sábado, 31 de maio de 2014

Além de Kelly, Americana terá também Chuca

Depois da lateral Palmira Marçal, a Unimed Americana tem mais dois reforços para a temporada 2014/2015: a pivô Kelly Santos Muller e a lateral Patrícia Oliveira Ferreira, a Chuca. O presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias, anunciou as contratações. "Com certeza, a Kelly e a Chuca serão fundamentais para nossas pretensões na nova temporada", disse o dirigente.
Na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), vencida pela Unimed Americana, Kelly foi a principal reboteira, enquanto Chuca teve o melhor índice de aproveitamento em lances livres. "Mantivemos a estrutura da equipe renovando os contratos da Karla, Ariadna, Joice, Babi, Gil e Clarissa, e qualificamos o elenco com as contratações da Palmira, Kelly e Chuca", salientou Ricardo Molina.
O início da preparação da Unimed Americana para a temporada 2014/2015 acontece no dia 9 de junho, às 16 horas, quando as jogadoras se apresentam ao técnico Antônio Carlos Vendramini, que também renovou contrato e segue o trabalho no clube.
As jogadoras já confirmadas no elenco da Unimed Americana são:
Laterais - Ariadna Felipe, Karla Costa, Palmira Marçal e Patrícia Chuca.
Armadoras - Babi Honório e Joice Rodrigues.
Pivôs - Clarissa Santos, Gil Justino e Kelly Santos.

Damiris brilha com 17 pontos na sexta vitória do Minnesota

DAMIRISTIMAOJogando em casa ontem, o Minnesota passou pelo San Antonio por 88 a 72.

Foi a sexta vitória do time, que segue invicto na temporada da WNBA.

Na partida, a brasileira Damiris alcançou seu recorde de pontos na sua temporada de estreia na liga: 17, em 27 minutos.

A pivô teve ainda 5 rebotes, 2 recuperações e 1 toco.

No final do segundo quarto, Damiris teve um choque grave com Kayla Alexander e acabou recebendo atendimento e perdendo sete minutos de jogo. O comportamento da brasileira no episódio impressionou bastante a comissão técnica do time, que registra isso claramente no relato do jogo na página da WNBA.

Aliás, nessa semana o excelente começo de temporada da moça já havia rendido um belo texto (Questions? Dantas Has Answers) na página oficial do Minnesota.

Quem bateu a cabeça foi Damiris, mas acho que eu estou com problemas de memória.

Essa jogadora que forma dupla no garrafão com a corpulenta Janel McCarville é a mesma que o Mestre queria tranformar em ala nas últimas Olimpíadas? Não, né? #ironia

Também não é a mesma que era banco da Êga em Americana na final do Paulista? Não, né? #ironia

Muito menos aquela que era alvo da histeria e recalque coletivos nas caixinhas de comentários? Não, né? #ironia

Pronto, podemos voltar à WNBA para contar que o Atlanta bateu o Seattle (80-69), com 14 pontos e 8 rebotes de Érika. Nádia não jogou. Foi a terceira vitória do Dream em cinco jogos.

Foto: Rafael de Oliveira

Kelly é confirmada como reforço de Americana

Encerrado seu compromisso com o colombiano La Estancia no Campeonato Sul-Americano, a pivô Kelly foi confirmada como o segundo reforço de Americana para a próxima temporada.

Ourinhos que parceria com Roberto Dornelas para ter time nos Jogos Regionais

Uma grande novidade promete agitar o clima do Ourinhos Basquete nas próximas semanas. Após ter quase toda equipe desfeita depois do final da LBF, com as saídas das atletas Joice Coelho e Patty (São José), Tainá (Sport), Grazi e Yuli (Rio Claro) e Fernanda Bibiano ( Blumenau), e correr o risco de não ter atletas disponíveis no mercado para montar um time para disputar os Jogos Regionais que terão início no dia 18 de junho, em Osvaldo Cruz, nesta semana surgiu um luz no fim do túnel para a equipe ourinhense. 

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Central do Basquete Feminino, a diretoria do Ourinhos Basquete representada pelo seu presidente Dr. Passos, fez um primeiro contato com o ex-técnico do Sport, Roberto Dornelas, que deixou a equipe pernambucana e levou com ele todas as jogadoras que disputaram a última LBF e que procura um local para montar outro time, com as mesmas atletas.  

Em entrevista por telefone ao Central do Basquete Feminino, Dr. Passos adiantou que "levaria a proposta aos outros membros da diretoria durante uma reunião na quarta-feira (28) e caso todos concordassem conversaria com Dornelas". Apesar de não conseguirmos mais contato com o dirigente ourinhense, nossa reportagem conversou com Roberto Dornelas na sexta-feira (30), que confirmou que houve realmente um contato, mas que a negociação será iniciada apenas após o dia 10 de junho, quando retornará de uma viagem a Atlanta (EUA). "Realmente o Dr. Passos me ligou para conversarmos sobre a possibilidade de uma parceria para disputar os Jogos Regionais e o Campeonato Paulista por Ourinhos com as atletas que estavam no Sport comigo. Eu disse a ele que existe uma possibilidade de negociação sim, mas apenas em relação aos Jogos Regionais, já que o Campeonato Paulista não consideramos viável, pois pretendemos montar um outro time em Recife que una todas as torcidas do Estado. Mas conversaremos sobre isso, apenas quando eu voltar de Atlanta no dia 10 e estamos abertos a ouvi-los e estudar esta opção, embora neste momento, nossa maior preocupação e prioridade é termos uma nova casa para treinar e estamos nos empenhando nisto", revelou.

Segundo Dornelas, "todas as atletas sem exceção, irão jogar em seu novo time, inclusive as principais jogadoras, como Erika, Tifany e Nádia".  

Texto: Luís Galletta – Site Central do Basquete Feminino

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O beijinho no ombro de Zanon

20140512_basquete_treino_tecnico_zanon_jogadores_flavio_pereira_16 A divulgação da convocação da seleção brasileira pegou grande parte dos interessados na modalidade de surpresa, já que não se tem uma ideia exata da preparação proposta para a seleção nessa temporada. Foram divulgados alguns amistosos aqui e ali, mas não se sabe em detalhes o caminho até o Mundial.

Nesses anos todos de basquete feminino, talvez nunca tenha visto uma convocação como essa, em que há muito pouco a se dizer. Os doze nomes ali relacionados já faziam parte do “universo Zanon” e são absolutamente coerentes com a filosofia que ele tenta implantar desde que assumiu a seleção. Recomendo reler aqui, para não ser repetitivo.

Pode-se gostar ou não de Zanon, de suas atitudes, declarações e postura, mas é indiscutível a coerência da lista dentro do seu projeto. Se são melhores nomes, se são muito novas, se elas jogaram a LBF ou não, se elas tem currículo ou não, se é hora de renovar ou não, Zanon dá beijinho no ombro pra isso tudo e segue em frente. Ele vai seguir fazendo do jeito dele, digam o que digam.

Acho que ter uma filososia de trabalho e coragem já são um avanço. E nos últimos anos houve pouco. Talvez a última convocação em que se notava um norte, tenha sido a primeira de Bassul (2007). Carlos Colinas fez um trabalho ruim, mas merece os méritos de ter dado espaço à Nádia e Damiris. Enio Vecchi se esforçou, mas não tinha conhecimento do feminino. E Tarallo, é melhor esquecer.

Zanon chegou à seleção com o respaldo de um bom trabalho em Americana. Nessa temporada, voltou ao masculino com uma bom NBB. E agora vai suar com as moças…

Dessas doze que foram chamadas agora para amistosos contra o Canadá: dez já haviam passado pelas mãos de Zanon. Oito (Débora, Tainá, Jaqueline, Clarissa, Cacá, Fabiana, Tatiane, Patrícia) em competições oficiais (Sul-Americano e/ou Copa América). Duas (Leila e Ramona) em treinos.

São apenas duas novidades. Primeiro, Bianca (de Santo André), 18 anos. Se algum treinador tem interesse em novos talentos aqui no Brasil, o único jeito é convocar para avaliar potencial, porque nos clubes elas não podem jogar. Não vejo problemas nessas convocações. Elas acontecem desde sempre. E às vezes viram realidade, como Franciele em 2007 e Damiris em 2010. Se não virarem, renderão experiência e incentivo a uma atleta em formação.

A segunda é Karina Jacob, já mais experiente e depois de seis anos de sua melhor passagem pela seleção (Sul-Americano 2008).

Deve se notar que as duas novidades estão numa posição (pivô) em que Zanon parece ter um quarteto definido (Clarissa, Damiris, Érika e Nádia). Um quinto nome deve ganhar força apenas em contusão ou se ele desejar trabalhar com cinco pivôs, como fez no Sul-Americano.

Enfim, é mais um começo de trabalho, para um Mundial complicado, com fórmula nova de disputa, de uma seleção que foi muito mal na última edição (2010).

O começo já anuncia, no entanto, que vai ser duro aguentar tanto recalque.

Vídeo: Sport Recife 83x82 La Estancia/COL - Final do Sul-Americano de Clubes

São José Basquete confirma dois reforços para equipe feminina (Globoesporte.com)

O São José Basquete Feminino anunciou nesta semana a contratação de duas jogadoras para reforçar o elenco nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior, que serão disputados no segundo semestre.

A primeira é uma velha conhecida dos joseenses: a ala Paty Ribeiro, de 23 anos, que veio do Ourinhos-SP. Ela estava no grupo do São José que ficou em 4º lugar na Liga de Basquete Feminino entre 2011 e 2012. A segunda contratação vem de Americana, atual campeã nacional: a armadora Débora da Costa, de 22 anos. A atleta iniciou a carreira em Americana e conquistou diversos títulos pela base da seleção brasileira.  

