sábado, 31 de março de 2012

São Luís é escolhida para sediar o Sul-Americano de basquete feminino

São Luís participará efetivamente da preparação da Seleção Brasileira Feminina de Basquete que disputará os Jogos Olímpicos de Londres. De 21 a 27 de maio, a capital maranhense sediará a disputa do Sul-Americano da modalidade, torneio que será utilizado como preparativo aos Jogos Olímpicos.

A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Maranhense de Basquetebol (FMB), Manoel Cid Lourenço Costa Castro. “Está 99,99% decidido. Basta apenas um comunicado de nossa Confederação (Brasileira de Basquete), para que tudo seja homologado”, afirmou.

Segundo Cid, a escolha da capital maranhense para sediar o torneio sul-americano se deve principalmente à grande adesão do público local ao esporte, demonstrada durante as partida da Liga Nacional de Basquete Feminino (LBF).

- Tenho a convicção disso. Muito dessa escolha é por causa de nosso público, que lotou o Castelinho em quase todos os jogos do Maranhão Basquete.
Inicialmente o Sul-Americano seria disputado por sete equipes: Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile, Paraguai e Equador. Mas a última seleção até o momento não teria confirmado presença junto à Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet).

Com seis participantes, Manoel Cid acredita que o torneio será melhor disputado. Segundo ele, a fórmula da competição ainda não está definida, somente após a realização do congresso técnico da entidade, em São Luís.

- Pode ser em duas chaves de três ou em uma apenas, com as equipes se revezando, tendo intervalo para cada uma das seleções. Mas isso não será um grande problemas e vai ser definido no congresso - explicou.

Preparação

Além de uma atração a mais para o público maranhense, o Sul-Americano será de fundamental importância para a Seleção Brasileira. Após um longo período de disputada da LBF, o time deve utilizar o torneio como preparativo para os Jogos Olímpicos.

- Algumas atletas que estão disputando a LBF começam a ter a curva descendente em seu preparo físico. Outras começam a subir nesta reta final. Quando elas forem convocadas e se juntarem à Seleção, com certeza esse preparo será uniformizado e todas passarão a ter o mesmo nível. O mesmo está acontecendo com a maioria das seleções de todo o mundo, que vão utilizar torneios regionais como preparativo para Londres - disse Cid.

Em relação à organização e infraestrutura do Sul-Americano, o presidente da FMB acredita que não haverá problemas pelo torneio ser disputado em São Luís.

- Hoje temos um dos melhores ginásios do Brasil para a prática do basquete. Lá todas as seleções podem treinar sem problema algum e se for necessário outro local, temos espaços muito bons na cidade para isso. Isto sem falar contar com a boa estrutura para acomodação de todas as delegações - finalizou.

Fonte: Globo Esporte

quinta-feira, 29 de março de 2012

Iziane descarta WNBA e fica à disposição da seleção brasileira

Maior pontuadora da LBF e destaque da competição, defendendo o Maranhão Basquete, a ala Iziane definiu como será seu futuro, no que diz respeito à possibilidade de disputar as Olimpíadas de Londres. Com uma proposta da WNBA, a maranhense decidiu que irá lutar pelo sonho olímpico com a seleção brasileira, se colocando à disposição para uma possível convocação.

- Essa foi uma decisão muito pessoal e bastante difícil, mas achei que era mais importante pensar no meu país, neste momento - disse Iziane ao GLOBOESPORTE.COM.

Com 509 pontos marcados pelo Maranhão Basquete, Iziane praticamente já assegurou o título de cestinha da LBF, pois tem 194 pontos a mais que a segunda cestinha, Fernanda Bibiano, do Basquete Clube, com 315 pontos. Na LBF, o Iziane levou o MB até as quartas de final, sendo eliminado pelo Catanduva, após o terceiro jogo dos play offs.
O retorno à sua terra natal foi um dos passos fundamentais para a atleta optar pela disponibilidade à seleção brasileira. Além disso, Iziane destacou que a possibilidade de ir para as Olimpíadas é uma forma de levar o nome do Maranhão para todo o mundo.

- Eu retornei ao Maranhão para dar a minha contribuição e ajudar a divulgar o nosso basquete pelo país. Acho que depois de tudo o que aconteceu aqui na LBF, quando tivemos o ginásio completamente lotado, e nosso time fazendo uma boa campanha logo neste primeiro ano de competição, achei que jogar as Olimpíadas viria para coroar esse trabalho. E para mim vai ser importante, pois serei o Maranhão vestindo a camisa da seleção brasileira em Londres - afirmou.
A ala maranhense finalizou a entrevista afirmando que retornará à seleção disposta a lutar por vaga no time titular, descaatando a possibilidade de chegar como estrela do time. A convocação para as Olímpiadas ainda será realizada nos próximos dias, pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo.

- Eu não me vejo como titular desde agora. Primeiro terei que esperar a convocação. Muita gente está me colocando como titular, mas isso não existe. Eu sou mais uma do grupo e vou brigar para ser titular, para isso vou fazer a minha parte - finalizou Iziane.

O primeiro título de Iziane com a seleção brasileira veio em 2001, na Copa América e terminou em quarto lugar nas Olimpíadas de Sidney 2004 e no Mundial de 2006, este sediado no Brasil. Na WNBA, a maranhense defendeu o Miami Sol, Phoenix Mercury, Seattle Storm , e antes de retornar ao Brasil, estava no Atlanta Dream.

Fonte: Globo Esporte

quarta-feira, 28 de março de 2012

Superação: é a palavra de Natália


O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC iniciou série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 com derrota para o Ourinhos Basquete, em partida ocorrida no final de semana, por 72 a 69, após o emocionante empate no tempo normal (60 a 60). Com este resultado, a equipe de Catanduva precisa superar o adversário na segunda partida, que será jogada fora de seus domínios.

Ciente das dificuldades que deverá encontrar jogando na casa das adversárias, a armadora Natália Burian analisou a derrota e sabe que o resultado poderia ter sido diferente. A armadora acredita que o técnico Edson Ferreto vai saber ajustar a equipe para este confronto decisivo.

“Agora é sentar e conversar sobre esta partida, vamos ver o que o Ferreto vai nos falar desta derrota, que perdemos por conta de detalhes. Abrimos uma vantagem, mas não conseguimos segurar, além disso, precipitamos algumas bolas e poderíamos ter amenizado alguns erros. E tem mais, se elas venceram aqui podemos ganhar duas lá em Ourinhos”, afirmou.

