domingo, 31 de julho de 2011

Fotos da premiação de bronze!


Pódium completo



Equipe aguardando as medalhas



Entrega das medalhas



Entrega das medalhas



Entrega das medalhas



Depois de 11 anos, de volta ao pódium a nível mundial



Visão geral do Ginásio



Campeãs: EUA

MVP - DAMIRIS DANTAS

Desde o Mundial de 1994, não via uma cena assim!

Parabéns!!!




Além de MVP, nossa Damiris foi eleita para compor o Championship Starting Five.






 

damirismvp

Obrigado, Meninas!






Obrigado por devolver a emoção de assistir jogos de basquete feminino.

Obrigado pela dedicação raça e alegria.

Obrigado Tassia, Mariana, Joice, Thamara, Vanessa, Damiris, Izabela, Carina, Aruzha, Aline, Sangalli e Drielle.

Obrigado também a comissão técnica e a todos que trabalham nos bastidores, incluindo a Hortência.

Obrigado por essa valiosíssima medalha de bronze!









Damiris, a virtual MVP da competição. Só hoje, 26 pontos!

Brasil é bronze no Mundial Sub-19

Brasil 70 x 67 Austrália

Small_BrazilTeam2230 Small_BrazilTeam2231 Small_Damiris_DANTAS__Brazil_2239 Small_Damiris_DANTAS__Brazil_2240 Small_Damiris_DANTAS__Brazil_2241 Small_Damiris_DANTAS__Brazil_2242 Small_Gretel_TIPPETT__Australia_2220 Small_Gretel_TIPPETT__Australia_2221 Small_Gretel_TIPPETT__Australia_2222 Small_Gretel_TIPPETT__Australia_2223 Small_Gretel_TIPPETT__Australia_2224 Small_Gretel_TIPPETT__Australia_2225 Small_Isabela_RAMONA__Brazil_2232 Small_Isabela_RAMONA__Brazil_2233 Small_Isabela_RAMONA__Brazil_2234 Small_Kerryn_HARRINGTON__Australia_2228 Small_Mariana_LAMBERT__Brazil_2238 Small_Rebecca_ALLEN__Australia_2218 Small_Rebecca_ALLEN__Australia_2219 Small_Rebecca_COLE__Australia_2226 Small_Rebecca_COLE__Australia_2227 Small_Sara_BLICAVS__Australia_2229 Small_Tassia_CARCAVALLI__Brazil_2235 Small_Tassia_CARCAVALLI__Brazil_2236 Small_Tassia_CARCAVALLI__Brazil_2237 Small_Tayla_ROBERTS__Australia_2217

 

A seleção brasileira sub-19 feminina conquistou a medalha de bronze após superar a equipe australiana por 70 a 67 (33 a 35 no primeiro tempo), na final do Mundial da categoria que está sendo disputado na Arena Puerto Montt.

A seleção brasileira começou bem no jogo fazendo 20 a 16 no primeiro quarto. No segundo período, as brasileiras deram uma caída de produção e a Austrália aproveitou para tomar a frente do marcador. O jogo foi para o intervalo com as australianas fazendo 19 a 13 no período, 35 a 33 no final do primeiro tempo.
 
Durante o intervalo, o técnico conversou com a equipe e voltaram para o segundo tempo do jogo com ar de vitória. Mariana Lambert veio do banco e fez uma ótima participação. O time do Brasil muito unido e com uma boa comunicação em quadra mudou o placar do jogo. O terceiro quarto terminou em 18 a 10 para as brasileiras (45 a 51 no tempo normal). Nos últimos dez minutos da disputa, o time comandado por Luiz Claudio Tarallo conseguiu segurar a vantagem e fecharam a partida com o placar de 70 a 67, conquistando assim a primeira medalha em um Mundial nesta categoria.
 
A equipe brasileira, comissão técnica e todos os envolvidos no projeto estão de parabéns, pois fizeram um ótimo trabalho e entraram para a história do basquete brasileiro.
 