Tanto Paty quanto Débora foram convocadas pelo treinador da equipe nacional, Luiz Zanon, para a disputa de três amistosos contra a seleção do Canadá. Elas assinam contrato com o São José Basquete no próximo dia 10 de junho e se apresentam à seleção no dia 19, em São José dos Campos. O Brasil vai treinar no Vale do Paraíba.

"Vai trazer maturidade", diz Lima sobre convocação de joseenses por Zanon

O treinador da equipe feminina do São José Basquete, Carlos Lima, comemorou a chance que as cinco jogadoras joseenses (Débora, Paty Ribeiro, Fabiana, Isabela Ramona e Karina Jacob) terão para treinar com o elenco nacional da seleção. O técnico da seleção brasileira e também do time masculino de São José, Luiz Zanon, divulgou uma lista com 12 atletas para a disputa de amistosos contra o Canadá, que serão disputados na segunda quinzena de junho.  

- Essa experiência é um ganho muito grande que elas vão adquirir, são meninas que vão estar nas próximas convocações, que vão continuar representando o Brasil no futuro. A experiência internacional é muito importante, vai trazer uma maturidade muito grande a elas, vem com esse intercâmbio e a vivência com outras atletas. Isso vai ajudar a carreira delas e nós aqui no futuro – afirmou Lima.  

Na próxima semana, a diretoria do time terá uma reunião para definir as diretrizes para a temporada 2014/2015. A primeira competição das joseenses será os Jogos Regionais, que serão disputados na cidade de Caraguatatuba, no mês de julho.

Fonte: Globoesporte.com

Sport Recife supera La Estancia de forma dramática e conquista título Sul-americano de Clubes

sportcamp

Em final dramática, bastante acirrada e com excelente rendimento da experiente armadora Adrianinha Moisés, o Sport Recife sagrou-se campeão Sul-americano de Clubes Adulto Feminino – 2014 ao derrotar o colombiano La Estancia de Popayan, nesta quinta-feira (29 de maio), por 83 a 82 (40 a 43 no primeiro tempo), em duelo final realizado no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito, no Equador. Com este resultado, o basquete brasileiro mantém a hegemonia nesta competição.

O jogo foi bastante disputado, com a equipe colombiana levando vantagem nos dois períodos iniciais – 19 a 22 (primeiro quarto) e 21 a 21 (segundo quarto). Na volta do intervalo o time colombiano seguiu melhor (21 a 25), porém valeu a bronca do técnico Gustavo Lima, já que o time pernambucano cresceu de produção nos dez minutos finais, passando a comandar o marcador e garantindo a vitória do título (22 a 14).

Os principais nomes da equipe brasileira foram Adrianinha Moisés (27 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), a norte-americana Sandora Irvin (15 pontos, 14 rebotes, 01 bola recuperada e 05 bloqueios – double-double) e Tainá Paixão (14 pontos, 01 rebote, 03 assistências e 01 bloqueio). Pela equipe colombiana, Narylin Mosquera (17 pontos e 03 rebotes), Yaneth Arias (17 pontos e 03 assistências) e Kelly Santos (13 pontos, 07 rebotes, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio).

Na primeira fase, o Sport Recife obteve duas vitórias (Universidad Catolica, da Bolívia, e Club Malvín, do Uruguai) e sofreu uma derrota (La Estancia de Popayan, Colômbia). Na semifinal, o representante brasileiro suplantou ao Deportivo Berazategui, da Argentina.

Na disputa de terceiro e quarto lugares, o anfitrião UTE, da lateral paraguaia Paola Ferrari (ex-Americana), derrotou o argentino Deportivo Berazategui, por 99 a 88. As demais classificações foram estas: 5º) Club Malvín (Uruguai), 6º) Universidad Austral (Chile), 7º) Real Club de Lima (Peru), da brasileira Wivian Delfino, e 8º) Universidad Catolica (Bolívia).

Fonte: LBF 

4-A-Moises-3-745x496

Algumas notas:

(1) O título marca a última disputa desse grupo com a camisa do Sport, já que o elenco tem contrato assinado com o treinador Roberto Dornelas, que foi desligado do clube pernambucano. Não se sabe se o clube dará sequência a um projeto próprio no basquete feminino. Se no basquete masculino já se estabelece uma relação sólida com camisas de futebol, como com Flamengo e Palmeiras; no feminino essa relação costuma ser casual e descompromissada, como com o Sport.

(2) O título mantém a hegemonia brasileira num torneio de organização lamentável e nível técnico fraco.

(3) A maior virtude da disputa parece ser a recuperação física de Adrianinha e a emocional de Tatiane, autora de 13 pontos na final e da cesta de dois pontos que definiu o jogo no estouro do cronômetro.

(4) Foi uma estreia respeitável de Tainá em seu novo time. A armadora deu o passe que garantiu a cesta de Tatiane.

(5) Ainda jogaram: Gattei (7 pontos, 4 assistências), Izabela (5 pontos) e Isabela (2 pontos).

(6) O retorno de Sandora (por favor, analisem os números da moça dentro do contexto do torneio) permitiu ao time lembrar o que é basquete; já que na primeira fase o Sport se comportou como se tivesse disputando o concurso de arremessos de três pontos.

(7) Mas no final de tudo, o melhor é mesmo a ironia do destino. A equatoriana UTE organizou o torneio nas últimas três edições. Em 2009 trouxe Silvinha Luz, Kelly e Gisela Vega e perdeu para Ourinhos. Em 2012 trouze Paola Ferrari, Gisela Vega e Angelica Robinson e assistiu à final entre Ourinhos e Americana. Agora, mais esperto, já despachou Americana antecipadamente da disputa e contratou Paola Ferrari, Chelsea Davis e Astou Traore. No cenário mais favorável possível, não conseguiu nem chegar à final. Até a próxima edição, UTE…

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Unimed tem 4 jogadoras convocadas para seleção do Mundial

Anne de Freitas Sabatini - Foto Zarameolo Jr Zara Izabela Nicoletti Leite - Foto Zaramelo Jr Zara Marcos Vinicius Strapasson - Foto Zaramelo Jr Zara Wytalla Taynara Eugênio Motta - Foto Zaramelo Jr Zara

Mostrando mais uma vez a qualidade do trabalho realizado em suas categorias de base, a ADCF Unimed teve quatro jogadoras convocadas para a seleção brasileira que disputará o 3º Campeonato Mundial Sub-17, programado para o período de 28 de junho a 6 de julho, na República Tcheca. Foram chamadas pelo técnico Júlio César Patrício as armadoras Izabela Nicoletti Leite, de 14 anos, e Maria Paula Lopes Albiero, de 15; a ala Mariane Roberta de Carvalho, de 17 anos; e a ala/pivô Wytalla Taynara Eugênio Motta, de 16 anos.

Além das jogadoras, a ADCF Unimed também terá dois profissionais na comissão técnica da seleção brasileira: a técnica Anna de Freitas Sabatini, que atuará como assistente de Júlio Patrício, e o preparador físico Marcos Vinícius Strapasson. O início dos treinamentos está marcado para o dia 6 de junho, em São Bernardo do Campo.

O Mundial Sub-17 da República Tcheca terá a participação de 16 seleções, divididas em quatro grupos. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Egito, Espanha e Itália.

Sport Recife vai enfrentar equipe colombiana, da pivô Kelly, na final do Sul-Americano de Clubes

8 K Santos

Com 21 pontos e 09 rebotes da brasileira Kelly Santos – foto – (ex-Maranhão Basquete), o La Estancia de Popayan garantiu classificação a final do Campeonato Sul-Americano Feminino de Clubes ao derrotar o anfitrião UTE, nesta quarta-feira (28 de maio), por 90 a 88 (48 a 44 no primeiro tempo), em duelo equilibrado, válido pela semifinal, realizado no Coliseo Julio César Hidalgo, em Quito, no Equador. 

Com este resultado, o time colombiano vai encarar o Sport Recife na decisão do título.

O jogo foi bastante acirrado, com as duas equipes se alternando no comando do marcador. No período final, a equipe visitante conseguiu um melhor rendimento e venceu.

No time colombiano, além da brasileira Kelly Santos, os outros nomes importantes foram a americana Renee Ross (16 pontos e 05 rebotes) e Jenifer Munos (15 pontos e 02 rebotes). Já pela equipe equatoriana, a paraguaia Paola Ferrari, ex-Americana, (29 pontos e 07 assistências), a senegalense Astou Traore (26 pontos, 07 rebotes e 06 assistências) e a americana Chelsea Davis com 18 pontos, 6 rebotes e 3 assistências foram os destaques.

A grande final acontece nesta quinta-feira (29 de maio), às 22h00 (Horário de Brasília), envolvendo o La Estancia de Popayan e o Sport Recife. 

O clube colombiano foi o único que derrotou a equipe brasileira, na partida de estreia da competição por 76 x 67.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sport vence time argentino e é finalista do Sul-Americano de Clubes

Campeonato Suramericano Femenino
 Sport Club Recife (BRA) vs Malvin (URU)
 Quito, Ecuador
 Foto: Samuel Vélez

O time do Sport não inspirava muita confiança depois de uma primeira fase bem protocolar no Sul-Americano de Clubes.

A semifinal contra o invicto argentino Deportivo Berazategui já parecia bem complicada.

Mas o Sport surpreendeu e eliminou as hermanas por 81 a 69.

E agora assiste ao duelo entre as colombianas do La Estancia e as equatorianas do UTE, que duelam logo mais pela última vaga na final.

Para a vitória de hoje, foi fundamental o renascimento de Sandora Irvin, que (não me perguntem como!) cravou 21 pontos e 12 rebotes. Tainá segue assustando (15 pontos, 7 assistências) e Adrianinha em franca recuperação (18 pontos e 10 rebotes).

Hoje até Tati (efeito-convocação?) compareceu com 16 pontos.

