terça-feira, 31 de março de 2009

CBB divulga a programação das seleções em 2009

As competições da temporada 2009 para as seleções brasileiras de basquete, patrocinadas pela Eletrobrás, começa com a disputa do 21° Campeonato Sul-Americano Sub-17 Masculino, em Trinidad, no Uruguai, de 25 a 30 de maio, e termina com o 16º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino, na primeira quinzena de novembro. As seleções adultas e sub-16 têm como principal desafio a Copa América – Pré-Mundial, que classifica para o Campeonato Mundial de 2010. Já a sub-19 feminina vai encarar o Mundial da Tailândia. Confira o calendário elaborado pelo Departamento Técnico.
 
CALENDÁRIO 2009
 
SUB-15 FEMININA
1 a 22 de julho – 1ª fase de treinos (Teresópolis/RJ)
25 de outubro a 8 de novembro – 2ª fase de treinos (Teresópolis/RJ)
1ª quinzena de novembro – 16º Campeonato Sul-Americano (Equador)
 
SUB-15 MASCULINA
1 a 22 de julho – 1ª fase de treinos (Poços de Caldas/MG)
1 a 15 de setembro – 2ª fase de treinos (Poços de Caldas/MG)
28 de setembro a 4 de outubro – 22º Campeonato Sul-Americano (San Andrés/Colômbia)
 
SUB-16 FEMININA
6 a 18 de fevereiro – 1ª fase de treinos (Osasco/SP)
14 de maio a 7 de junho – 2ª fase de treinos (Osasco/SP)
10 a 14 de junho – Copa América – Pré-Mundial (México)
 
SUB-16 MASCULINA
6 a 18 de fevereiro – 1ª fase de treinos (Poços de Caldas/MG)
1 a 20 de junho – 2ª fase de treinos (Poços de Caldas/MG)
24 a 28 de junho – Copa América – Pré-Mundial (Mendoza/Argentina)
 
SUB-17 FEMININA
8 a 20 de março – 1ª fase de treinos (Osasco/SP)
31 de maio a 16 de junho – 2ª fase de treinos (Osasco/SP)
23 a 28 de junho – 15º Campeonato Sul-Americano (Santiago/Chile)
 
SUB-17 MASCULINA
8 a 20 de março – 1ª fase de treinos (Teresópolis/RJ)
30 de abril a 16 de maio – 2ª fase de treinos (Teresópolis/RJ)
25 a 30 de maio – 21° Campeonato Sul-Americano (Trinidad/Uruguai)
 
SUB-19 FEMININA
8 a 20 de março – 1ª fase de treinos (Jundiaí/SP)
1 de junho a 8 de julho – 2ª fase de treinos (Jundiaí/SP)
14 a 19 de julho – Jogos da Lusofonia (Lisboa/Portugal)
23 de julho a 2 de agosto – 8° Campeonato Mundial (Bangkok/Tailândia)
 
ADULTA FEMININA
20 de julho a 19 de agosto – 1ª fase de treinos (São Paulo/SP)
21 a 23 de agosto – Jogos Desafio Eletrobrás (Chile)
25 de agosto a 15 de setembro – 2ª fase de treinos (Rio de Janeiro/RJ)
18 a 20 de setembro – Jogos Desafio Eletrobrás (Brasil)
23 a 27 de setembro – Copa América – Pré-Mundial (Cuiabá/MT)
 
ADULTA MASCULINA
28 de junho a 8 julho – 1ª fase de treinos (São Paulo/SP)
10 a 12 de julho – Jogos amistosos em Portugal
14 a 19 julho – Jogos da Lusofonia (Lisboa/Portugal)
26 de julho a 3 de agosto – 2ª fase de treinos (São Paulo/SP)
31 de julho a 2 de agosto – Torneio Super Four (Argentina)
6 a 8 de agosto – Torneio Internacional Eletrobrás (Rio de Janeiro/RJ)
18 a 20 de agosto – Copa Tuto Marchand (San Juan/Porto Rico)
26 de agosto a 6 de setembro – Copa América – Pré-Mundial (México)

Divino desiste de disputar Estadual

FÁBIO ESTEVAM

O Divino/Coc desistiu de participar do Campeonato Paulista de basquete feminino. O motivo foi a mudança promovida pela Federação Paulista de Basquete (FPB) no sistema de disputa da competição. Além do Divino, outros quatro times deixaram o torneio, antes mesmo de seu início. Assim, o Estadual começará no próximo dia 7 com apenas seis times na disputa: Santo André, Catanduva, Ourinhos, Guarulhos, São Caetano e Americana.

Fora do principal campeonato, o Divino terá de se curvar à ligas regionais de menor expressão e pode participar de uma competição não oficial. Desde o início das conversações com a Federação, o Divino e outros sete clubes expressaram a vontade de disputar o Campeonato Paulista somente caso fosse criada a 2ª Divisão. Esses clubes, com menor poder aquisitivo, entenderam que os clubes ´ricos´ certamente chegariam às finais, sem que os ´pobres´ tivessem chances para tanto.

Nova fórmula - Diante da situação, a FPB propôs que a competição fosse dividida em duas chaves. Os clubes se enfrentariam dentro delas e os dois primeiros colocados de cada uma fariam as semifinais, denominada Série A1. O terceiro e quarto colocados de cada grupo disputariam a chamada Série A2. Quatro equipes não aceitaram a proposta e o campeonato seria disputado por 10 times, entre eles o Divino.

No entanto, poucos dias antes de ser definida a tabela de jogos, São Bernardo anunciou sua retirada da disputa e a FPB decidiu mudar o regulamento. Os nove times restantes se enfrentariam em turno único e os quatro primeiros fariam os play-offs. Foi a gota d´água para que outros quatro times, incluindo o Divino, abandonassem o campeonato.

"Demoramos a tomar essa decisão, pois estávamos pensando, principalmente, nas meninas que estouraram a idade de juvenil e firmaram compromisso com a gente. Mas não teve jeito, preparamos o time para um esquema de calendário e a formula de disputa não será cumprida", lamenta.

Competição paralela -
Fora da disputa do Campeonato Paulista, o Divino busca alternativas para manter em atividade seu time adulto. Segundo Nestor Mostério, algumas opções estão sendo estudadas. "Vamos apostar em ligas regionais e vamos nos reunir, nas próximas semanas, com os outros clubes que ficaram de fora do Estadual para formularmos uma competição entre a gente, a fim de que nos mantenhamos ativos. Será uma competição não oficial".

Este é o segundo ano consecutivo que o Divino/Coc fica de fora da principal competição estadual. No ano passado, o time não disputou o campeonato por ter ficado sem elenco suficiente, depois que várias atletas, valorizadas pelo quarto lugar no torneio de 2007, deixaram a cidade.


Fonte: Jornal de Jundiaí

segunda-feira, 30 de março de 2009

Federação divulga (enfim) a tabela do Paulista

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou nesta segunda-feira (30 de março), a tabela completa do turno do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2009, que começa no dia 07 de abril (terça-feira). O duelo inicial envolve Vivo Sabor/Unimed/Folhamatc x São Caetano/UNIP, às 20h00, em Americana (SP).

No dia 08 de abril (quarta-feira) acontecerão mais dois jogos, ambos às 20h00: AD Santo André x Esporte Guarulhos, em Santo André (SP); e XV/Cosan/Lupo/Selam x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos, em Piracicaba (SP).

O restante da tabela pode ser conferido no site oficial da Federação Paulista de Basketball (FPB), www.fpb.com.br.

França: Alessandra segue líder, time de Claudinha se complica

gal-469915 Pela 23ª rodada da Liga Francesa Feminina, o Bourges, da pivô Alessandra Santos, derrotou o Lattes Montpellier por 68 a 58 (37 a 33).

Alessandra marcou dez pontos e pegou oito rebotes.

O Stade Clermontois, da armadora Claudinha, perdeu para o Basket Landres por 73 a 71 (32 a 41).

Claudinha foi a cestinha e mais eficiente do time com 19 pontos, quatro rebotes, uma assistência e 17 pontos de eficiência.

O Bourges divide a liderança com o Tarbes com 45 pontos (22 vitórias e uma derrota).

O Clermontois está na 13ª colocação com 27 pontos (quatro vitórias e 19 derrotas).

Na próxima rodada, que acontece dia 8 de abril, o Clermontois recebe o Challes-les-Eaux, enquanto o Bourges enfrenta o Arras em casa.

São José estreia com vitória na ARB

A equipe de basquete feminina principal de São José dos Campos estreou com vitória no Campeonato da Associação Regional de Basquete (ARB). Os jogos aconteceram no final de semana sob o comando do novo técnico Carlos José Lima “Carlinhos” (ex-assistente técnico da temporada passada). Abrindo a temporada, a equipe venceu Mogi Guaçú por 104 x 21 e Iracemápolis por 102 x 41 pela ARB, maior Liga do Estado filiada a Federação Paulista de Basquete.


No campeonato da ARB a equipe joseense disputa com equipes que serão suas adversárias nas principais competições da temporada, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.


Após as duas vitórias na estreia, a equipe joga em casa no próximo domingo (05), às 9h30. O local e o adversário ainda não foram definidos.

