sábado, 30 de outubro de 2010

Piracicaba é campeã da Série A2

O XV/Unimep/Amhpla/Selam sagrou-se campeão Paulista Feminino da Série A-2 - 2010 ao derrotar o Internacional/Prefeitura de Santos, na noite desta quinta-feira (28 de outubro), mesmo atuando no ginásio Municipal Antônio Guenaga (Rebouças), na cidade de Santos (SP), por 56 a 52 (23 a 25 no primeiro tempo), na segunda rodada da série melhor-de-três do playoff - final. A cestinha da partida foi a armadora Veneza, da equipe piracicabana, com 16 pontos anotados, seguida pela companheira de time Kelly Cota, com 14 pontos.

Com a vitória, o time piracicabano fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota. No jogo que abriu a disputa, ocorrido em Piracicaba (SP), o XV venceu por 49 a 47, em duelo emocionante.

Confira o video do segundo jogo da final aqui!
Fonte: Federação Paulista

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Americana inicia LBF com jogos fora de casa

Nesta última quinta-feira (28 de outubro), a equipe de basquete feminino de Americana conheceu as datas e sequencia de seus jogos pelo primeiro e segundo turno do 1º Campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF), que terá inicio no dia 13 de novembro (sábado), às 18h00.

O jogo de estreia de Americana será fora de casa, contra a equipe do Santo André, na partida de abertura da competição. O primeiro confronto das comandadas do técnico Luiz Augusto Zanon diante de sua torcida será somente no dia 20 de novembro (sábado), contra Catanduva, às 18h00 na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico.

O campeonato da LBF foi criado com o objetivo de fortalecer a modalidade no país. Conta com o respaldo da confederação Brasileira de Basketball (CBB) e substituirá o antigo Campeonato Nacional, agregando parcerias maiores com empresas privadas e veículos de comunicação de cobertura nacional, como é o caso do Banco Bradesco, que firmou parceria até o ano de 2016, e com a Rede Globo. Além das parcerias já firmadas, que conferem grande credibilidade ao 1º Campeonato da LBF, haverá a transmissão ao vivo de uma partida por semana (sábado ou segunda-feira) pelo canal SporTV.

Além de fortalecer e trazer mais visibilidade ao basquete feminino brasileiro, o campeonato da LBF também estará em conformidade com as novas determinações da Federação Internacional de Basketball (FIBA) no que diz respeito às demarcações de quadra e o formato do garrafão.

A primeira fase da competição, onde as equipes enfrentam-se em turno e returno se estenderá até o dia 29 de janeiro, com o duelo entre Americana e Ourinhos. A fase de playoffs com as 06 melhores equipes da primeira fase está prevista para ter inicio no dia 05 de fevereiro.

A equipe de Basquete Feminino de Americana, que é um dos clubes fundadores da LBF, além da Prefeitura Municipal, conta com a parceria da VivoSabor, Unimed, Folhamatic, FAM e Dahruj.

Fonte: Databasket

tabela

Blumenau é campeão catarinense

A S.D. Vasto Verde / Uniasselvi / Barão / FMD consolidou na noite de Quinta-Feira (28) sua trajetória de sucesso na temporada 2010 no basquetebol Adulto Feminino. Ao conquistar a segunda vitória sobre a ABF Joinville, desta vez por 82 a 79, em partida do Play-Off do Campeonato Estadual Adulto Feminino 2010, a equipe de Blumenau sagrou-se campeã estadual. Foi o quinto título na temporada. Antes já havia conquistado a Copa Santa Catarina, os Jogos Abertos, os Jogos Universitários Catarinenses (JUCS) e, em nível nacional, a Liga Universitária Brasileira, disputada em Setembro, em Recife (PE). O Estadual Adulto de 2010 foi o quinto título conquistado pela equipe blumenauense em 15 edições do Campeonato promovido pela Federação Catarinense de Basketball (FCB). A segunda partida do Play-Off foi realizada no Ginásio da Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau. Jogando em casa, o time comandado pelo técnico João Almeida Camargo Neto cumpriu uma partida marcada pelo equilíbrio. Manteve-se inferiorizado no placar, com margem média de quatro pontos, pelo menos até o terceiro quarto da partida, porém no último conseguiu ultrapassar a ABF Joinville com seu time concentrado em quadra. A diferença de três pontos no placar final caracterizou o equilíbrio da disputa em que o Vasto Verde conseguiu resgatar o título perdido no ano passado, justamente para o mesmo adversário. “Foi o jogo da entrega e da superação. Fomos para a partida com apenas sete jogadoras sem muita opção de fazer o time rodar. Porém o jogo foi se encaixando para o nosso lado com as meninas em noite muito especial”, comemorou o técnico Camargo, reconhecendo a importância das atletas Patrícia da Silva, Cintia Luz e Gabriela Vieira durante a competição, porém não participaram do Play-Off, em tratamento de lesões. Entre titulares e reservas, o time campeão esteve em quadra com as atletas Mariana Camargo (cestinha do campeonato e do jogo), Lais de Sousa, Juliana Sponchiado, Juliane Garcia, Daiane Daleaste, Ana Barbosa e Gabriela Pedri. Na primeira partida do Play-Off, a diferença também foi pequena: 75 a 70 em jogo disputado em Joinville, no dia 26 de Outubro. O Vasto Verde disputou oito partidas na competição com sete vitórias. A única derrota foi justamente para a ABF Joinville, na fase classificatória. O time, agora, se prepara para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), de 04 a 13 de Novembro, também em Blumenau.

Fonte: Federação Catarinense

Por trás dos títulos do basquete feminino de Ourinhos (Jornal da Divisa)

JORNAL DA DIVISA
Texto: Felipe Portes – Jornal da Divisa

Ourinhos tem três desfalques para os Jogos Abertos

JORNAL NOVO NEGOCIÃO

Fonte: Jornal Novo Negocião

Santo André se prepara para os Jogos Abertos do Interior

Foto por Beto Garavello-PSA 046

O time de basquete feminino, o Santo André/Semasa, é um dos maiores destaques coletivos de Santo André nos Jogos Abertos do Interior de Santos, entre 04 a 14 de novembro. A equipe comandada pela experiente técnica Laís Elena terá as alas Ariadna Capiró, cubana que atua pela cidade há dois, e Micaela Jacintho, com história vitoriosa na seleção brasileira e recém contratada. A ala/pivô Soeli Zakrzeski, a Êga, que jogou a última Olimpíada pelo Brasil e Tayara Pessenti, com passagens pela seleção também compõem o forte elenco e defendem o título da divisão especial.

Mantendo a política de oportunidades aos jovens talentos, a armadora Carina Martins (18), alas/pivôs Luana Souza (19) e Jessica Beatriz (18) e a pivô Barbara Sousa (19), são atletas juvenis inscritas na competição. Assim como as infanto-juvenis, de apenas 17 anos, Klaudia Kalinin (armadora), Yasmin Gonçalves e Veridiany Brandão (alas/armadoras), além de Vanessa Fausto Gonçalves (pivô), cestinha do Campeonato Paulista da categoria, tem apenas 16 anos e é a mascote do grupo. “Temos uma ótima base. Acompanho o trabalho de todas. A maioria delas já passou por seleções brasileiras menores,“ enaltece Laís.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Colômbia será sede do torneio pré-olímpico em 2011

Definida e anunciada nesta quarta feira, a sede do Torneio das Americas (pre-olímpico feminino) que classificará 1 seleção para Londres 2012, e mais 3 para o pre-olímpico mundial.


O torneio será realizado em Neiva, Colômbia. Além do Brasil, outras 9 seleções disputam a vaga, inclusive CUBA, que ao contrario do que se imaginava, participará da disputa.

Segue abaixo o texto publicado no site da FIBAAMERICA.COM


COL - A FIBA Americas Championship Mulher 2011 terá lugar em Neiva, na Colômbia:

Quarta-feira 27 out 2010





NEIVA (Women's FIBA Americas Championship 2011) - A Mulher FIBA Americas Championship 2011 terá lugar em Neiva, na Colômbia. O Presidente eo Secretário Geral da FIBA Américas assinaram um acordo com o governador da Huíla Departamento Luis Jorge Sánchez García, eo presidente da Federação Colombiana de Basquete, o Sr. Jairo Romero.



Este torneio classifica a melhor equipe nas Olimpíadas de 2012 em Londres e as restantes três equipas competem no Pré-Olímpico Mundial da FIBA para ser jogado antes dos Jogos Olímpicos.



Alvaro Sánchez Silva Coliseu, que foi sede do Campeonato Sul-Americano masculino no início deste ano, irá sediar o evento de maior prestígio do basquete feminino na América.



O governador da Huíla Departamento agradeceu FIBA-Américas com a confiança para essa importante organização que terá lugar na cidade de Neiva, capital do departamento localizado a cerca de 200 quilômetros ao sul de Bogotá.



Sr. Muratore, presidente da FIBA, FIBA Américas e vice-presidente, disse que a Federação eo governo ganhou a possibilidade de a excelente organização que fez durante o Campeonato Sul-Americano.



O Secretário Geral da FIBA Américas, Alberto Garcia, disse que o formato novo campeonato que para a primeira vez que este evento vai ser jogado com a participação de 10 equipes e que de agora em diante será sempre assim. O objetivo de aumentar a quantidade de equipamentos foi o de envolver membros de ambos os países e incentivar a prática mais mulheres do basquetebol no continente.



Este torneio, jogado a partir de 24 setembro - 1 outubro, contará com a participação de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, México, Paraguai e Porto Rico. Dois grupos de cinco equipes jogam entre si dentro do grupo e dois de cada grupo vão para as semifinais e finais. Os restantes três terminar a sua participação no evento.



Estados Unidos, ganhando o World Women's Championship, na República Checa, classificou diretamente para as Olimpíadas.



O sorteio dos grupos foi feita no final de fevereiro ou início de março 2011 data a ser designada.



FIBA-Américas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Liga Feminina terá apenas oito times (LANCE!)