Gattei teve 11 e as Isabelas (com z e s) não pontuaram.

Pelo Beraza, Andrea Boquete (she’s back!) teve 28 pontos. Sofia Castillo, 22 e Ornella Santana, 10.

Equipe com atletas de Barretos fica com prata em Mundial Escolar 3x3

400x287.33333333333_

A professora Neia Gama, técnica do basquete feminino barretense em Pequim, comemorou a medalha de prata conquistada no Mundial Escolar 3 x 3. Com placar de 15 a 11 a favor das chinesas na final, o time que representou o Brasil ficou com o segundo lugar. “Estamos contentes com o conquistado, mas sempre ficamos com o gosto de quem teve seus objetivos interrompidos”, analisou Neia após a decisão da competição escolar. Ela ainda destacou que o jogo foi bem disputado e que o nervosismo barretense estava visível e mesmo assim, buscou aproximação no placar na final.

Durante a primeira fase, o time formado por Kananda Ribeiro, Tayna Fernanda, Isabela Simão e Mariana Moura derrotou a Hungria por 15 a 4, venceu a República Tcheca por 12 a 6 e ainda superou a Turquia por 14 a 12 e também o Chile em 17 a 9. Já na segunda fase, a equipe superou a Bélgica Francesa por 14 a 11 nas quartas de final e Taipé Chinesa por 14 a 12 antes de avançar à final. A volta da delegação barretense está prevista para hoje em Guarulhos e amanhã haverá uma recepção festiva em Barretos.

Fonte: O Diário

Babi, Joice e Gil renovam contrato com Unimed Americana

Depois das laterais Ariadna Felipe e Karla Costa, e da pivô Clarissa Santos, agora chegou a vez das armadoras Babi Honório e Joice Rodrigues, e da pivô Gil Justino renovarem contrato com a Unimed Americana para a temporada 2014/2015. O anúncio do acerto com as jogadoras foi feito pelo presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias.
"A Babi, a Joice e a Gil foram bem na temporada passada. Com interesse do clube e das jogadoras, não houve maiores problemas para a renovação e elas continuam em Americana", disse Molina. "Com as renovações já efetivadas e a chegada da Palmira (Marçal, lateral contratada há duas semanas), estamos com elenco forte, que brigará por títulos na nova temporada", acrescentou o presidente do clube gestor do basquete feminino de Americana.
SELEÇÃO
A pivô Clarissa Santos, da Unimed Americana, foi convocada pelo técnico Luiz Augusto Zanon para série de três amistosos que a seleção brasileira adulta realizará contra o Canadá, em Edmonton, entre os dias 26 e 28 de junho. O preparador físico Clóvis Roberto Rossi Haddad (Vita) integra a comissão técnica. A apresentação acontece no dia 12, em São José dos Campos. 

Sport Recife enfrenta equipe argentina pela semifinal do Sul Americano de Clubes



Ontem aconteceu a última rodada da fase de classificação do Sul Americano de Clubes, onde os quatro semifinalistas da competição foram definidos.

A equipe argentina Deportivo Berazategui venceu a equipe da casa U.T.E. por 89 x 80, garantindo o primeiro lugar no grupo B. Os destaques foram Andrea Boquete com 25 pontos pela equipe da Argentina e a paraguaia Paola Ferrari com 26 pontos pela equipe equatoriana.

O Sport Recife enfrenta hoje às 20h00 (Horário de Brasília) a equipe argentina, na abertura da rodada semifinal, em seguida o U.T.E enfrenta a equipe colombiana La Estância, que está reforçada pela pivô brasileira Kelly dos Santos e derrotou a equipe brasileira na rodada de abertura da competição.

Os vencedores desses dois jogos decidem amanhã o título do torneio.

Pernambucanos não vão ficar órfãos de basquete (SuperEsportes)

O piso da quadra de basquete do Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, começa a ser retirado nesta quarta-feira(28). Apesar de ainda não ter um destino decidido, vai passar por uma restauração, receber uma pintura para deixar de ser rubro-negro e ficará aguardando a definição de sua casa nova. Enquanto isso, Roberto Dornelas acerta a continuação do projeto que começou no Sport “Tudo continua. O grupo, a comissão, os projetos sociais. Só vai mudar a logo”, explicou.


Um grupo de empresas está patrocinando o basquete e a coordenação do grupo segue em busca de uma filiação esportiva para então definir o novo nome, as novas cores e a nova casa. A empresa que fez proposta para bancar o time fora do Sport não fechou negócio por conta das tentativas do treinador em permanecer no clube, mas as duas partes ainda negociam. A apresentação do grupo acontece no dia 10 de junho, em local a definir.


Pensando no futuro, Roberto vê também um novo desafio: montar uma torcida única no estado. “Vamos unir as três torcidas numa só. Alvirrubros e tricolores que antes queriam ir ver o basquete, mas não iam porque era no Sport agora podem torcer pelo time que será o time do pernambucano”, explicou. O treinador deseja ver os torcedores em paz, vibrando juntos. Quanto ao time, ele garante que as meninas vão continuar jogando com o mesmo empenho.

Fonte: Superesportes

terça-feira, 27 de maio de 2014

Com 25 pontos de Tainá e 20 de Adrianinha, Sport vai às semifinais do Sul-Americano

sportclassifica

O Sport acaba de bater o Malvin (Uruguai) por 81 a 65 e garantiu vaga na semifinal do Sul-Americano de Clubes.

Adrianinha teve 20 pontos, 12 rebotes e 6 assistências.

Tainá foi a cestinha, com 25 pontos.

Izabela teve 13.

Participaram ainda: Tatiane (5), Isabela Costa (2), Gattei (8), Ingrid (4), Sandora (4), Domenica (0) e Tayná Andrade (0).

Zanon convoca seleção para amistosos contra o Canadá

O técnico Luiz Augusto Zanon convocou, nesta terça-feira (dia 27), as 12 jogadoras da Seleção Brasileira Adulta que irão disputar três amistosos contra o Canadá. Os jogos serão realizados na cidade de Edmonton, de 26 a 28 de junho e fazem parte da primeira fase de preparação da temporada 2014. A apresentação está marcada para o dia 19 de junho, às 12h de Brasília, no Hotel Novotel, em São José dos Campos, e os treinos serão no Ginásio da ADC General Motors.
“É o inicio do trabalho de 2014 visando ao Campeonato Sul-Americano do Equador e a Copa do Mundo da Turquia. Com essa convocação estamos dando continuidade ao processo de reformulação que começamos no ano passado com vistas aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, estamos fortalecendo e dando mais experiência internacional ao grupo de atletas selecionáveis”, disse Zanon.
AS 12 CONVOCADAS
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – UF
Bianca Araújo da Silva – Pivô – 18 anos – 1,91m – Basketball Santo André (SP) – SP
Carina dos Santos Martins – Armadora – 22 anos – 1,72m – Brasília/CSUV (DF) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,86m – Umimed Americana (SP) – RJ
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 22 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) – SP
Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 23 anos – 1,92m – São José Desportivo (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Lateral – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – BA
Jaqueline de Paula Silvestre – Lateral – 28 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 29 anos – 1,87m – São José Desportivo (SP) – RJ
Leila Zabani – Lateral – 23 anos – 1,81m – ACBD Rio Claro (SP) – SP
Patrícia Teixeira Ribeiro – Lateral – 23 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tayna Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,71m – Sport Recife (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Lateral – 23 anos – 1,80m – Sport Recife (PE) – SP
Média de idade: 23,3 anos
Média de altura: 1,80m
Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Haddad (Vita)
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Júlio Fachina
Médico: Dr. Rodrigo Goes Araújo dos Santos
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha Neves
Nutricionista: Mirtes Stancanelli

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Venceslau bate São José no sub-15 e no sub-17

Jogando em casa, as equipes sub-15 e 17 do basquete de Presidente Venceslau não deram chance para as meninas de São José Desportivo e venceram os dois jogos no sábado (24), pelo Campeonato Paulista.

Na categoria menor, Geovana e Emely brilharam e fizeram 20 pontos cada uma na vitória por 93 a 19.

No sub-17, Larrisa Carneiro, atleta da seleção brasileira, fez 28 pontos e comandou o triunfo por 66 a 33.

A classificação geral ainda não foi atualizada, mas com os resultados, os dois times do Oeste Paulista devem permanecer entre as três primeiras de suas categorias.

Segundo Christi Ane Hammerschmidt, técnica das equipes, os times estão embalando e mostraram força.

- Fizemos, com muita superioridade, o dever de casa. Jogamos com garra e o time mostrou que está evoluindo - disse.

Fonte: Globoesporte.com

Sport bate equipe boliviana na segunda rodada do Sul-Americano

Na segunda rodada, o Sport não teve muito trabalho diante do Universidad Catolica, da Bolivia e venceu por 89-73.

Depois de abrir 32-13 no primeiro quarto, o time levou a partida em ritmo morno e utilizando bastante as reservas.

Novamente o time apostou bastante nas bolas de três (34 tentativas, contra 35 de 2 pontos) e perdeu muitas bolas(16 vezes).

A cestinha foi Izabela Andrade, com 28 pontos (8 bolas de 3).

Ainda: Adrianinha (10 pontos, 8 rebotes, 7 assistências), Gattei (11 pontos e 7 assistências), Tainá (11 pontos e 5 assistências), Isabela Costa (9 pontos, 4 rebotes), Tatiane (10 pontos), Ingrid (5), Thainá Andrade (5) e Domenica (0).

No time boliviano, deu trabalho a camaronesa Amina Njonkou (27 pontos).

O adversário de amanhã do Sport é o uruguaio Malvin, contra quem o time joga a sobrevida no torneio.