A cestinha da partida foi Damiris do Amaral anotando mais um duplo-duplo na competição (26 pontos e 13 rebotes), além de duas assistências e quatro roubos de bola. Damiris fechou a partida ainda com 42 pontos de eficiência. Mariana Lambert, com 100% de aproveitamento em lance-livre, anotou 14 pontos. Tássia Carcavalli, quase sempre destaque no time brasileiro, anotou 13 pontos, deu duas assistências e roubou três bolas. Thamara de Freitas com cinco pontos; Carina Martins com cinco pontos, três rebotes e quatro assistências; Vanessa Gonçalves com quatro pontos, nove rebotes, uma assistência e três roubos de bola; e Isabela Ramona com três pontos, três rebotes, três assistências e cinco roubos de bola; também contribuíram com a vitória brasileira.
 
“Acho que o que fez a diferença hoje foi a nossa vontade de ganhar. Quando fomos dormir ontem, estávamos querendo que chegasse logo a hora da partida. A adrenalina e ansiedade estavam altas, mas nos juntamos e quadra e conversamos, além disso, ver a vibração do banco nos ajudou muito. O Tarallo passou as instruções e fomos atrás do resultado. Colocamos tudo que treinamos durante esses cinco meses em prática e conquistamos o resultado e a medalha para o Brasil”, disse Damiris.
 
“Desde que essa seleção se uniu pela primeira vez na sub17 em 2009, acreditávamos no nosso potencial como equipe. Sabíamos que agora seria diferente do primeiro jogo contra a Austrália, afinal era a disputa da medalha. Fomos jogar com o coração aberto e com foco. Nenhuma das disputas que fizemos foi fácil nesse Mundial. O principal para essa vitória de hoje, foi saber superar a derrota de ontem e buscar essa medalha tão merecida que conquistamos. Acredito que essa vitória em uma categoria de base vá clarear o caminho das gerações que vem por ai”, analisou Mariana.
 
“Primeiro gostaria de parabenizar as australianas que possuem ótimas jogadoras e são exemplo para todo o mundo. Estou muito contente porque hoje entramos para a história do basquete brasileiro. É a primeira vez que uma seleção brasileira sobe ao pódio para receber uma medalha nesta categoria em um Mundial. Trabalhamos muito forte durante cinco meses e algumas de nossas jogadoras farão parte da seleção adulta nacional. Esse é o objetivo do técnico que trabalha com base. É a formação de novos talentos. Estou muito feliz”, disse o técnico Tarallo.
 
“Obviamente estou bastante desapontada com o resultado, mas as meninas jogaram bem e estou orgulhosa delas. O desempenho foi muito bom e esperamos numa próxima chegar mais longe”, disse a australiana Tayla Roberts.
 
“Gostaria de agradecer ao Brasil que fez uma ótima batalha em quadra. Hoje está competição deve ser olhada com bons olhos, pois muitas estrelas se revelam. Estou desapontada por não conquistar a medalha, mas estamos entre as quatro melhores”, disse a técnica australiana Cheryl Chambers.
 
Texto: CBB 
Fotos: FIBA

Bala na Sub-19

Meu amigo Fábio Balassiano havia escrito um texto muito bonito ontem, sugerindo que a seleção sub-19 se inspirasse na épica vitória da seleção adulta sobre os mesmos Estados Unidos na semifinal do Mundial de dezessete anos atrás - “O espelho é 1994 para a seleção feminina Sub19 nesta noite contra os EUA”.

A vitória não veio, mas ele resumiu com perfeição as razões da derrota no texto “Brasil perde dos EUA e disputa o bronze neste domingo no Mundial Sub19”.

A decisão do bronze é hoje às 17:30, sem SPORTV, mas provavelmente com algum link pela internet.

Que venha o bronze!

sábado, 30 de julho de 2011

Semifinal do Mundial Sub-19: EUA 82 x 66 Brasil

Brasil perde dos EUA e disputa o bronze contra a Australia

Small_Cierra_BURDICK__USA_2155 Não deu para as meninas.

O Brasil acaba de perder a segunda semifinal por 82 x 66 para os EUA, que mandaram na maioria dos 40 minutos de jogo.

Com uma superioridade esmagadora nos rebotes (50 x 26), e 20 pontos da cestinha Bria Hartley, as americanas ganharam o direito de diputar a grande final da categoria neste domingo contra a Espanha.