FÁBIO ALEIXO

A Liga de Basquete Feminino enfim sairá do papel. Mas não com os dez times idealizados. A competição, que terá início no próximo dia 13, será disputada por apenas oito clubes, como o LANCE! antecipou na edição da última sexta-feira.
A confirmação do enxugamento do torneio foi feito pelo presidente da Liga, Márcio Cattaruzzi.
Até o fim da tarde de ontem, o dirigente ainda contava com a entrada de mais uma equipe para substituir Vasto Verde (SC) e Botafogo (RJ), que anunciaram a desistência do torneio na última semana. Porém, não obteve resposta positiva.
Assim, será necessária uma alteração no regulamento. As oito equipes se enfrentarão em turno e returno e as seis melhores avançarão às quartas de final, com os primeiro e segundo colocados tendo folga.
Anteriormente, as quartas de final seriam jogadas por oito times.
Informada sobre a diminuição do número de equipes na liga, a diretora do departamento feminino da Confederação Brasileira (CBB), Hortência Marcari, considerou a diminuição de equipes um retrocesso.
– Isso dá a dimensão exata de como pegamos a CBB há um ano. Agora é hora de fortalecer o basquete e nos unirmos cada vez mais.
Colinas sem definição
A diretora afirmou que não tem pressa para definir a situação do técnico espanhol, que dirigiu a Seleção feminina no Mundial da República Tcheca, em setembro. O foco está na Seleção sub-19 e a criação de um time permanente.
– A Seleção Brasileira adulta é importante, mas trabalhamos em cima de coisas urgentes, que é o caso da sub-19. É algo que envolve Lei de Incentivo e tem de ser resolvido logo – completou Hortência.

Fonte: LANCE!NET

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Unimed/Americana sai na frente nos playoffs semifinais

A equipe juvenil de basquete feminino da Unimed/Americana, integrante do modulo competitivo do projeto social de basquete feminino da Unimed Santa Bárbara d’Oeste,
Americana e Nova Odessa, saiu na frente nos playoffs melhor de três jogos da semifinal do Campeonato Paulista da categoria ao bater o Osasco pelo placar de 69 a 52, fora de casa, em partida realizada na tarde de hoje (terça-feira).

Com uma boa marcação e contra-ataques rápidos, a equipe comandada pela treinadora Adriana Santos soube aproveitar as oportunidades para fazer o resultado “Entramos com ritmo forte desde o começo, e conseguimos impor nosso jogo durante toda a partida, neutralizando o adversário em algumas jogadas” comentou a ala/armadora  Aruzha Lima.

As maiores pontuadoras da Unimed/Americana na partida foram as jogadoras Tássia com 14 pontos, Aline com 13 pontos e Débora e Leila com 10 pontos cada.

A segunda partida da série será realizada na próxima segunda-feira (01), às 19h30, na quadra do Ginásio Municipal do São Pedro, em Americana. A terceira partida, se necessário, será realizada também em Americana, no dia 03 de novembro (quarta-feira), às 19h30.

Fim-de-semana das brasileiras na Europa

Na Espanha, Érika de Souza foi a única brasileira com vitória. O Perfumerias Avenida derrotou o UNB Obenasa Navarra por 76 a 47 (43 a 23) com 13 pontos, oito rebotes, quatro assistências e uma recuperação da pivô. O Cadi La Seu D’Urgell foi derrotado pelo Gran Canaria por 74 a 63 (36 a 42). Franciele Nascimento anotou dez pontos, oito rebotes e duas assistências. Kátia da Silva jogou por nove minutos e marcou dois pontos, um rebote e uma recuperação. O Extrugasa perdeu para o Sóller Bom Día por 75 a 66 (37 a 30). Cristina de Carvalho terminou a partida com 12 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e uma recuperação. A próxima rodada será no dia 30 com os jogos: Mann Filter Zaragoza x Perfumerias Avenida, Extrugasa x Hondarribia-Irún e Ibiza x Cadi La Seu.
 
 
Na Itália, o Faenza ganhou do Pozzuoli por 74 a 57 (37 a 33) com 13 pontos, três assistências, três rebotes e duas recuperações da armadora Adrianinha Pinto. O Taranto derrotou o Bracco Gras S.S. Giovanni por 71 a 55 (32 a 25) fora de casa. A pivô Zaine David teve uma atuação discreta com dois pontos, dois rebotes e uma recuperação. No dia 31, o Faenza recebe o Liomatic Umbertide, enquanto o Taranto enfrenta o Erg Power@Gas Priolo em casa.
 
Na Turquia, a pivô Alessandra de Oliveira fez um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes) na vitória do Botas sobre o Tarsus por 80 a 73 (39 a 29). Por problemas técnicos, o jogo entre o Besiktas, time das brasileiras Iziane Marques e Kelly Santos, e o Sansun Basketbol foi adiado. No dia 30, o Botas enfrenta o Sansun Basketbal e, no dia 31, o Besiktas joga contra o Istanbul Universitesi.

Piracicaba vence a primeira na decisão da A2

O XV/Unimep/Selam saiu na frente na série melhor-de-três do playoff - final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 - 2010 ao superar o Internacional/Prefeitura de Santos, por 49 a 47 (22 a 23 no primeiro tempo), em duelo emocionante, realizado no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP).
O duelo decisivo caminhou sempre equilibrado, com os dois times se alternando no comando do marcador. Quando tudo apontava para o empate, levando a partida para o tempo extra, Kelly Cota, do time da casa, converteu uma bola certeira e colocou o representante piracicabano no comando do marcador para lagar na frente na disputa.
O segundo confronto, que pode ser o decisivo, será jogado no dia 28 de outubro (quinta-feira), às 18h30, no ginásio Municipal Antônio Guenaga (Rebouças), na cidade de Santos (SP). Uma nova vitória garante o título ao representante de Piracicaba; enquanto a equipe santista precisa vencer para igualar a série e levar a decisão para o terceiro jogo.

Federação Paulista divulga data dos playoffs de semifinais do juvenil feminino

A Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou nesta segunda-feira (25) as três datas dos jogos dos playoffs de semifinais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino da categoria Juvenil, disputados entre Unimed/Americana e Osasco.

A fase decisiva que definirá uma das equipes que brigará pelo título estadual será iniciada nesta terça-feira (26), às 15h na cidade de Osasco. O segundo jogo ocorre no dia 01 de novembro (segunda-feira), às 19h30, em Americana, na quadra do Ginásio Municipal do São Pedro. O terceiro jogo, se necessário, ocorrerá no dia 03 de novembro (quarta-feira), às 19h30, também na cidade de Americana.

A equipe juvenil da Unimed/Americana, comandada pela treinadora Adriana Santos, chegou a semifinal da competição após fechar a primeira fase em primeiro lugar na tabela, com uma campanha de 15 vitórias em 16 jogos, e passar pela equipe do São Bernardo por 2 a 0 nos playoff melhor de três das quartas de final.

A outra semifinal é entre Jundiaí e Santo André.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Magic Paula tenta 'fazer mágica' em projeto olímpico para Rio 2016

Marcio Fernandes/AE Paula, a Magic Paula, atormentou rivais com pontaria certeira nas quase três décadas em que esbanjou arte nas quadras de basquete. A gestora esportiva Maria Paula Gonçalves da Silva pretende continuar com a mira afiada, agora na administração de recursos para a preparação de uma centena de atletas com potencial de bons resultados na Olimpíada de 2016. Na segunda-feira, tornou-se oficial a tarefa que lhe havia sido dada já no fim do ano passado: coordenar um projeto milionário de patrocínio da Petrobrás, via Lei de Incentivo ao Esporte.

A estatal escolheu cinco confederações - remo, tae kwon do, esgrima, levantamento de peso e boxe - para receber recursos que lhes permitam olhar com ousadia para a competição de que o Brasil será anfitrião. E entregou à Passe de Mágica, empresa de Paula, a missão de atuar como elo entre as pontas. A ex-jogadora fez um levantamento das carências e objetivos desse grupo de confederações nanicas, em geral esquecidas dos grandes investidores, e preparou um plano de ação.

"Pedi que fizessem projeções razoáveis, com resultados possíveis", conta Paula, que viu as reivindicações atendidas. Cuidadosa nas explicações, reconhece o peso da responsabilidade de gerir os cerca de R$ 100 milhões reservados até o fim de 2014, com provável renovação. Admite que se trata de experiência inovadora, mas não fala em revolução esportiva. "Não é um programa de fomento, de descoberta de talentos, mas de aposta em atletas que possam competir em alto nível."

A experiência no Ministério do Esporte e no Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo afinou-lhe o tato político. Com delicadeza, esquivou-se de enxergar, na forma como o processo de patrocínio foi conduzido, uma estocada no poder de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. A entidade costuma absorver a maior parte dos recursos financeiros para depois repassá-los para as confederações. "Não sei, pergunte pra ele", desconversa, polida, cortês.

A executiva de esportes deu espaço para a ex-atleta, na conversa de uma hora e meia com o Estado, quando voltou ao passado e lembrou dos tempos em que calçava tênis All Star mostarda e o basquete feminino levava grande público aos ginásios. "Minha mãe organizava caravanas de até 40 ônibus, que vinham de Piracicaba para o Ibirapuera." Paula jogava na Unimep e a sua modalidade caminhava rumo ao título mundial, que veio em 1994.

Por que você aceitou coordenar este projeto?
Vinha sentindo que estava na hora de alçar novos voos, por mais que eu estivesse fazendo um bom trabalho no Centro Olímpico. Já são quase dez anos na área da gestão esportiva, me preparando para algo mais substancioso. Quando veio o convite da Petrobrás, foi uma sinergia. O esporte brasileiro vive um momento especial para captação de recursos, mas a gente continua, ainda, convivendo com problemas antigos, como o dinheiro não chegar ao atleta. O projeto tem muito a ver com o que eu acredito, que é fazer com que o atleta tenha garantias de poder trabalhar bem, de maneira correta, e ter resultados.

Quando começou o trabalho?
Participo desde dezembro, quando foi criada uma comissão para construir o programa. Depois recebi o convite para assumir por meio da minha instituição, a Passe de Mágica. O que me preocupava era a relação com as confederações, mas começamos a trabalhar com elas em maio e a receptividade foi muito boa, de poder construir algo juntos e perguntar: Qual é o sonho de vocês?

Por que a escolha das modalidades?
Elas foram escolhidas pela Petrobrás porque não tinham patrocínio e porque há um número grande de medalhas (olímpicas) em jogo.

