quarta-feira, 29 de maio de 2013

Com Fernanda Bibiano e Leila Zabani, Zanon define grupo para Sul-Americano

20130529_266060_Brasil_Fem_gde

O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Luiz Augusto Zanon, convocou, nesta quarta-feira (29), o grupo que irá defender o Brasil no 33º Campeonato Sul-Americano na Argentina, de 23 a 27 de julho. A competição classificará as três primeiras colocadas para a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro. A seleção se apresenta no dia 9 de junho, em São Carlos, no interior de São Paulo. Antes do embarque para a Argentina, o time disputará seis jogos no Torneio Internacional da China contra as seleções do Canadá, Porto Rico e as anfitriãs.
"A ideia principal com essa equipe é continuar o trabalho iniciado, agora aplicando em uma competição oficial. A minha expectativa é sempre vencer. Vamos em busca do título, mas sabemos da filosofia de ser um grupo novo. Queremos resgatar o basquete brasileiro feminino com trabalho. Faremos amistosos na China para realizarmos novos testes e chegarmos prontos na Argentina para as disputas do Sul-Americano", analisou o técnico Zanon.
A partir de agora o técnico se dedicará exclusivamente à seleção feminina de basquete nesta temporada.
"Deixei o comando de Americana porque não dá para conciliar as duas coisas. Neste momento teremos a necessidade de uma grande dedicação minha à seleção, pois teremos muitos campeonatos e quero fazer esse trabalho com excelência e desenvolver novos projetos. Gostaria de agradecer a diretoria de Americana pelo apoio e trabalho vitorioso que tive a oportunidade de desenvolver neste clube que tanto faz pelo basquete feminino", disse Zanon.
Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade

Ariani Sousa Silva - armadora - 23 anos - 1,70m - Ourinhos Basquete (SP)- SP
Carina dos Santos Martins - ala - 21 anos - 1,77m - São José/ Shopping Colinas (SP) - SP
Clarissa Cristina dos Santos - pivô - 25 anos - 1,84m - ADCF Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas do Amaral - pivô - 20 anos - 1,90m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Débora Fernandes da Costa - armadora - 21 anos - 1,64m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Fabiana Caetano de Souza - pivô - 22 anos - 1,92m - São José/ Shopping Colinas (SP) - SP
Fernanda da Costa Bibiano - pivô - 27 anos - 1,90m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Franciele Aparecida do Nascimento - pivô - 25 anos - 1,88m - Sport Club Recife (PE) - PR
Izabela Morais de Andrade - ala - 26 anos - 1,81m - Sport Club Recife (PE) - SP
Jaqueline de Paula Silvestre - ala - 27 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Joice dos Santos Coelho - ala - 20 anos - 1,81m - Ourinhos Basquete (SP) - RJ
Leila Zabani - ala - 22 anos - 1,81m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Patrícia Teixeira Ribeiro - ala - 22 anos - 1,72m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Tainá Mayara da Paixão - armadora - 21 anos - 1,71m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Tatiane Pacheco Nascimento - ala - 22 anos - 1,80m - Sport Club Recife (PE) - SP
Média de idade: 22,9 anos
Média de altura: 1,80m
Comissão Técnica
Diretor Técnico: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad "Vita"
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Fachina
Médico: Rodrigo Araujo Goes
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Jailma Neves
Programação
Treinamentos

Local: Ginásio de Esportes Milton Olaio Silva
Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/nº - São Carlos (SP)
Período: 10 de junho a 1º de julho
Torneio Internacional da China
Participantes: China, Canadá e Porto Rico
Período: 1º a 14 de julho
Campeonato Sul-Americano
Local: Mendoza (Argentina)
Período: 17 a 29 de junho

Além de Zanon, Americana deve perder também armadora Babi

Dois meses depois de anunciar a renovação com o time feminino de basquete do Unimed, o técnico Luiz Augusto Zanon pode estar com os dias contados na equipe de Americana. Ontem, ele confirmou para o TodoDia que sua saída é bem provável, mas que ainda há acertos a fazer na cidade antes que isso ocorra. O técnico do Unimed e da Seleção Brasileira não explicou os motivos para ter mudado de ideia sobre o acúmulo do trabalho na Seleção e em Americana.

“É bem provável que eu vá sair. Tenho algumas coisas para acertar em Americana antes de ir embora, mas é bem provável que isso ocorra. Minha intenção é focar o trabalho na Seleção”, afirmou Zanon.

Dia 28 de março, Zanon, além da renovação para a temporada 2013/2014, anunciou também que iria assumir simultaneamente a Seleção Brasileira feminina visando os Jogos Olímpicos de 2016.

O presidente do Unimed, Ricardo Molina Dias, foi procurado, ontem, para comentar o caso. A reportagem foi informada que ele estava fora, e que iria retornar a ligação mais tarde, o que não aconteceu.

Zanon tem um currículo vencedor na Unimed, já que de 13 campeonatos disputados como técnico, levou 11 canecos. Foram 55 jogos, com 50 vitórias.

A primeira competição da temporada 2013/14 será a 22ª edição dos Jabs (Jogos Abertos Brasileiros), que acontece em Criciúma (SC). O torneio começa hoje e vai até o dia 4 de junho.

CONVOCAÇÃO

Amanhã, Zanon convoca a Seleção que irá defender o Brasil no Campeonato Sul-Americano da Argentina, de 23 a 27 de julho. As três primeiras colocadas conquistam vaga para a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro.

Não deve ocorrer a segunda fase de treinos da Seleção Brasileira em Americana, como a realizada este mês e que culminou com amistosos do selecionado nos Estados Unidos. Segundo a Secretaria de Esportes, os treinos da Seleção estavam previstos para agosto, quando todos os ginásios estariam sendo utilizados por equipes de competição da cidade que se preparam para os Jogos Abertos.

SONDAGEM

A armadora Babi, de Americana, pode jogar por São José na temporada 2013/14. A direção do time do Vale do Paraíba disse que teve um início de conversa com a atleta revelada pela Unimed/Americana e que chegou à Seleção Brasileira.

Babi, 27, é americanense, faz parte do elenco de Americana e há vários anos conduz a equipe em quadra, onde faturou vários títulos, entre eles Estaduais, Liga Nacional e Sul-Americano de Clubes. Pela seleção, foi campeã do Pré-Olímpico em 2011 e medalha de bronze no Pan-Americano do México, também em 2011.

Fonte: Todo Dia

terça-feira, 28 de maio de 2013

Fora de Americana, Zanon convoca seleção amanhã

O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Luiz Augusto Zanon, esteve na sede da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), nesta terça-feira (dia 28), para reunião técnica de avaliação da primeira fase de preparação da equipe nacional. Zanon se reuniu com o Diretor Técnico da entidade, Vanderlei Mazzuchini Jr, e depois conversou com o presidente Carlos Nunes.
"Estou hoje na CBB para trazer um retorno dessa primeira proposta de valorização de um grupo novo. Avaliamos a forma que as jogadoras devem evoluir tanto no lado técnico, tático e físico. Uma proposta de manter um grupo que pode evoluir muito. A avaliação foi muito positiva se nos basearmos em todas as variáveis, que viajamos com pouco tempo de preparação e encontramos equipes praticamente prontas para o início de temporada. As atletas têm como crescer como um todo. Acredito bastante nesse grupo", analisou o técnico Zanon.
"Vamos manter a renovação desse grupo. O Zanon nos passou que as meninas desenvolveram muito rápido de um jogo para o outro nos amistosos, e que elas podem ainda evoluir muito. Nós manteremos a aposta nestas atletas. Todos sabem que teremos que ter um pouco de paciência. Mas mesclando um pouco a equipe, com peças mais experientes, poderemos formar um grupo convincente com uma filosofia que quando a seleção brasileira entrar em quadra todos saberão o que vão ver. Nós, da CBB, daremos todo apoio e apostamos no trabalho do técnico para formar uma equipe. O feedback foi bastante positivo", comentou Vanderlei.
Nesta quarta-feira (29), o comandante brasileiro fará a convocação da seleção que irá defender o Brasil no 33º Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, que classificará as três primeiras colocadas para a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro.
"Devemos usar a base da equipe convocada para a primeira fase. Nosso objetivo é fortalecer esse grupo com uma competição oficial, que é o Sul-Americano. Temos que acreditar que esse trabalho possa construir uma equipe e formar um alicerce para futuras seleções", finalizou Zanon.

Fonte: CBB

Saída de Americana

Hoje foi confirmado ainda o boato de que Zanon não seguirá como técnico da equipe de Americana. O assistente Virgil Lopez, marido de Adriana Santos, deve assumir a equipe.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Magic Paula é indicada para o Hall da Fama da FIBA

2013-FIBA-Hall-of-Fame-Clas Magic Paula foi incluída na classe de 2013 do Hall da Fama da FIBA.

A cerimônia será no próximo dia 19 de junho, em Genebra, uma semana após uma das maiores conquistas da brasileira (o Mundial da Austrália de 1994) completar 19 anos.

Ao lado de Paula, também entrarão no Hall feras como David Robinson (que aparece ao lado de Paula no release oficial da FIBA em foto reproduzida acima), a americana Teresa Edwards e o australiano Andrew Gaze.

O Hall da Fama da FIBA iniciou suas seleções em 2007, quando incluiu Hortência, Kanela e Amaury. Em 2010 foi a vez de Oscar.

Venceslau vence São José no Sub-15 e Sub-17

As equipes sub 15 e sub 17 Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert-Pres. Venceslau venceram São José dos Campos nesta sexta-feira, dia 24/05, pelo Campeonato Paulista de Basquetebol.

A equipe sub 15 venceu pelo placar de 68 x 55. As cestinhas da partida foram as armadoras Clarissa e Anna Beatriz, com 24 e 16 pontos marcados, respectivamente.

Jogaram e pontuaram: Gabriela Gionco (02), Clarissa (24), Andressa, Maria Eduarda (11) Acza, Thayná, Anna Beatriz (16), Taciane (11), Emily (01), Sthefanny (02), Larissa (01) e Hellen.

O sub 17 também conquistou uma importante vitória pelo placar de 55 x 40. Com destaques para a ala Nycole que marcou 14 pontos, e as pivôs Camila e Yara com 13 pontos cada.

Jogaram e pontuaram: Larissa Carneiro (02), Camila (13), Gabriela Chizzolini (02), Maria Eduarda, Clarissa (09), Taciane (02), Gabriela Gionco, Nycole (14), Yara (13) e Bruna. As equipes são comandadas pela técnica Christi Ane Hammerschmidt.

JOGOS DA JUVENTUDE

A equipe de Pres. Venceslau de basquete feminino disputou a Fase Regional dos Jogos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer do Estado de São Paulo na cidade de Pres. Prudente e garantiu a classificação para a Final Estadual que acontecerá no mês de setembro na cidade de Itatiba-SP.