Americana tem primeira vitória no sub-19 contra Guarulhos

Neste sábado (24), a equipe da Unimed Americana conquistou a primeira vitória na competição, ao derrotar fora de casa a equipe do Sesis | Guarulhos por 61 a 40, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista Sub-19 de Basquete Feminino.

A jogadora mais efetiva da partida foi a ala Izabella Sangalli com 15 pontos. Também se destacaram: Izabela Nicoletti (12), Wytalla Taynara (11) e Mariane Carvalho (10).

"Esta foi a primeira vitória da temporada, que foi construída essencialmente pela boa relação defesa contra ataque, além de poucos erros cometidos. Vamos continuar trabalhando para aumentar o rigor tático" declarou o técnico Virgil Lopez

O próximo desafio da equipe será no dia 10 de junho, no ginásio do Centro Cívico contra a equipe do Santa Maria | São Caetano.

Fonte: Foco no Esporte

Minnesota Lynx de Damiris em quadra nesta segunda-feira pela WNBA

Gallery: Lynx Media Day | May 12, 2014

Damiris recebeu muitos elogios em matéria publicada pelo Jornal "Minnesota Post" neste final de semana:


A brasileira entra em quadra na tarde desta segunda-feira (26/05) às 16h30 (Horário de Brasília) com a sua equipe, para enfrentar o time do Chicago Sky.

O jogo será transmitido pela ESPN americana e também pode ser acompanhado online por este site.:

http://www.stream2watch.me/basketball

Zanon aproveita férias do time de São José para se dedicar à seleção feminina

Técnico Luiz Zanon São José Basquete (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Quando Luiz Zanon aceitou assumir o São José Basquete, optou por uma vida dupla. Se dividiria entre técnico da Seleção Brasileira de basquete feminino e comandante do elenco joseense de basquete masculino. No início, deu conta. Mas aí chegaram os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) e a prioridade virou a Águia.

Com contrato até 2016 com São José, Zanon vai continuar à frente do time masculino. Mas após a eliminação na semifinal do NBB, o comandante quer tirar o atraso com relação à Seleção de basquete feminino. Enquanto o "time zica" joseense entra de férias, Zanon não terá descanso: é hora de trocar os marmanjos pelas musas.

– Estávamos numa situação muito adversa e chegamos muito perto. Meus planos são com São José, mas o foco daqui para frente durante as férias do masculino, vai ser com a Seleção Feminina – disse o técnico após a derrota por 81 a 68 para o Paulistano.

No segundo semestre, Zanon terá um calendário cheio com a Seleção. A equipe disputa em junho o Sul-Americano da categoria. A partir do dia 27 de setembro, vem outra pedreira: o Mundial da categoria, a ser disputado na Turquia.

Desempenho das brasileiras no final de semana da WNBA


Com quatro vitórias em quatro jogos, o Minnesota Lynx, da pivô Damiris Dantas, está em primeiro lugar na Conferência Oeste da WNBA 2014. No sábado (dia 24), o Lynx conquistou o quarto resultado positivo da temporada ao vencer o New York Liberty, no Target Center, em Minneapolis. A cestinha foi Maya Moore, do Lynx, com 30 pontos. Titular desde sua chegada na Liga Americana, Damiris anotou dois pontos, oito rebotes, uma assistência e três recuperações de bola, em 34min34s de jogo. A melhor do Liberty foi Tina Charles com 24 pontos. 

Na sexta-feira (23), O Minnesota havia vencido o Tulsa Shock por um ponto de vantagem: 94 a 93 (60 a 48). A cestinha do jogo foi Maya Moore, do Lynx, com 38 pontos. Damiris esteve em quadra por 30min33s e anotou oito pontos, cinco rebotes e uma assistência. A melhor do Tulsa foi Skylar Diggins com 21 pontos. O Minnesota Lynx volta à quadra, nesta segunda-feira (26), para enfrentar o Chicago Sky, no Allstate Arena, em Rosemont. 

Já o Atlanta Dream, das pivôs Érika de Souza e Nádia Colhado, foi superado nas duas partidas deste final de semana e mesmo com os resultados se mantém na segunda posição da Conferência Leste, com duas vitórias e duas derrotas. No domingo (25), o Indiana Fever venceu o Dream por 82 a 77 (39 a 35), na partida realizada na Philips Arena, em Atlanta. Angel McCoughtry foi a cestinha da disputa com 19 pontos. Érika atuou por 28min37s e marcou 14 pontos, nove rebotes, três assistências e duas recuperações de bola. Nádia não entrou em quadra por uma opção técnica.

O Atlanta já havia sofrido sua primeira derrota na temporada, no sábado (24), contra o Chicago Sky por 87 a 73 (41 a 39), no Allstate Arena, em Rosemont. Elena Delle Donne, do Sky, foi a cestinha com 27 pontos. Érika foi a melhor do Dream com um Duplo-Duplo (18 pontos e 12 rebotes), além de uma assistência e um bloqueio, nos 28min14s que esteve em quadra. Nádia atuou por 2min42s e pegou um rebote. Na sexta-feira (30), o Atlanta recebe o Seattle Storm, na Philips Arena, em Atlanta.

Fonte: CBB

Dornelas se despede do Sport levando jogadoras e parte da estrutura (SuperEsportes)

Ar-condicionados, materiais de fisioterapia, uma máquina de gelo, o piso da quadra, as tabelas… Essa é parte da lista de coisas que Roberto Dornelas começa a retirar do Sport hoje. “Eu vou tirar o que eu for usar. O que não for fica como doação para o Sport”, disse o treinador, desligado do clube na última quinta-feira. Dornelas ainda deve se reunir com o presidente do clube, João Humberto Martorelli, para uma última conversa. Em pauta, o item mais importante da lista: o elenco.
As atuais vice-campeãs da Liga Feminina de Basquete devem deixar o Sport junto com Dornelas. É com ele que têm contrato. As jogadoras estão em Quito, no Equador, disputando o Campeonato Sul-Americano - sob o comando do assistente, Gustavo Estevão. Quando retornarem da competição, vão aproveitar alguns dias de descanso. A reapresentação está marcada para 10 de junho. “O retorno tem data marcada, em um lugar que não é o Sport Club do Recife”, diz.
A intenção do treinador é encontrar um patrocinador e montar o time em um novo lugar. “O projeto continua, mas não no Sport. Posso garantir que vou ser campeão novamente no ano que vem. Em outro lugar”.

Vídeo

Fonte: Superesportes

Sem pivôs e com muita bola de três, Sport estreia com derrota no Sul-Americano

estanciasport

Com um ambiente interno conturbado e um elenco enfraquecido, o Sport Recife estreou com derrota no Sul-Americano de Clubes.

Com um time baixo, praticamente sem pivôs, o vice-campeão nacional deixou a brasileira Kelly Santos (reforço principal do adversário, o colombiano La Stancia) em situação confortável para marcar 19 pontos e pegar 12 rebotes e ser decisiva na vitória por 76-67.

Contando apenas com uma pivô de ofício, a novata Isabela Costa e com Sandora no banco (machucada de novo?), o Sport optou por apostar nos arremessos de três.

Foram 35 (!), com nove acertos (26%).

Nos de dois pontos, a pontaria esteve melhor (58%), mas foram apenas 24 as tentativas.

Nesse cenário, Gattei foi a cestinha, com 20 pontos (6 bolas de 3).

Izabela Andrade teve 12 pontos (4 bolas de 3), Tainá estreou com 10 pontos, Ingrid teve 8, Adrianinha e Tati, 7 e Isabela, 3.

Na segunda rodada, que acontece nesta segunda-feira (26 de maio), o Sport Recife buscará a recuperação enfrentando a Universidad Catolica, da Bolívia, às 20h00 (de Brasília), no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito (Equador).

Sport Recife é derrotado na estreia do Campeonato Sul-Americano de Clubes



O Club La Estacia de Popayan da Colômbia derrotou o Sport Recife neste domingo (25 de maio), por 76 a 67 (36 a 33 no primeiro tempo), em duelo válido pela rodada de abertura do 18º Campeonato Sul-americano Adulto Feminino de Clubes – 2014, que está sendo disputado no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito (Equador). 

A pivô brasileira Kelly Santos, que está atuando pelo clube colombiano, foi o grande destaque da partida registrando um double-double com 19 pontos e 12 rebotes em 36min38 em quadra.

Pelo representante pernambucano, vice-campeão da LBF – 2013/14, o principal nome foi a armadora Vanessa Gattei, que anotou 20 pontos (cestinha da partida) e mais três rebotes e duas assistências, em 31min07 de presença em quadra.

Os outros nomes importantes da partida foram Narlyn Mosquera (15 pontos e 05 rebotes) e Yaneth Arias (12 pontos, 07 rebotes e 05 assistências), pelo representante da Colômbia; Izabela Andrade (12 pontos, 06 rebotes, 01 assistência e 02 bolas recuperadas) e Tainá Paixão (10 pontos, 04 rebores e 03 assistências), em favor da agremiação pernambucana.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio, no entanto, o La Estancia esteve sempre no comando do marcador, levando vantagem nos quatro períodos: 19 a 18 (primeiro), 17 a 15 (segundo), 17 a 16 (terceiro) e 23 a 18 (quarto). 

Na segunda rodada, que acontece nesta segunda-feira (26 de maio), o Sport Recife buscará a recuperação enfrentando a Universidad Catolica, da Bolívia, às 20h00 (de Brasília), no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito (Equador). Já o Club La Estancia de Popayan tentará a segunda vitória, encarando o Club Malvín, do Uruguai, às 16h00 (de Brasília).