E o que foi feito até agora?
Nós passamos 50, 60 dias num diagnóstico sobre o mundo real e o sonho deles. Ainda não sabíamos quanto a Petrobrás iria investir, mas colocamos valores de viagens, plano de saúde, odontológico, apoio tecnológico, equipamentos, tudo. Foi um trabalho de dia a dia com cada confederação. Definimos que queríamos ajudar o atleta e em cima disso montamos o projeto. Quando apresentamos à Petrobrás, praticamente tudo foi aprovado.

O projeto visa a medalhas em 2016 ou pretende difundir modalidades?
Pedimos para que cada confederação colocasse seus objetivos, mas que fossem reais. Consequentemente, haverá melhora, mas não há cobrança por resultado imediato. Todos têm suas metas, entre Pan, Olimpíada e Mundiais. A cada ano, vamos reavaliando. Acredito que com o apoio e a estrutura é impossível não ter resultado. Outra preocupação é não apoiar só o atleta, mas também o técnico, que precisa estar motivado, ter um salário, ter o foco só neste trabalho.

São muitos os investimentos no esporte olímpico atualmente. Você acredita que haverá sequência após 2016 ou vai ser algo pontual?
Todos têm batido na tecla do legado e, quando falam nisso, pensam em ginásios. Mas existem vários tipos de legado, como a questão de políticas públicas voltadas para o esporte, do esporte dentro da escola. Isso é legado social. Acho que temos uma grande oportunidade para rever a política esportiva, não é só chegar lá (em 2016) e ganhar medalhas, mas discutir o que vai se deixar. Qual é a cultura, a mentalidade que vamos deixar para o brasileiro? Temos que focalizar este momento.

Você acha que isso será feito?
Penso que teríamos de ter um modelo de gestão para que isso aconteça, mesmo que venha de cima para baixo. Acho que nós temos de ter um modelo de gestão construído com o poder público e com as entidades que vão tomar conta do esporte, não adianta cada um seguir para um lado.

Você defende uma atuação maior do Ministério do Esporte?
Quando você está no poder público, tudo é muito lento. Não existe a agilidade da iniciativa privada. Acho que é também papel do Ministério, mas tem de ser construído em conjunto. Porque o Ministério pode achar que é de um jeito, o COB pode achar que é de outro, as confederações, de outro ainda. Tem que existir unidade e, muitas vezes, não se fala a mesma língua.

Parece que é isso que está acontecendo neste momento. O Ministério do Esporte defende uma coisa, o COB, outra... Eu não gostaria de entrar muito nesta questão, porque é um tema bem complexo.

O COB chegou a conversar com vocês, sugerir algum esporte?
O contato com o COB foi todo via Petrobrás. Nós não podemos perder de vista que essas confederações são independentes, empresas privadas. Quando o Banco do Brasil decidiu patrocinar o vôlei, talvez o Ary Graça não precisou consultar o COB se poderia.

Exames de doping estão previstos no projeto? É algo que preocupa?
Quando decidimos que todo mundo passaria pelo doping (serão dois exames para cada atleta ao ano), já é uma forma de controle de termos um controle. Mas vamos investir na conscientização. Muitas vezes o doping acontece por falta de orientação. Estamos tentando nos proteger com os exames. Não podemos correr o risco de falarem "fulano do projeto está dopado."

Carlos Arthur Nuzman afirma que a construção de centros de treinamento e a contratação de técnicos estrangeiros são essenciais para a nossa evolução. Você concorda?
Acho que o esporte brasileiro precisa valorizar mais o profissional que está aqui, na iniciação, na formação. A gente fala em formar atleta, mas esquecemos desse importante profissional de educação física. Sobre o técnico estrangeiro, acho mais legal ir lá onde o treinador está, conviver no dia a dia dele. Não sei se o cara vem para cá e nos dá o caminho das pedras. Mas acho que o vaivém é importante. Eu sou a favor dos centros de treinamento, mas faço uma pergunta: teremos profissionais para captar talentos?

Qual é a distância entre a iniciação e o alto rendimento?
É grande. Num universo de quase mil atletas no Centro Olímpico, tínhamos 13 em seleções brasileiras de base. O esporte de alto rendimento é para poucos. Algo que a gente tem observado é a dificuldade de seduzir o jovem de hoje. Com esse mundo virtual, ninguém mais quer ficar cinco, seis horas batendo numa bola ou ir dormir cedo. Ele quer ir para a balada, jogar videogame, muitas vezes ele contra ele mesmo. As crianças que chegam hoje nas escolinhas não sabem correr. Eu morava no interior, corria, ia para o clube. Mas a cidade não te deixa mais andar, as escolas não têm quadra, não há espaço para a criança brincar. É preocupante, porque vem diminuindo o desejo pelo esporte.

Fonte: Estadão

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Liga Feminina perde Botafogo e Blumenau

A Liga de Basquete Feminino (LBF) foi adiada duas vezes. A primeira por conta de acertos com patrocinadores e, na segunda vez, pela coincidência com o segundo turno das eleições. De acordo com o presidente da liga, Márcio Cattaruzzi, contudo, a data de 13 de novembro é definitiva.

Porém, isso não quer dizer que os problemas acabaram. No último fim de semana Cattaruzzi recebeu a notícias de que duas das dez equipes desistiram da competição. Botafogo, do Rio de Janeiro, e Blumenau, de Santa Catarina, alegaram problemas financeiros e abandonaram o grupo. Vale lembrar que a liga irá arcar com custos de transporte, hospedagem, alimentação e parte da arbitragem.

“Foi decepcionante porque eram dois sócios fundadores, que participaram da discussão desde o início da ideia da Liga. Se não houvesse ocorrido o atraso das datas, como eles teriam lidado com esses problemas durante o campeonato?”, questiona o presidente, que agora conta com apenas oito equipes na competição: Americana, Catanduva, Ourinhos, Santo André, Araçatuba e São Caetano, de São Paulo; Mangueira, do Rio de Janeiro; e Joinville, de Santa Catarina.

A desistência leva a liga a repensar o formato da competição ao passo que também procura novos integrantes. A participação de uma equipe nacional sub-19, por exemplo, é uma possibilidade remota para Cattaruzzi, que vê pouca disposição dos clubes em liberar suas jogadoras. O torneio, no entanto, já tem a garantia de transmissão da televisão em rodadas que devem ocorrer aos sábado e às segundas-feiras.

Fonte: UOL

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Durante treinos da sub-15, Janeth diz que não é empresária de Damiris

20101021_493111_Sub15_gde Os treinos da seleção brasileira sub-15 feminina começaram nesta quinta-feira (dia 21), no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Base do Basquete Brasileiro, em São Sebastião do Paraíso (MG). Sob o comando de Janeth Arcain, o grupo se prepara para o 17º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino, que será realizado em Trinidad, no Uruguai, de 16 a 20 novembro.
 
— Fizemos testes de velocidade e agilidade para media a condição física de cada atleta. O resultado foi muito positivo. As jogadoras se apresentaram muito bem e, comparando com os resultados da primeira fase, notamos uma melhora significativa. Baseados nas informações, vamos montar o treinamento — explicou o preparador físico da equipe, Lucinei Carlos da Silva.
 
Depois dos testes físicos, as jogadoras fizeram exercícios de domínio de bola e finalização. À tarde, o treino coletivo vai enfatizar a leitura de jogo.
 
NOTA
Sobre a matéria publicada na Folha de São Paulo na quarta-feira (dia 20), a técnica Janeth Arcain afirma que não é empresária da atleta Damiris do Amaral.
 
— Em nenhum momento eu disse que era empresária. A Damiris começou a jogar no meu instituto em 2006. Temos um carinho muito grande por ela e por todos que fazem parte do Instituto Janeth Arcain. A Damiris é como se fosse minha sobrinha e sempre vou apoiar, orientar e dar conselhos quando ela precisar — comentou a técnica.

 

Fonte: CBB

A Pergunta

“Peraí: agenciar atleta não pode, mas vender DVD para técnicos, federações e clubes pode?”

Esse é um dos trechos do texto em que o Fábio Balassiano analisa hoje (brilhantemente) o episódio Janeth-Damiris e expõe a torta noção de ética da diretora Hortência, a mesma que em um passado - que parece cada vez mais longínquo - inspirou minha paixão pelo basquete.

Confira a íntegra: O trigo e o joio.

Érika e Cris vencem em mais uma rodada da Liga Espanhola

FotoNoticia_35312_Big Pela quarta rodada da Liga Espanhola, o Avenida sofreu para manter a invencibilidade frente ao Hondarribia, mas venceu por 65 a 55. Érika esteve brilhante mais uma vez: 19 pontos e 10 rebotes.

Apontado como a maior surpresa do início da temporada, o Extrugasa encerrou a série invicta do Rivas (69-63), de Amaya Valdemoro, que não jogou. Contra um time de nomes como Elisa Aguilar, Anna Cruz e Laura Nicholls (as três da seleção espanhola do bronze no mês passado), mais as americanas Dewanna Bonner e Courtney Paris, a brasileira Cristina Carvalho (primeiro corte do Sr. Carlos Colinas e da diretora Hortência na preparação para o Mundial) voltou a ter atuação de destaque, com 8 pontos e 7 assistências, em 30’. Mas esses números não devem significar nada, não é mesmo?

As cestinhas do Extrugasa foram as americanas Mandisa Stevenson e Demetress Adams (15 e 14 pontos, respectivamente).

Por fim, o Cadí, de Franciele, teve sua terceira derrota. Contra o Celta (73-60), Franciele chegou aos 18 pontos e 7 rebotes. Se nesse início de temporada, o clube da brasileira não mostra fôlego para ir muito longe; resta a esperança que essa seja a temporada de afirmação para a pivô.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

São Paulo fica com o título do Brasileiro Sub-17

GEDC1307 São Paulo conquistou o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão, realizado em Matinhos (PR). A seleção paulista venceu a do Rio de Janeiro por 81 a 73 (39 a 23 no primeiro tempo), na final disputada nesta quarta-feira (dia 20). As cestinhas da partida foram as cariocas Marcela Rocha e Isabela Macedo, com 21 e 16 pontos, respectivamente. A principal pontuadora da equipe paulista foi Sheila Nunes, com 14 pontos.
 
Na disputa pela medalha de bronze, o Paraná (foto) venceu o Maranhão por 88 a 72 (36 a 32). As cestinhas da partida foram Maria Cláudia Teixeira (MA) e Caroline Flak (PR), com 54 e 19 pontos, respectivamente.
 