Após um início animador, nossa seleção se rendeu a marcação americana, que logo abriu uma boa vantagem, administrando até o final. As meninas até que tentaram reagir no terceiro quarto, quando a diferença caiu para 5 pontos com Tassia ainda puxando um contrataque para cair a 3 pontos, mas não deu.

Para mim, que pela primeira vez vi essas meninas jogar, ficou a tristeza de não vê-las tentar o ouro, mas ao mesmo tempo a alegria de saber que contamos com atletas talentosas, que, ao contrário do que muitos falavam, dependiam totalmente da estrela maior Damiris. Não! Joice, Mariana, Tássia, Isabela e as demais mostraram que tem seu valor e que não deixam ninguém carregar o piano sozinho.

Damiris, mesmo muito marcada, ainda fez 13 pontos (pelo escalte da fiba), 8 rebotes e 3 roubadas de bola. O suficiente para mante-la na liderança das estatísticas do torneio. Provavelmente será eleita a MVP da competição.

Parabéns meninas! Vamos ao bronze, vocês merecem muito!

Uni dune tê... o escolhido foi... ihhh deu zebra!

Australia perde a 1a semifinal por 55 x 40 da Espanha de Carlos Colinas, e disputa o bronze do mundial sub 19!

O SPORTV 2 transmitiu a empolgante partida onde, além de uma série de erros, vimos uma Espanha com raça que dominou o jogo praticamente inteiro, e surpreendeu as aussies.

Daqui ha alguns minutos é hora de BRASIL!!!!

Boa sorte meninas!

Damiris: Hoje e Ontem

Small_Damiris_DANTAS__Brazil_2072 2011 – após garantir vaga na semifinal do Mundial Sub-19

 


Damiris Amaral Atleta Mirim Samsung por GaleriaFilmes2007

Brasil 73 x 71 Rússia




Parabéns meninas e comissão técnica!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

SEMIFINAL # 4 MUNDIAL SUB 19 - BRASIL X RUSSIA

Começa o jogo com Damiris ja marcando 2 pontos.

Faltando 7 min para acabar o 1o quarto, o Brasil perde por 4 x 5.

Com 5 minutos, ja viramos e ganhamos por 8 x 5.

Faltando 2,53 min para o fim do 1o quarto, estamos vencendo por 14 x 8 (Damiris com 7 pontos e 2 rebotes.

Faltando 2,26 min demos o capote: 16 x 8.

Com 2,07 Tassia rouba a bola e serve Ramona, que sofre falta e converte 1 ponto. Mas a Russia desconta marcando uma de 3 pontos. 17 x 11

Damiris marca mais dois de lances livres, 19 x 11, faltando 1 min.

Brasil parece marcar bem, pois a Russia violou os 24 seg, e Brasil tem posse de bola.

Russia recupera, marca mais 2, mas Tassia, espetacular, faz uma de 3 pts no zerar do cronometro.

Final do 1o quarto: BRASIL 22 X 13 Russia

----------------------------------------

Inicio do 2o quarto

Brasil começa muito mal cedendo 7 x 0 para Russia, que leva o placar as 22 x 20 em menos de 1 minuto e meio.

Depois de um pedido de tempo, voltamos a pontuar com Vanessa 24 x 20.

GRANDE TASSIA! 3 pontos para acalmar as meninas! 27 x 22.

Brasil apresenta erros senquenciais, o que faz com que a Russia só esteja atras por 1 ponto! 27 x 26, faltando 5 minutos para o fim do 2o quarto.

Damiris recebe mais uma falta, mas so converte um lance (ja sao 7 perdidos ate agora pelo Brasil). 28 x 26.

Russia empata em 28 pts faltando 4 minutos e meio.

Brasil parece nao sentir o empate, e Ramona faz mais 2. Retomamos a liderança: 30 x 28.

Erro da Russia, que tenta de 3. Rebote de Damiris e Aruzha converte mais 2: 32 x 28

Faltando 2 minutos, o jogo ta bem equilibrado: 32 x 30.

DAMIRIS... faz 2 pontos e recebe falta! Converte o lance!A garota ja tem 15 pontos e o Brasil lidera por 39 x 32 (perdo o quarto por 17 x 19).

Carina pega um rebote ofensivo faltando 31 seg. Temos tudo para manter a vantagem!