Flávia Luiza, pivô do Santo André, vai integrar Seleção Brasileira no Mundial 3×3

Faltam nove dias para o início da preparação das Seleções Brasileiras de Basquete 3x3 +18, feminina e masculina, que vão disputar o 2º Campeonato Mundial FIBA da modalidade, que será realizado de 5 a 8 de junho, no Luzhniki Park, em Moscou, na Rússia. Sob o comando do treinador Christiano Medeiros, do Vasco da Gama, as equipes vão se apresentar no dia 31 de maio, no Ginásio da Fortaleza de São João, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Os oito atletas convocados ficarão treinando em tempo integral até o dia 3 de junho, quando embarcam rumo à Moscou.
Na seleção feminina, a jogadora Flávia Santos, que defende o Santo André (SP) na Liga de Basquete (LBF), pretende usar sua experiência do basquete de quadra para ajudar a equipe a conquistar bons resultados em Moscou. A pivô passou por todas as categorias de base de sua geração, e entre os títulos mais importantes estão a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-21 (Croácia/2003), o bronze na Copa América – Pré-Mundial Juvenil (Argentina/2000) e os dois ouros nos Campeonatos Sul-Americanos, sendo um adulto (Colômbia/2005) e um juvenil (Venezuela/2000). Estreando na seleção de 3x3, Flavia falou da emoção de ser convocada.
"Fiquei muito feliz com essa convocação. Seleção é seleção e para mim é sempre motivo de muita emoção. É claro que a minha bagagem em competições internacionais vai me ajudar, e espero poder somar ao grupo. Acho que já dá pra sonhar em uma carreira no basquete 3x3, já que a modalidade está para se tornar olímpica. Espero representar bem o meu país e manter essa janela da seleção sempre aberta", analisou a pivô, de 31 anos.
A seleção masculina trás na lista o pivô Marcos Vinicius Inácio, que joga pela Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) no Novo Basquete Brasil (NBB). Marcão, como é conhecido por conta de seus 2,05m de altura, destacou a ansiedade para disputar seu primeiro Mundial.
"Estou muito feliz com essa oportunidade de disputar o meu primeiro Mundial e ansioso para defender com unhas e dentes a minha pátria. É uma grande honra vestir a camisa da seleção e espero responder a altura. Conheci o basquete 3x3 através de um amigo da faculdade, que me chamou para disputar a Copa São Paulo 2012, e fomos campeões. Sempre que posso tento conciliar o 3x3 com o basquete de quadra. Quando o técnico nos dá uma folguinha maior no clube, saio com meus amigos para jogar o 3x3. É um jogo que mexe com a emoção", contou Marcão.
Flávia fez ainda parte da equipe da Unisantanna, campeã do 1º Campeonato de Basquete 3x3 Universitário do Estado de São Paulo, em 2013.
"Não conhecia o basquete 3x3 até o campeonato universitário. Minhas amigas me chamaram para a equipe e quando chegamos para o primeiro jogo, fiquei encantada e maravilhada. A estrutura de um evento de 3x3, a organização e as músicas me conquistaram. Aprendi muita coisa do 3x3 desde esse campeonato. É um jogo bem mais rápido e dinâmico. Estou amando porque você fica bem mais livre para finalizar as jogadas", concluiu a atleta, que já defendeu clubes na Itália, Espanha, Suíça, Letônia e Portugal, antes de retornar ao Brasil em 2012.
Para o pivô Marcos Vinicius, o Brasil tem grandes chances de conquistar bons resultados.
"A minha expectativa é muito boa para essa competição. É um grupo muito bom que mescla a experiência na modalidade do Douglas e do Gustavo, com a juventude do Davi e a minha experiência do basquete de quadra. Tenho certeza que vamos fazer um grande campeonato e queremos trazer uma medalha para o Brasil. Espero que o basquete se mantenha nessa crescente", finalizou o pivô.
A Seleção Brasileira +18 Masculina está no grupo "C" do Mundial FIBA de Basquete 3x3, e estreia na competição, no dia 5, contra Porto Rico, Nova Zelândia e Uruguai. No dia seguinte (6), os brasileiros enfrentam Estônia e Turquia. Já a equipe +18 feminina está na chave "D" e faz sua estreia contra Rússia e Itália, também no dia 5. Na segunda rodada, dia 6, as brasileiras enfrentam Hungria, Estados Unidos e Alemanha. O Brasil é cabeça de chave nos dois naipes.
Forma de Disputa
Os 24 times, em cada categoria, foram divididos em quatro grupos de seis equipes, que na primeira fase jogam entre si. Os quatro primeiros colocados se classificam para as oitavas de final (mata-mata). Os vencedores disputam as quartas de final, semifinal e final.
Os convocados
Seleção Brasileira +18 Masculina

Gustavo Bracco (Equipe Instituto Drible Certo / SP) - 37 anos - 2,05m
Douglas Motta (Equipe Lendas / RJ) - 36 anos - 1,90m
Davi Rossetto (Equipe Basquete Cearense / CE) - 21 anos - 1,79m
Marcos Vinicius Inácio (Sociedade Esportiva Palmeiras / SP) - 29 anos - 2,05m
Seleção Brasileira +18 Feminina
Simone Souza (The Choice / SP) - 31 anos - 1,82m
Cristal Rocha (The Choice / SP) - 32 anos / 1,60m
Marley Wyne (Instituto Mangueira / RJ) - 25 anos - 1,80m
Flavia Luiza Santos (Santo André / SP) - 31 anos - 1,86m
Os Grupos
Masculino

Grupo A : Polônia, Alemanha, EUA, República Tcheca, Holanda, Tunísia
Grupo B : Romênia. Lituânia, Rússia, Venezuela, Argentina e Catar
Grupo C : Brasil, Turquia, Estônia, Uruguai, Nova Zelândia, Porto Rico
Grupo D : Eslovênia, Sérvia, Japão, Croácia, Indonésia, China
Feminino
Grupo A : Romênia, Suíça, Uruguai, Bélgica, Indonésia, Ucrânia
Grupo B : Andorra, França, China, Uganda, Tailândia, Síria
Grupo C : República Tcheca, Espanha, Holanda, Estônia, Argentina, Tunísia
Grupo D : Brasil, Alemanha, EUA, Hungria, Itália, Rússia
Tabela Mundial
Masculino
- Quinta-feira (dia 5 de junho)

Porto Rico x Brasil
Brasil x Nova Zelândia
Uruguai x Brasil
- Sexta-feira (dia 6 de junho)
Brasil x Estônia
Turquia x Brasil
Feminino
- Quinta-feira (dia 5 de junho)

Rússia x Brasil
Brasil x Itália
- Sexta-feira (dia 6 de junho)
Hungria x Brasil
Brasil x Estados Unidos
Alemanha x Brasil

Unimed Americana conquista título do Desafio das Ligas

 

Unimed Americana conquista título do Desafio das Ligas - Foto Daniel Ramalho ZDL A Unimed Americana iniciou de maneira positiva a temporada 2014/2015 e conquistou o título do Basquete 3x3 - Desafio das Ligas, realizado sexta-feira (23) e sábado (24) na arena montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelos canais Sportv. Comandadas pelo técnico Antônio Carlos Vendramini, as jogadoras Clarissa Santos, Ariadna Felipe, Palmira Marçal e Adriana Santos sagraram-se campeãs invictas.

Na fase de classificação, a Unimed Americana venceu a Mangueira do Rio por 17 a 13 e Brasília por 21 a 5. Nas semifinais, vitória sobre São José dos Campos por 14 a 12. E na final, com Ariadna Felipe certeira nos arremessos - fez 11 pontos -, o conjunto americanense ganhou do Maranhão por 21 a 10.

"A Unimed Americana entra em todas as competições para ganhar e não foi diferente no Desafio das Ligas. Apesar de ser um basquete de estilo diferente do que estamos acostumadas, fizemos jogos bem legais", disse a pivô Clarissa Santos.

"Sempre é bom ganhar títulos, mas o mérito é todo das meninas (Clarissa, Ariadna e Palmira) que jogaram e deram duro. Até entrei um pouquinho e tenho orgulho em ajudar o basquete da Unimed Americana", afirmou a ex-jogadora Adriana Santos, campeã mundial com a seleção brasileira e que é coordenadora do clube de Americana.

"A falta de referência nos arremessos ao ar livre e a intensidade maior são dificuldades encontradas no 3x3, mas nada que rapidamente não seja assimilado. Acredito que fomos a equipe que adaptou-se mais rápido às regras. É muito bom terminar e começar uma temporada como campeão", avaliou Vendramini.

O Basquete 3x3 - Desafio das Ligas reuniu sete equipes no feminino: Unimed Americana, São José dos Campos, Rio Claro, Santo André, Maranhão, Brasília e Mangueira do Rio.

Clique aqui e veja momentos finais da partida Unimed Americana x Maranhão.

sábado, 24 de maio de 2014

Por "cobranças públicas", Leão desliga técnico do basquete Roberto Dornelas

Responsável por capitanear o projeto que originou o time feminino de basquete do Sport, o técnico Roberto Dornelas está fora do Rubro-negro. O desligamento do treinador, que conquistou a Liga de Basquete Feminino, em 2013, e o vice-campeonato do mesmo torneio nesta temporada, foi oficializado na tarde desta quinta-feira. Por meio de uma nota publicada no site oficial do clube, o presidente João Humberto Martorelli alegou que as cobranças públicas do comandante eram incompatíveis com o que a direção leonina prega e que, por isso, o seu afastamento era necessário.

- O colaborador do Sport não pode estar nas páginas dos jornais extravasando suas insatisfações e estipulando prazos para o clube. O Sport é uma instituição séria e trata todos os seus colaboradores de maneira correta e ética. Eu procurei a comissão técnica do basquete para incorporar de vez o time campeão e vice-campeão da LBF nos espaços do clube, uma vez que o elenco detinha uma autonomia incompatível com a atual filosofia de gestão do clube, a saber, era um time praticamente por fora das categorias do Sport, apenas ostentando as cores rubro-negras e utilizando os espaços físicos do clube – afirmou, em nota, o mandatário leonino.

