quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Brasileiras no basquete universitário americano



O basquete universitário americano continua sendo uma opção para as jovens atletas, recém saídas da categoria de base, sendo que algumas delas já passaram pela seleção brasileira.

Thais Oliveira
Quem tem ido muito bem é a pivô amazonense Thaís Gaia de Oliveira, de 20 anos, pivô de 1,85.

Jogando por College of Central Florida, ela foi eleita a atleta da semana (01/12 a 07/12) da NJCAA, com médias de 20,7 pontos, 8 rebotes e 3,7 assistências nos jogos dessa semana.

Pela mesma universidade, ainda jogam a armadora Marcella Rocha (21 anos - 1,60 - ex-Botafogo) que possui médias de 8 pontos e 3,5 assistências por jogo e a ala Camilla Silva que possui média de 3,2 pontos por jogo.

Ainda há outras brasileiras no basquete universitário americano:

Colorado State University (NCAA)
Alana Arias (20 anos - pivô - 1,90 - Ex-Colégio Farroupilha/RS): 9,4 pontos por jogo.


New Mexico Junior College (NJCAA)

Alana Gonçalo (20 anos - armadora - 1,65 - Ex-Recra e Osasco): 6,4 pontos e 4,8 assistências por jogo.
Angélica de Paulo (22 anos - pivô - 1,85 - Ex-São Bernardo e Guarulhos): 14,5 pontos e 6 rebotes por jogo.


College of Eastern Utah (NJCAA)

Ana Carolina Borges (20 anos - ala/pivô - 1,80 - Ex-Americana e São José): 8,1 pontos por jogo.
Caroline Fischer (20 anos - ala - 1,78 - Ex-São Bernardo): 7,7 pontos por jogo.


Crowder College (NJCAA)

Mariana Silva (21 anos - pivô - 1,85 - Ex-São José): 9,3 pontos e 5,5 rebotes por jogo.
Thays Barbosa (20 anos - 1,80 - ala - Goiás): 6,5 pontos e 7 rebotes por jogo.
Thalita Valério (20 anos - ala - 1,69)


Eastern Arizona College (NJCAA)

Natália Hausmann (20 anos - ala - 1,82 - Ex-Pindamonhangaba): 9,2 pontos por jogo.


Paris College (NJCAA)

Natália Saar (20 anos - ala - 1,74 - Ex-Divino): 6,0 pontos por jogo.


Arkhansas Tech University (NCAA II)

Fabiana Monte (22 anos - ala - 1,72 - Ex-São José): 4,3 pontos por jogo.


Eastern Oregon University (NAIA)

Larissa Quintana (20 anos - ala - 1,78 - Ex-Colégio Farroupilha/RS): 6,2 pontos por jogo.


North Central Missouri (NAIA)

Narel Santos (20 anos - pivô - 1,90 - Ex-Ourinhos)


Oklahoma Baptist University (NCAA II)

Raquel Dudzevich (21 anos - pivô - 1,85 - Ex-Centro Olímpico)


Colorado State University - Pueblo (NCAA II)

Mariana Lambert (22 anos - ala - 1,78 - Ex-Divino)


Lyon College (NAIA)

Gabriela Martins (20 anos - armadora - 1,65 - Ex-São Caetano)
Carina Jackson (23 anos - ala - 1,78 - Ex-Pindamonhangaba e Osasco)
Tamires de Souza (pivô - 1,85)

Vídeo: São José busca uma nova quadra

Vídeo disponível aqui.

Vídeo: Após 3 anos, basquete feminino adulto de Santos volta às quadras

Vídeo disponível aqui.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Rildo Accioly, do Sport Recife, comemora a chegada da inter-temporada

Ao fim das primeiras três partidas do Sport Recife na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15, o técnico Rildo Accioly terá um período longo de treinos com seu grupo completo. Com o próximo jogo marcado apenas para o dia 07 de janeiro de 2015 (quarta-feira), o comandante rubro-negro não utilizará o período de fim de ano para desacelerar o ritmo de trabalho. Muito pelo contrário. Focado em aumentar ainda mais a crescente que o time vem apresentando jogo a jogo, o treinador colocará suas atletas para suar.
Animado com esta pequena inter-temporada, o técnico Rildo Accioly terá um grupo mais coeso em suas mãos. Isso porque, diferente do que foi nas vésperas da estreia, quando seu elenco não contava sequer com dez jogadoras, o treinador agora se vê com várias opções. Além das americanas Brandie Baker e Erica Wheeler, e da pivô Rafaela que se incorporaram ao grupo recentemente, a pivô americana Toluwani Omotola e a armadora Milena devem chegar em Recife durante este período de treinos.
“Será um período muito importante para nós. Vale lembrar que não tivemos tempo para uma preparação no nível que pede a LBF. Agora, com o elenco mais encorpado, teremos tempo para voltarmos dessa parada de fim de ano com um time ainda mais competitivo.”, destacou o técnico Rildo Accioly.
Ainda de acordo com o treinador leonino, a individualidade de seu time cresceu bastante e, para esses cerca de vinte dias de treino, o grande foco será o jogo em equipe. “Com a entrada da Brandie e da Rafaela, já crescemos demais. A Erica Wheeler também fez com que o time ganhasse recursos. Hoje temos um lado individual que consegue se destacar. Precisamos crescer como equipe. Esse será nosso grande desafio nestes dias de treinamento”, contou.
Continuando a série de jogos fora de casa, o Sport Recife estreia em 2015 contra o Basquete Jaraguá (07 de janeiro) e Basketball Santo André/APABA (09 de janeiro). A primeira partida junto da nação rubro-negra acontece no dia 16 de janeiro, contra a ADCF Unimed/Americana, no ginásio Marcelino Lopes, em Recife (PE).
Fonte: LBF

Espectros é campeão estadual adulto feminino na Paraíba

O João Pessoa/Espectros é o novo campeão estadual adulto feminino da Paraíba. Na decisão contra o Facisa/Campina Grande, o time da capital fechou a série melhor-de-três em dois a zero: 61 a 25, em Campina Grande, e 81 a 18, em João Pessoa. Comandada pelo técnico Adriano Lucena, esse foi o primeiro título do Espectros.
Além do título, o Espectros também foi destaque nas premiações individuais, com a cestinha geral da competição (Larissa Sales) e a cestinha de três pontos (Kika Prado).
Agora os planos da equipe são maiores, segundo o presidente da Federação de Basketball da Paraíba, Eduardo Schafer, a meta é colocar a equipe na Liga de Basquete Feminino (LBF). “É um sonho que a Paraíba vai tentar concretizar em 2015. Vamos precisar do apoio do Governo do Estado e patrocinadores, mas vamos buscar meios para viabilizar essa nossa participação na LBF. Com certeza, seria maravilhoso para a Paraíba”, afirma o dirigente.
Para o presidente do Espectros, Guto Sousa, o primeiro passo foi dado com a conquista do título invicto. “Logo que lançamos o time de basquete, fechamos uma parceria com o Unipê e hoje temos acesso a uma das melhores estruturas do Nordeste. A comissão técnica montou um excelente time, com atletas que foram destaque nacional nas categorias de base. Mas algumas jogadoras estavam há quase dois anos sem praticar basquete de alto nível e até mesmo sem treinar. No Unipê as atletas passaram a ter treinos diários, musculação, fisioterapia e avaliação fisiológica. Isso foi fundamental para o time conseguir o título”, finaliza.
Fonte: LBF

APAB/Barretos prevê crescimento e consolidação na sequencia da temporada 2014/15 da Liga de Basquete Feminino (LBF)