As partidas da fase regional foram contra a cidade de Adamantina no dia 23/05 e a vitória foi pelo placar de 112 x 19 e no domingo, dia 26/05 Pres. Venceslau venceu Pres. Prudente pelo placar de 100 x 27.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

As categorias sub 15 e sub 17 voltam à quadra nesta quinta-feira, 30/05, a partir das 16:00 horas para enfrentar a forte equipe do Bradesco/Osasco e na sexta-feira, 31/05, o adversário será a equipe de Poá, também a partir das 16:00 horas, ambos os jogos acontecerão na Quadra da Uniesp.

A equipe convida a população para apoiar mais uma vez as equipes.

Após empate no tempo normal, Ourinhos perde por um ponto para São José no Sub-17

Jogando fora de casa, equipe ourinhense é surpreendida pela equipe adversária e sofre 3ª derrota na competição

O que parecia que seria uma partida tranquila para o time sub-17 do Ourinhos Basquete, acabou sendo um jogo muito difícil e equilibrado e depois de terminar empatado no tempo normal em 58 a 58, a equipe ourinhense acabou sendo derrotada por São José na prorrogação, por 69 a 68.

Esta foi a 3ª derrota da equipe ourinhense no Campeonato Paulista, que havia perdido antes para Tupã e Jundiaí, em partida que também foi derrotada por um ponto na prorrogação.

A derrota tirou as chances de Ourinhos retomar a liderança no 1° turno, mesmo que vença sua última partida contra Americana, no próximo dia 28 (terça-feira), às 19 horas, no Monstrinho.

Após a partida, a técnica Lisdeivi Pompa falou sobre os motivos que levaram a 3ª derrota no Campeonato e a expectativa para o 2° turno. “Tivemos uma partida muito equilibrada, em que tivemos alguns erros nos passes e muitas vezes uma certa afobação das jogadoras e acabamos pecando em vários fundamentos, que provocaram esta derrota que não esperávamos. Mas acredito que é melhor errarmos agora no 1° turno, para que isto não aconteça mais no 2° turno, quando haverá o afunilamento para a classificação dos playoffs e é muito importante que cheguemos entre os quatro primeiros para ter a vantagem de decidirmos em casa a classificação. Por isto, estou confiante porque no 2° turno jogaremos sete partidas em casa e teremos grandes chances de vencermos e chegarmos numa boa colocação aos playoffs”, declarou.

O jogo

Ourinhos começou melhor o jogo, mas logo São José equilibrou a partida, que se manteve disputada até final. O 1° quarto terminou empatado em 14 a 14 e Ourinhos terminou o 1° tempo vencendo por 32 a 28. No 3º quarto a equipe ourinhense venceu novamente por 18 a 13. No entanto, no último quarto, Ourinhos caiu de produção e foi derrotado por 18 a 9, provocando o empate de 58 a 58. Na prorrogação a partida continuou equilibrada e São José venceu por 10 a 9, terminando o jogo com a vitória de 69 a 68.

Os destaques de Ourinhos foram as jogadoras Kananda e Susan com 16 pontos cada e Andressa com 13 pontos. Pontuaram ainda por Ourinhos: Ingrid (12), Juliana (4), Gabriela (3) e Thayná Azarias (2).

Ourinhos jogou com: Andressa, Ana Laura, Ingrid, Gabriela, Juliana, Kananda, Maria Luiza, Thayna Azarias, Pamela, Susan, Tayna Gonçalves, Vitorinha e Monique. 

Fonte: Diário de Ourinhos

domingo, 26 de maio de 2013

Nunes nega mal-estar com Hortência e 'coloca' ex-jogadora na LBF

Insatisfeita por perder o cargo de diretora de Seleções femininas, Hortência resolveu deixar a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Carlos Nunes, presidente da entidade, negou qualquer tipo de mal-estar com a ex-jogadora e adiantou que ela deve atuar na Liga de Basquete Feminino (LBF).
 
“Está tudo ótimo. Nunca tive problema com a Hortência. É claro que, sempre que há uma modificação, há um desconforto, mas está tudo perfeito. Queria me reunir com ela ontem (sexta-feira), mas não foi possível. Vou entrar em contato”, prometeu o presidente da CBB.
 
Nomeada diretora de Seleções femininas por Nunes em seu primeiro mandato, Hortência reconduziu Iziane ao time nacional, mas a equipe decepcionou no Mundial da República Tcheca-2010, nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara-2011 e nas Olimpíadas de Londres-2012.
 
A gestão da ex-jogadora como diretora da CBB foi marcada pela troca de treinadores, já que ela dispensou Paulo Bassul, desafeto de Iziane, Carlos Colinas e Ênio Vecchi antes de apostar no inexperiente Luiz Cláudio Tarallo nas Olimpíadas de Londres, sem sucesso.
 
Reeleito no começo do último mês de março, Nunes confiou as seleções femininas a Vanderlei Mazzuchini, antes responsável apenas pelos times masculinos. Hortência, relegada ao cargo de diretora de relações institucionais, decidiu deixar a CBB.

“Ela não quis continuar e nós respeitamos. Agora, a Hortência deve atuar na LBF. Para nós, é um ganho muito grande tê-la trabalhando na Liga”, afirmou Nunes sobre a entidade responsável por organizar o torneio nacional feminino. O dirigente ainda não escolheu o novo diretor de relações institucionais da CBB.

Fonte: Gazeta Esportiva

São Caetano segue líder da A2

Nesta quinta-feira (23 de maio), tivemos uma única partida pela primeira fase do Campeonato Paulista Estdual da Divisão Especial Série A-2 Feminino, onde o Santa Maria/São Caetano venceu o ASSER/SEME Rio Claro, por 72 a 51, em partida realizada no Ginásio Municipal Armando Silva e Lima Corujeira, na cidade de São caetano do Sul (SP), mantendo-se na lidernça da competição, com 11 pontos ganhos.

O Top Therm/Uniesp/Cia. de Talentos/SET-Presidente Venceslau venceu o Recra/ABEC, por 70 a 43 (36 a 20 no primeiro tempo), em duelo realizado no Ginásio Ignácio Luiz Pinto (Recreativa), na cidade de Ribeirão Preto (SP). Fabi Guedes , da equipe de Presidente Venceslau, foi a cestinha da partida, com 26 pontos.

E, fechando a rodada, o XV/Unimep/Amhpla/Selam venceu o ADC Bradesco, por 65 a 42 (34 a 17 no primeiro tempo), em partida realizada no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP). Ana Paula, do XV, foi a cestinha da partida, com 25 pontos.

Fonte: FPB

Atlanta Dream, de Érika, estréia com vitória na WNBA

O Atlanta Dream, da pivô brasileira Érika de Souza estreou com vitória na temporada 2013 da WNBA.

Jogando em casa, venceu o Tulsa Shock por 98 a 81.

Érika marcou 10 pontos, 6 rebotes, 3 tocos e 4 faltas em 18 minutos.

A cestinha do Atlanta foi Tiffany Hayes com 21 pontos.

Pelo lado do Tulsa, Riquina Williams foi a cestinha com 22 pontos.

A partida marcou o retorno da pivô australiana Liz Cambage ao Tulsa: marcou 13 pontos e 8 rebotes.

sábado, 25 de maio de 2013

Vídeo: Atleta de Ourinhos dá uma de reporter por um dia

Seleção Brasileira Sub-19 segue trabalhando em vista do Mundial

_Sub19fem_gde

A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina segue com a rotina de treinamentos em dois períodos (10h00 às 12h30 e 17h00 às 19h30), no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (rua São Pedro, 27 – Vila Pires), em Santo André (SP). Os treinos servem de preparação para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado de 18 a 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.
 
O preparador físico da equipe brasileira, Lucinei Carlos da Silva, falou sobre os testes que foram realizados com as jogadoras. “Está semana realizamos testes de desempenho motor com a presença do fisiologista, Rafael Fachina. Com estes dados, pretendemos individualizar os treinamentos de algumas atletas, além de trabalhar o que precisa ser melhorado de cada uma, no ponto de vista fisiológico e funcional. Agora, temos as diretrizes concretas e quantificadas para darmos continuidade ao trabalho da equipe. Estamos alcançando todos os níveis desejáveis dentro do planejamento”, comentou Lucinei.
 
A equipe iniciou os treinamentos no dia 11 de abril, passou por uma sequência de nove jogos contra a anfitriã China, Austrália e Estados Unidos e está na segunda etapa de treinos. “A nossa atenção está 100% voltada para as jogadoras atingirem o auge da melhor forma física no período do Mundial na Lituânia. Neste momento, estamos em uma fase da preparação especial onde as jogadoras retornaram de três torneios na China, mas já se preparam para os próximos torneios na França”, finalizou Lucinei.

Fonte: CBB

Ariadna Felipe está plenamente adaptada e quer realizar uma grande temporada no Americana

A armadora/ala Ariadna Felipe (foto), um dos reforços do Americana visando a temporada 2013/2014, já está trabalhando com a nova equipe há cerca de 20 dias e, segundo a cubana, a adaptação aconteceu naturalmente e foi bem rápida.
 
“Tem sido muito bom, antes mesmo de chegar os torcedores já estavam me dando boas vindas. E, em temporadas anteriores, havia conversado com a diretoria do Americana, mas só agora que acabou dando certo a minha vinda para esta equipe”, explica a ex-atleta do São José/Colinas Shopping.
 
“Jogar num time onde você sabe que é muito bem vinda, é gostoso demais. Todos são muito atenciosos e a equipe conta com uma boa estrutura e um projeto sério, que tem continuidade e bons resultados. Tudo isso contribui para uma adaptação rápida”, acrescenta Ariadna.
 
Na temporada 2013/2013, o Americana tem desafios importantes pela frente, começando pela 22ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), que serão disputados em Criciúma (SC), entre os dias 29 de maio e 06 de junho. “Estamos nos preparando para disputar os JABS. Então, agora estamos dando mais ênfase à parte física. Primeiro, temos que entrar em forma para aos poucos irmos vendo a parte tática”, explica Ariadna, que está ciente dos desafios que terá pela frente.
 
“Estou chegando ao time que já tem uma história de grandes títulos, que é vencedor e tem jogadoras experientes e de muita qualidade. Isso é bom porque divide mais as responsabilidades. Não é uma equipe que depende de uma ou duas jogadoras, ao contrário, cada uma tem a sua função definida”, comenta a armadora/ala.
 
Além dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), o Americana tem outros desafios importantes na temporada, tais como: Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista e Liga de Basquete Feminino (LBF), além de defender o título do Campeonato Sul-americano.

Fonte: LBF

Atletas do Ourinhos Basquete que estavam na Seleção se apresentam e fazem primeiro treino

ariani_taina_patty

Depois de serem convocadas para Seleção Brasileira comandada pelo técnico Luiz Zanon e participarem de um período de treinamentos em Americana (SP), seguido por dois amistosos contra as equipes do W-NBA (versão feminina da Liga Profissional Norte-americana), Atlanta Dream e Washington Mystics, nos Estados Unidos, finalmente as atletas Ariani Silva, Patrícia Ribeiro (Patty) e Tainá Paixão – na foto – se apresentaram ao Ourinhos Basquete na manhã de quarta-feira (22 de maio) e participaram de seu primeiro treino na equipe ourinhense, comandadas pelo técnico Cristiano Cedra.
 
