sábado, 30 de novembro de 2013

Sport vence na estreia da LBF

DSC0041-745x494
O Sport Recife iniciou a luta pelo bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 com uma vitória sobre o São José/Colinas Shopping, por 64 a 57 (33 a 27 no primeiro tempo), em partida disputada neste sábado (30 de novembro), no ginásio de Esportes Marcelino Lopes, em Recife (PE), na abertura da competição.
A equipe pernambucana, empurrada pela torcida que compareceu em grande número, começou a partida em ritmo acelerado, logo comandando o marcador e aproveitando-se dos erros cometidos pelo adversário no setor ofensivo para fazer a vantagem crescer (18 a 06). No período seguinte, valeu a bronca do técnico Carlos Lima, do representante paulista, que retornou com outra postura, marcando bem e atacante com mais consciência, fazendo a diferença cair bastante, para apenas seis pontos (15 a 21).
Na volta do intervalo, a equipe joseense deu a impressão que iria igualar as ações e manteve o equilíbrio no começo, mas as comandadas de Roberto Dornelas, na sequencia, voltaram o mesmo ritmo do período inicial, dominando amplamente os rebotes e realizando vários contra ataques. Desta forma a diferença cresceu para 16 pontos (22 a 12).
Nos dez minutos finais, o São José/Colinas Shopping iniciou bem, recuperando bolas e pontuando, e chegou a assustar, porém, aos poucos, a equipe da casa foi se acertando e controlou muito bem a vantagem adquirida nos períodos anteriores, estreando com vitória (09 a 18).
Os principais nomes da partida foram a norte-americana Tiffany Hayes (15 pontos, 08 rebotes e 02 assistências), Nádia Colhado (14 pontos e 10 rebotes – double-double) e Érika de Souza (11 pontos e 15 rebotes – double-double), pela equipe pernambucana; a norte-americana Jasmine James (14 pontos, 02 rebotes e 01 assistência), Fabi (10 pontos e 06 rebotes), Karen Rocha (09 pontos e 01 assistência) e Karina (09 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), em favor da equipe paulista.
“Nada melhor do que uma vitória na estreia, com apoio da nossa torcida maravilhosa. Iniciamos a partida com um pouco de ansiedade, por se tratar de uma estreia, mas logo fomos nos acertando e crescendo para iniciar com o pé direito a competição”, comenta a pivô Nádia Colhado, do Sport Recife.
“Sabíamos que seria uma partida dura e não começamos bem, mas no decorrer da partida demonstramos que a equipe tem muito a crescer ao longo do campeonato, pois almejamos coisas boas para o nosso time”, analisa a armadora Cris, do São José/Colinas Shopping.
O presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF), Márcio Cattaruzzi, a diretora executiva da entidade, Hortência Marcari, além de jogadores do time de futebol do Sport Recife estiveram presentes no ginásio.
A competição prossegue na segunda-feira (02 de dezembro), às 20h00 (de Brasília), com a partida isolada entre o Americana e o Rio Claro Basquete, no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), complemento da primeira semana.

Fonte:  LBF 

Venceslau faz festa para receber campeãs sul-americanas de basquete

 imagemvences As atletas que conquistaram o título de campeãs sul-americanas de basquete nos Jogos Escolares de 2013, disputados em Mar Del Plata, na Argentina, foram recebidas com festa nesta sexta-feira (29), em Presidente Venceslau.

A recepção da equipe ocorreu no trevo de entrada da cidade e contou com a participação de integrantes da Secretaria de Esportes, pais e amigos. Em carreata, as jogadoras seguiram pelas principais avenidas da cidade exibindo o troféu de campeãs. Em seguida, foram recebidas no Paço Municipal pelo prefeito Jorge Duran (PDT).

Na final, o time de Presidente Venceslau enfrentou a seleção do Equador e no tempo regulamentar empatou por 54 a 54. O título veio na prorrogação, quando a equipe venceu por 58 a 54.

Mais de dois mil estudantes, entre 12 e 14 anos, de dez países sul-americanos participaram, em Mar del Plata, da 19ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. A competição, que teve início no dia 21 de novembro e terminou na quinta-feira (28), buscou a integração dos estudantes sul-americanos e a cooperação de interesses social, cultural, esportivo e econômico, de forma a estimular o desenvolvimento desses povos.

Fonte: iFronteira

Depois de um ano de ausência, Natália comemora volta à LBF

A armadora Natália Burian , de 29 anos, um dos reforços do Maranhão Basquete, está muito contente em voltar a disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14. A experiente jogadora ficou pouco mais de um ano afastada das quadras, devido a doping, e retornou defendendo o Catanduva BC no recente Campeonato Paulista Feminino, esta equipe foi a mesma que ela atuou na segunda edição da LBF.

“Fiquei fora da última edição da LBF e as expectativas para a competição de 2013/14 são as mais positivas possíveis. Acho que este campeonato vai estar muito equilibrado e não deve ter favoritismo a nenhum dos oito participantes. Vou tentar fazer o meu melhor defendendo as cores do Maranhão Basquete e procurar ajudar minha nova equipe a ficar na melhor posição possível”, comenta Natália, que espera por uma grande competição, com disputas acirradas.

“Este campeonato vai colocar o basquete feminino novamente na vitrine, tenho certeza disso, pelo nível que está apresentando, já que todos os times contrataram jogadoras estrangeiras, além daqueles que conseguiram repatriar grandes atletas brasileiras que atuavam fora do País. Acredito que muitos empresários vão voltar a se apaixonar pelo basquete e vão voltar a patrocinar equipes”, acrescenta a armadora.

A estreia do Maranhão Basquete será contra o Ourinhos Basquete, o dia 12 de janeiro de 2014 (domingo), às 11h00 (de Brasília), no ginásio de Esportes Georjeana Fliger (Castelinho), em São Luís (MA). “Certamente o ginásio vai estar lotado, com a torcida maranhense nos incentivando do começo ao fim”, finaliza Natália.

Fonte: LBF

Brasil 73 x 71 Rússia–Mundial Sub-19 (2011)

Divino perde primeira na semifinal do Sub-19, mas vence nas quartas-de-final do sub-17

4590Pela semifinal do Campeonato Estadual de basquete feminino categoria sub 19, o Divino/Coc/Jundiaí perdeu na noite desta quinta-feira a primeira partida do confronto contra São José dos Campos por 67 a 62. A partida foi disputada no ginásio Romão de Souza.

A partida só foi definida nos últimos momentos, com melhor sorte para a equipe do Vale do Paraíba. Com a derrota, o Divino, do técnico Luís Cláudio Tarallo, terá que vencer o adversário em duas oportunidades, e os dois jogos serão em São José dos Campos. O segundo jogo do play-off está marcado para segunda-feira, o dia 2 de dezembro, e se representação jundiaiense conquistar a vitória empata série e provoca um jogo desempate, dia 3 de dezembro.

Sub-17

A equipe sub 17 do Divino/Coc está nas semifinais do Campeonato Estadual de basquete feminino. O time jundiaiense venceu o Bradesco de Osasco, novamente nas quartas de final, desta vez por 69 a 43, fechando a série de quartas de final – melhor de 3 jogos, em 2 a 0, avançando as semifinais.

Fonte: Thiago Batista – Site Esporte Jundiaí

Colégio Sinodal garante título da Copa Farroupilha

20131129_560036_sinodal_gdeA equipe Sub-17 feminina do Colégio Sinodal conquistou o tricampeonato invicto da 12ª Copa Farroupilha. Para chegar ao título, o time gaúcho formado pelas atletas Fernanda Midaglia, Mariana Witt, Carolina Dias, Eduarda Jaeger e Andriele Krummenauer, venceu o time do Colégio Americano (POA) por 32 a 23, no ginásio no Colégio Farroupilha, em Porto Alegre.
Para o técnico Leonardo Peçanha o título é o resultado de muito trabalho durante o ano de 2013.
“Fizemos uma excelente preparação na temporada e ganhamos uma competição que é muito tradicional na nossa cidade. Esse grupo atuou nos jogos Escolares da Juventude e conseguimos a quarta colocação da Divisão Especial, o que serviu de experiência. Elas são fortes e possuem um foco muito bom dentro de quadra. Foi um título merecido”, destacou Leonardo.
O treinador já comandou as seleções de base do Rio Grande do Sul nos Campeonatos Brasileiros de base da CBB, além de conquistar a medalha de ouro como assistente técnico do 13º Campeonato Sul-Americano Cadete Feminino (Equador – 2006).
“Agora temos que nos preparar para o quadrangular final do Campeonato Estadual que será realizado no próximo final de semana”, finalizou o técnico.
Quem também se destacou foram os atletas do time Sinodal na categoria juvenil, que garantiram a medalha de bronze na Copa Farroupilha.