Surpreso com a decisão de Martorelli, Roberto Dornelas afirmou que desconhece os motivos pelos quais foi afastado do Sport, mas disse não ter mágoas do presidente rubro-negro.

- Me admira muito a forma como as coisas foram conduzidas. No dia da final da LBF, o presidente me passou que queria incorporar o time ao Sport e me passou uma série de pedidos, para ficar por dentro do que era o projeto. Passei tudo o que me foi solicitado e eles ficaram de dar uma resposta. Como tenho compromissos com federação, atletas e investidores, precisava que as coisas fossem resolvidas até o fim do mês e pedi isso. Em nenhum  momento quis colocar “a faca no peito” do presidente ou de qualquer pessoa. Infelizmente, ele interpretou de outra forma e estamos deixando de lado um projeto vencedor. Mas não guardo mágoas. Sou rubro-negro e gostaria que, pelo menos, ele conversasse comigo. 

A saída de Dornelas, no entanto, não deverá representar o fim do basquete feminino do Sport. Sem o treinador, o auxiliar Gustavo Estevão irá assumir a equipe, que a partir desta sexta-feira vai disputar o Campeonato Sul-Americano da modalidade. No entanto, Dornelas não sabe como ficará a situação das atletas.

- Pelo que me passaram, apenas eu fui desligado. As jogadoras, por enquanto, seguiriam lá. Mas ainda não sei como será feito. O fato é que o projeto do basquete feminino continuará. Quem sabe não fazemos um projeto ainda mais inovador do que eu fiz no Sport... 

Fonte: Globoesporte.com

Sport estreia no Sul-Americano contra equipe colobiana que tem reforço de Kelly

O Sport Recife estreia neste domingo (24 de maio) no Campeonato Sul-americano Feminino Clubes – 2014. Atual vice-campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) e campeão da penúltima edição, as leoas ganharam a oportunidade de conquistar o primeiro título internacional da equipe. O primeiro confronto será contra um dos favoritos ao título, o La Estância, da Colômbia, que conta com a pivô brasileira Kelly Santos (ex-Maranhão Basquete), às 17h00 (de Quito)e 15h00 (de Brasília), em Quito, no Equador.

A equipe que viaja para o torneio internacional é bem diferente do que esteve em quadra no campeonato nacional, terminado no final de maio. Agora o time não conta com as pivôs Erika de Souza e Nádia Colhado e a ala Tiffany Hayes, que estão jogando a WNBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana) e só voltam após o término do campeonato. A armadora Alex Bentley e a pivô Franciele, ambas dispensadas, e a ala Palmira Marçal, que agora defende o Americana, também desfalcam o Leão.

Com essas mudanças, o técnico Gustavo Estevão teve que trabalhar muito e em pouco tempo. “Quando acabou a LBF, elas entraram de férias e só voltaram duas semanas antes da nossa viagem. Só tivemos esse tempo para recondicioná-las e treinarmos, de fato, para a competição”, disse. Dessa forma, não acredita que o Sul-americano será uma competição fácil de ser disputada. “A gente não tem muita certeza do que vai encontrar lá. Pegamos informações muito soltas. Nós somos um bom exemplo. Quando você quer saber algo sobre uma equipe, pesquisa seus resultados. Mas o grupo que conquistou aqueles pontos, não é o mesmo grupo que vai estar em quadra agora. A realidade é outra”, disse.

Mesmo sabendo dos seus limites, Gustavo ainda acredita que pode conquistar algo no torneio. “Durante essas duas semanas, não treinamos nos baseando em adversários. Peguei as melhores qualidades da equipe e explorei isso. Meu planejamento é observar as primeiras rodadas e, a partir daí, conseguir traçar um planejamento para adversários específicos. Confio na equipe e espero chegar longe”, finalizou.

Para a experiente armadora Adrianinha Moisés, a competição será difícil pelas ausências, mas poderá ser superada pela força de vontade. “Tivemos grandes perdas, mas estamos contando com a ajuda de todos. Sabemos que será difícil, pois não conhecemos as equipes, mas além da nossa base, ainda contamos com as atletas mais jovens no banco, que estão prontas para serem acionadas e cheias de vontade de vencer”, disse.

O Sport Recife caiu no grupo A, com equipes do Equador, Colômbia e Argentina. O primeiro confronto do time rubro-negro será contra o La Estancia, da Colômbia, no próximo domingo.

Todas as informações sobre a competição podem ser conferidas no site oficial do torneio, o http://fibaamericas.com/torneos1.asp?t=URTVLADUUU&xtab=1.

Fonte: LBF

Rio Claro confirma chegadas de Bethânia e Luana

O Rio Claro Basquete acertou, neste sábado (24 de maio), com mais dois reforços, fechando o ciclo de contratação para a temporada 2014/15. De acordo com o técnico Márcio Pimenta, o time rio-clarense contratou a experiente armadora Bethânia Vasconcelos, que defendeu Santo André na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), e com a lateral Luana Souza, ex-São José/Colinas Shopping.

Na visão do treinador rio-clarense, as duas jogadoras serão importantes para o time, que passou por uma grande reformulação após a temporada de estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF). “A Bethânia é uma armadora experiente, tecnicamente muito boa, com passagem pela Seleção Brasileira e que vai dar tranquilidade a equipe, mesclando com a Tássia Carcavalli (outra armadora contratada). Já a Luana é uma atleta jovem, de muita raça, forte, que marca muito bem e está com muita vontade de aparecer e se firmar no cenário”, comenta Pimenta.

O Rio Claro Basquete já havia anunciado estas contratações: a armadora Tássia Carcavali (ex-Americana) e as pivôs Grazi Coelho e a cubana Yuli Cruz (ambas ex-Ourinhos Basquete). Além disso, tinha confirmado as renovações de Leila Zabani (ala), Bárbara de Souza (pivô), Leydi Ferreira (pivô), Maria Claudia Teixeira (ala) e Ana Thaís Limoeiro (armadora).

Fonte: LBF

Desafio das Ligas’ define campeões neste sábado

dra0639-745x496

O público carioca teve oportunidade de acompanhar na noite desta sexta-feira (23 de maio) as primeiras partidas do ‘Basquete 3×3 – Desafio das Ligas’. A competição, inédita no País, distribui 70 mil de prêmio aos vencedores e reúne no Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, 16 equipes masculinas (13 do NBB e três da Liga de Ouro) e sete femininas (seis da LBF e a Mangueira), em jogos de trios em meia quadra, com entrada gratuita. A definição será neste sábado (24 de maio) a partir de 18 horas. Os jogos finais terão transmissão ao vivo pelo SporTV 3, a partir de 20 horas.

Enquanto as mulheres estão divididas em dois grupos (um com quatro e outro com três equipes), em que as duas primeiras de cada passam às semifinais, para os homens são quatro grupos, com os dois melhores de cada indo às quartas de final. Os campeões serão conhecidos neste sábado, quando será disputada a terceira rodada da fase de grupos e as fases eliminatórias.

O torneio premiará os três primeiros colocados das chaves masculina e feminina: R$ 20.000,00 para o trio vencedor, R$ 10.000,00 para o vice e R$ 5.000,00 para o time terceiro colocado.

Na primeira rodada do dia, realizada com duas partidas femininas, São José/Colinas Shopping venceu o Rio Claro Basquete por 10 a 7 (foto) e o Maranhão Basquete virou sobre a Santo André/APABA na prorrogação, 18 a 16. “É uma experiência nova e muito válida. Para nós atletas profissionais, a partir do momento que entramos em quadra é pra valer. Com uma premiação como essa, que nos valoriza, a motivação é ainda maior. É um aprendizado, a primeira vitória é importante para seguir na disputa. Nosso objetivo é ser primeiro. Viemos para ser campeãs”, destacou Carol, capitã do São José.

Logo em seguida, foi disputada a segunda rodada. Ainda pelo feminino, Mangueira bateu o Brasília por 9 a 3. Já na abertura do masculino, vitória da Liga Sorocabana por 17 a 14 sobre Espírito Santo.

Fonte: LBF

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Minnesota Lynx de Damiris entra em quadra daqui a pouco pela WNBA



Pela terceira rodada da WNBA 2014, o Minnesota Lynx, time da ala/pivô brasileira Damiris, entra em quadra nesta sexta-feira, 23 de maio, às 21h00 (horário de Brasília) para enfrentar a equipe do Tulsa Shock.

Damiris tem médias de 8,5 pontos, 10,5 rebotes e 3,5 assistências e 20,5 em eficiência, após dois jogos como titular de sua equipe e deve começar mais uma vez a partida como integrante do quinteto inicial da técnica Cheryl Reeve.

É possível acompanhar o playbyplay do jogo ou assistir a partida assinando o pacote LiveAccess do site da WNBA ou através dos salvadores links mágicos espalhados pela internet.

Equipes da LBF são escaladas para o torneio de "Basquete 3X3 - Desafio das Ligas"

logo_desafio3x3
Começa nesta sexta-feira (23 de maio) o inédito ‘Basquete 3×3 – Desafio das Ligas’. Pela primeira vez os times das duas principais ligas de basquete do País, NBB e LBF se enfrentam em meia-quadra. 

O evento será aberto às 17h00 (de Brasília) no Parque da Catacumba e os jogos terão início às 18h00 (de Brasília). Além de basquete, bandas, DJs, ações interativas, brinquedos temáticos e brindes vão movimentar o Parque da Catacumba durante dois dias. O SporTV 3 transmite as partidas finais ao vivo no sábado (24 de maio) a partir das 20h00 (de Brasília).

No torneio feminino, entre as sete equipes inscritas, seis são da LBF, além da representante do Rio, Mangueira. A competição, inédita no País, distribui premiação em dinheiro para os três primeiros colocados das duas chaves (Masculino e Feminino): R$ 20.000,00 para o trio vencedor, R$ 10.000,00 para o vice e R$ 5.000,00 para o time terceiro colocado, num total de R$ 70 mil.