Durante a apresentação, as jogadoras revelaram muita alegria por jogar em Ourinhos e disseram que estão muito confiantes na nova equipe que foi formada, composta por jovens talentos e atletas mais experientes.
 
Tainá Paixão disse que será fácil o entrosamento com o grupo porque já havia jogado com algumas delas na seleção e outras que já tinha contato quando jogava contra e está muito confiante no sucesso da equipe. “Acredito que este time jovem mesclado com algumas jogadoras mais experientes como a Chuca e a Sil, é muito promissor, têm condições de atuar muito bem e surpreender no Campeonato Paulista”, prevê.
 
Patty afirmou que está muito feliz por jogar em Ourinhos que formou um grupo forte e renovado, com jogadoras jovens de muito potencial juntamente com atletas mais experientes. “Eu acredito que com este time temos condições de fazer uma ótima campanha no Paulista e lutarmos pelo título”, considera.
 
Ariani Silva, que retornou ao Brasil após atuar quatro anos pela equipe do Rogers State University nos EUA, demonstrou muita alegria por jogar pela equipe de Ourinhos e revelou que é a realização de um sonho de menina. “Desde meus 10 anos, quando já fazia escolinha de basquete e via os jogos da equipe de Ourinhos pela TV, em que eram campeãs e tinham grandes jogadoras no time, eu sonhava em jogar um dia aqui. Estar aqui na quadra do Monstrinho e fazer parte deste time é a realização deste sonho. Por isto estou muito feliz e quero ficar muitos anos aqui e dar grandes alegrias a esta torcida maravilhosa que Ourinhos têm, que apoia a equipe o tempo todo durante os jogos”, frisou.

Fonte: LBF

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vídeo–Amistoso Seleção Brasileira x Washington

Primeiro Tempo

http://www.monumentalnetwork.com/videos/mystics-vs-brazil-first-half/index.jsp

Segundo Tempo

http://www.monumentalnetwork.com/videos/mystics-vs-brazil-second-half/index.jsp

Unimed/Americana lidera Paulista em duas categorias

As equipes sub-15 e sub-17 da Unimed/Americana fazem excelente campanha e estão na liderança do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. As meninas do sub-15, comandadas pela técnica Anne de Freitas Sabatini, fecharam o primeiro turno na primeira colocação com 17 pontos.

Em nove rodadas, foram oito vitórias e uma única derrota. No sábado (18), no ginásio do Centro Cívico, em Americana, a Unimed derrotou Barretos por 79 a 13. A competição para agora por quase um mês e meio. Na abertura do segundo turno, as americanenses jogam em Barretos, no dia 7 de julho.

A equipe sub-17, da técnica Adriana Santos Lopez, tem 18 pontos e está na liderança com campanha invicta: nove vitórias em nove rodadas. No sábado (18), no Centro Cívico, as meninas de Americana ganharam de Barretos por 57 a 23. No fechamento do turno, o time enfrenta Ourinhos no próximo dia 28, às 19 horas, na casa do adversário.

Pelo Campeonato Sub-13 da GSP, a Unimed/Americana, comandada pela técnica Grasiele Rezende, também tem campanha positiva e disputa as primeiras colocações. Até aqui, em quatro rodadas, foram três vitórias e uma derrota. Com sete pontos, a equipe está em quarto lugar. O próximo jogo será contra Santo André, sábado (25), às 15 horas, no ginásio do Centro Cívico.

Cedra se apresenta ao Ourinhos Basquete e comanda primeiro treino da equipe

Além do treinador, a ala Joice Coelho também se apresentou e treinou pela 1ª vez com o grupo

DSC_3846

Na segunda-feira, 20, o novo técnico do Ourinhos Basquete, Cristiano Cedra se apresentou a equipe e comandou o primeiro treino do time adulto, que contou ainda com a chegada da ala Joice Coelho, que assim como Cedra, também estava na Seleção Brasileira, que fez um período de treinamentos em Americana e jogou dois amistosos nos EUA na semana passada, sob comando do técnico Luiz Zanon.

Nesta semana, as jogadoras Ariani Silva, Tainá Paixão e Patrícia Ribeiro  (Patty) que também estavam na Seleção Brasileira devem se apresentar a equipe ourinhense, completando o grupo. 

Antes de comandar o 1° treino, o técnico Cristiano Cedra falou à reportagem do Diário sobre a expectativa de comandar uma das principais equipes de basquete feminino do Brasil. “Estou com uma expectativa de fazer um excelente trabalho com estas jogadoras que foram contratadas juntamente com as que permaneceram em que procuramos fazer uma mescla entre jovens talentos com atletas mais experientes. Tenho certeza que faremos uma ótima temporada e Ourinhos apresentará um basquete de alto nível, e os bons resultados nas competições será um consequência deste bom basquete apresentado. Peço o apoio e compreensão da torcida ourinhense, pois temos um time praticamente novo e que precisa de um tempo para se entrosar e evoluir e logo daremos grandes alegrias a esta torcida que tanto ama o basquete feminino e está sempre presente apoiando o time durante as partidas”, ressaltou.         

A ala Joice Coelho falou sobre a alegria de jogar em Ourinhos e a expectativa em atuar pela equipe. “Estou muito feliz e animada por jogar em Ourinhos, com este grupo excelente de atletas. Eu já tinha jogado com a Yuli por Guarulhos na LBF, que é uma excelente jogadora, e agora tive a oportunidade de estar com a Ariani, Tainá e Patty na seleção e já ficamos muito amigas. Tenho certeza que faremos um grande trabalho e com muita dedicação, poderemos ter um bom desempenho no Campeonato Paulista”, afirmou.  

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seleção Sub-19 se reapresenta em Santo André

A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina se reapresentou, neste domingo (dia 19), no Hotel Plaza Mayor, em Santo André (SP), para o inicio da segunda etapa de treinamentos para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado de 18 a 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda. As 17 jogadoras comandadas pela técnica Janeth Arcain realizaram os exames físicos, nesta segunda-feira (20), e iniciam os treinamentos, na terça-feira (21), em dois períodos (10h às 12h30 e 17h às 19h30), no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia (Rua São Pedro, 27 – Vila Pires).
"Nesta segunda etapa nosso objetivo é a correção dos erros que avaliamos nos jogos na China, além de acrescentar novos esquemas táticos e ofensivos, o que aumentará nosso leque de opções para o Mundial. Vamos também trabalhar bastante em cima das finalizações, pois foram pequenos detalhes que nos separaram do resultado positivo nos amistosos. Foi muito importante a participação da equipe nos jogos internacionais e verificamos o nível que as outras seleções estão", avaliou a técnica brasileira.
10º Campeonato Mundial
O Brasil está no grupo “A” do Mundial e faz sua estreia contra a Rússia, no dia 18 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentarão as equipes da Coréia (19) e Sérvia (20). No grupo "B", estão Argentina, Austrália, Espanha e Japão. O “C” é formado por Canadá, França, Holanda, Senegal. E no “D” ficaram China, Estados Unidos, Lituânia e Mali.
Seleção Brasileira Sub-19 Feminina
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURALIDADE

Alana Gonçalo da Silva - armadora - 18 anos - 1,67m - ADC/Bradesco (SP) - SP
Bruna Nathiely Werberich da Costa - ala - 18 anos - 1,70m - ADC/Bradesco - PR
Carla Patrícia Silva Lucchini - armadora - 17 anos - 1,70m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - SP
Carolina dos Santos Ribeiro - armadora - 18 anos - 1,73m - A.E. São José/ Atleta Cidadão/ Heatgraft (SP) - SP
Estela Arantes Gregório - ala - 18 anos - 1,77m - A.E. São José/ Atleta Cidadão/ Heatgraft (SP) - SP
Gabriela Guimarães de Paula - pivô -17 anos - 1,83m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - ala - 18 anos - 1,79m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - BA
Izabella Frederico Sangalli - ala - 17 anos - 1,78m - Unimed/Americana (SP) - SP
Kananda Ribeiro Benedicto - ala/pivô - 16 anos - 1,78m - Ourinhos (SP) - SP
Letícia Viviane Dias Rodrigues - pivô - 18 anos - 1,90m - Ourinhos (SP) - SP
Lorraine Milton Silva - pivô - 18 anos - 1,90m - ADC/Bradesco (SP) - RJ
Maíra Fernanda de Andrade - ala - 17 anos - 1,82m - A.E. São José (SP) - SP
Maria Carolina Ferreira de Oliveira - pivô - 18 anos - 1,91m - Unimed/Americana (SP) - SP
Maria Claudia Fonseca Teixeira - ala - 18 anos - 1,80m - Maranhão Basquete (MA) - MA
Martha Silva Imoniana - pivô - 19 anos - 1,86m - Unimed/Americana (SP) - SP
Monique Teresa Soares Pereira - pivô - 16 anos - 1,87m - Unimed/Americana (SP) - SP
Vanessa Fausto Gonçalves - ala/pivô - 18 anos - 1,85m - A.D. Santo André (SP) - SP
COMISSÃO TÉCNICA
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Guilherme Freddi Lotufo
Técnica: Janeth Arcain
Assistentes Técnicos: Luis Augusto Dias Cardoso e Elvis Luis Pinto
Preparador Físico: Lucinei Carlos da Silva
Médico: Rafael Figueiredo Jorge
Fisioterapeuta: Thayse Cristine de Melo Lins

Depois de derrota para Americana, Juventus vence Centro Olímpico no Sub-13

A categoria sub 13 do Juventus venceu a equipe do Centro Olímpico e Treinamento e Pesquisa – COTP, por 63 X 37, em partida válida pelo Campeonato da Federação Paulista de Basquete.

“Estamos no caminho certo, mas ainda é longo. Então estamos focadas em trabalhar o equilíbrio emocional que é fator determinante nesta idade e o desenvolvimento técnico como base sustentável para resultados futuros”, explicou a técnica juventina Kátia de Araújo.

No último jogo, realizado no dia 11 de maio, a equipe grená foi superada pela Unimed/Americana por 47 x 46.

No dia 08 de junho, a categoria sub 13 volta à quadra para enfrentar a  A.E Valinhos, em casa, às 15h00, e a sub 14 enfrentará o Internacional FUPES/Santos, às 16h00.

sábado, 18 de maio de 2013

Seleção Sub-19 é convocada para a segunda etapa de treinamentos

 
Todas as atletas que treinaram na primeira fase e não foram para a China estarão de volta (Estela, Maíra, Kananda e Gabriela).
 
A novidade é a convocação da pivô Martha Imoniana, do Bradesco/Osasco.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Carlos Lima tem 'boas perspectivas' para temporada do São José

Construir um time. Essa será a meta inicial do técnico Carlos Lima para a temporada 2013/2014 do São José Basquete Feminino. Com boa parte do elenco remodelado, o treinador da Águia afirma ter boas perspectivas para o início do trabalho, que será iniciado em 3 de junho, visando a disputa do primeiro torneio do ano, os Jogos Regionais no início de julho.
 