Times do Finasa/Osasco iniciam temporada com vitória

A equipe míni feminina de basquete do Finasa estreou com vitória no Campeonato da Grande São Paulo ao derrotar neste sábado o São Bernardo por 62 a 34, no Ginásio Geodésico, em Osasco. A cestinha do time orientado pela técnica Neusa Maria Ribeiro, a Neusinha, foi a jogadora Domênica com 23 pontos anotados.


"Começamos com o pé direito. Agora, vamos trabalhar mais para ter condições de vencer os próximos compromissos”, destacou Neusinha, que conduz o míni em outra partida no domingo, diante do Cubatão, às 15 horas, fora de casa.


Já o iniciantes, que disputou dois jogos pelo Festival da Associação Regional de Basquete (ARB), em Santa Bárbara do d’Oeste, venceu o primeiro contra o Itatiba por 38 a 18. No segundo confronto, a equipe dirigida pela técnica Priscila Tibério perdeu para o Colégio Divino por 25 a 30.

Jundiaí está fora do Paulista; Santos e Piracicaba também podem desistir

É...

Infelizmente temos mais uma triste notícia.

Em comunicado oficial, a diretoria do Divino/Jundiaí anunciou que o time não participará do Paulista Adulto e manifestou sua divergência com o comportamento da FPB.

Confira o comunicado no blog do Thiago Olim: http://thiago-batista.blogspot.com/2009/03/oficial-divino-esta-fora-do-campeonato.html

Divino/Jundiaí abre temporada hoje

A categoria infanto-juvenil do DIVINO/COC abre nesta segunda-feira a temporada oficial de jogos.Treinando desde o fim do mês de janeiro, a equipe treinada por Jair Tavares vem forte para disputar a competição. Em 2007, o título foi conquistado por Jundiaí e no ano passado também fez uma boa campanha. O jogo de estreia será nesta segunda-feira (30), ás 18hs contra o Unimed/Barretos.

Outras duas equipes do Divino/COC também estréiam nesta semana, o juvenil e o mirim. Confira:

Juvenil - 04/04/09 – 16:00h – Divino/Coc/Jundiaí x Marília

Mirim - 09/04/09 – 18:00h – São José dos Campos x Divino/Coc/Jundiaí

Infanto - 09/04/09 – 20:00h – São José dos Campos x Divino/Coc/Jundiaí

Vídeo: All Star Grego



Encontrei esse vídeo no blog Pleasant Dreams e achei muito divertido.

Foi filmado durante o All Star Game da Liga Grega.

Primeiro, mostra a intimidade das americanas com as tradições locais.

Depois, as tentativas frustradas de uma enterrada por Katie Gearlds.

Fernanda Beling e Clarissa jogam bem e Vagos vence a primeira das quartas



O Vagos contou com bela atuação das suas brasileiras para sair na frente no primeiro jogo das quartas-de-final da Liga Portuguesa.

O time bateu o ESSA, fora de casa, por 49-66.

Clarissa foi MVP do jogo, com 21 pontos, 16 rebotes e 4 recuperações.

Fernanda também chegou aos 21 pontos. Teve ainda 8 rebotes, 4 recuperações e 3 assistências.

Já o Boa Viagem, de Leão, largou com derrota em casa conta o Algés (68-81).

domingo, 29 de março de 2009

Zaine e Adrianinha vencem na Itália

Pela décima segunda rodada do returno da Liga Italiana, o Taranto bateu  o Umbertide (76-57), com 13 pontos e 8 rebotes de Zaine, em 26’. O time é líder da competição, mas deve passar a dividí-la amanhã com o Schio, que ainda não jogou.

O Faenza, de Adrianinha, segue em quarto, depois de vencer o Viterbo (47-83). A armadora teve 14 pontos em 26’.

A partida do Vomero, de Cíntia, foi suspensa.

Geisa e Fernanda Bibiano seguem na zona de classificação para os play-offs

145

Na Segunda Divisão, mais uma derrota do Cáceres, de Franciele. A ala-pivô marcou 19 pontos (8/17) e 8 rebotes contra o ADBA (76-68). Com o resultado, o time caiu para a décima posição do Grupo A.

Derrota também do Ensíno. Contra o Comervia (60-75), Mariana Santos teve 7 pontos e 5 rebotes. O time é décimo quarto.

No grupo B, felizmente, a situação é mais agradável.

O Girona, de Geisa, segue líder. A pivô teve 18 pontos e 6 rebotes na vitória sobre o Alvargomés (56-97).

O Adriá segue em quarto, após bater o Valls (60-83), com 14 pontos e 11 rebotes de Fernanda Bibiano.

Eficiência: Geisa (26), Fernanda (21), Franciele (16) e Mariana (10).

Helen e Érika se destacam na Espanha, Iziane e Kátia Denise se complicam

5397 Na rodada da Liga Espanhola, o Ros Casares deu mais uma prova de sua supremacia ao alcançar a vigésima vitória consecutiva no torneio. Contra o Rivas (74-55), Érika voltou a brilhar. Em 25’, foram 14 os pontos (7 em 9 arremessos tentados) e 11 os rebotes. O time segue na liderança (cada vez mais) isolada.

Merecidamente, os leitores do blog apontaram a pivô como o maior destaque entre as brasileiras que atuam no exterior, com 40% da preferência.1511

O Hondarribia, de Helen, surpreendeu e derrotou o vice-líder Avenida (76-95), que se prepara para receber o Final Four da EuroLiga.  A brasileira foi a cestinha do jogo com 25 pontos, numa  atuação incrível: 6/6 nos lances livres; 5/7 nos 2 pts e 3/4 nos 3pts. Teve ainda 3 assistências, em 40’. Com o resultado, o time volta à oitava posição e consequentemente à zona de classificação.

O Cadí também se superou e bateu o Soller (67-57), sexto colocado, ma segue em décimo. Silvinha teve 11 pontos e 5 assistências (36’); Cris, 7 pontos, 4 recuperações e 3 assistências (30’) e Êga, em fase absolutamente medonha: 10 pontos, 8 erros, 6 rebotes e 4 faltas (32’).

Depois de um breve suspiro, a situação voltou a esquentar para o Extrugasa, de Iziane e Kátia Denise. Com mais uma derrota, o time divide a lanterna com outros dois times (Zaragoza e Estudiantes). O problema é que nas últimas duas partidas no torneio, os adversários do time serão o líder Ros e o vice-líder Avenida. No jogo de ontem (90-59 para o San Jose), Iziane tentou salvar a pátria daquele jeito que a gente bem conhece.  Acabou como cestinha, com 23 pontos (10/24 nos arremessos), em 34’. Kátia Denise teve só 2 pontos e 4 rebotes, em 23’.

Eficiência: Helen (29), Érika (26), Iziane (9), Cris (7), Silvinha (7), Êga (6) e Kátia (1).

Aproveito a ocasião para uma galeria de imagens de Érika na temporada:

erikasue Imagen1__800x600 img0142l IS5P5885 IZ5X9558 IS5P6262_1 IS5P6661 IZ5X9561 IZ5X9662

sábado, 28 de março de 2009

Mais desistências no Paulista?

Pode ser apenas uma coincidência, mas na página da Federação Paulista constam apenas sete times como clubes participantes do próximo torneio da Divisão A-1.

Santos e Jundiaí são as duas novas ausências.

Parabéns, Carina!

204b

Completa 30 anos hoje a ala-pivô Carina, de Americana.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Hortência na versão Barbie

O Renato é um apaixonado pelo basquete que tem um faro inigualável para encontrar raridades sobre o esporte na internet.

Hoje, ele me surpreendeu ao encontrar registros da boneca que Hortência lançou no final dos anos 80.

hortenciaboneca hortenciaboneca2 hortenciaboneca3

Catanduva estreia contra Janeth Arcain no Paulista Infanto-Juvenil

A equipe feminina infantojuvenil do Catanduva Basket Clube estréia no Campeonato Paulista InfantoJuvenil Feminino. A partida deste sábado, dia 28, será contra a Associação Esportiva Janeth Arcain , a partir das 15 horas, no Instituto Coração de Jesus, na cidade de Santo André.

No todo 13 equipes participam do campeonato. A competição será disputada em duas fases: a primeiro fase de classificação, e o segundo fase do playoff. Na fase de classificação o sistema de disputa será uma única chave, onde as equipes jogarão em turno e returno. Estarão classificadas para a fase do playoff, as equipes que estiverem de primeira a oitava colocação.

A fase do playoff será disputada em três etapas, quartas de final, semi final e final, sempre em melhor três partidas.

Fonte: Notícia da Manhã

Americana vence Piracicaba em amistoso

Vitória centenária da Vivo Sabor/Unimed/Folhamatic sobre Piracicaba, 100 a 54, ontem à tarde, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana. O jogo-treino serviu como preparação para as duas equipes que disputarão o Campeonato Paulista de basquete feminino, a partir do mês que vem. “Foi uma movimentação bacana e em treinos como esse você corrige erros. Temos que melhorar nossa postura. Mais velocidade e marcação. O trabalho em treino sempre é muito forte, mas o jogo é diferente. A partir de agora vamos esperar a tabela do Estadual, estamos treinando desde o dia 3 de fevereiro e já está bom, agora precisamos de jogos”, comentou a técnica da Unimed, Branca.