A APAB/Barretos é um dos ‘caçulas’ da edição 2014/15 da Liga de Basquete Feminino (LBF), debutando na competição nacional com o elenco de base mais jovem entre os dez participantes. Nas primeiras semanas de disputa, o time do Interior Paulista, comandado pelo técnico Alexandre Escame, entrou em quadra duas vezes e não venceu: ADCF Unimed/Americana (97 a 50), jogando fora de casa (65 a 74), atuando ao lado de sua torcida.
Na visão de Jesus Antônio de Oliveira, tudo está caminhando de acordo com o planejado e as análises até aqui são boas. “O começo foi muito bom, apesar da inexperiência das garotas, acho que foi positivo. A derrota contra o time de Americana foi dentro da nossa expectativa, mas no jogo de estreia em casa, diante do Maranhão Basquete, a torcida compareceu, vibrou e tivemos a chance clara de vencer”, comenta o coordenador de basquete, salientando que a população de Barretos aprovou da entrada da equipe da cidade na competição nacional.
“Todos estão encantados, pois viram de perto a IzIane, Grazi e a Êga, enfim, atletas de alto nível, algo que até pouco tempo era impensável. Mas, agora é real e ainda irão passar por Barretos as melhores jogadoras do Brasil e também vão passar pela cidade as atletas que estarão no Rio 2016. Isso é gratificante para todos que gostam de basquete e importante para fazer nascer novos torcedores”, acrescenta.
O coordenador de basquetebol relata que o primeiro jogo da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 disputado em Barretos foi tão salutar, que os bons reflexos já estão aparecendo. “O jogo da LBF aqui foi tão positivo, que a final do Paulista Sub-17 lotou e a torcida empurrou à equipe da cidade ao resultado positivo no confronto diante do Divino/Jundiaí”, comenta.
Para Oliveira, a participação do time adulto na LBF trará ainda mais reflexos positivos no trabalho de formação, que já é realizado com extrema eficiência há alguns anos pela APAB/Barretos. “Creio que este momento importante da nossa equipe adulta vai dar oportunidade para que nossas crianças vejam de perto as estrelas do basquetebol nacional e internacional, para que amadureça dentro delas a vontade de se tornar uma atleta profissional. São mais de 300 crianças praticando basquete em nossa cidade”, relata.
O primeiro desafio da APAB/Barretos em 2015 será contra o Brasília/BasqueteVizi, no dia 07 de janeiro (quarta-feira), às 20h00 (de Brasília), atuando em Barretos (SP), na abertura da terceira semana. “Tenho certeza que contra o Brasília, o nosso ginásio vai estar ainda mais cheio e vamos brigar pela nossa primeira vitória na LBF”, adianta Jesus.
Para 2015, o time da “Terra do Boi” já tem os seus objetivos bem definidos. “A expectativa é terminar a LBF com uma boa campanha e, quem sabe, estar nos playoff, além aumentar o nosso poder de investimento para a temporada 2015/16. Queremos realizar também uma boa participação na Liga de Desenvolvimento da LBF”, finaliza Jesus Antônio de Oliveira.
Fonte: LBF

Federação Paulista de Basketball (FPB) anuncia o calendário para 2015

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) anunciou, nesta sexta-feira (19 de dezembro), o calendário de reuniões técnicas e também definiu das datas de início das competições do ano de 2015. O prazo para inscrições vai até 06 de fevereiro do citado ano.
As reuniões técnicas, envolvendo as competições femininas, serão nestas datas:
12 de fevereiro (quinta-feira)
15h00 (de Brasília): Campeonatos Metropolitanos e Estaduais de base
24 de fevereiro (terça-feira) 
15h00 (de Brasília): Campeonato Paulista Adulto Feminino
Início das competições
Sub-13 Metropolitano: 07 de março (sábado)
Sub-14 Metropolitano: 07 de março (sábado)
Sub-15 Estadual: 07 de março (sábado)
Sub-17 Estadual: 11 de março (quarta-feira)
Sub-19 Estadual: 09 de março (segunda-feira)
Adulto Estadual: início definido na reunião técnica
Fonte: LBF

Seleção Brasileira conhece adversários na fase inicial dos Jogos Pan-americanos de Toronto em 2015

A Seleção Brasileira Feminina conheceu nesta terça-feira (16 de dezembro) os seus adversários na primeira fase dos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, que serão realizados em julho de 2015. A definição veio após sorteio na sede da FIBA Américas, em San Juan, em Porto Rico. O Brasil caiu no Grupo A ao lado dos Estados Unidos, Porto Rico e República Dominicana. No Grupo B estão Cuba, Argentina, Venezuela e Canadá.
“Não tem muita escolha, acho que ficaram duas chaves equilibradas. Mas gostei do sorteio. Com as americanas no grupo, não tem como, vamos brigar pelo segundo lugar. Faremos um jogo decisivo contra Porto Rico”, analisou o técnico Luiz Zanon.
Pelo regulamento da competição, as equipes se enfrentam dentro dos grupos. Classificam-se para as semifinais as duas melhores seleções de cada chave. Nas semifinais, é feito o cruzamento olímpico, ou seja, o primeiro de “A” enfrenta o segundo do “B” e vice-versa. Os vencedores disputam a final, enquanto os perdedores decidem o bronze.
A competição feminina será realizada entre os dias 16 e 20 de julho de 2015. No histórico dos Jogos Pan-americanos, a Seleção Brasileira Feminina soma três ouros, quatro pratas e quatro bronzes.
Fonte: LBF

sábado, 20 de dezembro de 2014

Espanha sediará Campeonato Mundial feminino de basquete em 2018

A Espanha foi escolhida como sede da próxima edição do Campeonato Mundial feminino de basquete que será disputado em setembro de 2018, superando Israel, que tinha apresentado candidatura na última hora.

A competição acontecerá no país ibérico quatro anos depois do Mundial para os homens. Neste ano, a competição aconteceu em seis cidades, com a decisão sendo realizada no Palacio de Deportes, em Madri.

No relatório apresentado à Fiba, a candidatura espanhola apresentou "proposta para adotar um inovador sistema de competição e um promoção do torneio, assim como de todo o basquete feminino", de acordo com a feedração do país.

A última edição do Mundial aconteceu na Turquia, entre setembro e outubro. O título ficou com as americanas, que bateram as espanholas na final por 77 a 64. 

Fonte: UOL

domingo, 14 de dezembro de 2014

Meninas da ADCF Unimed ficam em 3º lugar no Sub-17

clip_image002

As meninas da ADCF Unimed garantiram o terceiro lugar no Campeonato Paulista Sub-17 de Basquete com a vitória sobre Osasco por 54 a 50, sábado (13), no Ginásio Mario Antonucci, no complexo poliesportivo do Centro Cívico, em Americana. As principais cestinhas da equipe da técnica Adriana Santos Lopez foram Mariane (16 pontos), Izabela Nicoletti (15) e Maria Paula (14).

Além delas, também participaram da campanha que levou a ADCF Unimed ao pódio da competição estadual as jogadoras Gabriela Soares, Beatriz, Giovanna, Sophia, Letícia, Gessy e Juliane.

"Foi um ano de muitas dificuldades, mas muito produtivo, de aprendizagem, de superação. Tivemos cinco meninas que subiram do sub-13 e tiveram crescimento monstruoso. Estou muito feliz com o resultado final e faço questão de dizer que todas as meninas, sem nenhuma exceção, estão de parabéns", afirmou a técnica Adriana.

LBF tem rodada cheia nessa segunda-feira

Ega_Maranhão

Uma rodada cheia, nesta segunda-feira (15 de dezembro), agita a segunda semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15. Serão quatro partidas: Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau x Sport Recife, às 17h00 (de Brasília), no ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV2; Brasília/BasqueteVizi x Basquete Jaraguá, às 20h00 (de Brasília), no ginásio do Clube da Vizinhança, em Brasília (DF); Basketball Santo André/APABA x ADFC Unimed/Americana, às 20h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, em Santo André (SP); e APAB/Barretos x Maranhão Basquete, às 20h00 (de Brasília), no ginásio João Batista Rocha, em Barretos (SP).

O ‘caçula’ Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau e o Sport Recife jogam pela recuperação, já que os dois times foram superados pelo São José/Colinas Shopping no compromisso mais recente, com a equipe paulista jogando em casa e o representante pernambucano atuando como visitante.

“Estamos focadas para realizar um bom jogo, sabemos que não será fácil, mas temos que atuar com intensidade forte, para vencer os jogos em casa, que será muito importante para o decorrer do campeonato”, comenta a experiente Fabi Guedes, do time de Presidente Venceslau, que foi campeã da LBF vestindo a camisa do Sport Recife. “Jogar contra meu ex-clube é sempre difícil, pois tive muitas alegrias quando estive lá, mas hoje defendo as cores do time de Presidente Venceslau, que também tem me dado muitas alegrias”, acrescenta a pivô.