- É uma equipe nova. Precisamos implementar a filosofia do trabalho. Trouxemos jogadoras experientes como a Plutin, jogadoras de talento, como a Fabiana, que está na seleção brasileira, a Cacá (...) Mantivemos a Luana, que está conosco há três anos e a Cris. A ideia é fazer um campeonato equilibrado. Considero que temos uma equipe boa, mas vamos ter que implementar essa filosofia de trabalho. Quem estava aqui já estava habituado com a nossa forma de trabalhar, mas estou com uma perspectiva muito boa - disse Lima.
 
Após o final da LBF (Liga de Basquete Feminino), o São José perdeu quatro jogadoras do seu quinteto titular. A armadora Cris foi a única a renovar com o time, que perdeu a lateral Ariadna para Americana, a ala Patty para Ourinhos e as pivôs Izabela e Nádia para o Sport Recife. A ala Tati Pacheco, eleita a revelação do torneio, foi outra a seguir para o time pernambucano.
 
Por outro lado, chegaram a armadora Cacá (ex-Maranhão), as alas Karen (ex-Americana), Isabela Ramona (ex-Guarulhos) e as pivôs Plutin (ex-Maranhão), Jacob (ex-Ourinhos) e Fabi (ex-Americana).
 
Outra novidade da temporada é a possibilidade de a equipe mandar seus jogos no ginásio Lineu de Moura, onde atua e treina o time masculino de basquete da cidade, atual campeão Paulista e vice do NBB (Novo Basquete Brasil). Pela localização, no centro da cidade, os jogos da Águia teriam mais público que na ADC GM, onde o time manda seus jogos, na zona leste da cidade e com acesso em obras desde o ano passado.
 
- Vejo (a mudança) com ótimos olhos. Só temos que acertar a questão da logística de treinamentos para que seja algo bom para todos. Em termos de torcida, é fantastico. Nos últimos jogos do time masculino, algumas pessoas vieram falar comigo, mas não temos nenhuma coisa concreta. Tem que ser algo que não atrapalhe nenhuma das equipes - salientou o treinador.
 
A última vez que o São José Feminino atuou no Lineu de Moura foi na estreia do Campeonato Paulista de 2012 contra Santo André, quando o público teve uma rodada dupla de basquete, com o time masculino atuando logo em seguida.

Fonte: Globoesporte.com

Seleção Sub16 está no Grupo "A" da Copa América

A Seleção Brasileira está no grupo "A" da Copa América / Pré-Mundial Sub-16 Feminino, ao lado de Argentina, Costa Rica e Estados Unidos. No grupo "B" se enfrentam Canadá, Porto Rico, Venezuela e México. A competição será disputada de 19 a 23 de junho, em Cancun, no México. O sorteio foi realizado, nesta quinta-feira (dia 16), em Porto Rico, pelo diretor técnico da FIBA Américas, Aníbal García.

O jaraguaense, Júlio César Patrício, que comandou a conquista do título sul-americano (Venezuela – 2012), será o técnico da seleção brasileira que irá representar o Brasil, no México. Júlio analisou os adversários nacionais na primeira fase da competição.

"Estamos na chave mais forte e enfrentaremos as seleções da Argentina, Estados Unidos e Costa Rica. Estou bastante motivado para mais este desafio. No ano passado, tivemos uma experiência muito boa com a conquista do título sul-americano. Essas meninas são de uma geração que trará grande frutos para as seleções futuras. São atletas com uma ótima estatura, talentosas, com uma postura surpreendente e que vestiram a camisa. Estou bastante confiante na conquista da vaga", avaliou o técnico Júlio Patrício.

As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro para a disputa da primeira fase. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a fase semifinal e para o Campeonato Mundial Sub-17, que será realizado de 10 a 20 de julho de 2014, em local ainda não definido.

Fonte: CBB

Rio Claro vence na A2 Feminina

Nesta quinta-feira (16 de maio), tivemos uma única partida, válida pela primeira fase do Campeonato Paulista Estadual da Divisão Especial Série A-2 Feminino, onde o ASSER/SEME - Rio Claro venceu o Recra/ABEC, por 53 a 48, em partida realizada no Ginásio Municipal Felipe Karan, em Rio Claro (SP), ficando em primeiro lugar, juntamente com o Santa Maria/São Caetano e o Recra/ABEC, todos com sete pontos.
O campeonato prossegue neste sábado (18 de maio), com a partida entre, Top/Therm/Uniesp/Cia. de Talentos/SERT- Presidente Venceslau contra o XV/Unimep/Amhpla/Selam, ás 18:00 horas, no Colégio Ideal, em Presidente Venceslau.   

Sport disputa semifinal da Copa Nordeste

A equipe de basquete feminino do Sport entra em quadra neste sábado (18 de maio), às 13h30 (de Brasília), pela semifinal da Copa Nordeste, sede Pernambuco, 2013. As rubro-negras enfrentam a equipe do Petrolina, na quadra do SESC, em busca da vaga na final da competição. Caso conquiste a vitória, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas (foto) encara o vencedor de Caruaru e Arcoverde, que também em enfrentam neste sábado. A decisão será realizada no domingo (19 de maio), às 10h30 (de Brasília), no mesmo local.

Para os dois jogos da semifinal, o Sport vai contar com os reforços de algumas atletas que conquistaram a Liga de Basquete Feminino 2013, no último mês de abril. As armadoras Vanessa Gattei e Laís Annes e as alas Luciana e Viviane estão confirmadas para os dois jogos. “Vamos em busca do título e essas atletas podem nos ajudar bastante nesta fase decisiva”, afirmou Dornelas.

As demais jogadoras do elenco estão mescladas entre as da categoria adulta e as que fazem parte das equipes de base do Leão, sub-19 e sub-17, campeã brasileira no último final de semana, no Paraná.

O campeão da Copa do Nordeste, sede Pernambuco, se classifica para a fase final do torneio, marcado para a primeira semana de junho, em Salvador, na Bahia. “Queremos chegar forte para a fase final, por isso é importante fazermos dois grandes jogos neste final de semana. Vamos com tudo em busca do título”, acrescentou o treinador. Além do representante de Pernambuco, a decisão ainda contará com times baianos, sergipanos, alagoanos, paraibanos, amapaenses e amazonenses.

Na última partida classificatória para a semifinal da Copa Nordeste, realizada na quinta-feira (16 de maio) à noite, na Ilha do Retiro, o Leão venceu a AVB por 89 a 29.

Fonte: LBF

Sub-17 de Americana vence a oitava partida e segue invicto no Paulista

A equipe Sub-17 da Unimed Americana assumiu a liderança do Campeonato Paulista da categoria. Jogando em casa, as americanense derrotaram Votorantim por 75 x 26.
Com a vitória, as comandadas da técnica Adriana Santos Lopez assumiram a liderança do torneio com 8 jogos, 8 vitórias e 100% de aproveitamento.
A cestinha da partida foi a pivô Gabriela Santos.
Na próxima rodada, as americanense voltam a jogar novamente em casa, diante da equipe do Barretos, em duelo marcado para sábado(18/05) às 15:30, no Ginásio do Centro Cívico.

Fonte: Americanáticos

Depois de amistosos, seleção desembarca em São Paulo amanhã

20130517_808861_Treino_Atlanta_gde

Depois de uma sequência de dois amistosos nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira Adulta Feminina desembarca, neste sábado (dia 18), às 8h25, em Guarulhos, no aeroporto de Cumbica (voo da Delta – DL 105). Sob o comando do técnico Luiz Augusto Zanon, o jovem grupo brasileiro foi superado pelas experientes equipes do Atlanta Dream (97 a 47) e do Washington Mystics (71 a 56), ambas da WNBA.
"Foi uma experiência maravilhosa, que nenhuma de nós nunca havia vivenciado. Foi possível ver a diferença na postura e na evolução do grupo de um jogo para o outro. O Zanon nos dá muita liberdade para jogar e se mostrar. Estamos muito contentes com a oportunidade de adquirir essa experiência, além de vivenciar o dia a dia de equipes de alto nível da WNBA", avaliou a pivô Damiris Dantas.
A jogadora que vai treinar com o técnico Zanon na equipe de Americana (SP), para o Campeonato Paulista, falou sobre o novo comando da seleção brasileira.
"O clima do grupo está bastante tranquilo e gostoso. O Zanon nos cobra muito, mas também é paizão e fica bem depois da bronca. Ele nos passa muita confiança e incentiva a tentar sempre aquele a mais. Estou muito feliz e tenho a convicção de que a seleção vai deslanchar sob o comando dele", finalizou Damiris.
Nos próximos dias, o técnico Luiz Augusto Zanon irá convocar a Seleção Brasileira para a segunda fase de preparação. A equipe que se apresentará no dia 9 de junho, em Americana, terá como principais desafios na temporada 2013 o Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, e a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro.

Video: Brazil vs. Mystics

http://www.wnba.com/video/wnba/2013/05/15/20130515brawasV3desktopmov-2479232

Brasileira é lembrada para a All-Star Weekend da NJCAA

wbbfabiana monte Armadora da Seward County Community College, a brasileira Fabiana Monte (1,73 m) acumulou na temporada da NJCAA as médias de 10 pontos, 2,9 rebotes e 2,2 assistências por jogo.

Seu time caiu nas quartas-de-final do torneio da Região VI.

Os esforços da garota -que completa 21 anos hoje- não passaram despercebidos na liga.

Fabiana já havia sido incluída nos prêmios da conferência (“menção honrosa”) e teve sua participação confirmada na All-Star Weekend da NJCAA, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de julho, na Flórida.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mystics 71 x 56 Brasil

img

Depois de vencer o primeiro tempo por 38 a 37, a Seleção Brasileira Adulta Feminina comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon foi superada pelo Washington Mystics, da WNBA por 71 a 56, no Verizon Centre, na capital americana. A cestinha do Brasil foi a pivô Damiris do Amaral, com 12 pontos e nove rebotes, seguida da ala Jaqueline Silvestre, com 11. Do lado das anfitriãs, Meeseman e Tayler Hill, anotaram 12 pontos cada.

"Estou muito feliz em ver que as atletas evoluíram no comportamento e nas tomadas de decisões desde o amistoso de segunda-feira contra o Atlanta Dream. Elas fizeram um primeiro tempo fantástico, mas temos muito trabalho pela frente. Como é uma equipe muito jovem, nosso objetivo é construir um perfil do grupo. Estamos focados ainda no princípio que temos trabalhado nesses primeiros dez dias de treino. E como tenho falado, ainda não estamos avaliando o resultado e sim o comportamento das jogadoras", avaliou Zanon.

Nesta quinta-feira (16), os dois times voltam a se enfrentar às 12h de Brasília.

"Faremos mais um jogo treino contra o Mystics, que na verdade será um treino misto. Provavelmente faremos uma partida com cinco ou seis quartos, para aproveitarmos ao máximo o tempo que temos com essa grande equipe da WNBA", disse.

