sábado, 31 de agosto de 2013

Seleção disputa amistoso e segue treinos em São Carlos

A Seleção Brasileira Adulta Feminina segue concentrada na cidade de São Carlos (SP), onde realiza a preparação para a Copa América do México. Nesta sexta-feira (dia 30), a equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon realizou o seu primeiro amistoso desde a apresentação da equipe. O jogo treino contra o time sub-19 masculino de Araraquara (SP), contou com cinco períodos de 12 minutos cada, e acabou empatado por 115 a 115. O encontro foi realizado no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho (Av. Getúlio Vargas, s/nº), no interior paulista.
"Achei bastante produtivo o jogo, pois pude ver que as quatro novas jogadoras estão bastante integradas ao grupo. São jogadoras muito boas e já entenderam o conceitos jogo que temos na seleção. Elas se juntam a um grupo que já vem se preparando há algum tempo e precisam apenas se igualar fisicamente. A minha avaliação foi bastante positiva", analisou Zanon.
A Seleção Brasileira Adulta Feminina segue em ritmo forte de preparação para a Copa América do México, que será realizada de 21 a 28 de setembro, e classificará as três primeiras colocadas para a Copa do Mundo da Turquia, em 2014. Na próxima semana de treinos, o técnico Zanon focará nos sistemas defensivos.
"Trabalhamos bastante a parte ofensiva durante a primeira semana e começaremos na próxima a implantar as situações defensivas. A equipe teve uma melhora na qualidade e cresceram muito em diversos aspectos nesta fase. Estamos em uma crescente", finalizou o técnico.
BRASIL (21 + 18 + 20 + 30 + 26 = 115)
ARARAQUARA SUB-19 MASCULINO (20 + 21 + 23 + 33 + 18= 115)

Sub 19 do Divino/Coc não completa quadra de vitórias, ao perder no ABC

A categoria sub 19 de basquete feminino do Divino/Coc não conseguiu completar a quadra, e foi derrotada nesta terça-feira, por Santo André, por 62 a 57, fora de casa, na sua quinta partida na primeira fase do Campeonato Estadual.

Com a derrota, o time jundiaiense, do técnico Luiz Cláudio Tarallo agora acumula três vitórias e duas derrotas, devendo assim ao final da rodada perder a liderança, já que times como o próprio Santo André (2 vitórias e 1 derrota), Unimed de Americana (2 vitórias) e São José (2 vitórias e 1 derrota) devem subir na classificação. O time volta a quadra no dia 4 de setembro, novamente fora de casa, quando enfrenta São José.

Basquete feminino do Divino/Coc sofre ‘goleada’ de rival no Estadual sub 15

O basquete feminino do Divino/Coc em algumas ocasiões chega a vencer os seus adversários, principalmente nos Jogos Regionais com grande vantagem. Mas o sub 15 jundiaiense no sábado sofreu o gosto contrário. Jogando em São Paulo, as garotas de até 15 anos do Divino perderam para o DNA Basquetebol por 116 a 37, em confronto válido pela primeira fase do Estadual.

Apesar da derrota, o time jundiaiense ocupa a 5ª posição com 7 vitórias e 6 derrotas. O DNA está em 1º, tendo vencido os 14 jogos que disputou. O time não terá tempo para se recuperar da derrota, já que voltam a quadra dia 3 de setembro, para enfrentar o Unimed, em Americana.

Divino/Coc tem cinco atletas convocadas para seleções de base

O vitorioso projeto do basquete feminino do Divino/Coc continua rendendo frutos e talentos para a modalidade. A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) anuncio a convocação de cinco atletas de Jundiaí para as fases de treinos preparatórios das seleções sub 15 e 17.

No sub 17, pelo Divino foram chamadas as atletas Tainá, Gabriela e Caroline. No sub 15 receberam a convocação as jogadoras Babalú e Mariane. As duas seleções vão participar do Sul-Americano, sendo que o sub 17 fará a preparação na cidade de Santo André, e o sub 15 deverá ficar em São Carlos.

Fonte: Thiago Batista – Site Esporte Jundiaí

No Sub-19, ADCF Unimed cai em Osasco

Após três vitórias seguidas jogando em casa, contra Jundiaí, Taubaté e São José dos Campos, a ADCF Unimed/Americana sofreu a primeira derrota no Campeonato Paulista Sub-19 de Basquete Feminino. A equipe da técnica Adriana Santos caiu em Osasco diante do time local por 64 a 49 (parcial de 28 a 23).

Com 18 pontos e 10 faltas recebidas, a lateral Izabella Sangalli voltou a ser destaque da Unimed/Americana. Também jogaram em Osasco: Monique (7 pontos e 9 rebotes), Elissa (7 pontos), Maria Cláudia (7 pontos), Aline (4 pontos), Ana Borges (2 pontos), Carol (2 pontos) e Maria Carolina (2 pontos).

Na próxima terça-feira (3/9), a Unimed/Americana vai a Santo André para enfrentar o time da casa, em jogo marcado para as 18 horas no Ginásio de Esportes Pedro Dell´Antonia, na Vila Pires.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Americana confirma participação na 1ª Copa Brasil

O secretário de Esportes Mario Antonucci e o presidente da ADCF Unimed Ricardo Molina Dias confirmaram que Americana vai disputar a 1ª Copa Brasil Feminina de Clubes, que acontece entre 1º de outubro e 10 de novembro. Além disso, os dirigentes já oficializaram à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) que Americana tem interesse em ser a sede da Supercopa Brasil, marcada para o período de 24 de novembro a 1º de dezembro.

A Copa Brasil será disputada por regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. As cinco equipes campeãs regionais e mais três escolhidas pela CBB por critério técnico participam da Supercopa, que tem os custos de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, taxas de arbitragem e estatísticos e premiação por conta da CBB.

"Já tínhamos no calendário do segundo semestre o Campeonato Paulista, os Jogos Abertos do Interior e a Liga Nacional. Agora, vamos participar também da Copa Brasil e da Supercopa. Sem dúvida, são competições que fortalecem o basquete feminino", disse Ricardo Molina, presidente do clube gestor da modalidade em Americana.

"A Copa Brasil e a Supercopa são projetos que já vinham sendo construídos desde a nossa primeira gestão e agora conseguimos viabilizar. Temos como objetivo que o basquete feminino cresça nos mesmos moldes do masculino", disse Carlos Nunes, presidente da CBB, através de sua assessoria de imprensa.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Asser/Seme Rio Claro faz amistoso contra o time Sub-16 masculino

Matheus Pezzotti

fotos_220809183453

Em preparação para a disputa do Campeonato Paulista da primeira divisão, que tem início previsto para o dia 27 de agosto, o Asser/Seme Rio Claro realizou, na tarde da última quarta-feira (21), no ginásio Felipe Karam, um amistoso contra o time Sub-16 masculino de Rio Claro.

Com quatro tempos de 15 minutos, o time do técnico Marcio Pimenta perdeu por 105 a 111. Esse foi o segundo amistoso realizado pela equipe. No dia 07 de agosto, também no Felipão, o time rio-clarense jogou contra o selecionado universitário dos Estados Unidos, quando perdeu por 50 a 58.

Apesar do resultado desfavorável, o treinador analisa como positivo o jogo-treino.

“Surpreendeu a parte ofensiva. Ainda há o desgaste físico da parada que tivemos entre os semestres. Jogamos também os dois últimos quartos com a bola utilizada na categoria masculina, que é mais pesada, enfim, tivemos algumas dificuldades, mas ofensivamente o tive foi muito bem. Defensivamente precisamos melhorar, mas o treino foi bastante proveitoso”, analisa Pimenta.

O treinador aproveitou a atividade para ver em ação a armadora Thaissa Frediani, a lateral Renatinha e as pivôs Leidi e Lidiane, quatro dos cinco reforços para a disputa do Paulistão e, possivelmente, da Liga Nacional.

“A Thaissa e a Leidi estavam jogando e estão com ritmo, assim como a Lidiane. A Renatinha está um pouco fora de ritmo e, com isso, as cobranças são ponderadas. Mas já se percebe um time mais qualificado e consistente, além de termos mais peças de reposição durante o jogo, mantendo um padrão”, finaliza.

O quinto e último reforço, a lateral norte-americana Ariassa Wilson, que jogava pelo time da Universidade de Simpson, na Califórnia, está providenciando a documentação para poder atuar no Brasil e deve chegar em Rio Claro na próxima semana.

Fonte: Jornal Cidade

Fabiana Guedes projeta estreia difícil no Paulista contra Ourinhos

A pivô Fabiana Guedes, campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 com o Sport Recife e da edição 2010/2011 pelo Santo André/Semasa, conseguiu mais um feito importante na sequencia de sua carreira: a experiente atleta foi um dos nomes de destaque do Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau na conquista do recente título do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2, fato este que deu o direito da equipe disputar  a divisão de elite do Campeonato Paulista, que começa na primeira semana do mês de setembro.

“É uma alegria muito grande levar a cidade de Presidente Venceslau novamente a elite do basquete feminino paulista. Trabalhamos muito durante o primeiro semestre para chegar aonde chegamos. Agora sabemos que os desafios serão maiores, mas vamos continuar trabalhando e dando um passo de cada vez para fazermos uma brilhante apresentação neste campeonato”, comenta Guedes.

A estreia do Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau no estadual será contra o Ourinhos Basquete, no dia 06 de setembro (sexta-feira), às 20h00 (de Brasília), no ginásio do Colégio Ideal, na cidade de Presidente Venceslau (SP). “Acredito que será uma estreia difícil diante do Ourinhos Basquete, mas vamos tentar buscar a vitória, já que o fator casa estará ao nosso favor”, finaliza Fabiana Guedes.

