segunda-feira, 31 de março de 2014

Com emoção, Americana consegue a virada nos segundos finais e abre série semifinal da LBF – 2013/14 vencendo fora de casa

O Americana saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o São José/Colinas Shopping, neste domingo (30 de março), por 56 a 55 (31 a 32 no primeiro tempo), em jogo eletrizante, realizado no ginásio da ADC General Motors, na cidade de São José dos Campos (SP), no complemento da primeira rodada.
O time da casa começou melhor o primeiro quarto e iniciou na frente, mas na sequencia acabou cometendo alguns erros, bem aproveitados pelo visitante, que passou na frente. Na parte final, o representante de São José dos Campos se recuperou e ficou tudo igual (17 a 17), com boas presenças das pivôs Plutin Tizon, pelo mandante, e Damiris do Amaral, em favor do visitante.
No período seguinte, o Americana começou melhor, roubando algumas bolas, mas o São José/Colinas Shopping foi crescendo gradativamente e igualou as ações, deixando a partida acirrada. E, esse foi o panorama até o final, com ligeira vantagem do grupo joseense (14 a 15).
Na volta do intervalo, o aspecto defensivo prevaleceu perante os ataques, provocando erros dos dois lados. Nos minutos finais, a equipe da casa conseguiu uma sensível melhora e fechou o período com uma vantagem de cinco pontos (09 a 13), com boa presença da jovem Isabela Ramona.
No quarto período, o Americana se recuperou e logo igualou o placar, deixando o final eletrizante. Nos últimos minutos, a emoção esteve presente, já que as duas equipes tiveram a chance de vencer e acabaram cometendo algumas falhas de finalização ou mesmo no último passe. Nos segundos derradeiros, entretanto, uma cesta da ala paraguaia Paola Ferrari, no contra-ataque, deu a vitória ao time visitante (16 a 10).
Os principais nomes da partida foram a cubana Plutin Tizon (14 pontos e 09 rebotes), Isabela Ramona (09 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Karen Rocha (09 pontos e 04 assistências), pelo time do Vale do Paraíba; Damiris do Amaral (16 pontos e 04 rebotes), a cubana Ariadna Felipe (11 pontos, 08 rebotes e 02 assistências) e a paraguaia Paola Ferrari (10 pontos), em favor da equipe do Interior.
“Este foi um jogo de muitos erros, mas foi importante vencer, ainda mais conseguindo a virada nos segundos finais. Temos que manter o foco e continuar trabalhando forte, já que a continuidade desta série tende a ser muito dura”, comenta a pivô Damiris do Amaral, do Americana, que foi a cestinha do jogo.
“Sabíamos que seria uma partida muito difícil e que seria definido no final, nos detalhes mesmo. Tentamos converter a última bola, mas não conseguimos, cometendo um erro que acontece no basquete, e agora temos corrigir as falhas para buscar o empate na série, mesmo jogando na casa do adversário”, analisa a lateral Isabela Ramona, do São José/Colinas Shopping.
O segundo jogo, que pode ser o decisivo, acontece na sexta-feira (04 de abril), às 21h00 (de Brasília), na cidade de Americana (SP). Uma nova vitória coloca o Americana na decisão.
Fonte: LBF

sábado, 29 de março de 2014

Pivô Nádia recebe convite para ‘training camp’ na WNBA

Uma das atletas observadas pelo técnico Michael Cooper em visita ao Brasil no último mês, a pivô Nádia Colhado, parece ter agradado.

A brasileira teve participação confirmada no Training Camp do Altanta Dream, time de suas colegas de Sport Érika e Tiffany Hayes na WNBA.

São José e Americana iniciam luta por vaga na final da LBF – 2013/14 neste domingo

DSC_0830-745x496

A primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 será complementada neste domingo (30 de março), com a partida entre São José/Colinas Shopping e Americana, ás 18h30 (de Brasília), no ginásio da ADC General Motors, em São José dos Campos (SP), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Para chegar a esta semifinal, o time joseense, comandado pelo técnico Carlos Lima, concluiu sua participação na primeira fase na terceira colocação, somando 24 pontos, em 14 jogos disputados (10 vitórias e 04 derrotas). Em seguida, o São José/Colinas Shopping eliminou a AD Santo André no playoff – quartas-de-final com duas vitórias e nenhuma derrota.

“Nos últimos confrontos que tivemos contra o Americana, jogamos bem, de igual para igual durante cerca de 38 minutos, no entanto, uma pequena perda de instabilidade permitiu que o adversário assumisse o comando do marcador e vencesse. Mas, o que aconteceu nas outras fases  da competição passou; agora é um outro campeonato e temos que focar esta disputa semifinal, já que almejamos chegar a inédita decisão”, comenta Lima, acrescentando que a sua equipe tem que defender muito forte e jogar focado durante os 40 minutos, além de acreditar e atuar de maneira consistente.

O São José/Colinas Shopping não está contando com a norte-americana Jasmine James, que sofreu uma contusão ainda na primeira fase da LBF – 2013/14, e foi submetida a cirurgia.

Nos histórico recente de jogos contra o Americana, o São José/Colinas Shopping não obteve bons resultados: nas partidas da fase de classificação desta edição da LBF, foram duas derrotas. Na final do Campeonato Paulista Feminino – 2013, o título ficou com as adversárias.

Já o Americana, dirigido pelo experiente técnico Antônio Carlos Vendramini, fechou a sua participação na primeira fase com o segundo lugar, contabilizando 26 pontos, em 14 partidas realizadas (12 vitórias e 02 derrotas). Com este posicionamento, a equipe se qualificou diretamente a esta semifinal, sem precisar jogar a série do playoff – quartas-de-final.

“Estou otimista e confiante que temos condições de jogar um basquete de alto nível nesta semifinal”, relata Vendramini, que não poderá contar com a pivô Clarissa dos Santos, um dos grandes nomes do campeonato, que sofreu uma fratura na face nos treinamentos da semana.

“É um desfalque e tanto, afinal, a Clarissa é titular da equipe e uma das principais jogadoras do basquete brasileiro. Foi uma fatalidade. Agora, é torcer para que ela se recupere o mais rápido possível”, acrescenta o treinador do Americana, que confia na força do seu grupo. “Independente de quem vai entrar, eu confio na qualidade do grupo”, complementa Vendramini.

Na primeira fase foram dois confrontos entre estas duas equipes, com duas vitórias do Americana: 76 x 69, no turno, em São José dos Campos (SP), e 79 a 69, no returno, na cidade de Americana (SP).

Os demais jogos desta série melhor-de-três do playoff – semifinal estão agendadas para: 04 de abril (sexta-feira), às 21h00 (de Brasília), na cidade de Americana (SP), e, se necessário, no dia 06 de abril (domingo), às 18h00 (de Brasília), novamente em Americana (SP).

Destaques
A experiente Karla Costa, do Americana, é a líder no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 71,15%. Já a pivô cubana Plutin Tizon, do São José/Colinas Shopping, é a terceira colocada, com 67,78%.

No aproveitamento dos arremessos de três pontos, a experiente pivô Êga Garvão, do Americana, é a líder, com 71,43%. A também pivô Karina Jacob, do São José/Colinas Shopping, aparece no terceiro lugar, com 46,15%.