O técnico Rildo Accioly segue trabalhando para entrosar o elenco do Rubro Negro. “A expectativa é que a equipe demonstre evolução, além de termos a chance de contar com a norte-americana Brandie Baker. Precisamos ganhar ritmo, entrosamento e força com o grupo completo; começar dessa forma estava dentro do planejado, já que não existe mágica e precisamos de tempo”, opina.

O Brasília/BasqueteVizi, que abre a sua participação encarando o ‘caçula’ Basquete Jaraguá, entra nesta edição da LBF com um elenco remodelado, contando com seis reforços: Cacá Martins (armadora – ex-São José), Fran Nascimento (pivô – ex-Sport Recife), Micaela Jacintho (ala – ex-Maranhão Basquete), Ariani Silva (armadora – ex-Ourinhos Basquete), Isabela Costa (ala/pivô – ex-basquete universitário norte-americano) e Kananda Benedicto (ala – ex-APAB/Barretos).

“Vai ser um ano muito bom para o time, de bastante responsabilidade para todas as jogadoras, por isso, estamos nos preparando para dar o nosso melhor e estrear de forma satisfatória na competição, contra um time de base jovem, mas que jogou muito bem na estreia. O nosso grupo trabalhou com muita seriedade nos treinamentos, buscando uma identidade”, relata Fran Nascimento, um dos reforços do time do Distrito Federal.

Já o catarinense Basquete Jaraguá, que foi superado pelo Maranhão Basquete na sua estreia, quer manter o quadro de evolução e, desta forma, lutar pela reabilitação. “Vamos seguir com os pés no chão, mantendo o foco e, lógico, iremos atrás da primeira vitória”, relata o técnico Júlio Patrício, do time catarinense.

O Basketball Santo André e a ADCF Unimed/Americana, que venceram na rodada inicial, fazem o clássico paulista, que é também um dos mais importantes do cenário nacional do basquetebol feminino atualmente. No seu primeiro compromisso, o time do Grande ABC passou pelo São José/Colinas Shopping, enquanto que a equipe de Americana bateu a APAB/Barretos, ambos atuando como mandante.

“Sem dúvida, é um clássico e na última vez que enfrentamos este adversário, tivemos uma chance grande de vencer, mas não aproveitamos. Agora, estamos vivendo um momento melhor, fizemos uma boa estreia diante do São José/Colinas Shopping e temos condições de vencer o representante de Americana, mas a atitude defensiva das jogadoras será fundamental para isso, uma vez que se repetirmos o que fizemos na estreia, as chances de sair com um resultado positivo são boas”, analisa a experiente técnica Laís Elena, do Basketball Santo André/APABA.

A técnica da equipe andreense não poderá contar com a armadora Thaissa Frediani, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo na partida de estreia, e com a ala/pivô Sassá Gonçalves, que está realizando um trabalho físico de fortalecimento. “Vai ser um jogo difícil, mas ainda não estou pronta para ajudar a equipe. Estou me recuperando bem e acredito na fase boa do time. Vai ser um belo clássico”, comenta Thaissa.

Para Karla Costa, da ADCF Unimed/Americana, a partida tende a ser bastante equilibrada. “Jogo contra o Santo André é sempre difícil, existe o fator rivalidade, mas sabemos do potencial da nossa equipe. A cada dia nosso trabalho coletivo se torna mais forte”, comenta a ala/armadora.

O time de Santo André detém um título da Liga de Basquete Feminino (LBF), enquanto que a agremiação de Americana possui duas conquistas.

E, complementando a jornada, a APAB/Barretos quer a recuperação contra o Maranhão Basquete. No seu primeiro jogo na competição, o time de Barretos foi superado pela ADCF Unimed/Americana, enquanto que o Maranhão Basquete bateu o Basquete Jaraguá.

“Trabalhamos para a melhora da condição física, conjunto e incorporar uma maturidade de jogo maior, pois, cometemos alguns erros que poderiam ser evitados. Acredito que apresentaremos uma boa evolução com relação ao jogo de Americana. O Maranhão Basquete foi montado para buscar o título e possui uma equipe de altíssimo nível técnico, liderada pela Iziane”, comenta o técnico Alexandre Escame, da APAB/Barretos.

Já a experiente pivô Êga Garvão, do Maranhão Basquete, sabe que o favoritismo não decide nada. “No papel é para entrarmos com superioridade, mas tem que ser assim em quadra. A gente tem que entrar com superioridade para poder fazer um jogo bom para se preparar para o duelo contra a ADCF Unimed/Americana. Só que, se entrarmos da forma como estivemos em alguns momentos de baixa no jogo contra o Basquete Jaraguá, não venceremos em Barretos. Temos que mostrar essa superioridade dentro de quadra”, finaliza.

São José vence segunda partida na LBF

DSC_0025 O São José/Colinas Shopping deu sequencia ao seu bom momento na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Sport Recife, neste sábado (13 de dezembro), por 94 a 50 (42 a 17 no primeiro tempo), em partida válida pela segunda semana, realizada no ginásio da ADC General Motors, em São José dos Campos (SP). Com a vitória, o time comandado pelo técnico Carlos Lima chegou aos seis pontos, em quatro jogos realizados (02 vitórias e 02 derrotas), ocupando a primeira colocação na classificação geral.

A agremiação do Vale do Paraíba esteve no comando das ações desde o começo, vencendo o primeiro quarto com uma diferença de oito pontos (22 a 11) e depois crescendo de produção e aumentando a vantagem consideravelmente no segundo período (23 a 06).

Na volta do intervalo, a partida seguiu o mesmo panorama do período anterior, com a equipe joseense tomando conta do jogo e fazendo a diferença crescer mais um pouco (25 a 15). Nos dez minutos finais, as comandas de Carlos Lima seguiram na frente e chegaram a mais uma vitória na competição (26 a 18).

Os principais nomes da partida foram Isabela Ramona (16 pontos, 09 rebotes e 02 assistências) e a cubana Plutin Tizon (14 pontos e 03 assistências), pelo time paulista; a norte-americana Erica Wheller (17 pontos e 03 rebotes) e Laís Tobias (10 pontos e 02 assistências), em favor da agremiação pernambucaba.

“Jogamos de forma mais solta, como havíamos conversado ao longo dos últimos treinamentos, e as nossas bolas, tanto de dois, como de três pontos, caíram e, com isso, conseguimos impor o nosso jogo e vencemos em casa. Agora, é seguir trabalhando, já que teremos mais jogos duros na sequencia da competição”, comenta a ala Karen Rocha, do São José/Colinas Shopping.

FONTE: LBF

Basquete Jaraguá surpreende, mas é derrotado na estreia da LBF

13DEZ14-02 l Liga de Basquete Feminino l Maranhã x Jaraguá © Paulo de Tarso Jr

13DEZ14-05 l Liga de Basquete Feminino l Maranhã x Jaraguá © Paulo de Tarso Jr

13DEZ14-06 l Liga de Basquete Feminino l Maranhã x Jaraguá © Paulo de Tarso Jr 

Única equipe do Sul do Brasil a disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF), o Jaraguá do Sul (SC) fez sua estreia neste sábado (13). Fora de casa, encarou o Maranhão, um dos times cotados ao título da temporada. Superando a falta de entrosamento, em virtude do pouco tempo de treinamento, as comandadas de Julio Patricio fizeram uma boa apresentação, mas acabaram superadas por 66 a 59 no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA)

Caçula da competição, a jovem equipe de Jaraguá soube suportar bem a pressão adversária. A diferença no placar oscilou de doze a apenas um ponto em favor das donas da casa e acabou terminando em sete pontos. E sete foi exatamente a quantidade de lances livres desperdiçados pelas jaraguaenses, em oito tentativas, fato que poderia ter mudado a história da partida.

Lembrando que o elenco do Basquete Jaraguá é composto por atletas reveladas nas categorias de base do município, promessas do basquete nacional (com passagem por Seleções Brasileiras de base) e jogadoras ‘veteranas’. O grupo conta com três estrangeiras: a armadora Sthefany Thomas, da Seleção Argentina; a também armadora Leyda Macías, da Seleção Equatoriana; e a pivô Yuli Cruz, com passagem pela Seleção Cubana.

“O jogo foi bom. No primeiro quarto nós acabamos sentindo o peso da estreia, o peso de ser um grupo jovem, de garotas que até esse ano ainda estavam jogando campeonatos juvenis”, analisou Patricio. “Fiquei muito feliz com a produção delas. Depois de passado o nervoso do primeiro quarto, as coisas começaram a se equilibrar e o mais legal de tudo é saber que a gente tem muito a crescer ainda”, acrescentou.