Fonte: LBF

Nádia comemora retorno à seleção após lesão

A Seleção Brasileira Adulta Feminina, comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon, segue em ritmo forte de preparação na cidade de São Carlos (SP). Na formação da equipe que se prepara para a Copa América do México, o técnico Zanon integrou novas forças para as disputas. Entre as novidades está a pivô Nadia Gomes Colhado que retorna ao grupo, depois de um período se recuperando de uma lesão.
"Fiquei muito feliz com a convocação e confiança que o Zanon e a CBB estão depositando em mim. Venho de um longo processo de recuperação e retorno com todo meu foco para colaborar com a seleção brasileira. Fiquei muito contente com esse reencontro com minhas companheiras de quadra e já estou totalmente adaptada a esse grupo novo que está aqui em São Carlos", disse a pivô.
Nádia destacou ainda o trabalho que vem sendo feito pelo técnico Luiz Augusto Zanon e o entrosamento do grupo.
"O Zanon sempre me deixa muito a vontade e estou fascinada pela forma dele se comunicar com o grupo, o que acaba gerando harmonia e entrosamento na equipe. É um grupo jovem, mas que possui muita garra e está bastante unido. Vamos atrás da conquista dessa vaga no Mundial e da medalha na Copa América do México", destacou Nádia, que esteve presente na conquista do título da última Copa América (Colômbia - 2011), e nas Olimpíadas (Londres 2012).
O primeiro teste da equipe acontece, nesta sexta-feira (dia 30), às 16h de Brasília, contra o time sub-19 feminino de Araraquara (SP), no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho (Av. Getúlio Vargas, s/nº), no interior paulista.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O toco monstro de Érika em Lindsay Whalen – lance maravilhoso

Com Katião cestinha, Vasto Verde vence a 5ª Copa SC Adulto Feminino

Foi realizada neste final de semana, em Blumenau, a 5ª Copa SC Adulto Feminino 2013. As equipes participantes foram: S.D. Vasto Verde (Blumenau), Comai / FELEJ / JBA (Joinville), CBC / PMC / UnoChapecó / Inviolável (Chapecó) e Basquete Jaraguá / FME (Jaraguá do Sul). As partidas foram realizadas no Ginásio Nelson Busarello (Vasto Verde), e a equipe da casa, S.D. Vasto Verde levou o título da competição. Em segundo lugar ficou a equipe chapecoensen CBC / PMC / UnoChapecó / Inviolável, em terceiro, Basquete Jaraguá / FME (Jaraguá do Sul)  e em quarto lugar Comai / FELEJ / JBA (Joinville) A cestinha da Copa SC foi a atleta Katia Denise da Silva, da S.D. Vasto Verde, com 51 pontos.

Fonte: FCB

Paulista começa no dia 06 com três jogos

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) definiu a tabela do Campeonato Paulista Feminino – 2013, que começa no dia 06 de setembro (sexta-feira). A competição será disputada por sete equipes: Americana, ASSER/SEME Rio Claro, Catanduva BC, Ourinhos Basquete, Santo André/Semasa, São José/Colinas Shopping (São José dos Campos) e Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau.

A primeira rodada tem estes jogos: Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau x Ourinhos Basquete, às 20h00 (de Brasília), em Presidente Venceslau (SP), ASSER/SEME Rio Claro x Americana, ás 20h00 (de Brasília), em Rio Claro (SP), e Catanduva BC x Santo André/Semasa, às 20h00 (de Brasília), em Catanduva (SP). Já a tabela completa poderá ser conferida no site oficial da Federação Paulista de Basketball (FPB) neste link: http://www.fpb.com.br/index.php?module=championship&action=previstos&codcampeonato=452.

“O começo do campeonato vai ser complicado, pois várias equipes estarão com desfalques, mas estamos treinando forte para iniciar favoravelmente. Vamos abrir a competição contra o Rio Claro, que estará fazendo sua estreia na divisão de elite e fez contratações interessantes, por isso, precisamos atuar com o máximo de atenção”, comenta o francês Virgil Lopez, técnico do Americana.

“Trata-se de uma competição que este ano tem um formato bom, melhor do que ano passado e a volta do Catanduva e a entrada do Rio Claro darão uma dimensão melhor ao campeonato. Estamos iniciando o trabalho e vamos estrear contra uma equipe já formada, que manteve a base do ano passado. Nossa expectativa é uma melhora da equipe gradativa, com o desenrolar dos jogos”, acrescenta o experiente técnico Antonio Carlos Barbosa, que vai comandar o Catanduva BC.

O Americana é o atual campeão estadual, vencendo a edição de 2012. O Santo André/Semasa subiu ao lugar mais alto do pódio em 2011. Já o Ourinhos Basquete ganhou seu último título em 2009 e o Catanduva BC garantiu a sua única conquista em 2008.

Fonte: LBF

Santo André segue planejamento para a temporada

O Santo André/Semasa segue cumprindo o seu planejamento e vem trabalhando forte na etapa final da pré-temporada. O primeiro desafio do time comandado pela experiente técnica Laís Elena na temporada será o Campeonato Paulista, em seguida a equipe do Grande ABC disputa a quarta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).

“Estamos já em fase de manutenção física, daquilo que foi ganho durante as etapas iniciais da pré-temporada e estamos trabalhando mais as questões táticas e técnicas. Não estamos contando com a Fabão, que está se recuperando de contusão, e também com a Jaqueline, que está com a Seleção Brasileira”, opina Laís.

A armadora Bethânia Vasconcelos, um dos reforços contratados para esta temporada, vê o grupo andreense em crescimento. “Continuamos treinando forte, ainda desfalcado, mas todas as equipes estão nesta mesma situação. É difícil tirar uma conclusão, só dará para ter uma ideia do estágio em que o time se encontra, seja fisicamente ou no tocante ao entrosamento, jogando. O certo é que o grupo vem evoluindo e está cada vez preparado para o início do Campeonato Paulista”, analisa a atleta que defendeu o Maranhão Basquete na edição passada da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Na visão da experiente treinadora, a temporada será marcada pelo equilíbrio, seja no Campeonato Paulista ou mesmo na Liga de Basquete Feminino (LBF). “Creio que o Americana esteja um pouco acima e figura como o franco favorito, especialmente no Campeonato Paulista, depois aparecem, numa igualdade de forças, a nossa equipe, o Ourinhos Basquete e o São José/Colinas Shopping. Por isso, a tendência é de muito equilíbrio”, analisa.

“Vamos brigar pelos títulos. Sabemos dos valores das outras equipes, mas o nosso time também está forte e acredito que iremos evoluir muito com o desenrolar dos jogos”, acrescenta Bethânia.

Além da armadora Bethânia Vasconcelos, o Santo André/Semasa se reforçou com as pivôs Carina Felippus, ex-Americana, e Flávia dos Santos, ex-São José/Colinas Shopping. Com relação ao grupo que esteve em ação na temporada passada, deixaram a equipe: a pivô Êga Garvão, que se transferiu para o Americana, a armadora Katia Cavallaro, que abandonou o basquete, e a ala/pivô Micaela Jacintho, que acertou com o Catanduva BC.

Durante a pré-temporada, o Santo André/Semasa conquistou o título da 57ª edição dos Jogos Regionais – 2013, realizada na cidade de Barueri (SP). Além das competições estadual e nacional, a equipe de Laís Elena disputará também a 77ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que ocorre na cidade de Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 14 e 26 de outubro.

Fonte: LBF

Sub-19 da ADCF Unimed vence a terceira seguida no Paulista

maria-claudia Depois de derrotar Jundiaí e Taubaté, a ADCF Unimed conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Paulista de Basquete Feminino Sub-19 ao bater São José dos Campos por 65 a 57 (parcial de 28 a 17), na noite desta segunda-feira (26), no ginásio do Centro Cívico, no Jardim da Colina.

"O esforço, a dedicação e a confiança no trabalho foram fundamentais", disse a técnica Adriana Santos. "Espero que nossas meninas continuem jogando com alegria e prazer", acrescentou.

Izabella Sangalli voltou a ser destaque, com 23 pontos e 8 bolas recuperadas. Maria Cláudia, com 15 pontos e 8 rebotes, também fez jogo de excelente nível. As demais cestinhas foram Carol (14), Maria Carolina (10), Ana Borges (2) e Aline (1).

Na próxima sexta-feira (30), a ADCF Unimed enfrenta Osasco, em jogo marcado para as 18 horas, em Osasco.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Americana estreia no Paulista no dia 6 de setembro

Atual campeã estadual, Americana estreia no Campeonato Paulista de Basquete Feminino da Divisão Especial A1 contra Rio Claro, em Rio Claro, em jogo marcado para as 20 horas do dia 6 de setembro. A tabela da 1ª fase foi divulgada hoje (26) pelo departamento técnico da Federação Paulista de Basquete (FPB).

O campeonato terá a participação de sete equipes: Americana, Rio Claro, Presidente Venceslau, Catanduva, São José dos Campos, Santo André e Ourinhos. Elas se enfrentam em turno e returno, com as quatro melhores avançando às semifinais.

No 1º turno, Americana jogará no ginásio do Centro Cívico contra Catanduva, São José e Santo André e sairá para enfrentar Rio Claro, Venceslau e Ourinhos. No 2º turno, os mandos são invertidos.

Os jogos de Americana no Paulista´2013 são os seguintes:

1º turno

6 de setembro - 20 horas

Rio Claro x Americana

19 de setembro - 20 horas

Venceslau x Americana

27 de setembro - 20 horas

Americana x Catanduva

1º de outubro - 20 horas

Americana x São José

5 de outubro - 18 horas

Americana x Santo André

9 de outubro - 20 horas

Ourinhos x Americana

2º turno

15 de outubro - 20 horas

São José x Americana

17 de outubro - 20 horas

Americana x Venceslau

29 de outubro - 20 horas

Americana x Rio Claro

1º de novembro - 20 horas

Catanduva x Americana

5 de novembro - 20 horas

Santo André x Americana

8 de novembro - 20 horas

Americana x Ourinhos

CBB abre inscrições para Copa Brasil Adulta Feminina

O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) abriu, nesta segunda-feira (dia 26), as inscrições para a realização da 1ª Copa Brasil Adulta Feminina de Clubes. As equipes interessadas têm até o dia 6 de setembro para confirmar sua inscrição. A Fase Regional da Copa Brasil será disputada de 1º de outubro a 10 de novembro.
De acordo com o regulamento da competição, as campeãs das cinco fases regionais e mais três equipes escolhidas por critério técnico se classificam para a Supercopa Brasil, de 26 a 30 de novembro.
"A Copa Brasil e a Supercopa femininas são projetos que já vinham sendo construídos desde a nossa primeira gestão. É com muita satisfação que conseguimos viabilizar esse importante projeto com o apoio da Eletrobras. Temos como objetivo que o basquete feminino cresça nos mesmos moldes do masculino. Esse projeto tem como finalidade abrir mais possibilidades para que os clubes invistam na modalidade feminina", disse Carlos Nunes, presidente da CBB.
Na Supercopa Brasil, a CBB será responsável por 12 passagens aéreas e hospedagem e alimentação para 12 pessoas, pagamento das taxas de arbitragem e estatísticos, além da premiação (troféus e medalhas) para as três primeiras colocadas. Já na Copa Brasil, a CBB arcará com as taxas de arbitragem e do representantes e a premiação (troféus e medalhas).
Copa Brasil – Fase Regional
Região Centro-Oeste
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins
Região Nordeste
Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe
Região Norte
Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima
Região Sudeste
Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Região Sul
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Supercopa Brasil
Data: 24 de novembro a 1º de dezembro
Chegada das delegações: 24 de novembro
Congresso Técnico: 25 de novembro
Competição: 26 a 30 de novembro
Retorno das delegações: 1º de dezembro

sábado, 24 de agosto de 2013

ADCF Unimed vence em duas categorias do Paulista

A Associação Desportiva dos Cooperados e Funcionários Unimed (ADCF Unimed), de Americana, conseguiu vitórias em jogos do Campeonato Paulista de Basquete Feminino das categorias de base. Neste sábado (24), no ginásio do Centro Cívico, o sub-15 derrotou São José dos Campos por 104 a 31 (parcial de 50 a 10).