Nas assistências, o time de Americana aparece com três jogadoras entre as cinco primeiras: Babi Honório, segunda colocada, com média de 3,5 por jogo; Joice Rodrigues, com 3,4; e Karla Costa, com 3,0 por partida.

A cubana Ariadna Felipe, do Americana, é a terceira colocada entre as cestinhas, com média de 15.0 pontos por jogo. Nos rebotes, Karina Jacob, da equipe joseense, aparece no quarto lugar, com média de 7,5 por partida.

Sport Recife supera o Maranhão Basquete em jogo eletrizante na abertura da semifinal da LBF – 2013/14

Maranhão_SporT_LBF_Semifinal-745x495

O Sport Recife saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Maranhão Basquete, neste sábado (29 de março), por 67 a 61 (34 a 30 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). O público maranhense, mais uma vez, compareceu em excelente número, embelezando ainda mais o espetáculo.

O primeiro quarto começou em ritmo acelerado, com as duas equipes buscando comando do marcador. O Sport Recife esteve melhor e passou a comandar o placar, mas o Maranhão Basquete foi crescendo gradativamente, porém o time pernambucano controlou bem essa tentativa de recuperação e terminou com sete pontos de vantagem (26 a 19), com destaque para Iziane Castro e a norte-americana Roneeka Hodges, pelo mandante, a norte-americana Tiffany Hayes e Erika de Souza, em favor do visitante.

No período seguinte, os dois times baixaram consideravelmente o ritmo e cometeram um número maior de erros, mas o Maranhão Basquete conseguiu crescer na parte final, com boa performance da armadora Briann January, e baixou a diferença (08 a 11).

Na volta do intervalo, os dois times voltaram animados, mas o Sport Recife se aproveitou de algumas precipitações ofensivas da agremiação maranhense para fazer a diferença crescer na para 14 pontos, com destaque para o bom trabalho de garrafão da dupla de pivôs Erika de Souza e Nádia Colhado (24 a 13).

No último quarto, o Maranhão Basquete, no embalo da torcida, foi para cima e se recuperou bastante, se aproximando do rival e deixando os minutos finais eletrizantes. Na hora da definição os dois times cometeram alguns erros e o Sport Recife conseguiu manter-se à frente, saindo em vantagem na série (09 a 18).

Os principais nomes da partida foram Iziane Castro (25 pontos e 01 assistência), as norte-americanas Roneeka Hodges (14 pontos, 03 rebotes e 01 assistência) e Briann January (14 pontos e 05 assistências), pelo time da casa; a norte-americana Tiffany Hayes (19 pontos, 06 rebotes e 03 assistencias), Erika de Souza (18 pontos, 11 rebotes e 01 assistência – double-double), Palmira Marçal (10 pontos) e Nádia Colhado (09 pontos, 12 rebotes e 01 assistência), todas em favor do visitante.

“Sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar, pois o Maranhão Basquete é uma grande equipe e jogando em casa conta sempre com esta torcida maravilhosa. Num jogo como esse, extremamente disputado e bonito, quem ganha é o nosso basquete feminino”, comenta a experiente armadora Adrianinha Moisés, do Sport Recife.

“O Sport Recife é o time a ser batido nesta competição e tínhamos a ciência que seria um jogo complicado. Iniciamos mal, mas tivemos momentos importantes em que o nosso jogou fluiu e encostamos. Agora, é buscar a correção dos erros para tentar igualar a série jogando fora de casa, o que é difícil, mas vamos sempre acreditar”, analisa a lateral Iziane Castro, do Maranhão Basquete, que foi a cestinha da partida.

O segundo confronto, que pode ser o decisivo, será jogado no dia 05 de abril (sábado), às 10h00 (de Brasília), em Recife (PE). Um novo resultado garante o Sport Recife na decisão.

sexta-feira, 28 de março de 2014

‘Clássico do Nordeste’ abre a semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14

Maranhão_Sport_LBF_02-745x521

A primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 será aberta neste sábado (29 de março), às 16h00 (de Brasília), no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), com a partida entre o Maranhão Basquete e o Sport Recife. O ‘Clássico do Nordeste’ terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Para chegar a esta etapa, o representante maranhense, comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, concluiu a fase inicial na quarta colocação, com 23 pontos, em 14 jogos realizados (09 vitórias e 05 derrotas). Em seguida, o MB passou pelo Ourinhos Basquete no playoff – quartas-de-final, com duas vitórias e nenhuma derrota.

“O Sport Recife é o favorito e considero a equipe a ser batida, assim como o Americana. O Sport é a equipe que mais investiu e que tem um investimento alto, contando com jogadoras de altíssimo nível. Reitero que o representante pernambucano é sim a equipe a ser batida e acredito que será um jogo difícil para as duas equipes”, comenta Barbosa, que terá o elenco completo a sua disposição.

“O jogo será muito difícil, o Sport Recife é o atual campeão e é o time a ser batido. Mas, jogaremos em casa e contaremos com a nossa torcida maravilhosa, que vai nos apoiar 100% e almejamos ganhar este primeiro confronto para seguir firme, porque a nossa meta é o título. Venha quem vier, vamos para cima. A torcida maranhense está toda convocada para encher o ginásio Castelinho”, acrescenta a lateral Iziane Castro, da equipe maranhense.

Já a equipe pernambucana, que luta pelo bicampeonato, fechou a primeira fase na liderança, contabilizando 26 pontos, com as mesmas 14 partidas disputadas (12 vitórias e 02 derrotas). Por este posicionamento conquistado, o Sport Recife, dirigido pelo técnico Roberto Dornelas, não precisou disputar as quartas-de-final, garantindo vaga diretamente na semifinal.

“Respeitamos bastante o Maranhão Basquete, que cresceu muito ao longo do campeonato e o Barbosa (técnico) conseguiu tirar aquela irregularidade que a sua equipe apresentava no começo da competição, fazendo com que atue com mais regularidade. Por isso, volto a frisar que vai ser uma grande disputa”, acrescenta Dornelas.

“Acredito que este primeiro jogo terá o mesmo desenho do que foi no returno da fase inicial, quando prevaleceu a marcação forte, com as duas equipes se estudando bastante no começo da partida. Nós vamos buscar a vitória e estamos confiantes, pois queremos trazer a decisão para o nosso ginásio”, acrescenta o treinador do Sport Recife, que poderá contar com a sua força máxima.

Na primeira fase ocorreram dois jogos entre estas equipes, com uma vitória para cada lado, prevalecendo o mando de quadra: 68 a 66, em favor do Maranhão Basquete, em São Luís (MA), no turno, e 67 a 61, em favor do Sport Recife, no returno, em Recife (PE).

O segundo jogo desta série está agendado para o dia 05 de abril (sábado), às 20h00 (de Brasília), em Recife (PE). Se necessário, o terceiro também acontece na capital pernambucana, no dia 07 de abril (segunda-feira), às 21h00 (de Brasília).

Destaques
O ‘Clássico do Nordeste’ que abre a semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 reserva ainda um interessante duelo de garrafão, com as duas primeiras colocadas na estatística dos rebores: Kelly Santos, do Maranhão Basquete, líder com média de 8,94, e Nádia Colhado, do Sport Recife, segunda colocada com média de 8,93.