Fonte: TodoDia

São Bernardo desiste de disputar o Paulista e prioriza a base


O São Bernardo/Fundação desistiu de disputar o Campeonato Paulista Feminino de Basquete. Com isso, a FPB (Federação Paulista de Basquete) teve de mudar as regras da competição. Agora, ao invés de ter dois grupos, a competição será disputada em chave única, com os quatro primeiros avançando para as semifinais.
"Este ano o Paulista será disputado com as equipes da primeira e segunda divisão juntas e, na avaliação de nossa comissão técnica, a equipe ainda não tem a qualidade necessária, pois pretendemos realizar um trabalho voltado à base. Queremos desenvolver este trabalho, dar consistência e, no futuro, voltar", afirmou o secretário de Esportes, José Luiz Ferrarezi.
Fora do Estadual, a equipe de São Bernardo deverá focar suas atenções nos Jogos Regionais e Abertos do Interior. Além de disputar a Liga do Interior.
Mesmo sem o São Bernardo o Grande ABC ainda contará com duas equipes na competição. O Santo André, que se reforçou com várias jogadoras, entre elas a ala Lilian (ex-São Bernardo) e a cubana Ariadna, e o São Caetano, que novamente disputará o Paulista com jogadoras formadas na sua base.

Fonte: Diário do Grande ABC

quinta-feira, 26 de março de 2009

Decisão na Letônia será entre Riga e Cesis; Kelly fica no banco em segunda partida da semifinal

dsc_3057_2080 Concretizou-se a já anunciada decisão na Liga da Letônia: os rivas Cesis e Riga, absolutamente superiores ao resto iniciam a série melhor de 5 no próximo dia 2.

A notícia ruim é que Kelly segue (muito) oculta em seu novo clube.

Na partida que garantiu a vaga na final, a vitória sobre o TTT Juniores – por tranquilos 96 a 60 , a brasileira nem do banco saiu.

Kristen Mann marcou 31 pontos no jogo.

Na outra série, o Riga também fez 2 a 0 (sobre o Liepajas).

Destaque para a estoniana Merike Anderson que chegou aos 38 pontos e 9 recuperações no segundo jogo (101-54).

Hortência “convoca” time de estrelas para inauguração centro de excelência

Evento vai reunir em Curitiba Cafu, Magic Paula e Maurren Maggi. Projeto deve atender aproximadamente 6 mil crianças e adolescentes

tn_620_600_hortencia-ac

Um time de craques do esporte nacional estará em Curitiba para prestigiar o lançamento oficial do Centro de Excelência do Basquetebol. Convidados pela Rainha do Basquete, Hortência Marcari, os pentacampeões mundiais de futebol Cafu e Juninho Paulista, a medalhista de ouro no salto em Pequim-08 Maurren Maggi, o ex-judoca medalhista olímpico Rogério Sampaio, o ex-jogador de vôlei Bernard, o comentarista da TV Globo Caio Ribeiro e o ex-guitarrista da banda RPM Fernando Deluchi já confirmaram presença.

Hortência, presidente de honra da Federação Paranaense de Basketball (FPRB), selecionou Magic Paula, com quem brilhou na seleção brasileira nas décadas de 1980 e 90, para participar do evento programado para às 14h de sexta-feira (27), no ginásio esportivo da Praça Osvaldo Cruz, no Centro de Curitiba. “Todas essas personalidades mostram que o basquete brasileiro tem prestígio. O que a gente precisa é investir em novos talentos”, disse Hortência, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

A preocupação da ex-jogadora tem a ver com o mau momento vivido pelo basquete feminino. Segundo ela, a fraca campanha na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando o time brasileiro não passou da fase de classificação, é reflexo do momento de crise pelo qual o esporte atravessa no país. Hortência lembra que Janeth, que atuou na WNBA, nos Estados Unidos, herdou sozinha a responsabilidade de manter o basquete feminino no topo, após a conquista do Mundial da Austrália, em 1994. “Por isso, precisamos de novos talentos, trabalhar com a carinho a base, pois isso nós dará condições de no futuro brigar por alguma coisa”, explicou.

Genética coloca Paraná na rota do Basquete

O fator genético foi uma das razões apontadas por Hortência para a realização do projeto de criação de centros de excelência do basquete no Paraná. Segundo ela, os jovens paranaenses crescem e se fortalecem mais fisicamente,o que ajuda na prática do esporte. “Os paranaenses têm concentração e disciplina muito intensos. No basquete isso também é importante, não é apenas a capacidade física que conta,” lembrou a Rainha do Basquete, que costumava respirar fundo antes dos arremessos livres nos tempos de jogadora.

Para transmitir tudo que sabe, ela está desenvolvendo o Método Hortência Marcari para uniformizar o ensino do basquete. O método, ainda em fase de adaptação, deve atender aproximadamente 6 mil crianças e adolescentes em 34 núcleos. O projeto abrange meninos e meninas de Curitiba e região e conta com o apoio da prefeitura municipal da capital paranaense.

Fonte: Gazeta do Povo

Incerteza em Piracicaba

Um imprevisto torna incerta a participação do XV/Unimep/Amhpla/Selam no Campeonato Paulista Feminino da Série A1, com início previsto para 1º de abril. A técnica Ana Cristina Cristofoletti disse ontem que, devido a desistência da equipe de São Bernardo, o regulamento mudou: de duas chaves com cinco times, passou para grupo único com nove equipes.A equipe piracicabana já havia confirmado a participação baseado no regulamento anterior, mas de acordo com a técnica, as novas regras culminam em gastos extras. “Serão sete partidas a mais com o turno único. Com isso aumenta o número de jogos, tanto em casa quanto fora, aumenta o custo de arbitragem, de viagem e alimentação. A gente estava preparada para uma situação e agora temos que nos readequar para poder confirmar a participação no campeonato e temos até amanhã (quarta-feira, 25 de março de 2009), meio-dia, para fazer isso.” Uma alteração repentina nas regras do campeonato prejudica, segundo a técnica, todas as equipes. “Principalmente as que têm verba menor”, disse Ana, que aguarda até o final da semana a chegada de mais uma pivô.


Fonte: Jornal de Piracicaba

Catanduva Basket Clube estréia no paulista sem a Grazi


A pivô Grazi não estréia com a equipe no Campeonato Paulista Feminino da Série A-1: a atleta está com uma contusão no tendão do pé esquerdo. O técnico do Catanduva Basket Clube, Édson Ferreto, acredita que a pivô volte no meio da competição.
Em contrapartida, a Federação Paulista de Basketball ainda não divulgou a tabela de jogos para o campeonato.
A atleta que estava que estava no Pecs, da Hungria, chegou para completar a equipe no começo do mês de fevereiro, mas, após bateria de exames, descobriu a contusão no pé esquerdo.
“A Grazi continua afastada por enquanto. A atleta foi contratada para disputar o campeonato paulista, mas infelizmente está machucada. Ela treina na academia e faz exercícios no abdômen, mas sem esforço para não prejudicar o pé. Acredito que ela volte no meio do campeonato”, informou o técnico Édson Ferreto.
Ainda segundo Ferreto não existe preocupação quanto ao primeiro adversário que a equipe de Catanduva vai enfrentar no Campeonato Paulista para o técnico o time está preparado para começar a competição. “O Campeonato Paulista é muito forte. Depois de muitos anos não tinha a participação de tantas equipes. Acredito que Ourinhos, Americana, Santo André e Catanduva são as equipes que irão se classificar para a próxima fase da competição. Entramos na disputa para defender o título conquistado no ano passado, mas em 2009 quero mesmo ganhar o Campeonato Brasileiro”, concluiu.
A Federação Paulista de Basketball anunciou nova data para a divulgação da tabela de jogos para está quarta-feira, dia 25. O assessor de imprensa da Federação, Frederico Batalha, informou “que o atraso na divulgação da tabela de jogos, aconteceu porque alguns times que tem participação tanto no masculino quanto no feminino, não liberaram a definição das quadras e na competição não pode haver duplicidade de jogo”.
Segundo Batalha, a tabela poderá estar no site da Federação ainda na noite desta quarta-feira, mas é mais seguro que esteja disponível somente nesta quinta-feira, dia 26.
Ferreto informou que ainda tenta amistoso para esta sexta-feira, dia 27, contra a equipe de Ourinhos. O técnico disse que o adversário não decidiu se quer realizar a partida, e que espera a definição de Ourinhos para disputar o jogo.