MELHOR!!!! Faltando 5 seg, Aruzha faz mais dois, empata o quarto, e o Brasil vence por 41 x 32!!!

-------------------------------------------------------

Metade do jogo... metade do caminho percorrido brilhanmtemente pelas meninas!!!

Descansar para a segunda metade!!!


-------------------------------------------------------

COMEÇA O 3o QUARTO

Equilibrado, cada equipe ja fez 4 pontos em pouco mais de 1 minuto 45 x 36.

Com 2 erros de arremesso do Brasil, a Russia desconta 5 pontos e, assim com no quarto anterior, encosta no placar: 45 x 41

Brasil se mantem a frente por 4 pontos e Joice ainda converte um arremesso de bonificação: 48 x 43.

O dominio dos rebotes das russas (29 x 24 do Brasil) nao reflete no placar devido aos seus erros (13 x 6 do Brasil)

Depois de um rebote ofensivo, Joice converte mais 2 pontos: 51 x 45.

Uma no cravo, outra na ferradura: Joice comete mais um erro e perdemos a posse de bola.

Faltando 2,57 min, o Brasil perde o quarto por 10 x 15, mas vence o jogo por 51 x 47. Diferenca que pode cair, pois a Russia tem posse de bola.

Russia converte 3 pontos e encosta de novo: 51 x 50.

Depois de ser bloquada, Damiris passa mal a bola. Talvez ela esteja cansada pois nao saiu da quadra um so minuto!

Russia faz 2 pontos, passa a frente. 51 x 52.

É a primeira vez que o Brasil ficva atras no placar.

CANSADA? DAMIRIS METE UMA DE 3 PONTOS FALTANDO 3 SEGUNDOS! 54 X 52!

Fim do 3o quarto! Brasil perde o quarto por 13 x 20 mas ainda vence o jogo por 54 x 52!

ESSE JOGO VAI ENFARTAR OS INTERNAUTAS!

---------------------------------------------------------------

COMEÇA O 4o QUARTO

Damiris ja mete uma de 2 pts (ela ja tem 20 pontos) mas a Russia desconta com uma cesta de 3. Placar: 56 x 55.

Mais dois do Brasil! Adivinha de quem??? 58 x 55.

Cesta da Russia que encosta novamente: 58 x 57.

Tassia rouba a bola e converte seu 10o ponto! 60 x 57 faltando 6,30 min.

Russia faz mais uma de 3 pts (8a bola) mas o brasil responde com mais 2 pontos: 62 x 60.

Tempo da Russia faltando 5,35 min... Parece que esse jogo sera decidido no finalzinho mesmo...

Mais um ponto para o Brasil de lance livre. Mas erramos o segundo: 63 x 60.

Faltando 5 minutos, Russia faz mais 2: 63 x 62.

Depois de errarmos 14 lances livres, Thamara converte 2 e a vantagem sobe para 3 pontos.

Ambas as selecoes tentam um chute de 3 pts e erram. Russia tem posse de bola e recebe falta faltando 3,47 min. Converte 2 lances e a diferenca é de 1 pt: 65 x 64.

Falta em Tassia! VALEI-ME LANCE LIVRE!

1 certo e 1 errado: 66 x 64.

Russia tenta de 3 e erra! Rebote brasileiro! Carina erra de 3, mas Damiris pega o rebote ofensivo faltando 3,07 min.

FALTA EM IZABELLA RAMONA!!! TEM QUE ACERTAR ESSES LANCES!!!

Fez um e errou outro: 67 x 64.

Faltando 2,43 bola presa. De quem é a posse??? So Deus sabe! No site nao mostra a setinha!

Faltando 2 min, Russia erra o chute de 3 pts mas pega o rebote!

FALTA EM THAMARA FALTANDO 1,59 MIN

Tempo da Russia!!!!

(goles na cerveja... parece decisao de copa do mundo...)

Tempinho para ver os rebotes da Damiris: 14!

Lance livre convertido!
Erramos o segundo mas na briga pelo rebote FALTA NA BRASILEIRA!!!!

Faltam 1,59min

Convertemos o 1o e erramos o 2o! No rebote... FALTA PARA A BRAILEIRA!!!!