Com 23 pontos da cestinha Victoria Rodrigues, o Rio Grande do Sul terminou em quinto lugar ao derrotar a Paraíba por 76 a 52 (43 a 21). A principal pontuadora paraibana foi Patrycia Campos, com 22 pontos.
 
E na disputa pelo sétimo lugar, a seleção do Mato Grosso do Sul superou a do Mato Grosso por 58 a 47 (33 a 28), com 20 pontos da cestinha Crislaine Alves. As duas equipes vão disputar a segunda divisão do Brasileiro de 2011.
 
CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-17 FEMININO – 1ª DIVISÃO
Local: Ginásio do SESC Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rabelo Jr., nº 91 - Matinhos / PR)
 
Quarta-feira (dia 20)
— Disputa de 7º/8º lugares
Mato Grosso 47 x 58 Mato Grosso do Sul (1º tempo: 28 x 33)
Cestinhas: Tamires Silva (MT) 19pts e Crislaine Alves (MS) 20pts
 
— Disputa de 5º/6º lugares
Paraíba 52 x 76 Rio Grande do Sul (1º tempo: 21 x 43)
Cestinhas: Patrycia Campos (PB) 22pts e Victoria Rodrigues (RS) 23pts
 
— Disputa da medalha de bronze
Paraná 88 x 72 Maranhão (1º tempo: 36 x 32)
Cestinhas: Caroline Flak (PR) 19 pts e Maria Cláudia Teixeira (MA) 54pts
 
— Disputa da medalha de ouro
Rio de Janeiro 73 x 81 São Paulo (1º tempo: 23 x 39)

Revelação do basquete tem como empresária Janeth, que hoje é auxiliar da seleção

BRAxRUS_17_Damirisb DANIEL BRITO

A ala-pivô Damiris, revelação brasileira no Mundial feminino adulto de basquete, tem como empresária Janeth Arcaín. Não haveria problemas se a ex-jogadora não fosse auxiliar técnica da mesma seleção que a jovem defendera na Europa, há um mês.

Paulista de Ferraz de Vasconcelos, município da porção leste da região metropolitana de São Paulo, Damiris, 17, surpreendeu ao fazer um duplo-duplo (dois dígitos em dois fundamentos) contra a Espanha, terceiro jogo do Brasil na República Tcheca: dez pontos e dez rebotes.

Damiris e Janeth estão juntas desde 2006. A ex-atleta só passou a integrar as equipes nacionais no ano passado, quando o gaúcho Carlos Nunes assumiu a presidência da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e nomeou Hortência Marcari como diretora do basquete feminino.

Janeth foi uma indicação de Hortência para a comissão técnica do adulto e da seleção feminina sub-15, para a qual foi nomeada treinadora.

"Não vejo problema nenhum. Dá para conciliar as duas funções", disse a treinadora da seleção e empresária à Folha, por telefone.

As entidades desportivas, quase sempre, combatem os casos em que uma mesma pessoa acumula um cargo técnico e gerencia as carreiras de atletas, por serem atividades incompatíveis.

Principalmente nas categorias de base, quando os jogadores ainda não possuem vínculos com empresários.

"Estou com a Damiris desde antes da seleção. Se for um problema para a seleção, então a gente toma as providências", disse Janeth, sem se prolongar na resposta.

Damiris admite que é alvo de comentários maldosos por parte de algumas companheiras. "Muita gente diz que só estou na seleção porque a Janeth é minha empresária", comentou. "Mas ela [Janeth] não entra em quadra por mim. Quem joga e faz cesta sou eu", conta a ala-pivô.

A empresária tem discurso afinado ao de sua atleta e garante que faz parte "dos ensinamentos" de seu centro. "O que eu sempre digo [no centro de treinamento] é que nós somos a ponte para que elas alcancem seus objetivos na carreira", explicou Janeth.

"Não fui eu que convoquei a Damiris. Não sou a treinadora. Foi o Carlos [Colinas]. Todas as pessoas do basquete sabem que ela [Damiris] está na seleção porque merece", justificou a ex-jogadora.

Foi no centro de treinamento de Janeth, em Santo André, que a ala-pivô começou a jogar, ainda com 13 anos. Quando completou 15, Damiris foi mandada para o Marista, de La Coruña, na região da Galícia, na Espanha.

Permaneceu apenas quatro meses e voltou para o centro de Janeth, em São Paulo.

A empresária a colocou no Jundiaí, pelo qual disputa as semifinais do Paulista juvenil contra o Santo André, em datas ainda não definidas.

A ex-ala do Brasil deixou as quadras em 2007 para se dedicar ao IJA (Instituto Janeth Arcaín), que captou mais de R$ 2,3 milhões por meio da lei de incentivo ao esporte entre 2007 e 2008.

Revelação brasileira no basquete, Damiris vive dilema entre adulto e juvenil

Damiris teve somente cinco dias, intercalados, de folga desde o término do Mundial na República Tcheca, em 3 de outubro.

Após a nona colocação na Europa, retornou à vida real em Jundiaí, onde mora com mais nove colegas de equipe numa casa construída em 1945, mantida pela escola que dá nome ao time.

A convivência e os embates contra as melhores pivôs do mundo ficaram para trás desde que a jogadora voltou às quadras paulistas para disputar o Estadual juvenil.

Nos jogos e nos treinamentos, ela sobressai com facilidade contra as colegas da mesma idade. Mesmo assim, não realiza planos de competir agora pelo adulto.

"Prefiro não queimar etapas", disse a ala-pivô que ainda tem mais 15 meses na categoria juvenil (sub-20). "Tenho medo de ir para uma equipe adulta e jogar só dois minutos, aí eu não vou me desenvolver", disse.

O dilema é dividido entre as parceiras de equipe.

A pivô Cristiane, 19, que forma dupla no garrafão com Damiris, em Jundiaí, disse que a parceira voltou ainda melhor do Mundial.

"Imagina que lá [no Mundial] ela tinha que treinar marcação sobre a Érika. É claro que aprendeu muito mais, e a gente percebe aqui", opinou Cristiane, referindo-se à pivô titular do Brasil na República Tcheca, vice-campeã da WNBA com o time do Atlanta Dream.

A evolução de Damiris surpreende porque até 2005, com 12 anos, ela nunca havia jogado basquete.

A mãe, Débora, morrera três anos antes, "de depressão", segundo ela, após o nascimento da filha mais nova, Taune, com paralisia cerebral, no ano 2000.

Desde então, ela, Taune e a irmã mais velha, Dayane, passaram a ser criada pelos tios-avôs, aposentados, em Ferraz de Vasconcelos.

Hortência Marcari ficou surpresa ao ser informada pela reportagem que Janeth atua como empresária. "Eu nunca soube disso", disse.

Hortência diz desconhecer 'dupla jornada' de Janeth

A diretora de basquete feminino da CBB chegou a negar que a amiga, com quem atuou na seleção, pudesse acumular as funções.

"A Janeth faz um filtro ali para a Damiris. Antes de chegar à atleta, é a Janeth quem faz o contato", defendeu. "Porque não pode ser empresária e treinadora ao mesmo tempo", afirmou Hortência.

Quando soube que Janeth confirmara à Folha que empresaria a carreira de Damiris, a dirigente foi assertiva.

"Eu desconheço qualquer atividade da Janeth neste ramo, mas ela sabe que não pode", declarou. "Não pode de jeito nenhum ganhar dinheiro com atleta e trabalhar em comissão técnica de seleção. Vou conversar com a Janeth", declarou Hortência.
A agente de Damiris nunca havia sido treinadora antes.

Hoje, Janeth faz as vezes de treinadora, quando recebe as 20 atletas convocadas por ela para defender o Brasil no Sul-Americano sub-15, no mês que vem, no Uruguai. A competição que classifica para o Pré-Mundial sub-16, no próximo ano, em local ainda não definido pela Fiba Américas.

Fonte: Folha de São Paulo

Rio e São Paulo fazem final do Sub-17, transmissão pela TV fica para sábado

GEDC1212 Rio de Janeiro e São Paulo fazem a final do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão, nesta quarta-feira (dia 19), às 14h, no ginásio do SESC Caiobá, em Matinhos (PR). Na disputa pela medalha de bronze, Paraná enfrenta o Maranhão (10h).
 
São Paulo chegou à final ao derrotar a equipe maranhense por 87 a 41 (44 a 19 no primeiro tempo), com 32 pontos da cestinha Vanessa Gonçalves. Já Maria Cláudia Teixeira foi a principal pontuadora do Maranhão, com 23 pontos.
 
Na outra semifinal, a seleção do Rio de Janeiro venceu a do Paraná por 74 a 71 (37 a 25) e se garantiu na disputa pelo título. As cestinhas da partida foram a carioca Isabela Macedo e a paranaense Caroline Flak, com 30 e 15 pontos, respectivamente.
 
Na disputa do 5º ao 8º lugares, Paraíba ganhou do Mato Grosso por 72 a 37 (28 a 16), com 21 pontos de Patrycia Campos. Já Rio Grande do Sul superou Mato Grosso do Sul por 81 a 63 (39 a 27). As cestinhas da partida foram as gaúchas Larissa Quintana e Bruna Goldschimdt, com 25 e 24 pontos, respectivamente. Com os resultados, Mato Grosso enfrenta Mato Grosso do Sul pelo sétimo lugar (8h), enquanto paraibanas e gaúchas jogam pela quinta colocação (12h).

 

Nota da Federação Paranaense de Basquete: A seleção parananese disputa a medalha de bronze contra a seleção do Maranhão, às 10:00 horas desta quarta-feira.A final será às 14:00 horas entre Rio de Janeiro e São Paulo. Ambos os jogos serão gravados e transmitidos no sábado pela Paraná Educativa para todo o Brasil pelo parabólica e canal 115 na SKY.