Maranhão fica com o título da II Divisão do Brasileiro Sub-15

20131129_568474_MARANHAO_gde

Goiânia, GO - A Seleção do Maranhão conquistou o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 2ª Divisão encerrado, nesta sexta-feira (dia 29), no Ginásio do SESI – Clube Antonio Ferreira Pacheco, em Goiânia(GO). As seleções do Maranhão (1º), Pernambuco (2º) e Mato Grosso do Sul (3º) estão classificadas para a 1ª Divisão do Brasileiro da categoria, em 2014.
Numa disputa bastante acirrada entre as favoritas ao título, as maranhenses superaram na final a seleção do Pernambuco por 51 a 48 (19 a 30 no primeiro tempo). As cestinhas da partida foram Thalia Pinheiro e Danielle Meireles, do Maranhão, ambas com 12 pontos. Rayane Sobrinho foi a principal pontuadora pernambucana, com dez pontos.
“Foi uma final equilibrada e disputada ponto a ponto. Conseguimos passar a frente nos minutos finais e garantimos o título. Agora vamos pensar na 1ª Divisão em 2014”, disse o técnico Betinho, do Maranhão.
No confronto que valia a medalha de bronze, Mato Grosso do Sul levou a melhor sobre o Pará por 40 a 23 (17 a 12). Com 12 pontos, a cestinha foi a sul-mato-grossense Dayriane Oliveira, enquanto a melhor paraense foi Luisa Silva com nove pontos.
Já a equipe do Amazonas terminou na quinta posição após vencer Goiás por 40 a 25 (22 a 9). A cestinha do jogo foi a amazonense Thalita Rocha, que assinalou 16 pontos. A goiana Giovanna Souza com sete pontos foi a principal pontuadora de sua seleção. Com esses resultados, Pará e Amazonas permanecem na 2ª Divisão do Brasileiro da categoria no próximo ano, enquanto Goiás e Bahia disputam a 3ª Divisão em 2014.
A ala Thalia Pinheiro (MA), a ala-pivô Maria Eduarda Galvão (PE), a pivô Jéssica Soares (PE), a pivô Letícia Rocha (MA) e a armadora Lara Lima (MA) foram escolhidas para formar a seleção ideal do campeonato da categoria. O prêmio destaque ficou com a pivô maranhense Letícia Rocha, enquanto a armadora sul-mato-grossense Dayriane Oliveira levou o troféu de cestinha, com 83 pontos. A MVP (jogadora mais valiosa) foi a ala maranhense Thalia Pinheiro.
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino – 2ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Goiana de Basquetebol, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.
TABELA
- 1ª Rodada – Segunda-feira (dia 25 de novembro)

Mato Grosso do Sul 110 x 41 Bahia, Pernambuco 80 x 34 Amazonas e Goiás 40 x 52 Pará.
- 2ª Rodada – Terça-feira (dia 26 de novembro)
Amazonas 59 x 71 Mato Grosso do Sul, Bahia 19 x 106 Pernambuco e Pará 34 x 58 Maranhão.
- 3ª Rodada – Quarta-feira (dia 27 de novembro)
Pernambuco 81 x 50 Mato Grosso do Sul, Amazonas 66 x 36 Bahia e Maranhão 72 x 24 Goiás.
- 4ª Rodada - Quinta-feira (dia 28 de novembro)
Disputa de 7º lugar

Goiás 48 x 39 Bahia
Semifinal
Maranhão 67 x 40 Mato Grosso do Sul e Pará 20 x 63 Pernambuco
- 5ª Rodada – Sexta-feira (dia 29 de novembro)
Disputa 5º e 6º lugares

Goiás 25 x 40 Amazonas
Disputa do bronze
Mato Grosso do Sul 40 x 23 Pará
Disputa do ouro
Maranhão 51 x 48 Pernambuco
Classificação final:
1º- lugar - Maranhão
2º- lugar - Pernambuco
3º- lugar - Mato Grosso do Sul
4º- lugar - Pará
5º- lugar - Amazonas
6º- lugar - Goiás
7º- lugar - Bahia

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Amanhã: Sport x São José pela LBF4

Ramona_Palmira

A bola vai subir na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14. A competição, que está em sua quarta edição, começa neste sábado (30 de novembro), com o duelo isolado entre o Sport Recife, atual campeão, e o São José/Colinas Shopping, atual vice-campeão Paulista, às 11h00 (de Brasília), no ginásio de Esportes Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

O Sport Recife, comandado pelo técnico Roberto Dornelas, chega para esta competição com elenco um pouco reformulado, pensando na conquista do bicampeonato. Como parte final de sua preparação, o Rubro Negro realizou uma série de jogos em solo espanhol, obtendo excelentes resultados e deixando o grupo ponto para estreia; antes o time já havia disputado jogos na Argentina. Os resultados dos ‘giros internacionais’ foram estes:

- Sport Recife 52 x 67 Seleção da Argentina

- Sport Recife 82 x 53 Union Florida (Argentina)

- Sport Recife 89 x 62 Velez (Argentina)

- Sport Recife 104 x 23 Estrellas de Berisso (Argentina)

- Sport Recife 66 x 77 Embutidos Bembibre (Espanha)

- Sport Recife 70 x 43 Beroil Burgos (Espanha)

- Sport Recife 83 x 53 Zamora (Espanha)

- Sport Recife 77 x 80 Perfumaria Salamanca (Espanha)

- Sport Recife 73 x 62 Rivas (Espanha)

Os reforços do representante pernambucano para esta temporada são estes: a ala norte-americana Tiffany Hayes (ex-Atlanta Dream), a pivô Nádia Colhado (ex-São José), a ala Izabela Andrade (ex-São José), a ala Tatiane Pacheco (ex-São José), e a pivô Ingrid Vasconcelos (ex-Náutico). Do grupo que esteve em ação na temporada passada, os destaques são: a pivô Érika de Souza, armadora Adrianinha Moisés, a ala Palmira Marçal e a pivô Franciele Nascimento.

“É um campeonato novo e todas as equipes se reforçaram, deixando a disputa em igualdade, por isso, acredito que este vai ser um campeonato acirradíssimo. Esperamos impor um bom ritmo para tentar colocar em prática tudo o que temos treinado, com a mesma disposição que começamos a nossa luta pelo título, com empenho, garra e com essa grande torcida rubro-negra sempre nos apoiando”, comenta a ala Palmira Marçal, do Sport Recife, salientando que mesmo sem ver a equipe adversária atuando, está ciente de suas qualidades.

“Difícil falar sobre o São José, já que não vimos nenhum jogo do Campeonato Paulista, mas deu para perceber que é uma equipe que chega forte, já que estiveram na decisão do estadual e está no páreo para buscar o título da LBF. É uma equipe renovada, mas que conta com jogadoras experientes. Temos que ser inteligentes e saber aproveitar toda e qualquer falha que elas possam cometer ao longo dos 40 minutos”, complementa Palmira.

O São José/Colinas Shopping é uma equipe jovem e que vem demonstrando crescimento a cada temporada. E a meta do técnico Carlos Lima (Carlinhos) para esta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) é justamente esta, ou seja, mostrar evolução e alçar voos maiores do que no campeonato anterior, como aconteceu no recém-terminado Campeonato Paulista Feminino, quando a equipe ficou com o vice-campeonato.

O elenco foi bastante modificado, com a chegada de oito jogadoras: a ala Fabiana Caetano (ex-Americana), a pivô cubana Plutin Tizon (ex-Maranhão), a ala Cacá Martins (ex-Maranhão), a ala Karen Rocha (ex-Americana), a pivô Karina Jacob (ex-Ourinhos), a ala Isabela Ramona (ex-Guarulhos/FUMGUARU) e as norte-americanas Anne Armstrong (ala – ex-Atlanta Dream e Georgia University) e Jasmine James (lateral – ex-Phoenix Mercury e Georgia University).