Com 27 pontos, 5 assistências e 10 bolas recuperadas, Izabela foi o destaque da equipe da técnica Anne de Freitas Sabatini. Outras jogadoras com atuação bastante eficiente foram Juliana (17 pontos e 6 bolas recuperadas), Bia (15 pontos), Jaqueline (15 pontos) e Maria Paula (13 pontos). Foi a 13ª vitória das americanenses em 14 rodadas.

"Realizamos excelente jogo. A equipe vem se preparando para atingir seu pico no ano", disse Anne. Já garantida na fase final, a ADCF Unimed ainda fará duas partidas no Paulista Sub-15, ambas em setembro: contra o Divino Jundiaí, dia 3, no Centro Cívico, e contra o Colégio Hélios, dia 21, em São Paulo.

Na noite de sexta-feira (23), também no Centro Cívico, o sub-19 da ADCF Unimed venceu Taubaté por 92 a 31 (parcial de 53 a 15). Izabella Sangalli, com 25 pontos, 5 assistências e 5 faltas recebidas, foi o principal nome do jogo. Também se destacaram Maria Carolina (18 pontos e 11 rebotes), Maria Cláudia (14 pontos, 7 assistências e 6 bolas recuperadas), Carol (10 pontos, 5 bolas recuperadas e 5 assistências), Ana Borges (6 pontos e 7 bolas recuperadas) e Monique (8 pontos e 8 rebotes).

Em duas rodadas, a equipe da técnica Adriana Santos tem duas vitórias. Na segunda-feira (26), às 18h30, a ADCF Unimed  volta a jogar no Centro Cívico, desta vez contra São José dos Campos.

Basquete de Catanduva inicia preparação para Campeonato Paulista

Mauricio Ferreira

d582e651-fc7e-48f4-88b8-41d053317fe9

Depois de assinar contrato com o experiente treinador Antônio Carlos Barbosa no dia 30 de Junho, a equipe feminina de basquete catanduvense começou na manhã desta quinta-feira (22) a série de treinamentos para a disputa do Campeonato Paulista. Novas jogadoras foram contratadas nas ultimas semanas e reforçam o elenco catanduvense na volta aos campeonatos oficiais.

A data do início da competição que estava marcada para o dia 27 de Agosto foi cancelada. Em virtude do campeonato sul-americano e das jogadoras que defendem a seleção brasileira, o campeonato pode começar apenas no segundo fim de semana de Setembro. Atraso que segundo a armadora Natália Burian, pode ajudar a equipe catanduvense. “Sabemos que estamos atrasadas em relação às outras equipes. Então esse tempo a mais que ganhamos vai nos ajudar bastante a entrar no ritmo e ganhar entrosamento.”

O treinador Barbosa tem à sua disposição dez jogadoras no elenco. Atletas que já passaram pela seleção brasileira e até mesmo pelo time de Catanduva. Caso da pivô Silvinha e que Natália confessa já conhecer o estilo de jogo da amiga. “Já jogamos juntas em Catanduva e também na seleção. Então fica muito mais fácil de você se adaptar.”

Jogadoras de Catanduva:

Natália Burian, Silvinha Gustavo, Micaela Jacinto, Kelly Santos, Jucimara “Mamá”, Lilian Gonçalves, Helen, Isabela, Josana e Rayana.

Fonte: Notícia da Manhã

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Venceslau bate São Caetano e fica com título da A2

O Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau sagrou-se campeão Paulista Feminino da Série A-2 – 2013 ao derrotar o Santa Maria/São Caetano, nesta quinta-feira (22 de agosto), por 79 a 61 (40 a 31 no primeiro tempo), no segundo confronto da série melhor-de-três do playoff – final, disputado no ginásio do Colégio Ideal, na cidade de Presidente Venceslau (SP).

O time da casa esteve sempre no comando do marcador, conseguindo, no primeiro tempo, conter as tentativas de recuperação do representante de São Caetano do Sul. No segundo tempo, a agremiação de Presidente Venceslau subiu de produção e construiu uma vantagem mais confortável, garantindo o segundo resultado positivo nesta série decisiva.

As atletas mais efetivas da partida foram Ivana, 20 pontos, pelo time da casa, e Laís de Sousa, 23 pontos, em favor do visitante.

No primeiro confronto, o time comandado pelo técnico Flávio do Prado já havia vencido por 77 a 72, mesmo atuando fora de casa.

Vídeo: http://www.ifronteira.com/esporte-mais-esportes-51692

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Técnico paraibano é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

O basquete paraibano vem crescendo a cada ano, não só pelos expressivos resultados alcançados pelas seleções e equipes locais, mas também por conta do prestígio dado aos profissionais que atuam fora das quatro linhas.

Dessa vez, a novidade é a convocação do técnico Adriano Lucena para a Seleção Brasileira Feminina Sub-17.

As meninas do Brasil vão participar do Campeonato Sul-Americano na cidade de Latacunga, no Equador, e o início da fase de preparação com programação já está definida. Confira:

25/09 a 15/10 – Fase de treinamento (Santa Bárbara D’Oeste/SP)
16 a 20/10 – Torneio amistoso (A definir no Brasil ou fora)
21 a 27/10 – Campeonato Sulamericano (Latacunga/Equador)

Formado em Educação Física na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Adriano Lucena (foto) atualmente é professor de basquete do Colégio Motiva (JP), do Esporte Clube Cabo Branco e da Faculdade Maurício de Nassau e tem um currículo repleto de experiência e conquistas.

Destaque para os títulos conquistados na 1ª Divisão das Olimpíadas Colegiais do Brasil 2006, do Campeonato Brasileiro Feminino de Base Infanto-juvenil, grupo Nordeste, em 2007 e do Campeonato Brasileiro Feminino de Base juvenil, grupo Nordeste, em 2007 e 2008.

Ele ainda foi auxiliar técnico da Seleção Universitária Brasileira nos mundiais do Japão (1995) e Espanha (1999), além de trabalhar nas Seleções Brasileiras Sub-18 (2006), Sub-15 (2008) e Sub-16 (2009).

Sobre essa nova experiência, o técnico Adriano Lucena agradeceu a oportunidade.

- Estou muito feliz de voltar à seleção e sou muito grato a Deus por me proporcionar isso, e também aos meus atletas, pois os resultados obtidos através deles me colocam nessa posição - disse.

Fonte: Esportes PB

Belas do Esporte: Cris

Brasil x Porto Rico–Torneio Internacional de São Carlos

Sassá no Mundial Sub-19

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Barbosa começa treinos em Catanduva com Natalia, Silvia Gustavo, Micaela, Lilian, Kelly e Mamá

O Catanduva BC começa os trabalhos nesta quinta-feira (22 de agosto), às 17h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Anuar Pachá, na cidade de Catanduva (SP). O experiente Antônio Carlos Barbosa (foto), que foi o manager do Maranhão Basquete na última temporada da Liga de Basquete Feminino (LBF), será o treinador da equipe, que já realizou algumas contratações para a disputa do Campeonato Paulista Feminino – 2013.

Até agora, o elenco conta com as seguintes jogadoras: Natália Burian (armadora), Silvinha Gustavo (ala/pivô – ex-Ourinhos Basquete), Micaela Jacintho (pivô – ex-Santo André/Semasa), Kelly Santos (pivô – ex-Maranhão Basquete), Jucimara “Mamá” Dantas (pivô – ex-Americana) e Lílian Gonçalves (ala/armadora – ex-Aveiro/Portugal).

“O elenco é ótimo, o problema é o pouco tempo para treinamento e a limitação de jogadoras para a composição da equipe, pelo momento, quando o mercado fica sem outras opções. Mas, o mais importante é a volta do Catanduva”, relata Barbosa, ciente da responsabilidade que terá pela frente.

“É gratificante ser lembrado para o reinicio de um centro dos mais tradicionais. A responsabilidade é grande, não só pelo histórico de títulos, como também pelo sempre competente trabalho realizado pelo Edson Ferreto (técnico que comandou Catanduva por várias temporadas)”, acrescenta Barbosa.

Fonte: LBF

Quatro reforços chegam em Rio Claro e já treinam projetando a disputa no Paulistão

Matheus Pezzotti

Após anunciar a contratação de reforços para a disputa do Campeonato Paulista da primeira divisão, que tem início previsto para o dia 27 de agosto, na última quinta-feira (15), quatro atletas chegaram ao Asser/Seme Rio Claro e já realizaram o primeiro treino com o restante do time.

A pivô Lidiane Assis, que estava no Clube União Sportiva, de Portugal, disputou a Liga Nacional por Araçatuba e espera utilizar a experiência na Europa para ajudar a equipe.

“Fiquei oito meses em Portugal, lá tive mais tempo de quadra e posso passar para o time o que aprendi”, diz.

A lateral Renata Oliveira, conhecida como Renatinha, fez parte da seleção brasileira pré-convocada para as Olimpíadas de Londres, em 2012, e jogou a última Liga Nacional pelo Maranhão. Foi tricampeã Sul-Americana pelo Brasil, bicampeã Paulista e bicampeã Brasileira, e quer utilizar sua experiência no time.