Seleção Sub-15 se apresenta hoje

As jovens atletas convocadas por Janeth Arcain vão entrar na reta final de preparação rumo ao 17º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino, que será realizado em Trinidad, no Uruguai, de 16 a 20 novembro. O grupo de 20 jogadoras se apresenta nesta quarta-feira (dia 20), às 15 horas, no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Base do Basquete Brasileiro, em São Sebastião do Paraíso (MG). Logo depois, o grupo passará pela avaliação médica. Os treinos começam no dia seguinte (21) e vão até 12 de novembro, sempre em dois períodos (10h às 12h e 18h às 20h).
A técnica Janeth Arcain explica como serão os primeiros dias de treinos em São Sebastião do Paraíso.
— No treino inicial, o grupo passará pela reavaliação física e vamos aproveitar os primeiros dias para revisar as movimentações livres ofensivas trabalhadas na fase anterior. Na parte da manhã, a ênfase será no movimento e na técnica individual e, à tarde, faremos o trabalho tático e técnico coletivo. O foco maior será na marcação, tanto em quem está com a bola quanto quem está na cobertura.
Janeth fala ainda sobre a evolução do grupo durante o treinamento.
— As meninas melhoraram bastante desde os primeiros treinos. A ida para Las Vegas também foi muito importante. As atletas corresponderam à intensidade dos treinamentos e mostraram muita disciplina e vontade.
Para encerrar, a técnica explica as características do grupo que buscará o bicampeonato no Uruguai.
— Queremos uma equipe agressiva e agindo com coletividade tanto no ataque como na defesa. Cada atleta deverá saber sua função em quadra e como ajudar o time a alcançar os resultados.
O Sul-Americano Sub-15 classifica quatro equipes para a Copa América / Pré-Mundial Sub-16 do ano que vem.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Finais do Brasileiro SUb-17 terão transmissão pela TV

O Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino que está acontecendo deste o dia 14 em Matinhos-PR terá os jogos das finais transmitidos ao vivo na TV. Os jogos desta quarta-feira (20/10) terão a cobertura da TV Paraná Educativa para todo o Estado do Paraná e para o Brasil, através de antenas parabólicas e SKY canal 115.

Semifinais do Brasileiro Sub-17 acontecem hoje

Rio de Janeiro (1ºB) x Paraná (2ºA) e São Paulo (1ºA) x Maranhão (2ºB) são os confrontos da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão, que está sendo realizado no ginásio do SESC Caiobá, em Matinhos (PR).
 
Na rodada desta segunda-feira (dia 18), o Rio de Janeiro garantiu o primeiro lugar invicto do grupo “B” ao derrotar a equipe do Maranhão por 129 a 69 (60 a 44 no primeiro tempo). As cestinhas da partida foram as cariocas Nathália Lobato e Isabela Macedo, com 39 e 32 pontos, respectivamente. A principal pontuadora da seleção maranhense foi Maria Cláudia Teixeira, com 25 pontos.
 
E, encerrando a fase de classificação, Paraíba venceu Pernambuco por 59 a 41 (26 a 22). As cestinhas do jogo foram a paraibana Helena Bastos e a pernambucana Sthefane Moraes, com 18 e 14 pontos, respectivamente.

Petrobras investirá até R$ 20 mi em projeto de Magic Paula para 5 esportes

paula2016

MARIANA BASTOS
RODRIGO MATTOS
O governo federal excluiu o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) de um dos maiores projetos de investimento público na transformação do Brasil em potência olímpica.
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras anunciou a aplicação de cerca de R$ 20 milhões anuais (um total de R$ 100 milhões) para cinco modalidades: levantamento de peso, esgrima, boxe, taekwondo e remo.
É um investimento por meio da lei de incentivo ao esporte. No total, o projeto atinge R$ 265 milhões, incluindo o esporte educacional. É o maior volume de verbas já usado pela lei.
Mas esses recursos passarão longe dos cofres do COB.
Será a ONG Passe de Mágica, da ex-jogadora de basquete Paula, crítica à gestão do comitê, que os administrará. O dinheiro será dado às confederações, com destinação certa aos atletas.
"Esses recursos [públicos] muitas vezes não chegam no atleta. Agora, o foco é o atleta", explicou Paula.
O dinheiro será usado para dar bolsas-auxílio a 110 esportistas, além de plano médico, equipamentos e uma equipe de apoio de 89 profissionais. Cada confederação receberá um valor diferente.
Da Lei Piva, que renderá em torno de R$ 120 milhões neste ano, as cinco modalidades costumam fica com valor total de cerca de R$ 6 milhões, por volta de 30% do que a estatal destinará.
O COB fica com a maior fatia da Lei Piva. E também participa de decisões sobre investimento direto do ministério, Bolsa Atleta e projetos olímpicos pela lei de incentivo. Na prática, isso o tornava, até agora, mais poderoso do que o ministério no controle do esporte olímpico.
Desta vez, o comitê foi excluído. A Petrobras ouviu o Ministério do Esporte, atletas como Sócrates, Ana Moser e até a ESPN Brasil, emissora crítica ao comitê.
É a segunda atitude do ministério que mostra maior desejo de controle sobre o esporte olímpico. Há um mês, foi feita medida provisória que deu ao governo o direito de cobrar resultados do COB.
"Foi uma grata coincidência. Nosso projeto está ligado à medida provisória que acabou de ser baixada porque você acaba tendo uma gestão técnica", declarou Claudio Thompson, gerente de patrocínio esportivo da Petrobras.
"Quantas vezes atletas vieram me perguntar por que o financiamento chega ao esporte, mas não chega à ponta final: o atleta", discursou ontem o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.
Para o secretário-executivo do ministério, Ricardo Leyser, a gestão do esporte olímpico tem que ser descentralizada. O COB prega uma política única. Mas a pasta nega conflito com o comitê por conta do novo projeto.

Ana Moser e Paula são mais críticas ao COB

Principais gestoras do projeto de esporte da Petrobras, as ex-jogadoras de basquete Paula e de vôlei Ana Moser têm atuação afastada do COB. E já foram críticas ao comitê.
Ambas já têm ONGs para agir no esporte, principalmente em projetos educacionais de atletas.
E Paula já foi secretária de esporte de alto rendimento no Ministério do Esporte, sob gestão do PC do B com o ex-ministro Agnelo de Queiroz. Só que ela saiu brigada da pasta.
Sua participação no ministério foi de aproximadamente seis meses. Paula saiu quando ficou comprovado que o ex-ministro e ela tiveram diárias pagas pelo COB em viagem ao Pan de Santo Domingo.
Ela pediu demissão do cargo e fez críticas ao ministro, hoje candidato ao governo do Distrito Federal. O caso gerou um escândalo dentro da pasta.
Antes, Paula iniciara sua carreira na gestão esportiva no Centro Olímpico do Ibirapuera, também sob a gestão municipal do PC do B. Mas também teve contatos com o PSDB e o DEM em sua carreira.
"Eu não tenho filiação com o PC do B. Também fiz a gestão do centro olímpico com administração do DEM", declarou ontem a ex-jogadora.
Ana Moser, por sua vez, criou a ONG Atletas pela Cidadania, que tem atitude crítica em relação ao COB. A entidade enviou uma carta em apoio à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para a investigação da aplicação do dinheiro público no esporte olímpico.
O comitê fez lobby contra a comissão, que não foi instalada.

Fonte: Folha de São Paulo 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

À espera de patrocinador, Nacional feminino é adiado pela segunda vez

Lançada no começo de julho, a Liga de Basquete Feminino (LFB) vislumbrava um Nacional feminino com dez clubes, começando na primeira quinzena de outubro. Três meses depois, o início da competição já foi adiado duas vezes. Primeiro, para o dia 30 de outubro. Agora, a data é 13 de novembro. Os argumentos citados pelo presidente da LFB, Márcio Cattaruzzi, são a espera por um
patrocinador e o segundo turno eleições. O dirigente admitiu que as conversas com este novo parceiro em potencial iniciaram atrasadas.
- Começamos a negociação um pouco tarde e quando vimos a possibilidade deste patrocinador entrar, a preferimos esperar. Ele não entraria depois de ter começado o Nacional. A gente já tem dois patrocínios, e agora tem esse terceiro, que depende ainda de uma questão burocrática. Não é um patrocinador máster. Os três são mais ou menos no mesmo nível - explicou Cattaruzzi.
O principal cartola do basquete feminino brasileiro também ressaltou que o segundo adiamento foi necessário por causa do segundo turno das eleições, marcado para o dia 31 de outubro. O começo do Nacional no dia 30 forçaria uma série de mudanças na tabela. Além disso, seria necessária uma paralisação, já que alguns dos times inscritos no Nacional também disputarão os Jogos Abertos do Interior de São Paulo, de 4 a 10 de novembro.

De novidade em relação ao Nacional organizado pela CBB até a edição do ano passado – vencida pelo Catanduva, em final contra o Ourinhos -, apenas as viagens de avião para jogos fora do estado. Ano passado, todas eram feitas de ônibus.

Em 2010/11, a LFB custeará passagens aéreas quando, por exemplo, o Botafogo (RJ) for até Santa Catarina para enfrentar o Joinville. Fora isso, a LFB bancará o mesmo que a CBB: hospedagem, alimentação e 50% dos custos com a arbitragem.

Diretora das seleções femininas, Hortência afirma que não tem ligação direta com a organização do Nacional, mas ressalta a importância da competição no processo de renovação no esporte.
- Na verdade, eu não tenho nada a ver com Liga. Sou diretora das seleções brasileiras femininas. Mas eu ajudo, sei das coisas que estão acontecendo, dou palpite. Acho que um dos fatores importantes e cruciais para que a seleção tenha êxito foi a queda da nossa competição interna. Quando fomos campeãs do mundo, nossa competição era muito forte. Temos que fortalecer muito a nossa liga. Nossos clubes estão enfraquecidos e temos que nos concentrar neles - disse.

Fonte: Globoesporte.com

O fim-de-semana das brasileiras na Europa

1674 Espanha – O primeiro atropelamento do Avenida veio sobre o Olesa (95-58). Érika brilhou com 19 pontos e 12 rebotes (26’).

O Extrugasa superou o Cadí (72-62). Pelo Extrugasa, Cris somou 8 pontos (21’). Pelo Cadí, Franciele teve 14 pontos e 6 rebotes (22’) e Kátia, 3 pontos e 3 rebotes, em 16’.

Na II Divisão, nova derrota do Ensino (59-68 para o Bembibre), apesar dos 23 pontos e 9 rebotes de Gilmara e dos 17 pontos de Renatinha.

O UniCanarias teve sua primeia vitória (72 x 58 Estudiantes), com 17 pontos e 15 rebotes de Geisa.