O Jogo

As brasileiras lideraram o placar durante todo o primeiro quarto, fechando a parcial em 18 a 14. No segundo período, a partida seguiu equilibrada e o Mystics virou o placar para 36 a 35. Mas com uma cesta de Débora, o Brasil terminou o primeiro tempo em vantagem: 38 a 37. Na metade da partida, Zanon já havia usado 11 das 12 jogadoras. No terceiro quarto o Mystics, sem usar todas as atletas, passou à frente e abriu dez pontos de diferença, fechando a parcial em 54 a 46. Nos dez minutos finais, as americanas aumentaram a diferença e venceram por 71 a 56.

BRASIL (18 + 20 + 8 + 10 = 56)

Izabela Andrade (2 rebotes); Jaqueline Silvestre (11 pontos e 2 assistências); Damiris Dantas (12pts, 9reb e 1assist); Clarissa Santos (9pts, 7reb e 2assist) e Débora Costa (3pts, 1reb e 3assist). Depois: Patrícia Ribeiro (9pts, 1reb e 1assist); Franciele Nascimento (2pts e 2reb); Tainá Paixão (1reb e 2assist); Tatiane Pacheco (4pts e 1reb); Fabiana Souza (2pts); Carina Martins (4pts, 1reb e 1assist) e Ariani Silva (2pts).

WASHINGTON MYSTICS (14+23+17+17 = 71)
 
Fonte: CBB

Basquete de Venceslau anuncia contratação de atleta americana


O time de basquete feminino adulto de Presidente Venceslau, que disputa a divisão especial do Campeonato Paulista, Série A2, apresentou oficialmente a contratação da atleta americana Jeanine Manley, de 22 anos. Ela, que já treina na cidade há mais de uma semana, veio da Califórnia e está pela primeira vez no Brasil.
 
A atleta, que jogava pela Universidade de Cuppen State, chegou em Presidente Venceslau na última terça-feira (7) e vem para preencher a posição de pivô 5. “Ela é uma jogadora forte e alta, estávamos procurando esse tipo de atleta e ela tem potencial”, reforça o técnico do time, Flávio Prado.
 
Ainda conforme ele, Jeanine deve fazer sua estreia ainda nesse sábado (18), contra o XV de Piracicaba. “Ela já passou por exames e está apta a jogar, só estamos finalizando algumas documentações da jogadora, mas acreditamos que sábado ela já esteja em quadra”, ressalta.
 
No entanto, a chegada da atleta não vem para transformar a equipe por completo, conforme destaca o técnico. “Ele não vem para resolver tudo, mas para agregar, pois ela tem uma característica diferente”.
 
O jogo contra o XV de Piracicaba está marcado para esse sábado (15), em Presidente Venceslau, a partir das 18h. Até lá, a equipe deve passar por treinos duas vezes por dia e sábado, apenas pela manhã.

Fonte: iFronteira

Brasil faz jogo equilibrado no 1o tempo, mas perde do Washington



terça-feira, 14 de maio de 2013

CBB: Seleção brasileira é superada pelo Atlanta Dream

20130514_15683_atlatna_gd

Sem a presença da pivô brasileira Érika de Souza, o Atlanta Dream (WNBA) superou a Seleção Brasileira Adulta por 97 a 47 (41 a 26 no primeiro tempo), nesta segunda-feira (dia 13), na Philips Arena, em Atlanta. A principal pontuadora da equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon foi a pivô Clarissa dos Santos, com 14 pontos, sete rebotes e duas assistências. Outro destaque do Brasil foi a pivô Damiris Dantas, com 11 pontos, cinco rebotes e duas assistências.
A cestinha da partida foi Courtney Clements, do Atlanta, com 18 pontos. Nesta quarta-feira (15), as brasileiras vão enfrentar o Washington Mystics, da ala Iziane Marques, em Washington.
"Estou muito satisfeito com a oportunidade de participar desse momento do basquete. Enfrentamos uma equipe que tem uma forma de jogar bastante intensa e agressiva, e que é bem diferente do que as meninas praticam. Elas se mantiveram bem no primeiro tempo, mas na etapa final caíram de intensidade e o Atlanta veio forte. Estamos com um elenco bastante jovem e que precisa evoluir ainda nos fundamentos e nas tomadas de decisões. Nosso objetivo é formar um time que cresça como um grupo coeso. Tenho certeza que no próximo jogo elas já estarão com um comportamento diferente. Estamos ainda avaliando o comportamento das jogadoras e não o resultado. Queremos desenvolver o perfil das meninas. E nesse sentido, a participação foi bastante positiva", analisou o técnico Zanon.
Esse foi o primeiro jogo da seleção nacional comandado pelo técnico brasileiro.
"Como qualquer técnico queria ganhar, mas tive que me controlar porque esse não era o principal objetivo. Cheguei a ficar sensível, pois é um grupo que precisa de muito carinho e cuidado. Da minha parte, foi muita emoção defender o meu país em uma situação tão grandiosa como essa. Todos estão contentes e conscientes da importância de construir uma forte equipe para o Brasil", finalizou.
Os principais desafios na temporada 2013 da seleção brasileira são o Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, e a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro.
BRASIL (14 + 12 + 9 + 12 = 47)
Clarissa Santos (14 pontos, 7 rebotes e 2 assistências); Jaqueline Silvestre (6pts e uma assistência); Damiris Dantas (11pts, 5 reb e 2 assist); Débora Costa (5pts, 2 reb e 2 assist); Tatiane Pacheco (2pts e 3 reb). Depois: Patrícia Ribeiro (0); Taina Paixão (2pts, 1 reb e 1 assist); Izabela Andrade (2pts e 1 reb); Franciele Nascimento (2pts, 4 reb e 1 assist); Fabiana Souza (2pts); Carina Martins (1pt e 2 assist); Ariani Silva (1 reb e 1 assist).
ATLANTA DREAM (25 + 16 + 30 + 26 = 97)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Atlanta Dream x Brasil




Faltando 3 minutos para o final do jogo, o Brasil vai perdendo por 87 x 43.

Parciais:

1o qt  -- 25 x 14
2o qt -- 16 x 12
3o qt  -- 30 x 9
4o qt -- 14 x 8

Damiris e Clarissa (com 11 e 10 pts) são as cestinhas do Brasil.

Erika até agora não entrou em quadra.

------


FINAL DE JOGO





Comissão técnica do Sport acompanha amistosos da seleção brasileira

EUA EUA2

Parte da comissão técnica do time de basquete feminino do Sport Recife está nos Estados Unidos, onde acompanham, nesta segunda-feira (13 de maio), a Seleção Brasileira nos amistosos contra o Atlanta Dream, da pivô Érika. O técnico Roberto Dornelas e os preparadores físicos Guilherme Falcão e Paulo Vaz Silva permanecem em solo americano até quinta-feira (16 de maio), quando retornam para o Brasil. Antes disso, ainda acompanharão o segundo amistoso do Brasil, contra o Washington Mystics, da ala brasileira Iziane, em Washington.

Além de acompanhar a Seleção Brasileira e as atletas rubro-negras Fran, Iza e Tati, que foram convocadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon, a comissão ainda vai aproveitar para estreitar ainda mais a parceria com o Atlanta Dream. “Temos um excelente relacionamento com a equipe do Atlanta. Tanto que estamos fechando para voltarmos em julho para passarmos 15 dias acompanhando a equipe nos jogos, como parte da comissão técnica. Isso será um grande passo para tornar nossas equipes ainda mais competitivas”, declarou Roberto Dornelas

Além da ida para os EUA, o Sport também está viabilizando a vinda do técnico do Atlanta, Fred Williams, para uma clínica voltada para treinadores de todo o Estado. “Nossa intenção é promover uma clínica de basquete de alto nível, no ginásio do Sport, aberta a treinadores de todos os clubes. Nosso objetivo é fazer o basquete crescer, independente da equipe”, disse Dornelas.

Impressionado com o que viu até agora no Atlanta, o treinador acredita que muita coisa pode ser inserida no Sport. “Claro que a realidade aqui é completamente diferente. Os clubes possuem uma estrutura impressionante, mas tem muitos pontos que podemos adaptar para nossa realidade que podem potencializar nosso rendimento”, finalizou.

Presidente Venceslau vence no Paulista Sub-15 e Sub-17

As equipes sub 15 e sub 17 Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert-Pres. Venceslau jogaram fora de casa nos dias 10 e 11/05, em Guarulhos e Poá, respectivamente, pelo Campeonato Paulista de Basquetebol.

A equipe sub 15 venceu o Sesi/Guarulhos pelo placar de 59 x 21. O destaque da partida foi a armadora venceslauense Clarissa com 18 pontos marcados. Em Poá mais uma vitória de Pres. Venceslau por 57 x 32 e Clarissa Carneiro se manteve como o destaque do jogo marcando 25 pontos.

A equipe sub 17 também venceu os dois jogos. Contra o Sesi/Guarulhos o placar foi 62 x 43. A cestinha foi a pivô Yara Fernanda com 22 pontos anotados. A vitória contra Poá foi por 75 x 30 e Camila Ribeiro foi a maior pontuadora com 19 pontos.

Jogaram pela categoria sub 15: Gabriela Gionco, Clarissa, Andrezza, Maria Eduarda, Ana Clara, Camila, Anna Beatriz, Taciane, Thayná, Sthefanny, Larissa Santos e Hellen.

A equipe sub 17 é formada pelas jogadoras: Larissa Carneiro, Camila, Gabriela Chizzolini,, Clarissa, Maria Eduarda, Gabriela Gionco, Nycole , Taciane, Yara, Katrynne e Bruna.

O próximo compromisso das equipes sub 15 e sub 17 será no próximo dia 24/05, em Pres. Venceslau contra a equipe de São José dos Campos.

Seleção Sub19 retorna da China e se prepara para a segunda fase de treinos

img

A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina se despede da China, nesta terça-feira (dia 14), onde disputou nove jogos em três torneios contra as seleções dos Estados Unidos, Austrália e China nas cidades de NanAn, Ganzhou e Nanchang. Esse foi o primeiro desafio da equipe nacional desde que iniciou a preparação para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 18 e 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.

"Fizemos grandes partidas contra as americanas, chinesas e australianas que apresentaram um altíssimo nível de jogo e que sempre apresentam bons resultados. Além disso, poderão ser nossas adversárias na segunda etapa do Mundial. Mesmo com os resultados não sendo positivos, alcançamos o nosso objetivo que era dar experiência internacional para as jogadoras e realizar os testes táticos para avaliar melhor as movimentações que usaremos no Mundial", disse Janeth.

O time nacional volta ao Brasil e já retoma os treinamentos no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, em Santo André (SP).

"Precisamos evoluir na disciplina defensiva, onde estamos tirando todas as dúvidas de posicionamentos e também melhorar nossas finalizações. Esses dois fundamentos serão aprimorados na segunda etapa de preparação em Santo André", finalizou a técnica.

A equipe Sub-19 segue a preparação até o dia 3 de junho, quando embarca para as disputas do Torneio Internacional de Rezé, na França, contra as seleções da Rússia, China, Holanda, Austrália, Argentina, França e outra equipe ainda a ser definida.