Em breve análise, a armadora citou os pontos positivos e negativos do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC até aqui na segunda edição da LBF. “O ponto positivo da nossa equipe é o trabalho em grupo, além dos contra-ataques. Já o negativo, pelo menos neste confronto inicial da semifinal, foi errar passe sem ao menos tentar ir para a cesta”, explicou à atleta, que citou a ‘filosofia’ aplicada pelo técnico catanduvense.

“Ferreto diz que é melhor tentar 200 pontos do que errar um passe e dar o contra-ataque para o adversário”, acrescenta Natália.

A segunda partida está marcada para o dia 02 de abril (segunda-feira), às 19h00 (de Brasília), no ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV.

Fonte: Site LBF

Betânia prevê um segundo jogo equilibrado


Mesmo com a vitória no confronto inicial da série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012, a armadora Bethânia Vasconcelos, do Ourinhos Basquete, sabe que não tem nada definido, já que a partida de número dois será fundamental para o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, que dá adeus à disputa do título com um novo revés. Este segundo confronto está agendado para o dia 02 de abril (segunda-feira), às 19h00 (de Brasília), no ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV.

“Acredito que todos os jogos desta série semifinal são importantes, mas para o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, neste segundo, só resta vencer, então elas jogarão o tudo ou nada. O importante é a nossa equipe entrar determinada e já sabendo que nada está ganho ainda e que é preciso manter o foco para alcançar a vaga na final”, analisa Bethânia, que sabe que é preciso manter a determinação para sequencia da série.

“Temos que jogar a segunda partida com o mesmo foco e determinação da primeira, só temos uma vitória e precisamos de um novo resultado positivo para chegar a final. Para isso, o apoio dos nossos torcedores será fundamental”, acrescenta a armadora do Ourinhos Basquete.

Na partida que abriu a série, disputada na cidade de Catanduva (SP), o Ourinhos Basquete venceu, no tempo extra, por 72 a 69, com muito equilíbrio e emoção.

Fonte: site LBF

terça-feira, 27 de março de 2012

TARALLO ACOMPANHARÁ FINAIS DA EUROLIGA


Rio de Janeiro - Luiz Cláudio Tarallo, técnico da seleção brasileira adulta feminina, e o assistente técnico, Cristiano Cedra, embarcaram nesta segunda-feira (26), para Istambul (Turquia), onde irão acompanhar as finais da Euroliga Feminina, que iniciam dia 28 de março. Estão nas finais muitas das jogadoras que irão disputar os Jogos Olímpicos de Londres.

"O Tarallo e o Cedra foram acompanhar as jogadoras nas finais da Euroliga e avaliar as atletas estrangeiras que iremos enfrentar. A viagem já faz parte do planejamento da equipe brasileira visando os Jogos de Londres. A seleção inicia a preparação no dia 1º de maio em Jundiaí . Queremos dar a seleção o melhor treinamento possível para nossas atletas e buscar um bom resultado em Londres", comentou Hortência Marcari, diretora de seleções femininas da CBB.

Visando os confrontos, Tarallo e Cristiano foram acompanhar as disputas e analisar as prováveis adversárias do Brasil na Competição. Além de Cristiano, Maria do Carmo Mardegan Ferreira, a "Macau", também compõe a comissão técnica brasileira.

Cristiano Cedra foi assistente de Tarallo no Mundial Sub-19, onde o Brasil conquistou a medalha de bronze (Chile – 2011). Como assistente técnico, seu currículo é vasto. Além do Mundial, Cristiano foi assistente e um dos responsáveis pelas conquistas sul-americanas das seleções Sub-17 (Chile – 2009); Sub-18 (Colômbia – 2010); Sub-15 (Uruguai – 2010), além do vice-campeonato na Copa América Sub-18 (EUA – 2010). Como técnico, Cedra comandou a seleção sub-15 ouro no sul-americano (Equador – 2011).

Macau estreia com seleções adultas, mas esteve como assistente técnica da seleção brasileira de base de 2000 a 2009, deu uma pausa em 2010, e retornou em 2011, como assistente de Janeth Arcain na seleção sub-17, que conquistou o bronze na Colômbia. Em seu currículo, a maioria são vitórias. Com as seleções juvenis, Macau tem dois títulos (Venezuela – 2000 e Bolívia – 2004). Ainda como assistente, subiu no pódio com o ouro na sub-15 (Venezuela - 2005), além de um vice-campeonato (Paraguai - 2005). Na sub-18 foram dois bronzes na Copa América (Argentina – 2000 e 2008); com a Sub-20 conquistou dois vice-campeonatos na Copa América (Brasil – 2002 e México - 2006). Macau esteve ainda na comissão da equipe sub-21 que conquistou o vice-campeonato (Croácia - 2003). Única vez que esteve no comando, Macau conquistou a prata no Sul-Americano sub-15 (Venezuela - 2004).

"Estou muito contente, pois é uma honra representar meu país e estar na comissão de uma seleção adulta depois de uma década com as seleções de base. Trabalhei nas equipes de base do Brasil com a maioria dessas atletas e fazer essa continuação agora ainda mais em um olimpíada será maravilhoso. Não fizemos muitas reuniões ainda, mas o Tarallo já me passou algumas coisas que estão andando. O Cristiano esta fazendo todo o levantamento das equipes européias. E acredito que será uma das melhores preparações possíveis. Com certeza o Brasil estará na briga por uma medalha", disse Macau.

Fonte: site CBB

domingo, 25 de março de 2012

Jornal Diário do Nordeste (Ceará) inicia série de reportagens sobre Londres 2012 com a modalidade BASQUETE


A matéria publicada neste domingo é bem longa, incluindo também o Masculino. Blogarei aqui apenas a parte relacionada ao Feminino. Quem quiser ver na integra acesse:



Basquete volta 16 anos depois


Hortência vê chances de medalha no feminino

Os resultados da seleção feminina de basquete no último ciclo olímpico não inspiram muita confiança. Nos Jogos de Pequim, em 2008, eliminação na primeira fase e 11º lugar. No Mundial da República Tcheca, dois anos atrás, 9ª posição.

Apesar disso, o Brasil garantiu a vaga em Londres vencendo todos os jogos no Pré-Olímpico da Colômbia, ano passado.