Itália- Na fase de classificação da Copa da Itália, o Taranto atropelou o Lucca (93-35, com apenas 3 pontos e 2 rebotes de Zaine, em 14’). Mas depois caiu frente ao Umbertide (64-56, com 5 pontos e 3 rebotes de Zaine, em 19’). Com os resultados, o time ficou de fora da Copa.

Já o Faenza venceu seus dois compromissos e segue na competição. Primeiro bateu o Napoli (69-58, com 15 pontos e 7 assistências de Adrianinha), depois o Giovanni (87-59, com 9 pontos e 11 assistências da armadora).

Portugal – O Vagos estreou com derrota para o Boa Viagem (55-50) e depois se recuperou frente ao Micaelense (93-45).Lílian teve 12 pontos na segunda partida. Andrea Santos marcou apenas 2 pelo Micaelense.

A Frase

“É bacana que as pessoas enxerguem em mim este potencial todo, mas eu não posso ficar cega com isso tudo.”

Damiris, no Bala na Cesta

IV Rodada – Brasileiro Sub-17

GEDC1017 Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo estão na semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão, que está sendo realizado no ginásio do SESC Caiobá, em Matinhos (PR). Na rodada deste domingo (dia 17), o Maranhão garantiu a vaga na próxima fase ao vencer Pernambuco por 59 a 45 com 31 pontos, 16 rebotes e seis assistências de Maria Claudia Teixeira. A principal pontuadora pernambucana foi Sthefane de Moraes com 16 pontos.
 
O Rio de Janeiro derrotou o Rio Grande do Sul por 121 a 46. As cariocas Isabela Macedo e Nathália Lobato foram as cestinhas com 34 e 23 pontos, respectivamente. Pela equipe gaúcha, Roberta Wais anotou 14 pontos.
 
Com 25 pontos da cestinha Camila Brandino, o Mato Grosso do Sul ganhou do Mato Grosso por 65 a 42. A principal pontuadora do Mato Grosso foi Tamires da Silva com 12 pontos. E São Paulo venceu o Paraná por 64 a 48 no encerramento da quarta rodada. As cestinhas foram Vanessa Gonçalves (SP) e Daiane Machado (PR) com 18 e 16 pontos, respectivamente.
 
Com os resultados de domingo, São Paulo terminou a fase de classificação em primeiro lugar do grupo “A” com seis pontos (três vitórias), seguido do Paraná com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota). Mato Grosso do Sul ficou em terceiro com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), enquanto o Mato Grosso terminou em quarto com três pontos (três derrotas).
 
No grupo “B”, Rio de Janeiro e Maranhão dividem a liderança com seis pontos (três vitórias). Com um jogo a menos, a Paraíba está em terceiro com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), seguida do Rio Grande do Sul com cinco pontos (uma vitória e três derrotas) e de Pernanbuco com três pontos (três derrotas).
 
Nesta segunda-feira (18), Maranhão e Rio de Janeiro se enfrentam pelo primeiro lugar do grupo “B”, às 16 horas de Brasília. Logo depois (18h), Pernambuco e Paraíba jogam para encerrar a fase de classificação.

domingo, 17 de outubro de 2010

Unimed/Americana conquista o título estadual mirim

DSC05726

A equipe mirim de basquete feminino da Unimed/Americana conquistou neste domingo (17), na quadra do Ginásio Municipal do São Pedro, em Americana, o título de Campeã Paulista 2010, ao vencer a equipe de Osasco, pelo placar de 65 a 62, em uma partida emocionante válida pela terceira rodada do quadrangular final da competição.

A partida, muito disputada, esteve com o titulo em aberto até o último instante. As meninas comandadas pela treinadora Anne Freitas Sabatini chegaram a estar um ponto atrás no placar no término do segundo período. Mas com o apoio da torcida e um ataque bem entrosado, conseguiram virar já no inicio do terceiro período e mantiveram-se a frente até o final do jogo.

“É sempre uma emoção muito grande conquistar um título. O grupo evoluiu muito durante a competição, trabalhou bastante e no final teve todo o trabalho e dedicação coroados com a conquista deste título. Todas as meninas estão de parabéns!” comemorou a técnica Anne.

Unimed/Americana e Osasco chegaram à decisão do título ao vencerem suas duas primeiras partidas do quadrangular final, passando pelas equipes de São José e Barretos.

A equipe da Unimed/Americana, que integra o módulo competitivo do Projeto Social de Basquete Feminino da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa fechou a competição com uma campanha de 23 vitórias em 25 jogos realizados.

O aproveitamento

31, 5%

foi o aproveitamento de três pontos nas duas primeiras rodadas da Liga Espanhola 2010/11, a primeira com a nova distância da linha dos três: 6,75 m.

O número é muito próximo do registrado ao final da temporada anterior (32,65%), quando a distância era 6,25 m.

O assunto foi tema de boa reportagem no site da federação local: Los efectos relativos del ‘6,75’ en la Liga Femenina.

III Rodada – Brasileiro Sub-17

GEDC0897
 
Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Paraná venceram na terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão, no ginásio do SESC Caiobá, em Matinhos (PR). Com 23 pontos da paranaense Natália Saar, o Paraná venceu o Mato Grosso por 89 a 27. Pelo Mato Grosso, a melhor pontuadora foi Tamires Vallim, com 8 pontos.
 
Também pelo grupo “A”, São Paulo venceu o Mato Grosso do Sul por 104 a 37. A cestinha do jogo foi a paulista Vanessa Gonçalves, com 20 pontos. Pela equipe sul-matogrossense, Camila Monteiro foi a principal pontuadora com 16 pontos.
 
Pelo grupo “B” da competição, o Rio de Janeiro derrotou Pernambuco por 131 a 33 com 39 pontos da cestinha Nathália Lobato. Outros destaques do time carioca foram Isabela Macedo com um duplo-duplo (26 pontos e 11 rebotes) e Stephanie Gonçalves com 22 pontos, oito rebotes e nove assistências. Pelo time pernambucano, Nadeje Nascimento anotou 10 pontos. Com 19 pontos de Larissa Rodrigues, as paraibanas superaram as gaúchas por 58 a 52. A principal pontuadora do Rio Grande do Sul foi Larissa Quintana, que anotou 22 pontos.
 
São Paulo e Paraná lideram o grupo “A” com quatro pontos (duas vitórias), seguidos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ambos com dois pontos (duas derrotas). No grupo “B”, o Maranhão e Rio de Janeiro são os primeiros colocados, empatados com quatro pontos (duas vitórias), com Paraíba e Rio Grande do Sul, também com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), mas com um jogo a mais. Pernambuco ocupa a quinta colocação com dois pontos (duas derrotas).
 
O domingo (dia 17) terá quatro jogos pela quarta rodada do Brasileiro. Pelo grupo “B” da competição se enfrentam Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (14h), e Pernambuco e Maranhão (18h). Já pelo grupo “A”, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (16h), e São Paulo e Paraná (20h) também se encontram. O presidente da CBB, Carlos Nunes, estará em Matinhos (PR) para acompanhar a rodada deste domingo.

sábado, 16 de outubro de 2010

Temporada na Rússia começa sem surpresas

Começou nesta última sexta-feira, a temporada regular da Premier League Russa (antiga Superliga). Como já era esperado, as equipes favoritas venceram.

O Spartak Moscow, ainda sem Lauren Jackson, venceu o Spartak-SHVSM por 79 a 56. Pelo time vencedor, a americana naturalizada búlgara, Noelle Quinn, marcou 16 pontos. De volta às quadras, Tatiana Shchegoleva marcou 13 pontos e pegou 7 rebotes.

O UMMC Ekaterinburg não tomou conhecimento do Spartak Noginsk e venceu por 83 a 28. Agnieszka Bibrzycka marcou 13 pontos e pegou 6 rebotes.

O Dynamo Moscow venceu o reforçado Nadezhda Orenburg por 69 a 67. Pelo Dynamo, Marina Kuzina marcou 12 pontos e pegou 8 rebotes. Pelo Nadezhda, Tina Charles marcou 25 pontos e pegou 17 rebotes. Becky Hammon marcou 9 pontos.

Unimed/Americana vence a primeira no quadrangular final do Paulista Mirim

DSC05655 Pela primeira rodada do quadrangular final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino da categoria Mirim, realizada nesta sexta-feira (15) da quadra do Ginásio Municipal do Jardim São Pedro, em Americana, a equipe da Unimed/Americana, comandada pela treinadora Anne Freitas Sabatini, venceu o São José pelo placar de 57 a 24 (29 a 16 no primeiro tempo e 28 a 08 no segundo).

No jogo anterior, a equipe de Osasco triunfou sobre Barretos pelo placar de 50 a 39 (30 a 24 no primeiro tempo e 20 a 15 no segundo).

A segunda rodada do quadrangular final acontece neste sábado (16) a partir das 13h30, com os seguintes confrontos:

· 13h30 – Osasco X São José

· 15h00 – Unimed/Americana X Barretos

A equipe campeã de 2010 será conhecida no domingo (17), com a realização do terceiro e último confronto do quadrangular, previsto para ocorrer a partir das 10h00.

Zaine fatura o título da Supercopa Italiana 2010

campioni

Dona de uma sólida carreira em território italiano, a brasileira Zaine começou a nova temporada assim como encerrou a anterior: ganhando títulos.

Na terça-feira, o Taranto bateu o Schio na final da SuperCopa local: 75-72.

Em 23’, a brasileira esteve perfeita nos arremessos, somando 10 pontos (2pts 4/4 e LL 2/2) e 3 rebotes.

A cestinha de seu time foi Megan Mahoney, com 15, eleita MVP da disputa.

Estiveram por lá ainda a francesa Elodie Godin (11) e a belga Kathy Wambe (9), entre outras.

No Schio, Liron Cohen (18 pontos) e Janel McCarville (11 pontos, 7 rebotes) foram os destaques.

II Rodada do Brasileiro Sub-17

Rio de Janeiro estreou com vitória no Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão, que está sendo realizado no ginásio do SESC Caiobá, em Matinhos (PR). As cariocas, que estão no grupo “B”, ganharam da Paraíba por 101 a 38 (47 a 19 no primeiro tempo). Isabela Macedo e Nathalia Lobato, ambas do Rio de Janeiro, foram as cestinhas com 30 e 16 pontos, respectivamente. Pela seleção da Paraíba, Jéssica Henriques anotou 26 pontos.
 