“Vai ser uma estreia muito difícil, já que iremos enfrentar uma equipe de grande qualidade, com elenco forte e que sempre joga com o seu ginásio lotado”, relata Lima, que espera crescimento da equipe com a incorporação das atletas norte-americanas James e Armstrong ao elenco. “São jogadoras jovens, que estão ansiosas para a estreia. Esperamos que elas deem um pouco mais de velocidade á equipe e com isso possamos pontuar mais”, acrescenta Carlinhos, que não poderá contar com a experiente pivô Plutin Tizon, contundida.

“A Plutin está realizando tratamento intensivo, mas não estará em quadra na partida de estreia, devendo retornar em janeiro. É um desfalque considerável, pois é uma jogadora experiente, acostumada a jogar a Liga de Basquete Feminino (LBF), e importante para o grupo”, completa o São José/Colinas Shopping.

EQUIPES

Sport Recife

clip_image002[2]

 

São José/Colinas Shopping

clip_image004[2]sembabi

RETROSPECTO

No retrospecto de confrontos entre Sport Recife e São José/Colinas Shopping pela Liga de Basquete Feminino (LBF) foram três partidas, com três resultados favoráveis ao time pernambucano, todos na temporada 2013:

São José/Colinas Shopping 44 x 60 Sport Recife (primeira fase)

São José/Colinas Shopping 58 x 73 Sport Recife (playoff – quartas-de-final)

Sport Recife 73 x 63 São José/Colinas Shopping (playoff – quartas-de-final)

FORMA DE DISPUTA

A fórmula de disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 é a seguinte: na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno, e as seis melhores agremiações se qualificam ao playoff. Os times classificados do terceiro ao sexto lugares disputarão as quartas-de-final. Já as agremiações que ficaram no primeiro e segundo lugares avançam diretamente a semifinal.

As equipes participantes são estas: Sport Recife (Pernambuco), Americana (São Paulo), Maranhão Basquete (Maranhão), São José/Colinas Shopping (São Paulo), AD Santo André (São Paulo), Ourinhos Basquete (São Paulo), Rio Claro Basquete (São Paulo) e Brasília/CSUV-1 (Distrito Federal).

RODADAS INICIAIS

Primeira semana

30 de novembro de 2013 (sábado)

11h00: Sport Recife x São José/Colinas Shopping, em Recife (PE) – SporTV

02 de dezembro (segunda-feira)

20h00: Americana x ASSER/SEME Rio Claro, em Americana (SP)

Segunda Semana

07 de dezembro de 2013 (sábado)

16h00: Ourinhos Basquete x Sport Recife, em Ourinhos (SP)

18h00: Americana x Brasília/CSUV-1, em Americana (SP)

09 de dezembro de 2013 (segunda-feira)

20h00: Rio Claro Basquete x Sport Recife, em Rio Claro (SP)

Terceira Semana

14 de dezembro de 2013 (sábado)

16h00: Ourinhos Basquete x AD Santo André, em Ourinhos (SP)

16 de dezembro (segunda-feira)

21h00: Rio Claro Basquete x Brasília/CSUV-1, em Rio Claro (SP) – SporTV

A tabela completa pode ser conferida neste link: http://www.ligadebasquetefeminino.com.br/tabela/

Barradas no baile


Amanhã (30/11/2013) começa a quarta edição da LBF, que será disputada por oito times (um a mais em relação a terceira edição).

A competição apresenta algumas novidades interessantes para a nova temporada: Hortência na função de diretora executiva, novos patrocinadores, a possibilidade de cada equipe contratar até três estrangeiras e o Jogo das Estrelas.

De fato a quarta edição surge promissora, com onze estrangeiras, oito atletas que disputaram a última temporada da WNBA, (Erika, Iziane e seis norte-americanas), entretanto algumas ausências serão sentidas no campeonato.


Micaela - campeã da LBF1

O primeiro nome que me ocorre é o de Micaela, atleta de 34 anos com diversas passagens pela seleção brasileira e pelos principais clubes do país.

A ala que jogou por Catanduva no Campeonato Paulista, ao contrário de suas colegas e do técnico Barbosa que na LBF irão defender o Maranhão Basquete, não foi integrada à equipe nordestina.

Mesmo longe do auge da carreira, quando era apontada pelos principais especialistas como a sucessora de  Janeth na seleção brasileira, acredito que em termos de campeonatos nacionais, Kaé ainda seja capaz de ter um bom rendimento.





Fabi - Recordista de títulos na LBF

Fabi Guedes é a única atleta bicampeã da LBF, mas até o momento também não fechou com nenhuma das oito equipes que estão ajustando os últimos preparativos para a competição.

Geisa atuou por quase uma década na Europa e voltou ao Brasil na última temporada, mas não foi muito aproveitada pela equipe de São José na LBF3. 

De qualquer forma, não se joga por tanto tempo um Campeonato difícil como a Liga Espanhola, se não tiver qualidade, por isso a pivô poderia também estar reforçando um dos elencos da Liga de Basquete Feminino.


Isis - Aposentadoria precoce

Isis parou de jogar após o encerramento da equipe adulta de Araçatuba.

Não sei qual foi o motivo, mas é intrigante o fato de uma atleta de 2,02m, com passagens pela seleção brasileira, se aposente antes dos 30 anos de idade.

Colega de Isis em Araçatuba, a ala Gilmara do Amaral era um dos destaques da equipe, tendo jogado também a LBF1 pela equipe de Joinville.

Apesar de ter feito uma boa temporada em Portugal esse ano, voltou ao Brasil e também não conseguiu uma oportunidade de jogar a LBF4.




Outras atletas que já participaram de edições anteriores da LBF, algumas com passagens por seleções de base ou seleção universitária também deverão ficar de fora da quarta edição da Liga Nacional de Basquete:


 















As cariocas Ivana e Camila Lacerda jogaram pela equipe da Mangueira a LBF1, Camila teve ainda uma passagem por Ourinhos e recentemente, as conterrâneas defenderam Presidente Venceslau na última edição do Campeonato Paulista série A-1, ao lado da Kika, pivô de 1,95m formada em Jundiaí, com participação no Mundial sub-19 de 2009 e atleta de Ourinhos na LBF3.



[6429[3].jpg]

A ala Djane, as irmãs Milena Santos e Júlia Santos que jogaram por Guarulhos a última edição da LBF e defenderam São Caetano no vice-campeonato do Paulita 2013 (Primeira Divisão), também não foram contratadas para jogar a próxima LBF.



As alas Jennifer Sirtoli (ex-Maranhão), Jennifer Souza (ex-Ourinhos), Ana Paula Graciano (XV de Piracibaca) e Michele Lopes (ex-Jundiaí) também ficaram de fora da atual temporada da Liga.

São atletas em busca de um lugar ao sol, que não encontram muitas oportunidades num mercado de trabalho cada vez mais restrito e difícil como se tornou o basquete feminino no Brasil. Espero sinceramente que elas não desanimem, continuem acreditando no sonho delas e possam ter a oportunidade de continuar jogando profissionalmente, pois com certeza são atletas que tem condições de participar de uma competição como a LBF.

Quanto mais atletas e clubes em atividade, maior serão as chances do basquete feminino voltar a ser o que já foi um dia, pois é da quantidade que se extrai qualidade.

Para encerrar, quem sabe alguma dessas meninas que eu citei ainda possa ter a sorte de receber um convite de última hora para participar da LBF4. Vou torcer para que isso aconteça, pois ninguém merece ser barrado e ficar de fora daquela festa que gostaria muito de participar.

Ourinhos efetiva Lisdeivi como técnica e traz Graziane

LUÍS GALLETTA

Assistente técnica há vários anos, cubana terá o desafio de dirigir equipe adulta na competição nacional que começa neste sábado (30)

DSC_8119

Ao contrário das primeiras especulações após a saída do técnico Cristiano Cedra que pediu demissão na última segunda-feira, 24, que indicavam que seu substituto no comando do Ourinhos Basquete seria Júlio Patrício, a diretoria ourinhense resolveu adotar uma solução “caseira” e anunciou a assistente técnica Lisdeivi Pompa como a nova treinadora da equipe, que comandará o time na 4ª Edição da LBF, que começa neste sábado, 30.

Lisdeivi que já havia dirigido a equipe ourinhense de forma interina em outras ocasiões em que houve troca de técnico e que comandou o time nos Jogos Regionais, quando o time conquistou o título da competição e nos primeiros jogos do Campeonato Paulista deste ano, durante o período em que o então técnico Cristiano Cedra estava servindo a seleção brasileira adulta, terá pela primeira vez a oportunidade e o desafio de atuar como técnica efetiva e, segundo afirmação do Presidente do Ourinhos Basquete, Antonio Passos ao Diário, “ela comandará o time até o final da LBF, independente dos resultados”.