Para a "rainha do basquete", Hortência, hoje diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o Brasil pode lutar por medalha olímpica. "Chance, a gente tem. Quando você vai para uma competição desse nível, é sempre uma incógnita. Um nível acima estão os Estados Unidos. Os outros, é tudo muito igual", analisa.

Quanto à situação da lateral Iziane, hoje no Maranhão e que pode ter a participação na Olimpíada dificultada caso se transfira para a WNBA, Hortência afirma que a CBB conta com a jogadora. "Não posso falar sobre hipótese. Não recebi nenhuma carta de dispensa, então para mim ela vai ser convocada", diz.

ENTREVISTA

Hortência
Diretora de Seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), campeã mundial em 1994 e prata olímpica em 1996

Os resultados do Brasil no último ciclo olímpico - 11º nos Jogos de Pequim em 2008 e 9º no Mundial de 2010 - preocupam para as Olimpíadas?

Quando você vai para uma competição, é sempre uma incógnita. Os Estados Unidos estão um nível acima, mas não é impossível de ganhar. Entre os outros, é tudo muito igual. A Austrália, que havia sido campeã mundial no Brasil [em 2006], foi quinta no último mundial [em 2010]. A Espanha que foi terceira do mundo [em 2010], nem está disputando a repescagem, já está fora da Olimpíada. A República Tcheca [vice-campeã mundial em 2010] está disputando a repescagem. A gente tem que ver como a seleção brasileira vai chegar e como as outras equipes chegarão; a chave que nós vamos pegar; para analisar e ver se temos chance ou não de subir. É muito difícil fazer uma previsão, as equipes ainda estão se estruturando.

Nas projeções da CBB, vocês colocam a seleção feminina com chance de medalha?

Chance, a gente tem; como pode não pegar [medalha] também. Não dá para você prever. Vamos ver como nossa equipe vai se comportar nos jogos amistosos que nós temos. Vamos fazer uma viagem à Austrália, jogos nos Estados Unidos, jogos no Brasil, vamos pra França antes de Londres.

Esses últimos resultados ruins do Brasil coincidem com a aposentadoria da Janeth. Em sua opinião, faltou renovação no basquete brasileiro?

Não tenha dúvida. Desde a minha época, passando pela Janeth... É o que a gente está tentando agora. Eu falo que tem que ter uma renovação.

Pensando em 2016?

Não sei se a gente chega em 2016 já com essas meninas que hoje tem 15, 16, 17 anos. Você não monta um craque em cinco anos, a não ser que ele seja excepcional. Para ter aquela experiência que uma atleta precisa para disputar uma Olimpíada, isso leva um pouquinho de tempo.

Como está a situação da ala Iziane e a possibilidade de ela ir à WNBA e não disputar a Olimpíada? A CBB está tentando negociar com ela?

Negociar em que sentido?

Tentar convencê-la a disputar a Olimpíada caso ela decida ir para a WNBA.

O que eu sei é que ela vai ser convocada como todas as outras. O resto, eu desconheço.

Mesmo que ela vá para a WNBA, vocês acreditam que ela vá disputar a Olimpíada?

Não sei se ela tem proposta ou se assinou. Não posso falar sobre hipótese. Por enquanto, não recebi nenhuma carta de dispensa, então, para mim, ela vai ser convocada.

A Iziane é fundamental nesse grupo?

Todas são importantes, inclusive a Iziane. Ela é fundamental, é uma grande jogadora, tem experiência.

Nos últimos anos, vários treinadores passaram pela seleção brasileira. Até que ponto as trocas de comando técnico podem prejudicar a preparação para as Olimpíadas?

Prejudica bastante, é óbvio, mas o Luiz Cláudio Tarallo [atual técnico da seleção feminina] está com a gente, nas categorias de base, desde 2003. Antes de eu entrar na CBB, ele já era das categorias de base da seleção brasileira, então ele conhece muito bem essas meninas. Todas elas já passaram por ele, estou muito confiante nele. Antes, ele não podia assumir porque tinha problemas particulares que estavam sendo resolvidos. Agora, que ele resolveu tudo, pode ser considerado confiável para a seleção.

Você disse que os Estados Unidos estão um nível acima. Eles são favoritos disparados à medalha de ouro?

Favoritos eles são, mas vão ter de mostrar em quadra. Não dá para falar nada antes de ver como as equipes estão.

Opiniões

Brasil na briga pelo pódio

O Brasil vai às Olimpíadas de Londres para brigar por medalha. Essa é a expectativa do ala/armador Marcelinho Machado, 36, o mais experiente no grupo atual da seleção. Com o know-how de ter disputado quatro edições do pré-olímpico desde 1999, o atleta do Flamengo acredita que Estados Unidos e Espanha estão um pouco acima dos demais, mas a briga por medalhas está aberta.

“A distância é pequena. O importante é a gente estar brigando e, se tiver oportunidade de ganhar um jogo contra Espanha ou EUA, não vacilar. No último Mundial, o jogo mais difícil dos EUA foi contra o Brasil, decidido na última bola. Não coloco mais eles como imbatíveis, como alguns anos atrás”, acredita.

Para obter um bom resultado em Londres e, quem sabe, beliscar uma medalha, o Brasil terá de superar a dificuldade dos anos recentes de vencer equipes europeias. “A gente sempre sentiu jogar com os europeus até pela falta de jogos contra eles. Nossa preparação vai ser também contra equipes europeias. No Mundial, jogamos bem e vencemos a Croácia. A gente está em equilíbrio com outras seleções do mundo. A questão é se preparar bem, como fizemos no último Pré-olímpico, e brigar por uma medalha”, prega.

O comentarista dos canais Sportv, Byra Bello, faz uma retrospectiva histórica para mostrar porque o basquete mundial está mais equilibrado. Segundo ele, após as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, vários astros da NBA se aposentaram, como Magic Jhonson, Larry Bird e Michael Jordan. Para conter o esvaziamento, a liga começou a importar jogadores de outros países, que hoje são vistos aos montes nas quadras norte-americanas – só brasileiros são quatro (os pivôs Nenê, Anderson Varejão e Tiago Spliter e o armador Leandrinho).