Fonte: Notícia da Manhã

"Preparação x desmotivação" marca 100 dias de pausa no basquete feminino

No país em que se diz que o ano começa apenas depois do Carnaval, o basquete feminino resolveu ir além. Com a temporada encerrada em meados de dezembro de 2008, os times estão desde então em uma longa folga e na preparação para campeonatos estaduais. O Paulista, mais forte do Brasil, começa no dia 1 de abril, totalizando cerca de 100 dias de intervalo. Entre os envolvidos, as opiniões variam, indo da desmotivação das jogadoras à comemoração das comissões técnicas, que ganharam tempo para trabalhar.
Nos prós e contras, a maior preocupação que gera um período tão grande afastado das competições é com o ânimo das jogadoras. É o caso de Micaela, da seleção e agora defendendo o Americana. "Eu sinceramente não gosto de ficar muito tempo sem jogar", admite a ala, que esteve nos Jogos de Pequim. "Queria estar em quadra no máximo em fevereiro, não estou feliz."
A jogadora afirma que até pensou em tentar uma transferência para o basquete europeu, mas sem sucesso. "A falta de motivação é um dos maiores problemas, temos de ter um desafio. Em tempos que ninguém está com dinheiro sobrando, o patrocinador também é prejudicado, e o basquete feminino fica esquecido. É ruim para todo mundo", comentou Micaela, defendendo também que a seleção poderia ter atividades neste período, já que não houve trabalhos desde os Jogos de Pequim. O próximo compromisso é a Copa América, em setembro, em Cuiabá (MT).
Mas não é apenas de reclamações que viveram as equipes na pré-temporada que pôde ser realizada em fevereiro e março. A técnica Branca Gonçalves, do Americana, sabe da chance da desmotivação surgir, mas tentou driblar este tipo de problema. "O técnico é como um vendedor de seguros. Se você consegue explicar para o grupo o motivo de tantos treinos, ele compra a ideia. Se falar que está uma porcaria, entra todo mundo nesta esfera", afirmou ela, que definiu o Nacional atual, de cerca de três meses, como "curto e insano".
Um dos fatos comemorado pelas comissões técnicas e aproveitado pelas jogadoras foi a possibilidade de tirarem um mês de férias, o que é raro no calendário feminino, voltando aos treinamentos em fevereiro. Geralmente, o Nacional da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) se estende até o início do ano. Em 2008, ele foi encerrado no fim de dezembro. Com a demora para o início dos Estaduais, houve tempo para a realização de exames e um trabalho de longo prazo para desenvolver o condicionamento físico.
João Nunes, preparador físico do pentacampeão brasileiro Ourinhos e da seleção, é um dos que pode festejar o tempo afastado das competições. "A competição é motivante, mas um dos grandes problemas que enfrentávamos era justamente o contrário: não ter tempo para treinar. Desta vez foi altamente positivo, as meninas vão chegar bem fisicamente no campeonato e quem planejou vai estar melhor", explicou ele, que trabalha para as atletas estarem no auge durante a fase de playoffs do estadual de São Paulo.
A crítica de Nunes - acompanhado por Micaela - é na demora da divulgação da data de início do Paulista. Sem um prazo, o preparador físico tem dificuldades de dar um programa específico para o desenvolvimento das jogadoras. "O preparador físico não é Deus, tem de trabalhar com cargas de treinamento e, se sabe o tempo, pode explorar métodos. Senão, trabalha no escuro", pontuou o integrante da seleção feminina.
Para a veterana ex-jogadora Janeth, os dois lados afetam as equipes enquanto não acontece a volta ao meio competitivo. "Quando o campeonato começa, as jogadoras acabam esquecendo (a desmotivação). Mas é ruim ficar nesta expectativa. Na parte física, é bom para o preparador poder conseguir o resultado que espera, além de haver tempo para a adaptação de novas jogadoras."
"É assim mesmo"
Procurado pela reportagem do UOL Esporte para falar do longo intervalo entre o final do Nacional da CBB e o Campeonato Paulista, o presidente da Federação Paulista de Basquete, Antonio Chakmati não mostrou preocupação. "Não houve demora, nosso calendário é assim mesmo", afirmou o dirigente. "O Nacional normalmente vai até janeiro e o nosso deve ir até setembro."
Segundo a CBB, ajustes devem ser feitos para a próxima temporada. A entidade alega que em 2008 os clubes pediram para que o término do Nacional acontecesse no mês de dezembro, devido às mudanças de prefeitos ocorridas no dia 1 de janeiro, já que muitos clubes têm apoio da municipalidade. O campeonato de 2009 está programado para outubro, com encerramento em janeiro de 2010. O mês de fevereiro será dedicado às férias das jogadoras, com o início dos estaduais de 2010 no mês de março.


CONSENSO: NACIONAL MAIS LONGO
E INSPIRADO NO MASCULINO

Apesar de atletas, ex-jogadoras e comissões técnicas terem opiniões distintas na longa pausa do basquete feminino nacional, em dois pontos há consenso. O país precisa de um campeonato mais longo e o maior espelho para isso está no novo campeonato masculino, o Novo Basquete Brasil (NBB).
Segundo Janeth, seria importante ter ajustes no calendário, com adaptações no Nacional e no Paulista, mas também coincidindo com as datas de jogadoras que atuam no exterior. Branca concorda: "O interessante seria que o Nacional tivesse seis meses, é fundamental dar uma importância maior para ele."
Ex-estrela da seleção, Hortência afirmou que os clubes tentaram criar uma liga no estilo do NBB, mas o projeto não teve êxito. "Está dando certo com os homens. Os times têm de opinar e se posicionar, pressionar. Não podem ficar pagando as jogadoras e não ter retorno."


Fonte: UOL

quarta-feira, 25 de março de 2009

O gancho da Iza

O Lucas Canossa acompanhou ontem, em Rio Preto, mais um amistoso entre a equipe cadete masculina local e o time de Catanduva e separou para nós um gancho de Izabela Morais, a nossa Iza.

 

Vitórias de Zaine, na Itália, e de Alessandra, na França, na rodada de quarta-feira

DESCRIZIONE : Roma Lega A1 Femminile 2008-09 Prima giornata Campionato Cras Basket Taranto Club Atletico Faenza
GIOCATORE : Adriana Moises Pinto
SQUADRA : Club Atletico Faenza
EVENTO : Campionato Lega A1 Femminile 2008-2009 
GARA : Cras Basket Taranto Club Atletico Faenza
DATA : 12/10/2008 
CATEGORIA : penetrazione tiro
SPORT : Pallacanestro 
AUTORE : Agenzia Ciamillo-Castoria/E.Castoria
Galleria : Lega Basket Femminile 2008-2009 
Fotonotizia : Roma Lega A1 Femminile 2008-09 Prima giornata Campionato Cras Basket Taranto Club Atletico Faenza
Predefinita : Pela 22ª rodada da Liga Francesa Feminina, o Bourges Basket, da pivô Alessandra Santos, derrotou o Aix-em-Provence por 68 a 50 (34 a 27 no primeiro tempo) fora de casa. A brasileira anotou 15 pontos, sete rebotes, uma assistência e 20 pontos de eficiência. Mesmo com 25 pontos, cinco assistências, dois rebotes e 23 pontos de eficiência da armadora Claudinha, o Stade Clermontois perdeu para o Calais por 88 a 82 (39 a 45), em seu ginásio.
 
O Bourges divide a liderança com o Tarbes com 43 pontos (21 vitórias e uma derrota), enquanto o Clermontois está na 13ª posição com 26 pontos (quatro vitórias e 18 derrotas). Na próxima rodada, que será realizada no dia 28, o Bourges recebe o Lattes Montpellier e o Clermontois enfrenta o Basket Landes fora de casa.
 
Na Itália, jogando em casa, o Cras Basket Taranto, da pivô Zaine David, venceu o Gescom MCI Viterbo por 61 a 34 (30 a 21) pela 11ª rodada do returno da Liga Feminina. A brasileira marcou 14 pontos, pegou oito rebotes, deu duas assistências e recuperou duas bolas. O Club Atlético Faenza, da armadora Adrianinha, perdeu do Liomatic Umbertide por 63 a 62 (21 a 35), fora de casa. Adrianinha anotou 16 pontos, cinco rebotes, duas recuperações e uma assistência. Mesmo com o mando de quadra, o Napoli Basket Vomero, da pivô Cíntia Tuiú, perdeu para o Família Wüber Schio por 63 a 43 (23 a 18). Cíntia foi a cestinha do Vomero com 12 pontos, nove rebotes, cinco recuperações e uma assistência.
 
O Taranto é o líder junto com o Família Wüber Schio com 38 pontos (19 vitórias e cinco derrotas), o Faenza está na quarta posição com 32 pontos (16 vitórias e oito derrotas) e o Vomero é nono colocado com 20 pontos (10 vitórias e 14 derrotas). A próxima rodada acontece no dia 29 com os seguintes confrontos: Gescom MCI Viterbo x Club Atlético Faenza; Banco di Sicilia Ribera x Napoli Basket Vomero; e Cras Basket Taranto x Liomatic Umbertide.

Hortência coordenará Centro de Excelência do Basquetebol de Curitiba

O Centro atenderá jovens com idade entre 10 e 17 anos

Será lançado nesta sexta-feira (27) o Centro de Excelência de Basquetebol, de Curitiba, programa para ensinar a modalidade o esporte a jovens carentes. O projeto, que é uma parceria entre a Federação Paranaense de Basquetebol, Prefeitura de Curitiba e Unimed-Curitiba, será coordenado por Hortência Marcari, ex-jogadora da seleção brasileira de basquete.

O lançamento será na Praça Oswaldo Cruz, às 15h, e contará com a presença de estrelas do esporte nacional, como Magic Paula, Maurren Maggi, Cafu, Juninho Paulista e o representante do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-jogador de vôlei, Bernard Rajzman. "É um programa para promover o esporte entre os jovens, oferecendo outra alternativa de vida, distante da criminalidade e das drogas", afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

O Centro de Excelência de Basquetebol atenderá jovens com idade entre 10 e 17 anos, em espaços esportivos da Prefeitura e de outras cidades da Região Metropolitana. O projeto dará continuidade ao Centro de Desenvolvimento de Basquete de Curitiba, que atendeu mais de mil alunos em centros municipais de esporte e lazer. A meta é que o Centro de Excelência atenda, até o fim deste ano, mais de 6 mil jovens na capital e em cidades vizinhas.