Cestinha da equipe com 18 pontos, a armadora argentina Sthefany Thomas também gostou da primeira apresentação do Jaraguá. “Fizemos uma boa estreia, fora de casa, contra uma equipe forte e tradicional. Creio que conseguimos realizar o nosso jogo, colocar em prática do que vínhamos trabalhando nos treinos, e mostrar o trabalho do basquete que vem sendo executado na cidade de Jaraguá do Sul”, disse.

Outros destaques da equipe na partida de estreia foram a pivô Yuli Cruz e a ala Leila Zabani, que alcançaram 12 pontos no índice de eficiência, que é uma somatória das assistências, bolas recuperadas, tocos, subtraída pelas bolas perdidas e faltas cometidas.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) prossegue para o Jaraguá nesta segunda-feira (15). Também fora de casa, as jaraguaenses encaram o Brasília, às 20h, no ginásio do Clube da Vizinhança. Desta vez a partida não terá televiosionamento, mas será possível acompanhar a equipe no perfil da LBF redes sociais Twitter e Facebook. Julio Patricio segue com dois desfalques: a armadora equatoriana Leyda Macías ainda corre atrás de seu visto de trabalho no país. Já a pivô Leidy, que seu recupera de uma operação no joelho.

Mantida pela Associação Jaraguaense de Pais e Amigos do Basquete, o Basquete Jaraguá, a equipe de Jaraguá do Sul é patrocinada por Havan, Jo Lever, Balaroti, FCB/Trimania, Kaiapós, Pampas Grill, Assessoritec, Splendore Imóveis, J Marcelino, Grupo Dupla Net e Start Academia, além do total apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Turismo.

---

Sobre o adversário:

---

O Brasília abre a sua participação na LBF encarando o Basquete Jaraguá. Entra nesta edição com um elenco remodelado, contando com seis reforços: Cacá Martins (armadora – ex-São José), Fran Nascimento (pivô – ex-Sport Recife), Micaela Jacintho (ala – ex-Maranhão Basquete), Ariani Silva (armadora – ex-Ourinhos Basquete), Isabela Costa (ala/pivô – ex-basquete universitário norte-americano) e Kananda Benedicto (ala – ex-APAB/Barretos).

---

Tabela:

---

13/12/2014 – 14h – Maranhão (MA) 66 (35)x(30) 59 Jaraguá

15/12/2014 – 20h – Brasília (DF) x Jaraguá

07/01/2015 – 20h – Jaraguá x Sport (PE)

09/01/2015 – 20h – Jaraguá x América (PE)

13/01/2015 – 20h – Americana (SP) x Jaraguá

15/01/2015 – 20h – Barretos (SP) x Jaraguá

17/01/2015 – 18h – Santo André (SP) x Jaraguá

24/01/2015 – 18h – Jaraguá x São José (SP)

26/01/2015 – 20h – Jaraguá x Presidente Venceslau (SP)

--

31/01/2015 – 18h – São José (SP) x Jaraguá

02/02/2015 – 20h – Presidente Venceslau (SP) x Jaraguá

07/02/2015 – 18h – Jaraguá x Barretos (SP)

09/02/2015 – 20h – Jaraguá x Americana (SP)

21/02/2015 – 18h – Jaraguá x Santo André (SP)

02/03/2015 – 20h – Sport (PE) x Jaraguá

04/03/2015 – 19h30 – América (PE) x Jaraguá

14/03/2015 – 18h – Jaraguá x Maranhão (MA)

16/03/2015 – 20h – Jaraguá x Brasília (DF)

---

Elenco:

---

#4 Débora [Débora Carolina Kuhnen, armadora, 17 anos, 1,65m, 56kg, categorias de base ]

#5 Duda [Maria Eduarda Papp, armadora, 17 anos, categorias de base]

#6 Beatriz [Ana Beatriz Aparecida de Oliveira, pivô, 19 anos, ex-Osasco (SP)]

#7 Izabella [Izabella Frederico Sangalli, ala/armadora, 19 anos, 1,81m, 68kg, ex-Americana (SP)]

#8 Ângela [Ângela da Silva Paradzinski, ala/pivô, 18 anos, 1,80m, 80kg, categorias de base]

#9 Leyda [Leyda Susana Macías Burgos, armadora, 30 anos, 1,65m]

#11 Kawani [Kawani Silva Dantas Firmino, ala, 19 anos, 1,84m, ex-Osasco (SP)]

#12 Leidy [Leidilania da Silva Ferreira, pivô, 21 anos, 1,88m, 79kg, ex-Rio Clario (SP)]

#13 Letícia [Letícia de Oliveira Senff, ala/pivô, 17 anos]

#14 Mônica [Mônica Fernanda da Silva Nascimento, pivô, 24 anos, 1,90m, ex-Ourinhos (SP)]

#15 Yuli Cruz [Yulianne Rodriguez Cruz, pivô, 32 anos, 1,85m, 80kg, ex-Rio Claro (SP)]

#16 Leila [Leila Zabani, ala, 23 anos, 1,81m, 73kg, ex-Rio Claro (SP)]

#18 Ana Pauli [Ana Carolina Pauli, ala/pivô, 17 anos, 1,81m, 60kg, categorias de base]

#17 Aline [Aline Oestereich, pivô, 24 anos, 1,80m, 60kg, categorias de base]

#19 Daphner [Daphner Pezavento Porto, pivô, 19 anos, 1,90m, ex-Osasco (SP)]

#21 Sthefany Thomas [Sthefany Thomas, armadora, 25 anos, 1,79m]

Técnico: Julio Cesar Patricio

Auxiliar: Jéssica Dhremer

Preparador Físico: Adriano José Moras

Basquete Feminino do Espectros larga na frente na final do Paraibano

Time da capital derrotou a Facisa em Campina Grande por 61 a  25 e está a uma vitória do título estadual


patrycia_campos_Espectros_basquete_feminino A equipe de basquete feminino do João Pessoa Espectros derrotou na noite desta quinta-feira (11) o time da Facisa de Campina Grande no ginásio do SESI, na Rainha da Borborema por 61 a 25 na primeira partida da final do campeonato Paraibano.
Com um ritmo forte desde o início de jogo, as meninas do Espectros abriram 35 a 8 ao final do primeiro tempo. Na metade final, o técnico Adriano Lucena aproveitou para descansar o time titular e o rendimento das fantasminhas caiu um pouco; mesmo assim, a equipe se manteve à frente do placar, vencendo a segunda metade por 26 a 17.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (18), no ginásio da do Unipê, na capital. Uma nova vitória garante o título estadual para o Espectros, o primeiro já no seu ano de estreia. Na primeira fase da competição, o Espectros já havia vencido ambos os compromissos contra a Facisa, dentro e fora de casa.
Confiante em mais uma vitória, o presidente da equipe, Guto Sousa, revelou que o time está preparando uma surpresa para a torcida para comemorar o que pode ser o primeiro título da equipe no basquete:
"O jogo da próxima quinta contará com a presença, na torcida, da maioria dos jogadores da equipe de futebol americano, que disputarão a final do Brasileiro no próximo domingo, em Curitiba. Além dos atletas, levaremos a taça que trouxermos do Paraná para apresentá-la aos torcedores. E, é claro, esperamos que seja a de campeão." afirmou o dirigente.

Adversário desiste e ADCF Unimed fica em 3º lugar no Sub-19

Mesmo sem jogar, a ADCF Unimed garantiu o terceiro lugar do Campeonato Paulista Sub-19 de Basquete. A equipe do técnico Virgil Lopez iria à quadra neste sábado (13) para enfrentar Barretos, em Barretos, mas a FPB (Federação Paulista de Basquete) comunicou a desistência do adversário. Assim, o time de Americana foi declarado vencedor pelo placar de 20 a 0 e teve homologada pela entidade a terceira colocação.