Esse quadro, diz Byra, contribuiu para elevar o nível das outras seleções. “A globalização fez com que o basquete se desenvolvesse no mundo inteiro. Tirando a equipe americana, que, se colocar todos os melhores da NBA é imbatível, e a Espanha, que está um pouco acima, tem 14 ou 15 equipes desenvolvendo um basquete de primeiríssima qualidade. O Brasil, se os meninos que estão jogando lá fora, principalmente os da NBA, atenderem a convocação e estiverem dispostos e fechados com o grupo, comprometidos a defender a seleção, pode até disputar pódio”, projeta.

Quanto às mulheres, o comentarista admite que o basquete feminino deu uma queda grande, mas que isso se vê inclusive em nível mundial. A ausência de estrelas após a geração de Paula, Hortência e Janeth – esta última aposentada em 2007, justamente quando começou o período de ausência de resultados de destaque Um fator que dificulta, segundo ele, é a quantidade reduzida de praticantes entre as mulheres. “Você não consegue sequer montar equipes para fechar uma liga como a LBF [Liga Nacional de Basquete Feminino]. A competição começa e você sabe as equipes que vão brigar pelo título”, lamenta.

Um ponto polêmico na seleção feminina, para o comentarista, foi a saída do técnico Enio Vecchi, que era o treinador à época do Pré-olímpico da Colômbia, em setembro do ano passado. Três meses depois, porém, foi anunciada a sua substituição por Luiz Cláudio Tarallo, que já treinava as seleções de base. “Não entendi muito bem a saída do Enio. Até por ter conquistado a vaga olímpica, acho que ele merecia ficar, mas o Tarallo é um bom técnico”, pondera.

Por fim, o Brasil vive nova incerteza se a ala Iziane, atualmente no Maranhão, jogará as Olimpíadas, já que a atleta admitiu o interesse em voltar para a WNBA – a liga profissional norte-americana feminina -, o que pode inviabilizar sua presença em Londres. “A Iziane é uma boa jogadora, apesar de, no meu modo de entender, jogar muito individualmente. Se ela estiver junto, integrada ao grupo, pode ajudar muito, sem dúvida alguma”, analisa.

Mesmo assim, Byra acredita que o basquete feminino tem condições de brigar por pódio em Londres. “Tem que jogar com o regulamento”, recomenda. As favoritas disparadas, porém, são as norte-americanas para ele.

ÍCARO JOATHAN
SUBEDITOR

Fonte: diariodonordeste.globo.com

Jundiai contrata Cacá, ex-Santo André

O time adulto do Divino/COC ganhou um reforço para o Campeonato Paulista de basquete feminino na temporada 2012. A equipe acertou a contratação da ala/armadora Carina dos Santos Martins, de 20 anos, que jogava no Santo André. A jogadora treina há duas semanas em Jundiaí e já tem um objetivo traçado: ser campeã paulista. "Nunca ergui um troféu paulista em todos esses anos que participei da competição, acho que chegou a hora", diz. Cacá, como é chamada nas quadras, é velha conhecida do Divino. Nos últimos anos, sempre enfrentou o time jundiaiense nos campeonatos estaduais juvenis, mas não tem um bom retrospecto. "Joguei quatro semifinais contra o Divino e não venci um", diz, aos risos.

Trajetória - A jovem atleta começou na modalidade jogando na rua com os meninos, porque o irmão também jogava. Ela fez escolinha de basquete do C.F.E. Janeth Arcain e em seguida foi contratada pelo Santo André para jogar nas categorias de base. Já na equipe juvenil, Cacá passou a jogar na equipe adulta onde campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2011. "Sempre estive a frente da minha categoria, desde pequena e, jogar a Liga, foi uma experiência incrível", comenta. No primeiro semestre de 2011, ela também passou seis meses com a seleção brasileira de basquete Sub-19, em Jundiaí e foi medalha de bronze no Mundial Sub-19 Feminino realizado no Chile, no passado.

Equipe - O time adulto do Divino segue treinando para o estadual da Série A-2 que deve começar em abril. A equipe conta com Emily, Isabela Ramona, Joyce, Tamara, Drielle, Mariana Lambert e Cacá. O Divino segue buscando mais uma atleta para fechar o elenco para a temporada.

Fonte: Jornal de Jundiaí

sábado, 24 de março de 2012

Ourinhos supera Catanduva na prorrogação


O Ourinhos Basquete saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 ao derrotar o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, na noite deste sábado (24 de março), mesmo atuando no ginásio do Colégio Jesus Adolescente, na cidade de Catanduva (SP), por 72 a 69, no tempo extra, depois de um empate de 60 pontos no tempo normal (36 a 36 no primeiro tempo), no complemento da primeira rodada.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes lutando bastante e demonstrando muita garra e força de vontade, apesar do número excessivo de erros que cometeram ao longo da partida. Com esse panorama, os times se alternaram no comando do marcador até o quarto final, que foi acirrado e terminou empatado.

No tempo extra, as comandadas de Antônio Carlos Barbosa começaram melhor, mas o representante de Catanduva, dirigido por Edson Ferreto, logo se recuperou e teve a chance de sair com a vitória, mas como ocorreu no período normal, cometeu dois erros quando estava com a posse de bola e deu a chance do Ourinhos Basquete abrir uma ligeira vantagem, que permaneceu até o final.

Os destaques da partida foram Gil (20 pontos, 02 rebotes e 02 assistências) e Palmira (12 pontos, 04 rebotes, 01 bola recuperada e 02 assistências), pelo time da casa; Sil (24 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e Joice (14 pontos, 04 rebotes, 01 bola recuperada e 04 assistências), em favor do visitante.

“O campeonato foi equilibrado e esta semifinal mantém o mesmo panorama, pois conta com quatro grandes equipes. Conseguimos uma vitória importante fora de casa, mas a tendência é de um novo jogo duro em Ourinhos, em que teremos que lutar bastante para vencer, evitando uma nova prorrogação”, comenta a armadora Joice, do Ourinhos Basquete.

“Ficou mais complicado com essa derrota, mas temos condições de vencer fora de casa. Neste jogo inicial cometemos erros em lances importantes e decisivos e isso fez a diferença”, analisa a lateral Palmira, do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC.

As jogadoras Natália, do time da casa, e Camila, do visitante, foram sorteadas para realizar o exame antidoping.

O segundo confronto, que pode ser o decisivo, acontece no dia 02 de abril (segunda-feira), ás 19h00 (de Brasília), na cidade de Ourinhos (SP). Um novo resultado positivo garante o Ourinhos Basquete na decisão.