O ‘Desafio das Ligas’, tem como destaques os atuais campeões brasileiros Flamengo (NBB) e Americana (LBF), ambos com dois títulos em cada uma das ligas. A equipe feminina do interior paulista colocou a faixa de 2014 no peito, recentemente, em abril. A primeira conquista foi em 2012.

O Americana possui um dos mais experientes e vitoriosos técnicos do Brasil. Antônio Carlos Vendramini, 11 vezes campeão nacional e campeão sul-americano com a seleção feminina. Ele convocou: Clarissa, Ariadna, medalha de ouro por Cuba no Pan de 2003, Palmira, jogadora da seleção brasileira recém-chegada a Americana, vinda do Sport Recife, e a quarta jogadora é a campeã mundial Adriana, também assistente de Vendramini.

Na disputa feminina, além de Americana, a anfitriã Mangueira recebe: São José /Shopping Colinas, Maranhão Basquete, Santo André/APABA, Rio Claro Basquete e Brasília/Vizinhança (DF).

Confira as equipes femininas do ‘Basquete 3×3 – Desafio das Ligas’:

São José /Colinas Shopping
Joice (Ala)
Isabela (Ala)
Carolina (Armadora)
Letícia (Pivô)
Técnico – Carlos José Lima (Carlinhos)

Rio Claro Basquete
Bethânia (Ala/Armadora)
Leila (Ala)
Yuliane (Pivô)
Tassia (Armador)
Técnico – Márcio Pimenta

Brasília/Vizinhança
Karine (Ala)
Sarah (Ala/Armada)
Verônica (Ala)
Thamy (Ala)
Técnico – Marco Aurélio Prata

Americana
Clarissa (Pivô)
Ariadna (Ala)
Palmira (Ala)
Adriana Santos (Armadora)
Técnico – Antônio Carlos Vendramini

Santo André/APABA
Carina (Ala/Pivô)
Jaqueline (Ala)
Julia (Ala)
Simone (Pivô)
Técnica – Lais Elena

Maranhão Basquete
Simone
Katia (Pivô)
Franciele (Ala/Pivô)
Ivana (Armadora)
Técnico – Herberth Batista Lima (Betinho)

Mangueira
Márcia
Nicolle
Evelyn
Caroline
Técnico – Guilherme Vos

Sexta-feira (23 de maio)
17h00 – Abertura do evento
17h20 – MC Max DMN e banda FunkEssencia
17h30 – Apresentação das equipes
18h00 – Início dos jogos
19h50 – Interação com público / distribuição de brindes
22h00 – Final das partidas

Sábado (24 de maio)
14h00 – Abertura com música
15h00 – MC Max DMN e banda FunkEssencia
17h40 – Interação com público / distribuição de brindes
18h00 – Início dos jogos
19h20 – MC Max DMN e banda FunkEssencia
20h00 – Início das partidas decisivas
21h00 – Premiação
21h30 – Final do evento

Fonte: LBF

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Americana renova os contratos de Karla e Ariadna

Dando sequência à montagem do elenco para a temporada 2014/2015, a Unimed Americana renovou os contratos das laterais Ariadna Felipe e Karla Costa. A permanência das jogadoras foi anunciada pelo presidente do clube, Ricardo Molina Dias. "A Ariadna e a Karla são jogadoras de alto nível, identificadas com a torcida. Com certeza, continuarão sendo importantes para os novos desafios que teremos pela frente", disse o dirigente.

"A Unimed tem um projeto sólido, com muita estrutura e que dá continuidade ao trabalho sério. Hoje em dia é cada vez mais difícil manter por vários anos um time profissional que fique sempre disputando títulos e Americana sabe fazer isso muito bem", comentou a cubana Ariadna Felipe, premiada na Seleção de Ouro do Campeona Paulista e eleita a melhor jogadora da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Jogadora da Unimed Americana desde setembro de 2008, Karla Costa está otimista para a próxima temporada. "A torcida pode esperar uma equipe que vai estar sempre brigando por títulos e trazendo mais alegrias para a cidade", afirmou. Sobre a permanência no clube, a jogadora disse que "renovei porque amo Americana e me sinto absolutamente tranquila com a estrutura oferecida e com o trabalho desenvolvido."

Além de Ariadna Felipe e Karla Costa, o técnico Antônio Carlos Vendramini já tem asseguradas a pivô Clarissa Santos, que também renovou contrato por mais uma temporada, e a lateral Palmira Marçal, contratada como primeiro reforço para a nova temporada.

Técnico Roberto Dornelas deixa o Sport Recife




Do site Leia Já

O idealizador do vitorioso projeto do basquete do Sport está deixando o clube. Na tarde desta quinta-feira (22), através de uma nota oficial no site oficial, a diretoria do Leão confirmou o desligamento do técnico Roberto Dornelas, campeão da Liga de Basquete Feminino em 2013. De acordo com o presidente rubro-negro, João Humberto Martorelli, a decisão foi tomada devido às queixas do treinador à imprensa. 

Confira na íntegra a nota:

"O colaborador do Sport não pode estar nas páginas dos jornais extravasando suas insatisfações e estipulando prazos para o clube. O Sport é uma instituição séria e trata todos os seus colaboradores de maneira correta e ética. Eu procurei a comissão técnica do basquete para incorporar de vez o time campeão e vice-campeão da LBF nos espaços do clube, uma vez que o elenco detinha uma autonomia incompatível com a atual filosofia de gestão do clube, a saber, era um time praticamente por fora das categorias do Sport, apenas ostentando as cores rubro-negras e utilizando os espaços físicos do clube. Fiz uma reunião com o técnico e a equipe administrativa se empenhou nos números. Estávamos em plena discussão, quando o técnico começou a soltar notas nas redes sociais e na imprensa. Respeito a pessoa do técnico, mas entendo que isso quebra a relação de confiança recíproca que pretendia manter com ele. Por isso, embora lamentando-o e desejando ao ex-colaborador sucesso e boa sorte em seus novos desafios, e renovando meu apreço pessoal e a gratidão pelas contribuições feitas às cores do clube, já determinei ao Vice-Presidente de Esportes Amadores, Yuri Romão, que encerrasse a relação com o técnico Roberto Dornelas e contratasse outro treinador para o basquete feminino."

Na data de ontem, o"Jornal do Comércio"  publicou a seguinte matéria:

Futuro do time feminino do Sport segue indefinido


Por Amanda Souza

O clima ainda é de indecisão nos bastidores do time feminino de basquete do Sport. Nesta sexta-feira (23/5), a equipe rubro-negra viaja para Quito, no Equador, para disputar o Campeonato Sul-americano Adulto Feminino de Clubes, como único representante brasileiro no torneio. O retorno das atletas ao Recife será no sábado (31). Porém, depois disso, o futuro do time de basquete é incerto.

Após o término da Liga de Basquete Feminino (LBF), o técnico Roberto Dornelas demonstrou insatisfação com a falta de apoio do clube ao basquete. Depois do episódio, o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, marcou uma conversa com o treinador, mas, duas semana depois do encontro, o clube ainda não deu uma resposta sobre a continuidade da equipe no Sport.

Hoje, o diretor executivo Henrique schlithler conversou com Dornelas para reunir os documentos necessários para o Sport decidir se vai apoiar ou não o time. De acordo com o treinador, caso não haja uma resposta do clube até a próxima terça-feira, dia 30, a possibilidade do time se desvincular do Sport é grande.

“Assumi compromisso com as jogadoras e com o time e preciso cumprí-los. Precisamos muito do apoio do Sport porque queremos (comissão técnica) dar continuidade a esse projeto que vem dando certo. Eu espero que tudo dê certo e que, no máximo até o final do mês, tenhamos uma resposta definitiva sobre o assunto. Passando desse prazo, vai começar a ficar complicado levar o time para frente”, lamenta Roberto, que está preocupado com a falta de posicionamento do clube. O técnico viaja no sábado (31), para Atlanta, e espera obter uma resposta definitiva antes de embarcar para os Estados Unidos.

SUL-AMERICANO

A equipe do Sport que vai participar da competição é um pouco diferente do grupo que jogou a temporada 2013/2014 da Liga de Basquete Feminino, LBF. Além de Adrianinha, Gattei, Tati, Iza, Isabela, Sandora e Ingrid, que disputaram o torneio nacional, vão viajar Tainá Paixão, ex-Ourinhos contratada pelo Sport depois do termino da LBF, Thainá Andrade e Domenica. Érika, Tiffany e Nádia, que estão disputando a liga americana de basquete feminino, WNBA, não vão defender o Sport na competição. O auxiliar técnico Gustavo Estevão vai ser o comandante das leoas na competição.

As rubro-negras estão no Grupo A, junto com as equipes da Universidad Católica (Bolívia), La Estancia (Colômbia) e Malvín (Uruguai). O Grupo B está fechado com UTE (Equador), Universidad Austral (Chile), Berazategui (Argentina) e Real Club de Lima (Peru).

Americana conquista sua terceira vitória no Campeonato Paulista sub-17


A ADCF Unimed conquistou sua terceira vitória no Campeonato Paulista Sub-17 de Basquete Feminino ao derrotar Osasco por 52 a 36 (21 a 15 no primeiro tempo), na noite desta quarta-feira (21), no ginásio principal do complexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina, em Americana.


À exceção do primeiro quarto, vencido pelas adversárias por 13 a 12, as meninas da técnica Adriana Santos tiveram amplo domínio do jogo e ganharam os demais períodos: 9 a 2 (segundo), 18 a 12 (terceiro) e 13 a 9 (quarto). 