TORNEIO INTERNACIONAL DE NANCHANG

Na abertura do último torneio na cidade chinesa de Nanchang, no sábado (11), o Brasil jogou com a seleção americana, e chegou a vencer o primeiro tempo por 23 a 22. Mas os Estados Unidos ganharam o confronto por 58 a 50. A ala-pivô Vanessa Gonçalves, converteu 15 pontos, e foi a melhor brasileira em quadra.

BRASIL (10+13+17+10 = 50)
Izabella Sangalli (7pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (0); Vanessa Gonçalves (15); Carolina Ribeiro (5); Monique Teresa (4); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (0); Maria Claudia (2); Isabela Macedo (11); Lorraine Silva (4); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain

ESTADOS UNIDOS (5+17+18+18 = 58)
____________________________________________

No domingo (12), as brasileiras enfrentaram as chinesas e foram superadas por apenas dois pontos: 57 a 55 (27 a 25). Vanessa Gonçalves, Maria Claudia e Isabela Macedo foram as melhores do time, com 16, 15 e 13 pontos, respectivamente.

BRASIL (11+14+14+16 = 55)
Izabella Sangalli (4pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (7); Vanessa Gonçalves (16); Carolina Ribeiro (0); Monique Teresa (2); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (0); Maria Claudia (15); Isabela Macedo (13); Lorraine Silva (8); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain

CHINA (11+16+16+14 = 57)
________________________________________

Nesta segunda-feira (13), o Brasil encerrou sua participação no Torneio de Nanchang e perdeu para a Austrália por 87 a 70 (40 a 30). Com 24 pontos, a ala baiana Isabela Macedo foi a cestinha brasileira. Outro destaque nacional foi a ala-pivô paulista Vanessa Gonçalves, com 12 pontos.

BRASIL (18+12+22+18 = 70)
Izabella Sangalli (4pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (7); Vanessa Gonçalves (12); Carolina Ribeiro (0); Monique Teresa (4); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (0); Maria Claudia (8); Isabela Macedo (24); Lorraine Silva (4); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain

AUSTRÁLIA (20+20+20+21 = 87)

Fonte: CBB

domingo, 12 de maio de 2013

Amistoso Sub19: China 57 x 55 Brasil

Maria Claudia (15 pontos), Ramona (13 pontos) e Lorraine (8 pontos) foram os destaques.

As estatísticas estão disponíveis aqui.

sábado, 11 de maio de 2013

SUCESSO MENINAS!



É o que deseja todos que amam o basquete!

Amistoso Sub 19: EUA 52 x 50 Brasil

Após perder de 38 pontos de diferença há alguns dias atrás, a seleção brasileira conseguiu manter um jogo mais equilibrado contra o selecionado americano, sendo derrotado por dois pontos: 52 a 50.
 
A má notícia é a lesão de duas pivôs brasileiras: Maria Carolina (que vinha tendo um bom desempenho nos amistosos) e Letícia Viviane.
 
4 Izabella Sangalli – 7 points
5 Alana DaSilva – 0 points
6 Carla Patricia – 2 points
7 Vanessa Goncalves – 15 points
8 Carolina Ribeiro – 5 points
9 Monique Perei – 4 points
10 Bruna Nathiely – 0 points
11 Maria De Oliveira – DNP (Injured)
12 Maria Claudia – 2 points
13 Isabela Ramona – 11 points
14 Lorraine Silva – 4 points
15 Leticia Viviane – DNP (Injured)

Fonte: NetScouts

Liga Sorocabana quer reviver glórias da época de Hortência com novo time

Após ser referência quando o assunto era basquete feminino, com uma equipe que contava com a rainha Hortência, além de Vânia e Vanira, Sorocaba viveu maus momentos no esporte. A partir de 1993, a equipe sorocabana acabou e a cidade ficou quatro anos sem um time de expressão até a Liga Sorocabana de Basquete (LSB) ser criada.
 
Mas, na última quarta-feira, durante um evento social, as chances de se retomar o basquete feminino na cidade foram renovadas. O técnico e presidente da LSB, Rinaldo Rodrigues, revelou o desejo de montar uma possível LSBF (Liga Sorocabana de Basquete Feminino).
 
– É um dos meus sonhos voltar a ter um time feminino. Quando o masculino estiver estabilizado, a gente vai ter esse pensamento de trazer as glórias que trouxera, Vânia, Vaniera e Hortência, pessoas que nos davam alegria na cidade – disse Rinaldo.
 
Responsável por muitas alegrias da torcida sorocabana de 1985 até 1993, a ex-jogadora e ex-diretora da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, Hortência, disse estar muito feliz com a possiblidade.
 
– Sorocaba tem o DNA do basquete. É difícil ter dois times muito fortes em uma cidade. Sorocaba sempre teve basquete, seja masculino ou feminino. Sempre fico na esperança e muito feliz quando escuto que Sorocaba está querendo se envolver novamente – disse a rainha.
 
Porém, segundo Hortência, de nada adianta sonhos e boa vontade se não houver um bom planejamento.
 
– Uma coisa é falar na imprensa, mas falando concretamente, é um sonho ou realidade? Para que aconteça tudo isso você precisa ter um bom projeto, apoio da cidade, prefeitura, patrocínios, entre outros, para formar uma equipe de alto rendimento – acrescentou.
 
A Prefeitura de Sorocaba informou, através de sua assessoria de imprensa, que não auxilia uma equipe de basquete feminino pois nenhum time procurou o secretário de Esporte, Franscisco Moko Yabiku, para uma parceria. No caso deste sonho citado por Rinaldo, segundo a prefeitura, o dirigente da LSB ainda não apresentou qualquer projeto. Mas isso caso aconteça, acrescenta a nota da assessoria de imprensa, poderá ocorrer uma parceria entre prefeitura e LSB, assim como já existe pelo basquete masculino.

Fonte: Globoesporte.com

Vídeo: Seleção Brasileira de Basquete Feminino já treina com novo técnico Luís Augusto Zanon

'Começar de novo' virou rotina na equipe, que já conta com bom número de estreantes.

Seleção Adulta embarca neste sábado para os EUA

img

A Seleção Brasileira Adulta Feminina finalizou a primeira fase de preparação, nesta sexta-feira (dia 10), com um jogo treino contra a equipe Sub-19 masculina do Limeira (SP). A delegação brasileira embarca para os Estados Unidos, neste sábado (11), às 21h50 de Brasília, no voo da Delta (DL 104), onde disputará dois amistosos contra as equipes da WNBA.

"Essa primeira fase de treinamento foi bastante intensa. Fiquei muito contente de ver nos olhos das meninas a vontade de crescer e de se tornarem melhores. Elas mostraram uma aceitação muito boa e estão totalmente comprometidas com a situação. Com certeza, foi um ótimo início", avaliou o técnico Luiz Augusto Zanon.

O primeiro confronto da equipe nacional nos Estados Unidos será na segunda-feira (13), contra o Atlanta Dream, da pivô Érika de Souza, em Atlanta. Na quarta-feira (15), as brasileiras enfrentam o Washington Mystics, da ala Iziane Marques, em Washington.

"Espero que as jogadoras encarem com alegria essas disputas que vão ter um enorme grau de dificuldade. O objetivo dos jogos não será o resultado, mas a avaliação que farei das jogadoras em uma partida de alta referência. Quero que elas mostrem toda a capacidade que possuem e que percam a timidez em quadra", finalizou o técnico.

Os principais desafios na temporada 2013 da seleção comandada por Zanon será o Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, e a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro.

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade

Ariani Sousa Silva - armadora - 23 anos - 1,70m - Rogers State University (EUA) - SP
Carina dos Santos Martins - ala - 21 anos - 1,77m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Clarissa Cristina dos Santos - pivô - 25 anos - 1,84m - ADCF Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas do Amaral - pivô - 20 anos - 1,90m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Debora Fernandes da Costa - armadora - 21 anos - 1,64m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Fabiana Caetano de Souza - pivô - 22 anos - 1,92m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Franciele Aparecida do Nascimento - Pivô - 25 anos - 1,88m - Sport Club Recife (PE) - PR
Izabela Morais de Andrade - ala - 26 anos - 1,81m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Jaqueline de Paula Silvestre - ala - 27 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Patricia Teixeira Ribeiro - ala - 22 anos - 1,72m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Taina Mayara da Paixão - armadora - 21 anos - 1,71m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Tatiane Pacheco Nascimento - ala - 22 anos - 1,80m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Média de idade: 22,6 anos
Média de altura: 1,80m

Comissão Técnica
Diretor Técnico: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administradores: Bruno Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Haddad "Vita"
Médico: Rodrigo de Farias Cardoso
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Jailma Neves
Fonte: CBB

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Peneiras para o Basquete Feminino do Centro Olímpico – São Paulo (SP)

Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa
Rua Pedro de Toledo, 1651
CEP: 04039004


Peneiras para a Modalidade Basquete Feminino

Atletas nascidas em 2000 e 2001:
Manhã – Todas as segundas-feiras as 08h30.
Atletas nascidas em 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003:
Tarde – Todas as segundas-feiras as 14h00.

Santo André traz Carina e Bethânia e perde Êga, Micaela e Kátia

O Santo André/Semasa, uma das equipes mais tradicionais do basquete feminino nacional, contratou dois reforços visando à temporada 2013/2014. Até o momento, o primeiro campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) trouxe a pivô Carina Felippus, ex-Americana, e a armadora Bethânia Vasconcelos, ex-Maranhão Basquete.

De acordo Arilza Couraça, mais um reforço ainda pode ser anunciado nos próximos dias. “Estamos conversando com uma atleta, mas ainda não concluímos a negociação e, por isso, não posso ainda divulgar”, relata a assistente técnica.

Já com relação ao grupo que esteve em ação na temporada passada, deixaram a equipe: a pivô Êga Garvão, que se transferiu para o Americana, a armadora Katia Cavallaro, que abandonou o basquete, e a ala/pivô Micaela Jacintho, que ainda não definiu por qual equipe irá atuar.

O elenco do Santo André/Semasa, que é comandado pela experiente técnica Laís Elena, já está trabalhando para disputar as competições previstas no calendário da temporada 2013/2014: Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 e Liga de Basquete Feminino (LBF).

Brasil perde da Austrália em amistoso sub-19

Em seu sexto jogo na China, a seleção brasileira sub-19 teve sua quinta derrota ao perder para a Austrália por uma diferença de seis pontos.

Não estão disponíveis ainda números e placar.

No outro jogo, deu China sobre as americanas (66-53).

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Seleção Sub 19 enfrenta Austrália nesta quinta feira

Lauren Oosdyke
 

Seleção Brasileira Sub-19 Feminina enfrentará a seleção australiana, nesta quinta-feira (dia 9), no último confronto do Torneio Internacional de Ganzhou, na China. Na segunda rodada, disputada quarta-feira (8), o Brasil foi superado pelos Estados Unidos por 85 a 47 (39 a 24 no primeiro tempo). A principal pontuadora brasileira foi a pivô Maria Carolina Oliveira, com dez pontos. A técnica Janeth Arcain utilizou as 12 jogadoras.