O programa adotará a metodologia desenvolvida pela jogadora Hortência Marcari. Estas técnicas foram repassadas aos professores da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer por profissionais da Federação Paranaense de Basquetebol.

Os professores do novo programa darão aulas em 14 espaços da cidade, cedidos para uso do Centro de Excelência. A Unimed fornecerá camisetas e bolas. As aulas acontecerão nas tardes de segunda-feira e sexta-feira, com 90 minutos a duas horas de duração. As inscrições para participar do programa podem ser feitas nas administrações regionais da Prefeitura.

Fonte: Redação Bem Paraná, com informações da Prefeitura de Curitiba

Na abertura dos Playoffs, CSKA vence Chevakata

Na primeira rodada dos Playoffs da Superliga Russa, o CSKA Moscow venceu o Vologda-Chevakata por 84 a 68. Pelo CSKA, Ann Wauters e Edwige Lawson-Wade marcaram 16 pontos, cada uma. Ekaterina Lisina marcou 15 pontos e pegou 9 rebotes. Pelo Chevakata, Irina Sokolovskaya marcou 19 pontos e pegou 8 rebotes. Tatiana Bokareva marcou 16 pontos e pegou 8 rebotes.

Outros Jogos:

O UMMC Ekaterinburg venceu o Dynamo Novosibirsk por 85 a 37. Pelo UMMC, Sandrine Gruda marcou 24 pontos e pegou 8 rebotes. Maria Stepanova marcou 12 pontos, pegou 12 rebotes e deu 3 tocos. Pelo Novosibirsk, Elena Berseneva marcou 9 pontos.

O Spartak Moscow venceu o Dynamo Kursk por 86 a 57. Pelo Spartak, Lauren Jackson marcou 19 pontos e pegou 8 rebotes. Sue Bird marcou 17 pontos e deu 6 assistências. Tatiana Shchegoleva marcou 14 pontos e pegou 6 rebotes. Pelo Kursk, Nikita Bell marcou 19 pontos e pegou 12 rebotes.

O Dynamo Moscow venceu o Nadezhda por 71 a 60. Pelo Dynamo, Anete Jekabsone-Zogota marcou 19 pontos, pegou 7 rebotes e deu 4 assistências. Belinda Snell marcou 17 pontos, pegou 12 rebotes e deu 6 assistências. Marina Kuzina marcou 10 pontos e pegou 7 rebotes. Pelo Nadezhda, Betty Lennox marcou 16 pontos. Anastasiya Veremeenko marcou 6 pontos e pegou 17 rebotes.

terça-feira, 24 de março de 2009

Cuba agenda amistosos na Europa em preparação para a Copa América


Falei da Austrália no post abaixo, mas até Cuba (quem diria?) já se movimenta para os compromissos do ano.

Depois de ficar fora de Pequim, o time do treinador Alberto Zabala não quer repetir o vexame na Copa América, em setembro.

Para isso, os dirigentes cubanos (pelo visto mais espertos que os nossos) já agendam amistosos com Espanha, Polônia, Eslovênia e China.

Mas não se preocupem, tenho certeza que o eficiente Grego já entrou em contato com Chile ou Paraguai.

Afe - II!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Enquanto Brasil deita em berço esplêndido, Austrália começa o trabalho rumo a Londres

aus_o Acompanhem: a Austrália, campeã mundial (2006), vice-campeã olímpica (2008) anunciou hoje a convocação de 28 atletas que farão parte dos compromissos da seleção para a atual temporada.

A nova técnica da equipe (Carrie Graf) define essa primeira convocação como o primeiro passo para o novo ciclo até Londres-2012.

Carrie já sabe que não terá o time completo. Lauren Jackson, Suzy Batkovic, Tully Bevilaqua e Belinda Snell estarão ocupadas com a WNBA. E Penny Taylor encara cirurgia assim que acabar a temporada na Rússia.

Os treinos começam no dia 02 de abril e são esperadas quinze atletas para dar início aos trabalhos. Haverá um tour amistoso pela Europa e, após, uma série com a Nova Zelândia, classificatória para o Mundial 2010.

As convocadas são as seguintes (Nome/Idade/Altura/Time/Jogos pela seleção):

Eva AFEAKI* / 24 / 184cm / Sydney Uni Flames / 6
Suzy BATKOVIC / 28 / 194cm / Taranto (Itália) / 115
Tully BEVILAQUA* / 36 / 164cm / Indiana Fever (USA) / 46
Abby BISHOP* / 20 / 190cm / Canberra Capitals / 16
Elizabeth CAMBAGE / 17 / 203cm / Australian Institute of Sport / 0
Renae CAMINO / 22 / 177cm / Aix-en-Provence (França) / 21
Rohanee COX* / 28 / 182cm / Townsville Fire / 56
Jess FOLEY* / 25 / 182cm / Adelaide Lightning / 8
Cayla FRANCIS* / 19 / 192cm / Adelaide Lightning / 2
Hollie GRIMA / 25 / 190cm / Aix-en-Provence (França) / 116
Kristi HARROWER* / 34 / 163cm / Bendigo Spirit / 176
Natalie HURST* / 25 / 163cm / Canberra Capitals / 7
Lauren JACKSON / 27 / 195cm / Spartak Moscow (Rússia) / 146
Kathleen MCLEOD / 22 / 168cm / MKB Sopron (Hungria) / 35
Jenna O'HEA / 21 / 187cm / Arras (França) / 0
Elyse PENALUNA* / 20 / 193cm / Bulleen Boomers / 0
Erin PHILLIPS* / 23 / 173cm / Electra Ramat Hasharon (Israel) / 56
Natalie PORTER* / 28 / 185cm / Lavezzini Parma (Itália) / 92
Alicia POTO* / 30 / 166cm / Sydney Uni Flames / 103
Emma RANDALL* / 23 / 188cm / Stade Clermontois (França) / 74
Samantha RICHARDS / 26 / 168cm / AZS PWSZ Gorzow (Polônia) / 34
Jenni SCREEN / 27 / 180cm / Lavezzini Parma (Itália) / 66
DEANNA SMITH* / 28 / 179cm / Perth Lynx / 28
Belinda SNELL / 28 / 180cm / Dynamo Moscow (Rússia) / 87
Laura SUMMERTON / 25 / 188cm / Lavezzini Parma (Itália) / 105
Penny TAYLOR / 27 / 185cm / UMMC Ekaterinberg (Rússia) / 85
Marianna TOLO* / 19 / 196cm / Canberra Capitals / 4
Carly WILSON / 26 / 181cm / Challes-les-Eaux Basket (França) / 56

Os nomes marcadas com asterisco são das atletas esperadas para os treinos iniciais.

Bem, concluída a notícia não dá para deixar passar em branco:

Enquanto a vice-campeã olímpica começa a trabalhar; nós, os penúltimos, dormimos em berço esplêndido.

Afe!

Antes mesmo da pré-temporada, Kelly é dispensada pelo Seattle Storm

dsc1694xv1 É…

O começo de 2009 não anda muito empolgante para a pivô Kelly Santos.

Depois do episódio na Espanha, o momento é de poucas oportunidades na Letônia.

Não fosse o bastante, foi anunciada hoje pela WNBA a dispensa sa atleta do pré-contrato assinado com o Seattle Storm.

Parada de Sucessos: A Fila Anda

 

O clipe acima é da música A Fila Anda, da banda 5º Segredo, que conta com o vocalista Adriano Oliveira, irmão da super-pivô Alessandra Oliveira, e também da ala Renata Oliveira.

Entrevista – Jennifer Sirtoli

Jenny_Apres É praticamente impossível ver a ala Jennifer Sirtoli de cara fechada, séria, sem nenhum sorriso. Dona de um bom-humor inigualável, a jogadora mantém o alto-astral até durante o treino. Nada é motivo para desanimar Jennifer, que mesmo cansada após um treinamento pesado, ainda tem forças para brincar com o restante do grupo. Brincadeiras a parte, Jennifer leva o basquete a sério. Após se recuperar das lesões que sofreu ano passado, a ala voltou à quadra a todo vapor. A convocação para a seleção brasileira sub-17, patrocinada pela Eletrobrás, motivou ainda mais a atleta, que vai brigar por uma vaga entre as doze que vão disputar o 15º Campeonato Sul-Americano do Chile, de 23 a 28 de junho. Acompanhada da sua macaquinha de pelúcia, das meias coloridas e seu calçado preferido, um par de crocs, Jennifer chamou atenção do técnico Norberto “Borracha” da Silva, que a considera um dos talentos dessa geração.