69 x 64 faltando 1,34 min!!!! E 2 lances para nos!!!

Ai meu Deus... erramos os dois lances e a Russia faz uma de 3! 69 x 67.

Faltando 49 seg, nossa violacao de 24 seg. Posse para a Russia!

Falta para a Russia, faltando 44 seg. A jogadora nao errou nenhum ainda...

ERROU UM!!!! REBOTE DE CARINA E 2 PONTOS PARA O BRASIL!!!!!!!

71 X 68!!!!

FALTAM 24 SEGUNDOS!!!!!!! ESTAMOS PERTOOOO MUITO PERTOOOOOO

TEMPO PARA A RUSSIA!

O problema é a Russia converter, fazer falta e nos errarmos os lances...

A RUSSIA NAO PODE ACERTAR DE 3!

Russia tenta de 2 pontos e ERRA!!!! TÁSSIA PEGA O REBOTE E SOFRE FALTA!!!!!

FALTANDO 9 SEGUNDOS!!!!!!

Tassia acerta um e erra o outro! Brasil lidera por 72 x 68 faltando 9 segundos!!!!!

RUSSIA FAZ DE 3 PONTOS!!!!!!

TEMPO RUSSO FALTANDO 3 SEGUNDOS, BRASIL VENCE POR 72 X 71!

DAMIRIS SOFRE FALTA!!!!!

FAZ O PRIMEIRO! 73 X 71

ERRA O SEGUNDO MAS TASSIA PEGA O REBOTE!!!

ACABOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

ACABOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

ACABOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

ACABOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

O BRASIL É SEMIFINALISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SEM ESCOLHER ADVERSARIO SOMOS SEMIFINALISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

QUE VENHAM OS ESTADOS UNIDOS!!!!!!

ESSAS MENINAS SAO DEMAIS!!!!!!

DAMIRIS: UM MONSTRO! 23 PONTOS! 17 REBOTES CONTRA UMA EQUIPE RUSSA!!!!!!!

VOU TOMAR MAIS UMA CERVEJA POR ELAS E PELO NOSSO BASQUETE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quartas-de-final Mundial Sub-19

Espanha 69 x 55 Canadá
Austrália 92 x 83 Japão
Estados Unidos 70 x 64 França
Brasil x Rússia

Hortência e Paula lembram dia em que Fidel se "rendeu" à dupla

Carol Almeida

fidelduas700x450

Nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, a SeleçãoBrasileira feminina de basquete tinha feito uma campanha espetacular na competição quando chegou à final contra as donas da casa. Depois de bater rivais históricos como Argentina, Canadá, Cuba e Estados Unidos, a equipe brasileira voltava a enfrentar as cubanas na decisão. A torcida contava até com o presidente Fidel Castro.

O primeiro tempo da partida terminou empatado, mas a Seleção Brasileira foi superior e conquistou o título com o placar 97 a 76. No meio da euforia brasileira durante o recebimento das medalhas, Fidel Castro saiu da sua área VIP, foi até as jogadoras brasileiras, entregou a elas as medalhas e ainda comentou com Hortência e Paula, que as jogadoras tinham trapaceado e deviam estar com uma "mira-laser" na mão, por não errar os alvos.

Esse é um dos momentos marcantes da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos. As jogadoras destaques daquela Seleção, Paula, Hortência e Janeth, mantém a cena na lembrança, que para todas elas representou o início de uma década vitoriosa do basquete feminino brasileiro.

"Foi bacana ter visto Fidel, que foi jogador de basquete, torcendo por Cuba, mas entregando a medalha de campeã para gente", disse Paula. Janeth falou que se sentiu privilegiada de receber as medalhas da mão do presidente. "Não imaginava que ele ia descer da arquibancada da área VIP para entregar as medalhas para nós". Hortência contou que quando ele foi falar com a jogadora, a única resposta foi um "obrigada". "Estávamos muito emocionadas e querendo comemorar".

Para Hortência, a conquista foi muito significativa ainda mais porque representou o resultado de uma trajetória do basquete feminino que começou em 79, no Pan de San Juan, quando a equipe brasileira conquistou o quarto lugar. Nas competições seguintes, o Brasil foi subindo os degraus do pódio: em Caracas (1983) conquistou o bronze e em Indianápolis (1987) foi prata. A partir desse título, a Seleção feminina conquistou o Mundial em 1994, a medalha de prata em Atlanta 1996 e obronze em Sidney 2000.