“Achei interessante a proposta. Acredito no trabalho que está sendo feito. O time se reforçou muito bem. Não sou a mais velha, mas talvez a mais experiente e vou usar isso no time, principalmente para auxiliar as atletas mais novas, que estão começando agora”, afirma.

Além da disputa da primeira divisão do Paulista, a equipe rio-clarense pretende disputar a Liga Nacional, o que fez as atletas escolherem Rio Claro.

“O time está bem engajado no Paulista e na Liga Nacional, e a expectativa é a melhor possível para fazer bons campeonatos”, diz a pivô Leidilânia Ferreira.

Para a armadora Thaissa Frediani, o time é bastante promissor, e com os reforços tende a melhorar ainda mais.

“O time vai disputar campeonatos de alto nível e é jovem, bastante promissor. Já era bom e, com os reforços, tende a melhorar muito”, destaca.

A lateral norte-americana Ariassa Wilson, que jogava pelo time da Universidade de Simpson, na Califórnia, tem como principais características a competitividade e liderança, sendo capitã pelos times que passou, além de liderar nos rebotes, assistências e pontuação, sendo um dos grandes nomes do cenário universitário dos Estados Unidos.

A jogadora está providenciando a documentação para poder atuar no Brasil e deve chegar até o dia 20 deste mês.

Fonte: Jornal Cidade

Baiana disputa torneio com a Seleção Brasileira de basquete

Leandro Aragão e Ricardo Palmeira

ramona_z

Uma dos maiores destaques da nova geração do basquete feminino brasileiro é soteropolitana e tem 1,80 m. No último Mundial Sub-19 disputado na Lituânia, no fim do mês de julho, Isabela Ramona foi cestinha do torneio com uma média de 18,2 pontos por jogo.

Na volta pra casa, ao invés de se apresentar ao seu novo clube São José, a garota, de apenas 19 anos, foi direto integrar o grupo da seleção adulta. Com isso, tornou-se a segunda baiana na história a alcançar o feito.

Sob o comando do técnico Luis Augusto Zanon, a ala disputou os jogos do Torneio Internacional de São Carlos no último fim de semana em São Carlos, interior de São Paulo.

O Brasil venceu as seleções de Porto Rico e da Argentina, mas ficou com a segunda colocação, perdendo a final para o Canadá. "Aproveitei ao máximo a oportunidade e dei o meu melhor", disse Isabela.

Na última segunda-feira, Zanon convocou as jogadoras que vão disputar a Copa América. Mas na lista não constou o nome de Isabela.

"Dessa vez só convocaram as mais velhas", explicou. Mas ela avisa que seu objetivo agora é continuar treinando para se firmar na seleção e disputar as Olimpíadas do Rio em 2016.

Passos iniciais - Os primeiros arremessos de Isabela aconteceram na quadra do clube ASBAC, na Pituba, aos 11 anos, por pura diversão. Mas a grande virada para se tornar jogadora profissional aconteceu em 2006, quando ela e a mãe se mudaram para o Rio de Janeiro. Lá, a baiana entrou para o time do Fluminense e se tornou federada para disputar os campeonatos.

A rotina de treinos e jogos empolgou a garota. Em 2009, o Fluminense extinguiu o time e as jogadoras foram transferidas para a equipe da Mangueira. O novo time sacramentou de vez o desejo de Isabela de se tornar profissional. Aos 16 anos, começou a treinar entre as adultas e disputou a Liga de Basquete Feminina. Em 2011, ela trocou o Rio por São Paulo, e a Mangueira pelo Jundiaí.

A baiana chega no time do São José, do técnico Carlos Lima, como  um dos reforços para disputar o Campeonato Paulista Sub-19, que ainda não teve a data de início divulgada pela Federação Paulista.

Sair da Bahia foi fundamental para o sucesso de Isabela - Treinador de Isabela em Salvador, Gildásio Campos, quando soube da mudança da menina para o Rio de Janeiro, aprovou. Para ele, aquela era a única chance de o Brasil revelar outro grande talento no esporte.

"Falei para a mãe dela do potencial de Isabela e que, se ela quisesse futuro no esporte, teria mesmo que mudar. Na Bahia, faltava estrutura para revelar atletas de basquete", lembra.

Da declaração, veio a constatação:  não é a toa ser tão raro haver baianos na seleção. E o pior: é inviável que alguém  chegue lá morando no Estado. Os últimos baianos convocados, Israel (anos 80), Mingão (anos 90) e Rato (anos 90), deixaram a Bahia ainda na infância.

"É todo um contexto no qual a Bahia  está atrasada, até se comparada a outros estados do Nordeste. O Ceará tem  equipe na NBB. Na Bahia, não há interesse. Jogamos com ginásios sem pisos apropriados  e até sem demarcação. Sequer temos calendário de jogos. Assim como Isabela, temos perdido outras revelações. Hoje, no Rio, estão o Leonardo (na seleção carioca sub-17) e o Matheus, de 15 anos, um grande atleta em formação", disse.

Fonte: A Tarde

Controlar ansiedade é maior desafio de Venceslau em decisão no basquete

Gelson Netto

Na opinião do técnico Flávio Prado, controlar a ansiedade é o maior desafio da equipe adulta de basquete feminino de Presidente Venceslau, que pode conquistar o título do Campeonato Paulista da Série A-2 (Divisão Especial) deste ano, em casa, nessa quinta-feira (22), contra São Caetano do Sul. A segunda partida do play off decisivo ocorrerá às 20h, na quadra do Colégio Ideal, em Venceslau.

As meninas comandadas por Prado venceram fora de casa a primeira da série “melhor de três” partidas na última sexta-feira (16), em São Caetano do Sul, por 77 a 72. Se o time visitante ganhar o jogo dessa quinta-feira (22), uma terceira partida ocorrerá na sexta-feira (23), também às 20h, na quadra do Colégio Ideal, em Venceslau, para o desempate e a definição de quem levantará o troféu do título.

“A ansiedade é grande. A gente fica na expectativa de chegar a hora de decidir. Mas, ao mesmo tempo, temos de controlar isso para não atrapalhar. Com tranquilidade, precisamos manter a calma, a concentração e a inteligência. O emocional é o principal fator para uma decisão como esta. Precisamos ter a cabeça no lugar”, afirmou o treinador.

Segundo ele, o ambiente em Presidente Venceslau conspira a favor da equipe, mas é necessário ter cautela, principalmente diante das qualidades do time adversário.

“Todo dia a gente dá o recado. Precisamos nos manter concentrados. Ninguém perde nem ganha antes do jogo. O play off é um campeonato à parte e cada jogo representa uma decisão. É preciso ter inteligência para poder jogar. O nosso ambiente é muito bom, entre as jogadoras e a comissão técnica. O maior recado é no sentido de evitarmos o clima do ‘já ganhou’. A euforia é da torcida. Nós temos de estar fora disso e ter inteligência e controle emocional”, enfatizou.

Assim como venceu fora de casa na semana passada, Prado sabe que o time de São Caetano do Sul pode, da mesma forma, ganhar, mesmo em Venceslau.

O time está completo e Prado poderá contar com as 12 jogadoras do elenco, inclusive as duas atletas que integram as categorias de base e treinam com as adultas – Joyce da Hora, do sub-19, e Iara Fernanda, do sub-17. Os treinos diários preparatórios para a decisão tiveram forte intensidade entre o domingo (18) e a terça-feira (20). Nesta quarta-feira (21), as atividades já ficaram mais leves e, mesmo na quinta-feira (22), as meninas ainda treinarão arremessos no período da manhã.

O técnico atribui o sucesso do time de Presidente Venceslau ao apoio recebido da comunidade local. Segundo ele, isso ajuda a consolidar o nome da cidade como uma referência nacional no basquete feminino. Como exemplo, o treinador cita o desempenho da equipe sub-14, que conquistou o título estadual do Campeonato Escolar no domingo (18) e agora representará o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da categoria, no mês que vem, em Natal (RN).

“A cidade de Presidente Venceslau trabalhou para que pudéssemos chegar a este momento. Isso ajuda a consolidar Venceslau como uma escola de basquete no país. O esporte, aliado à educação e à saúde, insere os jovens na sociedade. É a valorização dos cidadãos. Todas as pessoas têm de ser valorizadas. Para a gente chegar a este momento, só com o trabalho coletivo. É a filosofia do respeito e da união”, reconheceu.

Fonte: iFronteira

Entrevista – Adrianinha (CBB)

DRICa_PERFIL Com 25 anos dedicados ao basquete, entre conquistas nas quadras nacionais e no exterior, a armadora da Seleção Brasileira Adriana Moysés Pinto, a Adrianinha, destacou sua felicidade ao voltar a defender a camisa verde-amarela. A armadora também falou do relacionamento e do entrosamento com as companheiras de equipe. De malas prontas para a disputa da Copa América do México, de 21 a 28 de setembro, Adrianinha, que tem no currículo quatro participações nos Jogos Olímpicos e quatro em Campeonatos Mundiais, frisa que vale tudo na busca de uma medalha.

Depois do anuncio da aposentadoria, feito nas Olimpíadas de Londres 2012, o que te motiva voltar a defender o Brasil?

Eu sinto dentro de mim que meu ciclo ainda não terminou. Sei que estamos entrando em um novo ciclo olímpico, com meninas novas e que possuem muito potencial. Então, meu objetivo agora é ajudar o meu país, não é só mais um desejo pessoal. Fazer algo pela seleção. Eu quero dar força, botar pra cima. Quero essa vaga e a medalha. Prometo fazer de tudo para levar esse time até o lugar mais longe que a gente puder.

Qual seu objetivo na Copa América?

A classificação para o Mundial. Vou me dedicar e treinar forte para entrar bem em quadra. Acho que o Brasil vem se colocando muito bem nos amistosos. Esse grupo tem bastante sintonia, acredito que é muito possível um resultado positivo no México.

Você já disputou a Copa América no Brasil, há quatro anos. O que mudou da Adrianinha dessa época pra hoje?

A idade primeiramente. Eu estou mais velha, o corpo da gente muda e o cuidado com o físico acaba sendo uma prioridade. Mas acredito que a cabeça leva vantagem de estar mais experiente e carregando mais sabedoria.

A passagem pelo basquete europeu trouxe alguma evolução ao seu estilo de jogar?