“Será um grande desafio”, diz Lisdeivi

Em entrevista ao Diário, a nova técnica do Ourinhos Basquete Lisdeivi Pompa contou como encarou o fato de ser efetivada e ter que comandar o time em uma competição importante como a LBF. “Será um desafio enorme, mas venho me preparando há vários anos para encarar essa tarefa e colocarei em prática o mesmo que faço na equipe de base que é trabalhar muito e superar todas dificuldades e buscar a vitória em cada jogo”, ressaltou.

Lisdeivi afirmou ainda que o fato de já ter dirigido a equipe nos Jogos Regionais e no início do Campeonato Paulista, além de ter acompanhado de perto o trabalho de Cedra com o grupo de jogadoras, já que era assistente técnica do time, facilitará sua missão de comandar a equipe ourinhense e revelou quais as mudanças pretende adotar no trabalho da equipe na LBF, competição em que o time fará sua estreia no 07, contra o atual campeão Sport, no Monstrinho. “Pelo fato de ter dirigido o time nos Regionais, onde fomos campeãs e no início do Paulista, as jogadoras já estão acostumadas com meu jeito de trabalhar e gostam da forma como eu treino e sabem como sou enérgica e como eu cobro. Já iniciamos a preparação para a estreia na LBF e além de manter as jogadas criadas em conjunto pelo Cris e por mim, vou intensificar o trabalho físico também, pois nos finais das partidas do Campeonato Paulista nossas jogadoras estavam sentindo muito cansaço e isso acabou fez com que a equipe sofresse a virada nos últimos quartos de jogo e por isto, trabalharei de forma mais intensa o preparo físico das jogadoras para que isto não aconteça durante a LBF, além de trabalhar o lado emocional delas, já que a grande maioria das nossas jogadoras é jovem e acaba tendo oscilações que são naturais nesta faixa de idade, por isso conversaremos muito no dia a dia para que tenham mais confiança e equilíbrio emocional e acreditem em seu potencial”, explicou.

Embora surpresas pela efetivação de Lisdeivi como técnica, as jogadoras do Ourinhos Basquete estão animadas e otimistas em relação ao desempenho da equipe na LBF. Segundo a ala Joice Coelho será uma grande vantagem para o time ser comandado por Lisdeivi pelo fato dela conhecer todas as jogadoras. “Havia a expectativa da vinda de outro técnico e fomos surpreendidas pela notícia da efetivação da Lis e nós gostamos muito, pois ela já estava trabalhando com a gente, e nós já sabemos o que ela tem em mente e ela também conhece nossa forma de jogar. Por isso estou muito animada e otimista e acho que poderemos ter continuidade do trabalho que estava sendo feito e termos um desempenho na LBF ainda melhor que no Campeonato Paulista”, avaliou.

Novo reforço para LBF

DSC_8124

Na quinta-feira (28), a equipe do Ourinhos Basquete apresentou seu novo reforço para a LBF, a pivô Graziane de Jesus Coelho, a “Grazi” que já participou dos treinos.

Grazi tem 30 anos, e após breve passagem por São Caetano no início de sua carreira, jogou durante cinco anos e meio na Europa, atuando por times da Itália e Hungria, e ao retornar ao Brasil, jogou por Americana, onde foi campeã paulista em 2010 e disputou a 1ª Edição da LBF (2010/2011) por São Caetano. Após um período de dois anos sem jogar por motivos familiares, a pivô voltou às quadras em 2013 e disputou os Jogos Abertos por São Bernardo.

Em entrevista ao Diário, Grazi revelou estar empolgada com a oportunidade em jogar em uma equipe de tanta tradição no basquete feminino. “Toda jogadora tem o sonho de um dia jogar por Ourinhos, que é uma das principais equipes do país e com tantos títulos conquistados, por isso estou muito animada e confiante em ter um bom desempenho e poder ajudar a equipe na LBF”, afirmou.

Grazi falou ainda sobre sua experiência na Europa e afirmou que está bem preparada fisicamente apesar de ter ficado dois anos sem jogar. “Minha experiência na Europa foi muito importante, pois quando fui pra lá tinha apenas 20 anos, e o jogo lá é muito corrido e exige muito fisicamente, e acredito que isso me ajudará muito para jogar no Brasil agora. Apesar de ter ficado estes dois anos sem jogar, continuei a me cuidar fisicamente e por isto, acho que estou bem preparada e acredito que me adaptarei rapidamente ao time, pois já joguei contra a maioria das jogadoras que estão aqui e tenho certeza que poderemos fazer uma boa campanha na LBF”, destacou.

Fonte: Diário de Ourinhos

Clube Vizinhança de Brasília tenta contratar sete atletas de Presidente Venceslau/SP

Equipe do Vizinhança se prepara para a estreia na Liga de Basquete Feminino - Foto: Felipe Oliveira/Agência Clube do Esporte DF

A temporada 2013/2014 da Liga de Basquete Feminino começa no próximo sábado (30) e conta com algumas novidades na lista de equipes. Entre elas, esta o Clube Unidade de Vizinhança nº 1 (CSUV 1). A equipe estreia no dia 07 de dezembro contra o Americana-SP, pela primeira fase da competição.

O clube Vizinhança é uma instituição tradicional na capital federal, que conta com uma boa estrutura e formação na área do basquete. Fato é que grandes atletas saíram de lá, como Oscar Schmidt e Pipoka, já aposentados. Outros que estão em atividade e se formaram no local são Arthur e Rossi no Uniceub/Brasília.

O projeto nasceu nas mãos da coordenadora Renata Ribeiro, que através do crescimento da equipe e hegemonia criada em território brasiliense com os cinco títulos que conquistou, trouxe o desejo de inserir o time na competição. A organizadora ainda destaca que pelo treinador da equipe, Marco Aurélio estar envolvido com as seleções masculina e feminina sub-15 brasiliense, ela deve assumir o comando do time em quadra nos primeiros jogos.

ELENCO

O elenco ainda não se encontra fechado. A comissão ainda tenta a contratação de sete atletas de Presidente Venceslau/SP para fechar um grupo de 17 jogadoras. Mesmo assim, o Vizinhança já possui alguns destaques, como a ala Verônica e a pivô Bianca.

A ala brasiliense de 28 anos, que já teve passagens por Barretos, São José do Rio Preto e Jabuticabal em São Paulo, e em Brasília, joga desde a infância no próprio Clube Vizinhança, traz uma bagagem de grande experiência para equipe, se tornando uma líder para o grupo.

Outro nome é o de Bianca, que mesmo com seus 20 anos, já teve títulos pelas seleções sub-17 e sub-19 e atuou no Universo-GO e no Gama. “A gente promete determinação, almejando uma campanha de estreia com muito esforço e com foco nos objetivos. Enquanto o corpo aguentar, estarei doando 100% dentro e fora de quadra”, ressaltou a ala Verônica.

Fonte: Clube do Esporte

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Basquete feminino de Rio Claro apresenta elenco para a LBF (Jornal Cidade)

Matheus Pezzotti

rioclaro

No fim da tarde da última terça-feira (26), no gabinete do prefeito, a Secretaria Municipal de Esportes apresentou oficialmente as atletas do novo elenco do basquete feminino de Rio Claro, que disputará, a partir da próxima semana, a Liga de Basquete Feminino (LBF).

“Temos aspirações modestas para esta primeira participação da cidade, porém estamos determinados a continuar desenvolvendo nosso trabalho por meio dos treinamentos táticos e técnicos, visando os playoffs”, disse o técnico Márcio Pimenta durante a cerimônia.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Reginaldo Breda, a oportunidade de Rio Claro estar inserido em uma competição de nível nacional é única.

“Nossa equipe foi escolhida pelo trabalho que vem sendo realizado há cerca de três anos na cidade e também pelo destaque que vem conseguindo no cenário do basquete feminino”, falou.

A participação do basquete feminino de Rio Claro na Liga Nacional começa na próxima semana. A primeira rodada será na próxima segunda-feira (2), contra Americana, às 20 horas, fora de casa.

Ainda em dezembro, o time disputará mais duas rodadas, nos dias 9 e 16, contra Sport Club Recife e Brasília respectivamente, ambas no ginásio Felipe Karam.