Fale sobre o seu começo no basquete.
Eu praticava futsal quando minha irmã começou a basquete no Galópolis. Ela sempre falava para eu ir junto com ela para os treinos. Com sete anos, comecei a jogar também e fui gostando cada vez mais. Apesar de ter apenas três meninas treinando comigo, persisti no esporte e já faz dez anos que estou jogando basquete.
Você deixou sua família em Caxias do Sul e foi morar em Osasco. Como foi a mudança?
Vim para Osasco no ano passado e conhecia apenas uma menina do time. Foi bem complicado para mim ficar longe da minha família, porque sou muito apegada a eles. Apesar das dificuldades, agüentei firme. Sofri algumas lesões que, além de me deixaram fora de quadra por um tempo, mexeram mais ainda com o meu emocional. Acho que toda essa experiência que passei me deixou mais forte e me fez crescer como pessoa.
Como você lida com a saudade da família?
É muito difícil ficar longe dos meus pais e das minhas irmãs. Uma delas joga por São José dos Campos e quando a saudade bate muito forte, eu tento ir para lá, ficar perto dela. Isso já ajuda bastante. Também falo constantemente com meus pais e minha outra irmã, que estão em Caxias do Sul. Seja pelo telefone, e-mail, MSN, Orkut, sempre tem um jeitinho para matar as saudades.
Gosta de jogar em Osasco?
Eu gosto de estar aqui. Quase não joguei em 2008 por conta das contusões, mas este será o meu ano. Passei um tempo treinando com a técnica Macau (Maria do Carmo Ferreira), com quem aprendi muito. Hoje, o Cristiano Cedra é o técnico da minha categoria. O Cris é uma excelente pessoa e gosto muito de fazer parte da equipe comandada por ele.

Como é morar na república?
Eu moro no edifício, onde ficam os atletas do Finasa/Osasco, não só as jogadoras de basquete, como as de vôlei também. Estou no décimo andar e divido o apartamento com mais três meninas: a Issy, a Leidilânia, que é da seleção sub-19, e a Jéssica, que chegou esse ano de Jaboticabal. A Gaby, que também foi convocada para a sub-17, fica no 12º andar. Nós temos quatro governantas, que se revezam 24 horas, passando pelos apartamentos para cuidar de tudo.
A mudança de escola foi difícil?
Foi bastante. No Sul, o ensino e o tempo de aula eram bem diferentes. Lá são cinco períodos de quarenta minutos, enquanto aqui são seis de cinqüenta. Foi bem complicado me adaptar. Ainda não consegui me acostumar, mas não tem outro jeito.
Você já foi convocada anteriormente para compor a seleção brasileira. O que achou da experiência?
Jenny_treino01 Fui convocada no final de 2007 para a seleção cadete. Eu estava machucada e só consegui participar de um treino. No segundo, não agüentei e o médico me cortou. Mas passei a semana com a equipe. Mesmo do lado de fora, sentada no banco, aprendi muita coisa observando os treinos do Cesinha (César Guidetti) e, principalmente, com a fisioterapeuta Flavinha (Flávia Siqueira) e o preparador físico Léo Cursino, que me ajudaram muito durante essa fase difícil da minha vida. Não é fácil ficar no banco sem poder entrar na quadra e mostrar que você é merecedora da convocação. Infelizmente, não foi possível daquela vez, mas agora eu tenho uma nova chance e vou me empenhar ao máximo para que tudo dê certo.
Como foi essa fase de treino com a seleção Osasco?
Me senti em casa. O Borracha é um ótimo técnico, estou aprendendo bastante. Só o conhecia de vista, nunca tinha falado ou treinado com ele. O Borracha é muito divertido, nos deixa bem a vontade dentro e fora das quadras. Foi uma excelente experiência e espero voltar para a próxima fase e ir ao Sul-Americano. Vou me dedicar mais do que cem por cento para que isso aconteça.

A preparação física da equipe é bem variada, tem musculação, pilates e o trabalho em quadra. Do ponto de vista de uma atleta, o que você acha do trabalho realizado pelo Léo Cursino?
Eu até gosto de ir malhar e fazer pilates, mas não posso dizer que adoro ir a academia. Eu reclamo às vezes, mas eu sei que é um trabalho importante para um bom rendimento em quadra. Acho que todo atleta sabe que a preparação física é uma parte importante do treinamento. Já estou acostumada com o trabalho do Léo, já que ele é o preparador do meu time também. Mesmo não gostando muito, procuro fazer tudo direitinho, conforme as instruções, para melhorar cada vez mais o meu físico que, conseqüentemente, vai interferir no desempenho dentro de quadra.
Você está sempre rindo e brincando. Como você consegue manter o bom-humor todos os dias?
Estar na seleção brasileira já é motivo de extrema felicidade. Se for para chorar, só se for de alegria por tamanha oportunidade. Jogar basquete é a minha vida. Além disso, eu tenho uma família maravilhosa e amigos sensacionais. Estou sempre cercada de pessoas que gostam de mim, que me apóiam nos momentos difíceis. Só tenho motivos para rir.
E o que mais gosta de comer?
Eu adoro chocolate, mas nem sempre dá para comer. Vida de atleta não é igual a dos outros. Não tem como abusar e comer uma barra inteira. De comida mesmo, gosto de quase tudo, menos queijo. Detesto queijo. Gosto de refrigerante, que é outra coisa que nem sempre dá para beber, e sucos diversos.
Que tipo de música te faz dançar?
Gosto de tudo. Black, pagode e até funk. O que eu não gosto muito é de sertanejo, mas mesmo assim eu danço um pouco. O importante é se divertir quando dá tempo. A rotina de atleta é bem pesada. Temos treino físico, técnico, tático, e ainda precisamos estudar. Então, em qualquer minuto de folga é bom ouvir uma música e dançar para distrair um pouco a cabeça. Jenny_meiascrocs

Sua mala veio com coisas diferentes. Fale um pouco das suas meias.
Essas meias eu ganhei da minha irmã. Primeiro, porque ela sabe que eu adoro. E, segundo, porque no final do ano passado, eu dei um presente para ela, justamente uma meia dessas, só que com umas borrachinhas embaixo antiderrapantes. E para retribuir o carinho, ela comprou essas duas para mim.
Além do tênis para jogar, que outro tipo de calçado você trouxe?
Eu adoro usar o meu croc. Eu acho muito lindo e, principalmente, confortável. Posso usá-lo em qualquer lugar, menos na quadra, é claro. Eu queria ter comprado um croc de uma cor bem chamativa. Já que é para comprar um calçado grande, por que não exagerar mais ainda? Mas, infelizmente, quando chegou na hora de dizer o meu número, o branco foi a minha única opção. Ter pé grande, tem dessas coisas. O bom é que ele combina com tudo e ainda veio com uns enfeites para ficar mais charmoso ainda. Todo mundo fala que é feio, mas eu gosto. E olha que eu tinha esquecido eles no apartamento, mas mandei uma mensagem para uma das minhas companheiras, que fez o grande favor de levar para mim no treino.

Jenny_Preta Além da Martha, com quem você dividiu o quarto na primeira fase, você trouxe uma outra companheira.
Não ando mais sem a Preta, a minha macaquinha de pelúcia. Ganhei de presente antes de vir para São Paulo no ano passado. Minha melhor amiga que me deu. Eu perguntei o que ela ia me dar de presente de despedida, que era o que todo mundo estava fazendo, e ela me respondeu que ia me dar um abraço. Na hora, achei um presentão, porque eu ia ficar bastante tempo sem um abraço dela. No dia que eu fui embora, ela foi na minha casa com esse bichinho e me perguntou se lembrava que ela ia me dar um abraço no dia que eu partisse. Quando respondi que sim, ela me falou que o bonequinho dava abraço para eu nunca esquecer dela. E vem escrito na blusinha “te levar para sempre”. Chorei muito nessa hora e dei o nome de Preta em homenagem a essa minha amiga. O nome dela é Jéssica, mas eu a chamo de Preta.

São Bernardo desiste e Paulista muda forma de disputa

84589774

 

 

Devido à desistência de participação da equipe Associação / São Bernardo no campeonato adulto feminino de 2009, o sistema de disputa será com a Fase de Classificação sendo disputada em chave única, todos contra todos, classificando-se os quatro primeiros colocados para a Série A-1 e os demais para a Série A-2, quando então disputarão Fase de Play Off Semi Final e Final.

Fonte: FPB

Pergunta: O campeonato começa mesmo no dia primeiro de abril?

Érika, MVP da rodada

Pela atuação de sábado, a pivô Érika ficou com o título de MVP da semana, na Liga Espanhola.

domingo, 22 de março de 2009

Kelly joga pouco em mais uma vitória fácil do Cesis

Enfrentando o TTT Riga Juniores (o time juvenil do líder do campeonato), o Cesis venceu fácil (102-74) a primeira partida do play-off semifinal, mas chamou atenção o pouco aproveitamento de Kelly, que jogou só 6 minutos (2 pontos e 3 rebotes).

Taranto perde e divide a liderança do Italiano com o Schio

Dos%20Santos01 Na Liga Italiana, o Taranto parece ter perdido a concentração (ou se cansado) após garantir a vaga na final da EuroCopa e acabou perdendo do Schio na rodada de hoje (78-66). Zaine teve 10 pontos, 3 rebotes e 3 recuperações, em 19’. Pelo Schio, Laura Macchi (20) e Nicole Antibe (17) foram as cestinhas.

Com o resultado, o Taranto passou a dividir com o próprio Schio a liderança da tabela.