No Brasil sempre joguei apoiando jogadoras de alto nível, como Paula e Claudinha. Minha meta era passar a bola e deixar a atleta na melhor condição de jogo possível. Depois da passagem pelo exterior, mudei muito o meu estilo de jogar. Ganhei muita experiência e, principalmente, aprendi a pontuar.

 

Você teve a oportunidade de viajar bastante com a seleção. O que mais aprendeu nessa trajetória?

Eu aprendi a defender o meu país e saber que preciso representar da melhor forma possível a camisa que estou vestindo. Eu valorizo muito o meu lugar de origem. Nessas viagens aprendi também que temos duas famílias. A companhia das meninas e da comissão técnica também tem um peso na nossa vida.

Você tem algum ritual antes dos jogos?

Além de rezar não entro em quadra sem a minha faixa de cabelo. Me sinto uma guerreira quando a uso para jogar. Além de segurar o cabelo ela tem um valor especial pra mim.

Na Seleção Brasileira, quem é a sua grande companheira?

Durante muitos anos eu tive a Alessandra do meu lado. Agora eu estou muito apegada com a Karla. Somos da mesma geração, ela é uma pessoa que eu posso contar sempre. Quando cheguei na Ponte Preta (SP), há muitos anos, ela deixou eu morar com ela na república. Sou muito grata pela sua amizade e carinho que temos uma pela outra ao longo de todo esse tempo.

Um momento marcante com a seleção?

Sem dúvida a minha primeira Olimpíada, em Sidney (2000). Eu era novinha e vivi aquele momento radiante. Ganhamos uma medalha de bronze e muita experiência nas costas. Não participei muito, mas só de fazer parte daquele time valeu demais.

Você é uma das mais experientes deste grupo. Como você vê a renovação do time?

Estou vendo um time com cara e identidade. A gente tem a esperança de mudar sempre, então precisamos de paciência para que esse trabalho de longo prazo dê certo. O segredo é trabalhar muito para continuar crescendo.

Você virou uma referência no basquete em Recife. Como é a sua vida lá?

Em Recife eu uso meu tempo para me dedicar ao aprendizado e focar no que eu quero daqui pra frente. Estou acompanhando o trabalho de algumas seleções de base e estou ali com o clube. Isso vai me ajudar muito daqui pra frente.

Para quem você dedica suas conquistas?

Dedico à minha família, que sempre esteve ao meu lado e me apoiou. Dedico também aos meus amigos mais próximos que estiveram comigo em momentos bons e ruins da minha vida.

Você participou recentemente da ENTB, em Curitiba. Quais são seus planos para o futuro?

Eu quero ser treinadora. Eu não sabia disso até a um tempo atrás, mas em Recife eu descobri que gosto de ensinar. Quero fazer parte da vida de jovens atletas que possuem um sonho. Quero ajudar no crescimento profissional de crianças que amam o basquete, assim como eu. Maria Helena Cardoso e Heleninha foram dois exemplos maravilhosos de técnicas brasileiras. Então, quero seguir o meu coração porque sei que ensinando a gente aprende muito.

Unimed bate São José e conquista 17ª vitória no Paulista Sub-17

elissa_armadora_sub_17_adcf_unimed_2013_foto_carlos_zaramelo_jr_zara Em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Paulista Sub-17 de Basquete Feminino, a Associação Desportiva dos Cooperados e Funcionários Unimed (ADCF Unimed) atropelou São José dos Campos por 76 a 37 (parcial de 40 a 17 no primeiro tempo), na noite de terça-feira (20), no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico -, no Jardim da Colina, em Americana.

Foi a 17ª vitória em 17 rodadas da equipe comandada pela técnica Adriana Santos. Invictas e com 34 pontos, as meninas continuam na liderança absoluta. "Estou orgulhosa pela disposição e pelo comprometimento de cada uma das jogadoras. Vamos seguir trabalhando, pois esse é o caminho", disse Adriana.

A pivô Aline foi o destaque individual com 15 pontos, 13 rebotes, 7 bolas recuperadas e 6 faltas recebidas. Com 16 pontos cada, Patrícia e Marianne (4 faltas recebidas) foram as cestinhas. Também participaram do jogo pela ADCF Unimed: Elissa (10 pontos e 4 assistências), Wytalla (9 pontos), Gabi Santos (3 pontos, 11 rebotes e 5 bolas recuperadas), Thainá (3 pontos), Maria Paula (2 pontos), Izabela (2 pontos) e Beatriz (não pontuou).

O próximo jogo da ADCF Unimed pelo Paulista Sub-17 será contra Ourinhos, no dia 30 de setembro, às 18h30, em Americana.

Pelo Campeonato Paulista Sub-19, a ADCF Unimed enfrenta Taubaté na sexta-feira (23), a partir das 18h30, no ginásio do Centro Cívico.

Colégio Uniesp fica com título dos Escolares Paulista

Colégio Uniesp A equipe de Basquete Feminino do Colégio Uniesp, categoria mirim (14 anos), conquistou o título de campeã do Estado de São Paulo e garantiu uma vaga nos Jogos Escolares Brasileiros.

A campanha vitoriosa do Colégio Uniesp teve início na cidade de Águas de Lindóia onde aconteceu a disputa entre as escolas particulares no período de 13 a17 de agosto. O time venceslauense conquistou a medalha de ouro vencendo a equipe do Colégio Amorim, da cidade de São Paulo, pelo placar de 39 x 29.

A vaga foi garantida no dia 18 de agosto, na cidade de Jales, onde venceram a seletiva estadual contra o campeão das escolas públicas do estado, que foi representada pela cidade de São Manoel, pelo placar de 89 x 13.

Com esse importante resultado o Colégio Uniesp está credenciado a representar o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros que serão realizados na cidade de Natal – RN, no período de 05 a 14 de setembro.

A equipe é formada por: Anna Beatriz, Clarissa, Emily, Andreza, Ana Clara, Larissa Santos, Lívia, Thayná e Geovana. Técnica Christi Ane Hammerschmidt.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Os tortuosos caminhos de Zanon no início de mais um ciclo olímpico para o basquete feminino

9540257716_541ec2120f_o

Anunciado como técnico da seleção feminina há menos de cinco meses, Zanon teve o início de comando mais ousado entre os seus quatro antecessores (Paulo Bassul, Carlos Colinas, Enio Vecchi e Luiz Tarallo).

Com uma seleção bem nova, saiu pelo mundo a disputar (e perder) amistosos. Resultados absolutamente normais.

Li essa atitude inicial de Zanon como a tradução de duas convicções do treinador:

1- Não havia mais como manter grande parte do grupo que dominou as convocações para as últimas competições internacionais. Esse grupo estava esgotado tecnica e fisicamente e só com novos nomes e muito trabalho a seleção poderia (um dia) voltar a ser competitiva.

2 – Estava tudo errado com os critérios técnicos no basquete dos clubes daqui, a começar pela sua própria (ex-)equipe, Americana. Como uma atleta (exemplo: Fabiana Caetano) serviria à seleção se acabara de ser dispensada pelo clube? Ou como Leila Zabani merecia ser testada na seleção se recebia tão poucos minutos dele no clube? Ou por fim como as jogadoras recém-contratadas pela sua equipe (Joice e Êga) não faziam parte dos planos da seleção?

Realmente foi um começo repleto de significados, os quais só não enxergou quem não quis.

A ameaça de que os planos de Zanon dessem errado já no início sempre rondou. No Sul-Americano com Argentina jogando em casa, motivada e experiente, os riscos eram altos. O treinador foi corajoso e seguiu adiante. Conquistou o título mesmo com o time  jogando muito mal. Mas – parênteses-  pergunto: há quanto tempo a seleção mesmo “completíssima” não joga bem?

No Torneio de São Carlos, pareceu haver alguma evolução em relação ao Sul-Americano, mas a impressão persiste semelhante: há muito trabalho a ser feito. Zanon parece disposto ao trabalho, mas ele sozinho não resolve uma série de deficiências do nosso basquete. E mesmo que trabalhe muito e bem, os resultados são incertos. Quais os limites naturais desse grupo?

Acho que o maior mérito do treinador nessa primeira fase foi reconstruir Damiris, que parecia andar congelada depois de comer o pão que o diabo amassou desde que foi MVP do Mundial Sub-19. A coitada foi treinada por Tarallo na seleção (que teve a brilhante idéia de a transformar em ala durante uma Olimpíada) e depois encarou na sequência em clubes Ferretto e Barbosa. As últimas que sobreviveram a tamanho desafio foram Paula e Hortência há quase 40 anos.

Para a disputa da Copa América, as mudanças eram previsíveis. Alguém duvidava dos retornos de Érika e Adriana? Já chamada no início do processo, Nádia também não é surpresa.

Em outra ação repleta de significados, Zanon barrou Franciele, que vivia seis anos de seleção com qualidade tristemente decrescente.

Inteligentemente o treinador não quis se promover com a eterna polêmica Iziane. Comandou a questão com discrição e deu seu recado sem expor a atleta.

Nos dois nomes finais da nova lista, há primeiro: Karla. Apostava que ele a chamaria. O treinador é responsável direto pela reorganização do basquete da lateral. Sabe bem da capacidade e também das limitações dela. Em alguns momentos na trajetória de Londres 2012, Karla esteve muito bem, mas acabou sacrificada com a saída de Iziane e tentou assumir um papel que seus joelhos (literalmente) não permitem mais. Voltou das Olimpíadas sem condição de jogo.

Por fim, me perdoem a indelicadeza, mas a convocação de Chuca embaralha tudo o que eu disse acima e contradiz os sinais iniciais do treinador. Em má fase técnica e em condições físicas piores que a de Karla, a presença da lateral de Ourinhos mais confunde do que explica e faz o treinador repetir a mesma dupla de alas das últimas duas (e tristes) Olimpíadas.

É assim que começamos o novo ciclo olímpico.

Preparados?

Anne fica satisfeita com saldo do Festival de Inverno de Basquete

Karla premiando Coordenadora do Festival de Inverno de Basquete Feminino, a técnica Anne de Freitas Sabatini ficou satisfeita com o saldo do evento realizado pela Associação Desportiva dos Funcionários e Cooperados (ADCF) Unimed, sábado (17), no ginásio do Centro Cívico, com a participação de equipes de Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Osasco, Itatiba e Porto Feliz.  "A postura de todos foi a melhor possível. Os professores de cada equipe têm entendido bem a proposta de desenvolvimento das atletas", disse.