Fonte: Site LBF

Depois de mais uma prorrogação, Ourinhos sai na frente.



Ajudado pelos 24 pontos da cestinha Silvia Valente, Ourinhos venceu Catanduva na prorrogação por 72 x 69, abrindo vantagem na série semifinal da LBF.

Pelo time da casa, Gilmara colaborou com 20 pontos, e Karina com um duplo-duplo (10 pts e 11 rebotes)

Assim como a partida entre Americana e Santo André, o jogo de hoje apresentou um grande equilibrio, com as equipes se alternando na liderança. O tempo normal acabou em 60 x 60, mas na prorrogação Ourinhos se mostrou mais inteiro, e levou a melhor.

Resta saber uma coisa:

Por que Catanduva não cometeu falta na última posse de bola de Ourinhos?


Placar por período:

1ºQuarto: 22x19
2ºQuarto: 14x17
3ºQuarto: 16x13
4ºQuarto: 8x11
Prorrogação: 9 x 12

sexta-feira, 23 de março de 2012

Americana larga na frente


O Americana saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 ao derrotar o Santo André/Semasa, na noite desta sexta-feira (23 de março), por 85 a 83, na prorrogação, depois de um empate de 76 pontos no tempo normal (42 a 45 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP).

O jogo foi bastante disputado e emocionante, com o time visitante começando melhor e vencendo o quarto final com uma vantagem de seis pontos. Em seguida, a equipe da casa cresceu de produção, virou o marcador e foi ao intervalo vencendo por três pontos.

No retorno do intervalo, Americana se mostrou mais acertado e voltou a comandar o placar, com uma diferença favorável de seis pontos. Nos dez minutos finais, o Santo André/Semasa igualou as ações e teve até chance de vencer, mas não conseguiu converter a bola final e o tempo normal acabou empatado.

Na prorrogação, Americana se aproveitou de alguns erros cometidos pelo adversário, em especial nos passes, para pular a frente e, mesmo coma tentativa de reação do Santo André/Semasa, que chegou a se aproximar no marcador, garantiu o resultado favorável na abertura da semifinal.

Os principais nomes da partida foram à cubana Ariadna (21 pontos, 06 rebotes e 02 assistências), Micaela (18 pontos, 07 rebotes, 03 bolas recuperadas e 04 assistências) e Êga (14 pontos, 06 rebotes, 04 bloqueios e 06 assistências), pelo time do Grande ABC; Karla (26 pontos, 04 rebotes e 01 bola recuperada), Clarissa (13 pontos, 11 rebotes, 01 bloqueio e 03 bolas recuperadas – double-double) e Mamá (13 pontos, 11 rebotes, 01 bloqueio, 03 bolas recuperadas e 01 assistência – double-double), em favor do representante do Interior.

“Conseguimos uma vitória que foi muito difícil e importante, pois o Santo André fez uma grande partida. Agora, é seguir trabalhando forte para o segundo duelo da série, que será mais uma partida complicada, mas esperamos contar com a nossa torcida para vencer e chegar a decisão da LBF”, comenta a pivô Clarissa, do Americana.

“Precisamos acreditar que podemos vencer em Americana, mesmo sabendo que não será fácil, mas que não é uma coisa impossível. Fizemos um bom jogo, lutando bastante, mas falhamos no final, perdendo algumas bolas e não conseguindo definir lances importantes e decisivos”, analisa a ala/armadora Ariadna, do Santo André/Semasa.

A cestinha Karla, do Americana, deixou a partida antes do seu final, sentindo uma contusão no ombro esquerdo. “Estou sentindo dores fortes, mas ainda é cedo para fazer qualquer tipo de análise. Temos uma semana para tratar e recuperar para o segundo jogo. Nesta abertura da série conseguimos uma vitória dura e importante”, relata.

As jogadoras Bianca, do Santo André/Semasa, e Mamá, do Americana, foram sorteadas para realizar o exame antidoping.

O segundo confronto, que pode ser o decisivo, será jogado na segunda-feira (02 de abril), às 19h00 (de Brasília), na cidade de Americana (SP). Um novo resultado positivo leva o Americana à decisão.

Fonte: site LBF

Com maturidade de campeão, Americana abre 1 x 0 na semifinal



Assim como no jogo da fase de classificação, o time de Americana acaba de venceu Santo André na prorrogação, por 85 x 83, no 1o jogo de uma das semifinais da LBF 2011 / 2012.

Bom jogo, cheio de alternativas, mas com muitos erros no final.

Destaques para Karla (que contundiu-se num choque com Micaela) com 26 pontos, e para Mamá e Clarissa, ambas com 13 pontos e 11 rebotes.

Por Santo André, Ariadna e Micaela (21 e 18 pontos, respectivamente), foram as maiores anotadoras. Mas vale um destaque para a boa atuação de Nádia (11 pontos, 9 rebotes e 2 bloqueios).

Placar por período:

1ºQuarto: 18x24
2ºQuarto: 27x18
3ºQuarto: 15x24
4ºQuarto: 16x10
Prorrogação: 7x9

O próximo confronto será na segunda feira dia 2 de abril, em Americana.

Camila Costa acerta por um ano com o Pindamonhangaba


A LBF (Liga de Basquete Feminino) ainda não terminou, mas o mercado já começa a se agitar para a próxima temporada. Camila Costa, jovem armadora de 20 anos do São Caetano, acertou sua transferência para o Pindamonhangaba. A jogadora assinou por um ano com sua nova equipe.

"Fiquei quatro meses em São Caetano, e ter participado da Liga Nacional foi uma ótima experiência pra mim. Sempre que entrei em quadra fiz de tudo para poder ajudar São Caetano e dei o meu melhor", afirmou Camila, que tem passagens pela Seleção Brasileira de base.

Último colocado na fase de classificação, o São Caetano foi eliminado da LBF sem vencer nenhuma das 16 partidas na liga.

"Entramos para disputar a LBF conscientes das dificuldades que encontraríamos. Tínhamos um time muito jovem e nosso objetivo era poder aprender com as equipes mais experientes. Acredito que conseguimos representar bem a equipe do São Caetano, mas não é fácil enfrentar as melhores jogadoras do Brasil", ponderou.

Fonte: site Terra

Sensação americana Brittney Griner "enterra" em jogo do campeonato universitário




























Já falamos aqui sobre essa pivô de 2,03m e apenas 21 anos, que promete travar grandes duelos contra a australiana Cambage.