Campeão da Copa da Itália, o Faenza voltou a perder. O algoz foi o Bracco Geas S.S.Giovanni (57-64), de Ticha Penicheiro (19 pontos, 7 rebotes, 7 recuperações e 4 assistências). Adrianinha teve 12 pontos, 8 assistências e 6 rebotes, mas perdeu 7 bolas, em 32’. O time está na quarta colocação.

A única vitória na rodada veio com o Napoli Vomero, de Cíntia Tuiú, que bateu o Pozzuoli (50-56). A pivô teve uma atuação destacadíssima: 11 pontos (2pts 4/4 e LL 3/4) e 13 rebotes, em 31’.

Eficiência: Cíntia (18), Adrianinha (11) e Zaine (10).

Time de brasileiras perde a final da Taça de Portugal

Na final da Taça de Portugal, o Vagos não conseguiu superar o Olivais.

Na derrota por 73 a 63, Clarissa teve 24 pontos e 16 rebotes.

Fernanda Beling teve 8 pontos.

Equipe de Geisa segue na liderança do grupo B da II Divisão Espanhola

n46059794729_1185366_4640 No Grupo A, o Cáceres, de Franciele, segue na nona posição, apesar de mais uma derrota. Contra o Badajoz (62-75), a brasileira somou 18 pontos e 10 rebotes, em 37’. Mas teve 9 bolas perdidas.

Situação mais delicada enfrenta o Ensíno, de Mariana Santos, que na décima quarta posição, luta contra o rebaixamento. Perdeu do Bembibre (68-53), com 4 rebotes e 4 erros da brasileira, em 18’.

No Grupo B, o Girona segue líder. Bateu o Casablanca (73-57), com 11 pontos, 11 rebotes e 3 assistências de Geisa, em 30’.

O Adriá se complicou com uma derrota dramática (60-61) para um concorrente direto, o Canarias, que igualou seu número de vitórias (16), mas tem um jogo a menos na competição. Temporariamente, mantém a quarta colocação. Fernanda Bibiano teve 4 pontos, 5 rebotes e 4 faltas, em 19’.

Eficiência: Geisa (24), Franciele (13), Fernanda (3) e Mariana (-3).

Copa da Catalunha – Pricila Cergol marcou 16 pontos na derrota do Sedis para o Olesa (86-66).

Hortência comenta torneio de 3 pontos e de enterradas do NBB

sábado, 21 de março de 2009

Time de Alessandra vence mais uma na Copa da França

Pelas quartas-de-final da Copa da França, o Bourges passou pelo Charleville (61-81).

Alessandra foi uma das cestinhas do time, com 11 pontos e 4 rebotes.

Ros Casares segue firme na luta pelo título espanhol

IZ5X9561 O Ros Casares, de Érika, segue sem dificuldades na ponta da tabela da Liga Espanhola.

A vitória de hoje contra o Zaragoza (71-90) foi a vigésima segunda da equipe nos vinte e três jogos da competição. 

O segundo colocado (Avenida) tem cinco derrotas.

Érika esteve perfeita no jogo de hoje. Em 25’, chegou aos 21 pontos (incríveis 8/9 nos dois pontos) e 7 rebotes. Ainda mais incrível: sofreu cinco, mas não cometeu nenhuma falta.

Com uma derrota para o San Jose (59-75), o Hondarribia já deixou a zona de classificação e voltou para a nona posição. Helen teve 10 pontos e 2 assistências (35’).

O Cadí venceu o Extrugasa (50-57) e manteve a décima posição. O resultado garante ainda a permanência do time na I Divisão.

Êga teve 14 pontos, 4 rebotes e 4 recuperações (33’). Silvinha, 11 pontos e 3 rebotes (34’). E Cris, 7 pontos e 2 assistências (32’).

Com a derrota, o Extrugasa segue ameaçado de rebaixamento, dividindo a lanterna junto a outras 3 equipes.

Iziane teve 12 pontos, 3 recuperações e 3 rebotes (31’).

Kátia Denise teve 3 pontos e 6 rebotes (24’).

 

Eficiência: Érika (31), Êga (15), Iziane (9), Helen (7), Silvinha (4), Kátia (4) e Cris (3).

Vagos, de Clarissa e Fernanda, faz a final da Taça de Portugal

58051095032604561168

O Vagos garantiu vaga na decisão da Taça de Portugal ao vencer o Algés, na primeira semifinal.

Na vitória por 67-63, a pivô Clarissa voltou a se destacar com 16 pontos e 14 rebotes.

Fernanda Beling teve 15 pontos e 9 rebotes.

O adversário na final será o Olivais, que derrotou o Boa Viagem (48-44).

Pelo Boa Viagem, Sandra Leão somou 8 pontos e 8 rebotes.

Sub-19 mata as saudades na internet

20090318_145638_1803_TatiAmanda_gde Para defender a seleção brasileira Sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, o treinamento das jogadoras vai além da parte técnica, tática e física. Durante os 15 dias da primeira fase de treinos, as atletas começaram a se preparar para ficar longe dos parentes e amigos. As paulistas Amanda Lázaro e Tatiane Nascimento usam a internet para diminuir a distância. As duas sempre levam o laptop na mala e aproveitam o tempo livre para conversar pelo MSN ou trocar mensagens no Orkut. Vale tudo para matar a saudade.
 
Mesmo morando longe da família há quase dois anos, Tatiane ainda não se acostumou com a saudade. Além da internet o laptop tem algumas fotos de parentes e amigos, alguns filmes e muita, mas muita música.
 
— A gente não tem muita escolha. Tem vezes que precisamos ficar longe da família para alcançar nossos objetivos. Às vezes a saudade vem forte, principalmente nas horas vagas, que é quando a gente para um pouco de pensar no basquete. Por isso, trago meu laptop. Converso com minhas amigas e minha irmã pelo MSN, troco recados com a minha mãe pelo Orkut. Também uso o computador para assistir alguns filmes, me divertir com o jogo Country Strike e ouvir as mais de 400 músicas que tenho arquivadas — comentou.
 
Amanda está há mais tempo fora de casa. Já são quase cinco anos longe da família. Nascida em São José do Rio Preto, a jogadora passou quatro anos em Americana e se mudou para São Caetano este ano.
 
— Depois de um tempo a gente acostuma a ficar longe da família. O clima no clube e na seleção é sempre muito família, mas nada é igual a casa da gente. Entre o treino e o descanso, aproveito para falar com meus amigos e com a minha mãe pelo MSN e pelo Orkut. A gente mata a saudade do jeito que dá, seja pela internet ou pelo telefone — explicou.
 
A primeira fase de treinamento da seleção brasileira Sub-19 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, terminou nesta sexta-feira (dia 20).

A diversão da seleção Sub-17 feminina

20090317_398079_17032009_Sub17fem_gde Academia, treino, almoço, descanso, lanche, mais treino, jantar e recolher. Essa é a rotina na seleção brasileira Sub-17 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, que está na primeira fase de preparação para o 15º Campeonato Sul-Americano da categoria, que acontecerá em Santiago, no Chile, de 23 a 28 de junho. A competição classifica os três primeiros colocados para a Copa América – Pré-Mundial Sub-18, em 2010. Mas tem vezes que a rotina é quebrada e as meninas aproveitam para se divertir como podem. Cada uma do seu jeito, Aruzha Michascki Lima, Carina dos Santos Martins e Jennifer Sirtoli encontraram uma maneira de passar o tempo.
 
A armadora Aruzha não desgruda do laptop. Entre o treino e a hora do descanso, ela sempre encontra um tempo para conversar com os amigos e familiares pela internet. E isso sempre escutando as músicas que estão gravadas no computador.
 
— Eu ainda estou me acostumando a ficar longe da minha família. Me mudei no início do ano para Americana e meus pais ficaram no Paraná. No início é muito difícil, já chorei várias vezes com a minha mãe no telefone, pois queria voltar para casa. Comprei o laptop faz pouco tempo, justamente porque ia ficar longe de casa. Aqui na seleção foi mais fácil controlar a saudade, porque somos 17 meninas e distraímos umas as outras para deixarmos a tristeza de lado. Também, não dá para ficar triste quando se está vestindo o uniforme do Brasil. No tempo livre que temos e quando não estou descansando, gosto de ouvir minhas músicas e ficar batendo papo no MSN.
 
Carina é a cantora e dançarina do grupo. Sem um estilo favorito, ela vai de hip-hop a black, passando por forró, música eletrônica e dance. Seja no banho, no quarto ou no ônibus indo para o treino, a armadora aproveita qualquer tempo para dar uns passos mais elaborados.
 
— Eu gosto de quase tudo. Adoro cantar e dançar. Já acordo cantando e dançando, enquanto me arrumo para tomar café. À tarde e à noite é a mesma coisa. Tem dias que as horas demoram a passar e a melhor coisa e ouvir uma música, cantar junto e dançar. Estou querendo aprender dança de salão, no estilo gafieira mesmo. Mas isso é um projeto mais para frente. Agora tenho que pensar no basquete, no clube e na seleção.
 
A ala Jennifer está sempre com o MP4 rosa, com a capa rosa bebê, escutando suas músicas favoritas. No caminho para a academia, no ônibus, na fisioterapia ou no quarto, Jenny aproveita os momentos para curtir black, hip-hop, rock, pop, funk e até pagode e sertanejo.
 