Também participarão do campeonato as equipes de Maranhão, Ourinhos, São José dos Campos e Santo André.

Fonte: Jornal Cidade

Zanon promete acompanhar LBF4 de perto

O técnico Luiz Zanon vai acompanhar a Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ‘de perto’. De acordo com o treinador da Seleção Brasileira Adulta Feminina, a competição continua sendo muito importante para o desenvolvimento da modalidade, visto que as equipes se fortaleceram bastante e o equilíbrio deve ser a tônica do começo ao fim.

“Acho que a Liga de Basquete Feminino tem um papel extremamente importante para dar continuidade dos valores que passamos as jogadoras mais jovens. Já com relação as mais experientes, o campeonato serve para demostrar que estas atletas seguem com boas performances e em condições de vestir a camisa do selecionado nacional”, explica Zanon, salientando que fará várias observações ao longo da competição.

“Vou estar presente sempre que puder, indo aos ginásios ou mesmo acompanhando pela televisão, com objetivo de fazer as minhas observações e avaliações, pensando nas futuras convocações. O campeonato deve ser bastante disputado e atrativo, já que os times contrataram reforços, repatriaram jogadoras e estão abrindo espaço para as mais jovens”, acrescenta o treinador da Seleção Brasileira, que conquistou o título da edição de 2011/2012 da Liga de Basquete Feminino (LBF) comandando o Americana.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina, com Luiz Zanon no comando, conseguiu a vaga para o Campeonato Mundial de 2014, garantindo a terceira colocação na Copa América. Antes, com um grupo de jogadoras renovado, ficou o título no Campeonato Sul-americano.

“Creio que pudemos fazer aquilo que traçamos como objetivo, que era aumentar a quantidade de jogadoras em condições de defender a Seleção Brasileira Adulta, trabalhando com atletas mais jovens, não só no sul-americano, como também em amistosos internacionais. Além disso, primeiro, conquistamos a vaga na Copa América e, posteriormente, garantimos classificação ao Campeonato Mundial”, finaliza Zanon.

Buscando parcerias para a LBF, Hortência visita Confederação Brasileira de Clubes

A diretora executiva da Liga de Basquete Feminino (LBF), Hortência Marcari, fez uma visita a Confederação Brasileira de Clubes (CBC)/Federação Nacional dos Clubes (FNC), na tarde desta quarta-feira (27 de novembro), em Campinas (SP). A ex-jogadora se reuniu com Edson Garcia, diretor executivo da CBC, e com Arialdo Boscolo, presidente da FNC.

“Foi um encontro bastante proveitoso, em que pude apresentar a Liga de Basquete Feminino (LBF), além de conhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades. Conversamos bastante, inclusive sobre uma futura parceria entre a CBC/FNC com a LBF, voltada as categorias de base”, comenta Hortência.

“Estamos buscando constantemente formas de crescimento para a Liga de Basquete Feminino (LBF). E as parceiras com entidades sérias e atuantes são importantes nesse sentido”, finaliza Hortência.

Fonte: LBF

Sport convoca torcida para treino final antes da estreia na Liga de Basquete Feminino

A torcida do Sport Recife está convocada para apoiar o time no último treino da equipe antes da estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14. A movimentação está marcada para esta sexta-feira (29 de novembro), às 11h00 (de Brasília), no ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Este é o momento dos rubro-negros demonstrarem mais uma vez o apoio que a equipe se acostumou a receber desde a última edição da competição nacional.

Quem for ao ginásio poderá acompanhar o treino, tirar fotos e receber autógrafos das leoas após o trabalho, quando todo o time estará à disposição da torcida. “O apoio dos torcedores é primordial para o sucesso do clube na LBF. Vamos mostrar a essas atletas que temos uma nação que está ao nosso lado em todo o tempo. Vamos mais uma vez abraçar esta equipe que tem trabalhado muito para tentar o bicampeonato”, afirmou o técnico Roberto Dornelas.

Esta será a primeira vez que o torcedor do Sport terá a oportunidade de conhecer a americana Thiffany Heyes, um dos destaques do time na temporada na Europa. Como ela chegou na semana que antecedeu a viagem, poucos leoninos conhecem a finalista da WNBA deste ano, pelo Atlanta Dream.

“Érika me falou muito bem da torcida do Sport, que é grande e que enche o ginásio. Ainda não tive oportunidade de conhecer essa força, mas tenho certeza que amanhã (sexta) já poderei sentir o gostinho do que teremos no sábado”, afirmou Heyes, lembrando-se da companheira do Atlanta Dream e agora do Sport.

Esta quinta-feira (28 de novembro) foi de folga para todo o elenco. As atletas aproveitaram para descansar e começar a entrar mais uma vez no fuso horário do Brasil, após enfrentar seis horas a mais da Europa.

Fonte: LBF

Peneira de Basquete Feminino do Juventus

CONVITE -  juventus[4]

Babi retorna a Americana para a LBF

A armadora Babi Honório, 28 anos, vai reforçar a equipe de Americana na Liga de Basquete Feminino (LBF) - temporada 2013/2014. Americanense de nascimento e revelada nas escolinhas do projeto da ADCF Unimed, a jogadora teve sua contratação anunciada nesta quinta-feira (28) pelo presidente Ricardo Molina Dias. Ela já participou do treinamento no ginásio do Centro Cívico e está à disposição do técnico Antônio Carlos Vendramini.

"Estou muito feliz por retornar. Americana é minha casa, aqui me sinto totalmente à vontade. Como diz o ditado, o bom filho à casa torna", falou Babi Honório. "Americana está com um timaço, com muitas opções de jogadoras que permitem variações táticas", acrescentou a armadora, que disputou o último Campeonato Paulista por São José dos Campos.

A estreia de Americana na LBF acontece contra Rio Claro, em jogo marcado para as 20 horas de segunda-feira (2), no Centro Cívico.

Pivô cubana Plutin desfalca São José na estreia da LBF


A experiente pivô Plutin Tizon (foto), de 34 anos, será o desfalque do São José/Colinas Shopping na partida de estreia da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, diante do Sport Recife, no sábado (30 de novembro), às 11h00 (de Brasília), no ginásio de Esportes Marcelino Lopes, em Recife (PE), com transmissão ao vivo pelo SporTV. A cubana sofreu uma entorse no tornozelo direito, ainda na disputa do Campeonato Paulista Feminino – 2013.

“A Plutin está realizando tratamento intensivo, mas não estará em quadra na partida de estreia, devendo retornar em janeiro. É um desfalque considerável, pois é uma jogadora experiente, acostumada a jogar a Liga de Basquete Feminino (LBF), e importante para o grupo”, comenta o técnico Carlos Lima, do São José/Colinas Shopping.

“Teremos, por outro lado, as estreias das atletas norte-americanas James e Armstrong, contratadas recentemente, que estão com grande expectativa para jogar. Certamente, elas vão ajudar bastante a equipe, especialmente na forma de atuar, trazendo mais velocidade e melhorando a nossa pontuação”, acrescenta Lima, lembrando que a equipe chega embalada pelo inédito vice-campeonato Paulista.

Nas temporadas anteriores da LBF, a pivô Plutin Tizon defendeu o Ourinhos Basquete e o Maranhão Basquete. Já no recente Campeonato Paulista, a cubana teve estas médias por jogo: 12.3 pontos, 8.2 rebotes, 0.7 assistências, 1.5 bolas recuperadas, 0.2 bloqueios (tocos), 53.95% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos, 21.74% nos arremessos de três pontos e 71.79% nos lances livres, além de figurar no quinto lugar entre as atletas mais eficientes, com média de 14.8.

Fonte: LBF

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sport desembarca no Recife após finalizar preparação para a disputa da Liga de Basquete Feminino 2013/14

O Sport Recife desembarcou nesta quarta-feira (27 de novembro), no Recife (PE), após finalizar a última parte da preparação da equipe, na Espanha, para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2013/14. Com a vitória da terça-feira (26 de novembro) contra o Rivas, por 73 a 62, o Leão fechou os cinco amistosos com três vitórias e duas derrotas no Velho Mundo. O saldo foi considerado bastante positivo pelas atletas, pois enquanto as leoas estão dando início a uma nova temporada, as espanholas estavam no meio do Nacional. O Rivas, por sinal, é o atual líder do Espanhol.