Confiram sua enterrada

http://www.youtube.com/watch?v=SzvAdMasu1A&feature=player_embedded

quinta-feira, 22 de março de 2012

Transexual faz planos para jogar na seleção feminina de basquete dos EUA em 2016


Lindsey Walker, de 26 anos, viveu como “Greg” até os 21. Ela é legalmente reconhecida como mulher há dois anos e pretende fazer a operação de mudança de sexo no final deste ano.

Além de ganhar o título de transexual mais alta do mundo, ela tem como objetivo disputar os Jogos Olímpicos de 2016 pela seleção feminina de basquete dos EUA, segundo uma reportagem do jornal inglêsDaily Mail.

Quando ainda era Greg, Lindsey, de 2,13 m, era promessa do time de basquete da universidade de Michigan. Vivia cercado de cheerleaders e era um dos mais populares da sua turma. “Mas sentia que algo não estava certo, é como se fosse uma charada.”

“Comecei a me sentir isolada, e com 18 anos comecei a pesquisar secretamente por que eu me sentia tão diferente dos outros. Com 21, cheguei ao fundo do poço, passei a ter problemas emocionais e comecei a beber. Aí, um dia, percebi o que deveria fazer. Comecei a vestir roupas de mulheres e mais tarde a tomar hormônios femininos”, explicou Lindsey.

“Mas eu nunca parei de querer jogar basquete profissional”, ressaltou a atleta, que largou o time universitário durante o processo de mudança de personalidade. Agora, ela pretende retomar o esporte a tempo de conseguir uma vaga na seleção feminina e, quem sabe, disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Antes, porém, pretende passar por cirurgias de mudança de sexo e outros procedimentos estéticos para deixar seu corpo com curvas mais afeminadas. Ela já alertou o Guinness Bookna esperança de ser reconhecida como o travesti maia alto do mundo. Depois de operar, ela quer ser o transexual mais alto e então, quem sabe, voltar a treinar basquete e correr atrás do sonho olímpico.

Fonte: Site UOL

Americana e Santo André abrem as semifinais da LBF nesta sexta feira


A série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 será aberta nesta sexta-feira (23 de março) com o duelo entre Santo André/Semasa e Americana, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP). O SporTV transmite o jogo ao vivo.

Para chegar a esta semifinal, o time do Grande ABC, comandado pela técnica Laís Elena, concluiu a fase inicial na quinta colocação, com 56,3% de aproveitamento – 09 vitórias e 07 derrotas. Na semifinal, o Santo André/Semasa eliminou o São José/Shopping Colinas, em uma disputa equilibrada, com duas vitórias e uma derrota.

“A nossa expectativa é de vitória; como eu já havia dito anteriormente, todos os times que estão nesta semifinal estão brigando para chegar à decisão e com a nossa equipe não é diferente. Vamos enfrentar um time que chega credenciado pela campanha muito boa que fez na primeira fase, mas estamos vivendo um momento favorável e temos condições de sair com a classificação e, para que isso ocorra, é muito importante iniciar com um resultado favorável jogando em casa”, analisa Laís Elena, técnica do Santo André/Semasa, que terá o elenco completo a disposição.

A experiente treinadora Laís Elena luta pelo seu terceiro título nacional, sempre comandando a equipe de Santo André. A primeira conquista ocorreu em 1999, quando a competição era chamada de Campeonato Nacional Feminino, enquanto que a segunda foi na temporada passada, na primeira edição da LBF.

Os destaques do Santo André/Semasa, até aqui, no campeonato são estes:

Ariadna: sexta colocada na estatística das cestinhas, com média de 14,9 pontos por jogo.

Êga Garvão: quinta colocada na estatística das assistências, com média de 3,3 por jogo; segunda colocada na estatística dos bloqueios, com média de 1,3 por jogo; e quarta colocada no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 55,4%.

Micaela Jacintho: terceira colocada na estatística das bolas recuperadas, com média de 2,5 por jogo; e quarta colocada no aproveitamento dos lances livres, com 75,8%.

Nádia Colhado: terceira colocada na estatística dos bloqueios, com média de 1,2 por jogo.

Jaqueline: terceira colocada no aproveitamento dos arremessos de três pontos, com 39,6%.

Já o representante do Interior, dirigido pelo técnico Luiz Zanon, fechou a primeira fase na liderança isolada, com 16 vitórias e 100% de aproveitamento. Na série de quartas-de-final, o Americana manteve a invencibilidade ao superar o Basquete Clube com duas vitórias e nenhuma derrota.

“Espero que a equipe mantenha o mesmo padrão que apresentou até aqui no campeonato, pois esta será uma semifinal digna do basquete feminino brasileiro, já que teremos pela frente o atual campeão da LBF. Mesmo iniciando a série fora de casa, vamos buscar o resultado positivo”, comenta o técnico Luiz Zanon, que não poderá contar com a ala Fernanda Beling, contundida, tem dúvida sobre o aproveitamento da pivô Mamá, que se recupera de contusão, e contará com as voltas da pivô Clarissa e da ala/armadora Karla, que desfalcaram o time nas quartas-de-final.

O técnico Luiz Zanon corre atrás de um grande feito nesta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF); se chegar ao título, o comandante do Americana será um dos poucos, quem sabe até o único treinador, a conquistar os títulos mais importantes do calendário nacional e estadual, seja no naipe masculino ou mesmo no feminino. Em seu currículo, Zanon já possui os títulos do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1, em 2008, e do Campeonato Nacional Masculino, denominado na época Nossa Liga de Basquete (NLB), em 2006, ambos no comando da Winner/Limeira; e o título do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1, em 2010, dirigindo o Americana.

“É sempre uma motivação a mais poder marcar o nome na história com um feito que me parece ser inédito, através de resultados importantes em competições de alto nível e bastante disputadas”, comenta Zanon.

Os principais nomes do Americana, até aqui, na competição são estes:

Clarissa: líder na estatística da eficiência, com média de 24,2 por jogo; líder no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 58,7%; segunda colocada na estatística das cestinhas, com média de 17,7 pontos por jogo; segunda colocada na estatística dos rebotes, com média de 11,4 por jogo; e sexta colocada na estatística da recuperação de bola, com média de 1,1 por jogo.