"Ali foi a grande ascensão do basquete feminino, onde demos a grande alavancada. Foi o grande momento nosso em que adquirimos bastante experiência e confiança e quebramos a hegemonia dos EUA", ressaltou Hortência.

A jogadora Paula, que mais tarde ficaria conhecida por "Magic" Paula, falou que o percurso até a conquista dos títulos foi longa, mas valeu a pena. "Em alguns momentos queríamos desistir, mas seguimos em frente e acreditávamos que chegaríamos lá", contou.

Ela ressaltou que o entrosamento dentro da equipe foi essencial para o amadurecimento da Seleção. "Olhava para a Hortência em quadra e já sabia o que ela queria". As duas jogaram juntas pela Seleção por 22 anos.

Para Janeth, esse foi um dos títulos mais importantes, logo no começo da carreira. Como dica para as jogadoras que começam agora no basquete, a jogadora procura passar a mensagem de dedicação, atenção nos detalhes e acreditar nos sonhos. "É o que eu sempre digo para elas", comentou a atleta, hoje treinadora da Seleção Sub-16 e confiante que a nova geração vai colher muitos resultados.

Fonte: Jornal do Brasil

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Aposta

“USA-ESPAÑA-AUSTRALIA-BRASIL.”

O técnico da seleção chilena, Cristian Santander, cravando no twitter seus favoritos para a semifinal do Mundial Sub-19.

A Frase

“Não sei nada sobre a Espanha, pensei que enfrentaríamos o Brasil. Estávamos prontos para o Brasil.”

O técnico da invicta seleção canadense, Rich Chambers, admitindo sua surpresa em relação aos resultados da última rodada da segunda fase.

Antes do jogo decisivo, seleção sub-19 tem palestra de Hortência

A seleção brasileira sub-19 feminina teve uma surpresa agradável na tarde desta quinta-feira (28). A eterna rainha do basquete e diretora de seleções de femininas da CBB, Hortência Marcari realizou uma palestra motivacional para a equipe e comissão técnica que está disputando o Mundial no Chile. Hortência falou de como iniciou na carreira e como foi sua vida como atleta, além de suas motivações e objetivos na época.
 
“Meu objetivo com essa palestra é mostrar que uma pessoa que começou do nada e sem recursos, lutou muito e conseguiu chegar ao sucesso. Se eu consegui qualquer um pode conseguir, pois ninguém é diferente. Quero mostrar como eu pensava e como agia para alcançar os números e títulos que conquistei. Não existe palavra mágica ou uma jogada que você diga faz isso que você vai ganhar. Não falo somente sobre esta competição, mas para a carreira das jogadoras como atletas. Só chegarão ao sucesso quem quiser ser a melhor, independente se vão conseguir ou não. Ninguém alcança o topo sem sacrifício. Aqui todas podem chegar lá, é só querer” falou Hortência.
 
“Foi um incentivo muito grande a palestra da Hortência. Uma pessoa que já conquistou todos esses títulos merece toda a nossa atenção. Ela nos mostrou tudo o que teve que fazer e lutar para alcançar seus objetivos. Foi muito legal e devemos refletir bastante sobre as palavras dela. Além de nos incentivar que se quisermos alcançar o sucesso temos potencial. Basta querer e ir atrás”, disse a ala brasileira Izabella Sangalli.
 
“Foi muito boa essa visão de uma pessoa que começou do nada e aproveitou a oportunidade. E em todos os ramos da vida é assim. Precisamos nos dedicar ao máximo. Levando tudo o que ela disse aqui para dentro da competição, sabemos que não podemos deixar de dar o nosso máximo. E que para seguir vencendo precisamos estar melhor preparados que nossos adversários. Tivemos que lutar muito para ficarmos entre as oito melhores equipes, algumas ótimas seleções como a campeã européia Itália não conseguiu. Amanhã para conseguirmos ficar entre as quatro melhores, também teremos que mostrar tudo que foi treinado até agora. Esta palestra da Hortência foi planejada para acontecer antes do nosso maior desafio. Gostei bastante de tudo que foi dito”, finalizou o técnico.
 