Virgil Lopez fez avaliação positiva da temporada 2014 para o sub-19 da ADCF Unimed. "Tivemos algumas dificuldades no início em razão da equipe ser baixa e jovem, mas aos poucos fomos nos ajustando. Apostamos num estilo de jogo com mais velocidade, fugindo do tradicional, e as meninas compraram a ideia, foram guerreiras, se dedicaram. Em alguns momentos, sei que fui carrasco, mas foi para o bem delas. Estou muito satisfeito e elas estão de parabéns", disse o técnico francês.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Brasília apresenta reforços e sonha com classificação para playoffs da LBF

Lanterna da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) sem conquistar nenhuma vitória, o Brasília entra no segundo ano confiante em um desempenho melhor. O time do técnico Marco Aurélio apresentou mais dois reforços nesta sexta-feira e ajusta os últimos detalhes para a estreia na competição, na próxima segunda, contra o Jaraguá, em casa.

- Ano passado, éramos a caçula do campeonato. Esse ano já temos experiência e o objetivo é ir para os playoffs, fazendo uma campanha que vai surpreender a todos - afirmou o treinador.

Recentemente, chegaram à capital federal a lateral Kananda Benedicto, de 19 anos, que estava no Ourinhos Basquete e a ala/pivô Isabela Costa, de 22 anos, que vinha atuando no basquete universitário dos Estados Unidos.

- O time é novo, tem jogadoras experientes e estou muito animada. Esse é um estilo de jogo diferente, mas estou adaptada. A gente quer surpreender no campeonato. Chegamos com um novo time e queremos superar as expectativas. Vamos batalhar pra isso e é por isso que estamos treinando forte - afirmou Isabela.


Além das duas, o Brasília já havia anunciado as contratações de outros três reforços: a pivô Francielle Nascimento (ex-Sport Recife) e as armadoras Cacá Martins (ex-Maranhão Basquete) e Ariani Silva (ex-Ourinhos). Para Kananda, será uma grande oportunidade poder atuar com jogadoras experientes e com passagem pela seleção brasileira.

- Espero pegar bastante experiência. O time tem meninas muito experientes, como a Micaella, a Cacá e a Ariane. Acho que é um time mais maduro e tenho a expectativa de que vamos bem nesse campeonato - disse a jogadora.


A estreia do Brasília contra o Jaraguá está marcada para esta segunda, às 20h, no ginásio do Clube Vizinhança da 108/109 Sul. Os ingressos são gratuitos e distribuídos no local a partir das 14h mediante doação de um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo em bom estado de conservação.

Fonte: Globoesporte.com

Após primeira vitória, Débora destaca S. José confiante para enfrentar Sport


Começar a semana com vitória é bom. Ainda mais se o triunfo vier depois de duas derrotas no início de uma competição. Na equipe feminina do São José Basquete, a semana começou assim: de ânimo revigorado. 

Após perder para América-PE e Santo André nas duas primeiras rodadas da Liga de Basquete Feminino, as joseenses conseguiram a reabilitação na última segunda-feira, 8, ao bater Presidente Venceslau por 50 a 47, na casa do adversário. A vitória não somente interrompeu a sequência negativa, como também aumentou a confiança do time para o próximo compromisso no nacional, neste sábado, contra o Sport Recife, às 18h, no ginásio da ADC GM.

Antes do triunfo sobre Presidente Venceslau, as joseenses ressaltaram que a confiança do time não tinha sido abalada com as duas derrotas. Mas também enxergam que a primeira vitória elevou o moral do grupo para a próxima partida. A armadora Débora Costa é uma das que vê a equipe animada para tentar o segundo resultado positivo na LBF.

– Todos trabalham em busca de vitórias, conquistas. Mesmo fazendo dois bons jogos contra o América e o Santo André, ficamos devendo essa vitória para nós mesmas. A equipe vem fazendo um bom trabalho. Agora, estamos mais confiantes para buscar a segunda vitória, sábado, dentro de casa – comentou a camisa 5, bicampeã da LBF por Americana.

Nesses três primeiros jogos do São José, Débora aponta a marcação, o ritmo de jogo e volume do time como pontos positivos da equipe neste começo de campeonato. Porém, enxerga a necessidade de melhora do aproveitamento no ataque e do fim das oscilações durante os jogos.

O embate contra o Sport Recife é o primeiro jogo em casa do time nesta temporada e, ao mesmo tempo, o último do ano e da equipe na ADC GM. Após a partida, o São José volta a jogar somente em janeiro de 2015. Quando for mandante, receberá os adversários em casa nova. Isso porque a ADC GM será desativada no fim deste mês e não poderá mais receber as partidas do time. A Organização Social São José Desportivo e a prefeitura afirmam que estão em busca de um novo ginásio. Mas, por enquanto, ainda não definiram o local.

A partida deste fim de semana marca também a estreia de Débora em São José dos Campos. Contratada no início da temporada, a armadora ex-Americana defendeu os joseenses nos Jogos Regionais, nos Jogos Abertos do Interior e nas três primeiras rodadas da LBF. Todas as partidas, porém, foram longe do município do interior de São Paulo.

– Quero a vitória, em primeiro lugar. Sabemos que será um jogo difícil. Não conhecemos o adversário. Espero fazer um bom jogo e ajudar a equipe a sair com a segunda vitória na LBF – destacou.

O Sport Recife fez apenas um jogo na quinta edição da LBF. No último sábado, 6, estreou no campeonato no clássico pernambucano contra o América-PE e foi derrotado por 92 a 26. Nesta temporada, a equipe foi reformulada para a competição. Após chegar às últimas finais, perdeu atletas importantes e o técnico Roberto Dornelas para o América. Diante disso, precisou renovar totalmente o elenco e começou a treinar pouco tempo antes do começo da LBF.

Fonte: Globoesporte.com 

Recreativa conquista o bicampeonato da Série A2 do Paulista

Matheus Urenha / A Cidade

A Recreativa/ABEC/SME entrou em quadra na noite desta quinta-feira (11) com a missão de ratificar o bicampeonato da Série A2 do Paulista de Basquete Feminino já na segunda partida da série melhor de três diante do XV de Piracicaba. E conseguiu! Em casa, no Ginásio Ignácio Luiz Pinto, a equipe comandada pelo técnico Márcio Marolo venceu o rival por 61 a 53 e soltou o grito de bicampeão - no jogo inicial, já havia vencido por 67 a 58, em Piracicaba.

A primeira taça estadual da Recra foi conquistada em 2012, sobre o Rio Claro. Nesta quinta, a equipe ribeirão-pretana contou com atuações destacadas da ala/pivô Issy e da lateral Jennifer, cestinhas da partida com 13 pontos. A armadora Aruzha foi outra peça fundamental para o êxito do time. Desde o início da partida, a jogadora comandou as ações ofensivas da Recra.

O primeiro quarto terminou com o marcador em 18 a 10 para a Recra, que teve o apoio do confiante torcedor. A primeira metade da partida se encerrou ainda com o placar favorável ao time ribeirão-pretano: 18 a 12 (36 a 22 no intervalo).

No terceiro quarto o panorama da partida se modificou. Com o elenco desgastado e reduzido, a Recra não conseguiu manter o ritmo e o XV de Piracicaba venceu o terceiro quarto por 16 a 11 (47 a 38). A partir daí, Recra e XV de Piracicaba alternaram acertos e erros, de modo que a diferença se manteve neste patamar até o fim. A equipe piracicabana venceu o último quarto por 15 a 14, mas perdeu o jogo por 61 a 53.

Em êxtase com mais um título da Série A2 do Campeonato Paulista, o técnico Márcio Marolo afirmou que a vitória diante do XV de Piracicaba foi da “superação”, que ele classificou como sendo a marca do bicampeonato da equipe ribeirão-pretana.

“Tive a felicidade de reunir um grupo bom e unido dentro e fora da quadra, superamos muitas dificuldades. Ser bicampeão com o menor orçamento da Série A2 significa muito para gente”, disse o treinador.
A armadora Aruzha também destacou o espiríto de luta da equipe. “Fomos aprendendo a se unir, foi merecido pelas dificuldades que passamos”.

Fonte: Jornal A Cidade

Confiante em boa campanha, Maranhão Basquete se apresenta para disputa da LBF

De olho na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Maranhão Basquete se apresentou na noite dessa quarta-feira, no Hotel Praia Mar, em São Luís-MA. No primeiro contato muita confiança em superar as campanhas anteriores.

A bola laranja começa a rolar para o MB, neste sábado, às 14h (horário de Brasília), contra o Basquete Jaraguá-SC, no Ginásio Castelinho, na capital maranhense.

