o dia 9 de junho, às 13h de Brasília, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (Avenida Monsenhor Mancine, 755), no interior de Minas Gerais. O grupo ficará concentrado até o dia 20 de junho na Arena Olímpica, onde realizará os treinamentos em tempo integral. O embarque para o México está marcado para 20 de junho, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Antes da estreia na competição, a equipe brasileira irá realizar um amistoso internacional.

Seleção Brasileira Sub-16 Feminina 
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
Anna Beatriz Marques Hammerschmidt - Armadora - 15 anos - 1,70m - Assoc. de Basquete de Presidente Venceslau (SP) - (SP)
Brenda Barros da Silva - Pivô - 15 anos - 1,84m - Instituto Mangueira do Futuro (RJ) - RJ
Clarissa Fernandes Carneiro - Alal/armadora - 15 anos - 1,80m - Assoc. de Basquete de Presidente Venceslau (SP) - (SP)
Emanuely de Oliveira - Ala - 15 anos - 1,80m - Criciúma Basquete Clube (SC) - SC
Gabriela Sales Fernandes Alves - Ala - 15 anos - 1,80m - SESI-SP Guarulhos (SP) - SP
Geassamyne Germano - Ala/pivô - 16 anos -1,81m - Score Academy / Carolina Waves (EUA) - SP
Geovana Fonseca Lopes - Pivô - 16 anos - 1,89m - Assoc. de Basquete de Presidente Venceslau (SP) - (SP)
Izabela Nicoletti Leite - Ala/Armadora - 15 anos - 1,80m - Score Academy / Carolina Waves (EUA) - SP
Obalunanma Beatriz de Angelo Chukwumaeze Ugwu - Pivô - 16 anos - 1,81m - Score Academy / Carolina Waves (EUA) - SP
Julia Zandonai Schmauch - Ala - 15 anos - 1,80m - ADC Bradesco (SP) - SC
Raphaella Marciano da Silva - Pivô - 16 anos - 1,86m - Basketball Santo André (SP) - RJ
Sara Lucia Carvalho de Souza Rodrigues - Ala/pivô - 15 anos - 1,90m - APAGE BASK FIG-Guarulhos (SP) - SP
Média de idade: 15,3 anos
Média de altura: 1,82m

Jogadoras Convidadas
Nome - Posição - Idade - Altura - Clube - UF
Isadora Alves Cardoso Souza - Ala/armadora - 14 anos - 1,70m - APAGE BASK FIG-Guarulhos (SP) - SP
Izabel França Varejão de Angelo - Pivô - 15 anos - 1,90m - ADC Bradesco (SP) - ES
Juliana Marques Cunha - Ala/armadora - 15 anos - 1,70m - Divino/Jundiaí (SP) - SP
Juliana Souza Maria - Ala - 16 anos - 1,80m - ADC Bradesco (SP) - SP

Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Paulo Henrique Mardegan
Técnica: Anne Amália de Freitas Sabatini
Assistente Técnica: Christi Ane Garcia Marques Hammerschimidt e Wilson Sanaiotti Junior
Preparador Físico: Priscila Moreira de Souza
Médica: Lenita Machado Glass
Fisioterapeuta: Thayse Cristine de Melo Lins
Nutricionista: Emy Takahashi

Time feminino de basquete do Sport inicia preparação para a disputa do Sul-americano (SuperEsportes)



O time feminino de basquete do Sport iniciou nesta segunda-feira a preparação para o Campeonato Sul-americano, que vai ter sua primeira fase disputada de 19 a 23 de junho, na Venezuela. A equipe que surpreendeu e terminou a Liga Feminina de Basquete (LBF) na quinta colocação sofreu uma reformulação, com a saída de algumas peças e a chegada de reforços. O Leão conseguiu manter duas das três jogadoras norte-americanas do elenco: a ala Brandie Baker e a armadora Erica Wheeler, destaque do time na temporada.

Houve um enxugamento no elenco, que passou de 12 para 10 jogadoras. O principal reforço do Sport foi a experiente pivô Kelly, de 35 anos e 1m92, ex-seleção brasileira. Ela estava na equipe do Osmaniye Genclik, da Turquia, e vem exclusivamente para a disputa do Sul-americano. Além dela, o clube trouxe a ala Mariana e a ala-pivô Sil, que atuaram por Presidente Venceslau na última edição da LBF, a lateral Iza, que estava no Uninassau/América, e a também lateral Juliete, que tem passagem pelo Náutico. As norte-americanas Wheeler e Baker chegam no dia 23 ao Recife.

Houve uma mudança na fórmula de disputa do Sul-americano, que agora será dividido em fases. A primeira etapa acontecerá entre os dias 19 e 23 de junho, na Venezuela. Para se classificar, o Leão terá que se classificar como as duas melhores equipes do grupo, que terá também La Estancia (Colômbia), Santa Maria (Equador) e Deportivo Anzoatengui (Venezuela). 