A armadora norte-americana Briann January, do representante maranhense, é a primeira colocada na estatística das assistências, com média de 4,5 por partida. Já a pivô Nádia Colhado lidera a estatística dos bloqueios, com média de 1,0 toco por jogo.

E, a pivô Kelly Santos ocupa a segunda colocação na estatística da eficiência, com média de 15,5 por jogo.

Bombril anuncia patrocínio às equipes de São José e Sport Recife

São José (foto) e Sport Recife agora são equipes patrocinadas pela Bombril

Em 2013, a Bombril iniciou o projeto de investir, também no âmbito esportivo, em mulheres que conseguem se destacar em segmentos ainda considerados tipicamente masculinos. Com isso, anunciou o patrocínio à Liga de Basquete Feminino (LBF). Agora, anunciou a ampliação da iniciativa para duas das principais equipes da competição.

A Bombril passa a patrocinar também as equipes do São José e do Sport Recife. As duas equipes são semifinalistas da competição e o Sport Recife, ano passado, foi campeão invicto.

Os dois times já têm a marca da companhia de higiene e limpeza impressa em seus uniformes. Marcos Scaldelai, presidente da Bombril, destacou, em comunicado, que a mulher esportista também representa a mulher Bombril. “Ela sabe o que quer, é determinada e se destaca na sociedade. Nossa meta é seguir no caminho de incentivo ao esporte”, afirmou.

No próximo fim de semana o Sport Recife enfrenta o Maranhão, em São Luiz (MA) e o São José disputa com o Americana, em São José dos Campos (SP).

Érika renova contrato com Atlanta Dream na WNBA

Principal jogadora do basquete brasileiro na atualidade, a pivô Érika acertou nesta quarta-feira a renovação do seu contrato com o Atlanta Dream para a disputa de mais uma temporada da WNBA. Ela joga lá desde 2008, quando a equipe fez sua estreia na liga norte-americana - antes, defendeu também Los Angeles Sparks e Connecticut Sun nos Estados Unidos.

Depois de seis temporadas no Atlanta Dream, a pivô brasileira de 32 anos é a líder histórica da equipe em número de jogos disputados (161), de rebotes conseguidos (1.371) e de bloqueios (232). Em sua carreira na WNBA, suas médias são de 10,2 pontos e 7,3 rebotes por jogo.

Nos seis anos em que joga em Atlanta, Érika disputou três finais da WNBA, mas ainda não conquistou o título pelo Dream. Na última temporada, ela teve suas melhores médias na liga, com 12,9 pontos e 9,9 rebotes por partida. Mesmo assim, acabou perdendo a decisão para o Minnesota Lynx.

Érika defende atualmente o Sport na Liga de Basquete Feminino (LBF), o campeonato nacional da modalidade. Sua equipe está nas semifinais da disputa, diante do Maranhão. Depois disso, ela vai para os Estados Unidos, onde a temporada da WNBA está prevista para começar no dia 16 de maio.

Fonte: A Tarde

Mais: Érika cogita aposentadoria após 2016: 'Vou fazer de tudo para chegar bem'

quinta-feira, 27 de março de 2014

Sport Recife preparado para primeiro jogo da semifinal da LBF

O técnico Roberto Dornelas, do Sport Recife, espera por um grande jogo na abertura da série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, quando a equipe pernambucana encara o Maranhão Basquete, no sábado (29 de março), às 16h00 (de Brasília), no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), com transmissão pelos canais SporTV. De acordo com o treinador, o Rubro Negro vai chegar preparado para este disputa, que tende a ser bastante equilibrada.



“O nosso time está bem, completo, com todas as jogadoras treinando forte e, mesmo a Adrianinha e a Tiffany trabalhando um pouco menos, já que estiveram contundidas, estão muito bem fisicamente. A expectativa é de um grande jogo e de uma grande série, acredito que quem se classificar nesta disputa estará bastante credenciado ao título”, comenta o técnico do Sport Recife, que está ciente das qualidades do adversário.

“Respeitamos bastante o Maranhão Basquete, que cresceu muito ao longo do campeonato e o Barbosa (técnico) conseguiu tirar aquela irregularidade que a sua equipe apresentava no começo da competição, fazendo com que atue com mais regularidade. Por isso, volto a frisar que vai ser uma grande disputa, assim como na série entre Americana e São José/Colinas Shopping, e quem vai ganhar com isso é o basquete feminino brasileiro, que terá ginásios lotados em todas as praças e jogos extremamente disputados para quem acompanhar pela televisão”, acrescenta Dornelas.

Pelo fato dos dois times se conhecerem, o técnico do Sport Recife prevê um jogo inicial de muito estudo. “Acredito que este primeiro jogo terá o mesmo desenho do que aconteceu no returno da primeira fase, quando prevaleceu a marcação forte, com as duas equipes se estudando bastante na parte inicial. Nós vamos buscar a vitória e estamos confiantes, pois queremos trazer a decisão para o nosso ginásio já na segunda partida”, opina Dornelas.

O segundo jogo desta série está agendado para o dia 05 de abril (sábado), às 20h00 (de Brasília), em Recife (PE). Se necessário, o terceiro também acontece na capital pernambucana, no dia 07 de abril (segunda-feira), às 21h00 (de Brasília). Os dois duelos contarão com transmissão dos canais SporTV.

Fonte:

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Kelly avisa: “estamos crescendo no momento certo”


As duas últimas atuações do Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2013/2014 encheram o torcedor maranhense de esperança quando o assunto é conquistar o inédito título do torneio nacional. A equipe maranhense simplesmente atropelou Ourinhos (SP) nos dois jogos dos playoffs de quartas de final e avançou para as semifinais da LBF onde terá pela frente a forte equipe do Sport (PE). E a forma como o MB se postou dentro de quadra nas últimas partidas também serviu para as atletas da equipe acreditarem no sonho da primeira final de LBF nesta terceira temporada do time na elite do basquete feminino.

Um dos destaques do Maranhão Basquete desde a temporada, a pivô Kelly é um dos xodós do torcedor maranhense. Com atuações muito boas, a pivô tornou-se peça fundamental na equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa. Sexta principal cestinha da competição nacional com média de 13,88 pontos por partida e principal reboteira com média de 8,99 por partida, Kelly reconhece o bom momento do Maranhão Basquete, mas lembra que é preciso respeitar a equipe pernambucana.

“Sabemos que o Sport é uma grande equipe, o atual campeão. Temos que trabalhar muito para sair com a vitória, mas estamos acreditando. Estamos em crescimento e estamos crescendo no momento certo”, destacou.

No segundo jogo das quartas de final contra Ourinhos, foi registrado o maior público do Maranhão Basquete nesta edição da LBF. Ao todo, 3.840 torcedores estiveram presentes no Ginásio Castelinho e, para o duelo deste sábado (29), às 16h, contra o Sport válido pelas semifinais da competição nacional, a expectativa é que a casa do MB na LBF esteja lotada, tendo em vista que será um show de basquete.