Karla: líder no aproveitamento dos arremessos de três pontos, com 43,7%; quarta colocada na estatística das cestinhas, com média de 15,3 pontos por jogo; sexta colocada na estatística das assistências, com média de 3,1 por jogo; e quarta colocada na estatística da recuperação de bola, com média de 2,4 por jogo.

Sandora: sexta colocada na estatística dos rebotes, com média de 9,1 por jogo; quarta colocada na estatística dos bloqueios, com média de 1,1 por jogo; e sexta colocada na estatística da eficiência, com média de 17,3 por jogo.

Babi: segunda colocada na estatística das assistências, com média de 5,1 por jogo.

Karen: quinta colocada no aproveitamento dos arremessos de três pontos, com 36,4%.

Na primeira fase foram dois confrontos entre estas equipes, com duas vitórias favoráveis ao Americana: 97 a 69, no turno, na cidade de Americana (SP); 67 a 66, no returno, na cidade de Santo André (SP).

Os demais jogos desta série estão agendados para estas datas: 02 de abril (segunda-feira), às 21h00 (de Brasília), na cidade de Americana (SP); e, se necessário, 04 de abril (quarta-feira), às 17h00 (de Brasília), também em Americana (SP).

Fonte: site LBF

Rio de Janeiro será sede do sorteio dos grupos do basquete de Londres 2012


O Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos em 2016, receberá o sorteio dos grupos para a competição de Londres nos dias 28 e 29 de abril, em local ainda não definido.

As Olimpíadas de Londres, que ocorrerão no período de 27 de julho a 12 de agosto, terá a participação do Brasil na competição masculina depois de 16 anos fora da principal competição do esporte. As meninas do Brasil também representarão o país na cidade do Big Ben.

A reunião da FIBA terá o comando do ex-árbitro e atual diretor de competições da entidade, Lubomir Kotleba, que apitou a histórica vitória do Brasil sobre os Estados Unidos na final do Pan-Americano de 1987, em Indianápolis.

As seleções que já estão classificadas para o basquete nas Olimpíadas são:

MASCULINO:

Reino Unido
Estados Unidos
Argentina
Brasil
Tunísia
Austrália
Espanha
França
China


FEMININO:

Reino Unido
Estados Unidos
Brasil
Angola
Austrália
Rússia
China

Do dia 25 de junho a 1 de julho haverá o Pré-Olímpico mundial feminino, na Turquia, que definirá as outras cinco equipes que vão à Londres 2012.


Se as 5 ultimas seleções serão conhecidas apenas dia 1 de julho, como será feito o sorteio em meados de abril? Será que nas bolinhas estará escrito Q1, Q2, Q3, Q4 e Q5? Se sim, será que as seleções já saberão em que grupos cairiam de acordo com sua classificação final, levando-as a escolher posições? Sinistro...

Iziane é destaque no site da FIBA


Iziane foi destaque no dia de ontem no site mundial da FIBA. Com o titulo "Trabalho incompleto de Iziane" a matéria fala um pouco da trajetória da atleta maranhense pela seleção brasileira.

Para aqueles que quiserem ler a reportagem completa, acessem http://www.fiba.com/pages/eng/fc/news/lateNews/p/newsid/50926/arti.html

Paraíba poderá sediar o sul-americano sub-15

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Carlos Nunes, esteve em João Pessoa, na Paraíba, na última segunda (19), para avaliar com o presidente da Federação Paraibana de Basketball, Ricardo Prado, a possibilidade de Campina Grande (PB) sediar o 19º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino, que será realizado no mês de novembro.

Segundo o presidente Carlos Nunes, a Paraíba teria sido escolhida pela CBB como forma de homenagear uma região que “vem se destacando pelo desenvolvimento do basquete de base”, disse Carlos Nunes, que deixou com o presidente Ricardo Prado e a Prefeitura de Campina Grande o Caderno de Encargos do evento.

"Realmente sempre tivemos elogios por parte do presidente Carlos Nunes, mas precisávamos conversar, além de mostrar nossos projetos e o trabalho da entidade. Chegou o momento e vamos ter o imenso prazer de mostrar porque nosso Estado vem se sobressaindo, principalmente nas categorias de base”, comentou o professor Ricardo Prado, presidente da FPB.

O presidente da CBB explicou que esse foi apenas um primeiro encontro visando a definição da sede. A previsão é que no mês de abril retorne para mais uma visita.

"Precisamos da ajuda da Prefeitura para levar a competição para Campina Grande. A Confederação arca com as passagens aéreas das seleções e a Prefeitura Municipal arca apenas com hospedagem, alimentação e o transporte interno" explicou Nunes.

Durante a visita, Carlos Nunes ressaltou ainda que a Federação Paraibana está na “ponta da estrutura montada pela Confederação para o esporte de base” e que é paraibana uma das principais promessas do basquete brasileiro. "A Paraíba tem nomes como Malu Martins, que chega numa época de renovação. Estamos eufóricos com esta nova safra. É uma turma de potencial muito grande" finalizou o presidente da CBB.

Malu Martins, que completa 15 anos em abril e possui um 1,74m, participou dos treinamentos da seleção brasileira sub-15 feminina, e foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como a melhor atleta das Olimpíadas Escolares de João Pessoa.

Fonte: Site CBB

Presidente da CBB visita Recife, que terá time na LBF 2012 / 2013

Na abertura do Calendário 2012 da Federação Pernambucana de Basketball (FPB), o presidente Luis Augusto Morais receberá o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Carlos Nunes para uma série de eventos em Recife (PE), nesta terça e quarta. Além de entrevistas, os dois presidentes irão participar de uma reunião com a secretaria de Esportes do Governo do Estado do Pernambuco, Ana Cavalcanti, e de uma mesa redonda com a presença de jornalistas, técnicos e empresários locais.

Os assuntos discutidos serão os rumos e melhorias do basquete no estado, além disso Carlos Nunes falará sobre o atual momento do basquete brasileiro e as perspectivas para o futuro. O evento acontecerá no auditório da Federação Pernambucana de Futebol, as 19hs. A entrada é franca.

"Nada melhor do que poder contar com a presença do presidente da CBB na abertura do nosso calendário. Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, realizado junto aos clubes e com a participação de todos. Carlos Nunes atendeu um convite nosso e virá para abrilhantar a o início de mais uma temporada", comentou o presidente pernambucano, Luis Augusto Morais.