Após a viagem, o técnico Roberto Dornelas decidiu dar folga a todo o elenco. O treinador programou o último treino antes da estreia na LBF para a sexta-feira (29 de novembro), véspera da estreia contra o São José/Colinas Shopping. O trabalho será no mesmo horário da partida, às 11h00 (de Brasília), no ginásio Marcelino Lopes.

“Queremos sentir como será a temperatura da quadra no mesmo momento em que será realizada a partida. Será uma espécie de adaptação do elenco. Viemos de muito frio na Espanha e as meninas precisam se readaptar ao clima para não sentir tanto contra o São José”, afirmou Dornelas.

Fonte: LBF

Maranhão Basquete define elenco para a LBF

Kelly_Santos_Maranhão

O Maranhão Basquete anunciou, nesta quarta-feira (27 de novembro), o elenco para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14. O time comandado pelo experiente técnico Antônio Carlos Barbosa acertou com as seguintes jogadoras: a ala norte-americana Roneeka Hodges (ex-Americana), a pivô sérvia Ines Ajanovi (ex- SK Cesis/Letônia), a armadora January Briann (ex-Indiana Fever/EUA), a pivô Kelly Santos (ex-Catanduva), a ala/pivô Mamá (ex-Catanduva), a ala Silvia Gustavo (ex-Catanduva), a pivô Kátia Denise (ex-Vasto Verde), a armadora Natalia Burian (ex-Catanduva), a ala Roberta Fogaça (ex-Vasto Verde), a lateral Mariana Camargo (ex-Vasto Verde) e a lateral Iziane Castro (ex-Connecticut Sun/EUA).

“Creio que montamos um elenco em condições de brigar em igualdade de condições com os demais participantes da Liga de Basquete Feminino. A expectativa é fazer uma boa preparação para estrear com força total na competição, que tende a ser muito difícil e equilibrada, já que todos os times se reforçaram”, comenta o técnico Antonio Carlos Barbosa.

“Da temporada passada, mantivemos a Kelly, a Roberta e a Iziane. A comissão técnica é a mesma da última edição da LBF”, acrescenta o experiente treinador.

De acordo com o técnico Antonio Carlos Barbosa, a equipe maranhense inicia os treinamentos no dia 02 de dezembro (segunda-feira). Já a estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 está marcada para o dia 12 de janeiro de 2014 (domingo), às 11h00 (de Brasília), no ginásio de Esportes Georjeana Fliger (Castelinho), em São Luís (MA), contra o Ourinhos Basquete.

Clube Vizinhança de Brasília anuncia treinador para a disputa da LBF


Acostumado a lidar com categorias de base – há 10 anos trabalha com isso –, Marco Aurélio, o Marcão, é o novo comandante do calouro Brasília/CSUV-1, time que irá representar a capital na Liga de Basquete Feminino (LBF). O campeonato começa no próximo sábado.

Técnico da seleção de Brasília Sub-15 e comandante do time feminino do COC, Marcão também auxilia os trabalhos da escolinha Lance Livre.

Pontual e trabalhador, como ele se define, o novo técnico promete trabalho árduo para as atletas do Vizinhança. “Nunca dirigi um time adulto, nem masculino e nem feminino, mas, a partir do momento que estou à frente da equipe, assumo todas as responsabilidades dela”, discursa o treinador.

TAMPÃO

Confirmado no campeonato feminino, o Brasília/CSUV-1 conta com poucos patrocinadores. De acordo com Marcão, outras parcerias estão por vir e isso pode interferir em sua função. Caso mais dinheiro entre, o técnico deve ser deslocado para a comissão e um outro profissional assumir o time.

“Vai que aparece um patrocínio bom que nos possibilite contratar alguém mais especializado na Liga do que alguém como eu, que tenho ‘apenas’ uma bagagem enorme com categorias de base? Se isso acontecer, posso muito bem ficar na comissão técnica.” 

Por ter treinado times de base também da categoria feminina, ele se diz profundo conhecedor das atletas que formam a equipe da LBF. “Conheço todas, porque ou foram minhas atletas de time e seleção, ou já jogaram contra mim. Estou em casa”, destaca.

MISSÃO

Marcão diz que o objetivo é difundir o esporte na capital. “O basquete feminino daqui está praticamente falido. Se conseguirmos popularizar, estamos ganhando muito nesta temporada”, afirma o treinador. “É difícil jogar de igual para igual (só com atletas da casa). Não posso dizer que vamos jogar tudo isso porque não é verdade. Mentira não faz parte da minha índole.”


Fonte: clicabrasilia.com.br

Vídeo de Wado Pellizoni mostra o título do basquete de Americana

Sport Recife encerra turnê pela Espanha com nova vitória

Erika de Souza, jogador do Sport Recife


A equipe do Sport Recife completou sua turnê espanhola na noite de terça-feira (26/11) na cidade de Madri, ao vencer o vice-campeão espanhol e líder da atual temporada Rivas Ecópolis, que é comandado por  José Ignacio Hernandez, ex-treinador da seleção da Espanha. O placar da partida foi Sport Recife 73 x 62 Rivas Ecópolis.
O time brasileiro começou bem novamente e foi abrindo vantagem, fechando o primeiro período vencendo por 20 x 13. Logo no começo do segundo quarto o Sport conseguiu abrir 10 pontos de vantagem, apesar da boa atuação da pivô norte-americana Kelly Schumacher. As brasileiras conseguiram ampliar ainda mais a diferença no período convertendo seis tiros de três pontos fechando o primeiro tempo com o placar de 44 x 29.
No segundo tempo, a equipe espanhola subiu de produção, chegando a vencer a etapa por 33 x 29, mas não foi o suficiente para virar o jogo. A cestinha da partida foi a espanhola Queralt Casas com 19 pontos.
Encerrando a viagem à Espanha com três vitórias em cinco jogos, o time campeão da última LBF volta ao Brasil para lutar pelo bicampeonato a partir do dia 30/11 (sexta-feira) quando estreia na competição jogando em Recife contra a equipe de São José .

Basquete Feminino de Blumenau pentacampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina


Com a vitória, a equipe conquista o pentacampeonato e entra para história dos Jasc


O público lotou o Ginásio do Vasto Verde, nesta terça-feira, dia 26, à noite, para acompanhar a final do basquete feminino entre Blumenau e Chapecó. E o time blumenauense correspondeu dentro de quadra, com a vitória por 68 (31) x (21) 46 e levantou o troféu de pentacampeão dos 53º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). É o 16º título da modalidade de Blumenau desde sua inclusão nos Jogos em 1977.

Após o apito final, a emoção tomou conta de todo o elenco blumenauense. Emocionado, o treinador João de Almeida Camargo Neto dedicou o título a determinação do time. “É um grupo unido, que supera todas as dificuldades. A conquista tem um sabor especial, já que repetimos 2003 quando Blumenau também foi sede dos Jasc”, comenta o técnico.

Mariana Camargo - nova contratada do Maranhão Basquete

Filha do treinador, a ala/armadora Mariana Camargo, uma das cestinhas da final, com 13 pontos, não escondia a emoção. “O título representa o reconhecimento do trabalho de toda a equipe”, declara a jogadora, que terá pouco tempo para curtir a conquista. No próximo dia 02 de dezembro, a blumenauense viaja para o Maranhão – para se apresentar ao time – o qual vai defender na Liga Nacional de Basquete.

Mariana começou no basquete aos 10 anos de idade, por influência do pai (técnico João Camargo) no Colégio Sagrada Família, em 1995. No ano seguinte foi jogar no clube Vasto Verde, em Blumenau. Depois foi para Santo André, em 2000, na categoria Infantil. Em 2009 foi convocada para a Seleção Brasileira. Na época, ela estava atuando pelo Golden Eagles, Estados Unidos.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Melhores momentos: Perfumerias Avenida x Sport Recife


Erika muito festejada pela torcida do seu ex-clube Perfumerias Avenida, campeão espanhol, formado por diversas atletas da seleção espanhola como Marta Fernandez, Tamara Abalde, Marta Xargay e as norte-americanas Angelica Robinson (ex- Washington Mystics),  Eshaya Murphy (Chicago Sky) e Kristal Thomas (Phoenix Sun).

A equipe campeã brasileira dominou a partida toda, mas acabou levando a virada nos segundos finais.