A apresentação da nova equipe do Maranhão Basquete foi feita pelo diretor técnico da equipe Manoel Cid que comentou sobre a carreira de cada uma das jogadoras que compõem o elenco na temporada 2014/15. 

Dentre os destaques do MB, está a maranhense Iziane Castro. A camisa 8 é uma das esperanças do torcedor maranhense para que nesta temporada o Maranhão Basquete consiga chegar à decisão pela primeira vez, já que nos torneios anteriores, o MB foi eliminado nas semifinais.

E a confiança em Iziane é facilmente explicada. A maranhense é a principal cestinha da LBF nas últimas temporadas. Nas edições 2011/12 e 2012/13, Iziane teve a melhor média de pontos da competição: 26,8 e 20,1, respectivamente. Na temporada passada, foi a segunda maior pontuadora da liga com 15,4 pontos.

Além da permanência de Iziane, o Maranhão Basquete se reforçou com outras jogadoras experientes, como é o caso da pivô Êga e a lateral Wivian. A equipe maranhense contará, mais uma vez, com atletas estrangeiras: a lateral norte-americana Matee Ajavon e a armadora cubana Oyanasis Gelis.

- O time está se formando. Vamos trabalhando em busca do melhor. Sabemos que o resultado é a longo prazo. Por isso, vamos fazer o trabalho como deve ser feito, sem pressão. Só gostaria que o torcedor acredite na gente - disse a técnica do Maranhão Basquete Lisdevi Pompa.

Um detalhe positivo neste elenco do Maranhão Basquete é a presença de atletas maranhenses. Ao todo, a equipe contará com quatro atletas locais. Além de Iziane, o MB confirmou os retornos de três atletas maranhenses para integrar a equipe na LBF. Após uma temporada atuando pelo Rio Claro, a ala Maria Cláudia Teixeira está de volta ao MB assim como a armadora Rayana e a ala Dalina.

Elenco do Maranhão Basquete

Jogadoras: Iziane (lateral), Maria Cláudia (ala), Fernanda (armadora), Grazi (pivô), Wivian (ala), Êga (pivô), Vitória (ala/pivô), Letícia (ala/pivô), Matee Ajavon (ala/armadora), Dalina (ala) Rayana (armadora), Clenia (pivô), Gelis (armadora), Laís (armadora) e Kelly (pivô)

Comissão técnica: Lisdeivi Pompa (técnica), Paulo César Ribeiro (auxiliar-técnico), Fabiano Furtado (preparador físico) e Murilo Dias (fisioterapeuta)

Dirigentes: Herberth Lima (presidente), Manoel Cid (diretor-técnico), Hermílio Nina (diretor administrativo) e Francisco Neto (diretor de Marketing) 

Fonte: Globoesporte.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Recra sai na frente na decisão do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2



O XV/Unimep/Amhpla/Selam perdeu o primeiro confronto válido pela decisão do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 – 2014 para a Recra/ABEC/SME, por 67 a 58 (32 a 22 no primeiro tempo), na noite de terça-feira (09 de dezembro), mesmo atuando no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP). O confronto foi válido pela primeira partida da série melhor-de-três doplayoff – final.
O alvinegro piracicabano apresentou um bom inicio, mas aos poucos permitiu o crescimento da equipe de Ribeirão Preto, que aproveitou as chances de contra-ataques para abrir diferença e fechar o primeiro quarto em vantagem (20 a 11). Durante o segundo período pouca coisa mudou e as visitantes mantiveram a vantagem no placar para fechar o primeiro tempo com vitória.
A equipe quinzista voltou melhor para o terceiro quarto e com o apoio de sua torcida conseguiu virar. A Recreativa respondeu e novamente reverteu a vantagem, ficando um ponto a frente (41 a 40). No último quarto, o time piracicabano não conseguiu manter o ritmo e exagerou nos erros de finalizações, o que permitiu o crescimento da equipe de Ribeirão Preto, que voltou para casa com a vantagem na serie.
Para o técnico Ariel Rodrigues, a equipe quinzista esteve irreconhecível e muito abaixo daquilo que apresentou nas últimas partidas. “Erramos em demasiado e agora precisamos reverter à vantagem fora de casa”, analisa. “Somos uma boa equipe e precisamos manter o grupo unido e o foco no título paulista”, completa a Jady de Sousa, também da equipe da casa.
A cestinha da partida foi Aruzha Lima, da Recra/ABEC/SME, com 26 pontos. Pelo XV, a pivô Nathália Lourenço fez 17 pontos e foi a maior anotadora.
A segunda partida da série melhor-de-três será disputada nesta quinta-feira (11 de dezembro), às 19h00 (de Brasília), no ginásio Ignácio Luiz Pinto (Recreativa), na cidade de Ribeirão Preto (SP). Se vencer, a equipe da casa garante a conquista do título.
A terceira partida, se necessária, será realizada na sexta-feira (12 de dezembro), ás 20h00 (de Brasília), novamente em Ribeirão Preto (SP).
Fonte: LBF

Brasília/Vizinhança contrata Kananda e Isabela Costa para LBF

O Brasília/BasqueteVizi anunciou, nesta quarta-feira (10 de dezembro), as contratações de mais duas jogadoras visando a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15. De acordo com a coordenadora Renata Ribeiro chegaram ao Distrito Federal, a lateral Kananda Benedicto, de 19 anos, ex-Ourinhos Basquete e APAB/Barretos, e ala/pivô Isabela Costa, de 22 anos, que vinha atuando no basquete universitário norte-americano.
“As duas atletas já estão trabalhando conosco, se adaptaram muito bem ao clube e ao nosso elenco e estão dentro do perfil da equipe, que é contar com elenco de base jovem, com futuro altamente promissor. A nossa equipe vive um momento importante, pois está se reforçando para a segunda participação na LBF e o Clube da Vizinhança tem nos dado todo o respaldo, com o novo diretor de esportes, Antônio Carlos (Toinha), nos ajudando bastante”, comenta Ribeiro, relatando que mais algumas jogadoras podem chegar nos próximos dias.
O Brasília/BasqueteVizi já havia anunciado as contratações das seguintes atletas: Francielle Nascimento (pivô – ex-Sport Recife), Cacá Martins (armadora – ex-Maranhão Basquete) e Ariani Silva (armadora – ex-Ourinhos).
O representante do Distrito Federal abre sua participação na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 no dia 15 de dezembro (segunda-feira), às 20h00 (de Brasília), em Brasília (DF), enfrentando o ‘caçula’ catarinense Basquete Jaraguá.
Fonte: LBF

sábado, 6 de dezembro de 2014

Em Recife: América 92 x 26 Sport

America_Sport

O Uninassau/América manteve o 100% de aproveitamento na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o estreante Sport Recife, neste sábado (06 de dezembro), por 92 a 26 (38 a 15 no primeiro tempo), atuando no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE), na sequencia da primeira semana. Com a vitória no derby da capital pernambucana, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas chegou aos quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos, liderando a competição.

O jogo começou nervoso, com as duas equipes errando bastante, especialmente no setor ofensivo. Na parte final do quarto, o time da casa jogou mais no garrafão abriu vantagem de sete pontos, aproveitando que o adversário, que conta com elenco remodelado, não foi feliz na busca dos arremessos de média e longa distância (14 a 07). No segundo período, o jogo seguiu trucando e marcado pelas bolas perdidas, mas com o Uninassau/América bem melhor e fazendo a vantagem crescer (24 a 08).

Na volta do intervalo, os dois times voltaram mais ligados, mas isso não modificou o panorama, que seguiu o mesmo, com o América conseguindo impor o seu ritmo, marcando mais forte e fazendo a diferença crescer bastante (32 a 04). No quarto final, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas seguiu com seu domínio absoluto e chegou com tranquilidade ao seu segundo resultado positivo no campeonato (22 a 07).

Os principais nomes da partida foram Nádia Colhado (15 pontos), a norte-americana Tamera Young (14 pontos e 03 assistências) e a aniversariante Adrianinha Moises (13 pontos, 03 rebotes e 07 assistências), pelo time da casa; e Laís Tobias (08 pontos), em favor do visitante.

“Não fizemos um bom primeiro tempo, especialmente na marcação, deixando as jogadoras do adversário trabalhar bastante a bola. Já no segundo, acertamos isso, aumentamos o ritmo e a grande vantagem se deu a partir daí”, analisa o técnico Roberto Dornelas, do Uninassau/América.