“Acredito que vai ser um show de basquete. Eu espero isso. Temos que respeitar essa grande equipe, mas acreditando no nosso trabalho, impondo o nosso ritmo de jogo. Acreditamos que podemos sair com a vitória”, comentou Kelly.

E acreditar em um triunfo contra o Sport é sonho bem possível de se tornar realidade. No primeiro turno da fase de classificação, o Maranhão basquete acabou com a invencibilidade do time pernambucano na LBF ao vencer, no Ginásio Castelinho, por 68 a 66. O segredo para voltar a vencer o time pernambucano é impor um ritmo forte desde o início do jogo.

“Nós realmente impomos um ritmo de jogo muito forte contra Ourinhos. Estamos trabalhando muito forte para isso. Conseguimos dar um passo a frente nestes playoffs com todo mundo jogando e isso é super importante, mostra o crescimento do trabalho, mostra o quanto todo mundo acredita no trabalho. Isso são características de um time que está a caminho de um título”, finalizou a pivô do Maranhão Basquete.

Ingressos

Os ingressos para Maranhão Basquete e Sport deverão estar disponíveis a partir de quinta-feira (29) nas bilheterias do Castelinho. O torcedor deverá trocar 1kg de alimento não perecível pelo ingresso.

 O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, da Academia Estação Saúde, do Hotel Praia Mar, do Hospital São Domingos e da Federação Maranhense de Basquete.

JOGOS DO MARANHÃO
TURNO
12/1 – Maranhão 68 x 59 Ourinhos
13/1 – Maranhão 74 x 69 Santo André
18/1 – São José 71 x 54 Maranhão
20/1 – Americana 83 x 79 Maranhão
22/1 – Rio Claro 50 x 70 Maranhão
24/1 – Maranhão 68 x 66 Sport
26/1 – Maranhão 81 x 56 Brasília
RETURNO
1º/2 – Santo André 72 x 89 Maranhão
3/2 – Ourinhos 75 x 51 Maranhão
8/2 – Maranhão 72 x 57 Rio Claro
15/2 – Sport 67 x 61 Maranhão
17/2 – Brasília 58 x 91 Maranhão
23/2 – Maranhão 68 x 74 Americana
27/2 – Maranhão 83 x 58 São José
QUARTAS DE FINAL
15/3 – Ourinhos 47 x 75 Maranhão
23/3 – Maranhão 93 x 66 Ourinhos

Fonte:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Paulo de Tarso Jr
FOTOS: Biaman Prado/MB/Divulgação

quarta-feira, 26 de março de 2014

Fratura na face tira Clarissa da semifinal da LBF

A pivô Clarissa Santos está fora do primeiro jogo de Americana contra São José dos Campos, pelo playoff semifinal do campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF), domingo (30). No treino de terça-feira (25), num choque casual com a armadora Babi Honório, Clarissa fraturou um osso da face. Com dores e o local inchado, a pivô não vai à quadra na primeira partida da série.

"É um desfalque e tanto, afinal, a Clarissa é titular da equipe, uma das principais jogadoras do basquete brasileiro. Foi uma fatalidade. Agora, é torcer para que ela se recupere o mais rápido possível", disse o técnico Antônio Carlos Vendramini. "Temos mais alguns dias de preparação e vou avaliar as opções para o lugar da Clarissa. Independentemente de quem vai entrar, tenho confiança na qualidade do grupo", acrescentou.

Americana e São José abrem o playoff semifinal no próximo domingo (30), às 18h30, em São José dos Campos. O segundo jogo será em Americana, no ginásio do Centro Cívico, no dia 4 de abril, às 21 horas. Em caso de necessidade, a terceira partida acontece no dia 6 de abril, às 18 horas, novamente em Americana.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Liga de Basquete Feminino divulga tabela completa do playoff – semifinal

O departamento técnico da Liga de Basquete Feminino (LBF) definiu a tabela completa das duas séries do playoff – semifinal da competição 2013/14, que serão definidas em melhor-de-três jogos e terão estes dois confrontos: Sport Recife x Maranhão Basquete e Americana x São José/Colinas Shopping.

A primeira rodada será aberta no sábado (29 de março), às 16h00 (de Brasília), com o duelo entre Maranhão Basquete e Sport Recife, no ginásio Castelinho, em Recife (PE). O complemento acontece no domingo (30 de março), com o São José/Colinas Shopping recebendo o Americana, às 18h30 (de Brasília), no ginásio da ADC General Motors, em São José dos Campos (SP). Os dois jogos terão transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

De acordo com o regulamento, as duas equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – final, que apontará o grande campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14.

Tabela completa

29 de março de 2014 (sábado)
Maranhão Basquete x Sport Recife, às 16h00 (de Brasília), em São Luís (MA) – SporTV

30 de março de 2014 (domingo)
São José/Colinas Shopping x Americana, às 18h30 (de Brasília), em São José dos Campos (SP) – SporTV

04 de abril (sexta-feira)
Sport Recife x Maranhão Basquete, às 18h00 (de Brasília), em Recife (PE) – SporTV

05 de abril (sábado)
Americana x São José/Colinas Shopping, às 10h00 (de Brasília), em Americana (SP) – SporTV

06 de abril (domingo) – se necessário
Sport Recife x Maranhão Basquete, às 18h00 (de Brasília), em Recife (PE) – SporTV

07 de abril (segunda-feira) – se necessário
Americana x São José/Colinas Shopping, às 21h00 (de Brasília), em Americana (SP) – SporTV

Vídeo: Técnico Zanon e Byra Bello comentam grupo do Brasil no Mundial




Vídeo: Santo André 60x72 São José - LBF

domingo, 23 de março de 2014

Maranhão bate Ourinhos e é semifinalista da LBF

Maranhão_Ourinhos_LBF_Quartas_01-745x496

O Maranhão Basquete garantiu classificação ao playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Ourinhos Basquete, neste domingo (23 de março), por 93 a 66 (44 a 34 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro quarto foi bastante disputado, a equipe maranhense começou forte, com bom trabalho da pivô sérvia Inês Ajanovic e da armadora norte-americana Briann January, e o representante de Ourinhos foi crescendo ao longo do período, mesclando bolas de fora e o trabalho de garrafão, com performances positivas da experiente ala Patrícia Chuca e da também experiente pivô Grazi (22 a 19). No segundo, o Maranhão Basquete aproveitou o desgaste do adversário para abrir vantagem, com a lateral Iziane Castro aparecendo bem, pelo time da casa, e a ala Patty Teixeira se destacando pelo visitante (22 a 15).

Na volta do intervalo, a equipe da casa manteve o ritmo forte, marcando bem e atacando com consciência, fazendo a sua vantagem crescer consideravelmente. As jogadoras Iziane Castro, Kelly Santos e a norte-americana Roneeka Hodges renderam bem para o time maranhense, e a jovem Joice Coelho apareceu com destaque pelo representante paulista (26 a 10).

Nos dez minutos finais, o jogo ficou mais equilibrado. Com a armadora Mariana Camargo, que veio do banco se destacando, o Maranhão Basquete se garantiu na semifinal. Pelo Ourinhos, Joice Coelho seguiu com o principal nome (23 a 22).