"Estamos aproveitando bastante esses amistosos na China para fazermos os revezamentos entre as atletas. Nosso objetivo é oportunizar experiência internacional para todas as jogadoras que estão aqui. Precisamos evoluir na disciplina defensiva, onde estamos tirando todas as dúvidas de posicionamentos e também melhorar nossas finalizações. Essas avaliações são importantes para darmos sequência na preparação", analisou Janeth.

A equipe nacional embarca para Nanchang, na sexta-feira (10), onde disputará o último quadrangular contra as seleções dos Estados Unidos (sábado), China (domingo) e Austrália (segunda).

Os três torneios da China fazem parte da preparação brasileira para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 18 e 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.

BRASIL (10+14+11+12 = 47)

Izabella Sangalli (6pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (0); Vanessa Gonçalves (4pts); Carolina Ribeiro (7pts); Monique Teresa (6pts); Bruna Werberich (5pts); Maria Carolina (10pts); Maria Claudia (3pts); Isabela Ramona (6pts); Lorraine Silva (0); e Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain
SELEÇÃO BRASILEIRA VENCE CHINA E ENFRENTA EUA EM GANZHOU
 
A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina estreou com vitória no Torneio Internacional de Ganzhou, na China. Nesta terça-feira (dia 7), as brasileiras ganharam das chinesas por 59 a 51 (31 a 36 no primeiro tempo), com 14 pontos da ala maranhense Maria Claudia Teixeira. Outros destaques da equipe nacional, comandada por Janeth Arcain, foram a ala-pivô Vanessa Gonçalves e a pivô Maria Carolina Oliveira, ambas com dez pontos.
"A nossa participação está sendo bastante positiva, mesmo com o pouco tempo que tivemos para jogar um torneio com uma sequência de nove jogos. As atletas estão entendendo o conceito do jogo que estamos aplicando, facilitando assim o trabalho", analisou a técnica Janeth.
Os próximos adversários do Brasil serão os Estados Unidos, nesta quarta-feira (8), e a Austrália (quinta). Os três torneios na China fazem parte da preparação brasileira para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 18 e 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.
"Estamos em uma crescente evolução física e tática. Estou fazendo alguns revezamentos justamente para dar experiência de jogos às atletas que nunca atuaram nesse nível internacional. Além disso, aproveito para realizar alguns testes táticos, que avaliarei o melhor repertório de movimentações que se encaixará com a equipe", finalizou.
O Brasil está no grupo “A” do Mundial e faz sua estreia contra a Rússia, no dia 18 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentarão as equipes da Coréia (19) e Sérvia (20). No grupo "B", estão Argentina, Austrália, Espanha e Japão. O “C” é formado por Canadá, França, Holanda, Senegal. E no “D” ficaram China, Estados Unidos, Lituânia e Mali.
BRASIL (19+12+16+12 = 59)
Izabella Sangalli (4pts); Alana da Silva (6pts); Carla Lucchini (4pts); Vanessa Gonçalves (10pts); Carolina Ribeiro (0); Monique Teresa (4); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (10); Maria Claudia (14pts); Isabela Ramona (7pts); Lorraine Silva (0); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain
 
Fonte: CBB



Ourinhos “massacra” Poá e mantém liderança no Sub-17

Não poderia ter sido melhor. Depois de uma derrota inesperada na semana passada para a equipe de Tupã por 49 a 40, as meninas do Sub-17 do Ourinhos Basquete entraram em quadra no sábado (04), em Poá, determinadas a vencer a frágil equipe da casa, para se reabilitar e manter a liderança do Torneio, sob risco após a 2ª derrota no Campeonato Paulista.

E o que se viu a partida toda foi uma nítida superioridade técnica das ourinhenses que através de forte marcação na defesa e rápidos contra-ataques envolveu completamente as adversárias, que apesar de atuar em sua casa, não conseguiam reagir ao forte ritmo imposto pela equipe ourinhense.

Os grandes destaques de Ourinhos na partida foram as jogadoras Thaíná, cestinha da partida com 17 pontos e Andressa (14). Além delas, pontuaram para Ourinhos: Vitória (11), Juliana (10), Susan (8), Maria Luiza e Kananda (7), Susan  (8), Ingrid (6) e Gabriela (4). 

A grande diferença técnica entre as equipes se refletiu no resultado final e Ourinhos venceu por 84 a 14, numa diferença histórica de 70 pontos, a maior vantagem de pontos entre duas equipes no Torneio deste ano.

Após o jogo, a técnica Lisdeivi Pompa elogiou a equipe e traçou a meta para os dois últimos jogos do 1° turno. “Nossas meninas jogaram uma excelente partida, pois apesar da fragilidade de Poá, não imaginava que poderíamos vencer por uma diferença tão grande e isto demonstra mais uma vez a grande força que temos na defesa aliada a eficiência no ataque. Agora vamos enfrentar São José fora de casa, e esperamos conquistar mais uma vitória, para decidir no último jogo do 1° turno a liderança do Torneio jogando nossa partida mais difícil até agora contra a equipe de Americana, que é atual campeã. Mas temos condições de vencer e garantir a permanência no 1° lugar na classificação geral, o que será muito importante para nosso time, pois no 2º turno faremos sete jogos em casa e apenas três fora e teremos grande chances de chegar em 1º lugar nos playoffs e termos a vantagem de decidir em casa até a final”, explicou.  

Ourinhos jogou e venceu com: Andressa, Ana Laura, Ingrid, Gabriela, Juliana, Kananda, Maria Luiza, Thayna Azarias, Pamela, Susan, Tayna Gonçalves e Vitorinha.

Próximas partidas

Ourinhos volta à quadra no dia 18 (sábado), às 16 horas, para enfrentar a equipe de São José, em São José dos Campos. Na última partida do 1° turno, no dia 28 (terça-feira), às 19 horas, a equipe ourinhense pega Americana, cuja partida deverá ser disputada no Monstrinho, caso as obras sejam concluídas e o Ginásio for liberado pelo Corpo de Bombeiros.  

Ourinhos perde mando de quadra e é derrotado por Tupã

Um fator extra quadra acabou prejudicando e colaborando para a 2ª derrota da equipe de basquete feminino sub-17 do Ourinhos Basquete pelo Campeonato Paulista no último domingo (28), para a equipe de Tupã, por 49 a 40. 

O jogo contra Tupã que deveria ter acontecido na quadra do Monstrinho, foi transferido na última hora para a cidade do time adversário, uma vez que a interdição do Ginásio, que já havia acontecido durante a LBF, ocasião em que a equipe adulta não pôde jogar contra Guarulhos em sua quadra, será mantida até que as obras previstas para todo o Complexo do Monstrinho sejam concluídas e aprovadas posteriormente pelo Corpo de Bombeiros, que emitirá o laudo de autorização de funcionamento para eventos esportivos.

Desta forma, o jogo do próximo sábado (04), às 15 horas, contra a equipe de Poá, que também seria no Monstrinho, já foi transferido para cidade de Poá.

A direção do Ourinhos Basquete procura outras opções de Ginásio na cidade, para que a equipe sub-17 possa mandar seus próximos jogos pelo Campeonato Paulista, enquanto o Monstrinho não puder ser utilizado e o time não seja prejudicado na competição. No 1° turno, a equipe terá ainda mais uma partida em casa, contra a forte equipe de Americana, atual campeã paulista.  

O jogo  

Desacostumadas a jogar com ginásio lotado e com torcida adversária pressionando, as meninas do sub-17 de Ourinhos não conseguiram repetir as últimas atuações do Campeonato Paulista  e venceram apenas o 1° quarto do jogo por 15 a 13 e depois passou a ser dominada pela equipe de Tupã, que empurrada pela sua fanática torcida impôs seu ritmo e venceu os outros três quartos de jogo, terminando a partida com a vitória por 49 a 40.

Apesar da derrota, se destacaram na equipe ourinhense as jogadoras Andressa (12 pontos ), Ingrid (11) e Juliana (8).

Após a partida, a técnica Lisdeivi falou à reportagem do Diário e reconheceu que sua equipe sentiu a mudança do local do jogo e ter que jogar num ginásio lotado, com uma torcida gritando o tempo todo.  “Realmente as meninas sentiram, mesmo quando jogam no Monstrinho não temos uma grande presença do público e além da surpresa de não poder jogar em uma quadra que já estão acostumadas, jogaram pela primeira vez num ginásio lotado, com uma torcida que gritava e batucava o tempo todo, vaiando nossa equipe cada vez que tocávamos na bola. Elas são novas e é natural nesta categoria que sentissem esta pressão, mas foi algo bom como experiência, para que aprendam a lidar com este tipo de situação e não se intimidarem mais”, analisou.

Apesar da 2ª derrota, Lisdeivi manteve o otimismo e afirmou que ainda é possível manter a liderança do grupo. “Apesar de termos que fazer duas partidas fora, contra Poá que seria aqui e São José, acredito que não são equipes fortes e que poderemos vencer, mesmo fora de casa. Aí decidiremos contra Americana na última partida, que espero que consigamos jogar em outro ginásio aqui na cidade, para termos mais chances de vencê-las e manter nossa liderança no final do 1° turno, que será algo muito importante”, ressaltou.

Fonte: Diário de Ourinhos

Ourinhos Basquete se reapresenta e inicia preparação para o Paulista

Chuca, Mônica Nascimento e Yuli Cruz foram as novidades

DSC_3678

Na segunda-feira (06), a equipe de basquete adulto do Ourinhos Basquete se reapresentou após quase dois meses de recesso, depois que a equipe foi eliminada nas quartas de final na última edição da LBF.

Entre as principais novidades da equipe, foram apresentados três dos sete reforços para o Campeonato Paulista: as pivôs Mônica Nascimento (ex-Maranhão) Yuli Cruz (ex-Guarulhos) e a ala “Chuca”, que retorna à equipe ourinhense, após disputar a LBF pelo Maranhão.

As jogadoras Ariani, Tayná Paixão, Joice Coelho e Patty, além do técnico Cristiano Cedra, estão na seleção brasileira em Americana e irão se apresentar apenas na 2ª quinzena de maio.

Jogadoras estão otimistas   

Durante a apresentação, as novas jogadoras contratadas para a disputa do Campeonato Paulista, Mônica Nascimento, Yuli Cruz e Chuca falaram sobre a expectativa para a disputa do Torneio e o fato de Ourinhos ter apostado em novos talentos em sua nova formação.

A pivô Mônica que foi revelada pelo técnico Cristiano Cedra no Bradesco/Osasco, em 2005, acredita que o fato do treinador trabalhar com seleções de base será benéfico para o desempenho das jogadoras jovens que foram contratadas por Ourinhos. “Esta experiência do Cris com jovens atletas, com certeza facilitará nossa adaptação à equipe e estou muito otimista com relação ao desempenho da equipe no Paulista. Vamos treinar forte e nos dedicar ao máximo para levar Ourinhos de novo ao seu lugar, de time vencedor, com o apoio desta torcida maravilhosa que eu sempre via vibrando muito quando jogava contra e que agora terei o prazer de ter ao meu lado, torcendo e nos apoiando o tempo todo. Eu ainda não fui campeã pelas equipes que passei e meu grande sonho é ganhar meu primeiro título por Ourinhos no Campeonato Paulista”, revelou.