"É muito bom vir jogar no Nordeste. Todo mundo está querendo vir porque são equipes bem certinhas. E, acima de tudo, têm estrutura", afirmou a pivô Kelly. O técnico Rildo Acciolly valorizou a chegada dos reforços. "Formamos uma equipe mais experiente, com atletas rodadas. A vantagem é que pudemos formar um elenco de acordo com o que queríamos", contou o treinador.

sábado, 16 de maio de 2015

Mudanças na gestão do basquete em São José

Matéria do Globoesporte.com: OS deixa São José Basquete, que volta a ser comandado pela prefeitura

Com time reformulado, Sport inicia treinamentos para a Liga Sul-Americana

O Sport é uma das grandes forças do basquete nacional e tem mais uma grande competição pela frente. A equipe feminina do Leão vai disputar a Liga Sul-americana de Clubes - 2015, na Venezuela. A equipe leonina vai representar o Brasil na competição junto com  a ADCF Unimed/Americana. Esta é a primeira edição da Liga, que tem início nesta sexta-feira e vai ser realizada no Chile, no Equador e na Venezuela.
Após o fim da Liga de Basquete Feminino, onde o Sport avançou até a fase das quartas-de-final, a equipe rubro-negra entrou num período de descanso. Além disso, o elenco foi reformulado e agora retoma os treinos, com a preparação voltada para o torneio internacional. A novidade no grupo que representa o Sport no basquete adulto feminino é a chegada de cinco novas atletas.
A ala Mariana e a ala-pivô Sil atuaram por Presidente Venceslau na última edição da LBF e agora são do Sport. Quem também vem compor o elenco rubro-negro é a pivô Kelly, que estava jogando na Turquia, a lateral Iza, que estava no Uninassau/América e a também lateral Juliete, que tem passagem pelo Náutico. Da equipe que vestiu a camisa rubro-negra na LBF deste ano, permanecem as norte-americanas Brandie Baker (ala) e a armadora Erica Wheeler, a ala Luana, a armadora Laís Meira e a pivô Neri.
O Leão enfrentará o La Estancia (Colômbia), Santa Maria (Equador) e o Deportivo Anzoatengui (Venezuela), entre os dias 19 e 23 de junho, na Venezuela. Na próxima segunda-feira (18), o elenco se apresenta no Ginásio Marcelino Lopes, às 19h30, para o início dos treinamentos. Com exceção das norte-americanas, que tem chegada prevista para o fim da próxima semana.
Fonte: Sport Recife

Recreativa joga mal e amarga primeiro revés

Após estrear com vitória na Série A2 do Paulista ao vencer o Classista, de Osasco, a Recreativa/ABEC/SME não conseguiu reeditar o bom desempenho da última rodada e sofreu sua primeira derrota na competição ao ser superada pelo Inter de Santos por 59 a 54, na noite desta quinta-feira (14), na Arena Santos. A armadora Aruzha, da Recra, foi a cestinha da partida com 16 pontos.
“A equipe delas foi mais determinada, elas foram melhores o jogo inteiro, não tivemos competência para jogar contra a defesa delas”, analisou o técnico Márcio Marolo, da Recra.
A equipe ribeirão-pretana volta à quadra somente no dia 27 diante do Sesi, em São Paulo. Recém-contratadas, as pivôs Kika, ex-Presidente Venceslau, e Joyce, ex-Barretos, estrearam nesta quinta pelo time ribeirão-pretano. “Vamos trabalhar e tentar dar mais entrosamento ao time, tivemos uma mudança drástica no time”, finalizou Marolo após a derrota.
Fonte: Jornal A Cidade

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Alessandra participa de etapa do Brasileiro de Basquete 3x3


 Tudo pronto para a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 +18 e Sub-18 Feminino e Masculino, que será realizada no dia 24 de maio, a partir das 8 horas de Brasília, no Clube Monte Líbano, na cidade paulista de São José do Rio Preto. A competição contará com grandes nomes do basquete brasileiro de quadra, como o ala-pivô Rogério Klafke e a pivô Alessandra Santos Oliveira. O torneio dará aos dois primeiros colocados de cada categoria a vaga na Etapa Final Nacional em São Paulo, nos dias 19 e 20 de setembro. 

Um dos destaques na competição será a nova formação da equipe paulista The Choice que conta agora com a pivô Alessandra Oliveira, a ala Wivian de Cássia Delfino, a armadora Crystal Rocha e a ala-pivô Simone Souza. Alessandra falou da participação na primeira etapa.

"Gosto de basquete, então aonde tem espaço para mim eu estou lá. No ano passado, conheci a modalidade e disputei dois torneios 3x3. Agora as meninas me convidaram para participar da primeira etapa do Brasileiro de Rio Preto e do projeto da equipe, que conta com uma estrutura profissional de ponta. Já estamos fortes com o trabalho de fisiologista, fisioterapia e academia para chegarmos no Brasileiro e conquistarmos a vaga na final em São Paulo", declarou Alessandra.

A campeã Mundial (Austrália / 1994) e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos em Atlanta (EUA / 1996) e bronze em Sydney (Austrália / 2000), conta como foi a adaptação à nova modalidade. 

"O Basquete 3x3 é bem diferente da quadra. Ele é mais concentrado e jogado em lugares abertos, até com sol. Eu não sou acostumada a esses fatores ainda e aí entra a importância de uma boa preparação. Mas a adaptação é fácil, pois tenho mais de vinte anos de basquete. Na teoria quem sabe jogar pode jogar em qualquer lugar. Espero poder usar minha experiência no basquete de quadra para ajudar a modalidade a crescer e divulgar entre crianças e jovens", acrescentou a pivô. 

Ao lado de Rogério Klafke, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá / 1999) e de bronze em Mar del Plata (Argentina / 1995), Alessandra fala com entusiasmo da participação de ex-jogadores do basquete de quadra no evento.

"Fico feliz de ver a participação e o envolvimento de ex-jogadores da seleção que deram várias glórias ao basquete brasileiro. É importante estarmos juntos em situações de motivação para a prática da nossa modalidade. Esse é o nosso projeto agora com o The Choice. Queremos disputar amistosos na Europa e conhecer mais do basquete 3x3 mundial", finalizou Alessandra.