Os destaques da partida foram Iziane Castro (31 pontos, 04 rebotes e 07 assistências), Kelly Santos (13 pontos e 09 rebotes) e Mariana Camargo (10 pontos e 02 assistências), pelo time da casa; Joice Coelho (18 pontos e 01 assistência), Patty Teixeira (14 pontos, 04 rebotes e 01 assistência) e Fernanda Bibiano (11 pontos, 07 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.

“Não treinei a semana toda por conta de uma contusão, que é uma coisa que faz parte da vida do atleta e acontece, mas consegui ajudar a equipe a vencer este jogo importante e chegar a semifinal da LBF, que era o nosso objetivo”, comenta a cestinha Iziane Castro, da equipe maranhense.

“Creio que a nossa participação tenha sido muito boa, já que contamos com um elenco de jogadoras jovens, que mostraram capacidade e condição de jogar esta competição forte, como está sendo esta edição da LBF”, relata a jovem ala Joice Coelho, do Ourinhos Basquete, principal pontuadora de sua equipe na partida.

Na semifinal, o Maranhão Basquete vai encarar o Sport Recife, que já estava classificado por terminar a fase inicial na primeira colocação. A outra série será jogada entre Americana e São José/Colinas Shopping.

São José/Colinas Shopping vira no último quarto e garante vaga na semifinal da LBF – 2013/14

SJose_SAndreQuartas_LBF-745x496

O São José/Colinas Shopping garantiu classificação a semifinal da Liga de Basquete feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar a AD Santo André, neste sábado (22 de março), por 65 a 52 (28 a 34 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio da ADC General Motors, na cidade de São José dos Campos (SP), pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Carlos Lima fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro quarto, no entanto, foi dominado pela equipe do Grande ABC, que conseguiu um rendimento melhor, com boas performances de Bethânia Vasconcelos e Carina Fellippus (14 a 20). No período seguinte, o representante do Vale do Paraíba igualou as ações, com boa presença de Karina Jacob (foto), mas ainda assim o time visitante se manteve no comando do marcador (14 a 14).

Na volta do intervalo, O São José cresceu de produção e conseguiu levar vantagem sobre o rival, com boa atuação da pivô cubana Plutin Tizon (15 a 12), baixando um pouco a diferença. Nos dez minutos finais, o time da casa manteve o ritmo e, contando com o desgaste do rival, conseguiu a virada no marcador, se qualificando a semifinal (22 a 06).

Os principais nomes da partida foram Karina Jacob (16 pontos e 12 rebotes – double-double), Isabela Ramona (16 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), a cubana Plutin Tizon (14 pontos, 07 rebotes e 01 assistência) e Karen Rocha (13 pontos, 03 rebotes e 02 assistências), todas pela equipe do Vale do Paraíba; Carina Fellippus (11 pontos, 01 rebote e 07 assistências), Bethânia Vasconcelos (09 pontos) e Jaqueline Silvestre (09 pontos e 04 assistências), em favor da agremiação do Grande ABC.

“A equipe procurou fazer o que estava estabelecido, pois sabíamos que Santo André viria para o tudo ou nada, mas no momento de definição da partida conseguimos neutralizar os principais pontos fortes do adversário e vencemos. Agora, teremos outra pedreira pela frente na semifinal, que é o Americana, equipe que tem a vantagem na série, mas vamos tentar fazer um bom jogo em casa para vencer e jogar a responsabilidade para elas”, comenta a pivô Karina Jacob, do São José/Colinas Shopping.

Na semifinal, o São José/Colinas Shopping vai enfrentar o Americana, que já estava classificado por concluir a fase inicial na segunda colocação.

sábado, 22 de março de 2014

Recra negocia com dupla do Brasília

Matheus Urenha / A Cidade



Em fase de montagem do elenco para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista e do Campeonato Paulista do Interior, o time de basquete feminino ribeirão-pretano da Recreativa/SME está próximo de fechar mais duas contratações para a atual temporada.
A ala Camila Jackson e a pivô Jéssica, que defenderam o Brasília (DF) na Liga Nacional da temporada 2013/2014, deverão se juntar ao elenco da equipe ribeirão-pretana até amanhã.
Na expectativa pela chegada de reforços, o técnico Márcio Marolo fez elogios à dupla, que está prestes a vestir a camisa da Recra. “Elas podem acrescentar muito ao time, são jogadoras experientes, que atuaram em uma Liga Nacional, são atletas de maturidade. O estilo delas favorece o nosso estilo de jogo”, comentou Marolo.
Com apenas sete jogadoras no atual elenco, o treinador ainda aguarda a chegada de pelo menos quatro reforços para finalizar o ciclo de contratações. Desde o início do ano, a Recra confirmou a contratação de quatro reforços: a pivô Agnes, as laterais Alana e Jennifer e a armadora Aruzha. Para Marolo, a equipe de Ribeirão só conseguirá atingir o ritmo de jogo ideal a partir do próximo mês.
“Vou precisar ainda de uns 40 dias para deixar o time em uma condição favorável. O conjunto o time vai atingir somente nas competições. Nossa grande característica é um time muito agressivo na defesa e com transição rápida no ataque, não vamos ter uma equipe muito alta”, disse Marolo.
No primeiro jogo preparatório para temporada, a Recra foi derrotada pelo Barretos, no último domingo, por 47 a 42, em casa. A tabela do Campeonato Paulista da Série A2 ainda não foi divulgada. 

Ingrid Vasconcelos representou equipe do Sport Recife em homenagem da Câmara dos Vereadores

cmara_7G8E_grande (1)



Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o time de basquete feminino do Sport Recife foi lembrado na manhã de quarta-feira (19 de março), na Câmara Municipal de Recife, em uma sessão solene requisitada pela vereadora Isabella de Roldão. Representando o time, a pivô Ingrid Vasconcelos participou do evento, em que 12 mulheres foram homenageadas, cada uma representando uma área.
Foram homenageadas mulheres da cultura, da saúde, da política, da comunicação, entre outras. Na ocasião, os currículos de cada uma das mulheres foram exaltados. A vereadora lembrou-se da trajetória do Sport durante o ano de 2013, que resultou na conquista invicta da LBF, a atual posição do time no mesmo torneio e o unodeca título da equipe no Campeonato Pernambucano.
A pivô Ingrid agradeceu a homenagem. “Este é mais um reconhecimento a um sério trabalho que desenvolvemos diariamente na Ilha do Retiro. Treinamos muito e somos guerreiras como a maioria das mulheres brasileiras, que se dividem entre o trabalho, a casa e a família. Esse tipo de reconhecimento é muito bom”, afirmou.
Fonte: LBF

São José recebe Santo André na abertura da segunda rodada das quartas da LBF – 2013/14

A segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 será aberta neste sábado (22 de março), com a partida isolada entre São José/Colinas Shopping e AD Santo André, às 18h00 (de Brasília), no ginásio da ADC General Motors, na cidade de São José dos Campos (SP). No jogo inicial, a equipe joseense venceu, mesmo atuando como visitante, por 72 a 60.
Para a equipe da casa, comandada pelo técnico Carlos Lima, a vitória significa o fechamento da série e a garantia da vaga na semifinal. “A expectativa é que possamos fazer um jogo bom para obter a classificação, uma vez que a equipe está num crescente. Santo André é uma equipe muito competente e não podemos bobear, precisamos jogar com atenção defensiva e de maneira consistente para chegar ao nosso objetivo”, comenta Lima.
Já para o representante do Grande ABC, dirigido pela experiente técnica Laís Elena, só a vitória interessa, pois deixaria a disputa empatada, forçando a realização do terceiro e decisivo jogo. “É o jogo do tudo ou nada, procuramos nos preparar taticamente para reverter essa situação e levarmos a decisão para o terceiro e decisivo confronto. Para conseguir a virada na série, nos basta acreditar e ter obediência tática”, comenta a lateral Jaqueline Silvestre, da AD Santo André, líder na estatística das cestinhas, com média de 16.3 pontos por jogo.
Quem avançar a semifinal nesta série de quartas-de-final vai encarar o Americana, que já está classificado, pois terminou a fase inicial no segundo lugar.
Fonte: LBF

Entrevista CBB: Clarissa dos Santos

img




Destaque do Brasil na conquista da vaga para a Copa do Mundo da Turquia, com a medalha de bronze na Copa América do México, em 2013, e médias de 14,5 pontos e 8,2 rebotes por jogo, a pivô da Seleção Brasileira, Clarissa dos Santos, de 26 anos, está preparada para a temporada 2014. Com participações em Mundiais de base, Sub-19 (Eslováquia/2007) e Sub-21 (Moscou/2007), a carioca fará sua estreia em uma Copa do Mundo, que começa no dia 27 de setembro. A ambiciosa jogadora do Unimed/Americana, que se prepara para disputar as semifinais da quarta edição da Liga de Basquete Feminina (LBF), adianta que para a competição mundial está pensando no lugar mais alto do pódio.

1. O Unimed/Americana já está classificado para as semifinais da Liga de Basquete Feminino (LBF). Qual sua expectativa?

Estamos treinando forte e a expectativa é a melhor possível, mas não poderia ser diferente. Como classificamos direto para as semifinais, estamos só treinando, mas viemos de um ritmo forte de jogos e estamos preparadas para sair com vitórias. A LBF evoluiu bastante desde a primeira edição, inclusive, agora com a presença de jogadoras estrangeiras. Podemos ver jogos bastante disputados e espero que a Liga continue nessa crescente, pois será para o bem do basquete feminino brasileiro.

2. O que significa defender pela primeira vez o Brasil em uma Copa do Mundo Adulta?

Significa muito porque é a competição mais importante da nossa modalidade. É o sonho de todo atleta defender o seu país e o auge da carreira chegar a um Mundial. Agora falta pouco, mas estou me preparando se for chamada. Estou tentando o meu melhor todos os dias aqui em Americana para me apresentar bem fisicamente e mentalmente e dar o meu melhor. 

3. O que você espera da temporada de preparação?

Acho que o que faz um bom jogador é a preparação, treinamento e trabalho duro. Isso dará muito mais confiança e amadurecimento para a equipe. Quando a preparação é boa, você disputa uma competição com muito mais confiança, especialmente em momentos importantes e decisivos. E a comissão técnica da nossa seleção está trabalhando nisso. O objetivo é realizar um trabalho forte e consciente para conquistar os resultados. E, dentro disso, quanto mais jogos preparatórios melhor. 

4. Os amistosos serão importantes para amadurecer a equipe para a Copa do Mundo?

Claro. Tenho certeza que teremos a melhor preparação possível. Além do amadurecimento da equipe, os amistosos nos ajudarão no conhecimento dos adversários e a potencializar a nossa forma de jogar. Trabalharemos com as fraquezas e qualidades das equipes que tivermos a oportunidade de enfrentar antes da competição. Os amistosos também nos dão ritmo de jogo e nos ajudam a nos reconhecermos dentro de quadra. Quando um grupo trabalha muito tempo junto, já sabemos o que devemos fazer só olhando nos olhos das companheiras. Dá sempre muita ansiedade e vontade de entrar logo em quadra. Espero que possamos aproveitar bastante, chegar ao torneio com o jogo encaixado e dar uma cara boa para a equipe. 

5. No dia 12 de junho o Brasil irá comemorar 20 anos da conquista do título do Mundial Feminino (Austrália/94). Isso aumenta a pressão?

O Brasil tem tradição em Mundiais e a CBB continua trabalhando duro para se manter entre os melhores, mas não acredito que isso cause algum tipo de pressão. Da nossa parte estamos dando o máximo para alcançarmos os melhores resultados. A nossa proposta para a Copa do Mundo da Turquia é obter o melhor resultado possível. É para isso que estamos trabalhando em um processo de renovação. É um trabalho a longo prazo. 

6. Na Copa América do México, em 2013, vocês conquistaram o bronze e a vaga para a Copa do Mundo 2014. Que lições você tirou desse campeonato?

A melhor lição é sempre chegar a qualquer partida com o máximo de concentração. Acho que isso fez a diferença no primeiro tempo da semifinal da partida contra Cuba. Por conta disso, deixamos que elas abrissem uma boa vantagem e aí não conseguimos recuperar. Mas graças a Deus tivemos outra chance e saímos com o bronze e a vaga para o Mundial. 

7. Você também se mostrou uma pessoa de liderança para esse jovem grupo do Brasil. Como você se vê nesse papel?

O meu objetivo como jogadora é claro e sempre será o de acrescentar algo ao grupo. O que puder fazer para ajudar meu time, não pouparei esforços, mas eu acredito que é muito mais uma troca do que uma liderança. Aprendo muito com as meninas mais novas também. Acho que de repente pela minha forma de brincar e motivar as meninas, pode parecer que sou uma líder. Mas basquete é um jogo coletivo e temos um monte de trocas de experiências no nosso grupo.

8. Desde que foi convocada pela primeira vez para a seleção adulta, você tem sido destaque em muitos momentos. Uma partida que merece destaque foi contra o Canadá, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Quais são suas memórias de Londres?

Eu fiquei muito feliz com a oportunidade de defender o Brasil em Londres. E mais feliz de ter feito bons jogos, mas não importa quando você não tem uma vitória no final. O basquete é coletivo, de modo que o desempenho individual é muito bom, mas quando se trata de ganhar é o coletivo que importa. A preparação foi muito importante e treinamos muito, mas ficamos no quase, muitas vezes. No final, vimos que poderíamos ter ido muito mais longe. Estamos trabalhando para eliminar esse "quase" e ganhar um lugar no pódio. No ano passado, já conquistamos o título Sul-Americano na Argentina e o bronze na Copa América. Vamos ver o que acontecerá na Copa do Mundo. 

9. O Brasil está no Grupo “A” da Copa do Mundo e terá como adversários na primeira fase as seleções da República Tcheca, Espanha e Japão. Que analise você faz desse grupo?

O grupo que caímos está com um nível muito alto e teremos jogos duros contra Espanha e República Tcheca, mas não há como esperar adversários fáceis em uma Copa do Mundo. Vamos mostrar com maestria o nosso trabalho e buscar uma vitória de cada vez. Acredito que essa seja a receita e ir crescendo dentro da competição. Será um grande aprendizado e uma experiência sem tamanho para a nossa seleção, que é bastante jovem. 