Na outra partida desta sexta-feira, o Maranhão superou o Rio Grande do Sul por 53 a 52 (19 a 20) com 24 pontos, nove rebotes e cinco recuperações da ala/pivô Maria Claudia Teixeira. O destaque da equipe gaúcha com um duplo-duplo foi Natália Hausmann, que anotou 14 pontos e dez rebotes.
 
São Paulo e Paraná lideram o grupo “A” com dois pontos (uma vitória), seguidos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ambos com um ponto (uma derrota). No grupo “B”, o Maranhão é o primeiro colocado com quatro pontos (duas vitórias). O Rio de Janeiro está em segundo com um jogo a menos (dois pontos – uma vitória), seguido do Rio Grande do Sul com três pontos (uma vitória e uma derrota). Pernambuco ocupa a quarta colocação com um ponto (uma derrota). A Paraíba está em quinto com dois pontos (duas derrotas).
 
O sábado (16) terá quatro jogos pela terceira rodada do Brasileiro: Pernambuco x Rio de Janeiro (14h), Mato Grosso do Sul x São Paulo (16h), Paraíba x Rio Grande do Sul (18h) e Paraná x Mato Grosso (20h).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Só Érika vence na segunda rodada da Liga Espanhola

Pela Liga Espanhola, na quarta-feira:

  • Vitória do Avenida sobre o Soller (75-69), com 12 pontos e 6 rebotes de Érika (20’).
  • Derrota do Cadí para o Zaragoza (66-49). Franciele teve 13 pontos e 4 rebotes (24’). Kátia Denise, 4 pontos e 3 rebotes (13’).
  • O Ros venceu o Extrugasa (64-48). Pelo time derrotado, Cris teve 9 pontos, 2 rebotes, 2 recuperações e 2 assistências, em 30’.

Basquete Infanto Feminino do GRB participa dos Jogos Escolares 2010

InfantoTime4

A equipe de basquete feminino infanto do GRB (Barueri) dá um tempo no estadual para disputar os Jogos Escolares. O evento é conhecido como Joguinhos e reunirá cerca de três mil atletas estudantes na faixa de 15 a 17 anos. Ao todo serão trezedelegações que englobam todas representações de Unidades Escolares das Redes Municipal e Particular do Ensino Fundamental e Médio.

As modalidades do evento, que acontece em Atibaia-SP, de 10 à 16/10, são: atletismo, basquetebol, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez para ambos os sexos.

E Barueri será representada pela equipe infanto da técnica Mila Rondon, que fará sua participação devido a parceria com o Mackenzie

Primeira rodada do Brasileiro Sub-17

DSC01925
Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná começaram o Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino – 1ª divisão com vitória. Com 12 pontos, 16 rebotes e cinco assistências da ala/pivô Maria Claudia Teixeira, as maranhenses ganharam da Paraíba por 43 a 40 (20 a 18 no primeiro tempo), no ginásio do SESC Caiobá, em Matinhos (PR). A cestinha da partida foi Larissa Rodrigues com 17 pontos e oito rebotes.
 
Também pelo grupo “B” da competição, o Rio Grande do Sul derrotou Pernambuco por 72 a 42 (41 a 17) com 24 pontos da cestinha Larissa Quintana. Outro destaque da equipe gaúcha foi Victoria Rodrigues com um duplo-duplo (14 pontos e 18 rebotes) Pelo time pernambucano, Nadeje Nascimento anotou 13 pontos.
 
Pelo grupo “A”, São Paulo venceu o Mato Grosso por 131 a 16. A cestinha do jogo foi a paulista Vanessa Gonçalves com 21 pontos. Pela equipe matogrossense, Tamiris da Silva foi a principal pontuadora com seis pontos. E o Paraná encerrou a primeira rodada com vitória sobre o Mato Grosso do Sul por 88 a 30 (52 a 14). As cestinhas foram as paranaenses Bruna Werberich e Giovana Glir com 17 e 16 pontos, respectivamente. A principal pontuadora do Mato Grosso do Sul foi Maiara Mangelot.
 
A sexta-feira (dia 15) terá dois jogos do grupo “B” pela segunda rodada do Brasileiro. Às 16 horas de Brasília, o Rio de Janeiro estreia na competição contra a Paraíba. Logo depois (18h), Maranhão e Rio Grande do Sul se enfrentam.

Dois jogos ao vivo no fim-de-semana da Liga de Portugal

logo_transmissao

No próximo fim de semana o site basketotal.com vai transmitir dois jogos da Liga Feminina Portuguesa.

Sábado, o conffronto é entre União Micaelense e Olivais às 15h e no domingo o União Micaelense volta à quadra para o encontro com o Vagos às 14:30 (hora do arquipélago dos Açores que tem uma hora a menos que em Portugal Continental).

[Se minhas contas estiverem certas, no horário brasileiro – sábado 12:00 e domingo – com horário de verão 13:30.]

No União Micaelense, joga Andréa Santos (irmã de Cintia Tuiú) e no Vagos, a ala Lilian Lopes.

Link dos jogos:
http://basketotal.com/tv_basketotal/canal_tv_basketotal.htm

Liga tem data de início adiada novamente

Nem tudo é terra arrasada no basquete feminino brasileiro. Um velho projeto, enfim, vai sair do papel: a Liga Nacional. A data de início do torneio, adiada duas vezes, agora é 13 de novembro. A primeira mudança ocorreu pela participação das jogadoras nos Jogos Abertos do Interior. A segunda se deveu à impensada escolha do dia 30, véspera do segundo turno das eleições presidenciais.
Dez clubes vão participar da competição, que terá transmissão de um jogo por semana pela SporTV. O Bradesco, que já estampa sua marca nas camisas da seleção brasileira, planeja patrocinar também a Liga, que vai bancar hospedagem, transporte rodoviário para deslocamentos entre cidades de um mesmo Estado e aéreo no caso de viagens interestaduais e 50% das taxas de arbitragem.
Hortência, diretora da seleção feminina da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), concorda que as últimas edições do Campeonato Nacional estava decadente. A dirigente espera que, com a criação da Liga, os clubes tenham dinheiro em caixa para se reforçar, elevando assim o nível técnico da competição. "Acho que pode até sobrar um dinheirinho para a contratação de estrangeiras", afirmou.
Custo baixo - De fato, o custo para participar da competição não será alto. Samuel Belarmino, gerente de esportes da Mangueira, calcula que vai desembolsar de R$ 4 mil a R$ 5 mil mensais. A equipe carioca participou do Nacional pela última vez em 2008, mas foi prejudicada pela tabela malfeita. O time ficou viajando por 16 dias pelo interior de São Paulo, o que estourou o magro orçamento do time.
Hortência tem o projeto de incluir a seleção brasileira Sub-19 na competição, para dar mais experiência às jogadoras. Isso já foi feito em 2001. Daquela equipe saíram três jogadoras que disputaram o último Mundial, na República Checa, incluindo Iziane. Dois anos depois, esse time, comandado pelo técnico Paulo Roberto Bassul, foi vice-campeão mundial Sub-21 na Croácia Trata-se do último grande feito de uma equipe de base feminina brasileira.

Fonte: Agência Estado

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Divino ganha reforço de seleção com Damiris

 201010072349368952 A pivô Damiris Amaral, 17 anos, voltou a integrar o elenco do time juvenil do Divino/COC, ontem, após passar meses com a Seleção Brasileira adulta. A jovem atleta chegou da Europa esta semana, depois de treinar e realizar amistosos com a seleção na França e disputar o seu primeiro Mundial de Basquete, na Republica Tcheca, de onde saiu com o nono lugar. Apesar da péssima campanha da Seleção no Mundial, Damiris saiu satisfeita com tudo o que passou neste período.
"Para a equipe, não foi bom. Ficamos três meses fora, treinando, focadas no campeonato e não conseguimos ter o resultado esperado. Mas eu aprendi muito no decorrer da competição", conta. Uma das lições aprendidas por ela na República Tcheca, foi não lamentar os maus resultados. "No Mundial, tem jogos todos os dias e não dá tempo para ficar pensando na bola errada que eu joguei, na derrota. Acabou um jogo, o grupo já tem que se focar no próximo", comenta. Damiris conta, também, que neste período que passou com jogadoras mais experientes, ela amadureceu, o que é possível notar com a postura adotada pela 'juvenil', como era chamada pelas companheiras de equipe.
"Amadureci bastante. Estando com jogadoras como a Helen, a Fernanda e Alessandra, eu tinha que aprender uma coisa a cada dia. Fui muito cobrada lá, mas aprendi que quando a gente é exigida, é porque sabem da sua capacidade", avalia. A pivô também destaca o apoio de que recebeu de Janeth Arcain, auxiliar-técnica da Seleção Brasileira e também sua primeira técnica no basquete. "Ela sempre me passa confiança, se eu estou mal, se estou em dúvida, ela sempre está me dando conselhos. As jogadoras também foram mãezonas", frisa.
De volta a Jundiaí, Damiris, agora, quer focar suas atenções no Divino/COC, que começa a segunda fase do Campeonato Paulista diante de Uniesp/Cia de Talentos/Venceslau, em Presidente Venceslau. "Foi muito bom estar na Seleção e ano que vem tem mais, espero. Mas estou feliz em voltar. Gosto muito de todos aqui e estava morrendo de saudades. Agora, quero ajudar o time a fazer bons jogos", afirma.
A jogadora será o reforço do Divino contra o único time que derrotou a equipe jundiaiense no primeiro turno da primeira fase do Estadual. Foi neste jogo, inclusive, que Damiris fez sua estreia pelo Divino.