Anne Sabatini acrescentou que "nosso objetivo é ajudar o basquete feminino a crescer. Temos trabalho sólido há muito tempo em Americana. E agora, através dos festivais, estamos possibilitando que outras equipes se desenvolvam de maneira educativa e motivadora. Para quem não participa de competições oficiais, os festivais são ainda mais importantes, pois trata-se de oportunidade de colocar em prática o que é realizado nos treinamentos."

Uma das atrações do Festival de Inverno foi a presença da ala Karla Costa, da equipe adulta de Americana, que respondeu às perguntas das meninas, tirou fotos e participou do cerimonial de premiação - todas atletas receberam medalhas. A pivô Aline Moura e a técnica Adriana Santos, ambas da equipe sub-17 da ADCF Unimed, também participaram do evento no Centro Cívico.

O Festival de Inverno reuniu dezenas de meninas na faixa etária de 12 a 14 anos, que não disputam campeonatos nem da Federação Paulista de Basquete (FPB) nem da Associação Regional de Basquete (ARB). Jogadoras das categorias sub-17, 15 e 13 da ADCF Unimed atuaram na organização e arbitragem.

Nos jogos realizados no Festival, estes foram os resultados: Americana A 24x24 Santa Bárbara, Itatiba 16x16 Americana B, Santa Bárbara 19x14 Itatiba, Osasco 23x35 Americana A, Porto Feliz 36x12 Osasco e Americana A 13x23 Porto Feliz.

Ferreto vai dirigir América no Paulista Masculino da Divisão Especial

82515-315x246,96 Aos 60 anos, o técnico Edson Ferreto encara um novo desafio em sua vida profissional. Renomado no basquete feminino, onde coleciona títulos estaduais, brasileiro, sul-americano e do Mundial de Clubes, ele tenta agora fazer história no basquete masculino, comandando o América/Unirp/Rodobens/Smel/3M na disputa do Paulista da Divisão Especial, que dará duas vagas à elite estadual em 2014. “Já estive no próprio América no começo, em 1983. Depois também trabalhei em Presidente Prudente no masculino”, disse Ferreto.
No Rubro, espera por reforços para o clube alçar voos mais altos. “Quase vim no começo do ano, por ser uma ótima vitrine aqui. Vamos correr contra o tempo, buscar reforços e fazer um bom segundo semestre. É a oportunidade de explorar outro mercado”, comentou o treinador.
Ferreto, que rodou por Catanduva, Araçatuba, Jundiaí, Bauru, Santa Bárbara D’Oeste e Uberaba, comandou neste ano o time de Ourinhos na Liga de Basquete Feminino, mas fez uma campanha pífia, com oito derrotas em oito jogos e a eliminação nas quartas de final por Americana. Resultado, acabou demitido.
Estava em Marília como coordenador de um projeto que tinha Hortência como madrinha e trabalhava na formação de novos talentos. “Senti falta do ambiente de competições e dos treinos”, afirmou Ferreto, que trabalha no Rubro desde a semana passada. A Divisão Especial, que substitui o antigo A-2, será jogada por sete equipes. Além do América, Lins, Assis, São Caetano, Internacional de Santos, Espéria da Capital e Osasco estão confirmados.
Os times vão jogar entre si, em turno e returno, com o primeiro colocado se garantindo direto nos playoffs semifinais. As outras seis equipes fazem mata-mata em melhor de três jogos para apurar as outras três vagas. A tabela deve ser divulgada hoje.
Em quadra, o América perdeu o pivô Din, que exercerá a função de educador físico e largou o basquete. Ferreto faz suas ponderações sobre a diferença de trabalho. “A vantagem do feminino é a disciplina. No masculino, o rendimento é maior, a entrega é maior no treinamento e tem a diferença física, com contato maior”, destacou o treinador. “O basquete tem as mesmas regras e os sistemas são idênticos. Gosto de defesas fortes e de transição rápida”, emendou.

Fonte: Diário Web

Karla comemora retorno à seleção

 débora-karla-copa-américa-foto-zaramelo-jr

A comissão técnica da seleção brasileira de basquete feminino divulgou nesta segunda-feira (19) a relação das jogadoras convocadas para a Copa América, que será disputada em Xalapa, no México, entre 21 e 28 de setembro. Na lista, estão quatro jogadoras de Americana: as pivôs Clarissa Santos, 25 anos, e Damiris Dantas, 20; a armadora Débora Costa, 22; e a lateral Karla Costa, 34.  Elas se apresentam amanhã (20), em São Carlos, para início de treinamentos. Além das jogadoras, Americana também será representada pelo preparador físico Clóvis Roberto Rossi Haddad (Vita).

"Fiquei surpresa e muito feliz. Surpresa por ter sido uma das ´veteranas' convocadas e feliz porque enquanto estiver jogando sempre vou almejar estar na seleção brasileira. Vinha me preparando caso a oportunidade surgisse e agora é dar sequência ao trabalho", comentou a lateral Karla Costa, uma das "titias" da seleção ao lado da armadora Adrianinha e da lateral Chuca, todas de 34 anos. Clarissa, Damiris e Débora têm sido presenças constantes nas convocações.

A seleção brasileira treina em São Carlos até o dia 14 de setembro. Neste mesmo dia, a delegação embarca para Xalapa, no México. Entre os dias 15 e 20, haverá treinamentos e amistosos. A disputa da Copa América será de 21 a 28.

Zanon corta Franciele e Cacá e chama Érika, Adrianinha, Nádia, Karla e Chuca para Copa América

O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Luiz Augusto Zanon, convocou, nesta segunda-feira (dia 19), o grupo que irá defender o Brasil na Copa América do México, que será realizada de 21 a 28 de setembro. A competição classificará as três primeiras colocadas para a Copa do Mundo da Turquia, em 2014. A seleção se apresenta nesta terça-feira (20), às 19h de Brasília, no Hotel Anacã, em São Carlos, no interior de São Paulo.
As novidades da Seleção Brasileira são os retornos da armadora Adrianinha Moisés Pinto, da ala-armadora Karla Cristina da Costa, da ala Patrícia Ferreira, a Chuca, e das pivôs Érika de Souza e Nadia Gomes Colhado.
“A motivação é muito grande em defender o Brasil novamente, porque pra mim é sempre um orgulho jogar na seleção brasileira. Estou pronta para atender essa nova convocação e me sinto muito feliz de participar desse trabalho que está sendo feito pelo técnico Zanon. Ele é um treinador que conhece bem o basquete feminino, só tenho elogios ao trabalho que ele vem fazendo e vai ser uma experiência muito boa para mim. Vamos brigar por uma vaga e depois pelo título da Copa América”, afirmou a armadora Adrianinha.
O Brasil, atual campeão do Torneio, terá como adversários no grupo "B" a Argentina, Porto Rico, México e República Dominicana. O México, como equipe anfitriã, escolheu o Brasil como último adversário da primeira fase. No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela.
Copa América / Pré-Mundial do México
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze. A competição classificará três países para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.


Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade

Adriana Moisés Pinto – Armadora – 34 anos – 1,65m – Sport Recife (PE) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 25 anos – 1,84m – Unimed/Americana (SP) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Pivô – 20 anos – 1,90m – Unimed/ Americana (SP) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 21 anos – 1,64m – Unimed/Americana (SP) – SP
Érika Cristina de Souza – Pivô – 31 anos – 1,97m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 22 anos – 1,92m – São José/Colinas Shopping (SP) – SP
Fernanda da Costa Bibiano – Pivô – 27 anos – 1,90m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
Izabela Morais de Andrade – Ala – 26 anos – 1,81m – Sport Recife (PE) – SP
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 27 anos – 1,77m – Santo André/Semasa (SP) – SP
Joice dos Santos Coelho – Ala – 20 anos – 1,81m – Ourinhos Basquete (SP) – RJ
Karla Cristina Martins da Costa – Ala-armadora – 34 anos – 1,70m – Unimed/Americana (SP) – SP
Nadia Gomes Colhado – Pivô – 24 anos – 1,92m – Sport Recife (PE) – PR
Patrícia de Oliveira Ferreira – Ala-armadora – 34 anos – 1,79m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 22 anos – 1,72m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 21 anos – 1,71m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala-armadora – 22 anos - 1,80m – Sport Recife (PE) –SP

Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin e Paulo Henrque Mardegan
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clovis Roberto Rossi Haddad ‘Vita’
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Julio de Freitas G. Fachina
Médico: Rodrigo Araujo Goes dos Santos
Fisioterapeuras: Milena Gomes Perroni Challa e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha dos Santos Neves
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Programação
Apresentação
Data: 20 de agosto (terça-feira)
Horário: 19h
Concentração: Hotel Anacã
Endereço: Avenida.São Carlos, 2690 – Centro – São Carlos (SP).
Treinamento
Data: 21 de agosto a 14 de setembro
Local: Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho (Av. Getúlio Vargas, s/nº), São Carlos/SP.
- Copa América / Pré-Mundial
Local: Xalapa (México)
Data: 21 a 28 de setembro
Seleções Participantes
Grupo "A": Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela
Grupo "B":Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana

domingo, 18 de agosto de 2013

Zanon cita 'gosto amargo' com revés, mas observa seleção no rumo certo

O Brasil ficou em segundo lugar no Torneio Internacional Super 4 ao perder para o Canadá na decisão disputada em São Carlos. Apesar do revés, o técnico Luiz Zanon reconheceu que fica um gosto amargo por conta da derrota ter acontecido em casa. Mesmo assim, o treinador reconheceu que a entrega das atletas da seleção feminina de basquete mostrou que o trabalho de reformulação está no caminho certo.
 
- A derrota sempre deixa um gosto amargo, que a gente fica com o lado emocional abalado. Mas a nossa avaliação é positiva, principalmente pela superação das meninas nessa situação de jogar com uma equipe tão experiente como o Canadá, mas elas jogaram de igual para igual. A reformulação a nível de seleção brasileira já foi implantadada. É uma nova filosofia e uma nova situação. Temos que caminhar neste sentido para a Copa América - disse o comandante.
 