10. Em sua opinião, quais as chances do Brasil?

As chances do Brasil serão construídas jogo a jogo. Vamos depender muito da cara que a equipe vai ter, mas na há dúvida de que faremos o nosso melhor para sermos campeãs. E não acredito que possamos pensar em conquistar menos do que isso. Como falei, vamos buscar o melhor resultado possível, mas sempre pensando no lugar mais alto do pódio.

terça-feira, 18 de março de 2014

Americana promove "Leilão do Bem" a partir de 5ª feira

Leilão do Bem ADCF Unimed - Camisas douradas do jogo final do Campeonato Paulista vão a leilão em ação social

A ADCF Unimed, clube gestor do basquete feminino de Americana, promove o "Leilão do Bem" a partir de quinta-feira, dia 20. Durante nove dias, serão leiloadas camisas douradas oficiais utilizadas pelas jogadoras na partida da conquista do pentacampeonato estadual, dia 24 de novembro do ano passado, em São José dos Campos. A ação beneficente tem por objetivo a arrecadação de litros de leite que serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Americana.

O "Leilão do Bem" será desenvolvido através da página oficial da ADCF Unimed no facebook  https://www.facebook.com/ADCF.Unimed - nos dias 20, 21, 24, 25, 26, 27, 28 e 31 de março e 1º de abril. De acordo com Aline Frizollo, coordenadora de Marketing do clube de Americana, os lances poderão ser feitos no período das 9 às 18 horas. O leilão começará sempre com o lance mínimo de 10 litros de leite.

A cada dia, será leiloada a camisa de uma jogadora diferente. Se por ventura não houver nenhum lance, a camisa do dia será encaminhada para uma entidade assistencial de Americana que, a seu critério, fará alguma ação para obtenção de recursos financeiros.

O presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias, salientou que os ganhadores terão prazo até as 17 horas do dia seguinte ao leilão para entregar os litros de leite na sede administrativa da Unimed Americana (Avenida Brasil, 555). Caso o prazo não seja cumprido, será convocado o segundo melhor lance.

Todas as nove camisas douradas oficiais serão entregues no dia 5 de abril, no ginásio do Centro Cívico, no intervalo do jogo de Americana pelas semifinais da Liga de Basquete Feminino (LBF).

"O basquete feminino de Americana sempre teve envolvimento com a comunidade onde está inserido. Através dessas ações sociais, procuramos retribuir o carinho que o americanense tem por nossa equipe. O Leilão do Bem é uma iniciativa inédita e com certeza movimentará a cidade", comentou Ricardo Molina.

segunda-feira, 17 de março de 2014

FIBA divulga tabela da Mundial Feminino

A Federação Internacional de Basketball (FIBA) divulgou a tabela completa da Copa do Mundo Feminina da Turquia 2014, que será disputada de 27 de setembro a 5 de outubro. A Seleção Brasileira, que está no grupo “A”, com sede em Ancara, terá como adversários na primeira fase: a República Tcheca (27), Espanha (28) e Japão (30).
Além de Brasil x República Tcheca, a primeira rodada da Copa do Mundo terá os seguintes confrontos: Japão x Espanha (grupo “A”), Moçambique x Canadá e Turquia x França (“B”), Coréia x Bielorrússia e Cuba x Austrália (“C”) e Sérvia x Angola e China x Estados Unidos (“D”).
Aos 35 anos, a armadora Adriana Moisés Pinto, a Adrianinha, é a jogadora mais experiente da Seleção Brasileira, dirigida pelo técnico Luiz Augusto Zanon. Desde 1994 defendendo a camisa verde e amarela e tendo disputado quatro Campeonatos Mundiais – um juvenil e três adultos –, Adrianinha está confiante na participação do Brasil.
“Realmente é um grupo difícil e equilibrado e precisamos pensar jogo a jogo. Vamos enfrentar de cara a República Tcheca, vice-campeã mundial, e que mesmo com o trabalho de renovação continua forte. Na sequência, teremos a Espanha, atual campeã europeia, e o Japão, que voltou a crescer e conquistou o título asiático em 2013. Mas vamos sempre fazer o melhor possível, acreditando no potencial da nossa equipe para buscar o primeiro lugar da chave e depois ficar entre as melhores do mundo”, afirmou a armadora, que estreou na Seleção Brasileira que foi campeã do Sul-Americano Cadete do Chile, em 1994.
Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.


Forma de Disputa


Na primeira fase, as 16 seleções jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. A primeira colocada de cada chave está automaticamente classificada para as quartas de final, enquanto as equipes em segundo e terceiro lugares disputam a segunda fase nos seguintes cruzamentos eliminatórios: A2 x B3, B2 x C3, C2 x D4 e D3 x C4. Os vencedores da segunda fase jogam nas quartas de final com as seleções classificadas em primeiro lugar nos grupos iniciais. Os ganhadores disputam a semifinal e final.


Os grupos
“A” – Sede: Ankara
Brasil, Espanha, Japão e República Tcheca
“B” – Sede: Ancara
Canadá, França, Moçambique e Turquia
“C” – Sede: Istambul
Austrália, Bielorrússia, Coréia e Cuba
“D” – Sede: Istambul
Angola, China, Estados Unidos e Sérvia


Tabela da 1ª Fase


1ª rodada – Dia 27 de setembro
“A”: Brasil x República Tcheca e Japão x Espanha
“B”: Moçambique x Canadá e Turquia x França
“C”: Coréia x Bielorrússia e Cuba x Austrália
“D”: Sérvia x Angola e China x Estados Unidos


2ª rodada – Dia 28 de setembro
“A”: Espanha x Brasil e República Tcheca x Japão
“B”: França x Moçambique e Canadá x Turquia
“C”: Austrália x Coréia e Bielorrússia x Cuba
“D”: Estados Unidos x Sérvia e Angola x China


3ª rodada – Dia 30 de setembro
“A”: Brasil x Japão e Espanha x República Tcheca
“B”: Moçambique x Turquia e França x Canadá
“C”: Coréia x Cuba e Austrália x Bielorrússia
“D”: Sérvia x China e Estados Unidos x Angola

Em jogo emocionante, Argentina supera Chile na prorrogacao e leva o Ouro dos Jogos Sulamericanos, em Santiago.

Para loucura dos 3500 torcedores que lotaram o Centro de Treinamento do Chile, a selecao da casa fez uma excelente partida na final do Basquete Feminino diante da favoritissima Argentina, perdendo a medlha de ouro apenas na prorrogacao por 85 x 80.

O grande destaque foi uma atleta chilena chamada Ziomara Morrison, 25 anos, com passagem pela WNBA (San Antonio) e que joga atualmente na Turquia. 



Ziomara comandou o Chile, marcando 34 pontos e pegando 19 rebotes. Eram necessarias, por vezes, 4 argentinas para marca-la. Mas, apesar do time chileno ter progredido em relacao as competicoes de Neiva (2011) e Xalapa (2013), ainda se mostra muito imaturo nos momento decisivos.





Pelo lado argentino, o bom destaque e a ala pivo Stephany Thomas, que se mostrou bastante regular durante o torneio, e na final anotou 32 pontos.




A Colombia terminou com o bronze, ao bater o Equador.