Assista:

Jogo entre Sport e São José abre a quarta edição da LBF no sábado às 11 horas, com SPORTV

A Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 começa no sábado (30 de novembro), com a partida isolada entre o Sport Recife, atual campeão, e o São José/Colinas Shopping, vice-campeão Paulista, às 11h00 (de Brasília), no ginásio de Esportes Marcelino Lopes, em Recife (PE). O duelo terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

O Sport Recife, comandado pelo técnico Roberto Dornelas, chega para esta competição com elenco um pouco reformulado, pensando na conquista do bicampeonato. Como parte final de sua preparação, o Rubro Negro realizou uma série de jogos em solo espanhol, obtendo excelentes resultados e deixando o grupo ponto para estreia.

Os reforços para esta temporada são estes: a ala norte-americana Tiffany Hayes (ex-Atlanta Dream), a pivô Nádia Colhado (ex-São José), a ala Izabela Andrade (ex-São José), a ala Tatiane Pacheco (ex-São José), e a pivô Ingrid Vasconcelos (ex-Náutico). Do grupo que esteve em ação na temporada passada, os destaques são: a pivô Érika de Souza, armadora Adrianinha Moisés, a ala Palmira Marçal e a pivô Franciele Nascimento.

S_Jose_Colinas

O São José/Colinas Shopping é uma equipe jovem e que vem demonstrando crescimento a cada temporada. E a meta do técnico Carlos Lima (Carlinhos) para esta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) é justamente esta, ou seja, demonstrar evolução e alçar voos maiores do que no campeonato anterior, como aconteceu no recém-terminado Campeonato Paulista Feminino, quando a equipe ficou com o vice-campeonato.

O elenco foi bastante modificado, com a chegada de nove jogadoras: a armadora Babi Honório (ex-Americana), a ala Fabiana Caetano (ex-Americana), a pivô cubana Plutin Tizon (ex-Maranhão), a ala Cacá Martins (ex-Maranhão), a ala Karen Rocha (ex-Americana), a pivô Karina Jacob (ex-Ourinhos), a ala Isabela Ramona (ex-Guarulhos/FUMGUARU) e as norte-americanas Anne Armstrong (ala – ex-Atlanta Dream e Georgia University) e Jasmine James (lateral – ex-Phoenix Mercury e Georgia University).

“Vai ser uma estreia muito difícil, já que iremos enfrentar uma equipe de grande qualidade, com elenco forte e que sempre joga com o seu ginásio lotado”, relata Lima, que espera crescimento da equipe com a incorporação das atletas norte-americanas ao elenco. "São jogadoras jovens, que estão ansiosas para a estreia. Esperamos que elas deem um pouco mais de velocidade à equipe e com isso possamos pontuar mais”, acrescenta Carlinhos.

INGRESSOS

A direção de esportes amadores do Sport Recife definiu o preço dos ingressos para a primeira rodada da Liga de Basquete Feminino – 2013/14. As entradas serão comercializadas por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (sócio e estudante). As vendas começam na quinta-feira (28 de novembro), das 10h00 às 18h00 (hora de Brasília), na bilheteria localizada no próprio local do confronto.

No total serão colocados 1,2 mil ingressos à venda, sendo 500 bilhetes ao preço de R$ 5,00 e mais 700 a R$ 10.00. A expectativa do Sport é que todos os bilhetes sejam comercializados até às 13h00 (de Brasília) da sexta-feira (29 de novembro).

Unimed de Americana faz amistosos na Espanha, em dezembro

Antonio Carlos Vendramini e Virgil Lopéz - Jornal O Jogo

Após a conquista do pentacampeonato estadual, a Unimed de Americana agora volta as atenções para a Liga de Basquete Feminino (LBF) e para uma série de amistosos na Espanha, em dezembro. Na Liga, a estreia acontece na próxima segunda-feira (2) contra Rio Claro, às 20 horas, no ginásio do Centro Cívico. Na segunda rodada, dia 7, a equipe volta a jogar em casa diante de Brasília, às 18 horas.

No dia 9, a delegação da Unimed de Americana embarca para a Espanha. O primeiro jogo da excursão será contra o CD Zamarat, dia 10, em Zamora. No dia 11, a equipe enfrenta o Embutidos Pajariel Bemdibre, em Leon. No dia 12, a partida acontece em Lugo contra o Duran Maquinaria Ensino. E no dia 15 ou 16, haverá jogo em Madri contra adversário ainda a ser definido. A volta ao Brasil está marcada para o dia 17.

CBB PARABENIZA

O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, encaminhou ofício ao presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias, parabenizando o clube de Americana pela conquista do título do Campeonato Paulista da Série A1.

Eis a íntegra do documento:

"A Confederação Brasileira de Basketball congratula-se com essa virtuosa Associação pela conquista do título de Campeão do Campeonato Paulista Feminino de 2013, um memorável feito que enobrece os desportistas e o povo dessa magnífica cidade de Americana.

Aproveito para solicitar o especial obséquio de estender nossos cumprimentos as atletas, bem como à comissão técnica.

Em nome da Confederação Brasileira de Basketball e em meu próprio, reitero nossas congratulações a Vossa Senhoria e dignos Diretores dessa Associação.

Cordialmente,

Carlos Nunes

Presidente"

DESTAQUE NA EPTV

Nesta terça-feira (26), a EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, exibiu matéria no Jornal da EPTV 1ª Edição com o técnico Antônio Carlos Vendramini e a jogadora Karla Costa falando da conquista do título do Campeonato Paulista.

 

Seletiva de Basquete Feminino em São Bernardo do Campo (SP)

CARTAZ DO BASQUETE FEM

O dia seguinte

“O basquete feminino virou uma brincadeira de mau gosto, feita por pessoas que não querem o desenvolvimento da modalidade.”

Um dia depois da conquista do título paulista, é assim que o dirigente de Americana, Ricardo Molina, se expressa em entrevista ao Fábio Balassiano, no Bala Na Cesta. É realmente assustador: Pós-título, dirigente não garante Americana em 2014

Sport Recife divulga informações sobre os ingressos da partida de estreia da LBF


SportxGuar-SP 01-8

A direção de esportes amadores do Sport Recife definiu o preço dos ingressos para a primeira rodada da Liga de Basquete Feminino 2013, que será realizada no próximo sábado, às 11h00 (de Brasília), contra o São José/Colinas Shopping, no ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). As entradas serão comercializadas por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (sócio e estudante). 

As vendas começam na quinta-feira (28 de novembro), das 10h00 às 18h00 (hora de Brasília), na bilheteria localizada no próprio local do confronto.

No total serão colocados 1,2 mil ingressos à venda, sendo 500 bilhetes ao preço de R$ 5 e mais 700 a R$ 10. A expectativa do Sport é que todos os bilhetes sejam comercializados até às 13h00 (de Brasília) da sexta-feira (29 de novembro).

Enquanto os bastidores estão praticamente definidos, o time disputa, nesta terça-feira (26 novembro), o último amistoso antes do início da LBF. O confronto será contra o Rivas, às 17h00 (de Brasília), na Espanha. A partida deve confirmar a formação do time titular para o jogo contra o São José/Colinas Shopping.
Fonte: LBF

Rio Claro anuncia mais uma contratação para a LBF

Maila_Ciciardi_01

O Rio Claro Basquete, um dos ‘caçulas’ na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, anunciou nesta terça-feira (26 de novembro), a contratação de mais um reforço. Trata-se da ala/armadora Maila Daiane Ciciardi (foto, com a bola), de 20 anos (28 de fevereiro de 1993) 1m69 e 69kg, que estava defendendo o XV de Piracicaba, onde se sagrou campeã Paulista da Primeira Divisão – 2013.

Para o técnico Márcio Pimenta, a Maila é mais um nome que pode despontar. “Trata-se de uma jogadora jovem, com potencial, que se enquadra na filosofia da equipe, que é de trabalhar com jovens talentos que buscam seu lugar dentro do cenário nacional. A Maila fez um bom campeonato pelo XV de Piracicaba e já foi eleita melhor jogadora juvenil do estado, enfim tem muito potencial e pode nos ajudar bastante nesta temporada de estreia na LBF”, analisa.

Antes, a equipe rio-clarense já havia contratado estas atletas: a ala Érika Leite (ex-XV de Piracicaba), a ala/pivô Dominik Rocha (ex-XV de Piracicaba) e a lateral Laís Tobias (ex-São Caetano).

A pivô Thamara Freitas (ex-Jundiaí), por problemas particulares, retornou ao Rio de Janeiro e não defenderá a equipe rio-clarense.