— Estou ficando menos tempo com os fones no ouvido. Antigamente, não desgrudava deles, nem para dormir. Música distrai bastante, principalmente no caminho para o treino e durante o tratamento da fisioterapia. Gosto de ouvir de tudo, qualquer música me anima. E como eu adoro rosa, não podia comprar um MP4 de uma cor diferente.
 
A primeira fase de treinamento da seleção brasileira Sub-17 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, terminou nesta sexta-feira (dia 20).

Catanduva vence amistoso contra equipe masculina

untitled Em partida disputada nesta quinta-feira, dia 19, no ginásio do Conjunto Esportivo ‘Anuar Pachá’, a equipe feminina do Catanduva Basket Clube venceu por 119 x 106 o time infantojuvenil masculino, do Automóvel Clube, de São José do Rio Preto.

O jogo foi disputado em cinco quartos de 12 minutos. O técnico Édson Ferreto chega minutos antes da partida começar, e entra com sua bicicleta no ginásio.

O jogo começa bastante equilibrado, mas a equipe de Catanduva perde o primeiro quarto por 17 x 20 para o adversário. Ferreto substitui o time inteiro para começar o próximo tempo de fogo.

Após orientações do técnico, o time melhora no segundo quarto que consegue achar a cesta e sair da marcação do adversário. Fecha o quarto com 19 pontos à frente. A equipe volta para o terceiro quarto, com a base e algumas substituições, que manteve o ritmo e fecha com 74 x 64 para Catanduva.

Neste quarto a equipe chega a ficar 20 pontos na frente, mas termina em 95 x 78 para o time da casa. No último quarto, a equipe feminina tem alguns erros de passes, e o adversário encosta e a diferença cai para seis pontos. O time reage e termina em 119 x 106 para Catanduva.

Técnico

O técnico do Catanduva Basket Clube disse que a equipe jogou bem e avalia como positiva a vitória desta quinta-feira (19). “É totalmente diferente jogar com meninos, infelizmente perdemos a chance da partida com time de Santo André, fomos ‘passear’ em São Paulo e ver chuva e voltar, para mim era o mais importante. Neste jogo foi mesmo para valorizar o exercício. Tem que tirar proveito desses jogos, agradeço o time de Rio Preto que esteve aqui na cidade. O time teve um bom no jogo aqui, mas vamos esperar para ver o que tem de progresso, o que pode acertar na equipe. Deu para todas as jogadoras terem um bom tempo de jogo, foi bom o resultado sim”, avaliou.

Segundo Ferreto o time encontrou dificuldades para marcar jogos amistosos com equipes femininas, no que prejudicou um pouco a preparação das atletas. “Tive muito tempo, mas infelizmente não pude aproveitar com amistoso. Não consegui nada com equipe feminina. Nenhum time quer vir aqui para não ter gasto. As equipes que tentamos para jogar em cidade de fora foram Ourinhos, Americanas, que são nossos adversário diretos, mas só consegui mesmo o Santo André. É muito difícil para irmos ainda, estou no esporte amador, onde muitas pessoas aqui em Catanduva poderiam ajudar um pouco mais para não termos dificuldades de viajar, mesmo que os times não venham, nos pudéssemos ir até eles. Estou no máximo do que poderíamos fazer, vamos ter que tentar pegar ritmo de jogo durante o campeonato mesmo”, concluiu.

A tabela de jogos do Campeonato Paulista Feminino Série A-1 ainda não saiu. O técnico Ferreto informou que passaram nova data para o dia 20 de março, quando provavelmente sairá a definição dos jogos da competição.

Fonte: Notícia da Manhã

pal

jackanapaula     fer gil iza  

Time de Kelly vence dois compromissos na Liga

 dsc_5413_4168

Pela Liga da Letônia, o Cesis atropelou o Turiba (110-39), na quinta-feira.

Kelly jogou 17’, teve 10 pontos e 4 rebotes.

Ontem, o massacre foi contra o TTT juniores, por 110-51.

Kelly jogou 10’, teve 7 pontos e 3 rebotes.

Ann Wauters desfalcará San Antonio Silver Stars


A belga Ann Wauters anunciou esta semana que desfalcará seu time na WNBA, o San Antonio Silver Stars. Segundo Wauters, ela só jogará depois da segunda parte da temporada regular: "Primeiramente, eu gostaria de dizer que adorei jogar em San Antonio no passado. A equipe tem jogadoras incríveis, um grande treinador e os melhores fãs da liga. Ir para as finais da WNBA foi uma das melhores experiências da minha carreira. Porém, eu decidi voltar a jogar em San Antonio somente depois da segunda parte da temporada. Tenho que cuidar de questões pessoais e dar um pouco de descanso a meu corpo." Disse Wauters.


Na temporada passada da WNBA, Wauters teve médias de 14,7 pontos e 7,5 rebotes por partida. Atualmente, Wauters está jogando no CSKA Moscow, mesma equipe de suas companheiras de Silver Stars, Becky Hammon e Edwige Lawson-Wade.

Grandes Momentos da WNBA

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ourinhos confirma presença no Sul-Americano de Clubes

A Equipe Colchões Castor/Fio/Unimed/Ourinhos estará disputando na cidade de Quito (Equador) de 13 à 18 de Julho o Campeonato Sul-Americano de Clubes.

A vaga foi garantida após a conquista do Campeonato Nacional de 2008.

- Por enquanto não pensamos em reforços para esta disputa. Pois já contratamos para o Campeonato Paulista e estamos satisfeito, com o início do campeonato veremos a atuação do time e se necessário poderemos fazer algumas contratações, afinal se trata de um Título Sul-Americano, com times de alto nível. Mas achamos que estamos bem preparados e Ourinhos representará muito bem o Brasil nesta disputa _ disse o presidente da equipe Dr. Passos.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Equipe de Zaine vence novamente e é finalista da EuroCopa

Poucas pessoas acreditavam que a vantagem de cinco pontos adquirida pelo Taranto em casa na semana passada (76-71) seria suficiente para segurar a fúria russa do Dynamo de Moscou, que viria com tudo no jogo de hoje, pela semifinal da EuroCopa.

Mas, a equipe italiana surpreendeu e dentro da casa das adversárias, eliminou o Dynamo, vencendo por 85 a 75.

Os destaques do clube foram novamente a australiana Suzy Batkovic (24 pontos) e a americana Megan Mahoney (19).

A única outra jogadora a marcar em dois dígitos foi a brasileira Zaine, que mais uma vez teve atuação consistente. Vinda do banco, jogou 23', marcou 10 pontos (5/8), 4 rebotes, 1 assistência e 1 recuperação.

Do lado russo, Jekabsone teve 18, Janell Burse, 17, Kuzina, 14 e Belinda Snell, 11.

O adversário do Taranto na finalíssima será o turco Galatsarray, em mais uma surpresa.

Jogando em casa, o time atropelou o Dynamo Kursk (62-39), que havia garantido vantagem de 14 pontos.

Seimone Augustus esteve impossível. Foram incríveis 38 pontos (2pts 17/22).

quarta-feira, 18 de março de 2009

Em duelo da capital russa, Spartak vence CSKA


Na última rodada da temporada regular da Superliga Russa, o Spartak Moscow venceu o CSKA Moscow por 85 a 80. Pelo Spartak, Sue Bird marcou 25 pontos e deu 7 assistências. Sylvia Fowles marcou 19 pontos e pegou 10 rebotes. Lauren Jackson e Diana Taurasi marcaram 13 pontos, cada uma. Pelo CSKA, Katie Douglas, recém-recuperada de lesão, marcou 20 pontos, deu 7 assistências, pegou 6 rebotes e ainda roubou 4 bolas. Ann Wauters marcou 15 pontos e pegou 9 rebotes. Mesmo com a vitória, o Spartak Moscow terminou a temporada regular em segundo lugar, com 17 vitórias e 2 derrotas. O CSKA Moscow terminou em terceiro, com 14 vitórias e 5 derrotas.

Outros Jogos:

O UMMC Ekaterinburg venceu o Spartak St. Petersburg por 81 a 62. Pelo UMMC, Agnieszka Bibrzycka marcou 18 pontos e pegou 5 rebotes. Sandrine Gruda marcou 16 pontos e pegou 10 rebotes. Maria Stepanova marcou 13 pontos e pegou 6 rebotes. Pelo St. Petersburg, Olga Firsova marcou 20 pontos e pegou 4 rebotes. O UMMC Ekaterinburg encerrou a temporada regular em primeiro lugar, com 17 vitórias e 2 derrotas, mesma campanha do Spartak Moscow.

O Dynamo Moscow venceu o Slavyanka por 84 a 60. Pelo Dynamo, Anete Jekabsone-Zogota marcou 21 pontos. Oksana Zakalyuzhnaya marcou 16 pontos e pegou 8 rebotes. Jannell Burse marcou 12 pontos e pegou 9 rebotes. Pelo Slavyanka, Yuliya Kiseleva marcou 28 pontos e pegou 10 rebotes.


Confira os confrontos dos Playoffs:

UMMC Ekaterinburg x Dynamo Novosibirsk
Spartak Moscow x Dynamo Kursk
CSKA Moscow x Vologda-Chevakata
Dynamo Moscow x Nadezhda