Parabens a selecao argentina, que se prepara agora para o sulamericano, onde encontrara o Brasil.


domingo, 16 de março de 2014

São José supera Santo André fora de casa e inicia quartas da LBF – 2013/14 vencendo

 

SAndre_SJose_LBF_Quartas-745x495

A primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 foi complementada na tarde deste domingo (16 de março), com a vitória do São José/Colinas Shopping sobre a AD Santo André, por 72 a 60 (35 a 30 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Municipal Prefeito Celso Daniel, na cidade de Santo André (SP).

O time da casa começou melhor a partida e chegou a abrir diferença de sete pontos, mas permitiu a reação do visitante na parte final, fechando o quarto inicial apenas com dois de vantagem (12 a 14), com boa presença da ala/pivô Carina Fellippus. No segundo, o jogo seguiu equilibrado, mas com a equipe do Vale do Paraíba crescendo de produção e passando a comandar o marcador, com performance favorável da pivô Karina Jacob (17 a 23).

Na volta do intervalo, os dois times buscaram o jogo e tiveram rendimentos iguais (16 a 16). Já nos dez minutos finais, o time joseense voltou a crescer de produção, levando vantagem sobre o rival, com destaques para a pivô cubana Plutin Tizon e para a armadora Cris Carvalho, e conquistando uma vitória importante na abertura da série melhor-de-três (21 a 14).

Os principais nomes da partida foram Jaqueline Silvestre (19 pontos e 01 assistência), Carina Fellippus (12 pontos e 03 assistências) e Betânia Vasconcelos (10 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time do Grande ABC; a cubana Plutin Tizon (15 pontos, 07 rebotes e 03 assistências), Cris Carvalho (12 pontos e 05 rebotes), Isabela Ramona (11 pontos e 05 rebotes) e Cacá Martins (11 pontos e 04 assistências), todas em favor da agremiação do Vale do Paraíba.

“Vitória muito importante, num jogo difícil e equilibrado, que encaixamos a defesa a partir do segundo quarto e crescemos, depois de um início meio desconcentrado. O grupo todo foi muito bem em quadra, com as nossas armadoras, Cris e Cacá, conseguindo controlar bem a partida”, analisa o técnico Carlos Lima, do São José/Colinas Shopping.

O segundo confronto, que pode ser o decisivo, acontece no sábado (22 de março), às 18h00 (de Brasília), na cidade de São José dos Campos (SP). Uma nova vitória garante o São José/Colinas Shopping na semifinal.

Maranhão derrota Ourinhos na primeira partida das quartas-de-final

Ourinhos_Maranhão_LBF_Quartas-745x558

O Maranhão Basquete saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Ourinhos Basquete, neste sábado (15 de março), por 75 a 47 (51 a 23 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio Monstrinho, na cidade de Ourinhos (SP).

O primeiro quarto foi totalmente dominado pela equipe maranhense, que mandou nas ações e conseguiu vantagem de 19 pontos, com excelente performance da ala norte-americana Ronneka Hodges (29 a 10). No período seguinte, o panorama foi o mesmo, com o representante do Maranhão comandando o jogo, com crescimento da pivô Kelly Santos, no trabalho de garrafão, e da armadora norte-americana Briann January, nas assistências (22 a 13).

Na volta do intervalo, o jogou ficou equilibrado e a equipe da casa, que atuou melhor no aspecto defensivo, levou vantagem, com destaque para Patrícia Chuca, pelo time do Interior Paulista, e Sílvia Gustavo, pelo lado do representante maranhense (13 a 16). Já nos dez minutos finais, com as equipes sentido o desgaste, o ritmo caiu e o Maranhão Basquete foi um pouco melhor (11 a 08).

Os principais nomes da partida foram Fernanda Bibiano (11 pontos e 12 rebotes – double-double) e a cubana Yuli Cruz (09 pontos e 02 assistências), pelo time da casa; a norte-americana Roneeka Hodges (24 pontos e 05 assistências), Sílvia Gustavo (13 pontos e 06 rebotes), Kelly Santos (08 pontos e 08 rebotes) e a norte-americana Briann January (07 pontos, 05 rebotes e 11 assistências), todas em favor do visitante.

“Atuamos dentro daquilo que foi trabalhado nos treinamentos e conseguimos impor o nosso ritmo de jogo, fazendo com que o Ourinhos jogasse fora do seu padrão. Saímos na frente, mas temos que manter o mesmo foco para o segundo jogo, pois não podemos dar chance ao nosso adversário”, comenta a pivô Kelly Santos, do Maranhão Basquete.

“Tivemos um aproveitamento baixo nos arremessos e o Maranhão, pelo contrário, esteve muito bem, acertando os seus lances ofensivos”, analisa a ala Patrícia Chuca, do Ourinhos Basquete.

O segundo confronto da série está agendado para o dia 23 de março (domingo), às 10h00 (de Brasília), em São Luís (MA), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV. Uma vitória garante o Maranhão Basquete na semifinal.

Declarações pós-sorteio

“Não existe essa história de grupo da morte porque a Copa do Mundo reúne as 16 melhores seleções do planeta e não dá para escolher adversário. Nosso objetivo inicial é ficar entre os três primeiros colocados na primeira fase. Se ficarmos em primeiro já estamos nas quartas de final e entre os oito melhores. Terminando em segundo ou terceiro no grupo, vamos enfrentar a segunda ou terceira da outra chave. A partir daí começa o sistema de mata-mata e vamos buscar a melhor colocação possível. Vamos para a Turquia com um grupo novo e em formação, com apenas duas ou três jogadoras que disputaram o último Mundial Adulto, em 2010. Por isso, vamos realizar uma série de amistosos de alto nível para dar mais experiência internacional a essas atletas”, analisou o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Augusto Zanon. 

"(O Brasil é) uma potência mundial que tem algumas das melhores pivôs do mundo e um elenco com o habitual da Liga Feminina", disse Lucas Mondelo, técnico da seleção espanhola, que considerou o Grupo A o mais difícil do Mundial. 

sábado, 15 de março de 2014

Brasil conhece seus adversarios no Mundial da Turquia



Espanha, Republica Tcheca e Japao serao nossos adversarios no grupo A, do Mundial da Turquia.
Este grupo, assim como o grupo B (Mocambique, Turquia, Franca e Canada) jogara 1a fase em Ankara.
O 1o lugar de cada grupo avanca as quartas de finais, enquanto que os 2os e 3os se enfrentam nas oitavas, no sistema A2 X B3, A3 X B2, C2 X D3, C3 X D4.

A selecao que ficar em 4o lugar no seu grupo estara eliminada da competicao e se classificara entre 13o e 16o lugares.

 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Neste sabado o Brasil conhecera seus adversarios na Turquia

Neste sabado, as 13.30h em Istambul, o Brasil conhecera seus adversarios no Mundial de 2014.

Pelo que foi apresentado pela FIBA, na 1a fase o Brasil nao enfrentara Canada, Cuba e China, pelos criterios de sorteio.

Franca, Espanha, Australia e Estados Unidos serao as cabecas de chave, e favoritas a classificar direto para as quartas de final (caso terminem em 1o lugar em seus respectivos grupos)

O sorteio sera transmitido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=LOS2i8oTRVA