“A nossa equipe está no início do trabalho, temos reforços para serem adicionados ao grupo e a tendência é de crescimento com a sequência da competição”, opina o técnico Rildo Acciolly, do Sport Recife, que agradeceu o apoio do torcedor de sua equipe.

A competição prossegue nesta segunda-feira (08 de dezembro), ás 20h00 (de Brasília), com o duelo isolado entre o ‘caçula’ Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/UNIMED/Presidente Venceslau e o São José/Colinas Shopping, em Presidente Venceslau (SP), na abertura da segunda semana da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15.

Basquetebol feminino do XV está na final do Campeonato Paulista A2

Sheila Nunes, lateral e pivo do basquetebol do XVA equipe de basquetebol adulto feminino do XV/Unimep/Amhpla/Selam fez uma apresentação de gala na noite desta sexta-feira, dia 05 de dezembro e derrotou o APAB/Guarani/Barretos por 88x93 (39x42 no primeiro tempo) em partida disputada no CEMEI “Tenente Afonso Câmara Filho, o “Vendo América”, na cidade de Barretos.

Com a vitória fora de casa, a equipe do técnico Ariel Rodrigues faz 2x1 na serie semifinal e garante vaga para a decisão do Campeonato Estadual Divisão Especial A-2 Feminina.

O elenco piracicabano, a exemplo do que apresentou diante de sua torcida na noite da última terça-feira, dia 02, quando venceu Barretos por 68x66, foi perfeito na terceira partida da semifinal.

A equipe entrou em quadra concentrado e dominou o jogo em todo decorrer do primeiro tempo com excelente aproveitamento nos contra-ataques e finalizações.

Na volta para a terceira etapa, o basquetebol XV continuou comandando a vantagem no placar e não deu chances para a reação das donas da casa, que até a fase semifinal estavam invictas na competição estadual.

Com eficiência no sistema defensivo e belas finalizações da equipe quinzista, tornou-se praticamente impossível que Barretos pudesse virar o placar naquelas alturas da partida. O XV, por sua vez, teve paciência suficiente para aproveitar o bom momento no jogo e liquidar a semifinal para garantir seu lugar na decisão do Campeonato Paulista A-2.

A cestinha da equipe piracicabana foi Sheila (lateral/pivô) com 19 pontos.

O técnico Ariel Rodrigues disse que o elenco evoluiu na hora certa, principalmente após a campanha apresentada nos Jogos Abertos. “Houve disciplina tática em toda partida e isso é resultado do trabalho. Agora é manter a seriedade nos treinamentos e preparar-se para as partidas que definirão o campeão paulista.” – disse Ariel.

O outro finalista do Campeonato Paulista A-2 Feminina será definido no confronto semifinal entre Divino/Jundiaí e Recra/ABEC/SME, de Ribeirão Preto.  As finais serão definidas em confronto melhor de três partidas e devem ser agendadas para a próxima semana.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

No mesmo Osasco, Fabianna Manfredi conquista título como treinadora

fabi_15anos Sempre acompanhei com muito interesse as novas jogadoras que surgiram no basquete feminino. Ao longo desses meus vinte e três anos de basquete, foram muitas que eu acompanhei, vibrei por convocações, fiquei feliz por conquistas…

Entre essas atletas esteve a ex-armadora Fabianna Manfredi, de quem eu acompanhei quase toda a carreira. Há cinco anos ela nos surpreendeu com o anúncio do encerramento precoce de sua carreira nas quadras, que teve seu ponto mais alto na conquista da prata no Mundial Sub-21 (2003).

Na época, Fabianna já vislumbrava uma carreira como treinadora.

Ao longo desses anos ela trabalhou em silêncio e nessa semana fui surpreendido com a notícia de que o time de Osasco (com o qual Fabi conquistou títulos como jogadora nas categorias de base) havia sido campeão paulista sub-13.

Na comissão técnica do time, há outra ex-jogadora da geração de Fabianna: Priscila Souza, a Peixe, agora preparadora física.

As meninas de Osasco ficaram com o ouro ao superar as equipes de Valinhos, Hortolândia e Santa Bárbara D’Oeste.

Parabéns a todos os envolvidos pela conquista!

 

sub13osasco

Não percam: Documentário “A Mágica e a Rainha” nos canais ESPN

 

Estreou essa semana na ESPN Internacional o documentário “A Mágica e a Rainha”.

Trata-se de um filme parte de um projeto de memória olímpica da ESPN.

Como o nome sugere, é esse o episódio dedicado a Paula e Hortência na série.

E o trabalho é primoroso.

Durante um bate-bola nos dias atuais, a Mágica e a Rainha relembram conquistas, contam “causos”, entremeados com entrevistas com as próprias, personalidades da modalidade (como Janeth, Marta, Maria Helena Cardoso), jornalistas (como Melchiades Filho) e imagens do generoso arquivo da ESPN Brasil.

É incrível!

Assisti aos trinta minutos do filme com um sorriso no rosto e emocionado de lembrar o que essas duas fizeram.

Não tive tempo de avisar sobre a exibição de estreia (no dia 3/12), mas seguem abaixo os horários de reprise:

ESPN Internacional: 05/12 (HOJE, 15h) e 7/12 (10h),

ESPN Brasil: 08/12 (3h), 12/12 (2h e 6h) e 13/12 (17h30min)

São Paulo fica com o título do Brasileiro Sub-17

322

Depois de um primeiro tempo bastante equilibrado (26 a 22), a seleção paulista feminina conseguiu abrir vantagem sobre as cariocas no terceiro quarto ampliando a vantagem para 32 pontos (62 a 30). O Rio de Janeiro tentou uma recuperação no último período e chegou a vencer por 12 a 10, mas não foi suficiente. São Paulo levantou o troféu de campeão com o placar final de 72 a 42. O principal nome da partida foi a carioca Mayara Leôncio, com 21 pontos. Por São Paulo, Lays da Silva e Aline Moura marcaram 15 pontos.


"Sabíamos da dificuldade que seria uma final contra o Rio de Janeiro. Mas eu tinha muita confiança nas meninas. O Rio veio com todas as suas forças, mas em jogo longo como o do basquete soubemos manter o ritmo com frieza e rodando bastante as meninas. As duas equipes estão de parabéns. Outras seleções também fizeram uma boa competição como Paraná e Santa Catarina. O mais importante é que foi um campeonato maravilhoso e com grandes revelações e jogos. Para o basquete é enriquecedor. Gostaria de agradecer pela oportunidade de partilhar desses momentos", analisou o treinador paulista, Luis Augusto Cardoso, que comanda a equipe do Bradesco/Osasco (SP).


Para as cariocas restou o orgulho de ter lutado bravamente até o fim.


"Gostaria de elogiar a minha equipe em primeiro lugar que fez uma grande partida. Estamos buscando uma melhora no nível dos campeonatos cariocas, e isso faz com que as meninas tenham o preparo e consigam manter o ritmo da partida durante os quarenta minutos. O cansaço bateu e tive pouca opção de rotação. Na minha opinião, foi a melhor partida de São Paulo no campeonato. O time todo certinho e bem treinado, com um volume de jogo muito grande. O Rio jogou bem e segurou até aonde deu. Foi uma belíssima partida para todos que estavam assistindo", declarou o comandante carioca Agostinho Ferreira D'Almeida.

Na disputa da medalha de bronze feminina, a Seleção do Paraná voltou a ganhar o clássico da região sul do país ao garantir a vitória sobre Santa Catarina por 49 a 42 (19 a 18). O último confronto entre as duas equipes foi na última edição do Brasileiro da categoria (Mato Grosso do Sul/2013), também na disputa do terceiro lugar, com vantagem para as paranaenses. Esta é a quinta vez consecutiva que o Paraná conquista a terceira posição no Campeonato Sub-17. A maior pontuadora da partida foi Maria Paula Albiero (PR) com 17 pontos, enquanto a melhor catarinense foi Letícia Senff com nove.


"Esse é o quinto ano seguido que o Paraná conquista a medalha de bronze. Conseguimos nos manter na posição, sabendo que São Paulo tem essa supremacia na categoria. A nossa briga é sempre nos aproximarmos cada vez mais do Rio de Janeiro", pontuou o técnico Cláudio Henrique Lisboa, que há cinco anos está na comissão técnica paranaense.