Izabela Nicoletti e Gabriela Soares (na foto com o troféu de cestinha do Campeonato Brasileiro sub-15 de 2013, jogando pela seleção gaúcha), com 12 pontos, foram as principais cestinhas.

Até aqui, a ADCF Unimed soma 8 pontos, com três vitórias e duas derrotas. A equipe volta à quadra no próximo dia 30 para enfrentar São José dos Campos, em jogo marcado para as 18h30, no Vale do Paraíba.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Palmira é primeiro reforço da Unimed Americana

Palmira durante treinamento no Centro Cívico - Foto ADCF Unimed

A lateral Palmira Marçal, 30 anos completados na terça-feira (20), é o primeiro reforço da Unimed Americana para a temporada 2014/2015. Com passagens vitoriosas pela seleção brasileira e com experiência no basquete internacional, a jogadora chega otimista para vestir a camisa do atual campeão paulista e brasileiro.

"Toda jogadora quer defender Americana, pois é um time vencedor, que sempre conquista títulos e tem estrutura incrível, além da cidade ser ótima. Fiquei feliz quando fui procurada e mais feliz ainda quando fechamos o acordo. Espero ser útil”, afirmou a lateral campeã sul-americana e pan-americana pelo Brasil.

“A Palmira é jogadora de qualidade, de muitos recursos e que chega para somar”, disse o técnico Antônio Carlos Vendramini. "Já há algum tempo gostaríamos de ver a Palmira com a camisa de Americana. Tenho certeza que ela será muito importante”, acrescentou Ricardo Molina Dias, presidente da ADCF Unimed.

Cristal Rocha defenderá o Brasil na Rússia

cristal A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) convocou no dia 5 de maio a atleta Cristal
Rocha para integrar a Seleção Brasileira de Basquete 3x3 que participará do Campeonato
Mundial de Moscou, na Rússia, de 5 a 8 de junho deste ano.
Cristal ocupa hoje a 2ª posição no ranking oficial brasileiro e a 18ª no mundial conforme a
Federação Internacional de Basketball (FIBA). Ela jogará como armadora na equipe feminina
que conta também com Simone Souza, Marley Wyne e Flávia Santos.
A atleta começou a treinar basquete aos 9 anos na cidade paulista de Descalvado, desde
então jogou pelas equipes Seara Americana, Unimed Americana, Data Control Americana,
Barretos, São Caetano, Ourinhos, São José dos Campos, Itu, Atibaia e Jacareí.
Basquete 3x3
Em 2010 Cristal começou a praticar o basquete 3x3, modalidade esportiva onde oito jogadores
(três mais um reserva de cada equipe) disputam uma partida em meia quadra de basquete
durante 10 minutos ou até o primeiro time fazer 21 pontos.
Nesta modalidade a armadora já disputou mais de 50 partidas oficiais, com uma performance
superior a 95% de vitórias onde destacam-se o 1° lugar nos Campeonatos Estaduais de Basquete
3x3 FIBA e no NBA3x de 2012 e 2013.
Para divulgar o esporte, Cristal Rocha participa do maior número possível de jogos, frequentando
os parques Ibirapuera e Villa Lobos, na cidade de São Paulo, onde convida adultos e
crianças a conhecer e praticar a modalidade.
Este trabalho lhe rendeu recentemente um convite para homenagear o atleta Oscar Schmidt,
no Programa “Altas Horas” do Serginho Groisman na Rede Globo.
Atualmente, Cristal é atleta da equipe The Choice 3x3 e trabalha como personal trainner e
educadora física da Escola SENAI Fundação Zerrenner no bairro do Cambuci em São Paulo.

Rio Claro confirma Yuli e pode finalizar acertos com Luana e Bethânia

Após a confirmação da contratação da armadora Tássia

Carcavalli (ex-Americana) na terça-feira (21), a diretoria do Rio

Claro formalizou na quarta (22), a contratação da pivô cubana

Yuli Cruz que jogou pelo Ourinhos Basquete na LBF e assim como

Tássia, já era apontada como provável reforço.

De acordo com informações obtidas pelo Central do Basquete

Feminino, mais duas atletas seguem negociando e devem ser

anunciadas até sexta-feira (23): a armadora Bethânia que

estava no Santo André e a lateral Luana, que disputou a LBF por

São José.

Em entrevista ao Central, o técnico Márcio Pimenta analisou as

últimas contratações feitas pelo time e revelou sua expectativa

em relação à disputa do Paulista. "A Tássia é uma ótima jogadora

que inclusive participou da seleção brasileira que disputou a

última Olimpíada e a Yuli é uma excelente pivô, muito raçuda e

grande reboteira. Acredito que com todas as contratações que

já fizemos e com a chegada de mais duas atletas que estamos

negociando e que provavelmente devem fechar conosco até

sexta-feira, teremos um time muito competitivo e em condições

de lutar para chegar as semifinais do Paulista", declarou.

Texto – Luís Galletta – Central do Basquete Feminino

CBB garante vaga de Americana no Sul-Americano de Clubes de 2015


Após desentendimento com CBB e Abasu, time americanense ganha 'prêmio de consolação' para uma outra edição do torneio continental.

A briga entre a equipe de basquete feminino adulto da Unimed/Americana, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e a Abasu (Associação de Basquetebol Sul-Americana) parece ter se encerrado ontem. O presidente do clube gestor da modalidade na cidade, Ricardo Molina, postou numa rede social um ofício da entidade brasileira confirmando o time americanense como representante nacional no Campeonato Sul-Americano de Clubes.

Porém, não na competição deste ano, e sim na edição seguinte, ainda sem data agendada, e independente dos resultados conquistados na quadra. O time também soltou um comunicado oficial sobre o assunto.

A confusão começou logo após a decisão da última LBF (Liga de Basquete Feminino), no final de abril, quando Americana levou a taça ao bater o Sport Recife duas vezes na série decisiva. Como atual campeão brasileiro e da competição continental - cuja última edição ocorreu em 2012 - o time americanense deveria ter recebido o convite para o Sul-Americano, o que não aconteceu. A indicada foi a equipe de Recife, campeã nacional na temporada anterior.

Na ocasião a CBB, explicou que a Abasu, por motivos de organização, solicitou a informação do representante brasileiro até o dia 7 de abril, ou seja, antes da final da Liga. A situação gerou uma grande indignação do dirigente americanense, que tentou, sem sucesso, encaixar Americana no torneio deste ano.

Em uma postagem divulgada em seu perfil numa rede social, Molina desabafou. "Estamos fora do Sul-Americano 2014. Mas em algum momento estivemos dentro? Não. Não cabe mais ficar tentando entender, pois não houve transparência antecipada da forma de classificação." No naipe masculino, o atual campeão, Brasília, foi confirmado.

Em trecho da nota, o clube gestor continuou: "fizemos inúmeros contatos, reuniões, envolvendo CBB, Liga, Abasu, sempre buscando compreender o motivo da mudança da regra. Justificativas foram apresentadas, mas nenhuma delas serve para a construção do esporte brasileiro com valores como respeito, transparência e justiça." 

Os dirigentes afirmaram que não têm o que justificar aos seus atletas, crianças (categorias de base) e parceiros, que perderam apoiadores e ainda chegaram a cogitar o fim das ações da modalidade no município, "porém, o projeto é maior que a Unimed, maior que um campeonato, pois estão envolvidas vidas, famílias e apaixonados pelo esporte, e somos um destes", diz o documento.

O Sul-Americano deste ano será disputado entre o próximo domingo e o dia 30. No Grupo do Sport Recife também estão Universidad Católica (Bolívia), La Estancia Popayan (Colômbia) e Malvin (Uruguai). Os dois melhores avançam à semifinal. A reportagem do LIBERAL procurou a CBB e a Abasu para que comentassem o caso, contudo, não obteve retorno.

Fonte: O Liberal

Kelly Santos ministra clínicas para crianças de projeto social na Colômbia

Kelly_Clinica-745x558

A experiente pivô Kelly Santos, reforço do time colombiano do La Estancia para a disputa do Campeonato Sul-americano Adulto Feminino de Clubes – 2014, ministrou na última semana, duas clínicas para cerca de 50 crianças em cada uma delas. Ambas aconteceram na cidade de Popayan (COL).

Segundo a brasileira, a garotada integra um projeto social que é mantido pela jogadora colombiana Yaneth Arias (ex-Americana e Marahhão Basquete), que também atua pela equipe colombiana. “Está muito legal o trabalho social que estamos fazendo aqui, realizamos alguns exercícios com as crianças e contamos um pouco da nossa história individual. Esse contato mais próximo como a garotada, mostrando que somos de carne e osso e que chegamos ao nosso objetivo, creio que seja uma motivação para que essa criançada também lute para chegar aos seus objetivos, seja dentro ou fora do esporte”, comenta Kelly.

A pivô, que defendeu com destaque o Maranhão Basquete na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), acredita na força do esporte como ferramenta para o trabalho social. “Acho que os valores e as mensagens que o esporte passa, em especial, para as crianças são importantes. Por isso, sempre que tenho a oportunidade participo de ações como essa”, relata Kelly.

Na fase inicial do Campeonato Sul-americano Adulto Feminino de Clubes – 2014, que será jogado entre os dias 25 e 29 de maio, em Quito (Equador), o La Estancia está no Grupo A, ao lado da Universidad Católica (Bolívia), do Sport Recife (Brasil) e do Malvín (Uruguai). Já no Grupo B estão: UTE (Equador), Universidad Austral (Chile), Berazategui (Argentina) e Real Club de Lima (Peru).

De acordo com o regulamento, na primeira fase, os times jogam entre si, em turno único, dentro de suas respectivas chaves. As duas melhores equipes de cada grupo avançam a semifinal, quando ocorre o cruzamento olímpico (1º A x 2º B e 1º B x 2º A). Os vencedores se garantem na grande final.

Fonte: LFB