O treinador terá mais uma missão no comando da seleção. Nesta segunda-feira, Zanon divulga a lista de convocação das atletas que irão fazer parte do elenco que disputa a Copa América, que será entre 21 e 28 de setembro, na cidade mexicana de Xalapa.
 
- O grupo cresceu. Claro que necessita de peças importantes para dar uma sustentação. Nós da comissão técnica já conversamos. Talvez para a sequência, o momento mais difícil é agora, na Copa América, pois vamos tentar a vaga no Mundial para depois reformular o grupo para o ano que vem - completou.

Fonte: Globoesporte.com

Sport retorna da Argentina

O Sport desembarcou neste final de semana, no Recife (PE), após quatro amistosos realizados na semana passada, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Na bagagem, três vitórias – contra Velez, Estrellitas e Union Florida – e uma derrota para a Seleção Argentina. Mais do que os resultados, o Leão retornou à Ilha do Retiro com a certeza de que o trabalho de preparação para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) está seguindo o caminho certo. O time cresceu em quadra, mostrou potencial e vai entrar com tudo rumo ao bicampeonato nacional.
 
Na Argentina, todas as atletas puderam entrar em quadra. Até mesmo as pratas da casa e as do time sub-21, que também fizeram parte da delegação, entraram bem. “Tirando o jogo contra a Argentina, que não fomos bem por uma série de motivos como viagem e estreia da equipe após o título da Liga, em todos os demais atuamos de uma maneira bastante competitiva. A cada jogo a equipe apresentava um crescimento muito bom”, afirmou o técnico Roberto Dornelas.
 
Um dos pontos positivos foi o rápido entrosamento da ala Tati e da pivô Nádia Colhado com a base do time titular campeã da LBF, com Adriana, Palmira e Fran. As duas substituíram duas das principais atletas do Leão na temporada passada, a ala americana Alex e a pivô Érika, que está disputando a WNBA e está de contrato assinado para voltar à Ilha do Retiro em outubro.
 
Com o desempenho positivo na Argentina e a decisão final de não disputar o Campeonato Paulista, o técnico Roberto Dornelas, deve confirmar nos próximos dias uma excursão para os Estados Unidos ou para algum país europeu, além de amistosos contra equipes masculinas do próprio estado. A finalidade é enfrentar times cada vez mais fortes para que o time fique pronto para jogar contra qualquer clube do País.

Fonte:LBF

Canadá supera Brasil pelo torneio de São Carlos

A Seleção Brasileira Adulta Feminina foi superada pela equipe do Canadá na final do Torneio Internacional Adulto Feminino de São Carlos (SP). Neste domingo (dia 18), as brasileiras comandadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon fizeram uma boa apresentação, mas foram superadas por 56 a 53 (17 a 22 no primeiro tempo), no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, no interior paulista. Arbitraram a partida Marcos Benito (SP), Fábio Kover (SP) e Andréia Silva (SP).

“Achei muito positiva a maneira e o comportamento das meninas hoje dentro de quadra. Todas elas tiveram uma boa postura e tiveram atitude no decorrer do jogo. Isso soma muito na nossa trajetória e nos anima bastante. Elas resgataram uma autoestima que foi muito importante dentro desse jogo. A partida foi de igual para igual, mas sei que ainda temos uma longa caminhada pela frente”, analisou o técnico, que nesta segunda-feira (19) fará a convocação para a Copa América do México.

A armadora Débora Costa com 12 pontos, dois rebotes e uma assistências foi a principal pontuadora da equipe nacional. Outros destaques do Brasil foram a ala Patrícia Ribeiro (11 pontos, dois rebotes e duas assistências), a pivô Clarissa Santos (oito pontos, 13 rebotes e duas assistências) e a pivô Damiris Dantas (oito pontos, três rebotes e uma recuperação de bola). A cestinha da partida foi a canadense Justine Colley, com 22 pontos.

“Esses amistosos foram uma grande preparação para o nosso time. O jogo deste domingo foi muito acirrado, mas soubemos nos colocar de igual para igual. Estamos com uma equipe muito jovem, mas que está apresentando um bom trabalho. Acredito que estamos no caminho certo. Precisamos melhorar alguns pontos, trabalhar a defesa e manter o grupo com essa sintonia que temos hoje”, explicou a armadora Débora Costa.

“Apesar da derrota foi um jogo muito consistente. Tivemos pequenos erros e quem errou menos levou a vitória. Estamos crescendo e fazendo um bom trabalho. Agora é daqui pra frente pensar em consertar os erros e trabalhar forte para fazer um bom trabalho na Copa América”, disse a pivô Clarissa.

O evento contou com a presença do secretário de Esportes de São Carlos, José Fernando Favoretto.

“Foi um grande prazer receber a Seleção Brasileira dentro na nossa cidade. É sempre muito gratificante realizar esses eventos internacionais, pois ajuda na divulgação da modalidade. Quero parabenizar o time do técnico Zanon por esse novo ciclo que estão vivendo hoje. Estamos juntos nessa luta para apresentar um ótimo trabalho nos Jogos Olímpicos de 2016”, destacou o secretário.

Na preliminar, a Argentina ficou com o terceiro lugar do torneio após vencer Porto Rico por 82 a 67 (40 a 31).

BRASIL (10 + 12 + 15 + 16 = 53)

5.Debora Costa (12pts, 2 rebotes, 1 assist), 7.Patricia Ribeiro (11pts, 2 reb., 2 assist.), 8.Taina Paixão (4pts, 4 rebotes, 3 assist. e 3 rec. de bola), 11.Clarissa Santos (8pts, 13 rebotes, 2 assistências e 2 rec. de bola) e 12. Damiris Amaral (8pts, 3 rebotes e 1 rec de bola). Entraram. 4. Joice Coelho (1 assist. e 1 rec. de bola), 10.Vanessa Gonçalves (4pts, e 2 rec. de bola), 13.Fabiana Souza (6pts e 4 rebotes), 14.Isabela Ramona (9pts). Não entraram: 4.Carina Martins e 9.Izabella Sangalli 15.Fernando Bibiano. Técnico: Luiz Augusto Zanon

sábado, 17 de agosto de 2013

Brasil derrota Argentina e segue invicto no torneio de São Carlos

img
 
A Seleção Brasileira Adulta Feminina venceu mais uma partida e segue invicto no Torneio Internacional de São Carlos (SP), que está sendo disputado no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, no interior paulista. Neste sábado (dia 17), em uma apresentação fantástica da equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon, as brasileiras venceram a Argentina por 76 a 66 (46 a 30 no primeiro tempo). Arbitraram a partida Marcos Benito (SP), Jonas Pereira (SP) e Juliana Roveri (SP). O presidente da CBB, Carlos Nunes, acompanhou de perto a conquista da Seleção Feminina em São Carlos.

"Foi uma vitória muito importante. Tivemos um jogo com bastante intensidade e muita qualidade, principalmente no primeiro tempo. Soubemos escolher as melhores bolas ofensivamente e marcando muito forte defensivamente. Chegamos abrir 26 pontos de vantagem [63 a 37], mas acredito que no rodízio das jogadoras deu uma caída no rendimento. As meninas começaram a ficar inseguras e devido a qualidade da Argentina encostaram, mas estivemos no domínio do jogo durante toda a partida. Foi uma grande parte com o resultado melhor ainda", analisou o técnico.

A cestinha do jogo foi a armadora Débora Costa com 19 pontos, um rebote, três assistências e uma recuperação de bola. Outros destaques da equipe brasileira foram a pivô Damiris Dantas que cravou um Duplo-Duplo (17 pontos e 14 rebotes), a pivô Clarissa Santos (15 pontos, cinco rebotes e três assistências) e a armadora Tainá Paixão (11 pontos e três rebotes).

"Entramos bem na partida, trabalhando forte no ataque ofensivo e com bom aproveitamento. O jogo foi encaixando e sobrando bola pra todas nós, e automaticamente a defesa foi convincente. Estamos bem treinadas e conseguimos colocar em prática tudo que sabíamos. A expectativa agora é grande para o confronto contra o Canadá. Conhecemos elas, pois já nos enfrentamos duas vezes esse ano. Vamos com muita vontade pra esse jogo, pois não queremos perder dentro de casa. Potencial para isso sabemos que a gente tem", afirmou Débora, cestinha da partida.

Na preliminar, o Canadá venceu Porto Rico por 69 a 54 (35 a 26). No domingo (18), as brasileiras encerram sua participação no torneio diante do Canadá, às 13h, com transmissão ao vivo do SPORTV.

"Amanhã teremos um jogo dificílimo, porque as canadenses são muito bem fisicamente e possuem um sistema muito definido. E a gente tem que tentar quebrar essas situações. Vamos mostrar vídeos dos jogos para as meninas e na interpretação do vídeo e algumas variações táticas vamos tentar surpreende-los", disse Zanon.


BRASIL (23 + 23 + 23 + 7 = 76)

5.Debora Costa (19pts, 1 rebotes, 3 assist. e 1 rec. de bola), 7.Patricia Ribeiro (3pts, 3 reb., 2 assist. e 1 rec. de bola), 8.Taina Paixão (11pts, 3 rebotes, 1 assist. e 2 rec. de bola), 11.Clarissa Santos (15pts, 5 rebotes, 3 assistências e 1 rec. de bola) e 12. Damiris Amaral (17pts, 14 rebotes e 1 assistência). Entraram: 4. Joice Coelho (2pts e 1 rec. de bola), 6.Carina Martins (2 rebotes, 2 assistências e 1 rec. de bola), 9. Izabella Sangalli (2pts e 1 rebote), 10.Vanessa Gonçalves (2pts, 1 assist. e 1 rec. de bola), 13.Fabiana Souza (2pts e 4 rebotes), 14.Isabela Ramona (3pts, 1 reb., 2 assist. e 2 rec. de bola) e 15.Maria Carolina Oliveira (0). Técnico: Luiz Augusto Zanon

ARGENTINA (13 + 17 + 17 +19 = 66)

4.Macarena Rosset (9pts), 8.Andrea Boquete (8pts), 9.Nadia Flores (3pts), 14.Erica Sanches (3pts) e 15.Gisella Veja (4pts). Entraram: 5.Debora Gonzalez (2pts), 6.Paula Reggiardo (7pts), 7. Celia Fiorotto (0), 10.Agostina Burani (2pts), 11.Melisa Gretter (14pts), 12.Ornella Santana (11pts) e 13.Natasha Perez (3pts). Técnico: Cristian Alberto Santander.