A pivô cubana Yuli Cruz disse que está muito feliz e quer se entrosar rapidamente com as outra atletas, para que a equipe comece bem o Campeonato Paulista. “Deste grupo só havia jogado com a Sil e com a Bibiano, mas quero me entrosar o mais rápido possível com as outras jogadoras e fazermos um grande Campeonato Paulista. Meu maior objetivo em Ourinhos é conquistar o título, pois não fui campeã por nenhuma das equipes em que joguei no Brasil”, frisou.    

A ala “Chuca” que depois de oito anos jogando em Ourinhos, disputou a LBF pela equipe do Maranhão e retorna à equipe ourinhense, vê com bons olhos a renovação feita pela diretoria e a formação da equipe com a mescla entre jovens talentos e jogadoras experientes e está confiante no desempenho do time no Campeonato Paulista. “Acredito que será muito boa esta mescla entre jogadoras mais experientes como eu, a Bibiano e a Ana Flávia com as atletas jovens e talentosas como a Joice Coelho, Patty, Thainá, que jogaram muito bem na LBF, além da Ariani, que veio dos EUA e que agora estão na seleção e voltarão mais experientes para cá. Além delas, tem a Mônica e a Yuli que já estão conosco e são grandes jogadoras também e acredito que sob comando do Cris, que é um técnico jovem, ganharemos muito e a equipe tem tudo para fazer um grande campeonato e disputar o título, e quem sabe sermos campeões novamente, que é o nosso maior desejo”, declarou.  

Fonte: Diário de Ourinhos

terça-feira, 7 de maio de 2013

Entrevista – Zanon - CBB

O nome é Luiz Augusto Zanon. A função é comandar a Seleção Brasileira Adulta Feminina. O objetivo é a conquista de muitos títulos dirigindo a equipe nacional. Essas são as palavras do coerente técnico, que recentemente assumiu o cargo na equipe nacional. Nessa entrevista, Zanon falou do planejamento para o time, de suas expectativas para as próximas competições e de seus 36 anos de carreira dedicados ao basquete. Único técnico do país campeão brasileiro masculino e feminino, Zanon tem ainda muito do que se orgulhar de sua família: a esposa Érica e os filhos Carolina, Camila e Caio.
1. Qual o seu planejamento à frente da Seleção Feminina?
Estou seguindo o planejamento feito na temporada passada. Vou cumpri-lo, mas temos o outro trabalho que é fazer uma mesclagem das novas atletas com as mais experientes. É preciso dar experiência para essas meninas novas e saber o real potencial internacional de cada uma, pois sabemos da diferença do mercado interno para o de fora. Vamos realizar dois amistosos contra as equipes da WNBA, o Atlanta Dream, da Érika, e o Washington D.C., da Iziane. Quero que as meninas conheçam outro universo que elas ainda não conhecem. Quero o melhor para o Brasil e poder dar minha contribuição em formar o melhor elenco em prol da seleção brasileira.
2. Quais suas expectativas como técnico para o Pré-Mundial deste ano, no México?
Vamos primeiro disputar o Campeonato Sul-Americano, no mês julho, que classificará quatro seleções para a Copa América do México, em setembro. A Copa América definirá os três primeiros para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014. Vamos tentar formar uma seleção brasileira forte e de alta qualidade técnica para disputar o título da competição. Temos um grande caminho para trilhar.
3. E quais as chances do Brasil na competição?
Se conseguirmos implementar a filosofia e a organização que precisamos e objetivamos, com certeza, serão as melhores chances possíveis. Estamos implementando uma ideia nova e queremos o título.
4. Analisando a atual geração de jogadoras, o que esperar do basquete nacional para os próximos anos?
Precisamos trabalhar muito e enfatizar que é preciso melhorar o conceito e os fundamentos de toda uma geração, desenvolvendo assim a qualidade dessas jogadoras. E juntos com as escolas, aumentar o número de praticantes e de interessados na modalidade.
5. Como avalia seu desempenho como técnico?
Acho que procuro sempre a evolução, a melhoria e ter coerência no meu trabalho.
6. Como foi o início da carreira?
No primeiro momento, foi muito bom. Comecei em 2003, e em 2004 já conquistei um vice-campeonato paulista. A aceitação foi muito grande de um início bastante promissor. Diria que até bastante arrojado.
7. Quais foram os técnicos que ajudaram na sua formação?
Todos os meus técnicos, enquanto jogador, contribuíram comigo. Aproveitei tudo. Usei o bom e aquilo que não concordava também. Tive técnicos que eram mais treinadores e outros que eram mais estrategistas. Não seria justo citar apenas um. O que sempre utilizei foi fazer um apanhado da minha carreira como atleta para me espelhar como técnico naqueles que eram os melhores.
8. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Adulta foi pelo ex-técnico Ary Vidal. Ele seria um desses professores que você se espelhou?
Com certeza. Foi um dos técnicos com que mais aprendi e observei. Ele era muito inteligente e estrategista e tinha muito carinho com os jogadores. Foi um grande prazer ter tido a oportunidade de trabalhar com ele.
9. Como foi sua adaptação no basquete feminino?
Já fazem três anos e três meses que estou vivendo o basquete feminino. Os primeiros três meses foram horríveis. Estranhei e achei muito diferente do masculino. Não consegui fazer muita coisa, pois as meninas tinham muita resistência ao meu estilo. Nos últimos três anos, elas compreenderam que eu queria o melhor para elas. A partir daí foi maravilhoso. Elas entenderam que quando faziam o que eu pedia aumentava o potencial delas. Foram três anos de muito trabalho e evolução. Na seleção, as jogadoras já entenderam que gosto de cobrar bastante e quero sempre mais do que realmente estão mostrando.
10. O que o basquete representa para a sua vida?
Vou fazer 50 anos, e desde que tenho 14 estou no basquete. São 36 anos dedicados ao basquete, que é o combustível da minha vida. Graças a esse esporte aprendi a ser uma pessoa melhor, a ser competitivo e paciencioso. Hoje, quero devolver um pouco de toda a contribuição que recebi nesses 36 anos como atleta e técnico.
11. Em todos esses anos quais os momentos foram os mais importantes?
Eu acho que o atual momento é sempre o mais importante, pois é o que estamos vivendo. Mas tive várias passagens que foram muito importantes, como meu início como atleta em São Carlos (SP), depois as primeiras conquistas. A primeira convocação para a seleção de base e a primeira na categoria adulta. O título do Sul-Americano (Equador – 1989) e, claro, as frustrações como os cortes. Nunca tive a oportunidade de disputar uma Olimpíada como atleta. Não poderia deixar de citar as várias conquistas profissionais como técnico em que fui eleito várias vezes o melhor. Nas conquistas pessoais, os meus filhos que são a minha razão. Espero, agora, ter muitos momentos importantes pela frente no comando da seleção.
12. Você teve a oportunidade de defender a Seleção Brasileira como jogador e como técnico? São emoções diferentes?
São muito diferentes. Como jogador, quando recebemos a convocação e vemos nosso nome na lista o sentimento é de muita empolgação. Quando fui convidado para comandar o Brasil como técnico, o sentimento foi de responsabilidade. A primeira vez que entrei no hotel da seleção, como técnico, senti um frio na barriga e também tive orgulho. Sei da responsabilidade que tenho pela frente e quero fazer o máximo para alcançarmos nosso objetivo.
13. No comando da equipe do Unimed/Americana, desde 2009, qual a sua análise da Liga de Basquete Feminino 2013?
Acho que foi muito bom e importante para a modalidade termos todas as jogadoras que disputaram os Jogos Olímpicos de Londres atuando na LBF. Significou que tudo que temos de melhor está aqui. A presença dessas jogadoras também desperta o interesse nas bases e o surgimento de mais gente praticando. Se fosse fazer uma critica, seria somente quanto ao número de clubes participantes. Mas o nível técnico foi altíssimo e convoquei 11 jogadoras que disputaram a LBF. Apenas a armadora Ariani Sousa que estava jogando o universitário nos Estados Unidos, mas que já está de mudança para o Brasil.
14. Existe um segredo para o sucesso do Unimed/Americana?
Americana tem um projeto muito bem estruturado e elaborado. São quase 11 anos sempre melhorando e fabricando jogadoras. Eu faço parte desse projeto há três anos e meio e tem sido realmente muito bem feito. O presidente Ricardo Molina e o coordenador Vita [preparador físico da seleção feminina], dirigem muito bem o clube, além, é claro, dos parceiros integrados, que cada um dentro do seu setor são muito comprometidos. A gerência faz um trabalho de formação maravilhoso na formação de atletas. São vários anos de junção e uma comissão técnica comprometida em valorizar todo esse processo. Todos nós temos obrigações e deveres. Acho que é um modelo que deveria ser seguido por vários clubes, tanto feminino quanto masculino.
15. Qual a importância da torcida para a equipe?
Acredito que a torcida sempre ajuda trazendo a motivação extra. Mas a empolgação da torcida vem com o resultado e a produção do time. Esperamos contar com a torcida brasileira nos jogos que vamos disputar.
16. Você tem algum ritual antes dos jogos?
Não tenho rituais. Mas sou católico, então procuro fazer minhas preces e agradecer pelas situações que estamos. É mais uma fé íntima e uma conversa com Deus. Não é sempre, mas procuro sempre fazer uma oração antes para agradecer pelo apoio nos momentos difíceis e agradecer sempre.
17. Na folga entre treino, jogo e competições o que gosta de fazer?
Sou bastante caseiro. Gosto de fazer programas em casa com a família ou sair para jantar com eles. Gostamos de nos unir e fazer um almoço diferente ou passeios na casa dos avós. No fim de semana, é a minha esposa que normalmente cozinha, mas também dou uma folga para ela e preparo um churrasco.
18. Como é Luiz Augusto Zanon fora das quadras?
Sou extremamente família e muito dedicado aos meus filhos e esposa. A minha família é a minha base. Curto muito o que eles fazem e pra mim e só de estar com eles está ótimo. Me sinto completo com meus filhos [Carolina, Camila e Caio] e minha esposa Érica.
19. Você tem três filhos. Nenhum quis seguir a mesma carreira?
Eu acredito que a pessoa tem que fazer o que mais gosta. O Caio chegou a jogar basquete, mas sempre deixou claro que não era o objetivo dele. A minha filha mais velha, a Carolina, está fazendo concurso e está prestes a realizar o sonho de se tornar promotora de justiça. Já a Camila e o Caio tinham o sonho de serem médicos. Os dois se formam esse ano. Acho que puxaram mais a minha esposa Érica, que é professora e tem mestrado em literatura. Eu também sempre incentivei a fazerem o que eles estavam sentindo que fizessem bem a eles. Acho que isso é sempre o mais importante da vida.
20. Que conselhos você daria para o técnico que está começando, mas que sonha em chegar ao comando de uma Seleção Brasileira?
Daria apenas um caminho. Trabalho, convicção e coerência no trabalho. Pode até demorar, mas te levará ao sucesso.