Prefeitura aguarda documento da CBB

A conversa entre a Prefeitura de Jundiaí e a Confederação Brasileira de Basquete sobre a criação de um Centro de Treinamento em Jundiaí, dedicado exclusivamente ao alto rendimento, está bem adiantada. De acordo com o secretário adjunto de esportes, Alaércio Borelli, a Prefeitura aguarda uma série de documentos a serem enviados pela entidade, com sede localizada no Rio de Janeiro, para que o departamento jurídico possa analisar.
"Os documentos devem chegar nos próximos dias. Até hoje (ontem), não chegou, mas só falta essa análise para que as negociações avancem", disse. Borelli fez questão de afirmar que ainda não há local e nem data para que o Centro de Treinamento aconteça, mas disse que, pela planta que viu, vai ser "muito bom para a cidade". Ainda de acordo com ele, a CBB pediu ma reunião com o prefeito Miguel Haddad, o que deve acontecer após a avaliação destes documentos.
Há cerca de cinco anos, Jundiaí recebe as seleções de base para treinamentos antes de importantes competições. "Acho que esse foi o motivo para CBB procurar Jundiaí. Não tenho muitas informações sobre isso, mas um Centro de Treinamento como este vai beneficiar muita gente, não só o basquete, mas outros esportes também", declarou o supervisor de Basquete do Divino/COC, Nestor Mostério.
Esta não é a primeira vez que Jundiaí é procurada por entidades esportivas para criação de um centro de treinamento. No início do ano, a Confederação Brasileira de Tênis também procurou a Prefeitura, mas as negociações não avançaram. A CBB foi procurada para dar mais detalhes sobre a negociação, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

Basquete do Divino/COC já busca investimento

Com seu projeto de Lei de Incentivo ao Esporte aprovado pelo Ministério dos Esportes há cerca de 30 dias, o Divino começa agora a busca por recursos junto a empresários de Jundiaí e Região. O projeto prevê a captação de R$ 475 mil a ser investidos na estrutura do basquete feminino, como melhorias nas condições das atletas e trazer novas jogadoras para compor as equipes. Segundo o supervisor de basquete do Divino, Nestor Mostério, esse projeto visa "transformar o processo, deixando-o mais moderno".
A fase de captação de recursos já começou e para Mostério essa é a parte mais difícil. "Aprovar o nosso projeto não foi tão difícil pela idoneidade do Divino e pela qualidade do nosso trabalho. Agora a parte burocrática é mais complicada. Estamos entrando em contato com os empresários para mostrar o projeto. O problema é que muitos não conhecem o processo de captação e quem conhece já destina parte do imposto a outros projetos", conta.
A lei - A Lei de Incentivo ao Esporte prevê a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas destinarem uma parcela do imposto de renda devido em benefício de projetos desportivos elaborados por entidades do setor, após aprovados por uma comissão técnica do Ministério do Esporte. A doação por parte de pessoa física ou jurídica acontece da seguinte forma: ao invés de recolher todo o montante devido pelas vias tradicionais, os contribuintes podem destinar um percentual deste valor (empresa 1% e pessoa física 6%) diretamente em benefício dos projetos aprovados.
De acordo com Mostério, o projeto foi aprovado para 2010, mas como o calendário esportivo do basquete feminino já está chegando ao fim - restam menos dois meses de competições - o Divino tenta agora a prorrogação do projeto para que possa ser utilizado em 2011. "Já consultamos algumas pessoas para ver essa possibilidade e sabemos que é bem possível que seja prorrogada, sim", comenta.

Fonte: Jornal de Jundiaí

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Juvenil da Unimed/Americana abre playoff de quartas de final com vitória

A equipe juvenil da Unimed/Americana iniciou a série melhor de três jogos do playoff de quartas de final do Campeonato Paulista da categoria com vitória ao bater, no último sábado (09), o São Bernardo fora de casa pelo placar de 84 a 50.

Por ter garantido a melhor classificação na primeira fase da competição (1º lugar), a equipe da treinadora Adriana Santos tem a vantagem de jogar as duas últimas partidas da série em casa.

O segundo jogo está marcado para o dia 19 (terça-feira), às 19h30, na quadra do Ginásio Municipal do Jardim São Pedro. Caso o terceiro jogo seja necessário, ele acontecerá no dia 21 (quinta-feira), também às 19h30.

Os outros confrontos que completam a fase de quartas de final da competição são entre São José e Santo André; Jundiaí e Vanceslau; e Osasco e Catanduva.

Seleção Paranaense sub-17 treina em Matinhos

1080_media A Seleção Paranaense Sub 17 Feminino já está em treinamento na cidade de Matinhos – PR, onde acontecerá o Campeonato Brasileiro da categoria entre os dias 14 e 20 deste mês. São 12 atletas convocadas de 07 cidades de todo o Paraná e 02 atletas paranaenses que atuam em SP, mas que foram reveladas em cidades paranaenses.

Dentre as atletas 04 já foram convocadas para as Seleções Brasileiras de Base.

A comissão técnica é formada pelos técnicos Paranaenses Elias Rudek e Claudio Lisboa das cidades de Medianeira e Foz do Iguaçu, respectivamente e pela Chefe de delegação Ana Paula Rosa.

Segundo o técnico Elias Rudek “todos nós da equipe vivemos um momento muito especial, pois estamos nos preparando para a disputa de uma competição muito importante e o faremos em casa. Claro que nem sempre tudo que planejamos dá certo, pois algumas meninas não conseguiram apresentar-se na data em que se iniciaram os treinamentos, mas mesmo assim estamos otimistas e fazendo o possível para suprir e adaptar a equipe para essa situação. Em um primeiro momento queremos nos garantir na primeira divisão para o ano que vem depois que conseguirmos atingir essa meta, buscará dar um passo um pouco maior, finalizou o técnico.”

Atletas que compõem a equipe:

01 - Betânia Adams Antunes – Armadora – LIME – Medianeira

02 - Bruna Nathiely Werberich da Costa - Ala - LIME – Medianeira

03 - Camila Andressa da Silva – Ala / Pivo – Neo Master – P. Grossa

04 - Carmen Beatriz Souza Ortega – Armadora – LMB – Londrina

05 - Caroline Flack – Ala /Armadora – Barueri - SP – P. Grossa

06 - Daiane Sunamita Machado – Pivo – São Bernardo – SP – Curitiba

07 - Giovana Glir – Pivo – Pref. De Araucária – Araucária

08 - Kaline Azambuja – Ala – ABASP / Nobel / Fespar – Paranavaí

09 - Luana Agapito de Freitas – Pivo – LIME – Medianeira

10 - Maessa Soffiati – Pivo – ABATAC / La Salle – Toledo

11 - Nathalia Saar – Ala - Unimed – Americana – SP – São José dos Pinhais –PR

12 - Raquel da Graça Gomes – Ala – LIME – Medianeira

Fonte: FPRB

domingo, 10 de outubro de 2010

Brasileiras estreiam com vitória na I Divisão da Espanha e com derrota na II Divisão, Adrianinha é MVP na Itália e Lilian ganha título em Portugal

Portugal

33298227670923431014

Na disputa da Taça Victor Hugo, Lilian conquistou seu primeiro título com a camisa do Vagos. Na decisão contra o Algés (89-81), teve 26 pontos. Na semifinal contra o Madeira (65-49), havia chegado aos 19.

Itáliaadriana_tarroni

No torneio amistoso Memorial Pallavicino/Corradini, o Faenza bateu o Parma (72-53).

Adrianinha marcou 13 pontos na partida (três a menos que a francesa Nicole Antibe, cestinha do jogo) e foi eleita MVP da competição.

Espanha

II Divisão1014

O Ensino começou a temporada com derrota. Perdeu para o Aguere (72-56).

Renatinha teve 16 pontos, 7 recuperações, 6 rebotes e 6 erros.

Gilmara teve 15 pontos, 7 rebotes e 4 erros.

As duas jogaram 40’.

O Canarias também teve derrota. Contra o Casablanca (76-60), Geisa teve 10 pontos e 8 rebotes, em 35’.

I Divisão

1004 A estreia do Cadí foi vitoriosa. O time superou o Hondarribia (85-69), com uma excelente atuação de Franciele: 16 pontos e 7 rebotes, em 18’. Kátia Denise jogou 12’ e teve 4 pontos, 4 rebotes e 3 assistências.1001cris

O Avenida teve uma vitória de placar baixo sobre o Ibiza (51-36). Em 23’, Érika teve 8 pontos, 9 rebotes e 3 assistências.

De volta à primeira divisão, o Extrugasa passou pelo Girona (63-57), com 10 pontos, 3 rebotes e 2 assistências de Cris, em 28’.

Eficiência: Franciele (21), Érika (18), Kátia (9) e Cris (9).

São José vence mais duas nas categorias de base do Paulista

imagemsj No sábado, jogando em casa, a equipe mini de São José dos Campos venceu Taubaté (86-10).

No segundo jogo, a equipe infanto bateu Ourinhos (64-43), com 18 pontos de Carolina Ribeiro e 10 de Estela Gregório.

As duas atletas foram convocadas para a seleção sub-17 paulista, pela técnica Vânia Paulette, que comandará o estado na disputa do Brasileiro em Matinhos (PR), entre 13 a 20 de outubro.

“Estamos contentes com as convocações. É o terceiro ano consecutivo que a Estela é convocada e a segunda vez da Carolina. Ambas fazem um ótimo campeonato e estão evoluindo a cada dia, a cada jogo. Estaremos torcendo por um bom rendimento também na seleção” disse o técnico Elvis.

Brasileiros e argentinos trocam experiências em clínica de basquete

André de Oliveira Rodrigues

DSC05892 O técnico argentino Alberto Gabriel Fessia ministrou duas palestras sobre a preparação e formação de atletas com idades até 16 anos. O evento faz parte da Clínica “Aprendendo com o esporte”, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, na Universidade São Judas.
O público com mais de cem pessoas presentes era formado por Técnicos e alunos de Educação Física. Para o ex-técnico da seleção brasileira adulta feminina, Paulo Bassul, o objetivo de intercâmbio esportivo da clínica foi alcançado. “Essa iniciativa é fundamental para a troca de experiências. O curso foi muito proveitoso para aqueles que não têm condições de ir ao exterior”, concluiu.
Segundo Kátia de Araujo, Supervisora Técnica da SEME e organizadora do evento, a troca de experiências e de cultura entre os dois países é fundamental para o crescimento do esporte para ambos. “O mais legal é ver como os argentinos encaram o basquete. Poder conhecer melhor a estrutura das categorias de base e o trabalho realizado por lá é fundamental para o crescimento do nosso basquete”, completou.
Mesmo sem ter sido nada oficializado, para que aconteça a ida de um representante do esporte brasileiro para a Argentina, Alberto Gabriel Fessia recomenda: “Fui muito bem tratado aqui, o técnico brasileiro que tiver a oportunidade de ir ao meu país receberá o mesmo tratamento. Idéias de troca de experiências como essas, não podem ser esquecidas”.