A estreia do Rio Claro Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 acontece no dia 02 de dezembro (segunda-feira), às 20h00 (de Brasília), contra o Americana, no ginásio Municipal de Esportes Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP).

Fonte: LBF

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cristiano Cedra pede demissão e não é mais técnico de Ourinhos

Técnico preferiu não divulgar motivo da saída e indicou seu sucessor que deve ser Julio Patrício que assim como ele, já dirigiu seleções de base

LUÍS GALLETTA

DSC_2039 Após oito meses, chega ao fim, a breve passagem do técnico Cristiano Cedra à frente do Ourinhos Basquete. No curto tempo em que comandou a equipe ourinhense, “Cris” como é chamado por todos, implantou uma política de renovação no grupo, trazendo jovens promessas que haviam se destacado na última edição da LBF, como Patrícia Ribeiro (Patty), Joice Coelho e Tainá Paixão e mesmo sem grandes investimentos, conseguiu dar uma nova cara ao time que conquistou os Jogos Abertos do Interior batendo a forte equipe de Americana na final, cuja competição a equipe não vencia desde 2006 e chegou as semifinais do Campeonato Paulista, sendo superado por Americana que se sagrou bicampeã paulista invicta no último domingo (24).

Seu substituto deverá ser Julio Patrício, indicado pelo próprio Cedra, que assim como ele, também já comandou seleções de base e deve dar prosseguimento a política de renovação da equipe.

Em entrevista ao Diário, Cristiano Cedra agradeceu ao apoio recebido durante o período em que esteve à frente da equipe e ressaltou a importância da experiência em comandar uma equipe adulta e com a tradição do Ourinhos Basquete. “Quero agradecer a torcida ourinhense pelo carinho com que sempre me tratou, a diretoria, a comissão técnica e a todas as jogadoras por todo apoio e colaboração. Infelizmente tive que tomar essa decisão de sair e prefiro não revelar meus motivos, pensando no bem do basquete de Ourinhos, que me deu essa grande oportunidade de dirigir pela primeira vez um time adulto e foi uma experiência muito enriquecedora. Agora vou começar a analisar as propostas que recebi para definir meu futuro profissional, mas de qualquer forma estarei a disposição para ajudar o time e o novo treinador, no que for necessário e torço muito pelo sucesso da equipe e que este trabalho que comecei tenha continuidade e que possa render muitos frutos a médio e longo prazo”, ressaltou.

Cedra analisou sua passagem e destacou o bom desempenho da equipe em pouco tempo. “Apesar de termos sido prejudicados no início do Paulista com a convocação de jogadoras para a seleção, tivemos uma grande evolução nos classificamos aos playoffs e fizemos boas partidas contra Americana, apesar de não conseguirmos chegar à final. Além disto, conquistamos os Jogos Abertos do Interior. Acredito que consegui realizar um bom trabalho com a ajuda destas grandes atletas que estão de parabéns pelo seu desempenho e tenho certeza que poderão evoluir ainda mais na LBF”, ressaltou.

O presidente do Ourinhos Basquete, Dr. Passos lamentou a saída de Cristiano Cedra, agradecendo pelo trabalho feito e revelou que o novo técnico deverá ser contratado nos próximos dias. “Ficamos tristes pela saída do Cris, que é um excelente técnico, e que fez um grande trabalho aqui no pouco tempo que ficou. As portas continuarão abertas para ele e quem sabe possa voltar no futuro. Ele inclusive nos indicou o Julio Patrício que assim como ele, tem grande experiência nas seleções de base e acredito que possa dar continuidade a este trabalho. Nós já estamos conversando e devemos fechar sua contratação e apresentação ainda nesta semana se possível”, declarou.

Passos falou ainda sobre a possibilidade de trazer novas jogadoras para a LBF, que começa no próximo dia 30. “Estamos negociando com duas atletas e tentaremos fechar as contratações ainda nesta semana. Além disso, estamos em fase de concretização de novos patrocínios para a LBF, a fim de disputar a competição com uma equipe forte e em condições de lutar pelo título”, concluiu.

Fonte: Diário de Ourinhos

Pentacampeãs da Unimed desfilam em Americana

 pentacampeãs durante desfile por ruas e avenidas de americana - foto wado pellizoni

Pentacampeãs invictas do Campeonato Paulista de Basquete Feminino da Série A1, jogadoras e comissão técnica da Unimed de Americana desfilaram hoje (25), no início da tarde, por ruas e avenidas da cidade. O caminhão conduzindo o time saiu do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico - e passou pelas avenidas Paulista, Nossa Senhora de Fátima, Saudade e Antônio Lobo, rua Fernando Camargo, avenida Cillos, rua Florindo Cibin e avenida Brasil, retornando ao ponto de partida.

Durante o trajeto, com o caminhão escoltado por viaturas da Guarda Municipal, jogadoras e comissão técnica foram muito aplaudidas pelas pessoas. "O povo de Americana é fantástico. Todo mundo gosta do basquete e nos sentimos muito felizes por ter conquistado mais um título para a cidade", disse o técnico Antônio Carlos Vendramini.

Antes do desfile, a equipe da Unimed de Americana foi recepcionada pelo secretário de Esportes Mario Antonucci, no Centro Cívico. A capitã Karla Costa entregou o troféu para o dirigente, que ficou emocionado. "Muito obrigado, muito obrigado mesmo, por tudo que vocês fazem por Americana", falou Antonucci.

Após o desfile, as jogadoras foram liberadas para alguns dias de férias. A volta aos treinamentos está marcada para quinta-feira (28), no período da manhã. Na próxima segunda-feira (2), a equipe estreia na Liga de Basquete Feminino jogando contra Rio Claro, às 20 horas, no Centro Cívico.

pentacampeãs com o secretário mario antonucci - foto wado pellizoni

DESTAQUE

A conquista do título da Unimed de Americana no Campeonato Paulista, com a terceira vitória sobre São José dos Campos, ontem (24), foi destaque hoje no Jornal da EPTV 1ª Edição, na EPTV Campinas. Clique aqui e veja a matéria.

Amistoso Internacional: Perfumerías Avenida/Salamanca (ESP) 80 x 77 Sport Recife

De acordo com o site oficial do Avenida, a equipe espanhola venceu a equipe do Sport por 80 a 77.

Ainda de acordo com o site, a equipe espanhola chegou a estar 21 pontos atrás.

Avenida: Xargay (16), Fernandez (11), Rodriguez (13), Abalde (11), Thomas (4). Também jogaram: Pina (13), Rezan (10), Ortiz (2).
Sport Recife: Adrianinha (7), Tatiane (8), Nádia (4), Tiffany Hayes (24) e Érika (10). Também jogaram: Francielle (17), Palmira (7), Gattei (0), Izabela (0).

Grande cesta tarde


Piracicaba é campeã do Paulista da Primeira Divisão

O XV/Unimep/Amhpla/Selam sagrou-se campeão Paulista Feminino da Primeira Divisão – 2013, no domingo (24 de novembro), ao derrotar o Santa Maria/São Caetano, no ginásio Municipal Armando Lima e Silva Corujeira, na cidade de São Caetano do Sul (SP), pelo placar de 63 a 76 (27 a 34 no primeiro tempo) na segunda partida da série melhor-de-três do playoff – final.
A equipe piracicabana já havia vencido o primeiro confronto, realizado no dia 20 de novembro, no ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, em Piracicaba (SP), pelo placar de 65 a 54.
Na avaliação do técnico, Ariel Rodrigues, o XV fez boa partida e não deu chances de reação às adversárias. “O grupo estava concentrado, dominou o jogo e mereceu o título que foi conquistado com muito trabalho e dedicação de todas as meninas”, disse o treinador.
As cestinhas da equipe piracicabana na partida decisiva foram Dominick Rocha e Ana Paula Graciano, ambas com 20 pontos anotados.
O vitorioso elenco de basquetebol adulto feminino do XV/Unimep/Amhpla/Selam é formado pelas atletas Tamara Mariana Costa de Souza (armadora/ala), Izabele de Oliveira (armadora/ala), Raphaela Pompeo Christofoletti (lateral), Jaqueline da Silva (pivô), Ana Paula Graciano (ala/pivô), Brenda Stephany Sousa Barbosa (ala/pivô), Dominick Vicente Rocha (pivô), Erika Regina Leite (lateral) e Maila Daiane Ciciardi (armadora). O técnico é Ariel Rodrigues.
Fonte: LBF