Fonte: CBB 

Também Brasil e Rússia, pelas quartas-de-final em Sydney-2000

Entrevista – Cristiano Cedra (Uniban)

Brasil vence Austrália e enfrenta a Rússia por vaga na semifinal

 
Small_Isabela_RAMONA__Brazil_1886 Small__CDM5959 Small_Damiris_DANTAS__Brazil_1884 A seleção brasileira sub-19 feminina venceu a Austrália por 75 a 47 (30 a 29 no primeiro tempo). Com a vantagem de 28 pontos no placar final, o time comandado por Luis Claudio Tarallo conquista o primeiro lugar do grupo “F” e a ótima classificação para as quartas-de-final do Mundial, que está realizado na Arena Puerto Montt, no Chile.
 
Nas quartas-de-final o primeiro desafio do time brasileiro está marcado para esta sexta-feira (29), às 22h do Brasil. O time nacional enfrentará as russas.
 
A partida desta noite começou acirrada e o marcador só abriu aos 7 minutos do jogo pelas mãos das australianas. As australianas venceram o primeiro período do jogo por 8 a 10. O segundo tempo também foi bastante nivelado e foi o início da reação brasileira. O placar fechou em 22 a 19 para as brasileiras (30 a 29 no tempo normal).
 
O segundo tempo começou com Vanessa nos primeiros minutos marcando dois pontos. O time de Tarallo marcou as excelentes jogadoras australianas que correram muito, as não conseguiram uma reação. O quarto terminou com uma diferença de 18 pontos para as brasileiras (57 a 39). Mas o Brasil não parou e nos últimos 10 minutos com ótimos movimentos de defesa e a marcação eficiente a disputa terminou em 75 a 47 para o Brasil e uma vantagem de 28 pontos.
 
A cestinha da partida foi a pivô Damiris do Amaral que jogou excepcionalmente anotando um duplo-duplo (24 pontos e 16 rebotes) e somando 40 pontos de eficiência. Damiris segue também na liderança do campeonato como a cestinha. Tássia Carcavalli com 20 pontos e três rebotes também foi destaque do time brasileiro.
 
“Jogamos bem com muita energia e a nossa defesa foi muito forte. Tiramos as armas delas e permanecemos na frente quase toda a partida. A consequência desse trabalho foi o primeiro lugar do grupo. Enfrentaremos a Rússia e a nossa expectativa é a melhor possível, ainda mais vindo de uma vitória como a de hoje”, analisou Tássia.
 
“Acho que a derrota de ontem mexeu muito com a gente. Não treinamos durante tanto tempo para perder, independente do adversário. Entramos no jogo com o objetivo de vitória o resto foi consequência. Hoje estávamos muito determinadas, unidas e incentivando umas as outras. Ganhamos o jogo e o primeiro lugar do grupo. Estou muito feliz”, comentou Damiris, que é a capitã do time.
 
“A nossa equipe havia sentindo a derrota contra a França. As atletas mais a comissão técnica nos reunimos para ver o que havia acontecido e fazer as correções necessárias. Estudamos a Austrália, as meninas compreenderam tudo e acabamos vencendo. Austrália é uma das favoritas e estamos muito felizes com o resultado, pois além da vitória ficamos com o primeiro lugar do grupo. Agora vamos analisar a Rússia e tentar anular os pontos fortes delas para chegar entre as quatro candidatas ao título”, destacou o técnico Tarallo.
 
Para esse resultado, a seleção brasileira abusou do seu excelente preparo físico.
 
“Conseguimos preparar o time pensando na sequencia dos jogos e na recuperação física. Não adianta agora achar que está tudo certo e acomodar, porque a fase que mais importa é a próxima. Na disputa contra a Rússia elas precisam estar bem. Faremos a imersão no gelo, o médico está dando as vitaminas e a fisioterapia realizando os trabalhos de recuperação. Elas entendem essas necessidades e estão bastante comprometidas para o sucesso deste trabalho. Sem essa dedicação delas não tem como ter um time forte fisicamente”, comentou o preparador físico Paulo Martignago.