Venceslau vence primeira na decisão da A2

O Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT- Presidente Venceslau (foto) saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 – 2013 ao derrotar o Santa Maria/São Caetano, na noite de sexta-feira (16 de agosto), por 77 a 72, em partida realizada no ginásio Municipal Armando Lima e Silva Corujeira, na cidade de São Caetano do Sul (SP).

O segundo confronto, que pode ser o decisivo, ocorre na quinta-feira (22 de agosto), às 20h00 (de Brasília), no ginásio do Colégio Ideal, em Presidente Venceslau (SP). Um novo resultado positivo garante ao time comandado pelo técnico Flávio do Prado, o título da competição.

O terceiro confronto, se necessário, será jogado na sexta-feira (23 de agosto), às 20h00 (de Brasília), também em Presidente Venceslau (SP).

Sport Recife retorna ao Brasil após jornada de 4 jogos na Argentina

Neste sábado o time de basquete feminino do Sport retorna a capital pernambucana com saldo positivo de sua primeira excursão ao exterior.



Foram 3 vitórias (a ultima por 104 x 24, em um jogo de apresentação para crianças na cidade de Berisso) e uma derrota na estréia para a seleção da casa.



Agora o time volta aos treinos em Recife, onde provavelmente cederá de 2 a 5 jogadoras para a seleção brasileira que disputará a Copa América no México, com cobertura in loco deste Blog.

Após esta competição, o time receberá o reforço das pivôs Erika e Sandora, visando o bi campeonato nacional.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Torneio Internacional de São Carlos

9527798646_fc6da183b8_o

A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreou com vitória no Torneio Internacional de São Carlos (SP), que está sendo disputado no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho. Nesta sexta-feira (dia 16), a jovem equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon brilhou ao derrotar Porto Rico por 80 a 54 (30 a 22 no primeiro tempo). A arbitragem foi de Fábio Kover (SP), Jonas Pereira (SP) e Juliana Pereira (SP).

"Foi muito boa essa estreia em São Carlos, minha cidade natal. Gostei muito do comportamento das meninas. Trabalhamos forte na defesa, não esperando tanto do ataque e conseguimos fazer 80 pontos. Marcamos e fizemos o time trabalhar dentro de um revezamento para entrar todas as jogadoras. As novas que vieram da Seleção Sub-19 suportaram muito bem esse pouco período de trabalho, e mostraram que entenderam muito bem a filosofia. E é isso que precisamos para o processo que ainda temos pela frente", analisou Zanon.

"O jogo de hoje serviu para nos motivar a continuar esse processo de uma nova ideia para uma nova equipe. E isso que foi o mais importante hoje [sexta]", completou o técnico.

A cestinha do jogo foi a pivô Damiris Dantas que cravou um Duplo-Duplo (20 pontos e 10 rebotes). A ala Patrícia Ribeiro (16 pontos e quatro rebotes) e a pivô Clarissa Santos, que também anotou um Duplo-Duplo (13 pontos e 10 rebotes), foram outros destaques da equipe nacional. Michelle Pacheco com 17 pontos foi a principal pontuadora de Porto Rico.

"Entramos muito bem e focadas. Já conhecemos o jogo de Porto Rico e conseguimos anular elas em alguns momentos importantes e fazer um bom ataque, conseguindo a vitória. Fico feliz em mais uma vez alcançar um Duplo-Duplo, pois é para isso que estamos trabalhando", disse a pivô e cestinha da partida, Damiris Dantas.

Neste sábado (17), será a vez das brasileiras enfrentarem a Argentina, a partir das 18h de Brasília. E, no domingo (18), a equipe encerra sua participação no torneio diante do Canadá, às 13h, com transmissão ao vivo do SPORTV.

Na preliminar, o Canadá superou a da Argentina por 65 a 55 (37 a 29). Confira mais sobre essa disputa clique aqui.

BRASIL (20 + 10 + 29 + 21 = 80)
5.Debora Costa (5pts, 2 rebotes, 5 assist. e 1 rec. de bola), 7.Patricia Ribeiro (16pts, 4 reb. e 2 rec. de bola), 8.Taina Paixão (9pts, 1 rebote e 2 assistências), 11. Clarissa Santos (13pts, 10 rebotes, 2 assistências e 1 rec. de bola) e 12. Damiris Amaral (20pts, 10 rebotes e 1 assistência). Entraram: 4. Joice Coelho (0), 6. Carina Martins (2pts e 1 assistência), 9.Maria Carolina Oliveira (1 reb. e 1 assistência), 10.Vanessa Gonçalves (2pts), 13.Fabiana Souza (2pts, 1 reb. 1 assist. e 1 rec. de bola), 14.Isabela Ramona (8pts, 1 reb., 1 assist. e 1 rec. de bola) e 15.Fernanda Bibiano (3pts e 4 rebotes). Técnico: Luiz Augusto Zanon.

PORTO RICO (9 + 13 + 26 + 6 = 54)
6.Jazmine Sepulveda (15pts), 8.Carla Cortijo (2pts), 11.Sandra Garcia (10pts), 12.Angiely Morales (3pts) e 14.Mari Placido (2pts). Entraram: 4.Allison Gibson (4pts), 5.Ashley Prim (0), 7.Angelica Bermudez (0), 9.Michelle Pacheco (17pts), 10.Paola Crespa (0), 13.Carrie Ojeda (0) e 15.Kristina Rosario (1pt). Técnico: Omar Gonzalez.

Confira a Estatística Brasil x Porto Rico .

Paola Ferrari chega em Americana e começa a treinar na 2ª feira

paola_ferrari_ricardo_molina_foto_aline_frizollo_adcf_unimedPrincipal reforço para o time do técnico francês Virgil Lopéz para a temporada 2013/2014, a lateral paraguaia Paola Ferrari chegou nesta sexta-feira (16) em Americana. Ela foi recepcionada por Ricardo Molina Dias, presidente da Associação Desportiva dos Funcionários e Cooperados (ADCF) Unimed, clube gestor do basquete feminino de Americana.

Cestinha do último Campeonato Sul-Americano com 115 pontos em cinco jogos, Paola Ferrari começa a treinar na próxima segunda-feira (19), no ginásio do Centro Cívico, visando o Campeonato Paulista, que tem abertura prevista para o dia 27 deste mês. A jogadora mais uma vez mostrou-se feliz pelo acerto com Americana.

"Americana tentou me contratar em outras oportunidades, mas não deu certo porque eu estava jogando na Europa. Agora, conseguimos viabilizar minha vinda ao Brasil e estou muito feliz. É a primeira vez que vou jogar no basquete brasileiro e será um grande desafio após vários anos no basquete europeu", disse Paola Ferrari.

"A contratação da Paola é um sonho antigo, que agora se torna realidade. É uma jogadora dinâmica, de estilo agressivo, que chuta muito bem. Nenhuma dúvida de que será importante para as competições que vamos disputar. Com certeza, a torcida de Americana vai vibrar muito com a Paola", falou Molina.

Presidente da LBF diz ver com bons olhos criação da AAPB

O presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF), Márcio Cattaruzzi, ‘vê com bons olhos’ a criação da Associação de Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil (AAPB). A entidade foi oficializada na tarde de quinta-feira (15 de agosto), em São Paulo (SP), durante entrevista coletiva que contou com as presenças do atleta Guilherme Giovannoni (presidente), do ex-atleta Douglas Viegas (diretor executivo) e do advogado Filipe Orsolini de Souza.

“Quero parabenizar os atletas pela oficialização da AAPB e salientar que a Liga de Basquete Feminino (LBF) está de portas abertas para salutares conversas, que certamente resultarão em ideias e, posteriormente, em ações de melhorias para o basquetebol brasileiro de uma forma geral. Cumprimento o atleta Guilherme Giovannoni, presidente da entidade, pela iniciativa e desejo sucesso a todos os demais integrantes da associação”, comenta Márcio.

“Estou ciente que a AAPB não está focada apenas no naipe masculino e abrangerá também o feminino, por isso, reiteramos nosso apoio a esta entidade”, finaliza Cattaruzzi.

Sport Recife finaliza sua excursão com vitória sobre o Vélez Sarsfield

SPORT RECIFE (Campeão Brasileiro 2012/2013)  89 x 62 Vélez Sarsfield (Campeão Argentino)

"Grande vitoria sobre o Campeao argentino, o Velez Sarsfield, por 89 x 62, com uma grande apresentacao de todas as jogadoras da equipe !!! Saldo extremamente positivo"

Palavras do técnico Roberto Dornellas em seu facebook



Festival de basquete movimenta meninas no Centro Cívico

Dezenas de meninas na faixa etária de 12 a 14 anos participam sábado (17), no ginásio do Centro Cívico, do festival de basquete da ADCF Unimed. A maioria delas é integrante do projeto mantido pela cooperativa médica. Haverá também equipes convidadas de outras cidades. A movimentação será das 8 horas até ao meio-dia.

De acordo com a técnica Anne de Freitas Sabatini, participam do festival apenas jogadoras que nunca disputaram competições oficiais da Federação Paulista de Basquete (FPB) e da Associação Regional de Basquete (ARB). A arbitragem dos jogos fica por conta de atletas das equipes sub-15 e sub-17 da Unimed. "O festival é uma forma de desenvolver e amadurecer as meninas", salientou Anne.

Ainda segundo a coordenadora do festival, 12 atletas por equipes receberão medalhas de participação. Além das equipes da Unimed, o evento reunirá times de Santa Bárbara d´Oeste, Itatiba, Porto Feliz e Osasco.

Sub-17

A ADCF Unimed conquistou a 16ª vitória em 16 jogos no Campeonato Paulista Sub-17 ao bater Votorantim por 98 a 22 (parcial de 57 a 10 no primeiro tempo), na noite de quarta-feira (14), em Votorantim. Gabi Santos, com 29 pontos, foi a cestinha. Também jogaram e pontuaram: Maria Paula (8), Patrícia (6), Izabela (11), Monique (9), Beatriz (2), Elissa (9), Aline (5), Marianne (11) e Thainá (8).

A equipe da técnica Adriana Santos volta à quadra na terça-feira (20) para enfrentar São José dos Campos, a partir das 18h30, no ginásio do Centro Cívico, no Jardim da Colina, em Americana.