Fonte: site da CBB




Em conversa com o técnico do Sport Recife, Roberto Dornelas, o mesmo me afirmou que seu time participará da LBF 2012 / 2013. Sua expectativa é de montar um time forte, para brigar por uma posição digna na competição. Para isso, pessoas ligadas ao basquete do clube pernambucano já se encontram em São Paulo para negociar com empresários de algumas atletas, que ja se apresentariam em junho, quando estão previstos alguns amistosos contra um time americano, que estará em Recife nesta época.

Boas novas para o basquete nordestino, qua também contará com a permanência do Maranhão Basquete.


Revelações da LBF são convocadas para Seleção Paulista Sub-17


As jovens revelações da Liga de Basquete Feminino – 2011/2012 Izabela Sangalli (Americana), Kananda Benedicto – foto – (Ourinhos Basquete) e Bianca da Silva (Santo André/Semasa) foram convocadas, na tarde de segunda-feira (20 de março), pelo técnico Elvis Luís Pinto (São José Basketball), para integrar o elenco da Seleção Paulista Feminina Sub-17, que vai disputar o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, na citada categoria, entre os dias 07 e 14 de abril, na cidade de Palmas (PR).

As três jogadoras, que foram inscritas por suas equipes na segunda edição da LBF, representam o futuro do basquete feminino paulista e nacional, já visando à disputa dos Jogos Olímpicos de 2014, que serão disputados no Brasil. Além disso, demonstra a preocupação de suas equipes com o futuro da modalidade, dando uma atenção mais do que especial ao trabalho de formação.

Vale ressaltar que a ala Kananda Benedicto é a mais jovem, entre todas as jogadoras envolvidas Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012.

Na fase inicial do Campeonato Brasileiro, o selecionado de São Paulo aparece no Grupo A, ao lado do Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A estreia da Seleção Paulista acontece nesta competição no dia 09 de abril (segunda-feira), às 14h00 (de Brasília), contra o Espírito Santo.

Fonte: Site LBF

Palmira convoca torcida de Catanduva


A lateral Palmira Marçal (foto), do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, quer ver a sua equipe jogando com a mesma garra e determinação na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012. Nas quartas-de-final, o time catanduvense, comandado pelo experiente Edson Ferreto, eliminou o Maranhão Basquete com duas vitórias e uma derrota, em três partidas marcadas pelo equilíbrio.

“Espero que tenhamos a mesma garra, vontade, concentração e, principalmente, superação para os momentos difíceis que encontraremos, mas estamos com um só pensamento: a vitória, pois sabemos que serão jogos favoráveis a quem errar menos”, analisa Palmira, salientando que as duas equipes se equivalem.

“O Ourinhos Basquete possui uma equipe igual a nossa, que tem pontos fortes e pontos fracos, então, só nos basta explorá-los de maneira inteligente para que possamos sair com as vitórias e a classificação ao playoff – final”, acrescenta a atleta do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC.

Com relação ao torcedor catanduvense, que ainda não compareceu em grande número, como em anos anteriores, a cestinha acredita que eles estarão presentes no confronto de abertura da série, que ocorre no sábado (24 de março), às 18h00 (de Brasília), no ginásio do Colégio Jesus Adolescente, na cidade de Catanduva (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV. “Esperamos que a torcida de Catanduva esteja presente nos apoiando, funcionando mesmo como o nosso sexto jogador. Precisamos do apoio de todos, como ocorreu em temporadas anteriores”, relata Palmira.

Os demais confrontos da semifinal ocorrem nestas datas: 02 de abril (segunda-feira), às 19h00 (de Brasília), em Ourinhos (SP); e, se necessário, no dia 05 de abril (quinta-feira), às 17h00 (de Brasília), também em Ourinhos (SP). E, de acordo com o regulamento, o time que primeiro totalizar duas vitórias garante vaga no playoff – final.

Fonte: Site LBF

Kelly espera equilíbrio nas semifinais


A experiente pivô Kelly Santos, do Ourinhos Basquete, espera uma por uma disputa complicada diante do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012. O time de Ourinhos, que é comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, vem trabalhando arduamente para iniciar bem esta etapa importante da competição.

A semifinal será aberta no sábado (24 de março), às 18h00 (de Brasília), no ginásio do Colégio Jesus Adolescente, na cidade de Catanduva (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV. “Sabemos que será um jogo difícil, mas estamos trabalhando duro para já obter a primeira vitória dentro de Catanduva (SP). Nesta temporada, fizemos três jogos contra o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, vencendo dois e, sem dúvida, o nosso adversário conta com uma equipe homogênea e que vem de uma boa série contra o Maranhão Basquete”, analisa Kelly, que vê muito equilíbrio nos dois duelos semifinais.

“Eu classifico as quatro equipes – Americana, Ourinhos Basquete, Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC e Santo André/Semasa – que estão nessa semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) como grandes times, claro que cada uma dentro das suas características e filosofia de trabalho. Acredito que, pelo equilíbrio mostrado pelas quatro equipes na primeira fase, teremos belíssimos jogos, o que será muito bom para o público e amantes do basquete”, acrescenta a experiente pivô.

Nas quartas-de-final, o Ourinhos Basquete eliminou o Blumenau Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD com duas vitórias e nenhuma derrota.

Para os jogos no ginásio Municipal José Maria Paschoalick, o Monstrinho, na cidade de Ourinhos (SP), a expectativa é de casa cheia. “O torcedor de Ourinhos é sempre muito fiel, claro que com sua opinião, somos sim, cobradas por eles para sempre jogar melhor e sempre trazer a vitória, isso acontece cotidianamente nas ruas da cidade, eles elogiam a vitória anterior e já cobram o resultado favorável no compromisso seguinte. Eu respeito e encaro isso numa boa, pois a cidade de Ourinhos já incorporou o basquete feminino há alguns anos e tudo isso é muito bom para a modalidade e para nós que estamos ali, lutando pela vitória; o apoio da torcida nos fortalece ainda mais na busca pelo título da LBF”, opina Kelly.

Os demais jogos da série semifinal acontecem nestas datas: 02 de abril (segunda-feira), às 19h00 (de Brasília), em Ourinhos (SP); e, se necessário, no dia 05 de abril (quinta-feira), às 17h00 (de Brasília), também em Ourinhos (SP). E, de acordo com o regulamento, o time que primeiro totalizar duas vitórias garante vaga no playoff – final.

Fonte: Site LBF