Os escolhidos para a Seleção Ideal Feminina do Campeonato Brasileiro Sub-17 foram as armadoras Maria Paula Albiero (PR) e Mayara Leôncio (RJ), a ala Mariane Carvalho (SP) e as pivôs Aline Cezário (SP) e Letícia Josefino (RJ). A cestinha foi a ala Caroline Gomes (DF) com 108 pontos. A armadora Larissa Carneiro (SP) foi a melhor nas assistências com 21 no total, enquanto a reboteira do campeonato foi a pivô Mariana Dias que somou 43.

 20141129_161630

Breve Comentário: Consegui no sábado assistir a partida entre São Paulo 99 X 28 Minas Gerais e fiquei bem impressionado com o que vi. A seleção paulista jogou de maneira organizada, sem abusar dos arremessos de longa distância mesmo com a facilidade do jogo. A geração me pareceu homogênea, com pivôs leves e versáteis. Mesmo na seleção de Minas, havia uma pivô bem interessante. Apesar de tudo e de todos, os talentos seguem brotando por aqui. Pena que cada vez mais permitir evolução e sobrevida a eles.

Semifinal Barretos x Piracicaba empatada na A2

 Jady Barbosa, da equipe de basquetebol feminino do XV de Piracicaba

Está tudo empatado na semifinal do Campeonato Estadual Divisão Especial A-2 Feminina, envolvendo a equipe de basquetebol adulto feminino do XV/Unimep/Amhpla/Selam e o APAB/Guarani/Barretos, que derrotou a representação piracicabana na noite desta quinta-feira, dia 04, em Barretos, pelo placar de 70x63 (33x29 no primeiro tempo) na segunda partida do confronto melhor de três partidas entre as duas equipes.

Com a vitória da representação de Barretos e o resultado positivo conquistado pelo elenco quinzista na terça-feira, dia 02, em Piracicaba por 68x66, o confronto semifinal será decidido nesta sexta-feira, dia 05, a partir das 19h, no CEMEI “Tenente Afonso Câmara Filho, o “Vendo América”, na cidade de Barretos.

A cestinha da equipe piracicabana na noite desta quinta-feira foi a pivô Nathália que converteu 16 pontos.

Na avaliação do técnico Ariel Rodrigues, a equipe piracicabana jogou bem em boa parte da partida, mas exagerou nos erros durante o terceiro quarto e Barretos aproveitou para abrir 11 pontos de vantagem.

“Na realidade foi um jogo amarrado no primeiro tempo e a terceira etapa foi ruim para nós, mas a equipe reagiu e melhorou bastante na última etapa. Faltou pouco e por isso acredito que podemos conquistar a vaga para a decisão” – destaca Ariel.

Basquetebol feminino do XV quebra invencibilidade de Barretos

Equipe piracicabana vence o adversário em casa e sai na frente no duelo semifinal

Kiara, do basquetebol feminino do XV de Piracicaba

A equipe de basquetebol adulto feminino do XV/Unimep/Amhpla/Selam venceu na prorrogação o primeiro confronto da fase semifinal do Campeonato Paulista A-2 pelo placar de 68x66 (58x58 no tempo normal) e saiu na frente na serie decisiva melhor de três partidas contra a representação do APAB/Guarani/Barretos.

Além da vitória espetacular conquistada no último segundo com a bola convertida pela pivô Carolina Nunes da Costa, a equipe do técnico Ariel Rodrigues ainda conseguiu quebrar a invencibilidade de Barretos, que foi o líder da fase classificatória com 10 vitórias.

O que se viu desde o início do primeiro quarto foi uma partida disputada e com vantagens no placar revezando-se a todo instante para as duas equipes, apesar da pequena vantagem de Barretos que venceu a primeira etapa por 11/15 e ainda levou a melhor no final do primeiro tempo: 21x25.

No terceiro quarto, a equipe comandada pelo técnico Ariel Rodrigues voltou com uma atitude mais ofensiva e aos poucos foi apresentando melhoras, mas o adversário continuou à frente e vencia por 39x41.

Mas, as emoções estavam reservadas para os últimos momentos do quarto tempo, quando a pivô Jaqueline converteu dois lances livres e colocou o XV à frente a 25 segundos do final. O Barretos empatou a 6 segundos e o resultado de 58x58 forçou a prorrogação.

Aliás, as decisões em prorrogações já viraram especialidade do elenco adulto feminino de Piracicaba, foram outras duas nos Jogos Abertos, uma na semifinal e outra na decisão contra São Bernardo do Campo.

Mas hoje, a história seria diferente. Falou mais alto o talento e o espírito de equipe do elenco quinzista com a vitória diante do forte adversário, até então invicto na competição.

Para o pivô Carolina, o arremesso no final de uma prorrogação ocorre naturalmente, nem dá tempo de pensar em nada, é soltar a bola e torcer para ela cair. “É uma emoção fazer o último ponto, mas não conquistei nada sozinha, é um grupo vencedor e que trouxe a energia dos Jogos Abertos para a partida de hoje à noite.”

Para a amadora/lateral Tamara Mariana Costa, a união da equipe foi fundamental para o sucesso do trabalho, nada acontece sem essa força do grupo. “Agora é manter a concentração e enfrentar os desafios fora de casa.”

O técnico Ariel Rodrigues disse que os resultados dos Jogos Abertos deram a confiança necessária para que o grupo acreditasse em seu potencial e isso foi demonstrado hoje com a vitória diante da forte equipe do Barretos.

As cestinhas piracicabanas no confronto contra Barretos foram Jaqueline da Silva (pivô) com 19 pontos e Kiara de Oliveira (armadora/lateral) com 14 pontos.

Venceslau fecha acordo com capitã da seleção argentina para a LBF

Small_pavon


Depois de frustrado um acordo com a desconhecida americana Talia, a equipe de Presidente Venceslau teria feito um acordo com a ala da seleção argentina Sandra Pavon para a LBF.
É o que informa pelo twitter o Femibasquet.

Santo André/APABA estreia na LBF – 2014/15 com vitória sobre o São José/Colinas Shopping

SantoAndre_SaoJose_02

O Basketball Santo André/APABA fez sua estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 com uma vitória sobre o São José/Colinas Shopping, ocorrida na noite desta quarta-feira (03 de dezembro), por 64 a 58 (28 a 21 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP), dando sequencia a primeira semana.

O primeiro quarto começou em ritmo forte, porém com as duas equipes cometendo alguns erros ofensivos, mas na parte, final os dois times conseguiram um melhor rendimento e terminaram iguais (13 a 13). No segundo, o jogo manteve o mesmo panorama, com as agremiações intercalando boas jogadas, com alguns erros e marcações fortes, com isso o time de Santo André, dirigido pela experiente Laís Elena, abriu uma vantagem de sete pontos (15 a 08).

Na volta do intervalo, o São José/Colinas Shopping começou melhor e baixou a diferença, chegando a ficar próximo, mas não manteve o ritmo no final e o time andreense voltou a abrir vantagem de seis pontos (18 a 19). Nos dez minutos finais, a equipe visitante, comandada pelo técnico Carlos Lima (Carlinhos), entrou determinada a buscar o resultado e baixou a vantagem do rival, mas no momento decisivo valeu a experiência do conjunto andreense que soube controlar bem o placar favorável e venceu na sua estreia (18 a 18).

Os principais nomes da partida foram Jaqueline Silvestre (17 pontos, 07 rebotes e 03 assistências) e Tássia Carcavalli (17 pontos, 01 rebote e 02 assistências), pelo time do Grande ABC; Débora da Costa (12 pontos, 02 rebotes e 03 assistências) e a cubana Plutin Tizon (12 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor do representante do Vale do Paraíba.

“É muito importante começar vencendo, já que na temporada passada pagamos um preço alto por não iniciar bem o campeonato. Entramos em quadra com bastante foco e determinadas a buscar o resultado positivo”, relata Jaqueline Silvestre, do Basketball Santo André/APABA.

“Acho que faltou um pouco de concentração ao nosso time em momentos importantes do jogo e isso foi determinante para o resultado final. Agora, é focar a recuperação”, comenta Karen Gustavo, do São José/Colinas Shopping.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 prossegue no sábado (06 de dezembro), às 11h00 (de Brasília), com o derby da capital pernambucana, reunindo Uninassau/América e Sport Recife, no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE).